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Diretrizes para Autores

 A Roteiro é um periódico científico vinculado ao Programa de Pós-graduação –Mestrado em Educação – da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Tem como escopo a publicação de trabalhos científico/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate na área da Educação.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos e eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. A revista aceita para publicação textos redigidos em português e espanhol. Os trabalhos aprovados serão publicados no idioma de origem.

Categorias dos trabalhos: Roteiro publica textos de pesquisa (artigos originais e de revisão), ensaio, resenhas e entrevistas. Organiza ainda dossiês temáticos, com a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e estudos científicos sobre temas atuais. A chamada para dossiês temáticos atenderá a edital específico. Os temas do dossiê devem estabelecer debate em torno de debates contemporâneos e relevantes ao campo à área da educação.

Processo de avaliação: Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial, que encaminhará a dois revisores ad hoc os artigos que considerar adequados aos critérios editoriais da revista. Havendo divergências de avaliação, um terceiro será consultado para desempate. Cabe aos revisores recomendar a aceitação, recusar ou solicitar reformulação dos trabalhos submetidos. No caso de reformulações, os textos deverão retornar aos revisores para avaliação final.

Com dois pareceres favoráveis, o material será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos revisores permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores e respectivas instituições.

A política editorial da revista define as seguintes categorias para avaliação dos textos: relevância, atualidade e pertinência do tema; consistência teórica e revisão de literatura; procedimentos metodológicos e consistência da argumentação; estruturação, aspectos formais e redação.

Apresentação formal dos originais: Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm. Ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, fonte tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda, com espaço 1,0 entre uma e outra. As páginas deverão ser numeradas à margem superior direita, a partir da folha de rosto. Os artigos deverão conter, no mínimo 15 e, no máximo 25 páginas, incluindo resumos, notas e bibliografias. Recomenda-se fortemente aos autores que submetam o texto à revisão ortográfica e gramatical antes de encaminhá-lo à Roteiro.

No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a)      Título e subtítulo do texto (até duas linhas): evitar títulos longos. O título deve figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto;

b)      Resumo e palavras-chave: o resumo deve conter entre 550 a 800 caracteres (considerando os espaços). As palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05), separadas por ponto e iniciadas por letra maiúscula. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os resumos, o título e as palavras-chave devem ser apresentados também em língua estrangeira (inglês) e preservar as mesmas características da versão em Língua Portuguesa;

c)      Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral, contendo os seguintes elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão;

d)     Referências: devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Exemplo de referências:

 

Livro (um autor)

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

Livro (dois autores)

APPLE, M. W.; BURAS, K. L. (Org.). Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos.  Porto Alegre: Artmed, 2008.

Livro em formato eletrônico

BERTOCHE, G. A objetividade da ciência na filosofia de Bachelard. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2006. Disponível em: <http://wwww.ebooksbrasil.org/adobebook/objbachelard.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2008.

Capítulos de livros

DAMIS, O. T. Formação pedagógica do profissional da educação no Brasil: uma perspectiva de análise. In: VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. 2. ed. Campinas: Papirus, 2002. p. 97-130.

 

Artigo de periódico

OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta e o direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.

Artigo de periódico (com mais de três autores)

MASINI, E. F. S. et al. Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 28, n. 22, p. 556-573, set./dez. 2007.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

OLIVEIRA, O. V. de; MIRANDA, C. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 25, p. 67-81, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe>. Acesso em: 18 nov. 2008.

Teses

MOURA, R. R. Estrutura de oportunidades políticas e aprendizado democrático: o associativismo de bairro em Blumenau (1994-2009). Tese (Doutorado em Educação)– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

 

Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 14 jul. 2002.

 

Artigo não assinado (jornal)

EXPANSÃO dos canaviais é acompanhada por exploração de trabalho. Brasil de Fato, São Paulo, p. 5, 13-19 nov. 2008.

Decretos, leis

BRASIL, Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a ele, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, n. 18, p. 1435-1436, jan. 1997. Seção1.

Constituição Federal

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1998.

Relatório Final

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Relatório de atividades 1999-1993. Brasília, DF, 1993.

Gravação de vídeo

COM LICENÇA, eu vou à luta. Direção: Luis Farias. Produção: Mauro Farias, Rio de Janeiro: Embrafilme, Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda., Time de Cinema, 1986. 1 DVD.

CD-Rom

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Anuário dos trabalhadores 2006. São Paulo: Dieese, 2006. 1 CD-ROM.

Trabalho apresentado em evento

CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. E. M. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil. In. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31. 2008, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2008, v. 1.

e)      Notas: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas ao final do texto. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto. A identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex.: (OLIVEIRA, 2004, p. 65);

f)       Tabelas e figuras: deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem incluídas no texto e encabeçadas pelo título. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as “Normas de Apresentação Tabular”, publicadas pelo IBGE. Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão consideradas figuras. Esses elementos devem ser produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 14x21 cm, apresentando, necessariamente, qualidade de resolução (a partir de 300 dpis) para sua reprodução direta.

g)      Folha de identificação do(s) autor(es), contendo os seguintes dados: (i) título e subtítulo do trabalho; (ii) nome(s) do(s) autor(es); (iii) endereço residencial e eletrônico, telefone; titulação e (iv) vínculo institucional (nome da instituição, cidade, estado e país).

h)      Resenhas: não devem ultrapassar duas mil palavras. É indispensável indicação da referência completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada aos artigos. Não é permitido inserir tabelas e/ou ilustrações. Somente serão aceitas resenhas de obras inteiras. Não se aceitam resenhas de capítulos ou partes de livro. As resenhas devem priorizar obras publicadas até dois anos de sua 1ª edição e apresentar a seguinte sequência: Título;  Nome do resenhista; Instituição a que pertence; Referências completas da obra (Título da obra. Cidade: Editora, Ano. nº de páginas. Sobrenome e nome do autor); Texto.

i)        Entrevistas: serão publicadas a convite do Editor e direcionadas a pesquisadores de reconhecida competência científica nacional e/ou internacional.

Observações gerais:

Serão fornecidos gratuitamente ao autor principal de cada artigo (02) exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado. Em artigos de coautoria ou mais de um autor, cada um receberá um exemplar.

Os trabalhos serão disponibilizados integralmente também em formato eletrônico, no endereço http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro.

 

Importante

 

A Revista é publicada em formato impresso e em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista e/ou na(s) página(s) do(s) indexador(es). A Revista permitirá o acesso aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação.

Orientações para submissão dos trabalhos:

 

A Roteiro opera exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.

O processo de captação e arbitragem dos textos passa, necessariamente, por uma plataforma on-line, onde os autores poderão se cadastrar e submeter seus trabalhos para apreciação do Comitê Editorial, podendo, inclusive, acompanhar os trâmites editoriais de seu texto.

Para se cadastrar no sistema, é necessário acessar o endereço abaixo e, depois, seguir as orientações para submissão de artigos à Roteiro.

Endereço de acesso:

<http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/about/submissions#onlineSubmissions>

IMPORTANTE: Antes do processo de submissão, recomenda-se aos Autores consultar números anteriores da Roteiro e rever  atentamente o trabalho, a fim de verificar se este respeita as normas e critérios de aceitação da Revista.

Periódico

Roteiro

Foco

Educação

Editor

Dra. Marilda Pasqual Schneider

Contato

roteiro@unoesc.edu.br

Endereço

Rua Paese, 198

Bairro Universitário

89560-000

Videira | SC

(49) 3533-4451

 

Condições para Submissão

 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. Todos os autores  são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.
  7. Os autores declaram não infringir nenhuma norma ética em relação a esta submissão autoral.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

 

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