ISSN 1807-2194 versão impressa
ISSN 2238-1279 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (REEDUC), periódico trimestral doPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, publica estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da área, propiciando o debate sobre os desafios postos à Educação pelas profundas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea.
 
A Revista divulga trabalhos inéditos que se concentrem no tema que a define. Em especial, resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas de livros; entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Periodicamente, quando for julgado conveniente e oportuno pelo Conselho Editorial, será lançado um número que focalizará um tema específico referente a questões relevantes para a Educação na contemporaneidade. Esta decisão será divulgada com um mínimo de seis meses na páginaNotícias da Revista, de modo a que os interessados possam enviar seus textos.
 
A REEDUC não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou em outros periódicos, quer seja no país, quer no exterior. Os artigos publicados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. O envio de qualquer colaboração implica o aceite da Licença Creative Commons CC BY.
 
Os trabalhos, sem qualquer identificação, serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial ou a um Conselheiro e a um Parecerista. No caso de discrepância na avaliação, será solicitada a análise de um terceiro parecerista. Os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo, mas cópias dos conteúdos dos pareceres serão enviadas aos autores. A publicação dos textos estará condicionada ao acatamento das alterações pelos autores.

 

Forma e preparação de manuscritos

A REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA  (REEDUC) publica trabalhos inéditos que se concentrem no tema que a define. Em especial, resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas de livros; entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins.
 
A REEDUC não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou em outros periódicos, no país ou no exterior. Os textos podem ser apresentados em português, espanhol, inglês ou francês.
 
São aceitas submissões de até quatro autores. No entanto, as traduções e entrevistas devem ser submetidas com até dois autores, considerando a natureza destes trabalhos. Posteriormente, nos artigos aprovados para publicação, serão adicionados, conforme indicado no template, a filiação institucional, o e-mail e o ORCID dos autores.
 
Formatação:
 
Clique aqui para baixar o template.
 
Os originais devem ser submetidos no template disponibilizado pela REEDUC independente da língua do trabalho (português, inglês, espanhol ou francês). Os arquivos devem ser apresentados em MSWord para Windows (Word 7.0 ou superior), extensão .rtf, .doc ou .docx, não podendo ultrapassar 2MB. As imagens, figuras e tabelas devem ser incluídas no arquivo (quando necessário, a revista solicitará que sejam enviadas em separado).
 
Quando redigidos em língua portuguesa, as submissões devem seguir padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto às citações, identificação de autores, obras e referências.
 
Serão aceitas as diretrizes da American Psychological Association (APA) para submissões em inglês, francês e espanhol. Neste caso, solicita-se que os autores façam os ajustes necessários a partir do template produzido de acordo com a ABNT.
 
A Comissão Editorial se reserva o direito de arquivar as submissões que não seguirem as normas gerais para publicação.
 
Tamanho
A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e entrevistas, no mínimo 15 (quinze) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas; resenhas, no máximo 5 (cinco) páginas, considerando-se a formatação indicada pela REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA em seu template.
 
Resumo e palavras-chave
O resumo deve conter o objetivo, o referencial teórico, a metodologia e as conclusões do trabalho, não ultrapassando 150 palavras. Imediatamente a seguir, na linha posterior, devem ser apresentadas as palavras-chave, no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco). Devem ser redigidas de modo que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores. O resumo deverá ser apresentado em português e inglês (obrigatoriamente), além de francês ou espanhol, ou seja, em três línguas.
 
Notas
As notas explicativas, apresentadas como notas de rodapé ao longo do texto, deverão ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias.
 
Figuras, imagens e tabelas
As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos), bem como as tabelas, deverão ser inseridas no corpo do texto, juntamente como suas respectivas legendas textuais. Todas deverão ser numeradas, considerando-se suas respectivas categorias. Após cada uma delas é indispensável o registro exato da fonte. No caso de material proveniente da pesquisa, deve-se incluir “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” As imagens devem ser incluídas no arquivo. Quando necessário, a revista solicitará que sejam enviadas em separado.
 
Agradecimentos
Caso o trabalho receba ou tenha recebido apoio financeiro de alguma instituição, o registro deverá ser incluído ao final do artigo.

Questões éticas
 
Autoria
Autor é todo aquele que participou efetivamente da concepção, do desenvolvimento e da redação final do trabalho submetido. Após a submissão, não será permitida inclusão ou exclusão de coautor(es). A identificação do(s) autor(es) deve ser incluída apenas nos metadados. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam ao avaliador reconhecer, direta ou indiretamente, a autoria do trabalho.
 
Ineditismo
A REEDUC condena o plágio em suas formas variadas de apresentação e, neste sentido, solicita que os autores garantam a originalidade do trabalho, façam o uso devido das citações e evitem excesso de autocitação. A Revista reserva-se ao direito de recusar trabalhos nos quais forem identificados plágio ou alto nível de autoplágio.
 
A Revista considera como “inédita” a submissão que não tenha sido publicada em Anais e/ou páginas de eventos em língua portuguesa disponíveis na Web (congressos, seminários, encontros etc.), assim como em periódicos publicados em língua portuguesa. Em sendo inédito, o trabalho só estaria disponível na Web após a publicação na REEDUC.
 
Conflito de interesses
Em seus trabalhos, os autores devem ser responsáveis por revelar eventuais conflitos de interesse de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial, financeira ou outras. Assim, além da REEDUC não se responsabiliza pelas ideias constantes nos textos publicados, reserva-se o direito de recusar submissões que possam provocar danos à sua imagem ou a outrem.

 

Envio de manuscritos

A REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA recebe trabalhos para análise e eventual publicação em seu site, por meio do link: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/about/submissions#onlineSubmissions
 
Não são cobradas taxas para submissão, avaliação e publicação de artigos.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

 

Revista Educação e Cultura Contemporânea
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Estácio de Sá
Av. Presidente Vargas, 642, 22° andar
CEP 20071-001 / Centro / Rio de Janeiro (Brasil)
Tel.: + 55 (21) 2206-9741

 


equipe.reeduc@gmail.com