ISSN 1414-6975 versão impressa
ISSN 2175-3520 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas para preparação de originais


 

As submissões para a Revista Psicologia da Educação devem ser via Submission. http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/psie/login

Além dos originais, deve ser encaminhada Identificação Personalizada (conforme Modelo, a seguir).

 

A. MODELO DE IDENTIFICAÇÃO PERSONALIZADA

Autor 1
Nome:
Instituição:
Pais:
Resumo da Biografia:
E-mail:
Fone:
(Idem demais autores)

Contato principal para correspondência
Nome:
Instituição:
Pais:
E-mail:
Fone:
Endereço:

Título e Resumo
Título:
Resumo:

Agências de Financiamento
Agência:

Outros dados

Declaração (artigo inédito, autoria, concordância, submissão única, ética)

 

Exemplo:

Autor 1
Nome: Kátia Hatsue Endo
Instituição (por extenso): Universidade Estadual Paulista/ Assis
Pais: Brasil
Resumo da Biografia: Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)
E-mail: hatsueendo@yahoo.com.br
Fone: (xx) xxxxxxxxxxx

Autor 2
Nome: Elizabeth Piemonte Constantino
Instituição (por extenso): Universidade Estadual Paulista/ Assis
Pais: Brasil
Resumo da Biografia: Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)
E-mail: bethpie@assis.unesp.br
Fone: (xx) xxxxxxxxxxxxx

Contato principal para correspondência
Nome: Elizabeth Piemonte Constantino
E-mail: bethpie@assis.unesp.br
Fone: (xx) xxxxxxxxxx
Endereço
: Rua, n., compl., bairro, cidade, estado, CEP.

Título e Resumo
Título: Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores

Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os ensinos, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência e a porcentagem de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As representações sociais dos professores sobre a indisciplina ancoraram-se, em sua maior parte, num referencial tradicional, associado à responsabilização do aluno e da família.

Agências de financiamento
Agência: CAPES

Outros dados
Tipo de manuscrito: relato de caso

Declaração (artigo inédito, autoria, concordância, submissão única, ética) Kátia Hatsue Endo e Elizabeth Piemonte Constantino declaram ser autoras do manuscrito inédito "Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores". Declaram que concordam com sua submissão à revista Psicologia da Educação da PUC-SP e que o original não foi submetido, ao mesmo tempo, em outro periódico. Finalmente, declaram que os procedimentos éticos exigidos pela legislação vigente foram respeitados.

Atenção: A Identificação Personalizada deverá ser incluída no Passo 4a, do Submission, como documento suplementar.

 

B. ORIGINAIS

Os originais encaminhadas à Revista Psicologia da Educação devem estar em conformidade com as Normas de Publicação da APA (5ª edição, 2001). Estas normas podem ser observadas no site oficial da APA http//www.apastyle.org/. Lembramos que os originais devem respeitar tais normas no que diz respeito ao estilo de apresentação e aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

Devem apresentar a seguinte configuração nas margens: superior e inferior = 2,5 cm; esquerda e direita = 3,0. O artigo deve ser digitado em extensão doc, com espaço duplo e fonte Times New Roman 12, com alinhamento à esquerda (sem justificar).

 

1.Folha de identificação

A primeira folha, sem numeração, deve conter título do trabalho em português, em inglês e em espanhol; nome de cada autor, seguido por filiação institucional (citar, por extenso, o departamento e nome da instituição à qual esteve vinculado quando a pesquisa foi realizada; a filiação dupla somente deverá ser feita se ambas participaram com suporte financeiro significativo para o estudo).

  • Agradecimentos e outras informações úteis ou necessárias devem estar em nota de rodapé.
  • Título: com o máximo de 12 palavras, digitado com iniciais em maiúscula, centralizado, posicionado na metade superior da página em fonte Times New Roman, tamanho 14.
  • Autor: centralizado abaixo do título
  • Filiação Institucional: abaixo do nome do autor, por extenso
  • Espaçamento duplo

Exemplo:

Leitura com base na análise do comportamento para alunos do ensino fundamental.

Reading based on the behavior analysis for students of elementary school.

Lectura basada en analisis de la conducta para estudiantes de primaria.

Marcia Aparecida Pasqual Fernandes1, 2 e Melania Moroz2

1. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

2. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Correspondência para X (autor), e-mail.

 

2. Resumo

Abaixo da Identificação (conforme as orientações), apresentar o resumo, o abstract e o resumen.

O resumo deve ter entre 150 e 250 palavras, sendo digitado em um único parágrafo, espaço duplo, sem recuo, com alinhamento à esquerda. Após o resumo, devem ser colocadas até cinco palavras-chave, escritas em minúsculo e separadas por vírgula.

A palavra Resumo deve ser centralizada, no alto da página. A expressão Palavras-chave deve aparecer em itálico. Seguir as mesmas orientações para Abstract e Resumen.

Exemplo:

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar casos de extrema ansiedade à matemática em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e discutir implicações educacionais. Aplicou-se uma escala de ansiedade à matemática a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contendo 24 situações relacionadas ao estudo de Matemática. Para cada situação o participante deveria escolher uma opção: nenhuma ansiedade; baixa ansiedade; ansiedade moderada; alta ansiedade; extrema ansiedade. Dos 1106 estudantes que responderam à escala, selecionou-se 11 casos cujos escores entre 97 e 106 indicavam extrema ansiedade. Os dados são discutidos com base nas implicações educacionais que os itens da escala indicam como sendo situações ansiogênicas. Também são indicadas possíveis intervenções com o objetivo de reduzir ou reverter a ansiedade à matemática.

 

3. Texto

Após os resumos, iniciar o texto. Deve-se manter a fonte Times New Roman 12, com alinhamento à esquerda e espaço duplo e parágrafo de 1 cm. Apenas nas tabelas e figuras deve ser utilizado espaçamento simples, com fonte 11. Evitar o uso de caracteres especiais, bem como de itálico e negrito no texto; se forem necessários, esclarecer na folha de identificação.

Os relatos de pesquisa devem ser na forma impessoal e apresentar, em sua composição, as seções Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências, com as respectivas subseções (participantes, materiais...).

As seções são centralizadas e as subseções são alinhadas à esquerda, ambas com espaço duplo, para inicio da sessão seguinte. São apresentadas em negrito, tendo apenas a inicial em maiúsculo.

Uso de citações deve considerar o tamanho do texto citado. Até 39 palavras, a citação é inserida no texto, com uso de aspas. A partir de 40 palavras, é destacada do texto, com recuo de 1,3 cm, sem uso de aspas. Em ambos os casos, inserem-se autor, data e página.

Exemplos:

a. Há que se destacar que "O que diferencia o conhecimento produzido pelo ser humano é o nível de complexidade que alcança: (...).” (Moroz & Gianfaldoni, 2006, p. 15).

b. Há que se destacar que:

O que diferencia o conhecimento produzido pelo ser humano é o nível de complexidade que alcança: além de conhecer no sentido de atuar sobre o mundo, o homem conhece no sentido de falar sobre como o mundo atua ou falar sobre como atuar no mundo. (Moroz & Gianfaldoni, 2006, pp. 15-16).

Ao serem realizadas paráfrases ou apresentadas ideias de outro autor, deve-se informar o autor e a data da publicação. A referência aos autores segue padrões, especificados a seguir.

 

 

Quando um trabalho tem dois autores, cite os dois nomes toda vez que a referência ocorrer no texto. Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, fazer a chamada para todos na primeira vez em que a citação ocorrer. Em citações subseqüentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico e com um ponto após o "al") e o ano (este último na primeira citação da referência feita no parágrafo).

Quando forem usadas publicações traduzidas, citar a data da publicação original e a data da obra lida, separando-as por /.

Exemplos:

Marx (1844/ 1987) afirma que...; Conforme Skinner (1957/ 2008) destaca...; De acordo com Wallon (1941/ 2007)...

Quando forem utilizadas Tabelas e Figuras, identificar, no texto, o local em que devem ser inseridas.

Exemplo:

 

 

3. Tabelas e Figuras

As tabelas e figuras devem ser colocadas após as Referências, cada uma em uma folha. Devem ser preparadas em tons de cinza, utilizando-se tracejados, pontos ou quadriculados. Devem ser numeradas, em sequência, em algarismos arábicos, sendo nomeadas como Tabela 1, Tabela 2, Tabela n, Figura 1, Figura 2, Figura n. Não use expressões "na tabela abaixo" ou "na figura acima", pois a diagramação gera alterações na posição.

Os gráficos, diagramas, mapas, desenhos, fotografias, informações não quantitativas (anteriormente designadas quadros) devem ser incluídos como figuras. Tabelas contem apenas dados numéricos. No texto deve aparecer a indicação do local de inserção das tabelas e figuras.

  • Formatação das tabelas: - usar a palavra Tabela numa linha e, na linha abaixo, colocar o título em itálico; - abaixo do título é inserida a tabela; - não utilizar negrito ou traços verticais para separar as colunas ou fechar as laterais; - identificar cabeçalho das colunas e das linhas;- inserir Nota (escrita em itálico), logo abaixo da tabela, caso necessário explicar algo. O espaçamento pode ser simples ou 1,5.

Exemplo:

 

 

  • Formatação das figuras: - rotular todos os elementos das figuras; - colocar a fonte de figuras retiradas de outros documentos; - colocar a legenda dentro da figura, utilizando iniciais maiúsculas; - não utilizar linhas horizontais como fundo da figura; - abaixo da figura, colocar em itálico a palavra Figura e o número arábico correspondente e, em seguida, colocar o título. A fonte da figura é a mesma do texto com espaçamento simples ou 1,5.

As notas abaixo das tabelas e figuras tem tamanho 11 e espaçamento simples.

Exemplo:

 

 

Nos originais, caso sejam utilizados quadros, diagramas tabelas, figuras, etc. retirados de outros autores, a fonte deverá ser identificada.

5. Referências

Manter a fonte 12 com alinhamento à esquerda, espaço simples (deslocamento de 1,3 cm, a partir da segunda linha).

Exemplo:

Bringuier, J. C. (1989). Conversation with Jean Piaget. (B.M. Gulati, trad.). Chicago:

The University of Chicago. (Trabalho original publicado em 1977)

Bruner, J. S. (1999). Para uma teoria da educação. (M. Vaz, trad.). Lisboa: Relógio

DÁgua Editores. (Trabalho original publicado em 1966)

Skinner, B. F. (1968). The technology of teaching. New York: Appleton-Century-

Crofts.

Entrada típica para livro - um só autor

Sobrenome e iniciais do nome do autor. (data de publicação). Título da obra: subtítulo. Local: Editora.

Exemplo:

Morgado, L. (1988). Aprendizagem operatória da conservação das quantidades

numéricas. Coimbra: INIC.

Observações:

° Quando forem usadas traduções, colocar o nome do tradutor entre parênteses, após o título da obra. No final, entre parênteses, indicar a data da publicação original.

Exemplo:

Piaget, J. (1979). Seis estudos de Psicologia. (N.C.Pereira, trad.). Lisboa: Publicações

D. Quixote. (Trabalho original publicado em 1964)

° Quando forem utilizadas reimpressões, colocar entre parênteses a edição após o título.

Exemplo:

Severino, A. J. (2000). Metodologia do trabalho científico. (21ª ed.)

São Paulo: Cortez
° Quando o artigo não contiver data de publicação, colocar (s.d.).

Entrada típica para dois a sete autores

Sobrenome e iniciais de todos os autores, separando cada autor por vírgula; antes do último autor insere-se & (data de publicação).

Exemplo:

Inhelder, B., Ackermann-Valladao, E., Blanchet, A., Karmiloff-Smith, A., Kilcher-

Agedorn, H., Montangero, J., & Robert, M. (1976). Des structures cognitives aux

procedures de découverte. Archives de Psychologie, 44, 57-72.

Observação:

° Seguir instruções para reimpressões, traduções e trabalho obtido em internet.

Entrada típica para capítulo de livro

Sobrenome e iniciais do autor(es) do capítulo. (data de publicação). Título do capítulo. In: Iniciais e sobrenome do autor (es) da publicação, seguido de (Eds), Título da publicação: subtítulo (pp. x-y). Local: Editora.

Exemplo:

Luna, S. (2003). Contribuições de Skinner para a Educação.In: P.V. N. S. Placco (Eds.)

Psicologia e Educação: Revendo contribuições (pp. 145-179). São Paulo: Educ.

Entrada típica de artigos de periódicos

Sobrenome e iniciais do autor(es). (data dapublicação). Título do artigo. Título do Periódico: Subtítulo, volume, páginas.

Exemplo:

Eidt, N. M., & Tuleski, S. C. (2007). Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir

da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia em Estudo, 12, 531-540.

Góes, F. A. B. (2006). Um encontro inesperado: os pais e seu filho com deficiência

mental. Psicologia: Ciência e Profissão, 26, 450-461.

Entrada típica de texto de meio eletrônico

Sobrenome e iniciais do autor(es). (data da publicação). Título do artigo. Recuperado de: http://xxxxxxx.

Exemplo:

Alves, H.C. (2007). Utilização de contos de fadas e atividades simbólicas na

compreensão de crianças vítimas de violência. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/9/TDE-2008-01-09T08:57:59Z-1703/Publico/1639.pdf.

Observação:

° Se o artigo for de periódico eletrônico ou jornal, colocar, após o título do artigo, o nome do periódico/jornal em itálico

Exemplo:

Ferraz, R. & Ristum, M. (2012) A violência psicológica na relação entre professor e

aluno com dificuldades de aprendizagem. Psicologia da Educação [online], 34, 104-126 . Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext&pid= S1414-69752012000100007&lng=pt&nrm=iso.

Referências de manuscritos não publicados

Segue o padrão: Autor (ano). Título do trabalho. Manuscrito não publicado, Instituição, Cidade, País.

Publicação de apresentações em evento científico

Os Anais de eventos podem ser publicados no formato de livro ou de capítulo de livro. No caso de eventos publicados regularmente, o formato corresponde ao de periódico. Para referenciar, utilize o padrão correspondente (de livro, capítulo de livro ou de periódico).

Tipos de textos aceitos

Estudos teóricos/ensaios – reflexões sobre conceitos e princípios de vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, bem como de temas e questões analisadas por uma ou mais de suas vertentes teóricas. Poderão ter, no máximo, 30 laudas em espaço duplo.

Relatos de pesquisa empírica – investigações originais, com introdução da problemática, informações metodológicas, sejam quantitativas sejam qualitativas, apresentação e discussão dos resultados. Ao todo, com tabelas e figuras, poderão ter, no máximo, 40 laudas em espaço duplo.

Relatos de experiência profissional - relatos de atuação profissional (em Educação e Psicologia) que contribuam para subsidiar as práticas educacionais. Poderão ter, no máximo, 20 laudas, em espaço duplo.

Textos didáticos – textos com o objetivo de ensinar princípios, conceitos, procedimentos metodológicos, entre outros aspectos, referentes a uma ou mais vertentes teóricas em Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 20 laudas, em espaço duplo.

Demais itens constantes da seção Compartilhando – resenhas, documentos e artigos raros - poderão ser publicados, sendo o número de páginas avaliado pelo Conselho Editorial.


 

Informações para submissão dos textos


 OBS. ANTES DA SUBMISSÃO DE ARTIGO, HÁ NECESSIDADE DE FAZER O CADASTRAMENTO.

1) Entrar no site: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-6975&lng=pt&nrm=iso

2) Clicar em "Submissão online"(no canto esquerdo da tela- seta verde)

3) Clicar em "Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema"

4) Fazer o cadastro preenchendo todas as etapas indicadas em "Cadastrar".

5) Depois que o cadastro for efetuado, fazer a submissão voltando para a seguinte página: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-6975&lng=pt&nrm=iso

6) clicar em: "Submissão online"

7) Para o "acesso", será pedido o "login e a senha" (os quais o autor já possuirá por já ter feito o cadastro, conforme indicação anterior)

8) Em seguida, depois que acessar, entrará na "Página do Usuário"

9) Clicar em "Autor" para começar a submeter o trabalho

10) Clicar em "Clique aqui" em "Iniciar Nova Submissão"

 

SUBMISSÃO:

Passo 1

- seção: indicar uma seção (artigo, ampliando ou compartilhando);

- aceitar as "condições de submissão" clicando no campo indicado;

- aceitar a "Declaração de Direitos autorais" clicando no campo indicado;

- preencher "Comentários do autor";

-clicar em salvar e continuar.

Passo 2- Metadados de Submissão (Indexão)

- indicar idioma clicando no campo indicado;

- autores: verificar os dados do autor (os quais já estarão expostos nos campos), preencher resumo de Biografia no campo indicado e clicar em "incluir autor", caso o artigo tenha mais de um autor;

- título e resumo: preencher cada campo de uma vez: primeiro colocando o título do artigo, depois escrevendo o resumo;

- indexação: escrever as palavras- chave conforme solicitado e, depois, colocar o idioma conforme solicitado;

- agência de fomento: indicar, se houver;

- outros dados: escolher "tipo de documento", clicando na seta e alterando o nome

- clicar em "salvar e continuar" para prosseguir para o próximo passo.

Passo 3: Transferência do Manuscrito

- ler as instruções;

- clicar em "procurar" (para procurar arquivo em seu computador que contenha seu artigo), em seguida clicar em "transferir";

- clicar em "salvar e continuar" para prosseguir para o próximo passo.

Passo 4: Transferência de documentos suplementares

- seguir o mesmo procedimento do "Passo 3" para transferir Identificação Personalizada como documento suplementar;

- clicar em "salvar e continuar" para prosseguir para o último passo.

Passo 5: Confirmação de Submissão

- verificar se o artigo está anexado e clicar em "concluir submissão".


 


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