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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e Política Editorial

Natureza das colaborações

A Revista da Faculdade de Educação publica artigos e relatos de pesquisa inéditos na área de educação e afins, bem como resenhas de livros, documentos especiais e traduções de autoria de docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo e de outras instituições.

Mecanismos de seleção dos trabalhos

Os artigos são encaminhados, sem o nome de seu respectivo autor, ao julgamento de 3 (três) membros do Conselho Editorial da Revista, escolhidos pela Comissão de Publicações dentre os especialistas da matéria, sendo pelo menos 2 (dois) deles externos à Faculdade de Educação da USP. São necessários dois pareceres favoráveis para a publicação do artigo. Ressalte-se que os nomes dos autores dos pareceres emitidos são mantidos em rigoroso sigilo.

As resenhas e traduções são analisadas no âmbito da própria Comissão de Publicações.

Os trabalhos que receberem sugestões do Conselho Editorial e da Comissão de Publicações são encaminhados aos autores, para as devidas adaptações.

Os trabalhos recusados são de exclusiva responsabilidade do autor.

 

Normas Editoriais

  1. Os textos deverão seguir os seguintes critérios:

  • enviados em disquete e duas cópias impressas. O programa utilizado deverá ser Word for Windows.

  • máximo de 30 laudas, espaço duplo; ou 20 laudas, espaço 1,5; em formato 15 x 24 cm, corpo 12 (tamanho da letra).

  • resumo em português e inglês (abstract), ressaltando o objetivo, método e conclusão do trabalho -- máximo 10 linhas --; palavras-chave também em português e inglês (keywords) -- máximo 2 linhas.

2. Citações dentro do texto - deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano de publicação. Exemplos:

... Esses são "anos de euforia do planejamento educacional" (Coll, 1987, p.169), quando se destaca o papel...

Cunha analisa "o pensamento de John Dewey como sendo fator de equilíbrio entre essas tendências potencialmente opostas" (1993, p.189).

3. Notas de rodapé ou explicativas - devem ser evitadas; utilizá-las quando estritamente necessárias para compreensão do texto. Usar numeração consecutiva dentro do texto.

4. Referências bibliográficas - deverão seguir a norma NBR-6023, da ABNT (Norma para referências bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas) e estar localizadas no final do texto, sob o título "Referências Bibliográficas". Devem possuir todos os dados necessários à identificação da publicação original. Exemplos:

Capítulo de livro

DARTON, R. O que é a história dos livros? In: _____. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. p.109-131.

Artigo de periódico

CUNHA, Marcus Vinícius da. A antinomia do pensamento pedagógico: o delicado equilíbrio entre indivíduo e sociedade. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.19, n.2, p.189-204, jul./dez. 1993.

Tese

BITTENCOURT, Circe M.F. Livro didático e conhecimento histórico. São Paulo, 1993. 369p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

5. Resenhas - máximo de 5 laudas, espaço duplo ou 3 laudas, espaço 1,5; corpo 12.

6. Em página separada do texto, colocar nome do(s) autor(es), sua última titulação acadêmica, cargo ou função atual, bem como a instituição onde a exerce, endereço, telefone e/ou e-mail para contato.

 

 

 

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