Scielo RSS <![CDATA[Estudos em Avaliação Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0103-683120030002&lang=en vol. num. 28 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A evolução recente do rendimento escolar das crianças brasileiras: uma reavaliação dos dados do Saeb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho analisa a queda no desempenho escolar das crianças brasileiras observada no Saeb (1995-1999). Avalia-se a hipótese de que esse pior desempenho esteja associado à mudança do perfil das crianças avaliadas, em virtude da redução nas taxas de repetência e evasão escolar, também observadas no período. O argumento defendido no presente artigo é que a forma mais apropriada para avaliar mudanças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelo sistema seria comparar diferentes gerações, ao invés de comparar o desempenho de determinadas séries em anos distintos. Quando esse procedimento é realizado, observa-se que o desempenho escolar vem melhorando entre gerações sucessivas.<hr/>This paper investigates the reduction of Brazilian studensts’ educational performance as shown in Saeb (1995-1999). We consider the hypothesis that the decline in the performance shown in the sample is due to changes in the characteristic of the evaluated students. This could be explained by a decrease in dropout and repetition rates observed during that period. Furthermore, the paper argues that the most appropriate way to evaluate the quality of educational services offered by any educational system is to compare different generations instead of comparing students’ performances in the same grades but in different years. When this procedure is carried out, we observe an improvement in educational performance between generations. <![CDATA[Fundamentos de um programa de avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados.<hr/>This article offers a discussion of various aspects of educational evaluation and attempts to stimulate other ideas on defining an evaluation policy for the Brazilian educational system. First, it highligts the relationship between evaluation and school planning; it associates the idea of evaluation to an effective action ppolicy and seeks to foster studies about the possibilities of the Criterion Referenced Test. <![CDATA[O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descreve-se o referencial teórico que baseou a definição dos questionários contextuais do Saeb 2001. Explicita-se a literatura considerada particularmente relevante, especificam-se os construtos privilegiados e mapeia-se o modo pelo qual os construtos privilegiados se relacionam com os itens dos questionários. Justifica-se a relevância da existência de referencial teórico tanto sob o ponto de vista da qualidade das medidas do Saeb 2001 quanto das possibilidades que se abrem para o contínuo aprimoramento dos questionários contextuais.<hr/>This paper describes the theoretical framework for the design of the Saeb 2001 contextual questionnaires. The relevant literature is discussed and the constructs to be measured are listed. The link between constructs and items is shown. It is emphasized that a theoretical framework was fruitful in terms of both the quality of the measures in Saeb 2001 and the continuous process of enhancing Saeb instruments. <![CDATA[A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio.<hr/>The present article is a preliminary discussion of issues related to learning evaluation and focuses on how this evaluation should be accomplished. It then analyses how evaluation is understood and considered in official documents, especially in large scale evaluation processes like Saeb and Enem, as well as in the Curricular Referential for Pre-Schools and the National Curricular Parameters for Elementary and Secondary Schools. <![CDATA[Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo analisar a prática docente e os processos de avaliação escolar construídos pelos professores, tendo em vista a implementação da avaliação formativa. Para tanto, definiu-se como locus da pesquisa duas escolas de ensino fundamental, de 3º ciclo de formação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Essas escolas, desde 1996, assumiram o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, que se fundamenta numa política democrática inclusiva. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se pelo estudo de caso, envolvendo observação participante, entrevistas semi-estruturadas, questionários, análise de documentos e realização de grupo focal. A conclusão do trabalho identificou novas práticas de avaliação de princípios formativos em processo de construção e ressaltou a formação, no cotidiano da escola, como espaço-tempo favorável ao trabalho coletivo, ao exercício da reflexão crítica da e sobre a prática docente de avaliação numa perspectiva de transformação da escola, tornando-a mais inclusiva.<hr/>The main goal of this paper is to examine the teaching practice and school evaluation processes designed by teachers, focusing on the implementation of formative evaluation. For that purpose, two public schools from the 3rd cycle elementary education in the Municipal School System of Belo Horizonte have been defined as the locus of research. Since 1996, these schools have put into practice the Plural School Political-Pedagogical Project, which is based on na inclusive democratic policy. <![CDATA[Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no Simave-2002]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em geral os sistemas de avaliação educacional mantêm um mesmo objetivo prioritário de encontrar mecanismos para melhorar a qualidade do ensino oferecido à sociedade. Além de identificar resultados da aprendizagem dos alunos, avalia-se o conjunto do sistema educacional. Dentro desse contexto o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação no ano de 2000. Os dados do contexto escolar mineiro que são disponibilizados pelo Simave-2002 estão agrupados hierarquicamente, ou seja, os alunos estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. O presente estudo empregou modelos hierárquicos (multinível) com o objetivo de avaliar o impacto que características do professor e do ambiente em sala de aula apresentam sobre a proficiência dos alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental que fizeram os testes de Língua Portuguesa do Simave-2002. Buscando investigar os fatores que atuam na diferenciação entre as proficiências dos alunos foram considerados os modelos com os níveis de hierarquia: aluno (nível 1) e turma (nível 2). Foi encontrada explicação para uma grande proporção da variação dos escores alcançados pelos alunos quando aspectos relativos à sala de aula são considerados na modelagem.<hr/>The main goal of this paper is to examine the teaching practice and school evaluation processes designed by teachers, focusing on the implementation of formative evaluation. For that purpose, two public schools from the 3rd cycle elementary education in the Municipal School System of Belo Horizonte have been defined as the locus of research. Since 1996, these schools have put into practice the Plural School Political-Pedagogical Project, which is based on na inclusive democratic policy. <![CDATA[Os efeitos do projeto político-pedagógico na gestão escolar, segundo a concepção dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O projeto político-pedagógico é um dos instrumentos adotados nos esforços que visam a construção de uma nova escola pública brasileira. O projeto político-pedagógico, porém, constitui-se em uma novidade, inserida em um sistema com estrutura, processos e cultura seculares. São indispensáveis, portanto, esforços para a verificação de seus resultados concretos, como meio para a avaliação da sua capacidade de concorrer para a operação de mudanças efetivas nesse sistema. Uma investigação acadêmica realizada em 2002 em Brasília buscou esse objetivo. O presente artigo enfoca pontos da avaliação feita pelos alunos sobre a ocorrência de mudanças em suas escolas, em período posterior à implantação de seus respectivos projetos político-pedagógicos. Sobressaiu-se a capacidade do aluno em ter uma participação ativa e crítica no universo escolar, indicativa da eficácia dos projetos político-pedagógicos para contribuir com a democratização e a melhoria do desempenho e das relações nas unidades investigadas.<hr/>In general, educational evaluation systems have a common objective of finfing, ways to efficiently improve the education. Besides edentifying results in the pupils´ learning the overall educational system is also evaluated. In this context, the Minas Gerais Evaluation System of Public Education ( Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE) was introduced in 2000 by the State Secretary of Education. The data from the state of Minas Gerais regarding SIMAVE-2002 are hierarchically grouped, that is, pupils are grouped by classrooms are grouped by schools. <![CDATA[O portfólio e a avaliação no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o sentido da avaliação, a partir de uma experiência sobre o uso de portfólio no ensino superior como uma alternativa de avaliação do processo de aprendizagem. Esta prática avaliativa deu-se junto às turmas de 1º Período de Odontologia, matriculadas na disciplina de metodologia científica, na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), entre 2001 e 2003, envolvendo 150 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados demonstram a apropriação das múltiplas linguagens, além da científica, própria da disciplina; a adequação da prática de leitura, escrita e pesquisa envolvendo estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades; o constante e permanente diálogo entre o professor e aluno, aluno/aluno; a dificuldade de o estudante elaborar o portfólio demonstrativo, nitidamente reflexivo; ênfase no processo de aprender e não no resultado. Conclui-se que alguns entraves precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como quantificação que permeia o pensamento dos alunos e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar desta prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação, no contexto acadêmico.<hr/>The purpose of this study is to discuss the meaning of evaluation based on na experience involving the use of portfolio at college level as an alternative to evaluation of the learning process. This was conducted with 1st semester students in Dentistry, attending Scientific Methodology classes at the Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro, between 2001 and 2003. It involved 150 students, in 4-hour weekly meetings, amounting to a total workload of 80h in the school semester. The results demonstrated the adequacy of using multiple languages - besides the subject’s scientific one - like reading, writing and research involving revision and reflection strategies about the activities; the constant and permanent dialogue between teacher and student, student and student, the student’s difficulty to prepare the clearly reflective portfolio; emphasis on the learning process and not on the result. It was found that some problems need to be overcome: it is necessary to change the concept of evaluation as quantification which permeates students’ and teachers’ thinking and to include other subjects that can share this practice so that evaluation can start playing a new role in the academic context. <![CDATA[Associação brasileira  de avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312003000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta da ABAVE A ABAVE é um espaço plural e democrático para o intercâmbio de experiências entre os acadêmicos e os implementadores da avaliação educacional. O que justifica a sua criação é o crescimento, nos últimos anos, do número de pessoas que lidam com a avaliação e que começam a vê-la como seu campo de atuação profissional, seja como pesquisadores ou como responsáveis pela condução das políticas de avaliação nos sistemas educacionais. Mais importante ainda, observa-se a disposição destes dois grupos de se relacionarem entre si para aprender e maximizar o potencial dos seus trabalhos a favor da melhoria da educação.