Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320110003&lang=en vol. 36 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Língua, discurso e sujeito na educação.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Stops on words: the language of skills in enunciation and writing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto trata dos enlaces entre linguística e escrita: dos laços opacificantes não como insucessos ou ajustamentos da interação, mas como pontos sensíveis no avanço do dizer onde, para o enunciador, aflora a linguagem, a consistência e a resistência da língua. Demonstra-se que há uma unidade fundante da atividade linguageira que repousa sobre a materialidade da língua e a relação humana com a linguagem. Assim, textos literários, entre outros, dizem coisas essenciais ao linguista da enunciação sobre a linguagem e a relação de uma escrita com o campo da prática linguageira comum, da qual ela se distingue, mas no seio da qual emerge a ligação profunda à experiência humana, fundante, da linguagem.<hr/>The text addresses the links between language and writing: links opacifiers not as failures or adjustments of the interaction, but as sensitive points in advance of say where, for the speaker, touches on the language, its consistency and strength. It demonstrates that there is a foundational unit of language studies activity that rests on the materiality of language and the human relationship with language. Literary texts, among others, say essential things of enunciation linguist on language and writing relationship with the common field of language studies, from which it differs, but within the which emerges from the deep connection to human experience with the language. <![CDATA[Which Subject?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo focaliza, com base na linguística, os termos sujeito, indivíduo e pessoa, cotejando o sentido destes no âmbito da língua ordinária e o sentido que assumem no emprego em teorias contemporâneas nas ciências humanas e sociológicas. Partindo do pressuposto de que escrever sobre a língua difere de escrever em língua, desenvolve análise de exemplos, demonstrando a persistência dos sentidos na língua ordinária e o modo como a mesma rejeita sentidos estrangeiros. Conclui que a análise cuidadosa da língua torna possível reconhecer, nos usos especializados, dentre os esforços para produzir novos sentidos sobre o homem e a sociedade, palavras de compreensão restrita aos próprios especialistas, não obtendo registro na língua ordinária.<hr/>The article, based on linguistics, focuses on the terms subject, individual and person, comparing the effect of their use in the context of ordinary language and the meaning they assume when employed in contemporary theories in the social sciences and humanities. Assuming that writing of language differs from writing in language, the study demonstrates the persistence of meanings in ordinary language and how it rejects foreign meanings. The article concludes that a careful linguistic analysis makes it possible to recognize that, among specialized discourses, the efforts to produce new meanings about man and society produce jargons which remains limited to the understanding of the experts themselves, not being recorded in ordinary language. <![CDATA[The house and the street: a political and social relation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Integrando pesquisas sobre cidade, na análise de discurso, trabalhamos a relação social estabelecida em diferentes condições entre a casa e a rua e os sujeitos, seus modos de vida e processos de significação, interpretados pelo par público/privado. A intimidade, a sociabilidade, a hostilidade, a ruptura, a segregação, o equívoco, a contradição nos ocupam nessa observação. O que é sentir-se em casa? O que é ser menino de rua, ser pichador? Propomos que a forma da cidade e a forma-sujeito estão ligadas, bem como fazemos distinção entre as noções de ordem e de organização. É preciso aprender novas formas de sociabilidade que atendam as necessidades sociais.<hr/>Integrating research on the city, in discourse analysis, the relationship established social work in different conditions between the home and street and subjects, their way of life and meaning processes, performed by the pair public/private. The intimacy, sociability, hostility, breakage, segregation, the misunderstanding, the contradiction at play in this observation. What is feel at home? What is a street child, being graffiti painter? We propose that the city form and shape are subject-related, and we distinguish between the notions of order and organization. You have to learn new forms of sociability that meet social needs. <![CDATA[National languages in the National Educational System for Development in Mozambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A escolarização somente em uma língua estrangeira, portuguesa, em detrimento das línguas nacionais da maioria dos moçambicanos, foi a motivação desta pesquisa. O estudo tomou como base o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso fundada por Pêcheux, e outros autores, buscando identificar efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professor em seu processo de significação na/pela língua, mediante a realidade que o cerca cotidianamente. O corpus da análise foi viabilizado a partir de entrevistas semiabertas com três professores de uma escola primária dos arredores da Cidade de Maputo. Constatou-se a existência de posições identitárias de acordo com o processo histórico-social-político do país, o que, na nossa óptica, promove uns e marginaliza outros.<hr/>The education only in a foreign language (Portuguese), detriment the national languages of most of the Mozambican, was the motivation of this research. The study was based on the theoretical and methodological reference of the Discourse Analysis founded by Pêcheux, and others, to identify effects of meaning produced by the teacher, as a subject, in the process of signification in / by language, facing the everyday reality that surrounds it. The corpus of the analysis was established from semi-open interviews with three teachers from an elementary school in the suburb of Maputo City. It found the existence of identity positions according to the historical-social-political of the country, which in our view, promoting some and marginalizes others. <![CDATA[The teacher’s voice: beyond outrage]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema deste trabalho é a constituição heterogênea dos sujeitos e dos sentidos considerada a partir da análise discursiva de formulações produzidas por uma professora da rede pública estadual. O objetivo da análise é perceber que efeitos de sentido sobre a condição do ser professor e as diferentes relações estabelecidas nas práticas de que ele participa na escola e fora dela estão presentes nas formulações dos sujeitos, evidenciando seus deslocamentos de posição. Com este propósito, articulam-se noções de memória e acontecimento, entre-lugares, heterogeneidade e sujeito dividido. Conclui-se, a partir da análise, que o sujeito-professora é um sujeito processual que se constitui em função dos deslocamentos que produz, um sujeito que se constitui nos e pelos processos que protagoniza, nas bordas intervalares da realidade, nos entre-lugares.<hr/>The theme of this paper is the heterogeneous constitution of subjectivity and meaning, based on discursive analysis of formulations produced by a professor of public schools. The purpose of the analysis is to realize meaning effects on the condition of being a teacher and the different relationships that were established in the practices that he participates in school and beyond are present in the formulations of the subjects, showing its position shifts. For this purpose, were articulated notions of memory and event, between-places, heterogeneity and divided subject. It is concluded from the analysis that the subject-teacher is a subject that is procedural in terms of displacement that produces a subject who is in and by processes who stars on the edges of reality interval in-between places. <![CDATA[Resonances of ambivalence and resistance in a classroom]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é mostrar como alunos-policiais de um curso de atualização profissional focado em mudanças atitudinais significam a sua profissão e o curso de que participam como alunos, diante de uma política educacional para a segurança pública fundamentada nos Direitos Humanos e nos acordos e tratados internacionais sobre o uso da força e da arma de fogo. O procedimento adotado para atingir tal objetivo consistiu em analisar as enunciações formuladas pelos alunos-policiais durante o percurso do curso, levando-se em consideração o arsenal teórico-metodológico de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Homi K. Bhabha. Os resultados da análise das enunciações dos alunos-policiais apontam ora para um sentido de ambivalência, ora para um sentido de resistência diante das mudanças pretendidas pelo governo através do curso e de seu enfoque.<hr/>The aim of this paper is to show how police students of a professional update course focused on attitudinal changes mean their profession and the course who participates as students in front of a public security policy based on human rights and agreements and international treaties on the use of force and firearms. The procedure adopted to achieve this goal was to analyze the utterances made by police students during the course, taking into account the theoretical and methodological arsenal Michel Pêcheux, Michel Foucault, Homi K. Bhabha. The results of the analysis of utterances of the students point either to a sense of ambivalence or to a sense of resistance to the changes sought by the government through the course and its focus. <![CDATA[The difficulty in mathematics on students’ discourse: resonances of meaning from a discourse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Matemática é difícil tornou-se uma expressão naturalizada resultante de ressignificações atribuídas a fatos que marcaram a história da disciplina. O aluno reconhece este discurso que circula no senso comum e na comunidade escolar e, ao coabitar com os efeitos de sentido deste pré-construído, filia-se a ele; porém, ao interpretá-lo, acrescenta sentidos seus. O sentido dado à Matemática, que o aluno retira do interdiscurso, foi analisado através de reflexões do que ele diz. A análise permitiu perceber que as dificuldades encontradas na aprendizagem da Matemática, manifestadas na voz do aluno, mostram a adesão aos já-ditos da disciplina, bem como os deslocamentos de sentidos produzidos, atestando a heterogeneidade que lhe é constitutiva.<hr/>Math is hard became a naturalized resulting expression of re-assigned meanings to events that have marked the history of the discipline. The student recognizes this discourse that circulates in common sense and the school community and to live with the effects of pre-built speech, affiliated to it, but to interpret it, says its senses. The meaning given to Mathematics, the student picks of the discourse was analyzed through reflections of what he says. This analysis helped to realize that the difficulties in learning mathematics, expressed in the voice of the student show adherence to the already-told of the discipline as well as the displacement of meanings produced, confirming the heterogeneity that it is constitutive. <![CDATA[Analysis of an internet pedagogical forum of discussion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a lingüística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.<hr/>Under new provision to distance learning devices, new pedagogical communication forms arise founded with the use of Internet networks that interrogate linguistics and pedagogy. These arguments justify an examination of language use in these new forms of dialogue. It focus on teaching practice that privileged the online interaction and the creation of a learning community. The analysis shows that in a closed discussion forum with educational goals, like the forchat, the forms of marked reported speech are very frequent. Moreover, it was also possible to confirm the feeling of community membership, the gradual increase in the use of second person and the frequent use of factual elements equal to those used in informal conversations. <![CDATA[The first teachers of Claudia City between 1978 and 1980: who has come?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Quem chegou? O que desejas? Neste artigo problematizamos a posição discursiva das quatro primeiras professoras da Escola Estadual da cidade de Cláudia-MT, entre os anos 1978 e 1980. A partir do referencial teórico-analítico da Análise de Discurso, discutimos os sentidos produzidos pelo sujeito que se inscreve no processo de colonização, ressignificando a sua posição-sujeito. Para tanto, analisamos o funcionamento discursivo do pronome pessoal nós nas falas das professoras sobre a sua chegada e inserção no campo de trabalho da educação.<hr/>Who had arrived? What do you want? In this article we discuss the discursive position of the first four teachers of the State School of the city of Claudia-MT, between the years 1978 and 1980. Based on Discourse Analysis theoretical and analytical framework, we discuss the senses produced by the subject that takes part of the colonization process, resignifying their subject position. Then we analyze the personal pronoun we in the teachers speaking about their arriving and their insertion working field of education. <![CDATA[The in-training research analyst: notes for analytical practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito-pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.<hr/>The article, following the discourse analysis tradition of Michel Pêcheux, focuses on the in-training researcher subject as a form of subjectivation. Departing from an examination of the contemporary conditions to which researchers are subjected, specifically in post-graduate studies, it seeks to explain the meanings of the spaces and practices in which they are inserted. Emphasis is placed on the research and writing communities to which they belong, on their singularity as subjects, on their application of the theory to other areas of research, to confirm the mobility of discursive memory. Then, focusing on the specificity of analytical procedures, from a classification perspective, the notions of lack, excess and strangeness are defined, in view of the constitution and interpretation of discursive corpus, seeking to subsidize the pedagogical work of interpretation of the analyst discourse. <![CDATA[A longitudinal research about teachers and computers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.<hr/>The article is an account on a longitudinal research which was carried out along the period of seven years. This research was based on six master’s degrees dissertations on the use of computer in education, which were written by teachers from the Federal District (FD) Public Schools. Here are the questions the mentioned dissertations based on: how can teachers use computers to produce their own didactic material? How can they choose computer devices to support their tasks? What is the impact of computers in the organization of their pedagogic work? The findings allowed the preparation of a series of recommendations for teacher training considering the use of computers in education as a school relevant condition, as an object of investigation, and a way to challenge teaching. <![CDATA[Word mastery and teachers’ training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A formação de professores e a educação das jovens gerações são pensadas, neste texto, como cara e coroa do único laço social e discursivo que o homo sapiens pode habitar como tal. A mestria da palavra, derivada de sua própria equivocidade, é inerente ao desdobramento do laço social e, portanto, trata-se da peça chave dos processos educativos e formativos. Entretanto, as empreitadas atuais, no Brasil, de formação de professores segundo o figurino da educação a distância constituem a mais nova versão do antigo voto perverso de formatarmos a potestade educativa e formativa da mesmíssima palavra sem a qual não há laço social algum.<hr/>In this text, teachers’ training and the education of young generations are thought of as two faces of the single social and discursive bond which homo sapiens can inhabit as such. The mastery of the word, derived from his own misunderstanding, is inherent in the unfolding of the social bond and, therefore, a key element to the educative and formative processes. However, in Brazil, the current endeavors in teachers’ training according to the standards of distance learning constitute the newest version of the perverse ancient vow of formatting the educative and formative power of the very same word without which there is no social bond. <![CDATA[The family health program and the government of populations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o programa de saúde da família - uma política governamental para a saúde dos brasileiros - sob os “óculos” dos estudos foucaultianos. Busca identificar e caracterizar nesse modelo/estratégia de atenção à saúde, na perspectiva filosófica assumida, a sua condição de um dispositivo da biopolítica, apresentando as implicações educativas presentes no programa e o poderoso instrumento de governamento das populações em que se constitui.<hr/>The paper discusses the family health program - a Brazilian public health politic - according to Foucault studies. This article describes the health program as a biopolitics device/dispositif and identify the education implications presents and your exert control over peoples like powerful government of populations. <![CDATA[From what they are worth to what they can do: the bodies of Quincas Wateryell]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este é um texto que versa sobre produção de corpos normalizados/identificados, bem como de suas reexistências. Tendo como espaço de inserção-análise um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para álcool e outras drogas (AD) de Aracaju-Sergipe, intenta-se abrir possibilidades de pensar conexões entre dois temas que acreditamos importantes, mas ainda pouco explorados no terreno da Reforma Psiquiátrica: álcool e outras drogas e relações de gênero, sobretudo, arranjos de masculinidades. Em terrenos biopolíticos, pensar o que valem e o que não valem corpos masculinos que usam álcool e/ou outras drogas e serviços de saúde mental. Pensar, especialmente, o que podem esses corpos, porque os corpos sempre podem mais do que o que prescrevem as normas. Pesquisar, enfim, modos de subjetivação desses corpos. Este artigo insere-se dentro de projeto de pesquisa em andamento, para elaboração de tese de doutorado.<hr/>This paper is about production of identified/normalized bodies as well as its re-existences. The place of insertionanalysis was a Psychosocial Attention Centre (CAPS) for alcohol and other drugs (AD) in Aracaju, Sergipe. Our objective is to open possibilities for thinking about connections between two relevant subjects which are not deeply analyzed in the field of Psychiatric Reform: alcohol and other drugs and gender relation, especially arrangements of masculinity. In terms of biopolitics, thinking about the value of male bodies who use alcohol and/or other drugs and mental health services, especially about what these bodies can do, what their power is, and why bodies can go further than what is prescribed. Finally, we intend to research about the subjectification processes of these bodies. This paper is part of an ongoing research project for doctoral thesis. <![CDATA[The psychologizing of the Self: materials for a genealogy of inner world’s discovery]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432011000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Durante la primera mitad del siglo XX se abrió en el interior de la concepción occidental del sujeto una nueva dimensión, un mundo interior secularizado. Tres grandes líneas de fuerza contribuyeron a dotar de densidad a este yo psicológico: el proceso de individualización y la importancia que cobró el sujeto ético en la sociología alemana de comienzos de siglo; el nacimiento y desarrollo del psicoanálisis; en fin, la formación de un nuevo imaginario del yo por mediación de la literatura y el arte. Desde entonces esa nueva provincia del alma (Karl Mannheim) no ha cesado de crecer, hasta llegar a cuestionar la existencia misma del mundo social.<hr/>During the first half of the 20th Century a new dimension, a secular inner world, was open inside the Western perspective of the subject. Three major power strings contributed to add density to this psychological self: the individualization process and the importance gained by the ethical subject in the early 20th Century German sociology; the birth and development of psychoanalysis; and finally the formation of a new imaginary of the self through the mediation of literature and art. Since then, this new soul province (Karl Mannheim) has not ceased to grow, to the point of putting into question the own existence of the social world.