ISSN 2446-9424 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autores

I. Sobre a publicação

1.1 A Revista Internacional de Educação Superior, publicação criada pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior, com pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  
1.2 A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.
1.3 Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Internacional de Educação Superior.
1.4
 Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

II. Seções

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
  • Dossiê:Conjunto de artigos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comitê Editorial e aberto como forma de edital. O limite de trabalhos na seção Dossiê é de oito a dez textos.
  • Artigos de Pesquisas: Foco em trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
  • Relato de experiências: Seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.
  • Entrevista: Essa seção tem como objetivo realizar uma entrevista com alguma personalidade da área da Educação, especificamente da Educação Superior, a título de convite, devendo passar por análise do Comissão Editorial.
  • Resenhas: Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo. Deve ser inédita, e não publicada em nenhuma outra publicação 

2.1 Normas de Submissão de Resenha
2.1.1
 Referir-se à obra relacionada à Educação, publicada nos últimos três anos.
2.1.2 Ser inédita.
2.1.3 Redação em português ou espanhol, e tradução para o inglês caso for aprovada.
2.1.4 Conter a identificação completa da obra (referência completa).
2.1.5 Extensão de 10.000 (aproximadamente 3 páginas) a 14.000 (aproximadamente 5 páginas) caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos.
2.1.6 Conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra.
2.1.7 Apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.
2.1.8 Incluir no corpo da resenha a capa da publicação resenhada (tamanho 200 x 289 pixels).
2.1.9 O modelo da estrutura da resenha deve seguir o exemplo de resenha já publicada na revista.
2.1.10
 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. As submissões das resenhas críticas terão os mesmos princípios e normas do envio de artigos científicos. Aquelas que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
2.2 Normas sobre de Submissão de Entrevistas
Em consonância com a Resolução nº 510/2016 do CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as entrevistas submetidas à RIESUP deverão conter como anexo, o Termo de Consentimento de Entrevistas (TCE) adaptado, visando isentar a RIESUP de problemas futuros. Sendo assim, o interessado em submeter trabalho na Seção Entrevistas deverá baixar o arquivo do termo em PDF no link abaixo, preenchê-lo, assinar, digitalizá-lo e suba no sistema OJS da RIESUP. Termo em Português (PDF) / Termo em Inglês (quando a entrevista for no exterior) [PDF]
2.3 Normas de submissão de Dossiês
2.3.1 Objeto de proposta de Dossiê
 a) As propostas de Dossiê deverão ser vinculadas a uma das linhas prioritárias de publicação da revista ou a aspectos emergentes/relevantes no campo da educação superior provenientes de estudos e pesquisas.
b) As propostas de Dossiê Temático serão compostas por no mínimo 10 e no máximo 15 artigos inéditos, incluindo prefácios e posfácios, que mantenham entre si uma articulação temática e constituam uma contribuição importante e inovadora para o campo da educação superior.
c) O Dossiê deverá conter no mínimo 30% de autores internacionais.
d) É vedada a publicação de mais de dois artigos por Instituição.
e) Os proponentes e/ou organizadores poderão ser autores ou coautores de, no máximo, um artigo, que será avaliado como os demais artigos do Dossiê.
f) Cada artigo poderá ter até três (3) autores que sejam pesquisadores na Educação Superior.
2.3.2 Modalidades de propostas
As propostas de Dossiê são de três modalidades:
Modalidade 1 – Nesta modalidade, os proponentes-organizadores serão externos à Revista e terão a liberdade de escolher o tema e selecionar os artigos do dossiê.
Modalidade 2 – Nesta modalidade, o conselho editorial da revista escolhe o tema e os organizadores que selecionarão os artigos que comporão o Dossiê.
Modalidade 3 – Nessa modalidade, o conselho editorial da revista escolhe e organiza o tema do dossiê, a partir de edital de chamada aberta de artigos.
2.3.3 Proponentes e/ou organizadores
Quanto aos organizadores:
a) No máximo três, todos pesquisadores da Educação Superior, sendo um deles vinculado a Programa de Pós Graduação Stricto Sensu.
Cabe aos proponentes e/ou organizadores de dossiê:
a) selecionar os artigos a partir de edital de chamada aberta.
b) organizar o dossiê e corresponsabilizar-se de sua produção editorial durante todas as etapas de seu processo de edição na revista;
c) submeter a proposta do dossiê diretamente no Template da RIESup.
d) escrever a apresentação do dossiê temático a ser publicada, em conformidade com as normas da RIESup;
Os proponentes e/ou organizadores externos não poderão ter participado de organização de dossiê temático e de artigo na RIESup, nos últimos dezoito meses.
2.3.4 Inscrição da proposta
Na proposta de submissão de dossiê, deverá constar:
a) O título e a justificativa num texto de 100 a 150 palavras (fonte Times New Roman, espaço 1.15 e letra tamanho 11);
b) o título e resumo de cada artigo em torno de100 a 150 palavras;
c) os nomes dos organizadores e autores e suas respectivas filiações institucionais, endereço, e-mail, telefone e mini curriculum vitae, destacando publicações relacionadas à educação superior;
Inscrições com documentação incompleta ou que não atendam aos requisitos destas diretrizes e das normas de publicação da revista serão desconsideradas.
2.3.5 Avaliação da palestra
Na fase de avaliação, a(s) proposta(s) de Dossiê será(ão): checada(s) quanto à adequação às normas técnicas de publicação de artigos da revista; b) avaliada(s) por pareceristas, de acordo com os critérios explicitados nas Diretrizes para os Autores.
a) Não serão aceitas propostas que contenham artigos que não se adequam às normas de publicação da revista e às Diretrizes para Organização e Avaliação de dossiê temático.
b) Artigos recusados quanto à forma ou quanto ao mérito não serão publicados mesmo que tenham constituído a proposta inicial.
c) Caso cinquenta por cento ou mais dos artigos da proposta inicial sejam recusados, o dossiê não será aceito pelo Conselho Editorial para publicação.
d) Os proponentes e/ou organizadores externos de Dossiê serão informados sobre o acolhimento ou não da proposta.
2.3.6 Concessão de direitos e responsabilidades dos autores
Ao submeter um artigo à RIESup e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a RIESup redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
O mérito, as concepções, ideias, e propostas de qualquer ordem contidas nos artigos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

III. Cadastro de Autor

3.1 O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no Tutorial do Cadastro passo-a-passo na barra horizontal na página principal. O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a).
3.2
 O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no manual passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui. Ser breve na biografia (mencionar apenas última formação acadêmica e função empregatícia. Não preencher com a biografia do CV Lattes).
3.3 Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça ou não consiga incluir eventuais co-autores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (riesup@unicamp.br) ou telefone (19-3521-6729), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação posterior pós-avaliação, não será considerada, e não serão incluídos os demais co-autores com o artigo publicado.

IV.  Apresentação de originais

4.1 Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.
4.2 A Revista Internacional de Educação Superior aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções, sendo prioritário português/inglês.
4.2.1 Reafirmando a condição acima, todas os manuscritos submetidos à Revista Internacional de Educação Superior serão bilíngues (em português e inglês), condição que almejamos com o objetivo de internacionalizar a Revista. Assim sendo, caso seja aceito, o manuscrito deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês
4.3 A tradução será mandatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.
4.4 Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc) unicamente, naõ sendo recepcionados mansucritos convertidos para o PDF.
4.5 É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. Clique aqui para baixar o template.
4.6 o texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.

V. Instruções no preenchimento da Submissão

5.1 Formato do texto: O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 5 páginas e no máximo 30 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.
5.2 Título: O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Arial, 16pts, negrito, marginado para à esquerda, letras iniciais em maiúsculas.
5.3 Resumo: Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês. 
5.4
 O Resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10 pts, justificado, espaçamento simples.
5.5 No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo.

VI. Padronização das Palavras-chave

6.1 Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto.
6.2 Padronizar utilizando obrigatoriamente o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangera.
6.3 É obrigatório o uso das palavras-chaves padronizadas. Os termos não localizados no Thesaurus deve ser notificados a Editoria da Revista. O não cumprimento dessa norma implica na devolução do texto para adequação. 

VII. Citações

7.1 As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.
7.2 Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.

VIII. Notas de rodapé

8.1 As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".
8.2 A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.

IX. Ilustrações

9.1 Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).
9.2 Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).
9.3 Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.
9.4 A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com início em maiúscula  e a numeração progressiva separanda por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada acima do material em forma de legenda. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.
9.5 As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. [ Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores]. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.
9.6 Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

X. Inclusão do ORCID e Lattes

10.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista Internacional de Educação Superior tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
10.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). O(s) autor(es) deve(m) deixar o ORCID público, preencher vínculo empregatício (emprego) e formação acadêmica, pelo menos a última.
10.3 Os metadados que não possuírem o registro do ORCID não daremos prosseguimento ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.
10.4
 Os autores deverão providenciar também, no ato da submissão, a inclusão do seu número de registro Lattes no sistema da revista. Incluir o número do registro Lattes no campo idetificado como URL.

XI. Instruções para elaboração de referências

11.1 Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2018.
11.2 Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2018). 
11.3 Os manuscritos fora desse formato será devolvidos, ou até mesmo rejeitados na pré-avaliação.
11.4 ORIENTAÇÕES e MODELOS de REFERÊNCIAS e CITAÇÕES clicar em: APÊNDICE(*)
11.5 OBSERVAÇÃO: 
(*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações contidas no Apêndice são modelos ilustrados de como devem ser feitas.

XII. Declaração de Originalidade

12.1 As submissões encaminhadas à RIESUP deverão ser acompanhadas da Declaração de Originalidade, termo esse que determina se a submissão é original, seguem os protocolos do acesso livre, e se não está sendo também paralelamente encaminhada a outra publicação. Portanto, o autor principal deverá preencher a Declaração, preenchê-la, assinar, converter para o PDF e subí-la juntamente com o arquivo de submissão escolhendo a opção "Declaração de Originalidade".  Se tiver dificuldades de subir a decaração, entrar em contato por e-mil: riesup@unicamp.br 

 

Dossiê
Conjunto de artigos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comite Editorial. O limite de trabalhos na seção dossiê é de oito textos.

Artigos
Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Pesquisas
Relatos originados de um estudo científico que engloba textos que contenham produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na área da Educação Superior.

Relatos de experiências
Seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.

Entrevista
Essa seção tem como objetivo realizar uma entrevista com alguma personalidade da área da Educação, especificamente da Educação Superior, a título de convite da Comissão Editorial.

Ensaio
Publicação de um pequeno texto, calro e objetivo que trate de um determinado tema correlacionado ao escopo da revista.

Resenhas
Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo. Deve ser inédita, e não publicada em nunhuma outra publicação. 

 

Declaração de direito autoral

A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Unicamp - Faculdade de Educação - GIEPES
Av. Bertrand Russell, 801 - Cidade Universitária
13083-865 - Campinas - SP
(19) 3521-6729


riesup@unicamp.br