ISSN 1516-4896 versão impressa
ISSN 1981-0431 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas para publicação

Formatação do texto
Orientações completas sobre a formatação do documento, incluindo citações e referências (estilo APA) se encontram no modelo.

Coautoria
Consideramos como autores(as) aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. O(a) autor(a) principal é o responsável pela submissão, identificação dos(as) demais autores(as), comunicação com a editoria da revista e integridade ética do artigo como um todo, assumindo a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor(a) e que todos os(as) autores(as) concordaram com o conteúdo do artigo.
Declaração de autoria deve ser preenchida pelo(a) autor(a) principal e inserida no sistema no momento da submissão.

Não serão avaliados artigos

  • Encaminhados concomitantemente para mais de uma revista;
  • Simultâneos (dois ou mais artigos de um mesmo autor);
  • De um mesmo autor ou coautor em um mesmo biênio, seja na posição de autor principal ou coautor do artigo;
  • De autores vinculados à Universidade de Brasília em um percentual superior a 5% do volume anual.
  • De membros do comitê editorial, mesmo quando em coautoria.

Processo de avaliação
Após a submissão, os manuscritos são submetidos ao desk review. Artigos e ensaios passam também por avaliação duplo-cega por pares. Entrevistas, resenhas de livros e apresentações de dossiê não passam por avaliação duplo-cega por pares. O processo de avaliação da Linhas Críticas é detalhado abaixo:

Desk review
No desk review, são verificados os aspectos formais do manuscrito: citações, referências, formatação geral, similaridades e anexos. Em caso de não atendimento a qualquer uma das orientações da revista, os(as) autores(as) terão 7 dias para ajustes.

Avaliação duplo-cega por pares (double blind peer review)
Após o desk review, os textos do tipo artigo e ensaio são submetidos à avaliação pelos pares duplo-cega (double blind peer review), sendo analisados por, pelo menos, dois avaliadores externos (outra instituição ou país) às cegas (sem a identificação de autoria e avaliadores) para emissão de pareceres.
Os pareceres emitidos podem recomendar: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Submeter a outra revista; Rejeitar.
Caso ocorram pareceres divergentes (por exemplo: aceitar ou correções obrigatórias + rejeitar, submeter novamente para avaliação ou submeter a outra revista), poderá ser indicado um terceiro avaliador.

Solicitações de reformulação
Os pareceres da avaliação do texto são encaminhados aos(às) autores(as), e podem indicar alterações ou adaptações necessárias. Esse procedimento visa a transparência da avaliação e o aprimoramento do texto.
Quando solicitado, o artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em até 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação. Decorridos 30 dias, se não houver resposta dos autores(as), o texto será rejeitado.

Revisão e tradução
Após a aprovação para publicação, o texto deverá passar por revisão da norma culta, sob responsabilidade dos(as) autores(as). O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final com as marcas da revisão (em outra cor ou com a ferramenta de controle de alterações do editor de texto ativada). O prazo máximo para a devolução do texto revisado é de 7 (sete) dias.
Opcionalmente, os (as) autores(as) poderão providenciar também a tradução do texto aprovado e revisado para o inglês e/ou espanhol, para publicação em formato multilíngue. O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final. O prazo máximo para a devolução do texto traduzido é de 7 (sete) dias.
Não haverá nenhum acordo comercial entre a Linhas Críticas e os(as) revisores(as) ou tradutores(as). Todo o processo terá como partes somente os(as) autores(as) e o(a) revisor(a) e/ou tradutor(a), incluindo, mas não limitado a: orçamento, contrato, pagamento e emissão de nota fiscal.

Recusa
Os editores reservar-se-ão ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo. No que diz respeito à publicação, a palavra final é dos editores.
Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará ao autor sobre a decisão editorial através do sistema, e arquivará o artigo.

 

Política de acesso livre

Licença Creative Commons
Todas as publicações da Linhas Críticas estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: 
Isso significa que os leitores tem o direito de:

  • Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
  • O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade de Brasília – Faculdade de Educação
Sala FE 3/ BT-06 / 17
Caixa Postal 04348 – Brasília – DF
CEP: 70904-970
Tel.: (61) 3307-2129


rvlinhas@unb.br