ISSN 2176-2171 versão impressa
ISSN 2318-1338 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes aos autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Assim, o texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico a partir do portal do periódico: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

 

Condições para submissão

Os textos submetidos ao periódico, devem ser originais, de autores brasileiros ou estrangeiros, escritos em língua portuguesa ou inglesa.

Pede-se que não sejam feitas submissões, exclusivamente, com revisão bibliográfica.

Estimule-se a submeter textos em língua inglesa.

Número máximo de autores, por artigo: quatro.

Aceitam-se textos que tenham sido apresentados em eventos.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos seguintes: o texto observa as áreas temáticas do periódico – administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional e avaliação institucional; a contribuição não foi submetida à outro periódico; os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word; - as urls para as referências foram informadas, quando necessário; o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em diretrizes para autores, na seção Sobre do periódico; a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades no editor de texto, com vistas à garantir o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em assegurando a avaliação cega por pares.

Preste-se atenção, em especial, às diretrizes constantes no quadro que segue.

Como e para onde enviar o texto?

O texto deve ser enviado, exclusivamente, por meio eletrônico, ambiente Seer/OJS, disponível no portal do periódico: https://periodicos.ufsm.br/regae/index.

Template para submissão AQUI. Faça donwload.

Qual o formato do arquivo?

O arquivo deve ser enviado em formato Word for Windows, com as seguintes configurações:

  1. fonte Arial;
  2. tamanho 12;
  3. margens superior, inferior, esquerda e direita com 2cm;
  4. espaço entrelinhas: múltiplos 1,15.

Não insira sinais, símbolos, tabulações ou marcadores.

Template para submissão AQUI. Faça donwload.

Qual a extensão do texto?

Não há extensão máxima para o texto do artigo.

Qual a extensão dos resumos?

Os resumos devem ser apresentados em português e inglês e devem ter, no máximo, cada um deles, 800 caracteres, com espaços.

E as palavras-chave?

Os resumos devem ser acompanhados de três a cinco palavras-chave, que descrevam, de forma clara e precisa, o conteúdo temático do texto.

Devem ser redigidas de tal forma que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores. Recomenda-se o uso do Thesaurus Brasileiro da Educação.

Quais informações acerca do autor devem ser apresentadas?

As informações acerca do autor devem ser informadas no perfil cadastrado no sistema do periódico e requeridos pelo ambiente Seer/OJS.

Deve-se observar, em especial, o nome completo e sem abreviaturas, e-mail, vinculação institucional; resumo da biografia, número de cadastro no Orcid.

É possível usar ilustrações?

O uso ilustrações é de livre escolha dos autores. Quando for o caso, devem ter sua posição definida no texto pelo autor, com a devida numeração, titulação e apresentação das referências que lhes correspondem.

As ilustrações devem ser inseridas no texto, em formato Jpeg, e com definição de 300 DPI.

Como apresentar citações?

As citações devem seguir os seguintes critérios:

  1. as citações textuais de até três linhas, devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre “aspas”, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página, entre parênteses. Exemplo: (Lourenço Filho, 1955, p. 30);
  2.  as citações textuais com mais de três linhas, devem aparecer em destaque num outro parágrafo, com espaçamento simples, com recuo de 4cm na margem esquerda, fonte em tamanho 11 e sem “aspas”.

Como apresentar as referências no final do texto?

Das referências devem constar nome do autor, título da obra em itálico, cidade da editora, nome da editora, ano de publicação.

Exemplos:

  1. livro: CAMBI, Franco. História da educação. São Paulo: Unesp, 1999.
  2. capítulo de livro: WERLE, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 13-35.
  3. tese: PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir: a escola como oficina da vida - discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG, 2000.493f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
  4. texto publicado em anais de evento: GERTZ, René. A nacionalização do Rio Grande do Sul durante o Estado Novo. REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA HISTÓRICA, 11, 1991. Anais ... São Paulo: SBPH, 1991, p. 311-317.
  5. texto disponível na web: PACHECO, Graciema. Entrevista a William B. Gomes. Porto Alegre, 4 abr. 1991. Disponível em http://www.ufrgs.br/ museupsi/graciema.htm. Acesso em 14 set. 2005.
  6. artigo publicado em periódico: WEINMANN, Amadeu de Oliveira. O conceito de acontecimento na pesquisa em história da educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 1, 2003, p. 49-63.

Como apresentar notas de rodapé?

As notas de rodapé são livre escolha dos autores e podem ser usadas para enriquecer o texto. Devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva e devem ter caráter explicativo.

Quem é o responsável pela correção gramatical do texto?

A correção gramatical do texto cabe aos autores. Porém, é facultado aos editores fazerem tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial do periódico.

Como se configura a colaboração com a periódico?

A colaboração para com o periódico, é gratuita e não implica em vínculo de qualquer natureza por parte deste ou da UFSM.
Os textos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial do periódico. 

As submissões que não estiverem de acordo com as normas, serão devolvidas aos autores.

 

Etapas de avaliação das submissões

A modalidade de avaliação de artigos é duplo cego e os textos passam pelas seguintes etapas de avaliação.

  • Etapa 1: análise quanto à forma
    Essa etapa é de responsabilidade dos editores. Os textos são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais do periódico e à linha editorial.
    Serão devolvidos aos autores os artigos que: a) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; b) configuram-se como simples recorte de dissertação ou tese, sem a devida adaptação; c) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa; d) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõem a abordar; e) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional e avaliação institucional; f) apresentam excessivos erros de redação ou de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo; g) não apresentam a forma de artigo usualmente praticada em periódicos; h) não cumprem as normas editoriais do periódico.
    Textos com essas características são devolvidos aos autores, com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação. Os trabalhos que não se enquadrarem em nenhuma das características acima, serão considerados aptos para a segunda etapa.
  • Etapa 2: análise por pares quanto ao mérito
    Na segunda etapa, o artigo, sem a identificação do autor, é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho, integrantes do conselho editorial ou convidados ad hoc, de dois Estados diferentes ou do exterior. Para a designação dos pareceristas, são consideradas as informações disponíveis no cadastro do periódico.
    Os critérios para avaliação do texto levam em conta: a) aspectos formais do texto; b) atualidade e relevância da temática; c) originalidade; d) indicação clara dos objetivos, e) metodologia da pesquisa, f) discussão teórica atualizada; g) adequação da bibliografia; h) relevância dos documentos a publicar ou a anexar.
    Os pareceristas podem aceitar plenamente, aceitar com ressalvas ou recusar o artigo. Qualquer uma das situações deve ser justificada por um parecer descritivo.
    Situações: a) quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte; b) quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor e arquivado no sistema do periódico; c) quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor com a solicitação que o mesmo considere os pareceres e reformule o mesmo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado e demonstra ter seguido as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.
  • Etapa 3: revisão e adequação do trabalho às normas do periódico
    Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido à revisão de linguagem, normalização e formatação.

 

Traduções

As traduções devem ser acompanhadas da permissão do autor do trabalho original. Caso o trabalho estiver no domínio público, este procedimento não é necessário. O autor da tradução é responsável pela informação.

 

Trabalhos apresentados em eventos

Poderão ser aceitos para publicação, trabalhos que já tenham sido apresentados em eventos. As propostas estão sujeitas aos mesmos critérios de avaliação de originais inéditos. Cabe ao autor, informar os créditos do evento no qual o trabalho foi originalmente apresentado.

 

Declaração de direito autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob licencia Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - CC BY-NC-ND 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico, tais como publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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