Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320230004&lang=en vol. 32 num. 72 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê Corpos, Gêneros e Sexualidades: tensionamentos e provocações para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[INCLUSIVE CULTURE TO EDUCATING IN SEXALITY AND EQUALITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400017&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN La nueva Ley Educativa española propone un modelo de escuela basada en el Diseño Universal para el Aprendizaje y así fomentar la cultura inclusiva. Este artículo plantea como objetivo, revisar el modelo desde la perspectiva de género(s) para constatar si considera a las identidades sexo-genéricas y/o corpóreas dentro de esa cultura inclusiva. Se ha seguido un método de análisis crítico-interpretativo para concluir que, si bien se ha avanzado en el reconocimiento de las diversidades, ello no va acompañado de una mejor formación inicial docente. Se proponen experiencias de formación del profesorado en clave de inclusión y feminismos para avanzar en educar en identidades y corporalidades diversas como complemento al modelo propuesto por la nueva normativa. En las conclusiones se exponen los procesos de cambio epistémicos y aplicados necesarios para posibilitar avances desde el modelo tomando como referencia el marco de las pedagogías feministas que apuestan por una educación en sexualidad integral.<hr/>ABSTRACT The new Spanish Education Law proposes a school model based on Universal Design for Learning to foster inclusive culture. This article aims to review the model from the perspective of gender(s) to verify if it considers sex-generic and/ or corporeal identities. A method of critical-interpretative analysis has been followed. It is concluded that although progress has been made in the recognition of diversities, this is not accompanied by better initial teacher training. Three teacher training experiences are proposed in the key of inclusion and feminisms to advance in educating in diverse identities and corporalities as a complement to the model proposed by the new regulations. The conclusions expose the processes of epistemic and applied change necessary to enable advances from the model taking as reference the framework of feminist pedagogies that bet on comprehensive sexuality education.<hr/>RESUMO A nova Lei de Educação Espanhola propõe um modelo de escola baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem para fomentar a cultura inclusiva. Este Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo revisar o modelo sob a perspectiva do(s) gênero(s) para verificar se ele considera identidades genéricas de sexo e/ou corporais. Seguiu-se um método de análise crítico-interpretativa. Conclui-se que, embora tenham sido feitos progressos no reconhecimento das diversidades, estes não são acompanhados por uma melhor formação inicial dos professores. Três experiências de formação de professores são propostas na chave da inclusão e dos feminismos para avançar na formação em identidades e corporalidades diversas como complemento ao modelo proposto pelas novas normas. As conclusões expõem os processos de mudança epistêmica e aplicada necessários para viabilizar avanços a partir do modelo tomando como referência o referencial das pedagogias feministas que apostam na educação integral em sexualidade. <![CDATA[THE CONFINED ARTWORK AND THE BAN ON NEUTRAL LANGUAGE: AN ANTI-EGALITARIAN CAMPAIGN IN MATO GROSSO DO SUL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400031&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste Corpos, gêneros e sexualidades é analisar parte da ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul no que diz respeito a marcadores como gênero, sexualidade, raça/cor/etnia e classe. Para atingir esse objetivo, foram selecionadas duas experiências entendidas como lugar de produção dos sujeitos e, portanto, também das diferenças. São elas: a “prisão” (apreensão) de um quadro em uma exposição da artista Ropre no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), por acusação de promoção da pedofilia; e a aprovação da Lei n.º 5.820/2021, que proíbe o uso da linguagem neutra no referido Estado. Elas foram selecionadas por meio da etnografia digital. Essa metodologia possibilitou uma imersão no campo on-line de interações que envolvem essas duas experiências. A perspectiva teórica adotada é a pós-crítica em Educação, a qual permitiu concluir que existem pós-currículos e pós-pedagogias culturais em torno da atuação de diferentes empreendedores morais anti-igualitários. Eles são campos de significação torcidos que também merecem ser analisados sob a ótica da produção das diferenças, em sentidos e intenções políticas anti-igualitárias.<hr/>ABSTRACT This article seeks to provide a comprehensive analysis of a specific facet of the anti-egalitarian campaign in Mato Grosso do Sul, with a particular focus on key markers such as gender, sexuality, race, ethnicity, and class. To achieve this goal, two pivotal experiences were meticulously examined since they act as both the genesis of subjects and the crucible of distinctions. These experiences encompass the removal and seizure of an artwork by artist Ropre displayed at the Museum of Contemporary Art - MARCO, on allegations of promoting pedophilia, and the enactment of Law No. 5,820/2021, which prohibits the use of neutral language within the state. Employing digital ethnography as our primary research methodology, we delve into the digital interactions and discourse surrounding these two significant events. The theoretical framework presented here adopts a post-critical perspective within the realm of Education, uncovering the presence of post-curricula and post-cultural pedagogies that revolve around the actions of various anti-egalitarian moral entrepreneurs. These pedagogies and curricula represent intricate domains of meaning, warranting in-depth analysis through the lens of difference production, thus elucidating the political connotations and intentions that underlie the anti-egalitarian movement.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar parte de la ofensiva antiigualitaria en Mato Grosso do Sul en relación con marcadores como género, sexualidad, raza/color/ etnia y clase. Para ello, se seleccionaron dos experiencias que se consideran lugares de producción de sujetos y, por lo tanto, de producción de diferencias. Ellas son: la “detención” (incautación) de un cuadro de una exposición del artista Ropre en el Museo de Arte Contemporáneo de Mato Grosso do Sul (MARCO), acusado de promover la pedofilia; y la aprobación de la Ley nº 5.820/2021, que prohíbe el uso del lenguaje neutro en ese estado. Fueron seleccionados mediante etnografía digital. Esta metodología permitió la inmersión en el campo online de las interacciones que involucran estas dos experiencias. La perspectiva teórica adoptada es la educación postcrítica, que nos ha permitido concluir que existen pedagogías postcurriculares y postculturales en torno a las acciones de diferentes emprendedores morales antiigualitarios. Son campos de sentido trenzados que también merecen ser analizados desde la perspectiva de la producción de diferencias, en significados e intenciones políticas antiigualitarias. <![CDATA[SCHOOLING Of TRANS AND TRANSVESTITE WOMEN: VIOLENCE AND THE EffECTS Of fRIENDSHIp BONDS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400050&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As disputas em torno de quem pode estabelecer sobre o gênero uma verdade estão presentes nos variados espaços sociais, e a escola é um deles. Para travestis e mulheres trans, ela é um ambiente de difícil permanência, com muitos e variados episódios de violência por parte de colegas e pela condescendência de docentes e gestores(as). Entretanto, é lá também que muitas conhecem pares e rincipalmente, os efeitos dos vínculos desenvolvidos na escola na escolarização desse grupo. Esses vínculos fornecem reconhecimento e proteção, com efeitos no presente e no futuro escolar. Não garantem trajetórias lineares e eliminam violências, mas as amenizam, diminuem a solidão e ampliam as estratégias de enfrentamento, tornando a escola menos hostil.<hr/>ABSTRACT The disputes over who can establish a truth about gender are present in various social spaces, and school is one of them. For transvestites and transgender women, school is an environment of difficult permanence, with many and varied episodes of violence by classmates and by the condescension of teachers and administrators. However, it is at school that many of them meet peers and begin to understand about themselves, especially from the bonds of friendship they have built. In this article, based on the experiences of six transvestites and transgender women, we discuss the violence faced, the influence of support from school professionals and, especially, the effects of the bonds developed at school on the schooling of this group. These bonds provide recognition and protection, with effects on the present and future schooling. They do not guarantee linear trajectories and eliminate violence, but they soften it, reduce loneliness and broaden coping strategies, making school less hostile.<hr/>RESUMEN Las disputas sobre quién puede establecer una verdad sobre el género están presentes en diversos espacios sociales, y la escuela es uno de ellos. Para travestis y transexuales, es un ambiente de difícil permanencia, con muchos y variados episodios de violencia por parte de compañeros de clase y por la condescendencia de profesores y directivos. Sin embargo, también es allí donde muchas conocen a sus pares y comienzan a entenderse a sí mismas, a partir, sobre todo, de los lazos de amistad construidos. En este artículo, basado en las experiencias de seis travestis y mujeres transexuales, discutimos la violencia enfrentada, la influencia del apoyo de los profesionales de la escuela y, especialmente, los efectos de los vínculos desarrollados en la escuela en la escolarización de este grupo. Estos vínculos proporcionan reconocimiento y protección, con efectos en la escolarización presente y futura. No garantizan trayectorias lineares ni eliminan la violencia, pero la suavizan, reducen la soledad y amplían las estrategias de enfrentamiento, tornando la escuela menos hostil. <![CDATA[“I FEEL OBLIGATION TO MAKE STRAIGHT MEN RESPECT MEN WHO ARE NOT STRAIGHT”: MASCULINITIES IN DISPUTE IN STUDENT ACTIVISM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400070&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Corpos, gêneros e sexualidades busca discutir a participação política de jovens estudantes-ativistas que se identificavam com o gênero masculino nos grêmios e coletivos do Colégio Pedro II, instituto federal localizado no Estado do Rio de Janeiro e reconhecido historicamente pelo seu forte ativismo estudantil. Para problematizar as enunciações sobre as masculinidades na pesquisa, são utilizadas as teorizações de Judith Butler, Sirma Bilge, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, entre outros, como também a noção de narrativas de Leonor Arfuch para operacionalizar entrevistas coletivas. Entre os resultados, se fizeram presentes nas enunciações significações que apontavam para hegemonizações parciais e contingentes nas performatizações das masculinidades dos jovens estudantes-ativistas em suas experiências de participação política no colégio, interpretadas pelas ubíquas disputas de sentidos do masculino no social contemporâneo, sobretudo pelas afetações nas intersecções com as categorias raça e orientação sexual.<hr/>ABSTRACT This article sought to discuss the political participation of young studentactivists who identified with the male gender in the guilds and collectives of Colégio Pedro II, a federal institute located in the state of Rio de Janeiro and historically recognized for its strong student activism. To problematize the enunciations about masculinities in the research, the theories of Judith Butler, Sirma Bilge, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, among others, are used, as well as Leonor Arfuch’s notion of narratives to operationalize collective interviews. Among the results, meanings were present in the enunciations that pointed to partial and contingent hegemonizations in the performances of the masculinities of young student-activists in their experiences of political participation in school, interpreted by the ubiquitous disputes of meanings of the masculine in contemporary society, especially by the affectations at intersections with the categories of race and sexual orientation.<hr/>RESUMEN Este artículo buscó discutir la participación política de jóvenes estudiantesactivistas que se identificaron con el género masculino en los gremios y colectivos del Colégio Pedro II, instituto federal ubicado en el estado de Río de Janeiro e históricamente reconocido por su fuerte activismo estudiantil. Para problematizar los enunciados sobre masculinidades en la investigación se utilizan las teorías de Judith Butler, Sirma Bilge, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, entre otros, así como la noción de narrativas de Leonor Arfuch para operacionalizar las entrevistas colectivas. Entre los resultados, los significados estuvieron presentes en los enunciados que apuntaron hegemonizaciones parciales y contingentes en los desempeños de las masculinidades de jóvenes estudiantes-activistas en sus experiencias de participación política en la escuela, interpretadas por las ubicuas disputas de significados de lo masculino en la sociedad contemporánea , especialmente por las afectaciones en los cruces con las categorías de raza y orientación sexual. <![CDATA[SOFT MASCULINITIES IN K-DRAMA HELLO, MY TWENTIES!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400082&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O Corpos, gêneros e sexualidades insere-se na perspectiva teórica dos Estudos Culturais e de Gênero e analisa o modo pelo qual o k-drama Hello, My Twenties! veicula representações de masculinidades juvenis. A metodologia associa-se à etnografia de tela, visibilizando e problematizando imagens, observando, assim, manifestações de masculinidades a partir de produtos culturais da Coreia do Sul. Atentamos para os comportamentos, as características e os sentimentos que os jovens devem incorporar enquanto sujeitos de gênero, possibilitando-nos não apenas pluralizar as compreensões da juventude contemporânea, mas ampliar o entendimento de que as instituições e os diferentes locais da cultura veiculam pedagogias. Pela análise, a masculinidade “suave” apresenta sentidos ligados ao feminino, mas que não contestam a vivência da heterossexualidade. Entendemos que o artefato possibilita pensar em modos possíveis e plurais de ser homem e viver a masculinidade, ligados à diversidade de interesses de uma sociedade.<hr/>ABSTRACT The article is part of the theoretical perspective of Cultural and Gender Studies and analyzes the way in which the k-drama Hello, My Twenties! conveys representations of youthful masculinities. The methodology is associated with screen ethnography, making visible and problematizing images, thus observing manifestations of masculinities from South Korean cultural products. We pay attention to the behaviors, characteristics and feelings that young people should incorporate as gender subjects, enabling us not only to pluralize the understandings of contemporary youth, but to broaden the understanding that institutions and different places of culture convey pedagogies. According to the analysis, “soft” masculinity presents meanings linked to the feminine, but which do not contest the experience of heterosexuality. We understand that the artifact makes it possible to think of possible and plural ways of being a man and living masculinity, linked to the diversity of interests of a society.<hr/>RESUMEN El artículo forma parte de la perspectiva teórica de los Estudios Culturales y de Género y analiza la forma en que el k-drama Hello, My Twenties! transmite representaciones de masculinidades juveniles. La metodología se asocia con la etnografía de pantalla, visibilizando y problematizando imágenes, observando así manifestaciones de masculinidades de productos culturales surcoreanos. Prestamos atención a los comportamientos, características y sentimientos que los jóvenes deben incorporar como sujetos de género, permitiéndonos no solo pluralizar las comprensiones de la juventud contemporánea, sino ampliar la comprensión de que las instituciones y los diferentes lugares de la cultura transmiten pedagogías. Según el análisis, la masculinidad “suave” presenta significados vinculados a lo femenino, pero que no cuestionan la experiencia de la heterosexualidad. Entendemos que el artefacto permite pensar formas posibles y plurales de ser hombre y vivir la masculinidad, vinculadas a la diversidad de intereses de una sociedad. <![CDATA[“MASCULINITY CRISIS”: RHETORIC OF THE ANTI-GENDER OFFENSIVE AND STATE ANTIFEMINISM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400097&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Análise do discurso da “crise da masculinidade” e as maneiras como ele tem se sustentado por explicações amparadas em argumentos como a “feminização da sociedade” e a escassez de sólidos modelos masculinos. As questões centrais do trabalho partem dos referenciais teóricos dos estudos de gênero, com destaque para os estudos sobre masculinidades, e a teorização geral do feminismo. Para tanto, faz uso de conceitos como gênero, masculinidades, feminismos e antifeminismo de Estado. O principal objetivo foi buscar compreender o fenômeno da retórica da ofensiva antigênero no cenário político brasileiro atual. A estrutura do texto foi construída na forma de uma ênfase teórico-analítica orientada por uma abordagem, tanto intersubjetiva, como macrossociológica, dos fenômenos sociais investigados. O argumento central é o de que é preciso resistir aos (e superar os) agrupamentos conservadoristas responsáveis pelas constantes tentativas de efetivação do antifeminismo de Estado.<hr/>ABSTRACT Analysis of the discourse of the “crisis of masculinity” and the ways in which it has been sustained through explanations supported by arguments such as the “feminization of society” and the scarcity of solid male role models. The central issues of this work stem from the theoretical frameworks of gender studies, with a particular focus on studies on masculinities, and the broader theorization of feminism. Therefore, it employs concepts such as gender, masculinities, feminisms, and state antifeminism. The main objective was to seek an understanding of the phenomenon of the rhetoric of the anti-gender offensive in the current Brazilian political scenario. The structure of the text was built in the form of a theoretical-analytical approach guided by an emphasis on both intersubjective and macrosociological understanding of the investigated social phenomena. The central argument is that it is necessary to resist (and overcome) conservative groups responsible for the constant attempts to perpetuate state antifeminism.<hr/>RESUMEN Análisis del discurso de la “crisis de la masculinidad” y las formas en que se ha sostenido a través de explicaciones respaldadas por argumentos como la “feminización de la sociedad” y la escasez de sólidos modelos masculinos. Los temas centrales de este trabajo se derivan de los marcos teóricos de los estudios de género, con un enfoque particular en los estudios sobre masculinidades y la teorización más amplia del feminismo. Por lo tanto, emplea conceptos como género, masculinidades, feminismos y antifeminismo estatal. El objetivo principal fue buscar comprender el fenómeno de la retórica de la ofensiva antigénero en el actual escenario político brasileño. La estructura del texto se construyó en forma de un enfoque teórico-analítico orientado por un énfasis en la comprensión intersubjetiva y macrosociológica de los fenómenos sociales investigados. El argumento central es que es necesario resistir (y superar) a los grupos conservadores responsables de los constantes intentos de perpetuar el antifeminismo estatal. <![CDATA[THE CONCEPT OF GENDER IN CONTEMPORARY BRAZILIAN ANTIFEMINIST THOUGHT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400116&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Corpos, gêneros e sexualidades pretende analisar como o conceito de “gênero” é compreendido no pensamento antifeminista brasileiro contemporâneo e explorar seus possíveis efeitos para o campo da educação. Inserido no campo de estudos feministas e pós-estruturalistas, este Corpos, gêneros e sexualidades discute o antifeminismo a partir do exposto no livro Feminismo: perversão e subversão, de Ana Caroline Campagnolo (2019). Três pensadoras feministas destacam-se na narrativa antifeminista no que se refere à discussão do conceito de “gênero”: Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir e Judith Butler. Ao analisar a forma como este conceito é assimilado por Campagnolo (2019), conclui-se que a narrativa antifeminista delega à natureza um papel fundamental na diferenciação entre “feminino” e “masculino”, e nega o “gênero” enquanto conceito.<hr/>ABSTRACT This article intends to analyze how the concept of “gender” is understood in contemporary Brazilian anti-feminist thought and explore its possible effects for the field of education. Starting from feminist and poststructuralist studies, this article discusses antifeminism from the book Feminismo: perversão e subversão, by Ana Caroline Campagnolo (2019). Three feminist thinkers stand out in the anti-feminist narrative with regard to the discussion of the concept of “gender”: Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir and Judith Butler. When analyzing how this concept is assimilated by Campagnolo (2019), it is concluded that the antifeminist narrative delegates to nature a fundamental role in the differentiation between “feminine” and “masculine”, denying “gender” as a concept.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar cómo se comprende el concepto de “género” en el pensamiento antifeminista contemporáneo brasileño y explorar sus posibles efectos en el campo de la educación. Inmerso en el campo de los estudios feministas y posestructuralistas, este artículo discute el antifeminismo basándose en lo expuesto en el libro “Feminismo: perversión y subversión” de Ana Caroline Campagnolo (2019). Tres pensadoras feministas destacan en la narrativa antifeminista en lo que respecta a la discusión del concepto de “género”: Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir y Judith Butler. Al analizar cómo este concepto es asimilado por Campagnolo (2019), se concluye que la narrativa antifeminista asigna un papel fundamental a la naturaleza en la diferenciación entre “femenino” y “masculino” y niega el “género” como concepto. <![CDATA[“INDIGENOUS PLACE IS WHERE SHE WANTS!”: A STUDY WITH UNIVERSITY INDIGENOUS WOMEN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400130&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Corpos, gêneros e sexualidades tem por objetivo problematizar a presença das mulheres indígenas em uma universidade federal do sul do Brasil. Por meio de uma investigação narrativa, entendida como o estudo da experiência, entrevistamos cinco acadêmicas indígenas de diferentes cursos da IFES. Propomos uma discussão acerca do papel que a educação superior tem desempenhado, enquanto aliada na luta pela visibilidade das mulheres indígenas, sujeitas marginalizadas da aldeia à academia. Para além da possibilidade de igualdade de oportunidades, as ações afirmativas resultam na qualificação universitária não apenas para a causa indígena, mas também para o retorno delas às aldeias. Ao mesmo tempo, estar na universidade implica às acadêmicas indígenas resistirem não apenas a sua realidade nas comunidades, mas na universidade também.<hr/>ABSTRACT This article aims to problematize the presence of indigenous women in a federal university in southern Brazil. Through a narrative investigation, understood as the study of experience, we interviewed nine indigenous academics from different courses at IFES. We propose a discussion about the role that college education has played, as an ally in the struggle for the visibility of indigenous women, marginalized subjects from native village to academy. In addition to the possibility of equal opportunities, affirmative actions result in university qualification not only for the indigenous cause, but also for returning to the native villages. At the same time, being at the university implies indigenous students resist not only their reality in the native communities, but at the university as well.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo problematizar la presencia de mujeres indígenas en una universidad federal enel sur de Brasil. A través de una investigación narrativa, entendida como el estudio de la experiencia, entrevistamos a cinco académicas indígenas de diferentes carreras de la IFES. Proponemos una discusión sobre el papel que ha jugado la educación superior, como aliada en la lucha por la visibilización de las mujeres indígenas, sujetos marginados del pueblo a la academia. Además de la posibilidad de igualdad de oportunidades, las acciones afirmativas redundanen la titulación universitaria no sólo por la causa indígena, sino también por el retorno a los pueblos. Al mismo tiempo, estaren la universidad implica que las académicas indígenas resistan no solo su realidad en las comunidades, sino también en la universidad. <![CDATA[WHAT DO BIOLOGy TExTBOOkS TEACH ABOUT BRAzILIAN WOMEN IN SCIENCE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400148&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Corpos, gêneros e sexualidades apresenta resultados de pesquisa sobre ensinamentos de livros didáticos de Biologia, aprovados em editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), acerca das mulheres brasileiras da ciência. A pesquisa, apoiada nos Estudos Culturais, Feministas e em conceitos foucaultianos, tomou a noção de livro didático como dispositivo, documento e artefato cultural. Recorreuse à análise documental realizada sobre os editais do PNLD - 2012, 2015 e 2018, além dos livros didáticos selecionados. Nos livros analisados, a presença das mulheres brasileiras da ciência, ora é localizada em uma abordagem que contribui para (re)produção e veiculação de uma história da ciência marcada pelo viés androcêntrico, ora apresenta algumas rupturas, descontinuidades e fissuras com tal história. A partir das análises é possível afirmar que as rupturas, descontinuidades e fissuras são vestígios potenciais para a subversão do discurso hegemônico (sexista) e possibilitam outras educações no que tange à veiculação de saberes sobre gênero, mulheres, ciência e cientistas.<hr/>ABSTRACT This article presents the outcomes of research concerning the teachings of Biology textbooks, approved by the National Textbook Program, about Brazilian women in Science. The research, supported by Cultural and Feminist Studies and Foucauldian concepts, took the notion of textbook as a device, document, and cultural artifact. Document analysis was carried out on the PNLD - 2012, 2015 and 2018 public notice and selected textbooks. In the books analyzed, the presence of Brazilian women in science sometimes presents an approach that contributes to the (re)production and dissemination of a history of science marked by an androcentric bias and sometimes presents some ruptures, discontinuities and fissures with this history. From the analyzes it is possible to affirm that these ruptures, discontinuities and fissures are potential traces for the subversion of the hegemonic (sexist) discourse and enable other education approaches in terms of disseminating knowledge about gender, women, science and scientists.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre la enseñanza en libros didácticos de biología, aprobados en convocatorias del Programa Nacional de Libros Didáctico (PNLD), acerca de las mujeres brasileñas en la ciencia. La investigación, apoyada en los Estudios Culturales y Feministas y en conceptos foucaultianos, tomó la noción de libro didáctico como dispositivo, documento y artefacto cultural. El análisis documental se llevó a cabo en las convocatorias del PNLD - 2012, 2015 y 2018, además de los libros seleccionados. En los libros analizados, la presencia de las mujeres brasileñas en la ciencia se sitúa a veces en un enfoque que contribuye a la (re)producción y difusión de una historia de la ciencia marcada por un sesgo androcéntrico y a veces presenta algunas rupturas, discontinuidades y fisuras con esta historia. A partir de los análisis es posible afirmar que las rupturas, discontinuidades y fisuras son huellas potenciales para la subversión del discurso hegemónico (sexista) y posibilitan otra educación en términos de diseminación del conocimiento sobre género, mujeres, ciencia y científicos. <![CDATA[NARRATING AND DECOLONIZING: MEMORIES OF FEMALE CAPOEIRA MASTERS AND EDUCATIONAL PATHS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400170&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este Corpos, gêneros e sexualidades é um recorte da pesquisa de doutorado “Educação com as mãos no chão: um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo”. Busca o reconhecimento e a visibilidade de memórias subalternizadas historicamente de mulheres na capoeira. Problematiza a ausência, o silêncio e/ou apagamento de memórias femininas no imaginário coletivo, discursivo e documental da capoeira. Vale-se de perspectivas educacionais inclusivas, feministas e decoloniais mobilizadas por narrativas de formação (auto)biográficas, produzidas em entrevistasconversas, Conclui que a capoeira é fortemente atravessada pelos efeitos da colonialidade de gênero, embora potencialmente, por sua ancestralidade afrobrasileira de luta e resistência aos processos de violação ontológica e de direitos humanos (ainda) preserva condições e possibilidades de se (re)inventar de modo a ensejar processos educativos/ formativos inclusivos e descolonizadores.<hr/>ABSTRACT This article is a segment of the doctoral study “Education with hands on the floor: an educational principle based on the memories of female capoeira masters in the State of São Paulo”. It aims to recognize and give visibility to historically subalternized memories of women in capoeira. It problematizes the absence, silence and/or erasure of female memories in the collective, discursive, and documentary imagination of capoeira. In this endeavor, it uses inclusive, feminist and decolonial education perspectives mobilized by narratives of (auto) biographical education, produced in interviews-conversations. It concludes that the capoeira is deeply influenced by the effects of gender coloniality, although potentially, for its Afro-Brazilian ancestry of struggle and resistance to processes of ontological violation and human rights, (still) preserves conditions and possibilities to invent itself in order to create inclusive and decolonizing educational processes.<hr/>RESUMEN Este artículo es una sección del proyecto de investigación doctoral, titulado “Educación con las manos en el suelo: un principio formativo basado en las memorias de las mujeres maestras de capoeira en el Estado de São Paulo”. Busca reconocer y visibilizar las memorias históricamente subordinadas de las mujeres en la capoeira. Discute la ausencia, el silencio y/o el borrado de las memorias femeninas en el imaginario colectivo, discursivo y documental de la capoeira. Para ello, se recurre a perspectivas educativas inclusivas, feministas y decoloniales movilizadas por narrativas (auto)biográficas de formación, producidas en entrevistas-conversaciones, Se concluye que la capoeira está fuertemente permeada por los efectos de la colonialidad de género, aunque potencialmente, debido a sus orígenes afrobrasileños como forma de lucha y resistencia a procesos de violación ontológica y de los derechos humanos, (aún) conserva las condiciones y posibilidades de inventarse a sí misma de manera que dé lugar a procesos educativos/formativos inclusivos y descolonizadores. <![CDATA[EDUCATIONAL ACADEMIC PRODUCTION ON LESBIAN AND TRANS TEACHERS: REGULATION AND QUEER(IZATION)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400189&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O Corpos, gêneros e sexualidades articula duas pesquisas que analisam a produção acadêmica educacional brasileira sobre docentes lésbicas e trans. Tais estudos utilizam, para compor o corpus empírico, prioritariamente, pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pósgraduação stricto sensu. A primeira, sobre docentes lésbicas, examina o período de 2014 a 2020. A segunda, sobre docentes trans, analisa a década de 2009 a 2019. Ambas as pesquisas estão sustentadas por uma agenda de pesquisa que investiga trabalho docente, gênero e sexualidade em um programa de pósgraduação da região sul do país, mobilizando conceitos dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista. Neste Corpos, gêneros e sexualidades, são analisados os processos de regulação da docência, a partir de uma matriz cisheteronormativa; e, os movimentos de resistência e reexistência numa perspectiva do que é nomeado de queerização da docência.<hr/>ABSTRACT This article brings together two studies that analyze the Brazilian educational academic production on lesbian and trans teachers. These studies primarily use master’s and doctoral research presented at scientific events and/or produced in stricto sensu postgraduate programs to compose the empirical corpus. The former, on lesbian teachers, examines the period from 2014 to 2020. The latter, on trans teachers, analyzes the decade from 2009 to 2019. Both studies are underpinned by a research agenda that investigates teaching work, gender and sexuality in a postgraduate program in southern region of the country, mobilizing concepts from the fields of Teaching Studies and Gender Studies in a post-structuralist perspective. This article analyzes the processes of regulation of teaching, based on a cisheteronormative matrix; and the movements of resistance and reexistence from the perspective of what is called the queerization of teaching.<hr/>RESUMEN El artículo vincula dos pesquisas que analizan la producción académica educacional brasilera sobre docentes lesbianas y trans. Tales estudios utilizan, para componer el corpus empírico, principalmente, pesquisas de maestría y doctorado presentadas en eventos científicos y/o elaboradas en programas de postgrado stricto sensu. La primera, sobre docentes lesbianas, investiga el período de 2014 a 2020. La segunda, sobre docentes trans, analiza la década de 2009 a 2019. Ambas pesquisas están sostenidas por una agenda de pesquisa que investiga trabajo docente, género y sexualidad en un programa de postgrado de la región sur del Brasil, mobilizando conceptos de los campos de los Estudios en Docencia y de los Estudios de Género en una perspectiva postestructuralista. En este artículo, son analizados los procesos de regulación de la docencia, a partir del estándar cisheteronormativo; y, los movimientos de resistencia y reexistencia en una perspectiva de lo que se nombra queer(ización) de la docencia. <![CDATA[(TRANS)EXPERIENCES OF SCHOOLING IN YOUTH AND ADULT EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresenta-se um estudo de doutoramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em articulação com as questões de gênero e sexualidade vivenciadas por estudantes travestis e transexuais. Tem como objetivo compreender os significados na vida cotidiana de travestis e transexuais com base em suas experiências na EJA. Os estudos de Arroyo (2014, 2017), Bento (2011), Freire (1996, 2001, 2018), Hooks (2017, 2019), Oliveira (2017, 2020), e outros/ as, contribuíram para a investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que ressalta a produção de (trans)pesquisadoras e analisa as escrevivências (Evaristo, 2020) das cartas-corpo escritas por autoras-participantes. Os principais resultados permitem apontar que as reflexões transpõem as relações de gênero, que se fundam em uma matriz colonial de poder, tendo na produção do saber, viver, sentir e existir a reprodução da lógica binária homem/mulher como um instrumento de dominação. Além disso, as experiências vividas e as vozes insurgentes constroem suas “cosmopercepções” de gênero e de educação, evidenciando o que enfrentaram na escola e na vida, com estratégias de transgressão e resistência.<hr/>ABSTRACT We present here a doctoral study in youth and adult education (EJA) that addresses issues of gender and sexuality experienced by transvestite and transgender students. The main goal is to understand the meanings in the daily lives of transvestites and transsexuals based on their lived experiences in EJA. The studies of Arroyo (2014, 2017), Bento (2011), Freire (1996, 2001, 2018), Hooks (2017, 2019), Oliveira (2017, 2020) and others have contributed to this research. It is a qualitative research that highlights the production of (trans) researchers and analyzes the writings (Evaristo, 2020) of body letters written by author-participants. The main results allow us to point out that the reflections implement gender relations based on a colonial matrix of power, which in the production of knowledge, in life, in feeling and in existence have the reproduction of the binary logic man/woman as an instrument of domination. Furthermore, lived experiences and insurgent voices build their “cosmoperceptions” of gender and education by revealing what they have experienced in school and in life, with strategies of transgression and resistance.<hr/>RESUMEN Se presenta un estudio de tesis doctoral sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) articulado con las cuestiones de género y sexualidad vividas por estudiantes travestis y transexuales. El objetivo del trabajo es comprender los significados de las experiencias de EJA en la vida cotidiana de travestis y transexuales. Este trabajo se fundamenta en las contribuciones de Arroyo (2014, 2017), Bento (2011), Freire (1996, 2001, 2018), Hooks (2017, 2019), Oliveira (2017, 2020), entre otros. A través de una investigación cualitativa que destaca la producción de (trans)investigadores y analiza las escrituras de cartas corporales escritas por las autoras participantes (Evaristo, 2020). Los principales resultados señalan que las reflexiones van más allá de las relaciones de género, que se fundan en una matriz colonial de poder, teniendo en la producción de conocimiento, viviendo, sintiendo y existiendo la reproducción de la lógica binaria hombre/ mujer como instrumento de dominación. Además, las experiencias vividas y las voces insurgentes construyen sus “cosmopercepciones” de género y educación, destacando lo que enfrentaron en la escuela y en la vida, con estrategias de transgresión y resistencia. <![CDATA[“I MADE MYSELF A RESEARCHER <em>BEFORE</em> I BECAME TRANS”: (RE)EXISTENCES IN THE SCIENTIFIC FIELD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400220&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Historicamente, as pessoas trans têm sua presença inviabilizada nos mais variados espaços, como é caso do campo científico. Partindo desta constatação, o presente Corpos, gêneros e sexualidades apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, que objetiva tecer interlocuções com a narrativa de um pesquisador trans, relacionada à sua trajetória de constituição enquanto pesquisador. Para isso, realizou-se uma entrevista on-line, com auxílio de um roteiro semiestruturado, em que as narrativas foram entendidas enquanto uma modalidade discursiva. As narrativas foram organizadas em: Eixo narrativo 1: Produção do gênero e a constituição como pesquisador; e Eixo narrativo 2: Dificuldades, preconceitos e resistências. Ao dialogar com a narrativa do pesquisador, foi possível pensar em relação às marcas que o processo de transição de gênero promoveu na sua constituição no campo da pesquisa, assim como as dificuldades, preconceitos e resistências presentes ao longo da sua trajetória profissional e acadêmica.<hr/>ABSTRACT Historically, trans people have had their presence made impossible in the most varied spaces, as is the case of the scientific field. Based on this finding, the present article presents an excerpt from a master’s research, which aims to weave interlocutions with the narrative of a trans researcher, related to his trajectory of constitution as a researcher. For this, an online interview was conducted, with the aid of a semi-structured script, in which the narratives were understood as a discursive modality. The narratives were organized into: Narrative axis 1: Production of gender and constitution as a researcher; and Narrative axis 2: Difficulties, prejudices, and resistances. By dialoguing with the researcher’s narrative, it was possible to think about the marks that the gender transition process promoted in its constitution in the field of research, as well as the difficulties, prejudices and resistances present throughout its professional and academic trajectory.<hr/>RESUMEN Históricamente, las personas trans han visto imposible su presencia en los más variados espacios, como es el caso del campo científico. A partir de este hallazgo, el presente artículo presenta un extracto de una investigación de maestría, que tiene como objetivo tejer interlocuciones con la narrativa de un investigador trans, relacionada con su trayectoria de constitución como investigador. Para ello, se realizó una entrevista en línea, con la ayuda de un guion semiestructurado, en el que las narrativas se entendieron como una modalidad discursiva. Las narrativas se organizaron en: Eje narrativo 1: Producción de género y constitución como investigador; y Eje narrativo 2: Dificultades, prejuicios y resistencias. Al dialogar con la narrativa de la investigadora, fue posible pensar en las marcas que el proceso de transición de género promovió en su constitución en el campo de la investigación, así como las dificultades, prejuicios y resistencias presentes a lo largo de su trayectoria profesional y académica. <![CDATA[ETHNO(QUEER)HIPERGRAPHY: TRANS AUTHORS ON INSTAGRAM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400235&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo compreender como as autorias de pesquisadoras trans/travestis foram forjadas no Instagram, a partir de uma etno(queer)hipergrafia online, noção derivada da dissertação de mestrado de um de seus autores. O respectivo estudo, com suporte no referencial teórico dos Estudos Queer e abordagem a partir da cibercultura e da pesquisa-formação, dialoga com as questões sobre autoria e hiperescrita de si, analisando o “ser e estar” na rede. A experiência da etno(queer)hipergrafia permitiu a análise sobre uma múltipla linguagem proporcionada pela convergência das mídias no Instagram. Partimos do diálogo com as pesquisadoras trans, que habitam e não habitam o espaço acadêmico, visando a desbravar um vasto corpo de produções científicas que operam em rede e com autoria. Portanto, ao compreender a importância das autorias trans para o campo intelectual, avançamos para questões que adentram o campo da docência universitária, do fazer político e da efetivação da epistemologia trans como campo de produção do saber.<hr/>ABSTRACT The present article aims to understand how the authorships of trans/transvestite researchers were forged on Instagram, from an online ethno(queer)hypergraphy, a notion derived from the master’s thesis of one of the its authors. The respective study, with support in the theoretical framework of Queer Studies and approach from cyberculture and research-training, dialogues with the questions about authorship and hyperwriting of the self, analyzing the “being and being” in the network. The experience of ethno(queer)hypergraphy allowed the analysis about a multiple language provided by the convergence of media on Instagram. We started from the dialogue with trans researchers, who inhabit and do not inhabit the academic space, aiming to unravel a vast body of scientific productions that operate in network and with authorship. Therefore, by understanding the importance of trans authorship for the intellectual field, we advance to issues that enter the field of university teaching, of doing politics and the effectiveness of trans epistemology as a field of knowledge production.<hr/>RESUMEN El presente artículo tiene como objetivo comprender cómo se forjaron las autorías de investigadores trans/ travestis en Instagram, a partir de una etno(queer)hipergrafía online, noción derivada de la disertación de maestría de uno de sus autores. El respectivo estudio, con apoyo en el referencial teórico de los Estudios Queer y abordaje desde la cibercultura y la investigación-formación, dialoga con las cuestiones sobre autoría e hiperescritura de sí mismo, analizando el “ser y estar” en la red. La experiencia de la etno(queer)hipergrafía permitió el análisis sobre un lenguaje múltiple proporcionado por la convergencia de medios en Instagram. Partimos del diálogo con investigadores trans, que habitan y no habitan el espacio académico, con el objetivo de desentrañar un vasto cuerpo de producciones científicas que operan en red y con autoría. Por lo tanto, al comprender la importancia de la autoría trans para el campo intelectual, avanzamos hacia cuestiones que entran en el campo de la enseñanza universitaria, el hacer político y la eficacia de la epistemología trans como campo de producción de conocimiento. <![CDATA[FOR AN AESTHETIC OF QUEER EXISTENCE?! INTUITIONS, DISSENT AND EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400250&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O ensaio em questão busca apresentar alguns dos saberes que construíram o campo da teoria queer e discutir algumas noções que foram importantes para sua emergência como campo conceitual. O dispositivo da sexualidade de Michel Foucault e a performatividade de gênero de Judith Butler contribuíram para conformar um vasto repertório conceitual, constantemente utilizado e interrogado. A partir dessas leituras, através de procedimentos bibliográficos, intentamos debater a estética da existência em Michel Foucault e de que maneiras podemos pensá-la em articulação com o cenário contemporâneo e com os estudos queer. Percebemos que as práticas conservadoras atuais são reação ao aparecimento dos corpos queer e que suas ações visam circunscrever a violência como política de morte. Como devir, podemos pensar na resistência como caminho produtivo, fomentando outras formas de vida. Pela estética da existência queer talvez seja possível reivindicar outros modos de vida.<hr/>ABSTRACT The essay in question seeks to present the knowledges that built the field of queer theory and discuss some notions that were important for its emergence as a conceptual field. Michel Foucault’s sexuality device and Judith Butler’s gender performativity have contributed to conform a vast conceptual repertoire, constantly used and questioned. From these readings, through bibliographical procedures, we intend to discuss the aesthetics of existence in Michel Foucault and in what ways we can think of it in articulation with the contemporary scenario and with queer studies. We realize that the current conservative practices are a reaction to the emergence of queer bodies and that their actions aim to circumscribe violence as a politics of death. As becoming, we can think of resistance as a productive path, fomenting other forms of life. Through the aesthetics of queer existence it may be possible to claim other ways of life.<hr/>RESUMEN El ensayo en cuestión busca presentar los saberes que construyeron el campo de la teoría queer y discutir algunas nociones que fueron importantes para su emergencia como campo conceptual. El dispositivo de la sexualidad de Michel Foucault y la performatividad de género de Judith Butler han contribuido a conformar un vasto repertorio conceptual, constantemente utilizado y cuestionado. A partir de estas lecturas, mediante procedimientos bibliográficos, nos proponemos discutir la estética de la existencia en Michel Foucault y de qué manera podemos pensarla en conjunción con el escenario contemporáneo y los estudios queer. Nos damos cuenta de que las prácticas conservadoras actuales son una reacción a la emergencia de los cuerpos queer y que sus acciones apuntan a circunscribir la violencia como política de muerte. Como devenir, podemos pensar la resistencia como un camino productivo, propiciador de otras formas de vida. A través de la estética de la existencia queer puede ser posible reivindicar otras formas de vida. <![CDATA[IN THE BREACHES OF THE NORMS, RESISTANCES ARE WOVEN: NON-HETERONORMATIVE EXPERIENCES AT SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400266&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa ora apresentada tem como reflexão as formas de resistências elaboradas por estudantes não-heteronormativos/as para superar as experiências de abjeção causadas pela LGBTQIAPfobia, em uma escola pública e urbana localizada no município de Queimadas (PB). No intento de construir os resultados da investigação, utilizamos a combinação de metodologias de natureza qualitativa, sendo essas: revisão de literatura junto a entrevistas semiestruturadas com dezesseis estudantes do segundo e terceiro ano médio. Argumentamos que na escola a norma sexual é uma tendência e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade de ser completamente obedecida por todos/as, e que, o controle, a disciplina e a vigilância não são as únicas faces da relação com o poder para os/as estudantes que não correspondem a heteronormatividade. Nesse terreno de tensões, dois pólos antagônicos estão no embate conflituosamente: o desejo pelo controle e o desejo pelo enfrentamento.<hr/>ABSTRACT The research presented here reflects on the forms of resistance constructed by non-heteronormative students to overcome experiences of abjection because of LGBTQIAPphobia in a public and urban school located in the municipality of Queimadas, state of Paraíba. To construct the results of the research, we have used a combination of qualitative methodologies, these being: bibliographic review along with semi-structured interviews with sixteen students from the second and third year of high school. We argue that at school the sexual norm is a tendency and, at the same time, being completely impossible to be obeyed by all. Discipline and vigilance are not the only facets of the relationship between power and students who do not correspond to heteronormativity. In this terrain of tensions, two antagonistic poles are in the conflicting clash: the desire for control and the desire for confrontation.<hr/>RESUMEN La investigación presentada tiene como reflexión las formas de resistencias elaboradas por estudiantes no heteronormativos para superar las experiencias de abyección causadas por LGBTQIAPfobia, en una escuela pública y urbana ubicada en el municipio de Queimadas (PB). Con el intento de construir los resultados de la investigación, utilizamos la combinación de metodologías de naturaleza cualitativa, siendo así: revisión de literatura conjuntamente a entrevistas semiestructuradas con dieciséis estudiantes del segundo y tercer año medio. Sustenemos que en la escuela la norma sexual es una tendencia y, al mismo tiempo, una imposibilidad de ser completamente obedecida por todos/as, y que, el control, la disciplina y la vigilancia no son las únicas caras de la relación con el poder para los/as estudiantes que no corresponden a heteronormatividad. En ese terreno de tensiones, dos polos antagónicos están en conflicto: el deseo por el control y el deseo por el enfrentamiento. <![CDATA[INTERGENERATIONALITY, GENDER, AND SEXUALITY: (RE) EXISTENCES IN HIGHER EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400281&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo foi realizado com pessoas idosas e jovens que experimentaram a convivência em disciplinas de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, partiu-se da intergeracionalidade e das intersecções com gênero e sexualidade. Foram sujeitos da pesquisa 15 pessoas idosas e 15 jovens que responderam a um questionário com dados de perfil e que participaram de entrevista com roteiro semiestruturado. Para a análise do perfil sociológico e dos discursos, utilizou-se a abordagem interseccional construcionista e a perspectiva foucaultiana. A maior parte dos sujeitos (86,67% das pessoas idosas e 60% dos/as jovens) foi formada por mulheres cisgênero. Somente entre jovens é que foi possível encontrar pessoas pretas e a pluralidade de orientação sexual. Ainda, foram observados enunciados que articulam dispositivos de aliança e sexualidade. As reflexões oferecem contribuições para (re)pensar e lidar com os marcadores sociais da diferença, na perspectiva original da interseccionalidade: o compromisso com a justiça social.<hr/>ABSTRACT This study was conducted with older and younger individuals who experienced coexistence in undergraduate courses at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). For that purpose, intergenerationality and its intersections was approached with gender and sexuality. The research was possible by 15 older individuals and 15 young individuals who, by participation, completed a questionnaire providing personal profile data and took part in interviews using a semi-structured script. For the analysis of the sociological profile and discourses, it was employed intersectional constructionist approach and Foucauldian perspective. The majority of the subjects (86,67% of older individuals and 60% of young individuals) were cisgender women. Only among the young individuals is was possible to find black individuals and a plurality of sexual orientations. Is was identified statements that articulated mechanisms of alliance and sexuality. The reflections offer contributions to (re)think and address the social markers of difference from the original perspective of intersectionality: a commitment to social justice.<hr/>RESUMEN El artículo fue realizado con personas mayores y jóvenes que experimentaron la convivencia en asignaturas de grado en la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Partimos de la intergeneracionalidad y las intersecciones con género y sexualidad. Los sujetos de la investigación fueron 15 personas mayores y 15 jóvenes que respondieron a un cuestionario con datos de perfil y participaron en una entrevista con un guión semiestructurado. Para el análisis del perfil sociológico y los discursos, utilizamos el enfoque construccionista interseccional y la perspectiva foucaultiana. La mayoría de los sujetos (86,67% de las personas mayores y 60% de los jóvenes) eran mujeres cisgénero. Solo entre los jóvenes encontramos personas negras y una pluralidad de orientaciones sexuales. Encontramos enunciados que articulan dispositivos de alianza y sexualidad. Las reflexiones ofrecen contribuciones para (re)pensar y abordar los marcadores sociales de la diferencia desde la perspectiva original de la interseccionalidad: lo compromiso con la justicia social. <![CDATA[GENDER AND SEXUALITY OF YOUNG ASD INDIVIDUALS: A BRIEF ANALYSIS BASED ON THE PODCAST INTROVERTENDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Buscamos analisar, neste texto, narrativas de jovens autistas sobre as dimensões do gênero e da sexualidade na exibição do podcast Introvertendo. De modo mais específico, interessa-nos problematizar experiências afetivas e sexuais vivenciadas pelos jovens produtores do referido podcast. Para tanto, em uma abordagem pós-estruturalista, apoiamos a análise nos campos teóricos dos Estudos Culturais em Educação, nos Estudos de Gênero e Sexualidade e Estudos sobre Juventudes. Como metodologia, utilizamos a netnografia, analisando os episódios que tinham como tema central relacionamentos e experiências afetivas sexuais dos produtores do podcast, os quais identificam-se como sujeitos com TEA (transtorno do espectro autista). Como resultados, destacamos que, apesar da invisibilidade do tema, o podcast em questão atua como uma pedagogia cultural, (re)educando jovens autistas em inúmeras dimensões e, entre essas, o gênero e a sexualidade, fazem-se presentes.<hr/>ABSTRACT In this text, we aim to analyze the narratives of young autistic individuals on the dimensions of gender and sexuality, as reported in the podcast Introvertendo. Specifically, we are interested in problematizing the affective and sexual experiences of the podcast producers. Therefore, we rely on a post-structuralist approach, drawing on the theoretical fields of Cultural Studies in Education, Gender and Sexuality Studies, and Youth Studies. We employed Netnography as our methodology to analyze episodes featuring the themes relationships and sexual affective experiences of the podcast producers who identify themselves as ASD (Autism Spectrum Disorder) individuals. Based on the results, we highlight that, despite the invisibility of the theme, the podcast aforementioned acts as a cultural pedagogy, (re)educating young autist individuals in innumerable dimensions, among which, gender and sexuality.<hr/>RESUMEN En este texto, procuramos analizar relatos de jóvenes autistas sobre las dimensiones del género y la sexualidad en la exhibición del podcast Introvertendo. Más específicamente, nos interesa problematizar experiencias afectivas y sexuales vividas por los jóvenes productores de dicho podcast. Para eso, adoptando un abordaje posestructuralista, nos apoyamos en los campos teóricos de los Estudios Culturales en Educación, de los Estudios de Género y Sexualidad y de los Estudios sobres Juventudes. Como metodología, utilizamos la netnografía para analizar los episodios que tenían como tema central relaciones y experiencias afectivo-sexuales de los productores del podcast, quienes se identifican como sujetos con trastorno del espectro autista (TEA). Como resultados, recalcamos que, a pesar de la invisibilidad del tema, el podcast estudiado actúa como una pedagogía cultural, (re)educando a jóvenes autistas en múltiples dimensiones, incluso la de género y sexualidad que, entre otras, se hace presente. <![CDATA[IN DEFENSE OF “SEX EDUCATION”: MEANINGS PRODUCED IN VIDEOS BY YOUTUBER FELIPE NETO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400320&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo apresentar parte das análises de uma pesquisa de mestrado em educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam por vídeos do youtuber Felipe Neto em seu canal no YouTube. Nos vídeos, selecionados a partir de mecanismos próprios de busca da plataforma, o influenciador aciona enunciados que remetem a diversas questões envolvendo gênero e sexualidade. As perspectivas teórico-metodológicas que conduziram a investigação alinham-se à análise do discurso de inspiração foucaultiana e às teorizações pós-estruturalistas. O Corpos, gêneros e sexualidades mobiliza argumentos a partir dos vídeos em que o youtuber assume determinados posicionamentos acerca do que ele chama de “educação sexual”. Nossas análises nos conduzem a problematizar as relações entre os vídeos e o contexto conservador contemporâneo, promovendo disputas enunciativas em torno da ideia de informar jovens sobre questões de sexualidade.<hr/>ABSTRACT The article aims to present part of the analyzes of a master’s research in education, focusing on the discourses of gender and sexuality that circulate in videos by the youtuber Felipe Neto on his YouTube channel. Videos were selected, based on the platform’s own search mechanisms, in which the influencer triggers statements that refer to various issues involving gender and sexuality. The theoretical-methodological perspectives that led the investigation are aligned with the discourse analysis inspired by Foucault and post-structuralist theories. The article mobilizes arguments from the videos in which the youtuber assumes certain positions about what he calls “sex education”. Our analyzes lead us to problematize the relationship between the videos and the contemporary conservative context, promoting enunciative disputes around the idea of informing young people about sexuality issues.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objetivo presentar parte de los análisis de una investigación de maestría en educación, centrándose en los discursos de género y sexualidad que circulan en videos del youtuber Felipe Neto en su canal de YouTube. Se seleccionaron videos, con base en los mecanismos de búsqueda propios de la plataforma, en los que la influencer desencadena declaraciones que hacen referencia a diversos temas que involucran género y sexualidad. Las perspectivas teórico-metodológicas que orientaron la investigación están alineadas con el análisis del discurso inspirado en Foucault y las teorías postestructuralistas. El artículo moviliza argumentos a partir de los videos en los que el youtuber asume ciertas posiciones sobre lo que llama “educación sexual”. Nuestros análisis nos llevan a problematizar la relación entre los videos y el contexto conservador contemporáneo, promoviendo disputas enunciativas en torno a la idea de informar a los jóvenes sobre cuestiones de sexualidad. <![CDATA[MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400335&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO “Jesus Cristo era gay?” É com essa questão provocativa, nascida de uma reunião de um grupo gay, em que se definiam as temáticas que iriam ser discutidas, que queremos problematizar como história, memória, experiência, discursos e identidades se relacionam com a constituição dos grupos e com a construção dos sentidos de homossexualidade e homossexual. Como esses grupos estão contribuindo para fortalecer a articulação entre discursos, saberes e poder na constituição dos membros como homossexuais? Tal questão nos aproxima das perspectivas pós-estruturalista e foucaultiana dos Estudos Culturais, o que significa dizer que o interesse de investigação e de análise estará focado nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e nas negociações estabelecidas entre os grupos.<hr/>ABSTRACT “Was Jesus Cristo gay?” It is with this provocative question, born of a meeting of a gay group, in which the themes that would be discussed were defined, that we want to problematize how history, memory, experience, discourses and identities are related to the constitution of groups and to the construction of the senses of homosexuality and homosexuality. How are these groups contributing to strengthen the articulation between discourses, knowledge and power in the constitution of members as homosexuals? This question brings us closer to the post-structuralist and Foucaultian perspectives, which means that the interest in research and analysis will be focused on the discourses and practices that constitute the subjects and in the negotiations, established between the groups.<hr/>RESUMEN “¿Era Jesus Cristo gay?” Es con esta pregunta provocadora, nacida de una reunión de un grupo homosexual, en la que se definieron los temas a discutir, que queremos problematizar cómo la historia, la memoria, la experiencia, los discursos y las identidades se relacionan con la constitución de los grupos y la construcción de los sentidos de la homosexualidad y la homosexualidad. ¿Cómo contribuyen estos grupos a fortalecer la articulación entre discursos, conocimiento y poder en la constitución de los miembros como homosexuales? Esta pregunta nos acerca a las perspectivas postestructuralista y foucaultiana de los Estudios Culturales, lo que significa que el interés en la investigación y el análisis se centrará en los discursos y prácticas que constituyen los temas y en las negociaciones establecidas entre los grupos. <![CDATA[EDUCATION AND CORPOREITIES: RESISTANCES IN EXISTENCES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400351&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo em que busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo, que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que esta possa expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.<hr/>ABSTRACT The research focus on the idea of black, indigenous, and different sexual orientation body-bodies and their resistances-existences in the trajectory of educational background. Analyzes political and religious positions with regard to the politics of inclusion of diversities in school education, at the same time, seeks to know the understandings teachers in undergraduate training about this theme. The analysis was conducted in the light of the philosophy of difference that considers existences in their ways of feeling, thinking, existing and being in the world that do not modulate, neither fit into models existing and hegemonic. Thirteen answers showed no understandings about corporeities; twelve, affirmed that racism, prejudice, violence are determinations of society and nine recognize and understand them as creations that can be transformed. The data indicate the need of investments in teacher training in a way that they can expand your understandings about these themes directly linked to the rights to exist.<hr/>RESUMEN La investigación se centra en la idea de cuerpo-corporeidades negras, indígenas y de diferentes orientaciones sexuales y sus resistencias-existencias en la trayectoria de formación académica. Analiza posiciones políticas y religiosas con relación a la política de inclusión de las diversidades en la enseñanza escolar, al mismo tiempo busca conocer los entendimientos de los docentes en formación de pregrado sobre esa temática. El análisis fue realizado a la luz de la filosofia de la diferencia, que considera las existencias en sus formas de sentir, pensar, existir y estar en el mundo que no se modulan, ni se encuadran en modelos existentes y hegemónicos. Trece respuestas no demostraron comprensión sobre las corporeidades; doce, afirmaron que el racismo, el prejuicio, la violencia son determinaciones de la sociedad y nueve las reconocen y entienden como creaciones que pueden ser transformadas. Los datos indican la necesidad de inversiones en la formación de docentes para que puedan ampliar sus comprensiones acerca de esas temáticas directamente vinculadas a los derechos a existir. <![CDATA[THE DECOLONIAL PERSPECTIVE OF THE bODY IN THE PHYSICAL EDUCATION DEGREE AT UFRRJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400371&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os padrões eurocêntricos tornaram-se pilares da Educação Física Escolar disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental, de ordem descritiva. Quando se analisa as ementas do curso, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, atenua o caráter esportivista herdado do período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, atendendo a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, pouco dialoga com a realidade local.<hr/>ABSTRACT The Eurocentric standards became pillars of the Physical Education, spreading its ideals and precepts. Therefore, this research aims to analyze the curriculum structure of the Degree in Physical Education at UFRRJ to understand the possible dialogues that can be established with the local culture through a decolonial perspective. The study, of a qualitative nature, is characterized by document analysis, it is of a descriptive nature. After analyze the course description, it is possible to find a strong presence of the both physical education and exercise science. The curriculum attenuates the sportive character inherited from the period of the dictatorship and today assumes a bias of biological health, which meets the interests of the faculty and the media pressure for the training of professionals to the fitness field. The course discusses key issues in the teaching of Physical Education, however, it does not have much emphasis on the local reality.<hr/>RESUMEN Los estándares eurocéntricos se convirtieron en pilares de la Educación Física Escolar, difundiendo sus ideales y preceptos. Por eso, esta investigación tiene como objetivo analizar la estructura curricular de la Licenciatura en Educación Física de la UFRRJ para comprender los posibles diálogos que se pueden establecer con la cultura local a través de una perspectiva decolonial. El estudio, de carácter cualitativo, se caracteriza por el análisis documental, de carácter descriptivo. Al analizar los planes de estudios de las asignaturas, hay una fuerte presencia de ambas bachillerato y grado. El currículo mitiga el carácter deportivo heredado de la época militar y hoy asume un sesgo sanitario biológico, que sirve a los intereses de la instituición y a la presión mediática por la formación de profesionales para el campo del fitness. El curso trata temas que son centrales para la enseñanza de la Educación Física en la Escuela, sin embargo, no tiene mucho énfasis en la realidad local. <![CDATA[WHAT CAN MINOR HIV/AIDS EDUCATIONS? POSSIBLE PATHS TO SCIENCE AND BIOLOGY EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432023000400391&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto é tecido ao modo de um manifesto e, através da cartografia, objetiva-se imbricar em educações menores em HIV/aids, em ressonâncias com a educação em ciências e biologia. São tangenciados três filmes que apresentam como temática central a pandemia de HIV/aids e, a partir deles, desdobram-se três escritas literárias ficcionais atravessadas por educações maiores e menores em HIV/aids. A partir dos filmes e das escritas literárias, mobilizam-se pensamentos e problematizações acerca dos caminhos e dos desafios contemporâneos no que diz respeito à pandemia de HIV/aids, assim como nas ressonâncias transdisciplinares que competem à educação em saúde e à educação em corpo e sexualidade. Ressaltam-se que tanto as narrativas fílmicas quanto as escritas podem compor as caixas de ferramentas potentes aos educadores em HIV/aids, em saúde, em ciências e biologia que estejam interessados em caminhar pelos caminhos menores, comprometidos com a produção de outras relações com o corpo, a saúde e a vida.<hr/>ABSTRACT This text is woven in the form of a manifesto and, through cartography, aims to imbricate minor educations on HIV/AIDS, in resonance with education in science and biology. Three films that have the HIV/AIDS pandemic as their central theme are touched on and, from them, three fictional literary writings are unfolded, crossed by major and minor educations in HIV/AIDS. From the films and literary writings, thoughts and problematizations around the paths and contemporary challenges regarding the HIV/AIDS pandemic are mobilized, as well as the transdisciplinary resonances that behove health education, and education in body and sexuality. It is emphasized that both filmic and written narratives can compose potent toolboxes for HIV/AIDS, health, science and biology educators who are interested in walking down smaller paths, committed to the production of other relationships with the body, health and life.<hr/>RESUMEN Este texto se teje en forma de manifiesto y, a través de la cartografía, pretende imbricar la educación menor sobre el VIH/SIDA, en resonancia con la educación en ciencias y biología. Se abordan tres películas que tienen como tema central la pandemia del VIH/SIDA y, a partir de ellas, se despliegan tres escritos literarios de ficción, atravesados por enseñanzas mayores y menores en VIH/ SIDA. A partir de las películas y escritos literarios, se movilizan pensamientos y problematizaciones sobre los caminos y desafíos contemporáneos frente a la pandemia del VIH/SIDA, así como las resonancias transdisciplinares que compiten a la educación en salud, y la educación en el cuerpo y la sexualidad. Se enfatiza que tanto las narrativas fílmicas como las escritas pueden componer potentes cajas de herramientas para educadores en VIH/SIDA, salud, ciencias y biología interesados en caminar por caminos más pequeños, comprometidos con la producción de otras relaciones con el cuerpo, la salud y la vida.