Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320240001&lang=en vol. 49 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pseudosciences and the Current Challenges Imposed on Science Teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo se propõe a apresentar reflexões conceituais sobre as pseudociências, introduzir à natureza psicológica das crenças pseudocientíficas, expor alguns indícios do quanto estão disseminadas entre brasileiros e seus efeitos danosos no contexto da pandemia de COVID-19. Há indícios que, aproveitando-se do excesso de informações e pensamento crítico e científico pouco acurado da população em geral, as crenças pseudocientíficas foram disseminadas através de fake news, negacionismo e teorias da conspiração a ponto de moldar narrativas e políticas públicas. Apresenta-se então algumas estratégias claras e concisas sobre como o ensino de ciências pode ser aprimorado com o objetivo de combater as pseudociências.<hr/>ABSTRACT The article presents conceptual reflections on pseudosciences, introduces the psychological nature of pseudoscientific beliefs, and exposes some indications of how widespread they are among Brazilians and their harmful effects in the context of the COVID-19 pandemic. Some indications taking advantage of the excess of information and inaccurate critical and scientific thinking of the general population, pseudoscientific beliefs were disseminated through fake news, denialism, and conspiracy theories to the point of shaping narratives and public policies. It then presents clear and concise strategies for improving science teaching to combat pseudoscience. <![CDATA[The Decline of Exegesis: on the teaching performance of Gilles Deleuze]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Recuperando algumas discussões sobre a performance docente de Gilles Deleuze, presentes em certa literatura francófona recente, esse ensaio apresenta algumas correlações dessa performatividade docente deleuziana com elementos da filosofia do autor. Para tanto, apresenta-se um breve panorama da discussão presente em uma leva de comentadores, articulando-as com discussões conceituais presentes no corpus deleuziano e deleuzo-guattariano. Como hipótese norteadora, defende-se haver em Deleuze uma preocupação em filosofar a partir de um lastro sensível mais do que racional, sendo impossível compreender sua prática docente sem levar em consideração seu apelo por uma sensibilidade filosófica.<hr/>ABSTRACT Based on some discussions on the teaching performance of Gilles Deleuze, present in some recent francophone literature, this essay will seek to present some correlations between this Deleuzian teaching performativity and elements of the author’s philosophy. To this end, we will present a brief overview of the discussion found in a series of commentators, correlating them with conceptual discussions present in the Deleuzian and Deleuzian-Guattarian corpus. As a guiding hypothesis, we argue that Deleuze has a concern to philosophize from a sensitive rather than rational perspective, being impossible to understand his teaching practice without taking into consideration his appeal for a philosophical sensitivity. <![CDATA[What Explains the Infrastructure Inequality of the EMEIs in Belo Horizonte?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo analisa se há associação da desigualdade na infraestrutura das escolas municipais de educação infantil (EMEIs) de Belo Horizonte quanto i) à localização, ii) ao tipo de gestão e iii) à correção de informação censitária prestada, em relação ao ano de 2019. Os dados do Censo Escolar foram cotejados com indicadores econômicos e visitas in loco. Verificou-se que a distribuição territorial das EMEIs e o tipo de administração têm repercussões no grau de adequação de infraestrutura das escolas. Porém, essas variáveis apresentaram pouco poder explicativo para as desigualdades encontradas no Censo Escolar daquele ano. Em contrapartida, identificou-se discrepâncias entre os dados preenchidos pelas unidades educacionais e as informações verificadas em visitas locais.<hr/>ABSTRACT The article analyzes whether there is an association between inequality in the infrastructure of municipal schools (EMEIs) in Belo Horizonte regarding i) location, ii) the type of management and iii) the correction to information provided to the School Census 2019. We also compared the data from the School Census with economic indicators and on-site visits. We found that the territorial distribution of EMEIs and the type of administration affect the degree of school infrastructure adequacy. However, these variables showed few explanatory powers to the inequalities seen in the School Census. On the other hand, we identified discrepancies between the data filled out by the educational units and the information verified in local visits. <![CDATA[Body, Gestures, and Movement at BNCC: comparisons with italian pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Com o pressuposto de que os Campos de Experiência da BNCC tenham sido inspirados na pedagogia italiana, o objetivo do artigo é comparar o Campo de Experiência o corpo e o movimento contido no Decreto Italiano de 3 de junho de 1991 e o Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimento da BNCC. Foi realizada uma comparação entre os documentos supracitados, e, como suporte teórico para investigações conceituais, utilizou-se livros, teses, dissertações e artigos disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Virtual da Universidade Federal do Paraná. Como resultado, observou-se proximidades entre os campos, com nomenclaturas semelhantes, porém as terminologias utilizadas para explicar o campo de experiência necessitam de revisão.<hr/>ABSTRACT With the assumption that the BNCC Fields of Experience were inspired by Italian pedagogy, the article aims to compare the Field of Experience Body and movement contained in the Italian Decree of June 3, 1991, and the Field of Experience Body, Gestures and Movement at BNCC. A comparison was made between the aforementioned documents and as a theoretical support for conceptual investigations, books, theses, dissertations, and articles available on Google Scholar and the Virtual Library of the Federal University of Paraná were used. As a result, proximity was observed between the fields, with similar nomenclatures, but the terminologies used to explain the field of experience need to be reviewed. <![CDATA[Tensions regarding Self-Knowledge from (and beyond) the BNCC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.<hr/>ABSTRACT This article brings reflections on self-knowledge in school physical education. To this end, it proposes to tighten its framework within the BNCC, which is understood as a socio-emotional competence linked to the construction of school students' identities. From this point, it brings self-knowledge closer to physical education and the Life Project proposal, then outlines discussions woven in alliance with Eastern philosophy, the stylistics of existence, and the philosophy of difference. And finally, it problematizes self-knowledge in school physical education, seeking to highlight the role of body movement in enabling the conceptual inflections triggered here. <![CDATA[Teacher’s Laboral Satisfaction: moderator and mediator roles of work meaningfulness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El objetivo de esta investigación fue evaluar el rol moderador y mediador que el ‘sentido del trabajo’ ejerce en la ‘satisfacción laboral’ percibida por profesores. Para cumplir este objetivo, se emplearon las respuestas de cuestionarios auto-reportados por 4.813 profesores chilenos. A partir de esta base de datos y siguiendo la propuesta de A. Hayes se realizaron ‘Análisis de Moderación’ y ‘Análisis de Mediación’. Los resultados obtenidos entregan evidencia en favor del rol moderador y mediador del ‘sentido del trabajo’, constituyéndose en una variable que favorece la satisfacción laboral de los profesores. Al concluir, se discuten las implicancias de los resultados obtenidos, sus limitaciones y futuras líneas de investigación.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to assess the moderating and mediating effects of work meaningfulness on job satisfaction as perceived by teachers. To achieve this, we utilized self-reported questionnaire responses from 4,813 Chilean teachers. We conducted moderation and mediation analyses based on A. Hayes' framework using this dataset to test our hypotheses. The results provide evidence for the significant moderating and mediating role of work meaningfulness, demonstrating its positive impact on teachers' job satisfaction. Finally, we discuss the theoretical and practical implications of our findings, along with their limitations and future research directions. <![CDATA[Freirian Environmental Education in the Promotion of Sustainable Consumption]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A nossa realidade ecológica é marcada pelo colapso socioambiental, oriundo do consumismo capitalista. Ele é reforçado por conduto de uma educação bancária antropocêntrica, defensora da cisão entre o ser humano e a natureza. Nesse contexto, pelo método teórico-conceitual, analisa-se como a educação ambiental para um consumo sustentável possibilita uma postura humana que combata o estado de colapso socioambiental contemporâneo. Nisso, estabelece-se as características formadoras do consumo sustentável, as quais, através da epistemologia engendrada pela educação ambiental freiriana, promovem a adoção do paradigma sistêmico ecológico na realidade hodierna. Assim, resulta-se no equilíbrio ecossistêmico planetário ético.<hr/>ABSTRACT Our ecological reality is marked by socio-environmental collapse, stemming from capitalist consumerism. It is reinforced by way of an anthropocentric banking education, advocating for the separation between human beings and nature. In this context, through the theoretical-conceptual method, we analyze how environmental education for sustainable consumption enables a human stance that combats the contemporary socio-environmental collapse. Thus, the formative characteristics of sustainable consumption are established, which, through the epistemology engendered by Freirean environmental education, promote the adoption of the ecological systemic paradigm in today's reality. Consequently, it results in ethical planetary ecosystem equilibrium. <![CDATA[Historical-Critical Methodology in Educational Research: 1st approaches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100208&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pedagogia histórico-crítica (PHC) elaborada por Dermeval Saviani é uma perspectiva educacional importante que considera história, sociedade e poder como fatores determinantes, permitindo análises do campo educativo, em especial, as que emergem das políticas públicas. O objetivo deste artigo é apresentá-la como metodologia para investigações na área educacional. Trata-se de um ensaio analítico, de corte bibliográfico, das obras de Saviani (2021a; 2021c), que fornecem também o aporte teórico-epistemológico da investigação. Em síntese, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) apresenta pressupostos que além da teoria são considerados necessários na consolidação de uma metodologia de pesquisa para análise do campo educacional, permitindo perceber contradições e relações de poder entre grupos nas políticas educacionais.<hr/>ABSTRACT The Historical-Critical Pedagogy (HCP), developed by Dermeval Saviani, is an important educational perspective that considers history, society, and power as determining factors, allowing the analysis of the educational field, especially those resulting from public policies. The aim of this article is to present it as a methodology for research in the field of education. This is an analytical, bibliographical essay on the works of Saviani (2021a; 2021c), which also provides theoretical and epistemological support for the investigation. In summary, Historical-Critical Pedagogy (HCP) presents assumptions that, in addition to theory, are considered necessary for the consolidation of a research methodology for analyzing the educational field, making it possible to perceive contradictions and power relations between groups in educational policies. <![CDATA[Factors Contributing to School Dropout at the University of Cauca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La deserción universitaria constituye un importante problema en América Latina y el Caribe; en Colombia alrededor del 50% de los estudiantes que entran a la universidad, culminan sus estudios. Este fenómeno es multicausal, por tanto, es necesario realizar un análisis en diferentes escenarios, para crear estrategias que ayuden a la permanencia y graduación. Este trabajo presenta una alternativa para identificar algunos factores que llevan a que un estudiante deserte en la Universidad del Cauca, basada en metodologías de ciencia de datos. Se encontró que en la deserción influyen factores académicos, como las áreas de conocimiento, semestre y promedio, de contexto social como estrato y lugar de procedencia e individual como edad y género.<hr/>ABSTRACT University dropout is a major problem in Latin America and the Caribbean; in Colombia, around 50% of students who enter university complete their studies. This phenomenon is multi-causal; therefore, it is necessary to perform an analysis in different scenarios, in order to create strategies that help permanence and graduation. This paper presents an alternative to identify some factors that lead a student to drop out of the Universidad del Cauca, based on data science methodologies. It was found that desertion is influenced by academic factors, such as areas of knowledge, semester and average, social context such as stratum and place of origin, and individual factors such as age and gender. <![CDATA[The Self-saying of a People: word, praxis and performativity in Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este ensaio buscou problematizar o conceito de palavra através da interpretação performativa do conceito de práxis nas obras Ação cultural para a liberdade, Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, haja vista a ligação entre reflexão e ação, para ele, inerente a ambos conceitos. Da análise das aporias advindas de uma compreensão ainda representacionista da palavra, bem como de uma aproximação da noção de performatividade, segundo Jacques Derrida e Judith Butler, foi possível dar lugar a uma compreensão do poder que teria a própria palavra de encetar novas situações e transformar a realidade social, e por meio do qual um povo poderia com palavras se fazer um povo.<hr/>ABSTRACT This essay sought to problematize the concept of word through the performative interpretation of the concept of praxis in Paulo Freire's works Cultural Action for Freedom, Education, the Practice of Freedom, and Pedagogy of the Oppressed, given the inherent connection between reflection and action in both concepts, according to Freire. By analyzing the aporias arising from a still representationalist understanding of the word and approaching the notion of performativity, as discussed by Jacques Derrida and Judith Butler, it was possible to arrive at an understanding of the power inherent in words to initiate new situations and transform social reality, and through which a people could, with words, make themselves as a people. <![CDATA[Knowledge and Meanings Produced in the Educational Practices of Mova-Belém/PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo analisa os saberes e significações produzidos por adultos a partir de vivências em práticas educativas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), em Belém/Pará. Ancoramo-nos nos estudos de Freire (2016; 2019) e Brandão (1984, 2002), no campo da educação; em Araújo (2007), Gadotti (2008), Jardilino e Araújo (2014) e Moll (2011), no campo da educação de jovens e adultos; e em Kleiman (2007) no campo do letramento. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, na perspectiva da história oral. Os resultados apontam que os saberes e significações produzidos a partir de vivências em práticas educativas do MOVA possibilitaram a criação e recriação de saberes necessários à vida cotidiana. O impacto positivo produzido em suas vidas, permitiu-lhes a participação em práticas letradas mais efetivas, como a aquisição de um emprego melhor, leituras de impressos que circulam no dia a dia, leitura mais crítica da realidade, elevação da autoestima.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the knowledge and meanings produced by adults based on experiences in educational practices of the Youth and Adult Literacy Movement (MOVA), in Belém/Pará. We are anchored in the studies of Freire (2016; 2019) and Brandão(1984, 2002), in the field of education; in Araújo (2007), Gadotti (2008), Jardilino and Araújo(2014) and Moll (2011), in the field of youth and adult education; and in Kleiman (2007) in the field of literacy. Data were produced through semi-structured interviews, from the perspective of oral history. The results indicate that the knowledge and meanings produced from experiences in educational practices at MOVA enabled the creation and recreation of knowledge necessary for everyday life. The positive impact produced on their lives allowed them to participate in more effective literacy practices, such as acquiring a better job, reading printed materials that circulate on a daily basis, a more critical reading of reality, and increased self-esteem. <![CDATA[The Daily Reading Practices of Teacher Training Student]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN En este artículo se presenta una indagación sobre las prácticas cotidianas de lectura de estudiantes de Profesorado en Educación Primaria. Buscando discutir sentidos estigmatizantes sobre la cantidad y calidad de lecturas que realiza esta población estudiantil se analizan las prácticas cotidianas de lectura de tres mujeres estudiantes de este profesorado. Los principales resultados de la investigación permiten sostener que las/os estudiantes de magisterio realizan múltiples prácticas cotidianas de lectura, que éstas se encuentran asociadas a sentidos y relaciones sociales diversas y que resultan culturalmente valiosas en el marco de las condiciones concretas de vida de los sujetos.<hr/>ABSTRACT This article examines the daily reading practices of primary education teacher training students. With the aim to discuss the stigmatization attached to the quantity and quality of readings performed by this population, the daily reading practices of three female students from this teacher training institution were analyzed. The main results of the research show that, on a daily basis, teacher training students engage in multiple reading sessions which are associated with diverse meanings and social connections, and are culturally valuable within the concrete conditions of their lives. <![CDATA[Cultural Physical Education and Governance and Control Practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100213&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa em tela investigou as práticas escolares de governamento e controle dos corpos, considerando as potencialidades do que se convencionou chamar de currículo cultural da Educação Física. A metodologia inspirada nos conceitos de experimentação alinha-se à(s) filosofia(s) da diferença para produzir relatos de experiências com a proposta em escolas de Ensino Fundamental. A análise dos dados produzidos indica que as experiências com a perspectiva cultural da Educação Física não eliminam práticas de governamento, regulação e controle dos corpos, no entanto, promovem outras estratégias, potencialmente, menos autoritárias, burocráticas e coercitivas, bem como apostam nas abordagens éticas do que em estratégias de controle moralizantes.<hr/>ABSTRACT This research investigated the school practices of governance and control of the bodies, considering the potentialities of what is called the cultural curriculum of Physical Education. The methodology, inspired by the concepts of experimentation, is aligned with the philosophy(s) of difference to produce reports of experiences with the proposal in elementary schools. The analysis of the data produced indicates that the experiences with the cultural perspective of Physical Education do not eliminate practices of governance, regulation and control of the bodies, however, they promote other strategies, potentially, less authoritarian, bureaucratic and coercive, as well as bet on ethical approaches than in moralizing control strategies. <![CDATA[Curricular Didactic Analysis: an experience with future teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Se presentan resultados de una experiencia formativa con futuros profesores de matemáticas, centrada en el análisis didáctico de materiales curriculares sobre probabilidad. Aunque hubo progreso en la identificación de objetos matemáticos, se encontraron dificultades para reconocer situaciones-problema, procedimientos, proposiciones y argumentos, así como los significados de probabilidad. En la valoración experta de la idoneidad didáctica de la normativa, se observaron deficiencias, pero los participantes no evaluaron adecuadamente dichas carencias, especialmente en las facetas epistémica y cognitiva. Estas limitaciones podrían deberse a la falta de formación específica y al poco tiempo para familiarizarse con los indicadores de idoneidad.<hr/>ABSTRACT The results of a training experience with future mathematics teachers, focusing on the didactic analysis of curricular materials on probability, are presented. Although there was progress in identifying mathematical objects, difficulties were encountered in recognizing problem-situations, procedures, propositions, and arguments, as well as the meanings of probability. In the expert assessment of the didactic suitability of the standards, shortcomings were observed; however, the participants did not adequately evaluate these shortcomings, particularly in the epistemic and cognitive facets. These limitations could be attributed to a lack of specific training and insufficient time to become familiar with the suitability indicators. <![CDATA[Why does Educational Research Fail? A Reading from Historical-Cultural Theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La investigación educativa debe no solo producir conocimiento y reflexión académica, sino que, además, debe contribuir a resolver los problemas que estudia. Sin embargo, las condiciones en que funcionan los equipos de investigación y el actual escenario educativo dificultan el desarrollo de investigaciones efectivas. Este ensayo comparte meta-reflexiones y aprendizajes basados en la experiencia de seis investigaciones cualitativas desde una perspectiva histórico-cultural de la actividad. Se identifican errores y desaciertos cometidos por el equipo de investigación y se presentan lecciones aprendidas. Se espera que las experiencias y reflexiones que se presentan en este trabajo puedan ser útiles para futuros trabajos de investigación.<hr/>ABSTRACT Educational research must not only produce knowledge and academic reflection, but also contribute to solving the problems it studies. However, the conditions in which the research teams work and the current educational scenario make it difficult to carry out effective research. This essay shares meta-reflections and learning based on the experience of six qualitative investigations from a cultural-historical perspective of the activity. Mistakes and mistakes made by the research team are identified and lessons learned are presented. It is hoped that the experiences and reflections presented in this work can be useful for future research work. <![CDATA[Pedagogical Work Conditions: analysis of teachers' discourses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100216&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo objetivou compreender como os professores discursivam sobre suas condições de trabalho pedagógico na Pós-Graduação. Pautou-se metodologicamente pela Análise de Movimentos de Sentidos e a técnica de produção de dados escolhida foi um questionário aplicado aos professores da Pós-graduação, por meio da plataforma Google Forms. Constatou-se que as condições do trabalho pedagógico são relacionadas à atribuição de responsabilidade somente à instituição; às noções de si-mesmo como profissionais; e, há, também, os discursos que tangenciam a questão. Ainda, observou-se sentidos relativos à vivência do tempo: precarização, intensificação e performatividade.<hr/>ABSTRACT This study aimed to understand how teachers discourse about their pedagogical work conditions in Postgraduate studies. It was methodologically guided by the Analysis of Movements of Meanings and the data production technique chosen was a questionnaire applied to Postgraduate studies professors, through the Google Forms platform. It was found that the conditions of the pedagogical work are related to the attribution of responsibility only to the institution; to the notions of oneself as professionals; and there are also discourses that touch on the issue. In addition, meanings related to the experience of time were observed: precariousness, intensification and performativity. <![CDATA[Teachers’ Viewpoints on Educational Public Policy in Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100217&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El artículo busca responder cuáles son las principales políticas educativas identificadas por profesores durante los últimos 20 años en Chile, cómo han vivenciado los efectos en sus trayectorias docentes, qué características destacan. El estudio cualitativo sobre trayectorias docentes levanta categorías y subcategorías emergentes del discurso de los maestros para comprender cómo viven los procesos de reforma educativa. Los hallazgos muestran una caracterización situada en sus contextos escolares, identifican tres grandes procesos de política educativa: Reforma Educacional, Ley General de Educación y Desarrollo Profesional Docente. Por último, se ha observado que interpretan, adoptan y adaptan de manera idiosincrática dichas políticas.<hr/>ABSTRACT This qualitative study on teaching trajectories explores Chilean teachers’ perspectives on public policies implemented in the education system during the past two decades. Findings reveal that teachers interpret and adopt policies in unique ways, with a contextualized characterization of policies identified. Three major processes of educational policy were identified: Educational Reform, General Education Law, and Teacher Professional Development Law. The study underscores the complex relationship between public educational policies and teacher practices in the Chilean education system. This research can inform education stakeholders and policy-makers about teachers’ perspectives and experiences with policy implementation. <![CDATA[What the National Curriculum Guidelines for Teacher Training say about Teacher Professional Development in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100218&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo concentra-se na análise do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) e da política curricular atualmente em vigor no cenário educacional brasileiro. O objetivo principal deste estudo é compreender como os documentos que versam sobre as políticas curriculares no Brasil delineiam e avaliam o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) nos cursos de formação de professores, bem como investigar o enfoque temático atribuídos ao DPD nesses documentos. O método empregado baseia-se em uma abordagem bibliográfica respaldada por pesquisa documental. A análise crítica desses documentos direciona um DPD fundamentado na aquisição, por parte dos professores, de competências e habilidades sustentadas por estratégias de formação homológicas. Destacamos como benéfico o reconhecimento do desenvolvimento contínuo, que supera a concepção episódica de formação. Nesse contexto, sublinhamos a abordagem colaborativa como uma estratégia fundamental para o Desenvolvimento Profissional Docente.<hr/>ABSTRACT This article focuses on the analysis of Teaching Professional Development (DPD) and the curriculum policy currently in force in the Brazilian educational scenario. The main objective of this study is to understand how the documents that deal with curriculum policies in Brazil outline and evaluate the Teacher Professional Development (DPD) in teacher training courses, as well as to investigate the thematic focus attributed to the DPD in these documents. The method employed is based on a bibliographic approach supported by documentary research. The critical analysis of these documents directs a DPD based on the acquisition, by teachers, of competencies and skills supported by homological training strategies. We highlight as beneficial the recognition of continuous development, which goes beyond the episodic conception of education. In this context, we underline the collaborative approach as a fundamental strategy for Teacher Professional Development. <![CDATA[‘One Must not Die to Don’t Kill’: the <em>War Machine</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo discute a produção de saúde e de modos de trabalhar no presente, especificamente no campo da educação pública em tempos de acirramento das políticas neoliberais. A máquina capitalista produz processos de adoecimento por entre os processos de trabalho, contudo afirmamos que algo sempre escapa e transborda, enquanto produção de normas, configurando resistências que operam aquilo que chamamos de máquina de guerra. Ao longo da pesquisa, realizada com professores da rede pública municipal, propomos entender que tal máquina se constitui dessas resistências, a partir das quais os sujeitos criam estratégias de enfrentamento para as controvérsias do trabalho, inventando novas normas de vida e ampliando a potência de saúde no e pelo ofício.<hr/>ABSTRACT This paper discusses health promotion and the production of ways to work in the present, especially under the scope of public education in times of neoliberal policies’ intensification. The capitalist machine produces illness throughout work processes, nevertheless we assert that something always gets away and overflows, as production norms, setting resistances that operate what we denominate the war machine. Throughout the research, carried out with municipal public teachers, we propose the understanding that this machine is built of these resistances, by means of which people create coping mechanisms for work controversies, inventing new life norms and expanding health power in/by the craft. <![CDATA[Public School Teachers' Pedagogical Trends in a City of Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100220&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esse estudo analisou as tendências pedagógicas adotadas por professores dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas periféricas de uma cidade do Rio Grande do Sul e se elas promovem a democratização do conhecimento. Foram aplicados questionários estruturados em seis escolas, com a participação de treze professores. Três tendências de caráter liberal foram identificadas em 85% dos discursos, sendo a tendência liberal renovada progressivista a predominante em 46% deles. Concluiu-se que essas tendências não contribuem para a democratização das escolas, pois têm pressupostos descomprometidos com a emancipação do estudante. Sugere-se que estudos semelhantes sejam realizados em outras regiões, contextos e níveis de ensino.<hr/>ABSTRACT This study analyzed the pedagogical trends adopted by teachers of the final years of Elementary Education in peripheral schools in a city of Rio Grande do Sul and whether they promote the democratization of knowledge. Structured questionnaires were applied in six schools, with the participation of thirteen teachers. Three liberal trends were identified in 85% of the speeches, with the liberal renewed progressive trend being predominant in 46% of them. It was concluded that these trends do not contribute to the democratization of schools, as they have assumptions unrelated to student emancipation. It is suggested that similar studies be carried out in other regions, contexts, and levels of education. <![CDATA[The Educational Policy ‘São Paulo Faz Escola’ in Rural Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100221&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivou-se analisar as contradições e as implicações na organização do trabalho escolar no processo de implantação do currículo “São Paulo Faz Escola”, em uma escola do campo, na região do Pontal do Paranapanema. Ancorada nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do método do materialismo histórico-dialético, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os resultados revelaram que a implantação do currículo ocasionou a remodelação na organização do trabalho escolar em direção à restrição da autonomia escolar e docente nas decisões sobre os rumos da escola, ao desconsiderar as especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo.<hr/>ABSTRACT This paper aimed to analyze the contradictions and implications on the organization of school work in the process of implementing the curriculum “São Paulo Faz Escola”, in a rural school, in the region of Pontal do Paranapanema, Brazil. Anchored on the epistemological and ontological assumptions of the method of dialectical historical materialism, bibliographical, documental, and empirical research was used. The results demonstrated that the implementation of the curriculum led to a remodeling in the organization of school work towards the restriction of school and teacher autonomy in decisions about the direction of the school, by disregarding the specificities of subjects who live from/in the countryside. <![CDATA[Competencies in High School Curriculum: dialogues with Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100222&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Problematiza os termos competências e habilidades presentes nos normativos curriculares para o ensino médio, em articulação com o pensamento de Hannah Arendt em seu ensaio A crise na educação. Adota a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998; 2012), dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018). Utiliza o softwareIRAMUTEQ para auxílio das análises. Os resultados apontam a prevalência dos interesses privados sobre o bem comum, voltados para a inserção imediata dos jovens no mercado de trabalho e para uma concepção de cidadania aproximada dos ideais mercadológicos. Conclui-se que a forte presença dessas competências é um reflexo da crise da modernidade na educação, revelando o caráter imediatista advindo do presentismo contemporâneo.<hr/>ABSTRACT This article problematizes the terms competencies and skills present in the curricular regulations for high school, in articulation with the thought of Hannah Arendt in her essay The Crisis in Education. It adopts the document analysis of the National Curriculum Guidelines for High School (1998; 2012), the National Curriculum Parameters for High School and the National Common Curricular Base for High School (2018). It uses the IRAMUTEQ software to aid the analysis. The results point to the prevalence of private interests over the common good, aimed at the immediate insertion of young people in the labor market and towards a conception of citizenship that is close to market ideals. It is concluded that the strong presence of these competencies reflects the crisis of modernity in education, revealing the immediatist character arising from contemporary presentism. <![CDATA[The Concept of Re-addressing in Education and Film Research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100223&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta bases teóricas e desdobramentos analíticos do conceito de reendereçamento para a pesquisa na área de Educação e Cinema. Este conceito se refere às mediações produzidas sobre uma obra audiovisual para adaptá-la ao ensino, e permite descrever e analisar modos de atuação docente em aulas com exibição audiovisual de forma a identificar aspectos preponderantes e intervenientes nas condições de ensino e aprendizagem. Apresentamos ainda as estratégias de reendereçamento audiovisual, os modos de leitura e deslocamentos espectatoriais mais frequentemente encontrados no ensino, e os saberes mobilizados pelos professores para reendereçar. Por fim, indicamos contribuições e perspectivas do conceito para a pesquisa.<hr/>ABSTRACT This article presents the theoretical bases and analytical developments of the concept of re- addressing for the research in the area of Education and Cinema. This concept refers to the mediations produced on an audiovisual feature to adapt it to teaching, and allows describing and analyzing modes of teaching in classes with audiovisual in order to identify prevailing and intervening aspects in teaching and learning conditions. We also present the most frequently found audiovisual re-addressing strategies, the modes of reading and spectatorial displacements in teaching, and the knowledge taken into account by teachers to re-address. Finally, we indicate contributions and potentialities of the concept for research. <![CDATA[Decoloniality, Biocentrism and Environmental Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100224&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A emergência política de povos originários no Brasil nos anos 1970/1980 trouxe contribuições para a questão ambiental e a educação ambiental. Este artigo possui dois objetivos: investigar contribuições oriundas dessa emergência para o debate ambiental, sobretudo com o resgate do conceito de biocentrismo; e discutir algumas das implicações do resgate desse conceito para a Educação Ambiental. Resultados corroboram a retomada do conceito de biocentrismo, porém questionam a alegação de que é intrinsecamente ingênuo. Questões de ordem epistemológica, teórica e política são levantadas. Também, identificam a retomada da dimensão ontológica ao debate, questionando-se sobre as suas implicações para pesquisas e práticas em Educação Ambiental.<hr/>ABSTRACT The political emergence of indigenous peoples in Brazil in the 1970s/1980s brought contributions to both the environmental and environmental education fields. The aims of this paper are to investigate contributions from this emergence to the environmental debate, mainly as related to the resumption of the concept of biocentrism; and to address some implications of that resumption for Environmental Education. Results corroborate the resumption of the concept but question the claims that it is naïve. Epistemological, theoretical, and political questions are raised. Results also identify the resumption of the ontological aspect of the debate and raise questions about its implications for environmental education research and practices. <![CDATA[Access/Retention in Multifunctional Resource Rooms: a reality in Amazonas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100225&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo foi conhecer o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), na perspectiva dos professores, nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no sul do Amazonas. A abordagem Qualitativa Descritiva foi utilizada para delinear a pesquisa e os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Os achados apontam para o papel das famílias, pois a escola tem dificuldade em sensibilizar os pais para que eles se vejam como parte importante do processo de inclusão e possam reconhecer a SRM como um espaço importante para seus filhos.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to learn about the access and retention of students who are the target audience of Special Education in Multifunctional Resource Rooms (MRRs), from the perspective of teachers, in the municipalities of the Rio Madeira Microregion in southern Amazonas. The Qualitative Descriptive approach was used to outline the research, and data were collected using a semi-structured interview script. The findings point to the role of families, as the school has difficulty sensitizing parents so that they see themselves as an important part of the inclusion process and can recognize the MRR as an important space for their children. <![CDATA[Adventure Body Practices in Undergraduate Physical Education Programs: a comparative study between UFSC and UFG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100226&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Analisou-se a inserção das Práticas Corporais de Aventura na graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Goiás, realizada durante o processo de reformulação curricular ocorrido nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a de Educação Comparada. A Universidade Federal de Goiás criou uma disciplina introdutória, enquanto a Universidade Federal de Santa Catarina criou três – uma introdutória, uma específica para a licenciatura e outra optativa. Ambos os casos apresentam similaridades e distanciamentos na compreensão das novas diretrizes e na forma como isso se refletiu em seus Projetos Pedagógicos Curriculares, havendo forte influência dos territórios onde as instituições estão situadas. O artigo é concluído com a identificação dos avanços em cada instituição de ensino superior sobre esse conteúdo, desde a perspectiva da Educação Comparada.<hr/>ABSTRACT The insertion of the Adventure Body Practices in the undergraduate Physical Education programs of the Federal University of Santa Catarina and Federal University of Goiás carried out during the curricular reformulation process in the last years was analyzed. The methodology used was Comparative Education. The Federal University of Goiás created an introductory course, while the Federal University of Santa Catarina created three – an introductory course, a licentiate-specific course, and an optional course. Both cases present similarities and differences in the understanding of the new guidelines and how this was reflected in their Curricular Pedagogical Projects, with a strong influence of the territories where the institutions are located. The article concludes with the identification of the advances in each higher education institution on this content from the perspective of Comparative Education. <![CDATA[Teachers' adventures and misadventures during the pandemic in Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100227&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pandemia exigiu adaptações imediatas no trabalho escolar cujas repercussões ainda não são bem conhecidas. No artigo, exploram-se os efeitos do confinamento nos modos de trabalho dos professores, considerando a utilização intensiva das tecnologias digitais e as oportunidades de aprendizagem profissional durante esse período. Recorre-se aos dados de um questionário respondido por professores do ensino básico e secundário entre julho e setembro de 2020. Identificam-se aprendizagens profissionais indissociáveis de mudanças nas dinâmicas pedagógicas e didáticas. Constata-se que a adaptação e adoção de novas práticas pelos professores variou em função do género, das habilitações, do nível de ensino, do tempo de serviço, entre outras variáveis.<hr/>ABSTRACT The pandemic called for immediate adaptations in school work, the repercussions of which are not yet fully understood. This paper explores the effects of lockdown on teachers' ways of working, considering the intensive use of digital technologies and professional learning opportunities during this period. Data from a questionnaire completed by primary and secondary school teachers between July and September 2020 is used. Professional learning is identified as inseparable from changes in pedagogical and teaching dynamics. The adaptation to and adoption of new practices by teachers were found to vary according to gender, qualifications, level of education taught and length of service, among other variables. <![CDATA[Behavioral Changes and the Use of Social Technologies in Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100228&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As Tecnologias Sociais (TSs) são resultantes do avanço do processo de resolução dos problemas cotidianos da sociedade. Este trabalho busca captar e identificar o efeito das TS sobre o comportamento de alunos de uma instituição municipal do estado de Sergipe. A pesquisa faz uso de grupos focais para a coleta de dados. Os resultados demonstraram que as TS se apresentam como importantes ferramentas de transformação social, contribuindo positivamente no comportamento interpessoal dos participantes e nas competências socioemocionais. A conclusão obtida na investigação é a de que as TS são relevantes no processo de desenvolvimento pessoal de alunos, mas necessitam avançar com estratégias que aproximem a instituição da comunidade.<hr/>ABSTRACT Social Technologies (ST) are the result of advancing the process of solving everyday problems in society. This work seeks to capture and identify the effect of ST on the behavior of students at a municipal institution of the state of Sergipe. The research makes use of focus groups for data collection. The results showed that the TS under examination were important tools for social transformation, contributing positively to the participants' interpersonal behavior and socio-emotional skills. The conclusion obtained at the end of the investigation is that ST are relevant in the personal development process of students but there is a need to advance strategies that bring the institution closer to the community. <![CDATA[Heritage Education and Non-Formal Education Mediated by Mobile Learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100229&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Atualmente a educação patrimonial é essencial nos debates em torno da educação e do patrimônio cultural. A educação patrimonial de base crítica concebe o campo não somente como produto, mas também como processo, tendo em vista dois eixos principais: diversidade cultural e participação da comunidade. Dessa maneira, é de suma importância estabelecer relações entre a educação não formal e educação patrimonial. Para tanto, foi desenvolvido o aplicativo para dispositivos móveis, denominado Passeio Cultural – Ponta Grossa, e para validá-lo foi utilizado o método Delphi. Os resultados foram fundamentais para estabelecer algumas limitações e para adequação do aplicativo às bases teóricas propostas.<hr/>ABSTRACT Heritage education is currently an essential topic in debates on education and cultural heritage. Critically-based heritage education conceives its field not only as a commodity but also as a process, thus becoming a complex field since it provides multiple educational strategies. Therefore, establishing relationships between non-formal education and heritage education is of paramount importance. For this purpose, an application called Passeio Cultural – Ponta Grossa was developed for mobile devices, and the Delphi method was used to validate it. The results were essential to establish some limitations and to better adapt the app to the proposed theoretical bases. <![CDATA[A Scoping Review on the Effects of Music Therapy in the Field of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100230&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Musicoterapia é um campo do conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais no ser humano. A consideração da Educação na Musicoterapia não é evidente. Nesse sentido, a presente revisão de escopo tem como objetivo identificar diferentes perspectivas teóricas da Musicoterapia e suas propostas educativas. Foram identificados sete campos da Musicoterapia que dialogam com a área da Educação: Musicoterapia Educacional, Social e Comunitária, Clínica, Hospitalar, Neurológica, Criativa e um campo incipiente em Cuidados Paliativos. Os resultados mostram que a Musicoterapia oferece uma aplicabilidade inovadora no campo da Educação, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, holístico e centrado no aluno.<hr/>ABSTRACT Music therapy is a field of knowledge that studies the effects of music and the use of musical experiences on human beings. Music Therapy being considered as related to Education is not self-evident. In this sense, this scoping review aims to identify different theoretical perspectives of Music Therapy and their educational proposals. Seven fields of Music Therapy were identified that dialog with the field of Education: Educational Music Therapy, Social and Community Music Therapy, Clinical Music Therapy, Hospital Music Therapy, Neurological Music Therapy, Creative Music Therapy, and an incipient field in Palliative Care. The results show that Music Therapy offers innovative applicability in the field of Education, favoring a more inclusive, holistic, and student-centered learning environment. <![CDATA[Physical Education at BNCC: many tensions, some advances and possible prospects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100231&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo visa discutir a situação da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC – versão 2017). A partir dos pressupostos críticos e transformadores apresentados para o campo da Educação Física brasileira nas últimas quatro décadas, pela via da pesquisa documental, analisamos o impacto desta reforma educacional na legitimidade da Educação Física na qualidade de componente curricular obrigatório da educação básica. Desse modo, apontamos os avanços, contribuições e possibilidades críticas a partir da BNCC – Educação Física, que em nosso entendimento, evidenciam a tensão entre certas conquistas político-pedagógicas e epistemológicas da área da Educação Física, expressas nas perspectivas culturalistas, com os objetivos restritos e racionalizantes do modelo de competências e habilidades apresentado no documento.<hr/>ABSTRACT The present study aims to discuss the situation of Physical Education in the National Common Curricular Base (BNCC - 2017 version). Based on the critical and transformative assumptions presented for the field of Brazilian Physical Education in the last four decades, through documentary research, we analyze the impact of this educational reform on the legitimacy of Physical Education as a mandatory curricular component of basic education. In this way, we point out the advances, contributions and critical possibilities from BNCC-Physical Education, which in our understanding, highlight the tension between certain political-pedagogical and epistemological achievements in the area of ??Physical Education, expressed in culturalist perspectives, with restricted objectives and rationalizing the skills and abilities model presented in the document. <![CDATA[From Health to Education: from colonialised performances to confrontations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100232&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo analisa um conjunto discursivo do Sistema Único de Saúde (SUS) que intersecciona educação e saúde pelo contexto do trabalho. A centralidade do debate está na educação permanente proposta pelo arcabouço político-legal do SUS e que tem por objetivo tensionar práticas para uma dada transformação. Com base em argumentos de Maria Lugones sobre trabalho como elemento racializado, atribuído de gênero e constituído como imposição colonial, foi feita a análise crítica do discurso de parte deste arcabouço, tendo por questionamento o uso do termo ato pedagógico transformativo e por reflexão ponderações apresentadas por trabalhadoras que explicitam que tais intenções transformativas são disputas para exclusões de corpos e saberes.<hr/>ABSTRACT This study analysed a set of discourses from the Unified Health System (SUS) that intersects education and health in the context of work. The central focus of this debate lies in the permanent education proposed by the political-legal framework of the SUS, aiming at putting pressure on practices for a given transformation. Based on Maria Lugones’ arguments about work as a racialised element, attributed to gender and colonial imposition, the discourse of part of this framework was critically analysed. The use of the term transformative pedagogical act was questioned and reflections were made on considerations put forward by female workers who made it clear that such transformative intentions constitute disputes over the exclusion of bodies and knowledge. <![CDATA[The Impact of Covid-19 on International Students in Brazil and Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100233&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Vários estudos têm enfatizado a importância de se pesquisar as consequências da pandemia na internacionalização do ensino superior, mas poucos abordaram as vulnerabilidades e estratégias dos estudantes envolvidos nesse tipo de mobilidade. Este artigo examina, de forma comparativa, os impactos da pandemia de covid-19 nos estudantes internacionais que estavam no Brasil e em Portugal, utilizando uma metodologia mista (questionários e entrevistas). Os resultados demonstram que a pandemia não só provocou estresse e ansiedade generalizados, mas também gerou formas adicionais de precariedade para os estudantes do ensino superior, especialmente os originários do sul global. A partir da identificação dessas vulnerabilidades e das respostas encontradas por esses estudantes, esperamos que as instituições de ensino superior, bem como os governos dos países de origem e destino, também consigam encontrar respostas que contribuam para uma maior equidade entre os diferentes grupos de estudantes internacionais, e entre estes e os seus pares nacionais.<hr/>ABSTRACT Several studies have highlighted the importance of exploring the impact of the pandemic on the internationalisation of higher education. However, few have addressed the vulnerabilities and strategies of students involved in this type of mobility. This article examines the impact of the Covid-19 pandemic on international students who have been in Brazil and Portugal, using a mixed methodology (questionnaires and interviews). The results show that the pandemic caused widespread stress and anxiety and generated additional precariousness for higher education students, especially those from the Global South. Based on the identification of these vulnerabilities and the responses of these students, we hope those higher education institutions, as well as the governments of the countries of origin and destination will also be able to find responses that contribute to a better equity between the different groups of international students, and between them and their national peers. <![CDATA[Teaching Residency Program for Preparing Future Professors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100234&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar características, impactos e potencialidades do Programa de Residência Docente (PRD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a formação continuada de professores em início de carreira. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. A produção de dados resultou de um questionário de caracterização e de entrevistas semiestruturadas com seis atores envolvidos no PRD. Este estudo evidenciou que o Programa é um lugar para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, (re)conhecer a comunidade escolar e suas características e tornar-se professor. Constatou-se que ele pode, ainda, auxiliar o professor em início de carreira em seu processo formativo e na construção de sua identidade profissional.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze the characteristics, impact, and potential of the Teaching Residency Program (TRP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) for the training of professors at the beginning of their careers. This was a qualitative study with a case study approach. Data were collected through a characterization questionnaire and semi-structured interviews with six TRP actors involved in the PRD. The study showed that the program is a place to reflect on the teaching and learning process, to (re)discover the school community and its characteristics, and to become a professor. It was found that it can also help early career professors in their training process and in the building their professional identity. <![CDATA[Teachers’ working conditions: a rural school in the semi-arid region of Piauí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100235&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As condições de trabalho docente, que têm reflexos no processo de ensino-aprendizagem, são o conjunto de recursos e circunstâncias necessários para que os professores realizem o seu trabalho. O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi investigar as condições do trabalho docente em uma escola do campo localizada em um município do semiárido piauiense. A abordagem qualitativa foi conduzida através de entrevistas realizadas com sete professores que trabalham no turno noturno em um anexo da escola, a qual oferece o ensino médio e atende jovens de diversas comunidades da zona rural. Constatou-se que as condições de trabalho oferecidas aos professores são insatisfatórias quanto às funções que exercem, o vínculo empregatício, a carga de trabalho, as condições de transporte, a infraestrutura e as condições ambientais do espaço escolar. Os resultados constataram sobre as condições de trabalho, como elas impactam na prática dos professores e como refletem no processo de ensino-aprendizagem.<hr/>ABSTRACT Teaching working conditions are the set of resources and circumstances necessary for teachers to carry out their work and have an impact on the teaching-learning process. The objective of the research presented in this article was to investigate the conditions of teaching work in a rural high school located in a semi-arid in Piauí, Brazil. The qualitative approach was conducted through interviews with seven teachers who work night shifts in an annex of school, which serves young people from different rural communities. It was found that the working conditions offered to teachers are unsatisfactory in terms of the functions they perform, the employment relationship, the workload, transport conditions, infrastructure and the environmental conditions of the school space. The results made visible working conditions and how they impacted teachers' practice, reflecting on the teaching-learning process. <![CDATA[“Children as Readers of the World”: diversity, class, gender, and participation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100236&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O uso crítico dos livros ilustrados pós-modernos tem sido uma ferramenta essencial para a compreensão da construção social do reconhecimento das diferenças pelas crianças. Este artigo analisa as conceções de crianças sobre diversidade, classe social, género e participação. No âmbito do projeto RED_SMOOTH (Horizon 2020, União Europeia), desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, com um grupo de 22 crianças do 2.º ano da educação básica, em Lisboa, com a implementação de um programa de intervenção de leitura em voz alta com vista à exploração dos temas mencionados anteriormente. Os resultados permitem identificar o impacto dos livros ilustrados para promover a discussão sobre estes temas.<hr/>ABSTRACT The strategic utilization of postmodern illustrated literature has emerged as a crucial tool in facilitating a profound understanding of how children construct their comprehension of diverse perspectives within the realm of social dynamics. This article rigorously scrutinizes children's conceptualizations pertaining to a wide array of subjects, encompassing diversity, socioeconomic disparities, gender dynamics, and active participation. This examination was conducted within the comprehensive framework of the RED_SMOOTH Project (Horizon 2020, European Union), which involved a qualitative investigation involving a cohort of 22 second-grade primary education students situated in the city of Lisbon. This initiative entailed the deliberate implementation of a read-aloud intervention program, primarily designed to explore the intricate themes under consideration. <![CDATA[Literacy and Alphabetization: understandings and educational implications]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100237&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de refletir sobre os conceitos e entendimentos da alfabetização e do letramento. A pesquisa envolveu a consulta de duas bases de dados: o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library Online, com critérios de inclusão que garantiram clareza na apresentação dos conceitos e entendimentos encontrados nos artigos analisados. Os resultados destacam a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre os processos de formação de professores para promover uma compreensão mais consistente dos conceitos de letramento e alfabetização.<hr/>ABSTRACT This article presents a Systematic Literature Review aiming to reflect on the concepts and understandings of alphabetization and literacy. The research involved consulting two databases: the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and the Scientific Electronic Library Online, with inclusion criteria ensuring clarity in presenting the concepts and understandings found in the analyzed articles. The results highlight the need for a deeper reflection on teacher education processes to promote a more consistent understanding of literacy and alphabetization concepts. <![CDATA[The Hybrid Education as a Methodology and its Mercantilist Face in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100238&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente texto analisa a recente política de normatização da Educação Híbrida no país, a fim de identificar o conceito estabelecido nos instrumentos legais e as possíveis implicações do híbrido na educação brasileira. Este estudo, de abordagem qualitativa, parte da análise documental dos instrumentos emitidos pelo Ministério da Educação e da base teórica da Educação Híbrida e da educação mediada por tecnologias. Como conclusão, evidencia-se que os documentos encaminham uma proposição do híbrido como “metodologização” da modalidade a distância incorporada à educação presencial, sem a regulamentação específica das políticas de acompanhamento e avaliação.<hr/>ABSTRACT This text analyzes the country's recent hybrid education standardization policy to identify the concept established in the legal instruments and the possible implications of hybrid education in Brazilian education. With a qualitative approach, this study starts from the document analysis of the instruments issued by the Ministry of Education and the theoretical basis of Hybrid Education and technology-mediated education. In conclusion, it is evident that the documents forward a proposal of the hybrid as a “methodology” of the distance modality incorporated into face-to-face education without the specific regulation of follow-up and evaluation policies. <![CDATA[Plagiarism from the Perspective of Distance Higher Education Students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100239&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento do plágio por alunos de uma universidade de educação a distância. Para isso, aplicou-se um questionário aos alunos e analisaram-se os conteúdos de duas disciplinas e de documentos institucionais para identificar orientações sobre o plágio. Nas disciplinas o tema não é discutido e os documentos internos apresentaram orientações inconsistentes sobre o seu enfrentamento. Embora os alunos afirmem saber o que é plágio, a maioria o associa unicamente à cópia de conteúdo sem a devida referência ou citação. Segundo os alunos, os motivos principais que levam ao plágio são a falta de organização e motivação para os estudos e de competências e habilidades na escrita acadêmica.<hr/>ABSTRACT This study aimed to investigate the knowledge of plagiarism among undergraduate students at a distance education university. A questionnaire was applied to the students, and the content of two courses and institutional documents were analyzed to identify guidelines regarding plagiarism. Plagiarism was not discussed in the courses, and institutional documents provided inconsistent guidance on how to address it. Although students claim to know what plagiarism is, the majority associate it solely with copying content without proper referencing or citation. According to the students, the main reasons leading to plagiarism are a lack of organization and motivation for studying, and a lack of skills for academic writing. <![CDATA[Disability Studies in Education: past, present & future?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo oferece-se um breve panorama da gênese e do crescimento dos Estudos da Deficiência na Educação (EDE) ao longo do último quarto de século; descrevem-se as maneiras pelas quais impactaram os quatro domínios interconectados da teoria, pesquisa, prática e política, oferecendo exemplos de EDE em ação, incluindo pesquisas em sala de aula, programas de formação de professores e desdobramentos interdisciplinares; e compartilham-se tendências emergentes nos EDE que embasam esperanças para o futuro. Ao narrar a conceituação de EDE, sua subsequente trajetória e discutir questões inter-relacionadas que procuram abordar, a intenção é fornecer aos leitores um rápido panorama de suas contribuições para o pensamento educacional e a oportunidade de se envolver com eles.<hr/>ABSTRACT In this article we: provide a brief overview of the genesis and growth of DSE over the past quarter century; describe ways in which it has impacted the four interconnected realms of theory, research, practice, and policy, providing examples of DSE in action including research within classrooms, teacher education programs, and interdisciplinary developments; and share emerging trends within DSE that inform our hopes for the future. By narrating the conceptualization of DSE, its subsequent trajectory, and discussing interrelated issues it seeks to address, our intention is to provide readers with an overview of its contributions to educational thought and the opportunity to engage in with them. <![CDATA[Teaching, Care, and Inclusive Education: a disability studies perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este ensaio descreve como o projeto global de educação inclusiva pode avançar ao considerar como a ética do cuidado e a compreensão sobre o trabalho do cuidado podem informar as escolas. As implicações para os educadores que procuram adotar uma orientação de estudos da deficiência para uma prática educativa inclusiva através de uma perspectiva de cuidado incluem focar-se no cuidado como um conjunto definível de ações e atitudes centradas na justiça, em vez de uma característica pessoal. A criação de acesso coletivo baseia-se especificamente na sabedoria das pessoas com deficiência para enfatizar a capacidade da comunidade de nomear necessidades situadas e identificar e implementar coletivamente a acessibilidade e a inclusão.<hr/>ABSTRACT This essay describes how the global project of inclusive education may be advanced by considering how ethics of care and understandings about care labor can inform schools. Implications for educators seeking to adopt a disability studies orientation to inclusive educational practice through a lens of care include focusing on caring as a definable set of actions and attitudes focused on justice, rather than a personal trait. Creating collective access specifically draws from the wisdom of disabled people to emphasize the capability of the community to name situated needs and collectively identify and enact accessibility and inclusivity. <![CDATA[Destabilizing Disabilities: a crippled implications analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Pretende-se discorrer sobre alguns atravessamentos do processo de fazer pesquisa no campo da deficiência. Para tecer estas problematizações são utilizados extratos de uma pesquisa realizada com estudantes com deficiência que ingressaram em uma universidade pública federal por meio da política de ações afirmativas. A fim de aleijar a análise de implicações, sugere-se apostar na potência ético-política da existência da diferença, antecipar e desejar a diversidade nos mais diversos espaços, contextos e temporalidades acadêmicas, desestabilizar saberes hegemônicos e, por fim, assumir um posicionamento ético-político comprometido com a luta anticapacitista.<hr/>ABSTRACT The aim is to discuss some intersections in the process of doing research in the disability’s field. To weave these problematizations, extracts from a survey carried out with disabled students who entered a federal public university through the affirmative action policy are used. To cripple the implications analysis, it is suggested to invest in the ethical-political power of the existence of difference, anticipate and desire diversity in the most diverse spaces, contexts, and academic temporalities, destabilize hegemonic knowledge and, finally, assume an ethical-political position committed to the anti-ableism struggle. <![CDATA[Ableism in educational trajectories and the production of access fatigue]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem o objetivo de identificar as implicações do capacitismo na produção da fadiga de acesso presente nas trajetórias educacionais de mulheres negras com deficiência. A pesquisa foi embasada nos estudos feministas da deficiência e nos estudos da deficiência na educação. As informações foram obtidas por meio de formulário sociodemográfico e entrevistas em profundidade de caráter autobiográfico com 12 participantes de diferentes regiões do Brasil. Os resultados apontaram que o capacitismo, na interseção com outros sistemas opressivos, associado à compreensão neoliberal de que a busca por direitos é de responsabilidade individual, cria barreiras estruturais e interpessoais à busca por acessibilidade, gerando fadiga de acesso.<hr/>ABSTRACT This article aims to examine the implications of the ableism in the production of access fatigue as it is experienced by black disabled women throughout their educational trajectories. The research is based on feminist disability studies and disability studies in education. The information was obtained through a sociodemographic form and in-depth autobiographical interviews applied to 12 participants from different regions of Brazil. The results show that ableism exists at an intersection with other oppressive systems and is associated with the neoliberal belief that striving for rights is an individual responsibility. This creates structural and interpersonal barriers to claiming the right to access within educational contexts and generates access fatigue. <![CDATA[The Meanings Attributed to Disability by Basic Education Professionals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100305&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Para este artigo, que tem como aporte teórico o campo dos Estudos da Deficiência na Educação, objetivamos investigar as concepções atribuídas à deficiência entre educadores atuantes na educação básica. A obtenção dos dados ocorreu em uma formação virtual na qual participaram mais de 300 profissionais da educação básica, por meio de um questionário sociodemográfico e outro com questões abertas pré-formação e a análise foi temática de conteúdo. Os resultados trazem contribuições teo?rico-metodolo?gicas para o campo de atuação em uma perspectiva inclusiva interseccional, na qual os profissionais da educação básica possam adotar atitudes éticas e intencionais do cuidado em suas práticas pedagógicas no combate ao capacitismo.<hr/>ABSTRACT For this article, which takes as its theoretical basis the field of Disability Studies in Education, we aimed to investigate the conceptions attributed to disability among educators working in basic education. The data was collected during a virtual training course in which more than 300 basic education professionals took part, using a socio-demographic questionnaire and another with open-ended questions before the training course, with thematic content analysis. The results provide theoretical and methodological contributions to the field of work from an intersectional inclusive perspective, in which basic education professionals can adopt ethical and intentional stances on care in their pedagogical practices to combat ableism. <![CDATA[BPC at School Program and Care Policies for People with Disabilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432024000100306&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo trata da Educação, considerando suas finalidades sociais, seu campo epistêmico específico e suas possibilidades de intervenção sobre a realidade. A pesquisa incidiu sobre o Programa BPC na Escola, que visa acompanhar e monitorar o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC. As atividades ocorreram no município de Suzano-SP, envolvendo, principalmente, a leitura de 337 questionários. É possível concluir que, apesar de pouco posto em prática, o Programa BPC na Escola permanece sendo uma importante estratégia para a garantia do direito à educação por parte de crianças e adolescentes com deficiência, justamente por sua potência de indução de ações intersetoriais.<hr/>ABSTRACT The article addresses education, considering its social purposes, its specific epistemic field, and its possibilities of intervention on reality. The research focused on the BPC at School Program (Programa BPC na Escola), which aims to monitor and follow up the access and permanence in school of people with disabilities who receive the BPC benefit. The activities took place in the city of Suzano-SP, mainly involving the reading of 337 questionnaires. It is possible to conclude that, although little put into practice, the BPC at School Program remains an important strategy to ensure the right to education for children and adolescents with disabilities, precisely because of its power to induce intersectoral actions.