ISSN 1414-3518 versão impressa
ISSN 2236-3459 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política


História da Educação tem como cobertura temática a área de História da Educação. Sua finalidade é, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação acerca dessa temática.

Com vistas a atingir essa finalidade, são aceitos para publicação na revista:

  1. artigos relacionados à história e historiografia da educação, originados de estudos teóricos, pesquisas, reflexões metodológicas e discussões em geral, pertinentes ao campo historiográfico;
  2. trabalhos encomendados e traduções;
  3. resenhas, no âmbito das quais espera-se a apresentação do conteúdo e comentários acerca de publicações recentes ou obras reconhecidas academicamente;
  4. documentos, materiais considerados importantes e de difícil acesso que possam servir de subsídio para estudos.

A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Os textos submetidos à revista devem ser inéditos, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em língua portuguesa ou espanhola. Admite-se a publicação de textos nas línguas inglesa e francesa, desde que acompanhados pela respectiva tradução.

Para a publicação, os textos passam pelas seguintes etapas de avaliação.

Etapa 1: análise quanto à forma

Essa etapa é de responsabilidade dos editores. Os textos são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial.
São devolvidos aos autores os artigos que:

  1. configuram-se como relatos de experiência;
  2. configuram-se unicamente como revisão bibliográfica;
  3. configuram-se como simples recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  4. apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
  5. não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõem a discutir;
  6. não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da História da Educação;
  7. possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
  8. são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
  9. não possuem a forma de artigo usualmente praticada em periódicos;
  10. não cumprem as normas editoriais da revista.

Textos com essas características são devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a segunda etapa.

Etapa 2: análise por pares quanto ao mérito

Na segunda etapa, o artigo, sem a identificação do autor, é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois Estados diferentes ou do exterior. Para a designação dos pareceristas são consideradas as informações disponíveis no cadastro da revista.

Os critérios para avaliação do texto levam em conta:

  1. aspectos formais do texto;
  2. atualidade e relevância da temática;
  3. originalidade e ineditismo;
  4. indicação clara dos objetivos;
  5. metodologia da pesquisa;
  6. discussão teórica atualizada;
  7. adequação da bibliografia;
  8. relevância dos documentos a publicar ou a anexar.

Os pareceristas podem aceitar plenamente, aceitar com ressalvas ou recusar o artigo. Qualquer uma das situações é justificada por um parecer descritivo.
Situações:

  1. quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte;
  2. quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor e arquivado no sistema da revista;
  3. quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor com a solicitação que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado e demonstra ter seguido as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.

Etapa 3: revisão e adequação do trabalho às normas da revista

Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido à revisão de linguagem, normalização e formatação.

Autores convidados

Os editores podem convidar a publicar na revista pessoas de reconhecida produção acadêmica acerca da temática História da Educação. Os textos dos autores convidados são submetidos às mesmas etapas de avaliação dos demais artigos.

Dossiês

A proposta de dossiês deverá ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de História da Educação, de forma a ampliar o debate acadêmico e fomentar intercâmbios de pesquisa. Devem ser constituídos de uma apresentação e de até cinco artigos de autores filiados a, no mínimo, três instituições e contar com a participação de, pelo menos, um pesquisador filiado à instituição estrangeira.

Resenhas

Também são publicadas resenhas, que devem atender às seguintes orientações:

  1. devem referir-se à obra relacionada à História da Educação;
  2. devem ser redigidas em língua portuguesa ou espanhola. No caso de serem redigidas em língua inglesa ou francesa, devem ser acompanhadas da respectiva tradução;
  3. devem ser inéditas, conter a identificação completa da obra e ter extensão de até 17.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas;
  4. devem se estruturar a partir de uma descrição do conteúdo da obra, com fidelidade a idéias principais, fundamentos, metodologia, bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra;
  5. devem apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.

As etapas para avaliação das resenhas são as mesmas usadas para artigos.

Documentos

Na seção Documentos são publicados materiais considerados importantes e de difícil acesso, que possam servir de subsídio para estudos.

Os documentos devem ser transcritos, buscando-se preservar, tanto quanto possível, as características originais. Deve-se informar, pelo menos, referência bibliográfica completa e localização do mesmo (arquivo, biblioteca), bem como devem ser acompanhados por uma apresentação.

As etapas para avaliação dos documentos são as mesmas usadas para artigos.

Traduções

As traduções devem ser acompanhadas de autorização do autor da obra original ou da editora pela qual o texto tenha sido eventualmente publicado. Caso a obra seja de domínio público, esse procedimento não é necessário, sendo o autor da tradução o responsável por esta informação.

As traduções devem ser acompanhadas, também, pelo texto na língua original.

Trabalhos apresentados em eventos

Excepcionalmente, poderão ser aceitos para publicação trabalhos que já tenham sido apresentados em eventos. As propostas estão sujeitas aos mesmos critérios de avaliação de originais inéditos.
Cabe ao autor informar os créditos do evento no qual o trabalho foi originalmente apresentado.

Palavras-chave ou descritores

Os resumos devem ser acompanhados de três a cinco palavras-chave que descrevam, de forma clara e precisa, o conteúdo temático do texto.

Devem ser redigidas de tal forma que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores.

Declaração de responsabilidade

Os autores são os responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. O manuscrito submetido deve ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade, assinada por todos os autores, em que afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.

Conflito de interesse

Conflito de interesse é a situação em que os autores possuem interesses capazes de influir no processo de elaboração dos manuscritos. São conflitos de natureza diversa - pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - a que qualquer um pode estar sujeito, razão pela qual os autores devem reconhecer e revelar, quando presentes, na declaração de responsabilidade.

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou pessoal, para a realização do estudo. Deve-se identificar nome da instituição ou pessoa, cidade, Estado e país de origem. Essas informações devem constar da declaração de responsabilidade.

Critérios de autoria

Para ser considerado autor, o proponente deve ter participado suficientemente do trabalho para poder assumir, publicamente, a responsabilidade pelo seu conteúdo. A participação deve incluir:

  1. concepção, delineamento, análise e interpretação dos dados;
  2. redação e revisão do manuscrito;
  3. aprovação final da versão a ser publicada.

Agradecimentos

Quando desejável e pertinente, recomenda-se a nomeação, em nota de rodapé, das pessoas que colaboraram para com a produção do estudo, embora não preencham os critérios de autoria. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

Também podem constar agradecimentos a instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo. Devem-se evitar os agradecimentos impessoais como.

Indicação da afiliação

Além dos dados pessoais requeridos pelo ambiente Seer/OJS, cabe ao autor a indicação da afiliação, ou vínculo institucional, que deve ser apresentado de forma completa, com o nome, sem abreviaturas da instituição, e endereço.


 

Forma e preparação de manuscritos


História da Educação é apresentada em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - Seer - e a forma de apresentação dos manuscritos deve atender as orientações que seguem.

O arquivo deve ser enviado em formato Word for Windows, sem a inserção de sinais, símbolos, tabulações ou marcadores com as seguintes configurações:

  1. fonte Arial;
  2. tamanho 12;
  3. margens superior, inferior, esquerda e direita com 2cm;
  4. espaço entrelinhas 1,5.

Para artigos e ensaios, sem contar o resumo, a extensão máxima é de 60.000 caracteres, com espaços. Para resenhas, a extensão máxima é de 17.000 caracteres, com espaços.

O texto, necessariamente, deve conter:

  1. título em português, espanhol, inglês e francês, centralizado e em maiúsculas;
  2. nome do autor, centralizado;
  3. resumo e palavras-chave em português, espanhol, inglês e francês;
  4. ao final do texto, o autor deve apresentar uma breve nota curricular na qual conste, pelo menos: vinculação institucional, endereço postal e e-mail.

Os resumos devem ser apresentados em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Devem ter, no máximo, cada um deles, 800 caracteres, com espaços. Os resumos devem ser acompanhados por palavras-chave, também nos quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês).

O uso de ilustrações deve se restringir ao estritamente necessário e imprescindível. Quando for o caso, devem ter sua posição definida no texto pelo autor, com a devida numeração, titulação e apresentação das referências que lhes correspondem. As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIF ou JPEG, e com definição de 300 DPI.

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.

As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva e com caráter explicativo.

Em resenhas deve-se efetuar estudo de texto recentemente publicado ou de obras consideradas clássicas na área. No texto da resenha deve constar:

  1. referência bibliográfica completa da obra;
  2. descrição sumária da sua estrutura;
  3. indicação do conteúdo geral e tópicos fundamentais;
  4. dados biobibliográficos do autor;
  5. análise das idéias contidas na obra.

Os documentos devem ser transcritos, buscando-se preservar, tanto quanto possível, as características originais. Deve-se informar, pelo menos, referência bibliográfica completa e localização do mesmo (arquivo, biblioteca).

A revisão gramatical e ortográfica do texto é facultada aos editores, que podem fazer tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial revista.

A colaboração para com a revista é gratuita e não implica em vínculo de qualquer natureza por parte da revista ou da Asphe.

Os textos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial da revista ou da Asphe.


 

Envio de manuscritos


Para o envio de manuscritos, acesse ao link http://seer.ufrgs.br/asphe/user/register e siga as orientações do sistema eletrônico da revista.

Em caso de dificuldade, entre em contato pelo e-mail: rhe.asphe@gmail.com ou pelo telefone: (55) 3221-1134.


 

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