ISSN 0102-7735 printed version
ISSN 1981-1802 online version

ABOUT THE JOURNAL

 

Escopo

The Journal Education in Question is a periodical of the Education Center and of the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It is a continuous flow and open access online journal, published in four annual editions with original and unpublished articles related to Education Area (area of knowledge delimited by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES), resulting from scientific research, in addition to book reviews.

 

Área de conhecimento

Educação

Qualis/Capes A1

 

e-ISSN

1981-1802

 

Processo de avaliação

A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de 2 (dois) pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. Os artigos não aprovados pelos pareceristas serão arquivados em Submissões Arquivadas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).

 

Periodicidade

A Revista Educação em Questão é um periódico de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação em quatro edições anuais.

 

Política de acesso livre

A Revista Educação em Questão é de acesso aberto e utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.

 

Fontes de indexação

Bases de dados

Portais especializados

  • Portal de Periódicos | Capes
  • Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
  • Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto | OASISBR
  • Red Ibereroamericana de Inovación y Conocimento Científico | REDIB

 

Histórico da Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, realizada em 18 de abril de 1986. No dia 28 de agosto de 1987, foi lançada a sua versão impressa em sessão solene, quando o Mestrado em Educação instalado em 1978, completava nove anos, com áreas de concentração em Pré-Escolar e em Tecnologia Educacional. No horizonte de uma política acadêmica de crescimento da Pós-Graduação em Educação (com seus níveis de mestrado e doutorado) e de divulgação de um conhecimento científico sistematizado mediante a interlocução de domínio de repertórios interdisciplinares, aqueles professores não mediram esforços para materializar o projeto editorial da Revista Educação em Questão, em substituição ao Boletim de Educação criado 1981, mas de circulação basicamente restrita às universidades federais da Região Nordeste. Em 1987, existiam vinte e três (23) Revistas de Educação editadas por instituições universitárias, sendo dez (10) de universidades da Região Sudeste; 7 (sete) de universidades da Região Sul; quatro (4) de universidades da Região Nordeste e duas (2) de universidades da Região Centro-Oeste. Dentre os grandes eventos nacionais, a Revista Educação em Questão assistiu à instalação da Assembleia Constituinte (fevereiro de 1987), à promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), ao movimento em torno da “Educação em Constituinte”, às primeiras discussões do Plano Decenal de Educação para Todos (1990) e, ainda, à promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Com vinte e sete anos, a Revista Educação em Questão passou por várias mudanças institucionais. No dia 15 de fevereiro de 2006, em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, foi oficializada a sua versão eletrônica, universalmente, fazendo com que professores e pesquisadores se aproximem numa corrente crescente de interações acadêmicas e científicas num continuum de permanências e mutações híbridas. Nesse transcurso de trinta e dois anos de ininterrupta de circulação, aprimorou-se sua qualidade gráfica, à regularidade, à gestão editorial e à indexação em bases de dados nacionais e internacionais, sendo classificada no Qualis/CAPES de A2. Em 2013, a Revista implantou o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) integrando ao Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, da Capes, de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR) e da Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB). Em 2018, a Revista tornou-se um periódico (on-line) de acesso aberto e de fluxo contínuo, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros. A publicação contínua das quatro edições da Revista Educação em Questão é viabilizada pelo Portal Eletrônico da UFRN, com a versão atualizada do Open Journal Systems (OJS 3.1.1.2).

 

Declaração de privacidade

Declaração de Privacidade e de Política de Ética e de Boas práticas nas publicações da Revista Educação em Questão

1. Os nomes de pesquisadores e de e-mails informados serão usados exclusivamente para contatos e quando da publicação do artigo aprovado, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

2. A política de ética e de boas práticas nas publicações da Revista Educação em Questão leva em consideração, primordialmente: i) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011; ii) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa; iii) O Documento Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017; iv) O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope; v) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA e vi) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede”.

 

Contato

Revista Educação em Questão
Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil
E-mail: eduquestao@ce.ufrn.br
Site: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/
Telefone: (84) 3211-9220

 

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