ISSN 1519-3993 versão impressa |
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A Revista de Educação PUC-Campinas (ISSN 2318-0870) destina-se à publicação de pesquisas cientificas, de caráter teórico ou empírico, na área da Educação, visando à difusão do conhecimento e fomentando o debate acadêmico sobre temas de relevância no cenário educacional, nacional e internacional, que auxiliem a compreensão do fenômeno educativo na atualidade. Política de acesso público Conflito de interesse Autores: os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc. Revisores ad hoc: No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc. Plágio Redes Sociais Academia.edu – https://www.academia.edu/ Mendeley – https://www.mendeley.com/ ResearchGate – http://www.researchgate.net/ Google Acadêmico – https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR Autores cujo artigos sejam aprovados e publicados na Revista de Educação poderão ser solicitados a participar no processo de revisão por pares. |
Os trabalhos enviados para a publicação devem vincular-se a, pelo menos, um dos seguintes eixos:
No momento de submissão, é necessário indicar, no campo de comentários, a qual eixo o trabalho se vincula. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. A Revista aceita artigos para publicação redigidos em português, espanhol e inglês, em Fluxo Contínuo e Seção Temática. Seção Temática (a convite ou por edital de chamada): seção destinada à publicação de 4 a 6 artigos coordenados entre si, prioritariamente resultantes de pesquisa de campo, envolvendo autores e instituições de diferentes regiões do País, versando sobre tema de interesse atual. Além disso, a proposta deve incluir, ao menos, um artigo em inglês ou espanhol de autor estrangeiro. |
O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como concepção e desenho, ou análise e interpretação dos dados. Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima. Também deve estar registrado na 1ª página do artigo a origem institucional e titulação acadêmica de cada autor. A revista recomenda fortemente que todos os autores e coautores tenham seus currículos atualizados na Plataforma Lattes, para submissão de artigos. A tramitação do artigo só será iniciada após a inclusão destas informações na página do título. Os manuscritos devem conter, na página de identificação, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores. Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito. Saiba mais aqui. Os autores devem indicar três possíveis revisores para o manuscrito com os respectivos e-mails e as instituições as quais estão vinculados. Opcionalmente, podem indicar três revisores para os quais não gostaria que seu trabalho fosse enviado. |
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APRECIAÇÃO DO CONSELHO EXECUTIVO Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido publicados anteriormente e que venham acompanhados das seguintes declarações: solicitação para publicação na Revista, responsabilidade, transferência de direitos autorais e atendimento aos princípios da ética em pesquisa, quando envolver seres humanos. No momento da submissão, é necessário indicar vínculo do artigo a, pelo menos, um dos eixos apresentados em FOCO e ESCOPO. Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconiza a Resolução n°510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito do trabalho. Ao reproduzir no manuscrito material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de direitos autorais deverá ser respeitada; ademais a fonte deve ser citada. Recomenda-se fortemente que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa e inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Originais identificados com incorreções e/ou inadequações serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação. Os manuscritos ainda podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelo Conselho Executivo da Revista de Educação PUC-Campinas, se os artigos forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista. Revista de Educação PUC-Campinas não publica mais do que dois artigos do mesmo autor no mesmo ano (volume). Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais. Da mesma forma, há um limite máximo de 1 (um) artigo de professores-pesquisadores da PUC-Campinas por ano (volume), para evitar endogenia. Ao término do ano, será publicado a nominata dos consultores ad Hoc que colaboraram na avaliação dos manuscritos, no Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas (http://www.puc-campinas.edu.br/periodicocientifico/). AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS Os manuscritos serão encaminhados sem o(s) nome(s) do(s) autor(es) a, pelo menos, dois revisores ad hoc da área. Havendo divergências de avaliação e/ou identificação de conflito de interesses, um terceiro revisor será indicado. Os pareceristas ad hoc recomendarão a sua aceitação/recusa ou poderão sugerir reformulações. Nesse caso, o artigo reformulado pelo autor ou retornará aos revisores para avaliação final ou será avaliado pelo Conselho Executivo. Com dois pareceres de aprovação, o artigo será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Executivo da Revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas. Com o sistema duplo-cego (blind Review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, sendo omitidos, ainda, perante esses nomes dos autores dos manuscritos e respectivas instituições. Os trabalhos que receberem sugestões para alterações serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos ou uma síntese deles, devendo ser devolvidos no prazo estipulado pelo Conselho Executivo. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados. Versão reformulada por indicação de pareceristas: a versão reformulada deverá ser encaminhada via site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index>. O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul), para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição. PROVA DA ARTE-FINAL Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nessa fase. São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não serão aceitas inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências. Caso encontre algo a ser corrigido, fazer os devidos apontamentos da seguinte forma: a) No próprio PDF do artigo utilizando os recursos disponíveis; b) Anotar em letra minúscula na margem do papel e enviar somente as páginas corrigidas digitalizadas; c) Listar em documentos do Word, informando página, coluna (se da direita ou esquerda), parágrafo correspondente, início da frase e sua respectiva linha. Os autores deverão assinar os termos de concordância da arte final (texto e ilustrações), cujos modelos serão enviados junto às provas. |
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SUBMISSÃO DE TRABALHOS Todos os artigos devem ser submetidos, exclusivamente, de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao. Se for o primeiro acesso, o(s) autor(es) deve(m) preencher os dados pessoais no item “Cadastro”. Se já estiver(em) cadastrado(s), basta preencher login e senha. Para submeter trabalhos, deve-se seguir as demais instruções do próprio sistema. É obrigatória a inclusão dos nomes de todos os autores/coautores do artigo submetido. APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS No corpo do texto, não deve haver identificação autoral nem institucional. Os manuscritos deverão ser redigidos na nova ortografia a partir das seguintes especificações:
No preparo do original, deverão ser observados os seguintes itens, na folha de rosto: a) Título e subtítulo do artigo (até 15 palavras) no idioma de origem e em inglês; b) Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não excedendo cinco palavras; c) Nome de cada autor, por extenso, seguido por filiação institucional. Não abreviar os prenomes; d) Todos os dados da titulação e afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem nenhuma sigla; e) Indicações dos endereços completos das universidades às quais estão vinculados todos os autores; f) Indicação de endereço para correspondência com o editor para a tramitação do original, incluindo telefone, endereço eletrônico, cidade, estado e país; g) Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito; h) Informar, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores no artigo. O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, como concepção e desenho, análise e interpretação dos dados, revisão e aprovação da versão final do artigo. Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima; i) Informar se o artigo é oriundo de Dissertação ou Tese, indicando o título, autor, universidade e ano da publicação; j) Informar telefone e endereço de email de todos os autores; k) Poderá ser incluída nota de rodapé. Agradecimento contendo apoio financeiro (indicar por extenso o órgão de fomento e o número do edital e processo) e agradecimentos pela colaboração de colegas e técnicos deverão aparecer em parágrafos não superiores a três linhas. ESTRUTURA DO TEXTO Resumo e palavra-chave (no idioma de origem e em inglês) O resumo deve ter entre 1.000 e 1.500 caracteres (considerando os espaços), sem siglas; e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser entre três e cinco. O resumo deve conter, obrigatoriamente, informações sobre o(s) objetivo(s), procedimentos metodológicos (explicitando instrumentos, lócus e participantes da pesquisa – este último tópico, no caso de pesquisas empíricas) e resultados. Para definição das palavras-chave, utilizar vocabulário controlado dos sites do INEP e UNESCO; http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus e http://databases.unesco.org/thesaurus/. Sugere-se utilizar palavras-chave diferentes das que constam no título do artigo. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações na NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Texto: com exceção dos manuscritos apresentados como Revisão, Ensaio e Comunicação, os trabalhos deverão seguir a estrutura formal para trabalhos científicos: Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância. Não deve ser extensa, exceto em caso de manuscritos ubmetidos como Artigo de Revisão. Procedimentos metodológicos: devem conter descrição clara e sucinta do método empregado, incluindo as técnicas de pesquisa e os procedimentos adotados – informar, também, se o método é aplicável. Informar que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa. Em relação à análise estatística, os autores devem demonstrar que os procedimentos utilizados foram não somente apropriados para testar as hipóteses do estudo, mas também corretamente interpretados. Os níveis de significância estatística (ex. p<0,05; p<0,01; p<0,001) devem ser mencionados. Resultados: sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em Tabelas ou Figuras, elaboradas de forma a serem autoexplicativas e com análise estatística. Evitar repetir dados no texto. Discussão: deve explorar, adequada e objetivamente, os resultados, discutidos à luz de outras observações já registradas na literatura. Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção. Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em parágrafos não superiores a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho. Ilustrações (Tabelas, Figuras e Quadros) São consideradas ilustrações quaisquer tipos de tabelas, figuras, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, quadros, retratos, etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa. É imprescindível a informação do local e ano do estudo para artigos empíricos. Não é permitido que figuras representem os mesmos dados de tabelas ou dados já descritos no texto. São aceitas, no máximo 5 (cinco) ilustrações por artigo, incluindo todas as tipologias citadas acima. As ilustrações devem ser inseridas após o item Referências; também devem enviadas separadamente em seu programa original, através da plataforma OJS, no momento da submissão. As ilustrações devem ser editáveis, sendo aceitos os seguintes programas de edição: Excel, GraphPrism, SPSS 22, Corel Draw Suite X7, Adobe Ilustrator e Word. Caso se opte pelo uso de programa, deverá ser usada a fonte padrão Arial, fonte tamanho 7, adotada pela revista na edição. As imagens devem possuir resolução igual ou superior a 300 dpi. Não são aceitos gráficos apresentados com linhas de grade. Ademais, os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D). O autor se responsabiliza pela qualidade das ilustrações, que deverão permitir redução sem perda de definição, para os tamanhos de 8cm ou 16cm, respectivamente, pois não é permitido o uso de formato paisagem. A cada ilustração, deverá ser atribuído um título breve e conciso, sendo numeradas consecutiva e independentemente, com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados. Os quadros e tabelas terão as bordas laterais abertas. Para gráficos, deverá ser informado também o título de todos os eixos. As palavras Figura, Tabela e Anexo, que aparecerem no texto, deverão ser escritas com a primeira letra maiúscula e acompanhadas do número a que se referirem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Incluir, sempre que necessário, notas explicativas. Caso haja alguma sigla ou destaque específico (como o uso de negrito, asterisco, entre outros), este deve ter seu significado informado na nota de rodapé da ilustração. Caso haja utilização de ilustrações publicadas em outras fontes bibliográficas, é obrigatório anexar documento que ateste a permissão para seu uso, além de ser citada a devida fonte. O uso de imagens coloridas é recomendável e não possui custos de publicação para o autor. Citação no texto: baseadas na ABNT (NBR 10520/2002) Citações Diretas: devem subordinar-se à forma autor, ano e página. Quando estiver fora dos parênteses, o sobrenome do autor deve conter apenas a letra inicial maiúscula; dentro dos parênteses, o sobrenome do autor deve aparecer em caixa alta. Com até três linhas, as citações devem ficar entre aspas e sem itálico. Com mais de três linhas, as citações devem seguir o seguinte padrão: recuo de 4cm na margem, fonte 10, espaço simples, sem aspas e sem itálico. EXEMPLO O ponto de referência de uma proposta pedagógica deve ser a transformação da sociedade. “Esse é o sentido básico da expressão pedagógica histórico-crítica. Seus pressupostos, portanto, são os da concepção dialética da história” (Saviani, 2008, p.93). Citações indiretas: o padrão adotado é autor e ano. EXEMPLOS Para Carvalho (2000), historicamente, a educação especial tem sido considerada como a educação de pessoas com deficiência, sendo ela mental, auditiva, visual, motora, física, múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos de desenvolvimento. EXEMPLOS Frigotto (2000a) Os autores citados devem constar nas referências listadas no final do texto, em ordem alfabética, segundo as normas. Referências: baseadas na NBR-6023/2018 da ABNT. As referências serão ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, todos serão citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. Caso haja obras referenciadas do mesmo autor, a entrada será repetida, isto é, não será utilizado o recurso de traço sublinear. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. A formatação da lista de referências, ao final, deverá facilitar a tarefa de revisão e de editoração; para tal, devem ser apresentadas em ordem alfabética, em espaço simples e com espaço entre as referências, tamanho de fonte 11, parágrafo justificado, sem recuo e sem deslocamento das margens. A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor, assim como o conteúdo dos trabalhos é de sua exclusiva responsabilidade. REFERÊNCIAS - EXEMPLOS DE CASOS MAIS COMUNS Autoria 1 autor Até 3 autores Mais de 3 autores Autoria institucional Autoria desconhecida (Entrada deve ser pelo título do documento) Material impresso Livro Capítulo de Livro Artigo Tese e dissertação Trabalhos apresentados em Eventos Documentos jurídicos Material em meio eletrônico Trabalhos apresentados em Eventos Documentos juridicos Google Street view Vídeo do Youtube Documento sonoro Notas de rodapé – no máximo 5: de caráter explicativo, deverão ser evitadas e utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. Deve-se usar numeração consecutiva dentro do texto. Além disso, devem estar em fonte 10, espaço simples, texto justificado e sempre na página em que foram mencionadas no texto. |
Na página da Revista no Portal de Periódicos Científicos PUC-Campinas, no momento da submissão, as ilustrações a parte (e também no corpo do texto) e toda a documentação assinada pelos autores devem ser anexadas ao artigo. |
A seguinte documentação deve acompanhar o artigo submetido à Revista de Educação PUC-Campinas: (1) Declaração de responsabilidade; (2) Declaração de direitos autorais; (3) Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (somente para o Brasil). Nos casos onde se aplica, deve-se incluir também o Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros). Em todos os documentos devem constar:
Seguem modelos dos documentos:
1) Declaração de responsabilidade - "Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo e que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo". Assinatura do(s) autores(s): Data __ / __ / __ 2) Declaração de direitos autorais Assinatura do(s) autores(s) Data __ / __ / __ Todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar os documentos. Não serão aceitas fotos (imagens) de assinaturas. São permitidas somente assinaturas escaneadas ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. É preferível que a documentação seja enviada digitalizada e em formato PDF. |
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