Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720220003&lang=en vol. 27 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Higher education in times of political and social transformations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300409&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The Academic Journey: 12 Stages to Scientific Recognition]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300414&lng=en&nrm=iso&tlng=en The process of academic writing and publishing an article in high-impact scientific journals is a complex task. Writing is not a natural activity and the publication system, based on peer review, requires a lot of determination and persistence from the researcher. As in a cyclical journey of a fictional character, the researcher goes through stages until reaching his glory, that is, the publication of his research. This study is an account of a lived experience that uses the twelve stages of Joseph Campbell's journey of the hero as a reference for the process of writing and submitting scientific articles. The objective is to contribute and motivate, in a relaxed way, researchers in the process of reflection and systematization of scientific writing and dissemination. The expectation is to make the activity related to the process of disseminating scientific research more fun and lighter.<hr/>O processo de redação e publicação de um artigo acadêmico em periódicos científicos de alto impacto é uma tarefa complexa. Escrever não é uma atividade natural e o sistema de publicação, baseado na revisão por pares, exige muita determinação e persistência do pesquisador. Como em uma jornada cíclica de um personagem fictício, o pesquisador percorre etapas até chegar à sua glória, ou seja, a publicação de sua pesquisa. Este estudo é o relato de uma experiência vivida que utiliza as doze etapas da jornada do herói de Joseph Campbell como referência para o processo de redação e submissão de artigos científicos. O objetivo é contribuir e motivar os pesquisadores, de forma descontraída, no processo de reflexão e sistematização da escrita e divulgação científica. A expectativa é tornar a atividade relacionada ao processo de divulgação da pesquisa científica mais divertida e leve. <![CDATA[Assessment of academic production]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute alguns aspectos da avaliação da produção científica, motivos, complexidade e razões para realizá-la. São apresentadas diferentes unidades de análise quais sejam as universidades, as faculdades, os grupos de pesquisa, os cursos de graduação ou pós-graduação, os pesquisadores ou docentes. Várias dimensões de avaliação dos produtos, tais como o volume da produção, a qualidade acadêmica, a relevância social, o impacto acadêmico e a inovação são brevemente discutidas. As abordagens quantitativas ou cientométricas e as abordagens qualitativas baseadas na revisão por pares são apresentadas com suas vantagens e desvantagens. Finalmente são apresentados alguns modelos de avaliação, combinando ou não esses enfoques.<hr/>This essay discusses some aspects of the assessment of scientific production, arguments, complexity, and reasons for carrying it out. Are presented different units of analysis as universities, faculties, research groups, undergraduate or graduate courses, researchers, or professors. Several assessment dimensions, such as production volume, academic quality, social relevance, academic impact, and innovation are briefly discussed. Quantitative or scientometric approaches and qualitative approaches based on peer review are presented with their strengths and weaknesses. Finally, some assessment models are presented, combining or not these approaches. <![CDATA[The contribution of postdoctoral fellows with CAPES scholarships to the scientific production set: the UFRRJ case]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300446&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do trabalho foi analisar a ação e a atuação do quadro docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), capacitados com o pós-doutorado, em suas contribuições ao conjunto de produção científica e tecnológica, a partir do específico recorte dos pesquisadores que realizaram o estágio pós-doutoral com o apoio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O levantamento de dados ocorreu em forma censitária, envolvendo todo os docentes permanentes de todas as áreas do conhecimento da UFRRJ, ex-bolsistas CAPES e que atuam no sistema de pós-graduação da instituição. A análise foi realizada por meio dos seus Currículos Lattes. Os doutores recentes (i. e. com baixo interstício entre o doutorado e o pós-doutorado) apresentaram queda nas suas produções tecnológicas e científicas. Na instituição, o pós-doutorado mostrou ser mais vantajoso para o grupo de doutores seniores, que aumentam as médias de sua produção anual e influenciam mais o sistema e programa de pós-graduação.<hr/>The aim of the work was to analyze the action and performance of the teaching staff of the UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro trained with the post-doctorate, on the contribution of their set of scientific production, from the specific cut of the survey who carried out the post-doctoral internship with the support of grants from the CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. The data survey was carried out in a census manner, involving all the permanent professors from all areas of knowledge at UFRRJ, Ex scholarship holders CAPES who work in the institution's graduate system. The analysis was carried utilizing their Curriculum Lattes. Recent PhDs (i.e. with low interstice between PhD. and post-doctoral internship) showed a decrease in their scientific and technological productions. In the institution, the post-doctorate proved to be more advantageous for the group of senior doctors, who increase the averages of their annual production and influence the postgraduate system and program more. <![CDATA[Graduate education from graduates’ perspective: a self-evaluation study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300470&lng=en&nrm=iso&tlng=en A autoavaliação ganhou centralidade nas políticas de avaliação da pós-graduação no Brasil nos últimos anos. O acompanhamento dos egressos, por seguinte, tem sido recomendado como uma dimensão central do processo de qualificação dos programas de pós-graduação. A centralidade desses temas motivou a realização do presente estudo, cujo propósito principal foi analisar a percepção dos egressos acerca de seus percursos formativos na pós-graduação. De modo mais específico, procuramos compreender como os egressos avaliam (i) a qualidade dos cursos; (ii) a importância e a relevância da formação realizada; (iii) os impactos do curso na trajetória profissional e; (iv) as potencialidades e as fragilidades e as sugestões de aprimoramento. O estudo foi realizado com os egressos de uma universidade pública federal localizada na região Sul do Brasil. O principal instrumento para a coleta de dados foi um questionário. O estudo evidenciou, entre outros resultados, que os egressos são, em sua grande maioria, mulheres (72,1%), brancos (82,4%), com idade de até 35 anos (66,9%) e residentes nos Estados da região Sul (98,8%). A maior parte deles considerou boa e ótima a qualidade dos PPG. As dimensões mais bem avaliadas foram a “qualidade do corpo docente” e a “relação entre orientador/orientando”. Os quesitos menos bem avaliados foram a “internacionalização” e a “inovação”. A qualificação do corpo docente foi a potencialidade mais citada pelos egressos, enquanto a internacionalização foi considerada a dimensão mais frágil dos programas. A grande maioria dos egressos encontra-se empregada (87,4%), com atuação principal em instituições públicas. Para 68,6% dos egressos o curso agregou muita na formação e na carreira profissional. Cerca de 63,1% informaram que houve incremento salarial após a conclusão do curso.<hr/>Self-assessment has gained centrality in postgraduate assessment policies in Brazil in recent years. The follow-up of graduates, then, has been recommended as a central dimension of the qualification process of postgraduate programs. The centrality of these themes motivated this study, which had as main purpose to analyze the perception of graduates about their formative paths in postgraduate studies. More specifically, we seek to understand how graduates assess (i) courses’ quality; (ii) the importance and relevance of the training carried out; (iii) the impact of the course on the professional trajectory and; (iv) strengths and weaknesses and suggestions for improvement. The study was carried out with graduates from a public federal university located in the southern region of Brazil. The main instrument for data collection was a questionnaire. The study showed, among other results, that the graduates are, for the most part, women (72.1%), white (82.4%), aged up to 35 years (66.9%) and residing in the States from the South region (98.8%). Most of them considered the quality of the PPG as good and excellent. The dimensions that were best evaluated were the “quality of the teaching staff” and the “relationship between advisor/advisee person”. The items less well evaluated were “internationalization” and “innovation”. The qualification of the teaching staff was the potential most mentioned by the graduates, while internationalization was considered the most fragile dimension of the programs. The vast majority of graduates are employed (87.4%), with main activity in public institutions. For 68.6% of the graduates, the course added a lot to their training and professional career. About 63.1% reported that there was a salary increase after completing the course. <![CDATA[Proposal of meta-evaluantion instrument for institutional self-evaluation in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300493&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para as Instituições de Ensino Superior (IES), os processos avaliativos são transformadores, na medida que apresentam argumentos para desencadear esse movimento. Sendo a autoavaliação o ponto de partida para o processo avaliativo no âmbito da educação superior, este trabalho tem como objetivo propor um protótipo de instrumento de meta-avaliação para utilização na avaliação do processo e dos resultados da autoavaliação institucional de IES brasileiras. Para atender a este objetivo foram realizadas três etapas da pesquisa as quais, em conjunto, buscaram identificar atributos, critérios e indicadores para compor o referido instrumento. As etapas foram: pesquisa bibliográfica, análise documental dos relatórios de autoavaliação institucional e levantamento (Survey) aplicado com os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das IES do Estado de Santa Catarina, por meio de questionário. A partir da análise dos dados coletados, foi possível definir os elementos mais relevantes para a elaboração do protótipo de instrumento de meta-avaliação aplicável à autoavaliação institucional apresentado como resultado deste estudo, a fim de buscar qualificar continuamente este processo que visa a melhoria da educação superior brasileira. Por tratar-se de um protótipo, recomenda-se a continuidade da pesquisa com a aplicação do instrumento de meta-avaliação pelas CPAs das IES brasileiras, como forma de testagem e abertura para novas discussões sobre o assunto.<hr/>For Higher Education Institutions (HEIs), evaluation processes are transformative, as they present arguments to trigger this movement. Since self-evaluation is the starting point for the evaluation process in the context of higher education, this work aims to propose a prototype of a meta-evaluation instrument for use in evaluating the process and results of institutional self-evaluation in Brazilian HEIs. To achieve this objective, three stages of the research were carried out, which, together, sought to identify attributes, criteria and indicators to compose the aforementioned instrument. The steps were: bibliographic research, document analysis of institutional self-evaluation reports and survey applied with members of the Own Assessment Commissions of the HEIs of the State of Santa Catarina, through a questionnaire. From the analysis of the collected data, it was possible to define the most relevant elements for the development of the prototype of a meta-evaluation instrument applicable to institutional self-evaluation presented as a result of this study, in order to continually seek to qualify this process aimed at improving quality of Brazilian higher education. As this is a prototype, it is recommended to continue the research with the application of the meta-assessment instrument by the CPAs of Brazilian HEIs, as a way of testing and opening for new future discussions on the subject. <![CDATA[Use of utility model to evaluate undergraduate courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300513&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo trata da invenção de um modelo de utilidade, depositado junto ao Instituto Nacional de Patentes Industriais, registrado sob nº BR 20190170510, caracterizado por uso da Análise SWOT, elaborada a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Relatórios da(s) Avaliação(ões) in loco de curso(s) de graduação, complementada com um Ciclo PDCA. Trata-se de um instrumento de gestão educacional criado com o objetivo de melhorar as notas dos indicadores do Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação de 2017 - bem como os que o sucederem - do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), avaliados com notas 1,0 e/ou 2,0 por ocasião da avaliação in loco. Fundamentado em abordagem qualitativa, descritiva e utilizando-se de estratégia documental, o modelo foi desenvolvido visando subsidiar o planejamento das avaliações futuras, e, ao mesmo tempo, fornecer ao SINAES, subsídios relativos às principais fragilidades dos cursos de graduação, em relação ao IACG 2017.<hr/> This article deals with the invention of a utility model, filed with the National Institute of Industrial Patents, registered under nº BR 20190170510, characterized by the use of the SWOT Analysis, prepared from the Institutional Development Plan and the Reports of the On-site Evaluation(s) of undergraduate course(s), complemented with a PDCA cycle. It is an educational management instrument created with the objective of improving the scores of the indicators of the Undergraduate Course Assessment Instrument of 2017 - as well as those that succeed it - of the National Higher Education Assessment System (SINAES), evaluated with grades of 1.0 and/or 2.0 during the on-site evaluation. Based on a qualitative, descriptive approach and using a documental strategy, the model was developed to support the planning of future evaluations, and, at the same time, provide SINAES with subsidies related to the main weaknesses of undergraduate courses in relation to the IACG 2017. <![CDATA[Assessment of the rate of access to open data of the federal universities from INEP higher education flow indicators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300531&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da pesquisa é avaliar se os dados abertos das universidades federais permitem o cálculo dos indicadores de fluxo do INEP, como estratégia do accountability da meta 12 do PNE, referente ao acompanhamento da taxa de conclusão da graduação. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com elaboração do indicador Taxa de Acesso aos Dados Abertos (TADA) para avaliar as instituições de ensino superior (IES) à luz de 7 variáveis necessárias ao cálculo das taxas de permanência, conclusão e desistência do INEP. Para verificar a qualidade dos dados, o TADA incluiu os oito princípios governamentais dos dados abertos. O TADA permitiu a classificação das universidades federais em acesso aos dados abertos alto, médio e baixo. Nos resultados, das 63 IES federais analisadas, 39 (62%) divulgaram dados abertos relevantes ao cálculo dos indicadores em questão. O indicador TADA revelou que, das 39 (100%) IES, 17 (44%) delas se posicionam como baixo, 15 (38%) como médio e 7 (18%) como alto acesso aos dados abertos. Apenas uma IES, a UNIFAL, apresentou todos os requisitos avaliados pelo TADA para o cálculo da meta 12 do PNE. Conclui-se que as IES necessitam criar estratégias de modo a ampliar o acesso dos dados abertos que permitam o monitoramento da meta 12 do PNE. O estudo propõe recomendações ao aprimoramento do accountability às IES, abordando as dimensões de prestação de contas, transparência e participação social.<hr/>The objective of the research is to evaluate whether open data from federal universities allow the calculation of INEP flow indicators, as a strategy of accountability of goal 12 of the PNE, referring to the monitoring of the graduation completion rate. A mixed methods survey was carried out, with the elaboration of the Open Data Access Rate (TADA) indicator to evaluate higher education institutions (IES) in the light of 7 variables necessary to calculate the permanence, completion and dropout rates of INEP. To verify data quality, TADA included the eight open data government principles. TADA allowed the ranking of federal universities in high, medium and low access to open data. In the results, of the 63 federal HEIs analyzed, 39 (62%) disclosed open data relevant to the calculation of the indicators in question. The TADA indicator revealed that, of the 39 (100%) HEIs, 17 (44%) are positioned as low, 15 (38%) as medium and 7 (18%) as high access to open data. Only one HEI, UNIFAL, presented all the requirements evaluated by TADA for the calculation of goal 12 of the PNE. It is concluded that HEIs need to create strategies in order to expand access to open data that allow the monitoring of goal 12 of the PNE. The study proposes recommendations for improving accountability to HEIs, addressing the dimensions of accountability, transparency and social participation. <![CDATA[The demands of brazilian federal universities for the 2023-2026 quadriennium]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300553&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo objetivou analisar as “Propostas das universidades federais brasileiras aos candidatos à presidência da república em 2022”, produzidas pela Andifes, à luz do Governo Bolsonaro. Trata-se de um estudo qualitativo e documental. O corpus de pesquisa foi constituído pelas referidas “Propostas”, pelo Plano de Governo de Bolsonaro de 2018 e por documentos do Portal da transparência. Constatou-se a presença de demandas políticas e orçamentárias, com destaque para o respeito a autonomia, para a assistência estudantil, definição de estratégias de expansão e recomposição orçamentária. Conclui-se que as propostas apresentadas pela Andifes buscam um revir para antes da onda disruptiva produzida na educação brasileira pelo Governo Bolsonaro.<hr/>The present study analyzes "Brazilian federal university proposals to candidates for the Presidency of the Republic in 2022", a list of demands developed by the National Association of Directors of Federal Higher Education Institutions (Andifes) considering the actions of the Bolsonaro government from to 2019-2022. This is a qualitative and documentary study. The research corpus was constituted by the referred "Proposals", by Bolsonaro's 2018 Government Plan and by documents from the Transparency Portal. It was found the presence of political and budgetary demands, with emphasis on respect for autonomy, for student assistance, definition of expansion strategies and budget recompositing. It is concluded that the proposals presented by Andifes seek a reversal before the disruptive wave produced in Brazilian education by the Bolsonaro government. <![CDATA[Evasion in Higher Education: on the agenda the License Courses in Physical Education at UFPEL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300571&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da evasão no ensino público superior após o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. O estudo visou diagnosticar a situação da evasão nos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, e identificar os principais fatores apontados pelos evadidos. Foi realizado uma análise documental a respeito dos acadêmicos ingressantes nos cursos entre os anos de 2010 e 2013 e aplicação de um questionário com 52 participantes. A pesquisa concluiu que a taxa média de evasão dos dois cursos foi de 48%, essa taxa é similar à média dos cursos de licenciatura da UFPEL, mas é superior à média nacional dos cursos de Educação Física (38%), sendo a principal causa para a evasão a dificuldade em conciliar trabalho e estudo.<hr/>This article deals with evasion in public higher education after the Program to Support Restructuring and Expansion Plans at Federal Universities. The study aimed to diagnose the situation of evasion in Physical Education degree courses at the Federal University of Pelotas, and to identify the main factors pointed out by escaping. A documental analysis was carried out regarding the students entering the courses between 2010 and 2013 and a questionnaire was applied with 52 participants. The research concluded that the average evasion rate of the two courses was 48%, this rate is similar to the average of UFPEL licensure courses, but it is higher than the national average of Physical Education courses (38%), being the main cause for evasion the difficulty in reconciling work and study. <![CDATA[Student Assistance Team profile providing mental health support services to students at federal universities in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300591&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho é uma pesquisa pioneira na área de assistência estudantil e objetiva conhecer o perfil das equipes, os serviços oferecidos aos estudantes, as condições de trabalho e as necessidades de capacitação das universidades federais brasileiras em relação ao atendimento da saúde mental. Mais recentemente, a saúde mental de universitários tem chamado atenção das pesquisas, mas são poucos os achados que focam as possibilidades de capacitação ou avaliação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas especificamente à saúde mental nas universidades. O instrumento utilizado foi um questionário do tipo survey, e a amostra contemplou as equipes de assistência estudantil de 65 universidades federais, com 215 participantes. Participaram profissionais da Assistência Social, Pedagogia e Psicologia. De acordo com o nosso modelo de regressão logística, os resultados apontam que ter recebido cursos de capacitação referentes à assistência estudantil quase dobrou a chance (OR = 1.989) de se declarar apto para o trabalho, ainda que a oferta de cursos específicos seja mínima e a maioria deles seja de temas transversais ao trabalho. Adicionalmente, os resultados mostram a complexidade do trabalho das equipes de assistência estudantil e suas diferenças regionais e institucionais, assim como a necessidade de implantação de políticas de qualificação profissional para a qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes universitários.<hr/>The present work is a pioneering research in the area of Student Assistance that aims to know the profile of the teams, services offered to students, working conditions and training needs of Brazilian Federal Universities in relation to mental health care. More recently, the mental health of university students has drawn the attention of research, but there are few findings that focus on possibilities for training or evaluating and developing public policies specifically focused on mental health in Universities.The instrument used was a survey-type questionnaire and the sample included student assistance teams from 65 Federal Universities, with 215 participants. Professionals from social assistance, pedagogy and psychology participated. According to our logistic regression model, the results show that having received training courses related to student assistance almost doubled the chance (OR = 1,989) of being able to work, even though the offer of specific courses is minimal and most of them are cross-cutting themes to the work. Additionally, the results show the complexity of the work of student assistance teams and their regional and institutional differences, as well as the need to implement professional qualification policies for the quality of services offered to university students. <![CDATA[Integration to higher education and mental health: a study in a brazilian public federal university]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300609&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os problemas de saúde mental entre os estudantes universitários ganharam grande visibilidade nos últimos anos. No entanto, ainda são escassos estudos que investiguem uma eventual relação entre o adoecimento mental de estudantes e aspectos da vida acadêmica. Diante dessa lacuna, este estudo tem como objetivo principal investigar a relação entre dimensões de integração ao ensino superior e sintomas de Transtornos Mentais Comuns em estudantes de graduação de uma universidade pública federal. Participaram da pesquisa 7.177 estudantes, que responderam questionário online contendo questões sociodemográficas, medidas de uma escala de integração ao ensino superior, e um instrumento de rastreio de sintomas de Transtornos Mentais Comuns SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire). Os resultados indicaram haver correlações entre fatores de integração social e acadêmica com sintomas de Transtornos Mentais Comuns. O modelo formado por dimensões acadêmicas e fatores psicossociais apresentou poder preditivo de 36,7%. O fator motivação para estudar apresentou o maior poder preditivo (β = -,303; t = ; p &lt; 0,01), seguido de satisfação com desempenho (β = -,191; t = -16,807; p &lt; 0,01); . Tais achados reforçam a necessidade de que as instituições de ensino superior atuem na promoção de saúde mental dos seus estudantes.<hr/>Mental health problems among college students have gained greater visibility in recent years. However, there are still few studies investigating a possible relationship between mental illness in students and aspects of academic life. Given this gap, the main objective of this study is to investigate the relationship between dimensions of integration into higher education and symptoms of Common Mental Disorders in undergraduate students at a federal public university. A total of 7,177 students participated in the research, who answered an online questionnaire containing sociodemographic questions, measures of a scale of integration to higher education, and an instrument for screening symptoms of Common Mental Disorders SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire). The results indicated that there are correlations between social and academic integration factors with symptoms of Common Mental Disorders. The model formed by academic dimensions and psychosocial factors had a predictive power of 36.7%. The motivation to study factor had the highest predictive power (β = -.303; t = p &lt; 0.01), followed by satisfaction with performance (β = -.191; t = -16.807; p &lt; 0.01) ; . Such findings reinforce the need for higher education institutions to act in promoting the mental health of their students. <![CDATA[Mental health and coating resources in brazilian university students in pandemic times]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300632&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entre os jovens, os universitários compõem a classe considerada mais vulnerável a desenvolver problemas de saúde mental decorrentes da pandemia de COVID-19. Assim, uma forma de entender como a pandemia afeta os universitários é por meio do constructo senso de coerência (SOC), o qual possui importante papel moderador da saúde mental, visto que ele é capaz de prever a saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência de sintomas depressivos e os recursos de enfrentamento (senso de coerência) em estudantes universitários durante o distanciamento social, decorrente da pandemia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-exploratório e transversal. A amostra de 242 universitários caracterizou-se como não-probabilística, obtida com a aplicação da metodologia bola de neve virtual. Utilizaram-se os instrumentos: Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), Questionário de Senso de Coerência (SOC-13) e questionário semiestruturado. Os participantes apresentaram escores sugestivos para a presença de sintomas depressivos (M=16; DP=7,56) e escores médios de senso de coerência (M=57; DP= 8,39). Houve associação significativa entre SOC-13 e PHQ-9, ou seja, foi observada uma associação forte inversa (R=-0,627) significativa (&lt;0,0001), demonstrando que quanto maior o escore de sintomas depressivos, menor a pontuação de senso de coerência. Por fim, referente aos fatores sociodemográficos, houve associação significativa entre sexo (&lt;0,0030), idade (&lt;0,0001) e renda familiar (&lt;0,0011) com sintomas depressivos e senso de coerência. Neste cenário, torna-se necessário o desenvolvimento de ações e intervenções nos campi universitários visando à promoção da saúde mental dos acadêmicos, auxiliando-os a lidar com o estresse e a depressão decorrentes da pandemia.<hr/>Among young people, university students make up the class considered most vulnerable to developing mental health problems resulting from the COVID-19 pandemic. Thus, one way of understanding how the pandemic affects university students is through the sense of coherence construct (SOC), which has an important moderating role in mental health, since it is able to predict health. This study aimed to analyze the prevalence of depressive symptoms and coping resources (sense of coherence) in university students during social distancing, resulting from the pandemic. This is a quantitative, descriptive-exploratory and cross-sectional study. The sample of 242 university students was characterized as non-probabilistic, obtained with the application of the virtual snowball methodology. The following instruments were used: Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), Sense of Coherence Questionnaire (SOC-13) and a semi-structured questionnaire. The participants had scores suggestive of the presence of depressive symptoms (M=16; SD=7.56) and average scores of sense of coherence (M=57; SD=8.39). There was a significant association between SOC-13 and PHQ-9, that is, a strong inverse association (R=-0.627) and significant (&lt;0.0001) was observed, demonstrating that the higher the score of depressive symptoms, the lower the sense score. of coherence. Finally, regarding sociodemographic factors, there was a significant association between gender (&lt;0.0030), age (&lt;0.0001) and family income (&lt;0.0011) with depressive symptoms and sense of coherence. In this scenario, it is necessary to develop actions and interventions on university campuses aimed at promoting the mental health of academics, helping them to deal with the stress and depression resulting from the pandemic. <![CDATA[Disseminating and applying knowledge on sustainability and social innovation: the case of the Education Laboratory for Sustainability and Social Innovation - LEdS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300651&lng=en&nrm=iso&tlng=en A questão do desenvolvimento sustentável tem sido um dos temas recorrentes na agenda das instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolveu um projeto institucional chamado "UDESC Sustentável" que promove iniciativas para colocar a sustentabilidade em prática. Uma dessas iniciativas, denominada "Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social" ou simplesmente LEdS, foi desenvolvida no Campus I da UDESC em Florianópolis e visa, a partir da ideia de um laboratório vivo, incentivar estudantes e professores a desenvolverem pesquisas e práticas que abordam os principais problemas públicos da cidade, dialogando com o público alvo envolvido, bem como atuando em suas particularidades ou demandas específicas. O objetivo é, portanto, disseminar e aplicar conhecimentos sobre sustentabilidade e inovação social, integrando ensino, pesquisa e extensão. Este artigo descreve esta iniciativa, as abordagens teóricas e as práticas que a fundamentam.<hr/>The issue of sustainable development has been one of the recurrent themes on the agenda in higher education institutions. Within this perspective, the State University of Santa Catarina, Brazil (UDESC), has developed an institutional project called "UDESC Sustentável", which promotes initiatives to put sustainability into practice. One of these initiatives called "Education Laboratory for Sustainability and Social Innovation" or simply LEdS was developed at UDESC Campus I in Florianópolis, and aims, from the idea of ​​a living lab, to encourage students and teachers to develop research and practices that attack the main public problems of the city, dialoguing with the target public involved, as well as acting on their particularities or specific demands. The objective is, therefore, to disseminate and apply knowledge about sustainability and social innovation. This article describes this initiative, the theoretical approaches and actions are being put into practice. <![CDATA[The determinants of the performance in the entrance exam of the Federal University of Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300674&lng=en&nrm=iso&tlng=en In order to decrease inequalities in tertiary education attendance, many Brazilian public institutions implemented affirmative action policies in the last decades. In particular, a bonus policy was implemented at UFMG in 2009, which was substituted by a quota policy in 2012. Besides, other policies also implemented by this and other public universities in Brazil may have had an indirect effect of promoting an increase in minorities’ attendance, such as the Restructuring and Expansion of Federal Universities (Reuni) policy and the use of the National Exam of the Secondary Level (ENEM) as a tool for tertiary education student’s selection. This paper analyzes the determinants of the performance in the entrance exam of Federal University of Minas Gerais (UFMG), between the years of 2009 and 2013, with a focus on these policy changes. Affirmative action and Reuni policies did not affect remarkably the performance of minorities at the UFMG´s selection process. However, the use of ENEM as the first stage in this process relatively decreased the performance of minorities. Moreover, differences for skin color were dwarfed by other inequalities, such as the household income, the parent’s educational level or the type of the secondary school attended by the student.<hr/>Muitas instituições públicas brasileiras de ensino superior implementaram recentemente políticas de ação afirmativa com o intuito de diminuir desigualdades no acesso de grupos minoritários. Em particular, a política de bônus foi implementada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2009, e ela foi substituída pela política de cotas em 2012. Além disso, outras políticas implementadas por essa e por outras instituições de ensino superior no Brasil também podem ter afetado indiretamente o acesso de minorias nas universidades, tais como a política de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como ferramenta de seleção de alunos. Esse artigo analisa os determinantes do desempenho no vestibular da UFMG, entre os anos de 2009 e 2013, tendo como foco essas mudanças de política citadas. As políticas de ação afirmativa e do Reuni não afetaram notavelmente o desempenho das minorias no processo de seleção da UFMG. No entanto, o uso do ENEM como primeira etapa desse processo diminuiu relativamente o desempenho das minorias. Além disso, as diferenças de cor da pele foram bem menores que outras desigualdades, como a renda familiar, o nível educacional dos pais ou o tipo de escola secundária frequentada pelo aluno. <![CDATA[A document to call our own: reflecting on student protagonism from the experience of a community university]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300695&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de democratização do acesso à educação superior traz à tona a temática do protagonismo estudantil na universidade. Qual o papel reservado aos acadêmicos? Eles têm espaço e possibilidade de contribuir na concepção das políticas institucionais, ou são tidos como meros clientes? Em um contexto de mercantilização da educação superior, como pensar o protagonismo político e crítico dos estudantes na universidade? Tomando como referência a experiência de construção de um documento denominado Política dos Estudantes em uma universidade comunitária localizada no sul do Brasil (Universidade de Passo Fundo), o artigo reflete sobre o protagonismo estudantil na educação superior, em especial no modelo institucional comunitário. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados consistem na narrativa dos estudantes que participaram da construção do documento. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de práticas discursivas e está ancorado em dois eixos de análise: a) O papel dos estudantes: do protagonismo individual ao protagonismo coletivo e b) Voltar-se para a comunidade como marca do protagonismo estudantil. O estudo revela que os estudantes desejam fazer parte da universidade para além da sala de aula, participando coletivamente da construção da instituição. Mostra, ainda, que o protagonismo estudantil se faz pela potencialização da relação com a comunidade, tendo força para levar a universidade comunitária a aproximar-se cada vez mais de sua natureza, princípios e missão públicos.<hr/>The process of democratizing of the access to higher education brings up the issue of student protagonism at the university. What is the role reserved for academics? Do they have space and possibility to contribute to the design of institutional policies, or are they seen as mere customer? In a context of commodification of higher education, how to think about the political and critical role of students in the university? Taking as a reference the experience of building a document called Student Policy at a community university located in southern Brazil (Universidade de Passo Fundo), the article reflects on student protagonism in higher education, especially in the community institutional model. Methodologically, it is a qualitative research, whose data consist of narratives of the students who participated in the construction of the document. Data analysis was based on the analysis of discursive practices and is anchored in two axes of analysis: a) The role of students: from individual to collective protagonism and b) Turning to the community as a mark of student protagonism. The study reveals that students want to be part of the university beyond the classroom, collectively participating in the construction of the institution. It also shows that student protagonism is done by enhancing the relationship with the community, having the strength to bring the community university closer and closer to its public nature, principles and mission. <![CDATA[Interview with <strong>José Dias Sobrinho Institutional evaluation, PAIUB, SINAES...</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772022000300714&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de democratização do acesso à educação superior traz à tona a temática do protagonismo estudantil na universidade. Qual o papel reservado aos acadêmicos? Eles têm espaço e possibilidade de contribuir na concepção das políticas institucionais, ou são tidos como meros clientes? Em um contexto de mercantilização da educação superior, como pensar o protagonismo político e crítico dos estudantes na universidade? Tomando como referência a experiência de construção de um documento denominado Política dos Estudantes em uma universidade comunitária localizada no sul do Brasil (Universidade de Passo Fundo), o artigo reflete sobre o protagonismo estudantil na educação superior, em especial no modelo institucional comunitário. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados consistem na narrativa dos estudantes que participaram da construção do documento. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de práticas discursivas e está ancorado em dois eixos de análise: a) O papel dos estudantes: do protagonismo individual ao protagonismo coletivo e b) Voltar-se para a comunidade como marca do protagonismo estudantil. O estudo revela que os estudantes desejam fazer parte da universidade para além da sala de aula, participando coletivamente da construção da instituição. Mostra, ainda, que o protagonismo estudantil se faz pela potencialização da relação com a comunidade, tendo força para levar a universidade comunitária a aproximar-se cada vez mais de sua natureza, princípios e missão públicos.<hr/>The process of democratizing of the access to higher education brings up the issue of student protagonism at the university. What is the role reserved for academics? Do they have space and possibility to contribute to the design of institutional policies, or are they seen as mere customer? In a context of commodification of higher education, how to think about the political and critical role of students in the university? Taking as a reference the experience of building a document called Student Policy at a community university located in southern Brazil (Universidade de Passo Fundo), the article reflects on student protagonism in higher education, especially in the community institutional model. Methodologically, it is a qualitative research, whose data consist of narratives of the students who participated in the construction of the document. Data analysis was based on the analysis of discursive practices and is anchored in two axes of analysis: a) The role of students: from individual to collective protagonism and b) Turning to the community as a mark of student protagonism. The study reveals that students want to be part of the university beyond the classroom, collectively participating in the construction of the institution. It also shows that student protagonism is done by enhancing the relationship with the community, having the strength to bring the community university closer and closer to its public nature, principles and mission.