Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520240001&lang=en vol. 62 num. 71 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial EQ vol. 62 n. 71]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Professional development and teaching learning in the narratives of experienced Portuguese teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre em ciclos contínuos ao longo da vida. Assim, o artigo sintetiza os resultados de investigação realizada num estágio de pós-doutora- mento cujo objetivo foi analisar como professores portugueses experientes narram seu processo de desenvolvimento profissional, identificando as fontes que lhes proporcionaram o conhecimento de professor. Quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada com cinco professores que atuam em duas instituições de ensino em cursos técnicos de educa- ção profissional de nível técnico e superior por meio de narrativas biográficas. Concluiu-se que o ingresso na profissão ocorreu de forma circunstancial. As principais fontes de conhecimento são a experiência na área de formação e os professores referenciais e, em relação aos sentimentos sobre a carreira docente, expressam motivação com a profissão advinda das relações que estabelecem com os alunos e do reconhecimento pelo trabalho realizado.<hr/>Resumen El desarrollo profesional docente es un proceso que ocurre en ciclos continuos a lo largo de la vida. Así, el artículo resume los resultados de una investigación realizada en una pasantía posdoctoral cuyo objetivo fue analizar cómo los profesores portugueses experimentados narran su proceso de desarrollo profesional, identificando las fuentes que les proporcionaron conocimiento docente. En cuanto al abordaje, se caracteriza como una investigación de campo cualitativa, realizada con cinco docentes que actúan en dos instituciones educativas en cursos técnicos de formación profesional en los niveles técnico y superior a través de narrativas biográficas. Se concluyó que el ingreso a la profesión se dio de manera circunstancial. Las principales fuentes de conocimiento son la experiencia en el área de formación y los docentes de referencia y, en relación a los sentimientos sobre la carrera docente, expresan motivación con la profesión a partir de las relaciones establecen con los estudiantes y el reconocimiento por el trabajo realizado.<hr/>Abstract Teacher professional development is a process that occurs in continuous cycles throughout life. Thus, the article summarizes the results of research carried out in a post-doctoral internship whose objec- tive was to analyze how experienced Portuguese teachers narrate their professional development process, identifying the sources that provided them with teacher knowledge. As for the approach, it is characterized as a qualitative field research, carried out with five teachers who work in two educational institutions in technical courses of professional education at a technical and higher level through biographical narratives. It was concluded that the entry into the profession occurred circumstantially. The main sources of knowledge are the experience in the training area and the reference teachers and, in relation to the feelings about the teaching career, they express motivation with the profession arising from the relationships they establish with students and recognition for the work done. <![CDATA[Elaboration and Validation of an Individualized Education Plan for Students with Autism:Contributions from a Teacher Training Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) a ser utilizado por professores que atendem alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O trabalho, delineado como uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, contou com a participação de gestores, professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) e pesquisadores do campo da Educação Especial. Dados de entrevista conduzida com o grupo de gestores revelaram a inexistência de um modelo de PEI a ser utilizado nas escolas. Registros dos questionários respondidos por 23 docentes indicaram lacunas formativas no campo do TEA. Com base nas demandas evidenciadas, foi delineado um curso teórico-prático sobre o PEI ao grupo de docentes. Em seguida, os professores e pesquisadores elaboraram, de forma colabo- rativa, um modelo de PEI a ser inserido em plataforma eletrônica. Por fim, o instrumento foi validado por 5 juízes externos (pesquisadores) e 13 juízes internos (cursistas). O modelo proposto serviu de alicerce para a estrutura de PEI criada pelo sistema de gestão educacional do RN.<hr/>Abstract The aim of this study was to develop and validate an Individualized Educational Plan (IEP) model for use by teachers working with students with autism spectrum disorder (ASD). The study, designed as a collaborative action research, involved school administrators, teachers from the public school system of Rio Grande do Norte (RN), and researchers in the field of special education. Interview data conducted with the group of school administrators revealed the lack of an IEP model for use in schools. The questionnaires answered by 23 teachers revealed a lack of knowledge in the field of ASD. Based on these findings, a theoretical-practical course on the IEP was designed for the group of teachers. Subsequently, the teachers and researchers collaboratively developed an IEP model to be integrated into an electronic platform. Finally, the instrument was validated by 5 external judges (researchers) and 13 internal judges (teachers who participated in the course). The proposed model served as the foundation for the IEP structure created by the educational system of RN.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue elaborar y validar un modelo de Plan Educativo Individualizado (PEI) destinado a ser utilizado por profesores que trabajan con estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA). La investigación, delineada como un estudio de acción colaborativa, contó con la participación de directores, profesores de la red estatal de educación de Rio Grande do Norte (RN) e investigadores en el campo de la Educación Especial. Datos de una entrevista realizada al grupo de directivos, revelaron la falta de un modelo de PEI para ser utilizado en las escuelas. Los registros de cuestionarios respondidos por 23 docentes indicaron lagunas formativas en el campo del TEA. Basándose en las demandas evidenciadas, se delineó un curso teórico-práctico sobre el PEI para el grupo de docentes. Posteriormente, los profesores y los investigadores elaboraron en colaboración, un modelo de PEI que se insertaría en una plataforma electrónica. Finalmente, el instrumento fue validado por 5 jueces externos (investigadores) y 13 jueces internos (participantes del curso). El modelo propuesto sirvió como base para la estructura de PEI creada por el sistema de gestión educativa de RN. <![CDATA[Being masculine under neon light: curriculum and northeasternness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em um Nordeste cuja potência brinca com o imaginário, este artigo volta-se para o filme Boi Neon (2015), dirigido por Gabriel Mascaro, buscando ampliar a reflexão pedagógica, em especial do currículo, para o cinema, evidenciando a potência subjetivadora das imagens em composição com suas narrativas Sob a inspiração das teorias pós-críticas de currículo, sobretudo da Filosofia da Diferença, argumenta-se que o devir-mulher de Iremar, protagonista do filme, transmuta-se no movi- mento surrealista e espacial de um currículo-neon. O Nordeste, como recorte espacial prenhe de imagens e representações de masculinidade, apresenta uma topografia de poder com contornos rígidos que simulam uma naturalidade nas relações de gênero. Concluímos que o currículo-neon opera uma resistência nesta geografia, pondo em funcionamento novas espacialidades, reconfigu- rando o espaço-tempo nas narrativas hegemônicas. Neste currículo, linhas coloridas e reluzentes põem em variação as representações de masculinidade nordestina, transmutando os processos de subjetivação através de novos desejos.<hr/>Abstract In a Northeast whose power plays with the imaginary, this article turns to the film Boi Neon (2015), directed by Gabriel Mascaro, in an attempt to extend pedagogical reflection, especially on the cur- riculum, to the cinema, highlighting the subjectivizing power of images in the composition with their narratives. Inspired by post-critical theories of the curriculum, especially the philosophy of difference, it is argued that the becoming-woman of Iremar, the protagonist of the film, is transformed into the surreal and spatial movement of a neon-curriculum. The northeast, as a spatial area full of images and representations of masculinity, presents a topography of power, rigid contours that simulate a naturalness in gender relations. We conclude that the neon-curriculum operates a resistance in this geography, putting new trajectories into operation, reconfiguring space-time in hegemonic narra- tives. In this curriculum, colored lines vary representations of northeastern masculinity, transforming processes of subjectivation through new desires.<hr/>Resumen En un Nordeste cuyo poder juega con el imaginario, este artículo recurre a la película Boi Neon (2015), dirigida por Gabriel Mascaro, buscando ampliar la reflexión pedagógica, especialmente sobre el currículum, al cine, destacando el poder subjetivador de las imágenes en composición con sus narrativas Inspirado en las teorías poscríticas del currículum, especialmente en la Filosofía de la Diferencia, se argumenta que el devenir-mujer de Iremar, protagonista de la película, se transmuta en el movimiento surrealista y espacial de un currículum-neón. El Nordeste, como área espacial repleta de imágenes y representaciones de la masculinidad, presenta una topografía del poder, contornos rígidos que simulan una naturalidad en las relaciones de género. Concluimos que el currículum-neón opera una resistencia en esta geografía, poniendo en funcionamiento nuevas espa- cialidades, reconfigurando el espacio-tiempo en las narrativas hegemónicas. En este currículum, las líneas de colores vivos varían las representaciones de la masculinidad del Nordeste, transmutando los procesos de la subjetivación a través de nuevos deseos. Palabras clave: Cine. Masculinidades. Currículum. Filosofía de la diferencia. <![CDATA[Reading and writing manuals for elementary education: the case of Spain (1900-1905)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, examinam-se dois manuais de leitura e de escrita adotados nas escolas primárias da Espanha nos anos de 1900 e 1905: Novísimo Tratado de Lectura e Rayas: novísimo método de la Lectura por la Escritura. A pesquisa histórico-documental foi realizada no Archivo General de la Administración em Alcalá de Henares que mantém a maioria da documentação relativa ao século XX. O objetivo do estudo consiste em examinar como os dois manuais se estruturavam do ponto de vista material e de conteúdo com a finalidade de ensinar a ler e a escrever. Por um lado, observaram-se noções associadas ao método tradicional de se ensinar a ler e a escrever. Por outro, notaram-se mudanças oriundas do movimento da Escola Nova relativas, em especial, à autonomia e à criatividade mais amplas por parte das crianças. A abordagem teórica ancora-se em estudos no campo da História Cultural (Chartier, 1998, 2010) e da História da Educação (Choppin, 2002, 2004; Escolano, 2016). Os resultados alcançados indicam que os manuais são dispo- sitivos que apontam métodos utilizados no período para a aprendizagem da leitura e da escrita. Palavras-chave: Educação formal. Manuais. Aprendizagem da leitura e da escrita. Primeira década do século XX.<hr/>Resumen En este artículo, se examinan dos manuales de lectura y escritura adoptados en las escuelas pri- marias de España en los años 1900 y 1905: Novísimo Tratado de Lectura y Rayas: novísimo método de la lectura por la Escritura. La investigación histórica y documental se realizó en el Archivo General de la Administración en Alcalá de Henares, que conserva la mayor parte de la documenta- ción relativa al siglo XX. El objetivo del estudio es examinar cómo se estructuraron los dos manuales desde el punto de vista material y de contenidos con el objetivo de enseñar a leer y escribir. Por un lado, se observaron nociones asociadas al método tradicional de enseñanza de la lectura y la escritura. Por otro lado, se notaron cambios derivados del movimiento Escola Nova, particular- mente en lo que respecta a una mayor autonomía y creatividad por parte de los niños. El enfoque teórico está anclado en estudios en el campo de la Historia Cultural (Chartier, 1998, 2010) y de la Historia de la Educación (Choppin, 2002, 2004; Escolano, 2016). Los resultados alcanzados indican que los manuales son dispositivos que señalan métodos utilizados en el periodo para el aprendizaje de la lectura y de la escritura. Palabras claves: Educación formal. Manuales. El aprendizaje de la lectura y de la escritura. La primera década del siglo XX.<hr/>Abstract In this article, we examined two reading and writing manuals adopted in elementary schools in Spain in the years 1900 and 1905: Novísimo Tratado de Lectura (New Reading Treaty) e Rayas: novísimo método de la Lectura por la Escritura (Stripes: newest method of reading by writing). The historical-documentary research was carried out at the Archivo General de la Administación in Alcalá de Henares, which holds most of the documentation relating to the 20th century. The objec- tive of the study is to examine how the two manuals were structured from a material and content point of view with the aim of teaching reading and writing. On the one hand, we observed notions associated with the traditional method of teaching reading and writing. On the other hand, we observed changes arising from the New School movement, particularly regarding greater auto- nomy and creativity on the part of children. The theoretical approach is anchored in studies in the field of Cultural History (Chartier, 1998, 2010) and History of Education (Choppin, 2002, 2004; Escolano, 2016). The results achieved indicate that the manuals are devices that point methods used in the period for learning to read and write. <![CDATA[Collaborative practices with TDIC: curricular innovation in teaching assistantship experiences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Avançar na formação de professores por meio de inovações em tempos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e interconexão digital pode ser um ato revolucionário. Nesse sentido, este artigo descreve a experiência da implementação de TDIC no estágio de docência com uma turma de Pedagogia. Utilizamos as TDIC como recursos mediadores em contexto de espaços híbridos. A questão de pesquisa é: Como foi organizada e experienciada a sequência didática em perspectiva colaborativa com estudantes no componente curricular “Pesquisa e prática pedagógica 3?” O estudo de natureza qualitativa se desenvolveu por meio do modelo lewiniano de aprendizagem experiencial. Os dados são resultados de descrições e narrativas dos pesquisa- dores sobre o fazer docente. Com base nas inferências desde a experiência, percebemos que as TDIC podem reduzir margens e dualidades. No entanto, as relações mediadas por tecnologias são intensificadas pela intenção afetiva, comunicacional, coordenada e interacional de corresponsa- bilidades entre os sujeitos.<hr/>Resumen Avanzar en la formación de profesores a través de innovaciones en tiempos de tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) y de interconexión digital puede ser un acto revoluciona- rio. En este sentido, este artículo describe la experiencia de la implementación de las TDIC en la práctica de docencia con una clase de Pedagogía. Utilizamos las TDIC como recursos mediado- res en el contexto de espacios híbridos. La cuestión de la investigación es: ¿Cómo se organizó y experimentó la secuencia didáctica en perspectiva colaborativa con estudiantes en el componente curricular “Investigación y práctica pedagógica 3?” El estudio de naturaleza cualitativa se desar- rolló por medio del modelo lewiniano de aprendizaje experiencial. Los datos son el resultado de las descripciones y narrativas de los investigadores sobre el hacer docente. Con base en las inferencias desde la experiencia, percibimos que las TDIC pueden reducir márgenes y dualidades. Sin embargo, las relaciones mediadas por tecnologías son intensificadas por la intención afectiva, comunicacional, coordinada e interaccional de corresponsabilidad entre los sujetos.<hr/>Abstract Advancing teacher formation through innovations in times of digital information and communication technologies (TDIC) and digital interconnection can be a revolutionary act. In this sense, this arti- cle describes the experience of implementing TDIC in the teaching assistantship with a Pedagogy class. We use TDIC as mediating resources in the context of hybrid spaces. The research question is: How the didactic sequence was organized and experienced in a collaborative perspective with students in the curricular component “Research and pedagogical practice 3?” The qualitative study was developed through the Lewinian model of experiential learning. The data are the result of the researchers’ descriptions and narratives about the teaching practice. Based on the inferences from the experience, we realized that TDIC can reduce margins and dualities. However, the relationships mediated by technologies are intensified by the affective, communicational, coordinated, and inte- ractional intention of co-responsibility between individuals. <![CDATA[Teacher practice and education: challenges and resistances in the COVID-19 context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo, aborda-se a prática docente no contexto do ensino remoto emergencial, deflagrado devido à pandemia da covid-19. Diante da conjuntura imposta e suas consequentes transforma- ções sociais, como as mudanças nas formas de configuração do trabalho docente, o objetivo da pesquisa foi compreender como professoras do Ensino Fundamental lidaram com a mudança para o ensino remoto emergencial, considerando aspectos da formação e da prática trazidos em seus enunciados. O estudo foi desenvolvido a partir da produção e da análise de narrativas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de duas cidades do interior de São Paulo. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa para cons- trução e análise dos dados ancora-se nas perspectivas histórico-cultural e enunciativo-discursiva. Os enunciados evidenciaram dificuldades e desafios, mas também ensinamentos sobre a docência, profundamente ancorados nas relações professor-aluno, nos saberes constituídos na práxis educa- tiva, na identidade docente constituída no coletivo. Palavras-chave: Formação docente. Narrativas pedagógicas. Ensino remoto emergencial. Pandemia da covid-19.<hr/>Resumen En este estudio se aborda la práctica docente en el contexto de la enseñanza remota de emer- gencia, desencadenada debido a la pandemia del Covid-19. Ante la coyuntura impuesta y sus consecuentes transformaciones sociales, como los cambios en las formas de configuración del trabajo docente, el objetivo de la investigación fue comprender cómo las maestras de Educación Primaria lidiaron con el cambio para la enseñanza remota de emergencia, considerando aspectos de formación y práctica traídos en sus relatos. El estudio fue desarrollado a partir de la producción y del análisis de narrativas de maestras de los años iniciales de la Educación Primaria de la Red Municipal de Educación de dos ciudades del interior de São Paulo, Brasil. La fundamentación teó- rica y metodológica de la investigación para la construcción y análisis de los datos está anclada en las perspectivas histórico-cultural y enunciativo-discursiva. Los enunciados evidenciaron dificultades y desafíos, pero también enseñanzas sobre la docencia profundamente ancladas en las relaciones docente-alumno, en los saberes constituidos en la praxis educativa, en la identidad docente consti- tuida en el colectivo.<hr/>Abstract This study addresses teaching practice in the context of emergency remote teaching, triggered by the COVID-19 pandemic. In view of the imposed conjuncture and its consequent social transformations, such as the changes in the ways of configuring the teaching work, the objective of this study was to understand how Elementary School teachers dealt with the change to emergency remote teaching, considering aspects of their education and practice brought up in their statements. The study was developed from the production and analysis of narratives of the early grades of Elementary School teachers from the Municipal Education Network of two cities in the hinterlands of São Paulo. The theoretical and methodological foundation of the research for the construction and analysis of data is anchored in the cultural-historical and enunciative-discursive perspectives. The statements showed difficulties and challenges, but also lessons about teaching, deeply anchored in the teacher-student relationships, the knowledge constituted in the educational praxis, the teaching identity, constituted in the collective. <![CDATA[Valorization of the supervised professional internship: foundation and implementation in higher Education in Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a valorização do Estágio Profissional Supervisionado, seus fundamentos e implementação no Ensino Superior em Angola. O estudo reincide sobre a Prática Pedagógica e os seus processos supervisivos que não capacitam suficien- temente o futuro professor para o exercício da profissão docente. Igualmente, emerge da vivência dos autores e da leitura feita em vários documentos e estudos realizados por investigadores e inves- tigações em diferentes contextos educativos no geral e de Angola em particular. O estudo foi de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo. A sua triangulação fundamentou-se na análise de conteúdo e o discurso dos autores. Os resultados evidenciaram a necessidade da valo- rização do Estágio Profissional Supervisionado, fundamentado, harmonizado e contextualizado na realidade socioeducativa e formativa regional, e na melhoria das condições e adequação dos pré- -requisitos orientados nos documentos normativos para elevar a qualidade da formação dos futuros profissionais do Ensino Primário.<hr/>Resumen El objetivo de esta comunicación es reflexionar sobre el valor de la Práctica Profesional Supervisada, sus fundamentos e implementación en la Enseñanza Superior en Angola. El estudio se centra en la Práctica Pedagógica y sus procesos de supervisión, que no capacitan suficiente a los futuros pro- fesores para el ejercicio de la profesión docente. Surge también de la experiencia de los autores y de su lectura de diversos documentos y estudios realizado por investigadores en diferentes con- textos educativos en general y en Angola en particular. El estudio fue de naturaleza cualitativa y se inscribió en el paradigma interpretativo. Su triangulación se basó en el análisis de contenido y en el discurso de los autores. Los resultados mostraron la necesidad de que las Prácticas Profesionales Supervisadas sean valoradas, fundamentadas, armonizadas y contextualizadas en la realidad socioeducativa y formativa regional, y de que se mejoren las condiciones y se adapten los prerre- quisitos establecidos en los documentos normativos para elevar la calidad de la formación de los futuros profesionales de la enseñanza primaria.<hr/>Abstract This paper aims of to reflect on the value of the Supervised Professional Internship, its foundations and implementation in Higher Education in Angola. The study focuses on Pedagogical Practice and its supervisory processes, which do not sufficiently train future teachers to exercise the teaching profession. It also emerges from the experience of the authors and their reading of various documents and studies carried out by researchers in different educational contexts in general and in Angola in particular. The study was qualitative in nature and was part of the interpretative paradigm. Its triangulation was based on content analysis and the authors' discourse. The results showed the need to value the Supervised Professional Internship, based on, harmonised and contextualised in the regional socio-educational and training reality, and to improve the conditions and adequacy of the prerequisites set out in the normative documents in order to raise the quality of the training of future primary school professionals. <![CDATA["Of the wanting that there is, and of what is not in me": the memorial phenomenon in schools, through the work of four women (Porto Alegre and São Leopoldo/RS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem como objetivo problematizar a constituição de espaços de memória em quatro esco- las centenárias do Rio Grande do Sul e analisar a atuação das responsáveis por esses lugares. O estudo, inscrito no campo da História da Educação, toma como referência os conceitos de patrimônio histórico-educativo e guardiãs de memória. Metodologicamente, foram visitados os museus e memoriais das instituições e entrevistadas as professoras que lá trabalham. Constatou-se que esses lugares, criados para preservar a memória, narram uma história edificante do passado institucional. Ao mesmo tempo, observa-se que a potência desses espaços depende muito da disposição e entrega dessas mulheres. Conclui-se que há um descompasso entre a dedicação das professoras e os gestos de guardar das escolas, indicativo da importância de maiores investi- mentos na construção de políticas de memória, não apenas centradas em ações individuais, mas fomentem atividades coletivas mais fecundas, ampliando, assim, a força do conceito do patrimônio histórico-educativo.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo problematizar la constitución de espacios de memoria en cuatro escuelas centenarias de Rio Grande del Sur y analizar las acciones de las responsables de esos lugares. El estudio, inscrito en el campo de la Historia de la Educación, toma como referencia los conceptos de patrimonio histórico-educativo y guardianes de la memoria. Metodológicamente se visitaron los museos y memoriales de las instituciones y fueron entrevistadas las docentes que allí laboran. Se constató que estos lugares, creados para preservar la memoria, cuentan una historia edificante del pasado institucional. Al mismo tiempo, se observa que el poder de estos espacios depende en gran medida de la voluntad y dedicación de estas mujeres. Se concluye que existe un desfase entre la dedicación de las docentes y los gestos protectores de las escuelas, indicativo de la importancia de mayores inversiones en la construcción de políticas de memoria, no centren sólo en acciones individuales, sino que alienten actividades colectivas más fructíferas, ampliando, así, la fuerza del concepto de patrimonio histórico-educativo.<hr/>Abstract The article aims to problematize the constitution of memory spaces in four centenary schools in Rio Grande do Sul and to analyze the work of the women responsible for these places. The study, which is part of the field of the History of Education, uses the concepts of historical-educational heritage and guardians of memory as a reference. Methodologically, the museums and memorials of the institu- tions were visited and the teachers who work there were interviewed. We found that these places, created to preserve memory, tell an edifying story of the institutional past. At the same time, we obser- ved that the power of these spaces depends very much on the willingness and commitment of these women. We concluded that there is a mismatch between the dedication of the teachers and the school's gestures of preservation, indicating the importance of greater investment in the construction of memory policies, which are not just centered on individual actions, but foster more fruitful collective activities, thus expanding the strength of the concept of historical-educational heritage. <![CDATA[Complex planetary decolonial education as action and subversion: Clessons from Freire and Morin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La investigación examina la Educación Decolonial Planetaria Compleja como resistencia al colonia- lismo, proponiendo un enfoque educativo transformador, influenciado por la complejidad de Morin y la praxis de Freire. La transmetodología de la investigación desafía las metodologías coloniales y propone la deconstrucción rizomática como un enfoque complejo y liberador. La educación tra- dicional perpetúa la sumisión y la colonización de las mentes, negando la complejidad humana y promoviendo la meritocracia como una ilusión de justicia. La Educación Decolonial Planetaria Compleja afronta y transforma las estructuras de poder, promoviendo una ética planetaria y la inclu- sión de saberes sin jerarquías. La praxis Freiriana nos inspira a cuestionar el currículum y fomentar el diálogo en lugar de la transmisión de conocimientos. La insumisión, indisciplina y esperanza son pilares para desafiar el sistema colonial en la educación, aunque enfrentamos desafíos instituciona- les y resistencia. La esperanza persiste en la lucha por una educación más justa y liberadora.<hr/>Resumo A pesquisa examina a Educação Decolonial Planetária Complexa como resistência ao colonia- lismo, propondo uma abordagem educacional transformadora, influenciada pela complexidade de Morin e pela práxis de Freire. A transmetodologia de pesquisa desafia as metodologias colo- niais e propõe a desconstrução rizomática como uma abordagem complexa e libertadora. A educação tradicional perpetua a submissão e a colonização das mentes, negando a complexi- dade humana e promovendo a meritocracia como uma ilusão de justiça. A Educação Decolonial Planetária Complexa confronta e transforma as estruturas de poder, promovendo uma ética plane- tária e a inclusão de conhecimentos sem hierarquias. A práxis Freiriana nos inspira a questionar o currículo e a incentivar o diálogo em vez da transmissão de conhecimentos. A insubordinação, a indisciplina e a esperança são pilares para desafiar o sistema colonial na educação, embora enfrentemos desafios e resistências institucionais. A esperança persiste na luta por uma educação mais justa e libertadora.<hr/>Abstract The research examines the Complex Planetary Decolonial Education as resistance to colonialism, proposing a transformative educational approach, influenced by Morin's complexity and Freire's praxis. Research transmethodology challenges colonial methodologies and proposes rhizomatic deconstruction as a complex and liberating approach. Traditional education perpetuates the submis- sion and colonization of minds, denying human complexity and promoting meritocracy as an illusion of justice. Complex Planetary Decolonial Education confronts and transforms power structures, pro- moting a planetary ethic and the inclusion of knowledge without hierarchies. Freirian praxis inspires us to question the curriculum and encourage dialogue instead of the transmission of knowledge. Insubordination, indiscipline and hope are pillars to challenge the colonial system in education, although we face institutional challenges and resistance. Hope persists in the fight for a more just and liberating education. <![CDATA[Education of women throughout the 19th and 20th centuries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352024000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La investigación examina la Educación Decolonial Planetaria Compleja como resistencia al colonia- lismo, proponiendo un enfoque educativo transformador, influenciado por la complejidad de Morin y la praxis de Freire. La transmetodología de la investigación desafía las metodologías coloniales y propone la deconstrucción rizomática como un enfoque complejo y liberador. La educación tra- dicional perpetúa la sumisión y la colonización de las mentes, negando la complejidad humana y promoviendo la meritocracia como una ilusión de justicia. La Educación Decolonial Planetaria Compleja afronta y transforma las estructuras de poder, promoviendo una ética planetaria y la inclu- sión de saberes sin jerarquías. La praxis Freiriana nos inspira a cuestionar el currículum y fomentar el diálogo en lugar de la transmisión de conocimientos. La insumisión, indisciplina y esperanza son pilares para desafiar el sistema colonial en la educación, aunque enfrentamos desafíos instituciona- les y resistencia. La esperanza persiste en la lucha por una educación más justa y liberadora.<hr/>Resumo A pesquisa examina a Educação Decolonial Planetária Complexa como resistência ao colonia- lismo, propondo uma abordagem educacional transformadora, influenciada pela complexidade de Morin e pela práxis de Freire. A transmetodologia de pesquisa desafia as metodologias colo- niais e propõe a desconstrução rizomática como uma abordagem complexa e libertadora. A educação tradicional perpetua a submissão e a colonização das mentes, negando a complexi- dade humana e promovendo a meritocracia como uma ilusão de justiça. A Educação Decolonial Planetária Complexa confronta e transforma as estruturas de poder, promovendo uma ética plane- tária e a inclusão de conhecimentos sem hierarquias. A práxis Freiriana nos inspira a questionar o currículo e a incentivar o diálogo em vez da transmissão de conhecimentos. A insubordinação, a indisciplina e a esperança são pilares para desafiar o sistema colonial na educação, embora enfrentemos desafios e resistências institucionais. A esperança persiste na luta por uma educação mais justa e libertadora.<hr/>Abstract The research examines the Complex Planetary Decolonial Education as resistance to colonialism, proposing a transformative educational approach, influenced by Morin's complexity and Freire's praxis. Research transmethodology challenges colonial methodologies and proposes rhizomatic deconstruction as a complex and liberating approach. Traditional education perpetuates the submis- sion and colonization of minds, denying human complexity and promoting meritocracy as an illusion of justice. Complex Planetary Decolonial Education confronts and transforms power structures, pro- moting a planetary ethic and the inclusion of knowledge without hierarchies. Freirian praxis inspires us to question the curriculum and encourage dialogue instead of the transmission of knowledge. Insubordination, indiscipline and hope are pillars to challenge the colonial system in education, although we face institutional challenges and resistance. Hope persists in the fight for a more just and liberating education.