ISSN 2526-6136 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autoras e autores

Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, publica, pelo sistema rolling pass, artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês, que buscam discutir e dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Educação Matemática. Os textos em Inglês poderão ser traduzidos para o Português e apresentados na mesma edição. Somente serão aceitos para análise textos de professores-pesquisadores que contemplem resultados de pesquisa. A submissão é de fluxo contínuo, sem taxa de processamento, e a publicação de artigos é gratuita.

SOBRE A SUBMISSÃO DE ARTIGO ORIGINAL
(1) O artigo deve ter, no máximo, três autorias;
(2) Pelo menos uma das autoras ou autores deve ter doutorado como titulação e atuar como professora ou professor de programa de pós-graduação nas áreas de Educação, Ensino ou Educação Matemática;
(3) É de responsabilidade da autoria as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação;
(4) Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas;
(5) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade da autoria e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial;
(6) O artigo original deve ser submetido em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação da autoria);
(7) O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês ou números especiais há chamadas específicas de artigos (call for papers);

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO
(8) Será enviado para análise apenas artigos elaborados no template;
(9) O texto deve ser escrito entre 15 e 25 páginas (casos excepcionais serão avaliados pela Editoria se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção);
(10) Deve-se seguir as normas da ABNT vigentes para a produção acadêmica.

 

Submissão

Artigos devem ser submetidos pelo site da EMD, em https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd.

 

Condições para submissão

  • A submissão refere-se a um artigo original e inédito; não é avaliada para publicação por outro periódico ou veículo editorial.
  • O artigo está no escopo da EMD e segue sua política editorial.
  • O artigo foi elaborado seguindo as orientações e detalhamentos que constam no template.
  • O artigo foi elaborado em consonância com a Política de Ética e Boas Práticas na Publicação.

 

Processo de avaliação por pares

Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pela Editoria considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); e Rejeitar (recusa para publicação).

 

Direitos autorais

Uma nova publicação de artigo publicado na Educação Matemática Debate, de iniciativa de sua autoria ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação nesse periódico, citando-se o volume e data dessa publicação. Autoras e autores que publicam na EMD concordam com os seguintes termos:
  • O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo da autoria. As provas finais poderão ou não ser enviadas à autoria.
  • Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
  • Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nessa revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na EMD.
  • Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.

 

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