Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320230003&lang=en vol. 32 num. 71 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - vol 32 no. 71]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[TEACHING AS ACADEMICALLY BASED <em>PROFESSIONAL</em> PRACTICE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT This discussion presents an argument for developing teaching as a profession wherein practitioners have a shared academic knowledge base, practices, procedures, and protocols with an understanding of how and the conditions under which to apply specific approaches. In this conceptualization, teaching is viewed as an interpretive practice that relies on academic knowledge for practice generated through research on practice translated into procedures and protocols that have been tested and validated. Knowledge from practice is generated through systematic observation and documentation of students’ responses to learning experiences and the social context for learning. Teacher preparation includes the knowledge base for teaching and a separate knowledge base for learning to teach.<hr/>RESUMO Na discussão aqui apresentada, defende-se que a docência seja desenvolvida enquanto profissão cujos participantes compartilham uma base de conhecimentos acadêmicos, práticas, procedimentos e protocolos, bem como um entendimento de como, e sob quais circunstâncias, aplicar abordagens específicas. Nessa linha, a docência é vista como uma prática interpretativa, que lança mão de conhecimentos acadêmicos para gerar uma prática construída sobre pesquisas elaboradas a partir da prática, a partir das quais desenvolvemse procedimentos e protocolos testados e validados. Tal conhecimento advindo da prática é produzido a partir de observação sistemática e documentação das respostas de discentes a experiências de aprendizagem e ao contexto social da mesma. A formação docente abrange tanto a base de conhecimentos para o ensino quanto uma outra base, de aprendizado da docência.<hr/>RESUMEN En la discusión que aquí se presenta, se argumenta que la docencia se desarrolla como una profesión cuyos participantes comparten una base de conocimientos académicos, prácticas, procedimientos y protocolos, así como una comprensión de cómo, y en qué circunstancias, aplicar determinados enfoques. En este sentido, la enseñanza se considera una práctica interpretativa que se basa en el conocimiento académico para generar una práctica basada en la investigación a partir de la práctica, a partir de la cual se desarrollan procedimientos y protocolos probados y validados. Este conocimiento basado en la práctica se produce a través de la observación sistemática y la documentación de las respuestas de los alumnos a las experiencias de aprendizaje y al contexto social del aprendizaje. La formación del profesorado abarca tanto la base de conocimientos para la enseñanza como otra base de aprendizaje para enseñar. <![CDATA[INVESTIGATIVE COMMUNITY AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300039&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste Educação e aprendizagem da docência é analisar como professores de Educação Infantil de uma comunidade investigativa da rede pública traduzem a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) em práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: entrevista com roteiro semiestruturado, observação e análise de documentos. Participaram do estudo duas professoras e uma diretora da rede pública municipal de Educação Infantil de Barueri - SP. Por comunidade investigativa, entende-se contextos nos quais professores constroem conhecimentos sobre as próprias práticas, dialogando com teorias. Os dados evidenciam a importância dos processos de construção da base de conhecimento para o ensino com especial destaque para o protagonismo de cada participante na construção de conhecimento pedagógico de conteúdo que materializa a BNCC. A pesquisa indica a importância da formação continuada no local de trabalho.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar cómo los maestros de educación infantil de una comunidad pública de investigación traducen la Base Curricular Nacional Común de Educación de la Primera Infancia (BNCC) en prácticas pedagógicas. Se trata de una investigación descriptiva-analítica de carácter cualitativo. Como instrumentos de investigación se utilizaron: entrevista con guión semiestructurado, observación y análisis de documentos. Dos docentes y un director de la red pública municipal de Educación Infantil de Barueri - SP participaron del estudio. Una comunidad de investigación significa contextos en los que los maestros construyen conocimiento sobre sus propias prácticas, dialogando con teorías. Los datos muestran la importancia de los procesos de construcción de la base de conocimiento para la enseñanza con especial énfasis en el papel de cada participante en la construcción del conocimiento pedagógico de contenidos que materializa el BNCC. La investigación indica la importancia de la educación continua en el lugar de trabajo.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze how Early Childhood Education teachers from an investigative community in the public school system translate the National Common Curricular Base for Early Childhood Education (BNCC, Portuguese abbreviation) into pedagogical practices. It is a descriptive-analytical qualitative research. The research instruments used were: semi-structured interview, observation, and document analysis. The study involved two teachers and one principal from the municipal public network of Early Childhood Education in Barueri - SP. An investigative community is understood as contexts in which teachers construct knowledge about their own practices, engaging in dialogue with theories. The data highlight the importance of knowledge-building processes for teaching, with special emphasis on the role of each participant in the construction of pedagogical content knowledge that materializes the BNCC. The research indicates the significance of ongoing professional development at the workplace. <![CDATA[BUILDING COMMUNITIES AS AN OPPORTUNITY FOR TEACHER PROFESSIONAL LEARNING: A CASE STUDY IN URUGUAY AND CHILE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300059&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El texto presenta resultados del estudio: “Redes e inclusión digital: Incidencias y caracterizaciones para la conformación de comunidades que promueven el aprendizaje profundo en Centros Públicos de Formación Docente de Uruguay y Chile”. El objetivo fue conocer cómo las comunidades y la colaboración emergente, son vistas como una forma de aprendizaje profesional entre los docentes de formación inicial, en centros de Uruguay y Chile. El diseño metodológico se organizó en tres fases: 1) identificación y caracterización del conjunto de centros de formación docente de los dos países a partir de un cuestionario; 2) estudio de tres casos seleccionados en cada país mediante entrevistas y grupo de discusión; 3) validación de expertos e intercambio de experiencias entre los participantes. Los hallazgos muestran que existen diferentes grados de aproximación a la conformación de comunidades, al tiempo que evidencian su relevancia como promotoras de aprendizaje profesional de los docentes.<hr/>ABSTRACT The text presents results from the study: “Networks and Digital Inclusion: Incidences and Characterizations for the Formation of Communities that Promote Deep Learning in Public Teacher Training Centers in Uruguay and Chile”. The objective was to understand how communities and emergent collaboration are perceived as a form of professional learning among initial teacher education teachers in centers in Uruguay and Chile. The methodological design was organized into three phases: 1) identification and characterization of the set of teacher training centers in the two countries through a questionnaire; 2) study of three selected cases in each country through interviews and group discussions; 3) validation by experts and exchange of experiences among participants. The findings show that there are different degrees of engagement in the formation of communities while highlighting their relevance as promoters of teachers’ professional learning.<hr/>RESUMO O texto apresenta resultados do estudo “Redes e inclusão digital: incidências e caracterizações para a formação de comunidades que promovem a aprendizagem profunda em Centros Públicos de Formação de Professores no Uruguai e no Chile”. O objetivo foi compreender como as comunidades e a colaboração emergente são vistas como uma forma de aprendizagem profissional entre os professores em formação inicial, nos centros do Uruguai e do Chile. O desenho metodológico foi organizado em três fases: 1) identificação e caracterização do conjunto de centros de formação de professores nos dois países por meio de um questionário; 2) estudo de três casos selecionados em cada país por meio de entrevistas e grupos de discussão; 3) validação por especialistas e troca de experiências entre os participantes. Os resultados mostram que existem diferentes graus de aproximação na formação de comunidades, ao mesmo tempo em que evidenciam sua relevância como promotoras da aprendizagem profissional dos professores. <![CDATA[NECESSIDADES DOS FORMADORES DE FORMADORES SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300074&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Este artículo comunica los hallazgos de una investigación donde uno de los objetivos fue relevar y analizar las necesidades de los formadores de formadores en cuanto a la inclusión de tecnologías digitales. El enfoque metodológico fue de investigación - acción en el marco de comunidades de aprendizaje y de práctica. En la etapa inicial, se analizaron las necesidades según estos criterios: nivel de explicitación, identificación de necesidades según el modelo TPACK, y nivel de complejidad. El principal hallazgo implicó una mutación en las necesidades, desde un nivel tecnológico instrumental hasta un nivel atravesado por la discusión y la reflexión. Se concluyó que es relevante diagnosticar las necesidades, tanto explícitas como latentes, de los docentes para diseñar una propuesta formativa “a medida”. Asimismo, se destacó el trabajo en comunidades ya que contribuyó a la complejización de la mirada sobre el tema.<hr/>RESUMO Este Educação e aprendizagem da docência comunica os resultados de uma pesquisa que teve por um de seus objetivos identificar e analisar as necessidades dos formadores de formadores referentes a inclusão das tecnologias digitais. O enfoque metodológico foi a investigação-ação no quadro de comunidades de aprendizagem e prática. Na etapa inicial, as necessidades foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: nível de explicitação, identificação das necessidades de acordo com o modelo TPACK e nível de complexidade. A principal constatação diz respeito a uma mutação das necessidades, de um nível tecnológico instrumental para um nível atravessado pela discussão e reflexão. Conclui-se que é relevante diagnosticar as necessidades dos professores, tanto explícitas como latentes, para desenhar uma proposta de formação “customizada”. Da mesma forma, o trabalho em comunidades ganhou destaque por contribuir para a complexidade do olhar sobre o tema.<hr/>ABSTRACT This article communicates the findings of a research where one of the objectives was to identify and analyze the needs of teacher trainers as for the inclusion of digital technologies. The methodological approach was defined as action research within the framework of learning and practice communities. In the initial stage, the needs were analyzed according to these criteria: level of explicitation, identification of needs within the TPACK model, and level of complexity. The main finding implied a mutation in the teachers´needs that went from an instrumental technological level to a level permeated by discussion and reflection. It was concluded that it is relevant to diagnose the teachers´needs, explicit and latent, to design a “customized” training proposal. Furthermore, the work in communities was highlighted since it contributed to the increasing complexity of the perspective on the subject. <![CDATA[LEARNING ABOUT MENTOR SUPPORT AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROCESSES FROM TUTORS IN A HYBRID MENTORING PROGRAM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300092&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de umPrograma Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar el conocimiento construido sobre la tutoría y el desarrollo profesional de los mentores, desde la perspectiva de los tutores de un Programa Híbrido de Mentoria (PHM). La investigación desarrollada es de tipo exploratorio con un enfoque cualitativo. Los datos analizados proceden de las narraciones de tres tutores/TT3 que actuaron como formadores de mentores en el PHM. El proceso analítico se inspiró en las técnicas del análisis de contenido. El estudio de las narrativas escritas reveló algunos elementos constitutivos de la base de conocimientos para la tutoría: la escritura de feedbacks formativos y reflexivos; el desarrollo de una escucha sensible y empática; el conocimiento sobre las demandas formativas de los mentores; reflexiones sobre cómo ayudar a los tutores a construir autonomía; el conocimiento sobre la importancia de la reflexión y sobre cómo promover procesos reflexivos; así como sobre el poder de la narrativa en la formación/investigación de/con profesores.<hr/>ABSTRACT The scope of this study was to analyze the knowledge constructed about mentoring and professional development of mentors, from the perspective of tutors of a Hybrid Mentoring Program (HPM). The research is of the exploratory type with a qualitative approach. The analyzed data come from narratives of three tutors who acted as mentors’ educators in the PHM. The analysis process was inspired by content analysis techniques. The study of the written narratives revealed some constitutive elements of the knowledge base for mentoring mentors: the writing of formative and reflective feedback; development of sensitive and empathetic listening; knowledge about the formative demands of mentors; reflections on how to help mentors build autonomy; knowledge about the importance of reflection and about how to promote reflective processes; as well as about the power of narrative writing in the training/research of/with teachers. <![CDATA[TEACHING LEARNING IN RESEARCH ORIGINAL IN PUBLICATIONS FROM ENGLISH-SPEAKING COUNTRIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300105&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC, com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 Educação e aprendizagem da docências revisados por pares. Há necessidade de conhecermos mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação à produção brasileira.<hr/>RESUMEN Aprendizaje de enseñar es un concepto que en Brasil hay significativa difusión en el área de educación, principalmente a partir de referencias ibéricas. Se argumenta que el debate nacional tiene falta de investigaciones provenientes de países de habla inglesa. Nos preguntamos: ¿Qué se produce sobre el aprendizaje de enseñar en los países anglófonos? ¿Cuáles son las principales referencias de este debate en estos contextos? ¿Es poca la producción científica en estos países sobre este tema? En busca de pistas esclarecedoras para estas preguntas, realizamos una búsqueda sistemática en la base de datos ERIC, con el objetivo de mapear las producciones sobre el aprendizaje de enseñar procedentes de los países anglófonos. Los resultados apuntan a la existencia de un importante debate sobre el tema en los países de habla inglesa, con énfasis en los profesores principiantes. Utilizando sólo la palabra clave Learning to teach asociada al descriptor Beginning teacher llegamos a 24 artículos revisados por pares. Es necesario conocer con más detalle la producción de los países de habla inglesa, identificando aproximaciones y distanciamientos en relación a la producción brasileña.<hr/>ABSTRACT Learning to teach is a concept that has a significant diffusion in the area of education in Brazil, and it’s mainly based on Iberian references. It is argued that the national debate lacks research from English-speaking countries. The questions are: what is published about teaching learning in English-speaking countries? What are the main references of these debates in these contexts? Is the scientific production of this theme scarce when it comes to English journals? In search of clear clues for these questions, we carried out a systematic review of the ERIC database with the aim of mapping productions on teaching learning in English journals from English-speaking countries. The results point to the existence of an important debate related to the subject in English journals, with significant attention to early career teachers. One keyword “Learning to teach” was used in association with the descriptor Beginner teacher, it included 24 peerreviewed articles. There is a necessity to know in more detail the publications of English-speaking countries, identifying similarities and differences in relation to Portuguese Brazilian production. <![CDATA[THE ROLE OF ADULT EDUCATION IN RESEARCH ON TEACHER INITIATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300126&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Educação e aprendizagem da docência relata os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos identificar e analisar as conexões teórica metodológicas entre os estudos sobre a aprendizagem docente de professores iniciantes, e o campo de investigação sobre a formação de adultos. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico meta-analítico que se valeu da análise da produção acadêmica contida nas teses de doutorado elaboradas no Brasil e em Portugal (entre os anos de 2000 e 2021), teses essas que tinham como tema central de investigação a iniciação à docência. A investigação mostrou que as problemáticas, os conceitos, autores e metodologias, próprias do campo da pesquisa sobre a formação de adultos, pouco são mobilizadas para fins de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional de professores início de carreira.<hr/>RESUMEN Este artículo relata los resultados de una investigación que tuvo como objetivo identificar y analizar las conexiones teóricas y metodológicas entre los estudios sobre enseñanza aprendizaje de profesores principiantes y el campo de investigación sobre educación de adultos. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico metaanalítico, que aprovechó el análisis de la producción académica contenida en las tesis doctorales elaboradas en Brasil y Portugal (entre los años 2000 y 2021), estas tesis que tuvieron como eje central tema de investigación la iniciación a la docencia. La investigación mostró que los temas, conceptos, autores y metodologías, propios del campo de investigación sobre educación de adultos, no son movilizados con el propósito de comprender los procesos de desarrollo profesional de los docentes principiantes.<hr/>ABSTRACT This article reports the results of a research that aimed to identify and analyze the theoretical and methodological connections between studies on teaching learning of beginning teachers and the field of research on adult education. To this end, a meta-analytical bibliographic study was carried out, which took advantage of the analysis of the academic production contained in the doctoral dissertations prepared in Brazil and Portugal (between the years 2000 and 2021), these dissertations that had as their central theme of investigation the initiation to teaching. The investigation showed that the issues, concepts, authors and methodologies, typical of the field of research on adult education, are not mobilized for the purpose of understanding the professional development processes of early career teachers. <![CDATA[TEACHING LEARNING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF EARLY EDUCATION TEACHERS: TEACHING AND LEARNING IN FOCUS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300146&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Educação e aprendizagem da docência tem como objetivo, descrever as práticas da docência, estabelecidas no saber-fazer profissional de professores que atuam na Educação Infantil, refletidas nas ações pedagógicas e metodológicas que favorecem os direitos de aprendizagens das crianças e o desenvolvimento de habilidades e competências docentes. Partimos do pressuposto de que as aprendizagens da docência são construídas continuadamente no movimento da teoria na prática a partir dos diferentes modos de atuação docente. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Angotti (2003), Barbosa (2006), dos documentos legais (BRASIL, 1998), Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), entre outros autores. Na sua construção utilizamos a pesquisa do tipo narrativa (SOUZA, 2006), tendo como dispositivo de produção de dados o memorial de formação e da prática (PRADO; SOLIGO, 2004) e a observação participante (ANGROSINO; FLICK, 2009), realizada com seis professoras de três escolas da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Utilizamos a análise de conteúdo, seguindo as concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) para analisar os dados desta pesquisa. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional docente está ancorado nas aprendizagens da docência, desde a trajetória pessoal e percursos formativos da profissão expressados pela rotina das professoras que é orientada pelo sistema municipal de ensino com base no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa -PNAIC no sentido de atender aos objetivos, funções e finalidades do nível de ensino em foco.<hr/>ABSTRACT This article aims to describe teaching practices, established in the professional know-how of teachers who work in Early Childhood Education, reflected in pedagogical and methodological actions that favor children’s learning rights and the development of teaching skills and competences. We start from the assumption that teaching learning is continuously built in the movement from theory to practice based on different modes of teaching. It is based on the theoretical assumptions of Angotti (2003), Barbosa (2006), legal documents (BRASIL, 1998), Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), among other authors. In its construction, we used narrative-type research (SOUZA, 2006), having as a data production device the training and practice memorial (PRADO; SOLIGO, 2004) and participant observation (ANGROSINO; FLICK, 2009), carried out with six teachers from three schools in the Municipal Education Network of José de Freitas - PI. We used content analysis, following the conceptions of Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999) to analyze the data of this research. The results showed that the professional development of teachers is anchored in teaching learning from the personal trajectory and training paths of the profession expressed by the teachers’ routine, which is guided by the municipal education system based on the National Literacy Pact at the Right Age -PNAIC in the sense to meet the objectives, functions and purposes of the teaching level in focus.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo describir las prácticas docentes, asentadas en el saber hacer profesional de los docentes que actúan en la Educación Infantil, reflejadas en acciones pedagógicas y metodológicas que favorezcan los derechos de aprendizaje de los niños y el desarrollo de habilidades y competencias docentes. Partimos del supuesto de que la enseñanza aprendizaje se construye continuamente en el tránsito de la teoría a la práctica a partir de diferentes modos de enseñanza. Se basa en los presupuestos teóricos de Angotti (2003), Barbosa (2006), documentos legales (BRASIL, 1998), Pereira (2007), Tardif (2002, 2014), Zabalza (1998, 2000), entre otros autores. En su construcción se utilizó una investigación de tipo narrativo (SOUZA, 2006), teniendo como dispositivo de producción de datos el memorial de formación y práctica (PRADO; SOLIGO, 2004) y la observación participante (ANGROSINO; FLICK, 2009), realizado con seis docentes de tres escuelas de la Red Municipal de Educación de José de Freitas - PI. Utilizamos el análisis de contenido, siguiendo las concepciones de Poirier, Clapier-Valladon y Raybaut (1999) para analizar los datos de esta investigación. Los resultados mostraron que el desarrollo profesional de los docentes está anclado en la enseñanza aprendizaje a partir de la trayectoria personal y los caminos de formación de la profesión expresados por el cotidiano docente, que es pautado por el sistema educativo municipal basado en el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa - PNAIC en el sentido de cumplir con los objetivos, funciones y propósitos del nivel docente en cuestión. <![CDATA[ACADEMIC MEMORIAL, MONITORING EXPERIENCE AND TEACHING LEARNING (2013-2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300164&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores como David (2012) e Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si.<hr/>ABSTRACT This project is linked to History and Memory, aiming to reflect on the teaching formative processes, constituted and/or (re)elaborated during the monitoring exercise in the disciplines of History of Education/CE/UFPB, since 2013 to 2016. The theoretical supports permeate History of Present Time, Memory and Social Representations. Having self-writing as a research method, an academic memorial is analyzed, dialoguing with authors, such as David (2012), Nóvoa (2013), and others, in a process of re-reading the Monitoring, space for the constitution of teacher identity, built in praxis (action-reflection-action). The results indicate the monitoring exercise is a constitutive pedagogical element of the degree subjects, it concludes the monitoring experience reinforce the teaching-research-extension triad and the academic memorial is a historical source that configures teaching and self writing.<hr/>RESUMEN Este trabajo está vinculado a la Historia y la Memoria, objetivando reflexionar sobre los procesos formativos de la enseñanza, constituidos y/o (re)elaborados durante el ejercicio de seguimiento en las disciplinas de Historia de la Educación/CE/UFPB, entre 2013 y 2016. Los soportes teóricos permean la Historia del Tiempo Presente, la Memoria y las Representaciones Sociales. Teniendo como método de investigación la autoescritura, se analiza un memorial académico, dialogando con autores, como David (2012), Nóvoa (2013), entre otros, en un proceso de relectura sobre el Seguimiento, espacio para constitución de la identidad docente, construida en la praxis (acciónreflexión-acción). Los resultados indican lo ejercicio de seguimiento como elemento pedagógico constitutivo de los sujetos en formación, concluyendo que la experiencia de seguimiento fortalece la triada docencia-investigaciónextensión y el memorial académico es una fuente histórica que configura la docencia y la escrita de sí. <![CDATA[TEACHING LEARNING BY TEACHER TRAINERS: DUE TO THE EDUCATIONAL PRACTICE AT UNIPÚNGUÈ/MANICA IN MOZAMBIQUE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300183&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Com o objetivo de analisar como ocorre a aprendizagem da docência em razão da prática educativa de professores formadores do Curso de Pedagogia da Universidade Púnguè - UniPúnguè, em Moçambique, no distrito de Manica, referenciada no método autobiográfico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa narrativa, mediante entrevista narrativa com quatro professores formadores, e análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam a aprendizagem da docência no processo de desenvolvimento profissional dos professores formadores a partir da formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu e em outros processos formativos, com base na troca de experiências individuais e coletivas, trocas com os pares - em comunidades de aprendizagem - e com os estudantes. Concluiu-se que, em razão da prática educativa, a aprendizagem da docência ocorre de diversas formas, seja com os pares ou com os estudantes, percebendo-se a ausência da investigação científica para esse fim no contexto investigado.<hr/>ABSTRACT With the aim of analyzing how teaching learning occurs due to the educational practice of teachers who train the Pedagogy Course at the Púnguè University - UniPúnguè, in Mozambique, in the Manica district, referenced in the autobiographical method, a qualitative narrative research was developed, through a narrative interview with four teacher trainers, and comprehensiveinterpretive data analysis, anchored in Souza (2014). The data reveal teaching learning in the process of professional development of teacher trainers based on continuing education in stricto sensu postgraduate courses and in other training processes, based on the exchange of individual and collective experiences, exchanges with peers - in learning communities - and with students. It was concluded that, due to the educational practice, teaching learning occurs in different ways, either with peers or with students, realizing the absence of scientific research for this purpose in the investigated context.<hr/>RESUMEN Con el objetivo de analizar cómo se produce la enseñanza aprendizaje a partir de la práctica educativa de los docentes que forman el Curso de Pedagogía en la Universidad de Púnguè - UniPúnguè, en Mozambique, en el distrito de Manica, referenciada en el método autobiográfico, se desarrolló una investigación cualitativa narrativa, a través de una entrevista narrativa con cuatro formadores de docentes y un análisis de datos comprensivo e interpretativo, anclado en Souza (2014). Los datos revelan la enseñanza aprendizaje en el proceso de desarrollo profesional de los formadores de docentes a partir de la formación continua en los posgrados stricto sensu y en otros procesos de formación, a partir del intercambio de experiencias individuales y colectivas, intercambios con pares -en comunidades de aprendizajey con estudiantes. Se concluyó que, debido a la práctica educativa, la enseñanza aprendizaje ocurre de diferentes formas, ya sea con pares o con estudiantes, percibiendo la ausencia de investigaciones científicas con este fin en el contexto investigado. <![CDATA[RESEARCH ITINERARIES WITH bEGINNING TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300200&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis da educação. O objetivo aqui é desvelar condicionantes e racionalidades emergentes das dificuldades para o ingresso na carreira e permanência na docência. Os trabalhos analisados foram desenvolvidos a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, bem como problemas e perspectivas do professor iniciante. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que adotamos questionários, narrativas escritas e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para “sobreviver” ao início de sua atividade.<hr/>ABSTRACT In this text, I analyze the itinerary of three studies that had, at the core of their objectives, the concern to understand processes of professional initiation at different levels of education. The aim is to reveal conditions and rationales emerging from difficulties in entering a career and remaining in teaching. The objective is to reveal conditions and rationales arising from the difficulties of entering the career and remaining in the teaching career. The works analyzed were developed from reflections and actions of the Study and Research Group on Beginning of Teaching and Mathematics Teaching (GEPIDEM/CNPq) linked to the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), in Brazil. The theoretical framework covers issues from the field of initial training, problems and perspectives of the first years of the career. The methodology used was qualitative research, of a descriptive-analytical type, in which questionnaires, written narratives, as well as semi-structured interviews were adopted. The results indicate that the teachers’ induction phase needs to be seen as a collective project, in the sense that the young teacher needs to have the support of both the school and his more experienced colleagues to “survive” the beginning of his professional activity.<hr/>RESUMEN En este texto analizo el itinerario de tres estudios que tuvieron, en el centro de sus objetivos, la preocupación por comprender los procesos de iniciación profesional en los diferentes niveles de la educación. El objetivo aquí es revelar las condiciones y razones que surgen de las dificultades para ingresar a la carrera y permanecer en la docencia. Los trabajos analizados fueron desarrollados a partir de reflexiones y acciones del Grupo de Estudios e Investigaciones sobre Inicio de la Enseñanza y Enseñanza de las Matemáticas (GEPIDEM/ CNPq) vinculado a la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). El marco teórico abarca temas del campo de la formación inicial, problemas y perspectivas de los primeros años de la carrera. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa, de carácter descriptivo-analítico, en la que se adoptaron cuestionarios, narraciones escritas, así como entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que la fase de inducción de los docentes debe ser vista como un proyecto colectivo, en el sentido de que el joven docente necesita contar con el apoyo tanto de la escuela como de sus colegas más experimentados para “sobrevivir” al inicio de su actividad profesional. <![CDATA[LEARNING TO bE A HIGHER EDUCATION TEACHER: A HISTORICALCULTURAL PERSPECTIVE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300219&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Com o objetivo de reconhecer possibilidades para qualificar o estágio de docência com vistas à formação de professores bacharéis para a educação superior, foi realizado estudo exploratório-descritivo qualitativo com 11 professores com experiência em supervisão de estágio de docência de pós-graduandos da área da saúde, em Santa Catarina, utilizando instrumento online com três questões abertas sobre potencialidades, fragilidades e possibilidades do estágio. O conteúdo foi analisado e interpretado por cotejamento ao referencial teórico histórico-cultural. Os resultados indicaram a experiência prática como principal potencialidade; como fragilidades, a curta duração e a não obrigatoriedade. Concluiu-se que a possibilidade de qualificar o estágio como estratégia formativa está em sua transformação em atividade de aprendizagem colaborativa e dialógica da docência para pós-graduandos, supervisores e orientadores, em uma lógica de formação inicial, continuada/permanente.<hr/>ABSTRACT With the aim of recognizing possibilities to qualify the teaching internship with a view to training bachelor teachers for higher education, a qualitative exploratory-descriptive study was carried out with 11 teachers with experience in supervising teaching internships for graduate students in the health area, in Santa Catarina state, using an online instrument with three open questions about the strengths, weaknesses and possibilities of the internship. The content was analyzed and interpreted by comparing it to the historical-cultural theoretical framework. The results indicated practical experience as the main potential; such as fragility, the short term and non-obligation. It was concluded that the possibility of qualifying the internship as a training strategy lies in its transformation into a collaborative and dialogical teaching activity for graduate students, supervisors and advisors, in a logic of initial, continued/permanent training.<hr/>RESUMEN Con el objetivo de reconocer posibilidades de calificación de la pasantía docente con miras a la formación de docentes licenciados para la educación superior, se realizó estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, con 11 docentes experimentados en la supervisión de pasantías docentes para estudiantes de posgrado en el área de la salud, en Santa Catarina, utilizando instrumento en línea con tres preguntas abiertas sobre potencialidades, debilidades y posibilidades de la pasantía. El contenido fue analizado e interpretado comparándolo con el marco teórico histórico-cultural. Los resultados indicaron la experiencia práctica como principal potencial; como fragilidad, el corto plazo y la no obligación. Se concluyó que la posibilidad de calificar la pasantía como estrategia de formación radica en su transformación en una actividad de aprendizaje colaborativo y dialógico de la docencia para graduados, supervisores y asesores, en una lógica de formación inicial, continuada/permanente. <![CDATA[TEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF EXPERIENCED TEACHERS: bARRIERS AND INVESTMENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300237&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, norteada na abordagem qualitativa, focaliza o desenvolvimento profissional de professoras experientes inseridas em um processo formativo viabilizado pela Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD), no segundo semestre de 2017 e em ambos os semestres de 2018. Para a escrita deste Educação e aprendizagem da docência, analisamos as narrativas produzidas no decorrer da formação ofertada no período citado. Os resultados evidenciam que as participantes se deparam com grandes desafios para desenvolver o trabalho docente e investirem em seu desenvolvimento profissional. Não obstante as condições de trabalho desfavoráveis, elas encontram tempo e disposição para manter-se em processo de formação por meio de estudos individuais, participação em cursos e realização de segunda graduação, especialização e pós-graduação. Diante desses fatos, compreendemos que os programas de formação precisam levar em conta as necessidades formativas da docência em diferentes fases da carreira e as implicações que o trabalho tem na vida pessoal/familiar dos professores, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, e no auxílio na superação dos entraves para investirem no próprio desenvolvimento profissional.<hr/>ABSTRACT This work, part of a doctoral research, guided by a qualitative approach, focuses on the professional development of experienced teachers inserted in a training process made possible by the Teaching Learning and Development Network (ReAD), from August 2017 through December 2018. For the writing of this article, we analyzed the narratives produced during the training offered in the mentioned period. The results show that the participants are faced with major challenges to develop their teaching work and invest in their professional development. However, even with the unfavorable conditions and work, they find the time and willingness to remain in the training process through individual studies, participation in courses and completion of second graduation, specialization and post-graduation. Given these facts, we understand that training programs need to take into account the training needs of teaching and the implications that work has on the teacher’s personal/family life, contributing to the acquisition of new knowledge, and helping to overcome barriers to invest in their professional development.<hr/>RESUMEN Este trabajo, parte de una investigación doctoral, guiada por un enfoque cualitativo, se enfoca en el desarrollo profesional de docentes experimentados insertos en un proceso de formación viabilizado por la Red de Enseñanza, Aprendizaje y Desarrollo (ReAD) desde julio de 2017 hasta diciembre de 2018. Para la redacción de este artículo, analizamos las narrativas producidas durante la formación ofrecida en el período mencionado. Los resultados muestran que los participantes se enfrentan a grandes desafíos para desarrollar su labor docente e invertir en su desarrollo profesional. Sin embargo, aún con las condiciones y el trabajo desfavorables, encuentran el tiempo y la disposición para permanecer en el proceso de formación a través de estudios individuales, participación en cursos y realización de segundo grado, especialización y posgrado. Ante estos hechos, entendemos que los programas de formación deben tener en cuenta las necesidades formativas de la docencia y las implicaciones que tiene el trabajo en la vida personal/familiar del docente, contribuyendo a la adquisición de nuevos conocimientos, y ayudando a superar las barreras para invertir en su desarrollo profesional. <![CDATA[(RE)VIEWING THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS AND THE ALGEBRAIC THINKING IN THE EARLY YEARS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300255&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Educação e aprendizagem da docência objetiva compreender que aprendizagens docentes ocorrem no movimento reflexivo de (re)ver tarefas ligadas à unidade temática Álgebra nos primeiros anos de escolarização, especificamente em turmas de 1º, 2º e 3º ano, com professoras que ensinam Matemática. O referencial teórico discute a inclusão do pensamento algébrico nos anos iniciais, como também a formação continuada de professores. Para tanto, valemo-nos de um estudo de natureza qualitativa, com vista ao trabalho colaborativo, no contexto de uma escola pública paulista cujos instrumentos de produção de dados decorrem de interações propiciadas a partir de reuniões virtuais síncronas (Google Meet) no horário de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Os resultados apontam a necessidade de trabalhos investigativos que sinalizem para “como” pensar tarefas que contribuam para o desenvolvimento do pensamento algébrico, ampliando o conhecimento especializado do professor.<hr/>ABSTRACT This article aims to understand what teaching learning occurs in the reflexive movement of (re)seeing tasks linked to the thematic unit Algebra in the first years of schooling, specifically in 1st, 2nd, and 3rd year classes, with teachers who teach Mathematics. The theoretical framework discusses the inclusion of algebraic thinking in the early years, as well as the continuing education of teachers. To do so, we used a qualitative study, with a view to collaborative work, in the context of a public school, whose data production instruments derive from interactions provided from synchronous virtual meetings (Google Meet) in the Collective Pedagogical Work Activity (ATPC) schedule. The results point to the need for investigative works that indicate “how” to think about tasks that contribute to the development of algebraic thinking, expanding the teacher’s specialized knowledge.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo comprender lo que ocurre la enseñanza aprendizaje en el movimiento reflexivo de (re)ver tareas vinculadas a la unidad temática Álgebra en los primeros años de escolaridad, específicamente en las clases de 1°, 2° y 3° año, con profesores que enseñan Matemáticas. El marco teórico discute la inclusión del pensamiento algebraico en los primeros años, así como la formación continua de los profesores. Para ello, utilizamos un estudio cualitativo, con vistas al trabajo colaborativo, en el contexto de una escuela pública, cuyos instrumentos de producción de datos derivan de interacciones proporcionadas por encuentros virtuales sincrónicos (Google Meet) en la Actividad de Trabajo Pedagógico Colectivo horario (ATPC). Los resultados apuntan para la necesidad de trabajos investigativos que indiquen “cómo” pensar tareas que contribuyan al desarrollo del pensamiento algebraico, ampliando el conocimiento especializado del docente. <![CDATA[WHAT ARE THE CHALLENGES OF BEGINNING IN TEACHING? STUDY WITH TEACHERS FROM CEARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300274&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Educação e aprendizagem da docência versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020), Garcia (2010) e André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos à pesquisaformação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.<hr/>ABSTRACT This article deals with the teaching challenges of beginning teachers from Ceará. The objective of this research was to understand the challenges of the first years of acting as teachers in the context of Ceará. The theoretical contribution was guided by the references of: Cruz, Farias and Hobold (2020); Garcia (2010); Andrew (2018). With regard to methodological aspects, we resorted to research-training, from the perspective of Delory-Momberger (2008). The results indicate that beginning teachers experience numerous challenges in their first years of teaching, which makes this moment difficult, but also permeated with a lot of learning, which is a dynamic, subjective and complex process. With this study, we hope to enhance discussions in the area of teacher education and performance.<hr/>RESUMEN Este artículo trata sobre los desafíos de enseñanza de los profesores principiantes de Ceará. El objetivo de esta investigación fue comprender los desafíos de los primeros años de actuación docente en el contexto de Ceará. El aporte teórico estuvo guiado por las referencias de: Cruz, Farias y Hobold (2020); García (2010); Andrés (2018). En cuanto a los aspectos metodológicos, recurrimos a la investigación-formación, desde la perspectiva de Delory-Momberger (2008). Los resultados indican que los docentes principiantes experimentan numerosos desafíos en sus primeros años de docencia, lo que hace que este momento sea difícil, pero también permeado de mucho aprendizaje, que es un proceso dinámico, subjetivo y complejo. Con este estudio, esperamos enriquecer las discusiones en el área de formación y desempeño docente. <![CDATA[FROM PROFESSIONAL INSERTION TO TEACHER’S PERSEVERANCE: TRAJECTORIES OF TEACHERS FROM THE FEDERAL DISTRICT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300287&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente Educação e aprendizagem da docência discute a trajetória profissional de docentes do Distrito Federal em um estudo longitudinal, visando compreender suas aprendizagens docentes e profissionais. Há dois contextos de pesquisa, sendo o primeiro realizado entre 2010 e 2014 (pesquisa doutoral) e o segundo cerca de dez anos depois (pesquisa de pós-doutoramento). A inserção profissional e a perseverança na carreira docente constituem o quadro teórico, destacando a contribuição da pesquisadora Joséphine Mukamurera e de pesquisadores francófonos sobre essa temática, aproximando o Método Documentário ao método Análise de Prosa na compreensão de trajetórias de profissionais do DF. A análise e a interpretação evidenciam a falta de um modelo de inserção profissional, sugerindo que a perseverança não depende apenas do sentimento de êxito no início da carreira ou da formação continuada que se realiza ao longo da carreira: inúmeros fatores complexificam a profissão docente, dentre os quais as condições de trabalho e outras circunstâncias subjetivas inerentes a ela.<hr/>ABSTRACT The article discusses the professional trajectory of teachers from the Federal District in a longitudinal study aiming to understand their teaching and professional learning. There are two research contexts, the first being conducted between 2010 and 2014 (doctoral research) and the second about ten years later (postdoctoral research). Professional insertion and perseverance in the teaching career constitute the theoretical framework, highlighting the contribution of researcher Joséphine Mukamurera and researchers from the francophone context on this theme. We sought the methodological approximations between the Documentary Method and the Prose Analysis method in the understanding of trajectories of professionals from the Federal District, considering that the two methods of analysis were used to understand the trajectories of teachers. The analyses and interpretations show that there is no model of professional insertion, that perseverance does not depend only on continuing education that is carried out throughout the career, on the feeling of success at the beginning of the career, and there are numerous factors that complexify the teaching profession, among which the working conditions and other subjective conditions inherent to it.<hr/>RESUMEN El artículo discute la trayectoria profesional de los docentes del Distrito Federal en un estudio longitudinal con el objetivo de comprender su enseñanza y aprendizaje profesional. Hay dos contextos de investigación, el primero realizado entre 2010 y 2014 (investigación doctoral) y el segundo contexto unos diez años después (investigación postdoctoral). La inserción profesional y la perseverancia en la carrera docente constituyen el marco teórico, destacando la contribución de la investigadora Joséphine Mukamurera y de investigadores del contexto francófono sobre este tema. Se buscaron las aproximaciones metodológicas entre el Método Documental y el método de Análisis de Prosa en la comprensión de trayectorias de profesionales del Distrito Federal, considerando que los dos métodos de análisis fueron utilizados para comprender las trayectorias de los docentes. Los análisis e interpretaciones muestran que no existe un modelo de inserción profesional, que la perseverancia no depende solo de la educación continua que se lleva a cabo a lo largo de la carrera, del sentimiento de éxito al comienzo de la carrera, y hay numerosos factores que complejizan la profesión docente, entre los cuales las condiciones de trabajo y otras condiciones subjetivas inherentes a ella. <![CDATA[TEACHING LEARNING IN INDIGENOUS INTERCULTURAL HIGHER EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300308&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O texto tem como objetivo suscitar reflexões sobre a aprendizagem da docência no contexto do Ensino Superior indígena, intercultural e diferenciado em Mato Grosso. Está fundamentado no método da Pesquisa Narrativa (CLANDINNIN; CONNELLY, 2015) com ancoragem na pesquisa (auto) biográfica, articulando os movimentos próprios da pesquisa, como registros no diário de bordo, notas de campo que emergiram durante as observações das ações docentes e a aproximação com os/as participantes da pesquisa para as entrevistas narrativas. Apresenta resultados parciais da investigação em processo de construção no Doutorado em educação e sua correlação com as experiências docentes da primeira autora no curso de Pedagogia Intercultural no âmbito do exercício profissional e dos movimentos de pesquisa. A pesquisa tem apontado que as aprendizagens e os saberes da docência são fenômenos complexos e multifacetados em que o contexto em estudo é marcado pelas diferenças culturais e pela pluralidade étnica, contexto este que confronta-se com elementos colonialistas ainda presentes nas universidades, desafiando docentes, gestores e estudantes a ressignificarem outros modos de ser e fazer a docência.<hr/>ABSTRACT The text aims to raise reflections on learning to teach in the context of indigenous, intercultural and differentiated Higher Education in Mato Grosso. It is based on the Narrative Research method (CLANDINNIN; CONNELLY, 2015) anchored in (auto) biographical research, articulating the research’s own movements as records in the logbook, field notes arising from observations of teaching actions and approximation with the participants from research to narrative interviews. It presents partial results of the investigation in process of construction in the Doctorate in Education and its correlation with the teaching experiences of the first author in the Intercultural Pedagogy course in the context of professional practice and research movements. Research has shown that teaching learning and knowledge are complex and multifaceted phenomena in which the context under study is marked by cultural differences and ethnic plurality, confronted with colonialist elements still present in universities, challenging teachers, managers and students to resignify other ways of being and doing teaching.<hr/>RESUMEN El texto tiene como objetivo suscitar reflexiones sobre aprender a enseñar en el contexto de la Educación Superior indígena, intercultural y diferenciada en Mato Grosso. Se basa en el método de Investigación Narrativa (CLANDINNIN; CONNELLY, 2015) anclado en la investigación (auto)biográfica, articulando los movimientos propios de la investigación como registros en la bitácora, notas de campo surgidas de las observaciones de las acciones docentes y acercamiento con los participantes de la investigación a la investigación. entrevistas narrativas. Presenta resultados parciales de la investigación en proceso de construcción en el Doctorado en Educación y su correlación con las experiencias docentes del primer autor en el curso de Pedagogía Intercultural en el ámbito de la práctica profesional y los movimientos de investigación. Las investigaciones han demostrado que la enseñanza aprendizaje y el conocimiento son fenómenos complejos y multifacéticos en los que el contexto de estudio está marcado por las diferencias culturales y la pluralidad étnica, confrontados con elementos colonialistas aún presentes en las universidades, desafiando a docentes, directivos y estudiantes a resignificar otras formas de ser y ser haciendo docencia. <![CDATA[NARRATIVES OF FUTURE KAINGANG INDIGENOUS TEACHERS: KNOWLEDGE, EXPERIENCES AND CHALLENGES IN THEIR TEACHING LEARNING PROCESSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300324&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente Educação e aprendizagem da docência objetiva discutir como futuras professoras indígenas aprendem a ensinar, considerando as experiências e conhecimentos da docência que constroem em contextos diversos, bem como os desafios enfrentados no processo. Para tanto, analisam-se as narrativas produzidas, em entrevistas individuais e grupais semiestruturadas, por cinco licenciandas Kaingang que estudam em uma universidade pública rio-grandense. Entre os resultados destacam-se as reflexões por elas produzidas sobre a importância da interculturalidade na ação pedagógica e a relação, por vezes conflituosa, que mantêm com a cultura escolarizada e os conhecimentos científicos. O reconhecimento positivo da profissão docente em suas comunidades, aliado às contribuições sociais, políticas e epistêmicas que a docência tem ajudado a produzir por meio dos professores indígenas atuantes e em formação, motivam-nas a investir na educação escolar como um instrumento de luta política por direitos e de concretização de aspirações individuais e coletivas.<hr/>ABSTRACT This article discusses how future indigenous teachers learn to teach, considering the teaching experiences and knowledge they build in different contexts, as well as the challenges faced in the process. For that, we analyze the narratives produced, in individual and group interviews, by five Kaingang graduates who study at a public university in Rio Grande do Sul. Among the results, the reflections produced by them on the importance of interculturality in pedagogical action and the relationship, sometimes conflicting, that they maintain with school culture and scientific knowledge stand out. The positive recognition of the teaching profession in their communities, combined with the social, political and epistemic contributions that it has helped to produce through the indigenous teachers with whom they live and themselves, motivate them to invest in school education as an instrument of political struggle for rights and the realization of individual and collective aspirations.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza cómo los futuros docentes indígenas aprenden a enseñar, considerando las experiencias de enseñanza y los conocimientos que construyen en diferentes contextos, así como los desafíos que enfrentan en el proceso. Para eso, analizamos las narrativas producidas, en entrevistas individuales y grupales, por cinco graduados de Kaingang que estudian en una universidad pública de Rio Grande do Sul. Entre los resultados destacan las reflexiones producidas por ellos sobre la importancia de la interculturalidad en la acción pedagógica y la relación, a veces conflictiva, que mantienen con la cultura escolar y el saber científico. El reconocimiento positivo de la profesión docente en sus comunidades, combinado con los aportes sociales, políticos y epistémicos que ha ayudado a producir a través de los maestros indígenas con quienes conviven y de ellos mismos, los motiva a invertir en la educación escolar como instrumento de lucha política. por los derechos y la realización de las aspiraciones individuales y colectivas. <![CDATA[CURRICULUM AND EDUCATIONAL DIGITAL GAMES: POSSIBILITIES OF ARTICULATION OF SOCIAL DEMANDS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000300344&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo é refletir sobre como os jogos educativos podem auxiliar os currículos escolares a atender as demandas sociais. Foram selecionados dois campos recentemente inseridos por leis: (i) as relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira; e (ii) o incentivo à cultura de paz. Para associá-los, integramos jogos digitais aos processos de ensino e de aprendizagem e adotamos o método da pesquisa-ação. Os resultados do trabalho, desenvolvido em uma escola pública paulistana, demonstraram ser possível a integração das demandas sociais e dos conteúdos curriculares por meio de jogos educativos.<hr/>ABSTRACT The aim of this study is to reflect on how educational games can help school curricula to meet the social demands. Two fields recently inserted by laws were selected: (i) ethnic-racial relations and the teaching of Afro-Brazilian History and Culture; and (ii) the promotion of a culture of peace. To associate them, we integrate digital games into the teaching and learning processes and adopted the research-action method. The results of the study, developed in a public school in São Paulo, showed that it is possible to integrate social demands and curricular contents through educational games.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio es reflexionar sobre cómo los juegos educativos pueden ayudar a los currículos escolares a satisfacer las demandas sociales. Se seleccionaron dos campos introducidos recientemente por la ley: (i) las relaciones étnico-raciales y la enseñanza de la Historia y la Cultura Afrobrasileñas; y (ii) fomentar una cultura de paz. Para asociarlos, integramos juegos digitales en los procesos de enseñanza y aprendizaje y adoptamos el método de investigaciónacción. Los resultados del trabajo, realizado en una escuela pública de São Paulo, demostraron que es posible integrar demandas sociales y contenidos curriculares a través de juegos educativos.