Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620050001&lang=en vol. 13 num. 46 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho é uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanço das experiências de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiências têm contribuído para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrário, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Os resultados mostram que diferentes experiências de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaça da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitório, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistências quanto mais tentam modificar os códigos educacionais. As pesquisas de maior porte não encontram evidências de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas também não apresentam indicações de que a mesma o eleve. As experiências internacionais mostram que os países onde a promoção automática é adotada, o aluno é cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressão cultural. As conclusões indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiência e a redução dos custos, por meio da correção do fluxo discente, mantendo baixos níveis de qualidade e eqüidade.<hr/>This paper presents a review of the research literature on primary education policies in the last 15 years in Brazil aimed to reduce the repetition rate by means of the adoption of cycles and other alternatives to the traditional organization in grades. The basic goal is to find if these policies have contributed to improve or to reduce pupils' performance. The study selected 62 research projects, with diverse theoretical and methodological approaches. Results show that different experiences have risks and disadvantages, among them the rupture of the so called social contract for school, partially based on the repetition threat. Accelerated learning projects have showed positive results. However, the deeper the changes aimed toward the educational codes, the stronger are the resistances. Policies not seldom neglect careful implementation. Research projects involving larger populations find that new policies do not improve or reduce pupils' achievement significantly. The international literature emphasizes the importance of strong support to pupils with difficulties. Comparative studies also show that repetition is a cultural, often biased phenomenon. Conclusions warn that policies implemented in the country Brazil may reduce their focus to the mere increase of efficiency and reduction of costs, by correcting the distortion age-grade. Nevertheless, low levels of quality and equity may remain.<hr/>Este trabajo es una reseña de las investigaciones sobre las experiencias de políticas educativas que, en los últimos 15 años en Brasil, intentan reducir las altas tasas de repitencia por medio de alternativas a la tradicional organización de la educación primária en grados. Fueron seleccionadas 62 investigaciones nacionales, con diversas orientaciones teóricas y metodológicas. Los resultados revelan que diferentes experiencias presentan riscos y limitaciones, entre ellas el rompimiento del llamado contracto social en que se basa la escuela y que tiene como una de sus bases la amenaza de reprobar el alumno. La acceleración del aprendizaje, como proyecto temporal, alcanza buenos resultados. Las políticas educativas muchas veces no son adecuadamente implementadas, sufriendo mayores resistencias cuando buscan cambiar más profundamente los códigos educativos. Sin embargo, los proyectos de investigación regionales o nacionales no presentan evidencias de reducción o de incremento del rendimiento discente por las políticas alternativas adoptadas. La literatura internacional destaca que los alumnos reciben cuidados muy especiales en los países que siguen la promoción automática, pero la reprobación es una expresión cultural. Las conclusiones advirten que las políticas educativas implementadas pueden incrementar la eficiencia y reducir los costes, mientras se mantienen los bajos niveles de calidad y equidad. <![CDATA[O significado das tecnologias de informação para educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa descrita, de natureza quanti-qualitativa, visou investigar as percepções de docentes em relação às tecnologias de informação (TI), em especial o computador e a Internet. Trata-se de continuação de estudo anterior, que buscou identificar o significado das TI para os educandos. Os dados obtidos junto a 556 alunos revelaram que estes, além de desejarem lidar com as TI em sua aprendizagem, consideravam o computador como uma ferramenta e, a Internet, um instrumento de comunicação e pesquisa. Neste estudo, com 120 professores de escolas públicas e particulares, encontramos indicadores de o computador ser considerado um aliado, e não uma ameaça, em relação à profissão docente. Constatamos, também, que parece haver relação entre o tipo de escola em que o professor atua e a utilização das TI na prática pedagógica. Há indícios de que a rejeição que parecia haver por parte do magistério às novas tecnologias vem diminuindo.<hr/>This qualitative/quantitative research attempted to investigate the perceptions of teachers in relation to technologies of information (TI), especially computers and Internet. It is a continuation of a previous research, which tried to identify the meaning of TI to students. The data, gathered from 556 students, revealed that they long to deal with TI for they consider the computer a learning tool and the Internet, a source of communication and research. This study, which involved 120 teachers of both private and public schools, pointed out that they consider the computer an ally, not a menace, to their profession. The research showed that there seems to be a relationship between the kind of school in which the teacher works and the use of TI in pedagogical practice. There are hints that the rejection towards new technologies, which seemed to exist among teachers, has decreased.<hr/>La investigación descrita de naturaleza cuantitativa y cualitativa tuvo como objetivo investigar las percepciones docentes con relación a las tecnologías de información (TI), específicamente la computadora y la Internet. Se trata de una continuación de un estudio anterior, que buscó identificar el significado de las TI para los alumnos. Los datos obtenidos junto a 556 alumnos revelaron que éstos, además de querer utilizar las TI en su aprendizaje, consideraban la computadora como una herramienta, y la Internet, un instrumento de comunicación y investigación. En este estudio, con 120 profesores de escuelas públicas y privadas, encontramos indicadores de que la computadora es considerada un aliado y no una amenaza con relación a la profesión docente. También se constató que parece tener relación entre el tipo de escuela en que actúa el profesor y la utilización de las TI en la práctica pedagógica. Hay indicios de que el rechazo que parecía existir por parte del magisterio a las nuevas tecnologías esta disminuyendo. <![CDATA[Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo pretende mostrar la necesidad de una visión crítica de la educación actual y las diferentes reformas ocurridas en España. Enfoca los fenómenos que vienen interfiriendo en la educación, indicando como uno de los más alarmantes, la violencia escolar. Aborda los problemas enfatizando que la educación actual sufre del síndrome de la falta de control y de la desorientación, además de señalar el tema del fracaso escolar como un agravante de los principales problemas del sistema educativo.<hr/>Este artigo pretende mostrar a necessidade de uma visão crítica da educação atual e as reformas ocorridas na Espanha. Enfoca os fenômenos que vem interferindo na educação, apontando como um dos mais alarmantes, a violência escolar. Aborda os problemas enfatizando que a educação atual adoece da síndrome da falta de controle e da desorientação, além de apontar o tema do fracasso escolar como um agravante dos principais problemas do sistema educacional.<hr/>This articles points out the need of a current critical view of education and the different educational reforms that took place in Spain. It focus the phenomena that are interfering in the education process, mainly those related to school violence. It also emphasizes the lack of control and guidance, that places school failure as one of the most serious problems in the educational system. <![CDATA[The challenges of making evaluation useful]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en The evaluation profession has been studying ways of increasing the use of evaluations. Here are some of the things we've learned are important for evaluations to be useful: being clear about intended uses by primary intended users; creating and nurturing a results-oriented, reality-testing culture that supports evaluation use; collaboration in deciding what outcomes to commit to and hold yourselves accountable for; making measurement of outcomes and program processes thoughtful, meaningful, timely, and credible - and integrated into the program; using the results in a visible and transparent way, and modeling for others serious use of results.<hr/>A avaliação como profissão vem estudando meios de ampliar a utilização das avaliações. Aqui são apresentadas algumas lições aprendidas como importantes, para avaliações serem úteis: clareza sobre quais são as utilizações pretendidas pelos principais usuários pretendidos; criação e fortalecimento de uma cultura de orientação de resultados e constatação da realidade que apóie a utilização da avaliação; colaboração nas decisões sobre com quais resultados se comprometer e se responsabilizar; garantia de que a verificação dos resultados e do processo de desenvolvimento do programa seja reflexiva, significativa, oportuna, confiável e integrada ao programa; utilização dos resultados de um modo visível e transparente servindo como exemplo para outras utilizações responsáveis de resultados <![CDATA[Projeto político-pedagógico: utopia ou realidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema da autonomia da escola vem sendo colocado em pauta, mais intensamente, pelos estudiosos e pesquisadores da educação brasileira desde que os mecanismos legais e normativos da reforma educacional brasileira de 1996, através de sua Lei n° 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abriram possibilidades e esperanças de mudanças. Motivado por essas novas perspectivas, o presente estudo foi investigar como algumas escolas do Município do Rio de Janeiro estavam construindo seus Projetos Político-Pedagógicos, instrumento de planejamento que tende a facilitar a conquista dessa autonomia na gestão escolar. Depois de visitar 9 escolas e entrevistar 30 professores, além de vários alunos, pais e funcionários, o autor deste trabalho detectou que esse processo de autonomia ainda caminha a passos lentos. Como fruto da análise das entrevistas, percebeu-se que várias medidas legais do sistema educacional vigente dificultam a criação de algumas condições necessárias para que os agentes da comunidade escolar se motivem a realizar os seus próprios Projetos Político-Pedagógicos. Conclui este trabalho que é necessário revisar e ajustar alguns aspectos da própria autonomia atual da escola pública com algumas mudanças substanciais, para que seus autores possam ter condições de adaptar-se às novas realidades trazidas pela maioria do seu alunado.<hr/>The theme of the school autonomy has been put in the agenda, more intensively, by the thinkers and researchers of the Brazilian education since the legal and normative mechanisms of the Brazilian educational reform of 1996 - through the Law n. 9394/96, which establishes the Directions and Bases of the National Education -have opened possibilities and expectations to changes. Motivated by these new perspectives, the present study inquires how some schools of the Rio de Janeiro City are composing their Pedagogical Political Projects, a instrument of planning which tend to facilitate the conquest of that autonomy in the scholar management. After visiting 9 schools and making interviews with 30 teachers, besides many students, parents and school servants, the author of this work has detected that that process of autonomy still walks in slow steps. As a fruit of the analysis of the interviews, it has emerged that many legal standards of the educational system in vigor make difficult to produce some necessary conditions for the school community agents motivate themselves to accomplish their own Pedagogical Political Projects. This investigation concludes that is necessary to review and adjust some aspects of the same public school present autonomy, through some substantial changes, with the purpose that its authors can have conditions to adapt themselves to the new realities brought by the majority of its students.<hr/>El tema de la autonomia de la escuela viene siendo puesto en pauta, más intensamente, por los estudiosos y investigadores de la educación brasileña despúes que los mecanismos legales y normativos de la reforma educacional brasileña de 1996, por medio de su Ley nº 9394/96, de Directrizes y Bases de la Educación Nacional, han abierto posibilidades y esperanzas de cambios. Motivado por esas nuevas perspectivas, el presente estudio fue investigar como algunas escuelas del Municipio del Rio de Janeiro estaban construyendo sus Proyectos Políticos Pedagógicos, instrumento del planejamiento que tende a facilitar la conquista de esa autonomia en la gestión escolar. Despúes de visitar 9 escuelas y se entrevistar 30 profesores, además vários alumnos, padres y funcionarios, el autor de este trabajo ha detectado que ese proceso de autonomia todavia camina a pasos cortos. Como fruto del análise de las entrevistas, se percebió que várias medidas legales del sistema educacional vigente dificultan la criación de algunas condiciones necesarias para que los agentes de la comunidad escolar se motiven a realizar sus proprios Proyectos Políticos Pedagógicos. Conclui esta investigacion que es necesario rever y ayustar algunos de los principales aspectos de la propria autonomia actual de la escuela pública, con algunos cambios substanciales para que sus autores puedan tener condiciones de adaptarse a las nuevas realidades traídas por la mayoria de su alumnado. <![CDATA[Ethical issues of evaluation practice within the brazilian political context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en This paper analyzes a conflict frequently encountered by an evaluation professional working in the Brazilian context and its implications to the evaluation process. The challenge is to follow ethical principles that guide a true evaluation, and yet untangle the interaction of all the actors within a complex political context, where: (a) the recognition and regulation of the evaluation profession leaves much to be desired; (b) a strong professional association of evaluators is yet to be formed, and (c) we have little empirical guidance that can enlighten the actors in the evaluation process. The conflict for the evaluator is in implementing the principles and standards that guide the formal preparation of an evaluation professional, in the face of limited autonomy of decisions regarding the use of results and recommendations. We illustrate this conflict by describing three case examples of evaluations by the Cesgranrio Foundation that focused social, educational and corporate programs.<hr/>Este trabalho avalia um conflito freqüentemente encontrado por um profissional de avaliação atuando no contexto brasileiro bem como suas respectivas implicações para o processo avaliativo. O desafio está em cumprir os princípios éticos que guiam uma verdadeira avaliação e que ainda qualificam as interações de todos os atores dentro de um complexo contexto político no qual: (a) o reconhecimento e a regularização da profissão de avaliador deixam muito a desejar; (b) uma sólida associação profissional de avaliadores está ainda por ser constituída e (c) temos precária orientação prática para prestar esclarecimento aos atores no processo avaliativo. O conflito para o avaliador está na implementação dos princípios e padrões que guiam a formação de um avaliador profissional em face da limitada autonomia de decisões em relação à utilização de resultados e recomendações. Ilustramos aqui este conflito descrevendo três exemplos de casos em avaliação realizados pela Fundação Cesgranrio, enfocando programas nas áreas social, educacional e empresarial.