ISSN 1993-2010 versão impressa
ISSN 1981-8106 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Orientação aos colaboradores

A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação – IB – Unesp/Câmpus de Rio Claro, criada como um instrumento para o diálogo e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em Educação e estudantes. Enquanto veículo de difusão científica tem por objetivo divulgar trabalhos e experiências que contribuam para o conhecimento em Educação. A revista publica trabalhos inéditos relacionados com a Educação, na forma de:

ARTIGOS – apresentados em forma de revisão crítica de literatura, texto oriundo de pesquisa e/ou de caráter ensaísta sobre temas atuais, incluindo relatos de experiência e análise de práticas pedagógicas (de 30.000 a 40.000 caracteres com espaço, incluindo resumo);

Cabem aqui réplicas de publicações anteriores que se limitem a defender determinada posição no meio acadêmico e visem à discussão de novas propostas para as diversas subáreas da Educação.

RESENHAS – resenhas de livros e teses (de 15.000 a 18.000 caracteres com espaço);

DOCUMENTOS – documentos elaborados por instituições governamentais, não governamentais e acadêmico-científicas com conteúdo relevante para o campo educacional.
A revista aceita ainda para publicação DOSSIÊS, compostos por conjuntos de 3 a 5 artigos, e NÚMEROS TEMÁTICOS, compostos por conjuntos de 10 a 12 artigos, propostos pela Comissão Editorial ou por demanda externa. O proponente deve elaborar uma ementa, explicitando o tema, a ser submetida à avaliação da Comissão Editorial. Uma vez aprovada a ementa, o conjunto dos artigos será submetido à pareceristas.

Se aceita para publicação textos completos publicados em anais de congressos desde que devidamente adequados para publicação no periódico. Nestes casos, esta informação deve ser incluída em documento suplementar no ato da submissão, devendo ser inserida apenas na versão final do artigo, após sua aprovação.

 

Avaliação

A revista se reserva o direito de não aceitar a submissão de artigos que não estejam de acordo com sua linha editorial. Os originais são submetidos à apreciação prévia da Comissão Editorial, que os encaminha, sem identificação de autoria, a no mínimo dois pareceristas. Os autores são comunicados quanto ao conteúdo dos pareceres emitidos e sobre as possibilidades e/ou condições de publicação do trabalho submetido.

 

Direito de resposta

Se aceita para publicação matérias de comentário a artigo previamente publicado na revista, bem como réplica ao comentário. Ambos estão sujeitos ao mesmo processo de avaliação por pares.

 

Normas de publicação

1. Os textos devem ser encaminhados para publicação em formato “Microsoft Word”, fonte “Times New Roman”, em corpo 12, espaçamento 1,5, por meio do sistema eletrônico de editoração de revistas com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade de seus autores.

Qualquer informação que possibilite a identificação da autoria do texto como vinculação a grupos de pesquisa ou instituições deve ser retirada do texto e informada em documento suplementar, podendo ser inserida na versão final do artigo, após sua aprovação.

OBS.: se aceita também para publicação artigos em espanhol, francês e inglês.

2. Na apresentação, o trabalho deve trazer:

Uma PÁGINA DE ROSTO onde conste título e autor(es) – titulação e instituição de origem e endereço para contato (postal e e-mail) – que deve ser anexada como documento suplementar, separada do texto;

MARGENS: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm

TÍTULO DO ARTIGO (PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL): Times New Roman, tamanho 16, negrito, caixa alta, no MÁXIMO 15 palavras.

Pular 1 linha para separar os títulos dos resumos.

RESUMO (PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL):, redigido em um único parágrafo, sem utilização da primeira pessoa, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto. O autor deve ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões do trabalho (de 1.000 a 1.300 caracteres com espaço).

PALAVRAS-CHAVE em português, inglês e espanhol, de 3 a 5;
Pular 1 linha para separar os resumos entre si e os resumos do texto.

SEÇÕES: negrito, 16, centralizadas;

SUBSEÇÕES: negrito, 14, centralizadas;

SUBSEÇÃO DE SUBSEÇÃO: negrito, 13, centralizadas;

TEXTO: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.

PARÁGRAFO: 1,25cm

NOTAS DE RODAPÉ: apresentadas ao final das páginas, em corpo 10, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 10 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

CITAÇÃO COM MAIS DE 3 LINHAS: recuo de 4cm, fonte tamanho 10, espaçamento simples, 1 enter antes e um após a citação.

CITAÇÃO SEGUINDO PADRÃO AUTOR/DATA: No caso de citação direta, logo após a citação colocam-se entre parênteses: último sobrenome do autor em caixa alta, seguido de vírgula, o ano da publicação, a letra p minúscula, seguida de ponto, e o número da página da qual se retirou a citação. Quando há mais de um autor com mesmo sobrenome, é necessário repeti-los, informando as iniciais dos prenomes, como em: (SILVA, T.S.; SILVA, M. L., 1955, p. 35)

GRÁFICOS: devem ser apresentados impressos no corpo do texto com legenda e também anexados como documento suplementar em arquivo separado. Aceitam-se os de planilhas compatíveis com o “Microsoft Excel” (.xls);

FOTOS: devem ser apresentadas preferencialmente em cores, impressas no corpo do texto com legenda e também anexadas como documento suplementar em arquivo separado. Pede-se extensão JPEG ou PNG com resolução de, no mínimo, 300 dpi;

REFERÊNCIAS: Margem esquerda, espaçamento simples e separadas entre si por espaço duplo. O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento TÍTULO deve ser o NEGRITO, seguindo a Norma para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (6023/2018). Link com as normas:
https://docs.google.com/presentation/d/1h9gCgPzciJGYGOy0DFdinc5T4rKv7Kop7E9KOaE99mo/edit#slide=id.g4c66fba24e_3_283

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

UNESP – Universidade Estadual Paulista
Instituto de Biociências – Departamento de Educação
Av. 24-A, 1515 – CEP: 13506-900 – Rio Claro (SP) – Brasil
Telefone: +55 19 3526-4279


reveduca@rc.unesp.br