ISSN 2178-2679 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autores

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL (atualizado em 17 de agosto de 2021).

A Revista Práxis Educacional é um periódico trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

 1.1 Serão publicados trabalhos inéditos, resultantes de pesquisa científica, relacionados com a área de educação, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 6028 – Informação e documentação - Resumo - Apresentação; NBR 10520 – Citações em documentos (se publicado em português do Brasil; os formatos APA, MLA, Vancouver serão válidos para apresentações em outros idiomas)

1.2 Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes de pós-graduação, pesquisadores de instituições de ensino superior, bem como de outros espaços educativos (movimentos sociais, escolas, organizações não-governamentais, entre outros).

1.3 Junto com o manuscrito (versão com e sem identificação), cada autor deverá encaminhar a autorização para publicação do trabalho, se aprovado pelo Comitê Científico e pelo Conselho Editorial, bem como a devida autorização de publicação e a declaração de originalidade. Os modelos encontram-se seguindo o caminho: Sobre >Sobre a Revista > Autorização para publicação de trabalhos. ATENÇÃO: para a inserção de todos os arquivos (ambos os manuscritos, declaração e autorização) é necessário observar que na última etapa da ação Enviar arquivo(s) de Submissão (3. Finalização), abaixo da informação Arquivo Adicionado há a opção Enviar um Novo Arquivo. É necessário acionar tal comando para que os demais arquivos sejam inseridos e só concluir o processo após as inserções obrigatórias. Caso se acione a opção Concluir antes das demais inserções, o sistema não permitirá demais inclusões nesta etapa.

1.4 Cada trabalho encaminhado (manuscrito de artigo científico, dossiê temático, entrevista e resenha) será objeto de avaliação em duas etapas, sendo a primeira etapa preliminar (desk review), realizada pela Equipe Editorial (conforme descrito em Sobre > Sobre a Revista > Processo de Avaliação) e a segunda etapa, pelo Comitê Científico (avaliação duplo-cega, double blind review), que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.

1.5 Os autores serão informados, via correio eletrônico, cadastrado no portal, da aceitação ou não do trabalho para publicação.

1.6 Os manuscritos deverão ser submetidos diretamente no portal da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about/submissions) em arquivo compatível com o padrão .doc. O arquivo deverá ser formatado no template da revista disponível no portal. Deverão ser submetidos dois arquivos, no devido template, sendo um arquivo sem autoria (para a avaliação às cegas pelos revisores) e o outro arquivo com autoria, para verificação dos metadados.

1.7 Somente serão aceitos os manuscritos que foram devidamente submetidos no template da revista.

1.8 As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, por meio de recursos do editor de texto, de acordo com as normas em vigor.

1.9 Quanto à extensão e tamanho dos arquivos dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:

        a) artigos científicos, mínimo 15 (excetuando-se as páginas relativas aos resumos, que deverão ter entre 100 palavras, não podendo ultrapassar 250 palavras, bem como as páginas relativas às referências) e máximo 25 laudas no total (contendo todas as páginas, com resumos e referências inclusive);

        b) resenhas, de 3 a 5 páginas;

        c) cada um dos arquivos com no máximo 2mb.

 1.10 Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

1.11  Todos os manuscritos, dossiês temáticos e resenhas, enviados para a Revista Práxis Educacional, serão submetidos à apreciação da Equipe Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia (desk review).

1.12  Cabe ao Conselho Editorial da Revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico.

1.13  Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem (em seus respectivos idiomas) antes de serem encaminhados para a revista, sendo a responsabilidade de seus autores todas as questões ortográficas e gramaticais contidas no texto.

1.14  Só serão encaminhados para o Comitê Científico os trabalhos que atenderem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em caso daqueles manuscritos publicados em PT-BR, para demais idiomas, deverão ser apresentados em formato internacional (APA, MLA etc.). O trabalho que estiver fora das normas será rejeitado.

1.15  A Revista Práxis Educacional reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou coautoria) em intervalos inferiores a um ano.

1.16  À Revista Práxis Educacional ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

1.17  A política de ética de publicação da Revista: i) obedece à Resolução nº 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas, envolvendo seres humanos; ii) procede ao envio para o (s) autor (es) do parecer conclusivo do manuscrito.

1.18  A apreciação do manuscrito pelos pareceristas reside na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área de Educação) e adequação da escrita à norma culta da língua.

1.19  Quando apreciado na primeira etapa (desk review) de avaliação, a Equipe Editorial poderá retornar o manuscrito aos autores para que realizem adequações necessárias ao atendimento das exigências editoriais da revista.

1.20  Cada manuscrito preferencialmente poderá ter no máximo 3 (três) autores, todos pertencentes a grupos de pesquisas. Obrigatoriamente um dos autores deverá ter título de doutor, todos os demais autores deverão ser mestres/mestrandos ou doutores/doutorandos. Não serão aceitos trabalhos em que um dos autores não possua a titulação exigida. Quando justificado, o artigo poderá ter mais autores, de acordo decisão editorial.

1.21 É exigido o título de doutor para o autor cujo artigo não teve a participação de outrem. Esse autor precisa, também, ser integrante de um grupo de pesquisa.

1.22  É obrigatória a apresentação da declaração de originalidade do manuscrito, por todos os autores, bem como as respectivas autorizações de publicação, na etapa inicial de submissão dos manuscritos (com e sem identificação).

1.23  Indicar, no ato do preenchimento dos metadados de autor, o identificador digital ORCID (cujo perfil deverá estar devidamente preenchido, pois  perfis vazios ou em branco são considerados inválidos e não serão aceitos no processo de submissão do artigo; bem como deverão ser devidamente incluídos nos metadados de autores no portal.  Submissões que os nomes dos autores não constem no portal mas figurem no template do artigo, serão reprovadas no desk review.

1.24  Como importante prática de contribuição ao processo de fomento editorial da ciência brasileira, é altamente recomendável que autores que submetem manuscritos à Revista Práxis Educacional, também atuem como avaliadores parceiros em outros manuscritos inseridos na revista, que aguardam parecer.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos trabalhos resultantes de estudos e pesquisas em educação. A digitação, a organização e a formatação do texto devem seguir as seguintes orientações:

 2.1    Os trabalhos devem ser digitados em editor de textos:

papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
Margem direita e inferior com 2 cm;
Margem esquerda e superior de 3 cm;
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 10 e as notas de rodapé que devem estar com fonte 10;
Alinhamento justificado no texto, e à esquerda, nas referências.
 2.2    Os trabalhos devem ser apresentados da seguinte forma:

 2.2.1    Título - centralizado, em letras maiúsculas (no texto somente; no sistema deve ser grafado com a inicial em letra maiúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito. O título deverá conter, no máximo, 95 (noventa e cinco) caracteres com espaço.

2.2.2    Nome do autor - abaixo do título, fonte Times New Roman, tamanho 12, afastado por um espaço (1,5), em itálico, alinhado à direita.

2.2.3 A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, órgão de lotação, e-mail, ORCID, grupo de pesquisa a que pertence devem constar no final do texto, após as Referências (no máximo 04 linhas).

2.2.3  Resumo em língua portuguesa - contendo entre 100 e no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor, afastado deste por um espaço (1,5). O termo Resumo fica na mesma linha  ao resumo propriamente dito.

2.2.4  Palavras-chave em língua portuguesa, máximo de três, devem figurar logo abaixo do resumo, afastada por um espaço simples, em ordem alfabética, antecedidas da expressão Palavras-chave (em negrito), seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. (no sistema, sempre fazê-lo individualmente, inserindo cada palavra seguida do comando enter, sem pontuação).

2.2.5  As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT (ou a que se aplicar APA, MLA etc.) em vigor. As notas de rodapé devem ser colocadas ao longo do texto. As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data.

2.2.6 Resumo em inglês e em espanhol (Abstract e Resumen). Título do trabalho e versão do resumo em inglês e em espanhol, contendo entre 100 e no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentados após o resumo em língua portuguesa, afastado deste por um espaço (1,5 cm). Os termos Abstract e Resumen devem estar em negrito e seguidos por dois pontos.

2.2.7 Palavras-chave em inglês (Keywords) e em espanhol (Palabras clave), máximo de três, devem figurar logo abaixo do resumo, afastada por um espaço simples, em ordem alfabética, antecedidas da expressão Keywords ou Palabras clave (em negrito), seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. (no sistema, sempre fazê-lo individualmente, inserindo cada palavra seguida do comando enter, sem pontuação).

2.2.8 As referências,  atualizadas (revisão bibliográfica a partir do panorama atual em que se encontra o contexto do tema proposto) devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

2.2.9 Escrever o nome completo dos autores e dos tradutores (quando for o caso) nas referências.

2.2.10 Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados. Os títulos devem estar acima e as fontes abaixo de cada um desses elementos.

2.2.11 Quando o texto contiver notas, estas devem ter o caráter unicamente explicativo. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.

2.2.12 A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, órgão de lotação, e-mail, ORCID, grupo de pesquisa a que pertence devem constar no final do texto, após as referências, no caso dos templates com identificação de autoria (no máximo 04 linhas). Os templates sem identificação de autoria não deverão conter tais informações.

2.2.13 A resenha, de três a cinco páginas, deverá vir com um título em português, inglês e espanhol (negrito e caixa baixa) e a referência do livro resenhado.

2.2.14 Cada resenha poderá ter no máximo dois (2) autores.

2.2.15 A apreciação da resenha reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; apresentação do conhecimento produzido para área de Educação; consistência na exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e às Normas da Revista Práxis Educacional.

EXEMPLOS DE CITAÇÕES

3.1 Citações indiretas:

Para sua formação profissional, é imprescindível que o graduando, ao longo do curso, tenha contatos com as escolas da comunidade para conhecer o cotidiano escolar, suas necessidades, seus problemas e seus avanços (LIBÂNEO, 2004).

3.2 Citações diretas, curtas (contendo até três linhas):

Segundo Crusoé (2009, p. 99), “[...] na representação dos professores, a ideia de relação não se restringe somente aos conteúdos, mas também à relação entre os atores da prática social.”

Pode-se concluir que, “[...] na representação dos professores, a ideia de relação não se restringe somente aos conteúdos, mas também à relação entre os atores da prática social.” (CRUSOÉ, 2009, p. 99).

3.3 Citações diretas, com mais de três linhas - destacadas em fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhadas com o texto à direita e com o recuo de 4 cm da margem esquerda.

                              [...] Constata-se que a educação da população resulta na viabilidade de (melhor) qualificação profissional, além de maior número de pessoas com formação para o trabalho – o que vai gerar mão de obra excedente e, por isso mesmo, a possibilidade real de redução de gastos com pagamento de pessoal, como manda a lei da oferta e da procura. (NUNES, 2010, p. 64).

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

4.1 Monografias (livros e trabalhos acadêmicos)

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de Matemática. 1. ed. Natal: Edufrn, 2009.

TAVARES, Eleuza Diana Almeida. Currículo de história do ensino médio: a prática do professor. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2015. Orientadora: Profª. Drª Maria Cristina Dantas Pina.

MOREIRA, Núbia Regina. O feminismo negro brasileiro: um estudo do movimento de mulheres negras no Rio de Janeiro e São Paulo. 275f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, São Paulo, Campinas, 2007. Orientadora: Profª. Drª Maria Lygia Quartim de Moraes.

4.2 Monografias em meio eletrônico

LEITE, Maria Iza Pinto de Amorim (Org.). Docência e pesquisa. Vitória da Conquista: Ediuesb, 2007. 286p. ISBN 978-85-88505-61-2. CD-ROM.

4.3 Partes de monografia

MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Aprendizagem criativa: desafios para a prática pedagógica. In: NUNES, Claudio Pinto (Org.). Didática e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2012. p. 93-124.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; AMADO, João da Silva; RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel. A prática interdisciplinar na escola e a formação continuada de professores. In: CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; RIBEIRO, Márcia Gurgel; SILVA, Claudionor Alves da (Org.). Desafios educacionais no cotidiano escolar. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2010, p.197-213.

 4.4 Publicação em periódicos

CAIRES, Flávia Cristina Batista; SALES, Sheila Cristina Furtado. Panorama das produções científicas em políticas públicas de juventude: uma análise do Projovem Urbano. Práxis Educacional, Vitória da Conquista: Ediuesb, v.10, n. 17, p. 197-217, 2014. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/4546/4345>. Acesso em: 10 jun. 2015.

LIMA FILHO, Domingos Leite. Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas. Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 195-223, jan./abr. 2015.

4.5 Artigo/matéria em jornal

WEBER, Demétrio. Verba do Fundef é desviada em 350 municípios. Estado de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 2000. Disponível em: <http://www.Estadao.com.br>. Acesso em: 30 jun. 2000.

LEITE, Maria Iza Pinto de Amorim. Mini-curso: ensino e aprendizagem. Jornal Eventos e Promoções, Vitória da Conquista-BA, v. 40, p. 28-29, 1º maio 1996.

4.6 Trabalho apresentado em evento

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; COELHO, Fernanda de Castro Batista. Aula de português: palavras e contra palavras. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012. Uberlândia. Anais do SIELP. v. 2. n.1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/292/325>. Acesso em: 13 set. 2012.

NOGUEIRA, Eliara Cristina da Silva; NUNES, Cláudio Pinto. Financiamento da educação no Brasil: limites e possibilidades de cumprimento do piso salarial nacional. In: II ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA BAHIA, I SEMINÁRIO DE ESTUDOS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE CAMAÇARI. Anais... Salvador: UFBA, 2016. p. 315-326.

SILVA, Claudionor Alves da. O ensino da leitura e da escrita: uma abordagem discursiva. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS, 2; SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS,1, 2006, Vitória da Conquista/BA. Anais do II Epja e I Gepráxis: Políticas, gestão e práxis educacionais, Vitória da Conquista/BA: Uesb, 2006. p. 96-109.

 4.7 Autoria desconhecida

PLENÁRIO conclui votação da PEC do Fundeb. CNTE Informa. Brasília, 7 dez. 2006, n° 366.  Disponível em: <http://www.cnte.org.br>. Acesso em: 9 dez. 2006.

4.8 Legislação

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição. Emenda Constitucional n. 14/96, de 12 de setembro de 1996. Modifica os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao Artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. MEC. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 23 ago. 2004.

 

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