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A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação dentro da linha editorial da revista. Também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica, bem como a qualidade do texto.
O processo de avaliação dos artigos enviados à Educação obedece ao seguinte fluxo:
- a) Análise quanto à forma: nesta fase, os artigos são submetidos à leitura pela equipe editorial e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. São rejeitados os artigos que 1) se configuram unicamente como revisão bibliográfica ou apresentam-se como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação; 2) correspondem à forma de projeto ou relatório de pesquisa; 3) não apresentam consistência teórica ou metodológica na pesquisa descrita; 4) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 5) não têm a área da Educação como eixo central da discussão; 6) não cumprem as normas da Revista Educação para a submissão dos artigos (metadados, formatação, citações, referências...); 7) não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta; 8) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores. Os trabalhos que apresentarem alguma das características mencionadas acima não serão considerados aptos para a fase seguinte.
- b) Análise por pares quanto ao mérito: nesta segunda fase, a editoria da Revista Educação encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc). Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na Plataforma Lattes. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitá-lo solicitando reformulações ou recusá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, este passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, quem deverá considerar os pareceres e reformular o artigo no prazo de 30 dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
- c) Revisão e adequação do trabalho às normas da Revista Educação: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações para que, finalmente, a editoria possa encaminhá-lo para a publicação.
A revista adota o sistema Turnitin para identificação de plágio.
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