Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620040003&lang=en vol. 12 num. 44 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Teaching Profession and Labour market: motivations and dilemmas in the professional choice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina a questão da escolha profissional e suas relações com o mercado de trabalho. Analisa a experiência de um grupo de licenciados da USP formados em 1994 e 1995, focalizando a transição da universidade para o mundo do trabalho. Os dados foram colhidos por meio de dois questionários e de entrevistas realizadas semi-estruturadas realizadas com quatorze egressos de diferentes cursos. Na construção do referencial teórico tomou-se como ponto de partida os trabalhos de Bohoslavsky (1983, 1987) sobre escolha profissional e, a seguir, a teoria sociológica de Bourdieu (1990, 1992, 1994, 2001) para interpretar as formas mediante as quais as escolhas são processadas. Nas análises busca-se discutir a questão da escolha do curso superior considerando as influências da família e da escolarização. Considera-se também a formação de professores na USP e o baixo prestígio da licenciatura. No centro desse exame encontra-se o tema do trabalho: as motivações e os dilemas vividos pelos professores durante os primeiros anos depois de formados, face às influências do mercado de trabalho, que aparece como fator preponderante no desenvolvimento de suas carreiras profissionais.<hr/>The paper deals with the issue of the professional choice and its relations with the labour market. It has a double focus: the initial experiences of teachers formed by the University of São Paulo (1994- I 995) and the transition from the university to the labour market. Research data were collected through two questionnaires and fourteen semistructured interviews. The construction of the theoretical framework starts from the Bohoslavsky' works (1983, 1987) and the sociological theory of Bourdieu (1990, 1992, 1994, 2001). The analysis approaches the choice of undergraduate courses and the influencies the students receive from the family and schooling. It also discusses the teacher education of USP and the students low motivation for its courses for teachers' training. At the heart of the article is the theme of work: the motivotions and dilemmas faced by the teachers along their first years after the undergraduation course vis-à-vis the influencies from the labour market, that appears as the main factor of decision in their professional career.<hr/>El artículo trata de la cuestión de la escoja profesional y sus relaciones con el mercado de trabojo. Analiza la experiencia de un grupo de licenciados de la USP que concluyeran sus cursos en 1994 Y 1995. Enfoca la transición de la universidad para el mundo del trabajo. Los datos fueran obtenidos través de dos cuestionarios y de entrevistas semiestructuradas realizadas con 14 egresos de diferentes cursos. En la construcción del referencial teórico se utilizó como punto de partida los trabajos de Boholavsky (1983, 1987) sobre la escoja profesional y la teoría sociológica de Bourdieu (1990, 1992, 1994, 2001) para interpretar como son procesadas las escojas. Intenta discutir las influencias de la familia y de la escolarización. También aborda la formación de 105 profesores de La USP y el bojo prestigio de la licenciatura. Las molivaciones y los dilemas vividos por los profesores durante los primeros años de formados delante de las influencias del mercado de trabajo son los factores preponderantes para el desarrollo de sus carreras profesionales. <![CDATA[Educational Evaluation: theoretical considerations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação da aprendizagem escolar constitui, no domínio da educação, um dos temas polêmicos e que suscita curiosidades em relação à sua prática. É perceptível, no momento atual, a presença enfática dessa temática nos foros e debates educacionais e nos discursos entre educadores, nos diferentes espaços institucionais, onde se inserem o ensino e a aprendizagem, principalmente, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. É bem verdade que a renovação conceitual, em que se projetam as contribuições de numerosas investigações educativas dos últimos anos, manifestam-se através de um notável enriquecimento dos âmbitos sobre os quais se estende a avaliação dos critérios com que se produzem juízos de valor e das decisões admitidas. Sem dúvidas, registra-se no momento uma distância significativa do antigo conceito de avaliação como constatação do nível de aprendizagem do aluno. Faz-se então necessário avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades e atitudes. É fundamental conhecer as características das atividades contínuas e não somente os resultados. Por outro lado, a avaliação deve incidir sobre a atividade do professor, o planejamento dos programas, a efetividade dos recursos e sobre a influência dos ambientes organizativos e ambientais. A atividade avaliativa deve ultrapassar o estudo de tudo quanto se manifesta a fim de também se prolongar até à identificação das causas de desvios que possam interferir nos resultados de alguma ação educativa. Neste ambiente de discussão, é que seguramente se encontrará o caminho para aperfeiçoar o ensino. Ao pensar nesta diversidade, propõe-se seguir um trabalho, a partir da (re)visitação de renomados autores que contribuíram na construção da história da avaliação, na tentativa de trazer a lume pontos específicos deste tema.<hr/>Assessment of school learning and its practice is one of the most debated topics in education at the present time. This debate is very evident as a recurring theme at educational debates, in discussions among educators in teaching institutes. This is especially true since the advent of the Law Basic for Directives in Education in 1996. It is true that there has been a renewal of the concept of assessment in recent times due mainly to the many investigations carried out in this area. There has been a notable enrichment in the criteria for assessment giving good results in value judgments. However there is, little doubt that we have come a long way since the old concepts of assessment were used to judge the learning levels of students. It is of fundamental to understand the characteristics of continuous activities and not only results. On the other hand, assessment ought also to include the activities of the teacher: his program planning, the effectiveness of his resources, the influence of the environment and organizational practices. The assessment activity ought to go beyond 011 the study and not only show the end or result of the study but also identify the causes of the final result. In this environment of discussion one will surely find the way to improve teaching process. Considering the diversity involved, we propose to make this study, reexamining the works of renowned authors who have contributed to the history of assessment in an effort to bring to light important specific points of the theme.<hr/>La evoluación det aprendizaje escolar, en el domínio de la educación, constituye un de los temas mós polémicos y que suscita curiosidades sobre su practica. Está presente en los debates educacionales, en los discursos de los educadores y en los más diferentes espacios institucionales gracias al adviento de la Ley de Directrices y Bases de la Educación (1996). Son muchas las contribuciones conceptuales que vinieron contribuir para ampliar el ámbito de la evaluación educacional que muchas veces era restricto al nível de aprendizaje del alumno. Es necesario evaluar, también, habilidades y actitudes. ES fundamental conocer las características de las actividades continuas y no solamente los resultados. Por otro lado, la evaluación debe incidir sobre la actividad del profesor, el planeamiento de los programas, la efectividad de los recursos, las influencias ambientales y del clima de las organizaciones. Lo evaluación debe identificar los causas de los desvíos que interfieren en los resultados de los actos pedagógicos. Se propone volver o los autores que contribuyeron para la historia de la evaluación a fin de traer para la luz puntos específicos del tema. <![CDATA[About evidences: the reading of Raymundo Faoro as a panel for the problematizing of public policies in the field of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aponta para a permanência e atualidade dos conceitos faorianos de patrimonialismo e estamento, creditando vigor a leitura de Os Donos do Poder, a fim de buscar chaves de análise para o pensamento nacional e problematizar como são propostas, debatidas, aplicadas as políticas públicas no campo da educação e a legitimidade das constantes alterações de cronogramas de trabalho, pautas de ações e discussões teóricas no âmbito educacional, provocadas pelas mudanças de partidos e nomes. A discussão é: a quem pertence o poder de auferir legitimidade às políticas públicas implementadas no âmbito da educação, o que encaminha ao conceito de participação e do quanto a presença (ou ausência) teórica e prática de tal conceito determinaria os rumos da educação, graças aos condicionantes da cultura política brasileira, marcados por tradições centralizadoras e patrimonialistas e, portanto, por padrões de relação clientelistas e meritocráticas; assim como à necessária abertura de novos espaços para a participação popular nas decisões do executivo.<hr/>The text points lo the permanence and updatedness of the Faorian concepts of patrimonialism and estament, crediting vigor to the reading of The Owners of Power, in order lo look for keys of analysis for the national thought and problematizing the way public policies are proposed, debated and applied in the field of education, as well as the legitimacy of the constant alterations of chronograms of work, guide lines of actions and theoretical discussions, caused by the switches of parties and names. The discussion is: to whom belongs the power of giving legitimacy to the public policies implemented in the field of education, what does lead to the concept of participation and of how much the theoretical and practical presence (or absence) of such a concept would determine the course of education, due to the conditionings of the Brazilian political culture, marked by centralizing and patrimonialist traditions and, therefore, by patterns of clientelist and meritocratic relations: as well as the necessary opening of new spaces for the popular participation in the decisions of the executive power.<hr/>EI texto apunta a la permanencia y actualidad de los conceptos faorianos de patrimonialismo y estamento, creditando vigor a la lectura de Los Duenos del Poder, a fin de buscar claves de análisis para el pensamiento nacional y problematizar como son las propuestas, debatidas, aplicadas a las políticas públicas en el campo de la educación y la legitimidad de las constantes alteraciones de cronogramas de trabajo, pautas y discusiones teóricas en el ámbito educativo, provocadas por los cambios de partidos y nombres. La discusión es: a quien pertenece el poder de conferir legitimidad a las políticas públicas implementadas en el ámbito de la educación, que encamina ai concepto de participación y de cuanto la presencia (o ausencia) teórica y práctica de tal concepto determinaria los rumbos de la educación, gracias a los condicionamientos de la cultura brasilena, enmarcados por tradiciones centralizadoras y patrimonialistas y, por lo tanto, por patrones de relación clientelista y meritocráticas; asi como a la necesaria apertura de nuevos espacios para la participación popular en las decisiones deI ejecutivo. <![CDATA[Technoculture and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosófico-pedagógico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodológico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensão e de hierarquização de valores de modo próprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensão dos valores se dê pela sensibilidade analisa o papel da mídia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende então, ser a hoje chamado multimídia uma instância de educação tendo como função não apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as características da multimídia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginário e o sentido de sua linguagem. Mostra que não sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagógica dá-se não propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que são apresentados. Aborda ainda a questão da censura e da ética na produção da mídia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela ética.<hr/>This article aims at analyzing from a phylosophical-pedagogiacal perspective the relationship between techno-culture and education. It lakes as methodological reference principies from the Theory of Values, conceptualizing education as a process of apprehension and hierarchical arrangement in a proper and adequate way for te human one's sensitive, it analyses the role of media in general, which especially appeals lo this educational resort that functions not only lo communicate, but also lo propose a hierarchy of values that leads lo one´s development. It analyses the characteristics of multimedia, the denotation and connotation of its massages, the imaginary and the meaning of its language. It demonstrates that as the technological production is not neutral, its pedagogical action occurs through the way it is presented, and not through the content it conveys. Il also approaches questions of censorship and ethics in the media production. It sums up stating the necessity of a deeper reflection over concepts like culture, techno-culture and education concerning ethics.<hr/>EI artículo intenta analizar de una perspectiva filosófico-pedagógica la relación entre la tecnocultura y la educación. El referencial metodológico está basado en la Teoría de Los Valores que conceptúa la educación como el proceso de aprehensión y de escalonamiento de valores de modo propio y adecuado a las aspiraciones humanas. Admitiendo que la aprehensión de valores se da por la sensibilidad, analiza el papel de a media en general que apela especialmente para esta facultad como agente educador. Entiende que los multimedia son una instancia de la educación que tienen como función comunicar y proponer una escala de valores que leva al desarrollo del suieto. Analiza las características de las multimedia, la denotación y la connotación de sus mensajes, el imaginario y el sentido de su lenguaje. La producción de tecnologia no es neutra y la acción pedagógica se realiza por el sentido que es presentado y no propiamente por los contenidos que transmite. Trata, aún, de la censura y de la ética en La media. Concluí pro la necesidad de más reflexiones sobre los conceptos de cultura, de tecnocultura y de educación ética. <![CDATA[Formation of the basic education's teachers in Brazil and expectations of teachers who ad in the basic school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en No artigo Paradigmas da Educação à Distância houve primeiramente a preocupação de elucidar o uso do acento grave na expressão à distância. Defendemos a nomenclatura educação à distância por considerá-la mais pertinente do que ensino à distância, haja vista tratar-se de um processo que envolve mais do que ensino ou instrução, apesar de também abrangê-los. Enfatizamos que a elaboração do desenho educacional pressupõe uma visão mais ampla dos diferentes caminhos e possibilidades, mais voltado para os alunos do que para o trabalho dos profissionais ou dos meios utilizados no processo educativo. Em coerência com o desenho educacional que defendemos, recomendamos adoção de metodologias fundamentada em teorias de aprendizagem que priorizem o sujeito e processos efetivos de comunicação que diminuem a distância professor (meio) e aluno. A seleção dos meios mais econômicos e viáveis (material impresso e rádio) negando a afirmativa de que a educação à distância deva acontecer apenas com a utilização de imagens em movimento foi, também, um dos pontos ressaltados. Entretanto, a preparação dos usuários da EAD para um verdadeiro aproveitamento da educação virtual, o que possibilita a identificação de fontes idôneas de pesquisa e o contato com outros estudantes e pesquisadores (via Internet), também foi por nós enfocado.<hr/>We rather prefer to soy education of distance thon learning at distance, since it is a process that involves more than learning or instruction, although it also encompasses both. We emphasize that the disign of an educational outline allows a wide perception of different perspectives and possibilities more addressed to students than to teachers or the means used in the educational process. We recommend the adoption of methodologies based on learning theories whose focus are mainly the student and the effective media that bridge the distance between teachers and students. The selection of more economic and feasible means (writing material and radio) is one of point underlined. However, the training of EAD users was 0/50 focused in this article.<hr/>Siendo la educación un proceso que envuelve mós que enserio o instruccion, aún englóbelos, el autor defiende lo nomenclatura educación a distancia por consideraria mós pertinente que enseño a distancia. Propone que su diserio educacional tenga una visión más amplio de los diferentes caminos y posibilidades, preocupándose más com los alumnos que con el trobajo de los profesionales o los medias utilizados en el proceso educativo. Coherente con el modelo educacional que defiende, recomienda metodologias fundamentadas en teorias de aprendizaje que coloquen el sujeto en primer plano y procesos efectivos de comunicaci6n que disminuyan la distancia entre profesor (media) y alumno. Destaca la selección de los medias más económicos y viables (material impreso y radio) y recusa la afirmaci6n que la educación a distancia deba realizarse apenas con el uso de imágenes en movimiento. También enfoco la preparación de los usuarios para mejor aprovechamienfo de la educación virtual lo que posibilita la identificación de fuentes no idóneas de pesquisa y el contacto con otros esfudiantes y pesquisidores (via Internet). <![CDATA[Formation of the basic education´s teachers in Brazil and expectations of teachers who act in the basic school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com professores do ensino médio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissão, bem como suas opiniões e expectativas em relação à política de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de educação básica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para saná-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Político Pedagógico das escolas. Os professores foram também questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em três itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as críticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento técnico, síntese de teoria e prática e formação alicerçada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissão docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação é dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o início de uma caminhada que não tem fim, seja qual for o nível de ensino em que vá atuar o professor.<hr/>The work presents the results of a exploratory research with basic education's teachers, aiming to detect the difficulties faced in day-by-day of its profession, as well as its opinions and expectations with regard to politics of teacher´s formation proposal in the Brazilian National Education´s Low. Twenty eight teachers, who acts in basic education´s schools of Belo Horizonte, had been searched. Half-structuralized, direct, recorded and transcribing interviews had been used, being boarded the difficulties finded and the alternatives that they present to cure them. The teachers also had been questioned about the current teacher´s formation courses and about the continuous formation. The data had been organized in three itens: 1º) Professional performance and formation: the difficulties and alternatives presented for the teachers and the critical ones about the teacher´s formation courses; 2°) Expectations with regard to the teacher´s formation courses: to exced the knowledge technician, synthesis of practical theory and formation based in the research; 3°) Continuous formation and the collective processes of work: an imperious necessity. The depositions had evidenced that it needs lo made a lot of things with regard the teacher´s formation and had clearly left that a way to rethink the teacher´s formation courses is to give voice to the teachers, considering the initial process of formation as the beginning of one walked that does not have end, whichever the education level where goes to act the teacher.<hr/>EI trabajo presenta los resultados de una investigación exploratoria con los profesores de la educación básica, teniendo como objetivo detectar las dificultades que hacen frente en su rutina diaria, así como sus opiniones y expectativas en relación a la política de formoción de los profesores prevista en la ley brasileño de Educación. Habían buscado a 28 profesores que trabajan en escuelas de la educación básica de Belo Horizonte. Fueran utilizadas entrevistas medio-estructuradas, grabadas y transcritas, siendo subido las dificultades que encuentran y las alternativas que presentan para curar las. Habían preguntado los profesores también sobre los cursos actuales de formación de profesores y sobre la formación continua. Los datos habían sido organizados en tres secciones: 1°) Actuación y formación profesionales: las dificultades y los alternativas presenfadas por los profesores y las críticos a los cursos dei licenciatura; 2°) Expectativas en relación a los cursos de formación de profesores: formación que excede a lo conocimiento técnico, síntesis teoría y préctica y formación basada en la investigación; 3°) formación continuada y los procesos colectivos del trabajo: una necesidad imperiosa. Las de posiciones habían evidenciado que muy todovía necesita ser hecho en relación a la formación de profesores y se habían ido claramente que una manera de repensar los cursos de formación es dar voz a los profesores, tiendo en visto que El proceso inicial de formación es el principio de uno cominado que no tiene extremo, cualquiera el nivel de la educación donde va a actuar el profesor. <![CDATA[Voluntary national examination at conclusion of secondary school: a methodological challenge in Brazilian education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com professores do ensino médio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissão, bem como suas opiniões e expectativas em relação à política de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de educação básica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para saná-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Político Pedagógico das escolas. Os professores foram também questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em três itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as críticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento técnico, síntese de teoria e prática e formação alicerçada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissão docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação é dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o início de uma caminhada que não tem fim, seja qual for o nível de ensino em que vá atuar o professor.<hr/>The work presents the results of a exploratory research with basic education's teachers, aiming to detect the difficulties faced in day-by-day of its profession, as well as its opinions and expectations with regard to politics of teacher´s formation proposal in the Brazilian National Education´s Low. Twenty eight teachers, who acts in basic education´s schools of Belo Horizonte, had been searched. Half-structuralized, direct, recorded and transcribing interviews had been used, being boarded the difficulties finded and the alternatives that they present to cure them. The teachers also had been questioned about the current teacher´s formation courses and about the continuous formation. The data had been organized in three itens: 1º) Professional performance and formation: the difficulties and alternatives presented for the teachers and the critical ones about the teacher´s formation courses; 2°) Expectations with regard to the teacher´s formation courses: to exced the knowledge technician, synthesis of practical theory and formation based in the research; 3°) Continuous formation and the collective processes of work: an imperious necessity. The depositions had evidenced that it needs lo made a lot of things with regard the teacher´s formation and had clearly left that a way to rethink the teacher´s formation courses is to give voice to the teachers, considering the initial process of formation as the beginning of one walked that does not have end, whichever the education level where goes to act the teacher.<hr/>EI trabajo presenta los resultados de una investigación exploratoria con los profesores de la educación básica, teniendo como objetivo detectar las dificultades que hacen frente en su rutina diaria, así como sus opiniones y expectativas en relación a la política de formoción de los profesores prevista en la ley brasileño de Educación. Habían buscado a 28 profesores que trabajan en escuelas de la educación básica de Belo Horizonte. Fueran utilizadas entrevistas medio-estructuradas, grabadas y transcritas, siendo subido las dificultades que encuentran y las alternativas que presentan para curar las. Habían preguntado los profesores también sobre los cursos actuales de formación de profesores y sobre la formación continua. Los datos habían sido organizados en tres secciones: 1°) Actuación y formación profesionales: las dificultades y los alternativas presenfadas por los profesores y las críticos a los cursos dei licenciatura; 2°) Expectativas en relación a los cursos de formación de profesores: formación que excede a lo conocimiento técnico, síntesis teoría y préctica y formación basada en la investigación; 3°) formación continuada y los procesos colectivos del trabajo: una necesidad imperiosa. Las de posiciones habían evidenciado que muy todovía necesita ser hecho en relación a la formación de profesores y se habían ido claramente que una manera de repensar los cursos de formación es dar voz a los profesores, tiendo en visto que El proceso inicial de formación es el principio de uno cominado que no tiene extremo, cualquiera el nivel de la educación donde va a actuar el profesor. <![CDATA[International Perspective in national approach to teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362004000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en This short presentation is intended to stimulate discussians among the participants of this Conference mainly in regard to the role of ICET and the Regional Centres in international teacher education