ISSN 1516-7313 versão impressa
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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Ciência & Educação tem como missão publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à Educação Científica. Entende-se por pesquisa em Educação Científica as investigações que gerem conhecimentos, por exemplo, sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências, Física, Química, Biologia, Geociências, Educação Ambiental, Matemática e áreas afins. A revista tem, ainda, como responsabilidade disseminar a pesquisadores, professores e alunos dos diversos níveis de ensino, bem como aos interessados em geral, a produção nacional e internacional nesta área de pesquisa.

Processo de avaliação pelos pares

Somente textos inéditos são aceitos em Ciência & Educação. Os autores devem indicar se a pesquisa é financiada, se foi aprovada por Comitê de Ética da área e se há conflitos de interesse. Todo texto submetido à publicação é analisado previamente pelo editor e, se atender ao escopo da revista, encaminhado pelo Conselho Editorial para revisão a, no mínimo, dois pareceristas (peer review), que o analisarão segundo critérios definidos pelo Conselho Editorial. O artigo será devolvido ao(s) autor(es), caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem. A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à Ciência & Educação. Não é permitida a reprodução parcial ou total de artigos e matérias publicadas sem a citação da fonte. Os conteúdos veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do Editor ou do Conselho Editorial da revista. A critério do Conselho Editorial poderão ser aceitos artigos de crítica, defesas e/ou comentários sobre artigos publicados na revista.

 

Forma e preparação de manuscritos

 Ciência & Educação publica artigos científicos e de revisões de literatura resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre temas relacionados à Educação Científica (Ciências, Física, Química, Biologia, Geociências, Educação Ambiental, Matemática e áreas afins) incluindo críticas, defesas e comentários sobre artigos publicados na própria revista.

Apresentação dos trabalhos

Ciência & Educação aceita colaborações em português, espanhol e inglês. Os originais devem ser enviados com texto digitado em Word for Windows ou softwares compatíveis, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, com até 15 laudas. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de um resumo/abstract do trabalho, com no máximo 150 palavras, bem como de até cinco palavras-chave alusivas à temática do trabalho, em português ou espanhol e inglês.

Na folha de rosto deve constar o título do trabalho (em português ou espanhol e inglês) e afiliação completa de todos os autores na seguinte ordem: última formação (graduado em..., especialista em..., mestre em..., doutor em..., mestrando em..., doutorando em...), função (docente, pesquisador, coordenador, diretor...), departamento, unidade, universidade por extenso (sigla). Cidade, estado. <e-mail>. Endereço para correspondência do primeiro autor.

Na primeira página do texto deve constar o título completo do artigo em português e/ou espanhol e inglês, resumo em português e/ou espanhol, abstract de até 150 palavras. Palavras-chave/key words (nos dois idiomas), omitindo-se o nome do autor. Os descritores do artigo (palavras-chave e key words) devem refletir da melhor maneira possível o conteúdo abordado no artigo, uma forma de pronta localização da temática pelos usuários.

Ilustrações

Tabelas, figuras, gráficos e desenhos devem estar inseridas no texto, segundo as normas de apresentação tabular do IBGE (1993). As figuras devem estar em extensão .jpeg, com resolução mínima de 400 dpi. O título da tabela deve ser colocado em cima e os quadros, figuras e imagens devem conter as legendas embaixo.

Quando se tratar de gráficos e imagens coloridas, os autores devem enviar gráficos e imagens em versão colorida e em versão preto e branco ou tons de cinza. Apesar de a revista não imprimir páginas coloridas, a versão on-line disponibilizará a versão colorida.

Notas de rodapé

Devem ser numeradas, sucintas e usadas somente quando estritamente necessário. Além disso, devem estar em fonte menor e alinhadas à esquerda.

Transcrições

Devem ser colocadas entre aspas e em itálico.

CITAÇÕES - ABNT (NBR 10520/2002)

O método adotado é autor, data.

1. Citações diretas ou literais no texto: devem subordinar-se à forma: (Autor, data e página). Quando estiver dentro do parênteses o autor fica em letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Com até três linhas, as citações devem ficar entre aspas e sem itálico. Com mais de três linhas, as citações devem seguir o seguinte padrão: recuo de 4 cm na margem, fonte menor, sem aspas e sem itálico.

2. Citações indiretas: quando o autor estiver citado na frase, colocar somente autor e ano. Se o autor estiver fora da frase e entre parênteses o sobrenome do autor fica em letras maiúsculas.

Exemplo:

Na mesma perspectiva, Peixoto e Marcondes (2003) discutem visões equivocadas da ciência presentes nas interpretações de alunos inscritos em um programa especial de formação de professores de química para o Ensino Médio.

3. Citações de diversos documentos de um mesmo autor publicados no mesmo ano são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento.

Reside (1927a)
Reside (1927b)

4. Os autores citados devem constar das referências listadas no final do texto, em ordem alfabética, segundo as normas.

Livros

SILVA, F. Como estabelecer os parâmetros da globalização. 2. ed. São Paulo: Macuco, 1999.

MINAYO, M. C. S. O desafio de conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 2000.

Capítulo de Livro

Regra 1: Autor do livro igual ao autor do capítulo

SANTOS, J. R. dos. Avaliação econômica de empresas. In: ______. Técnicas de análise financeira. 6. ed. São Paulo: Macuco, 2001. p. 58-88. (página inicial e final do capítulo são elementos obrigatórios)

Regra 2: Autor do livro diferente do autor do capítulo

ROSA, C. Solução para a desigualdade. In: SILVA, F. (Org.). Como estabelecer os parâmetros da globalização. 2. ed. São Paulo: Macuco, 1999.  (página inicial e final do capítulo são elementos obrigatórios)

Regra 3: Quando o autor for uma entidade

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros curriculares nacionais: meio Ambiente e saúde. 3. ed. Brasília: SEF, 2001. v. 9.

Regra 4: Quando houver mais de um autor, separá-los com ponto-e-vírgula

MERGULHÃO, M. C.; VASAKI, B. N. G. Educando para a conservação da natureza: sugestão de atividades em educação ambiental. São Paulo: EDUC, 1998.

*Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. (sem itálico).

SANZ, M. A. et al. Ciencia, Tecnología y Sociedad. Madrid: Noesis, 1996.

Regra 5: Séries e Coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1).

Regra 6: Livro em meio eletrônico

ALVES, C. Navio negreiro. [S.L.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:

<http://www.terra.com.br/virtualbooks/port/lport/navionegreiro.htm>. Acesso em: 05/03/2004.

Periódicos

A regra para autores segue a mesma orientação de livros.

Regra 1: Artigos em revistas

VILLANI, A.; SANTANA, D. A. analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 2, p. 197-217, 2004.

LOPES, J. B. Perspectivar novas modelizações da prática relevantes para o conhecimento profissional do futuro professor de Física. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/bernardinolopes.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2002.

Teses, Dissertações e Monografias

BOZELLI, F. C. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

*Quando o trabalho for consultado on-line mencionar o endereço eletrônico: Disponível em: <.....>. Acesso em: dia, mês e ano.

Trabalho apresentado em evento (Atas, anais, resultados, proceedings, resumos, entre outras denominações)

ZYLBERSZTAJN, A. Resolução de problemas: uma perspectiva Kuhniana. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBF, 1998. 1 CD-ROM.

*Quando o trabalho for consultado em material impresso colocar página inicial e final. Se o evento estiver publicado on-line mencionar o endereço eletrônico: Disponível em: <.....>. Acesso em: dia, mês e ano.

Ordenação das Referências

Sistema Alfabético

As referências citadas no texto devem corresponder as referências no final.

Referência de mesmo  autor(es) devem ser substituídas por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.

Exemplo:

RUBBA, P. A.; HARKNESS, W. L. Examination of preservice and in-service secondary science teachers’ beliefs about science-technology-society interactions. Science Education, v. 77, n. 4, p. 407-431, 1993.
______.; SCHONEWEG, C.; HARKNESS, W. L. A new scoring procedure for the views on Science- Technology-Society instrument. International Journal of Science Education, London, v. 18, n. 4, p. 387-400, 1996.

Mesmo autor e título, mas de edições diferentes.

FREIRE, G. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936. 405 p.
______. ______. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1938. 410p.

 

Envio de manuscritos

 Para submeter um artigo à Ciência & Educação, deve-se acessar o site da revista http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/ , cadastrar um login e senha por meio do link  "Acesso" e seguir os passos solicitados. O cadastro e acesso são necessários para submeter itens on-line e verificar o status de submissões atuais. Além disso, o texto a ser submetido deve seguir os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para o autor" e as "Diretrizes para submissão".

 

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