Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620060001&lang=en vol. 14 num. 50 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial da Revista Ensaio 50]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Education and work: representations by secondary school teachers and students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as representações de alunos e professores do ensino médio, visando a conhecer motivações, perspectivas e necessidades, bem como as suas relações entre educação e trabalho. Os dados são analisados à luz das principais teorias "ortodoxas" e "heterodoxas" sobre as relações entre educação, ocupação e renda. O trabalho coteja duas pesquisas: a primeira enfocou docentes e discentes do ensino médio, modalidade educação de jovens e adultos, do maior estabelecimento de ensino do Distrito Federal; a segunda se realizou com os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM em 2004. A primeira se baseou em amostra, enquanto a segunda se aplicou a todos os participantes do ENEM. Em ambos os casos, foram utilizados questionários para a coleta de dados. As conclusões indicam um fosso entre o ensino médio regular e a modalidade educação de jovens e adultos. No primeiro caso, o trabalho que freqüentemente retirou os alunos da escola os trouxe de volta a ela. Há, porém, evidências, de menor rigor para os alunos de segunda oportunidade. Na população do ENEM se incluem predominantemente os candidatos prospectivos à educação superior, em muitos casos com dificuldades de escolha profissional. Em ambos os casos, a visão da escola é majoritariamente positiva. Além disso, apesar de haver mais alto nível de escolaridade, a entrada dos jovens no mundo do trabalho tem se tornado crescentemente difícil e mais tardia, levando à conversão do ensino médio em ensino de massa. Os enfoques teóricos e os resultados empíricos sugerem a importância dos enfoques "heterodoxos", que destacam os conceitos de inflação educacional e credencialismo<hr/>Abstract This paper analyses the representations by secondary school students and teachers, aiming to identify their motivations, perspectives and needs, as well as relations between education and work. The data were analyzed on the basis of the main "orthodoxical" and "hetherodoxical" theories on the relations among education, occupation, and earnings. This work compares data from two research projects: 1) a survey of students and teachers at the largest adult education school in the Federal District; 2) a survey of all the students who voluntarily participated in the National Secondary Education Exam - 2004. The former was sampling-based, whereas the latter covered all the participants. In both cases data were collected by a questionnaire. Results indicate the existence of a social gap between regular secondary education and adult education at the same level. While the students of the latter often left the school as a result of the need to work, they re-started their education for meeting work demands. However, adult education is less severe and to some extent paternalist. The second population included youths mostly interested in higher education, often with difficulties to select a program related to an occupation. In both cases their vision on the school was predominantly positive. Furthermore, in spite of the average higher level of schooling, entry of youths into the world of work has been increasingly difficult and occurs latter. These are some factors that lead secondary education to reach progressive universalization. Theoretical approaches and empirical results suggest the importance of the "hetherodoxical" perspectives, with emphasis to the concepts of educational inflation and credentialism.<hr/>Este trabajo analisa las representaciones de estudiantes y profesores de la educación secundária, con el objetivo de identificar sus motivaciones, perspectivas y necesidades. Los datos fueron analisados bajo la perspectiva de las principales teorías "ortodoxas" y "heterodoxas" sobre las relaciones entre educación, ocupación y renta.El estudio compara dos investigaciones: la primera sobre estudiantes y profesores de la mayor escuela de educación de adultos del Distrito Federal; la última sobre egresos de la educación secundaria regular, participantes del Exámen Nacional de Educación Secundária - 2004, de carácter optativo. Mientras la primera se realizó con un muestreo, la última fué universal. En los dos casos se utilizó un cuestionario como instrumento para la recogida de datos. Los resultados indican la existencia de un hiato entre las dos modalidades de educación, regular y dirigida para adultos. En el segundo caso, el trabajo, que frecuentemente fue el factor de la evasión escolar, fue la razón para la vuelta a la escuela. A su status más bajo correspondía una educación menos rigurosa y de algún modo paternalista. En el primer caso, la población incluyó predominantemente candidatos a la educación superior, en muchos casos con dificultades de seleccionar su curso y su ocupación. Ambas poblaciones tuvieran en la mayoría de los casos una visión positiva de sus escuelas. Apesar del acceso hoy a niveles de escolaridad más altos, el ingreso de los jóvenes al trabajo es cada vez más difícil y ocurre más tarde, lo que induce a la universalización de la educación secundaria. Las perspectivas teóricas, así como los resultados empíricos, sugieren la importancia de las perspectivas teóricas "heterodoxas", con especial énfasis a los conceptos de inflación educativa y credencialismo. <![CDATA[Non-formal education, civil society participation and councils structures in the schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho apresenta um estudo sobre a educação não-formal e seu papel no processo educativo mais geral. Considera-se a educação não-formal como uma área de conhecimento ainda em construção. Estuda-se a possibilidade deste processo em conselhos de escolas e o aprendizado que resulta da participação da sociedade civil nestes conselhos. O trabalho se divide em duas partes: a primeira tem caráter teórico e discute a categoria educação não-formal em si, seu campo e atributos. Por meio da análise comparativa, busca-se diferenciá-la da educação formal e da educação informal. A segunda investiga a categoria da educação não - formal em conselhos escolares, e em movimentos sociais que atuam na área da educação.<hr/>The paper presents a study about the non-formal education and its role in the wide educative process. It considers the non-formal education as an area of knowledge still in construction. It studies the possibility of this educational process in the councils of schools and the learning that results from the civil society participation in these councils. The paper has two parts: the first has a theoretical character and discusses the non-formal category, distinguishing it from the formal and informal education categories. The second one investigates the non-formal category in the councils of the schools and in the social movements acting in the educational area<hr/>El objectivo de este trabajo es realizar un estudio sobre la educación no-formal y sus roles en el proceso de educación más general. La educación no-formal es un campo de conecimiento todavía en construcción. El trabajo investiga la posibilidad del proceso de educación no-formal en los consejos de las escuelas, y hace un análisis de las aprendizajes que estas experiencias generan hacia los consejeros. El trabajo fue ordenado en dos partes: la primera tiene un carácter teórico y discute la categoría educación no-formal, haciendo distinción de la educación formal y de la educación informal. La segunda investiga la categoría no-formal, en los consejos de las escuelas y en los movimientos sociales del area educacional. <![CDATA[The Municipal Councils of Education in Brazil: a balance of national references (1996 - 2002).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho efetivou-se com base em um expressivo recorte da produção científica brasileira em torno do eixo temático Política, Gestão e Financiamento de Sistemas Municipais Públicos de Educação no Brasil, cobrindo o período 1996-2002, o que resultou no resumo de 355 referências publicadas no País, correspondentes à produção de cerca de 266 autores. Da análise desse eixo temático, emergiram, entre outras questões, dados que permitiram elaborar um breve balanço sobre a produção teórico-conceitual e teórico-empírica que versa sobre os Conselhos na área de Educação no Brasil, circunscrita àquele período, enfocando-se, especialmente, as referências que tomam por objeto central ou secundário, os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) e os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACSs), levando-se em consideração três segmentos deste último tipo de Conselho: do FUNDEF, do PNAE e do Programa Nacional Bolsa (atual Bolsa Família). A título de resumo de seus principais resultados, cabe, inicialmente, destacar o fato de que não se notou a presença de estudos voltados para estes dois últimos Programas Federais, havendo, em exclusivo, uma baixa concentração de trabalhos na esfera unicamente dos Conselhos do FUNDEF. Preponderam referências individuais, cuja produção científica, majoritariamente, é originária da Região Sudeste do País, sendo recorrente a preocupação sobre a problemática da participação da sociedade local nos Conselhos. Por fim, postula-se que urge a necessidade de se melhor compreender a natureza e o funcionamento desses Conselhos, tornando-os objetos de um universo quantitativa e qualitativamente mais amplo de investigações, visando, sobretudo, à intervenção social.<hr/>he present task was done based on an expressive draft of the scientific Brazilian production about the theme Politics, Administration and Finance of the Municipal Public Systems of Education in Brazil, between 1996-2002 which resulted in a summary of 355 published references in the country, corresponding to the production of about 266 authors. From this theme analysis, emerged, between other questions, data that permitted a brief balance about the theoric - conceptual and theoric - empirical production that verse on the councils of the education area in Brazil, referring to that period, focusing, specially, on the references that take as a central object or a secondary one of the Municipal Council of Education (CMEs) and the Council of Accompamiment and Social Control (CACSs) considering three segments from this last type of council: from FUNDEF, from PNAE and from the actual Scholarship Family Program. As a summary of its main results, unitially, it can be showed the fact that no studies were turned to the last two Federal programs, having exclusively, a low concentration of work in FUNDEF. Individual references reign, whose scientific production, mainly, is originally from the Southeru Region, being appealing the worries about the problem of the participation of the local society on councils. Finally, it's na urge for the necessity to understand better the nature and functioning of these councils, turning the objects from a wider quantitative and qualitative universe, focusing, above all, the social intervention.<hr/>El presente trabajo se realizó con base en un expresivo recorte de la producción científica brasileña, en torno del eje temático Política, Gestión y Financiamiento de Sistemas Municipales Públicos de Educación en Brasil, cubriendo el período 1996-2002, lo que resultó en el resumen de 355 referencias publicadas en el país, correspondientes a la producción de alrededor de 266 autores. Del análisis de este eje temático, emergieron, entre otras cuestiones, datos que permitieron elaborar un breve análisis sobre la producción teórica-conceptual y teórica-empírica que trata sobre los Consejos, en el área de Educación en Brasil, circunscripta a aquel período, enfocándose, especialmente, las referencias que toman por objeto central o secundario, los Consejos Municipales de Educación (CMEs) y los Consejos de Acompañamiento y Control Social (CACSs), llevándose en consideración tres segmentos de este último tipo de Consejo: del FUNDEF, del PNAE, y del Programa Nacional de Becas (actual Beca Familia). A título de resumen de sus principales resultados, cabe, inicialmente, destacar el hecho de que no se notó la presencia de estudios dirigidos para estos últimos Programas Federales, habiendo, en exclusivo, una baja concentración de trabajos en la esfera únicamente de los Consejos del FUNDEF. Prevalecen referencias individuales, cuya producción científica, en su mayoría, es oriunda de la Región Sudeste del país, siendo recurrente la preocupación sobre la problemática de la sociedad local en los Consejos. Por fin, se postula que urge la necesidad de comprenderse mejor la naturaleza y el funcionamiento de esos Consejos, volviéndolos objetos de un universo cuantitativamente y cualitativamente más amplio de investigaciones, teniendo como objetivo, sobre todo, la intervención social. <![CDATA[Evaluation from an EAD perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo1 à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu<hr/>ABSTRACT This paper presents the assessment as an aspect, sufficiently important for the education in general, that also it must be thought and be discuss in front of the Distance Education. Thus, from our experience as professors and having for context a course fulfilled totally at distance, we analyzed some interactions that occurred during the course, which was developed having as north the constructionist educational theory. We also used this theory to elaborate our ideas regarding the character of the evaluation front of a formative conception, in an environment of Distance Education, which valued all the types of interaction. Then, we united the Constructionism with the Formative Evaluation, which aims to perfect the learning process of the pupil instead of measure what this learned<hr/>RESUMEN Este artículo trata de la evaluación como un aspecto muy destacado en la educación, y que debe ser discutido en el marco de la Educación a Distancia (EaD). Luego, con base en nuestra experiencia como docentes y en el marco de un curso realizado totalmente a distancia, investigamos algunas interacciones ocurridas a lo largo del curso que se desarrolló teniendo en cuenta la teoría educacional Construccionista. Empleamos también esta teoría al elaborar nuestras ideas respecto al carácter de la evaluación frente a una concepción formativa, en un ambiente de EaD, en el que se valoro a todo tipo de interacciones. De hecho, unimos el Construccionismo a la Evaluación Formativa buscando el mejor desarrollo del proceso de aprendizaje en lugar de buscar una medida de aquello que un alumno pueda haber aprendido <![CDATA[Evaluation on the citizenship Mangueira Olympic Project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A publicação deste artigo é uma decorrência natural do sucesso obtido pelo Projeto Olímpico da Mangueira, que se refere à conscientização da cidadania e a valorização do espírito coletivo no esporte. O principal objetivo deste artigo é verificar se foram alcançadas, pelos participantes iniciais, as metas previstas no Projeto inicial, registrando os ajustes e as transformações ocorridos ao longo desses quinze anos.<hr/>ABSTRACT The publication of this article is a natural consequence of the success achieved by the Citizenship Mangueira Olympic Project, which deals with the need to rise citizenship and sport teamwork consciousness. Its main objective is to verify, if the established goals were met by the participants, pointing out the adjustments and changes occurred in the last fifteen years.<hr/>RESUMEN La evaluación para la realización de este artículo, ocurre por el éxito del Proyecto Olímpico de "Mangueira" que desde hace 18 años desarrolla el sentimiento de dignidad, incentivando la ciudadanía y valorizando el espíritu colectivo en el deporte. Otro motivo es la creciente importancia que el Proyecto Olímpico de "Mangueira" tiene el compromiso con la construcción de la ciudadanía plena. Por eso, el objetivo es Investigar si los objetivos iniciales del proyecto olímpico de la Mangueira se lograron por sus egresos participantes desde proyectos, de hace más de 15 años. y, en este período, ocurrieron varias transformaciones y crecimiento del Proyecto. <![CDATA[Estimate of an existential context evaluation of the school violence for the planning of educational motor behaviors to pré-adolescentes of progression classrooms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As condutas violentas de crianças, de pré-adolescentes e de adolescentes, em situação de risco social, têm-se constituído em um fenômeno de natureza moral que vem se alastrando nos últimos anos no Brasil. Tal fato tem atingido diferentes instâncias da sociedade brasileira, dentre estas, muitas escolas, constituindo-se em um grande desafio e preocupação para a sociedade e, mais especificamente, para os responsáveis por estas instituições. Por este motivo vem sendo objeto de políticas públicas que, de alguma maneira, buscam apresentar alternativas estratégicas para a solução de um problema de tal magnitude. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo apresentar uma reflexão acerca do assunto, apresentando uma avaliação de contexto existencial de violência que pudesse contribuir com alguns pressupostos para o planejamento de condutas motoras educacionais voltadas para pré-adolescentes com atraso no desenvolvimento cognitivo e que, por isto mesmo, encontram-se matriculados em classes de progressão. Tal avaliação foi desenvolvida a partir de uma compreensão fenomenológica existencial dos entes pré-adolescentes de 9 a 12 anos de idade, matriculados na referida classe da Escola Municipal Dr. Mário Augusto T. de Freitas, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, na qual o comportamento violento de alunos é uma manifestação corriqueira. Nesta compreensão estabeleceu-se uma correlação lógica entre as causas e conseqüências do referido problema, utilizando-se como suporte teórico o pensamento de José Ortega Y Gasset que manifesta a necessidade de se conhecer o Ser a partir de sua circunstância existencial, evidenciando-se que os entes em questão vivem em um contexto sociohistórico de circunstâncias adversas, as quais podem ser levadas em consideração como sendo, de certa forma, as causas da violência na escola e em outros ambientes inerentes às suas vidas.<hr/>ABSTRACT The violent behaviors of children, pay-adolescents and adolescents, in situation of social risk, have been constituted as a phenomenon of moral nature that spreaded in the last years in Brazil. This fact affects different instances of the Brazilian society, amongst these, many schools, consisting in a great challenge and concern for the society and, more specifically, for the responsible ones for these institutions. For this reason it became object of public politics that, in some way, try to present strategical alternatives for the solution of this big problem. So, the objective of this work is presenting a reflection about the subject, showing an evaluation of existential context of violence that could contribute with some estimated for the planning of educational motor behaviors to pay-adolescents with delay in cognitive development and that, because of this, are registered in progression classrooms. This evaluation was developed from a existential phenomenological understanding of the pay-adolescents of 9 the 12 years old, registered in the related classroom of the Municipal School Dr. August Mário T. of Freitas, located in the North Zone of Rio De Janeiro, in which the violent behavior of pupils is a current manifestation. In this understanding was established a logical correlation between the causes and consequences of this problem, using as theoretical support the thought of Jose Ortega Y Gasset who manifests the necessity of knowing the Being from its existential circumstance, proving that the beings in question live in a context social and historical of adverse circumstances, that can be the causes of the violence in the school and others environments<hr/>RESUMEN Los comportamientos violentos de los niños, preadolescentes y adolescentes, en situación de riesgo social, se han constituido en un fenómeno de la naturaleza moral que viene propagándose en los pasados años en Brasil. Tal hecho ha alcanzado a diversos casos de la sociedad brasileña, entre éstos el, de muchas escuelas, consistiendo en un gran desafío y preocupación por la sociedad y, más específicamente, por los responsables para estas instituciones. Por esta razón viene siendo objeto de la política pública que, de una cierta manera, buscan para presentar alternativas estratégicas para la solución de un problema de tal magnitud. Siendo así, este trabajo tenía para que el objetivo presente una reflexión referente al tema exactamente, presentando una evaluación del contexto existencial de la violencia el cual podría contribuir con alguno estimado para la planificación de los comportamientos educativos del motor si dirigidas hacia preadolescentes con retraso en el desarrollo del cognitivo y el cual, para esto, fueron registrados en Clase s de Progresión. Tal evaluación fue desarrollada de una comprensión existencial fenomenológica de los preadolescentes de 9 a los 12 años de edad, registrados en la clase de progresión de la escuela Municipal Dr. Mário Augusto T. de Freitas, situada en Río de Janeiro, en el cual el comportamiento violento de alumnos es una manifestación actual. En esta comprensión una correlación lógica entre las causas y las consecuencias fue establecida relacionado él al problema, usándose como ayuda teórica el pensamiento de José Ortega Y Gasset del cual manifieste la necesidad si conocer el Ser a partir de su circunstancia existencial, evidenciándose que los entes en cuestión viven en un contexto socio-histórico de circunstancias adversas, que pueden ser conducidas en la consideración como siendo, de cierta forma, las causas de la violencia en la escuela y otros ambientes inherentes a sus vidas. <![CDATA[Socioeconomic status, quality and equity in the schools of Belo Horizonte.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Entre os fatores que impactam o desempenho cognitivo dos alunos da educação básica destacam-se sua família, as estruturas da sociedade e a escola que ele estuda. A forma de medir estes fatores sofreu enorme impacto com a popularização de duas novas técnicas estatísticas: a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e os modelos de regressão para dados hierárquicos. Nesse trabalho apresentam-se três medidas caracterizadoras de uma escola; sua posição construída com ajuda da TRI a partir de indicadores fornecidos pelos alunos, medidas da qualidade e medidas da eqüidade criadas com ajuda dos modelos hierárquicos. A base de dados utilizada é composta por informações provenientes dos questionários socioeconômicos e pelas medidas de desempenho cognitivo dos estudantes das escolas de Belo Horizonte presentes no SIMAVE 2002 e nos vestibulares da UFMG em 2002, 2003 e 2004. A análise da qualidade das escolas de Belo Horizonte, através de modelo onde a influência do nível socioeconômico no desempenho dos alunos é controlada, mostra uma dimensão otimista da realidade. Algumas escolas, públicas e privadas, pelas suas políticas e práticas pedagógicas conseguem fazer diferença no desempenho de seus alunos mesmo quando eles são socioeconomicamente desfavorecidos. Por outro lado, hoje o sistema de educação básica de Belo Horizonte só consegue produzir qualidade na presença de alta iniqüidade. O acesso está garantido, mas apenas alguns terminam a educação básica com desempenho nos níveis de desempenho adequados.<hr/>ABSTRACT The family, societal structure and the school are the most important factors in explaining the cognitive performance of basic education pupils. The way of measuring these factors has been greatly influenced with the popularization of two new statistical techniques: Item Response Theory (IRT) and regression models for hierarchical data. In this article we present three different ways to characterize the school; its position based on IRT using information supplied by the pupils, measures of quality and measures of equity using hierarchical models. The data employed is comprised of information from the socioeconomic questionnaire and measures of cognitive performance of pupils from those schools of Belo Horizonte participating in SIMAVE 2002 and the UFMG entrance exams for 2002, 2003 and 2004. Using a model in which the effect of socioeconomic background on pupil performance is controlled for, the analysis of the quality of schools in Belo Horizonte allows an optimistic view of reality. As the result of their policies and pedagogy, some public and private schools manage to make a difference to the performance of their pupils even when they are socially disadvantaged. On the other hand, the Belo Horizonte system of basic education is only capable of producing quality in the presence of high inequality. Although access is guaranteed, only a few finish basic education with a level of performance that could be considered adequate.<hr/>RESUMEN Entre los factores que impactan en el logro cognitivo de los estudiantes de educación básica (que comprende la enseñanza primaria y secundaria) se destaca la familia, las estructuras de la sociedad y la escuela donde ellos estudian. La forma de medir estos factores sufrió un impacto enorme con la adopción de nuevas técnicas estadísticas: la Teoría de Respuesta al Item (Item Response Theory - IRT) y de los Modelos Jerárquicos Lineales (Hierarchical Linear and Nonlinear Modeling - HLM). En este trabajo se presentan tres medidas que caracterizan a las escuelas: el resultado del desempeño obtenido por medio de la IRT, la medida de calidad y la medida de imparcialidad creada a través de los HLM. La base de datos utilizada está formada por informaciones oriundas de los cuestionarios socioeconómicos y las medidas cognitivas de los estudiantes de las escuelas de Belo Horizonte obtenidas en el SIMAVE 2002 y en las pruebas de ingreso (vestibulares) para la UFMG en 2002, 2003 y 2004. El análisis de la calidad de las escuelas de Belo Horizonte, cuyo modelo controla la influencia del nivel socioeconómico de los alumnos, demuestra una visión optimista de la realidad. Para los efectos de poder utilizar la información para definir políticas y prácticas pedagógicas , se observa que algunas escuelas públicas y privadas obtienen diferencias en el desempeño de los estudiantes aunque sean socioeconómicamente desfavorecidos. Por otra parte, en la actualidad, en el sistema de educación básica de Belo Horizonte podemos ver que solamente hay calidad en presencia de alta falta de equidad. El acceso de los estudiantes a los centros educativos está garantizado, pero son pocos los que concluyen la educación básica en presencia de niveles adecuados de logro.