Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320240001&lang=en vol. 29 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Narrar e formar elos para a constituição de uma sociedade ressonante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[How does existential (dis)narrativization happen today?, this is what the (audio)visual (auto)biographical stories, produced by the media and digital generations in transition, tell us]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen En este artículo se reflexiona sobre la (des)narrativización de la existencia, es decir, de la vida humana en el planeta Tierra, una de varias crisis ontológicas de la modernidad avanzada, que caracteriza esta etapa conocida como Antropoceno. Esta crisis, surge de la relación entre narración, experiencia y existencia, para confrontarnos histórica, política y éticamente, con la razón instrumental, como uno de los síntomas, de las devastadoras consecuencias generadas a toda escala por la producción del ser neoliberal. Como alternativa para la construcción de nuevos anclajes narrativos existenciales, se presentan algunos resultados de la tesis doctoral sobre la mediación de los relatos (audio)visuales (auto)biográficos de los estudiantes de tres universidades de España, Brasil y Colombia. .<hr/>Abstract This article is a reflection related to (dis)narrativization of existence, that is, of human life on planet earth, one of several ontological crises of advanced modernity, characterizing this stage known as the Anthropocene. This crisis comes from relating narrative, experience and existence, to confront us historically, politically and ethically, with instrumental reason as one of the symptoms, of the devastating consequences generated on a full scale, with the production of the neoliberal being. As an alternative for the construction of new existential narrative anchors, this text presents some results of the doctoral thesis related to the mediation of (audio)visual (auto)biographical stories of students from three universities in Spain, Brazil and Colombia. <![CDATA[Resignification of reality on social networks in liquid times: creating narrative anchors based on self-representation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo discutir o papel das redes sociais no processo de socialização do homem pós-moderno. Para isso, a fundamentação teórica é de natureza interdisciplinar e conta com trabalhos que versam sobre tecnologia e mídias digitais, bem como com pesquisas sobre os impactos sociais de uma era dita líquida. A metodologia é do tipo bibliográfico, partindo do princípio de que mobilizamos autores de diferentes áreas do conhecimento para complexificação do objetivo proposto. Os resultados revelam o desejo de necessidade do homem pós-moderno de construir narrativas falseadas nas redes sociais, de modo a tentar fazer com o que o outro crie uma determinada imagem de si.<hr/>Abstract This article aims to discuss the role of social media in the socialization process of post-modern man. For this, the theoretical foundation is interdisciplinary in nature and includes works that deal with digital technology and media, as well as research on the social impacts of a so-called liquid era. The methodology is bibliographical, assuming that we mobilize authors from different areas of knowledge to make the proposed objective more complex. The results reveal the desire and need of postmodern man to construct false narratives on social networks, in order to try to make others create a certain image of themselves. <![CDATA[Digital neocolonialisms and civilizational retreats through the agency of childhood and youth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O ensaio problematiza a ascensão das novas direitas políticas no agenciamento das infâncias e juventudes, através de estratégias discursivas e estéticas afeitas ao cultivo público de reacionarismos, negacionismos e revisionismos, em que os usos inusitados das tecnologias digitais tornaram-se centrais na mobilização e expressão do medo, do cansaço, da desafecção e do ódio nas/ das massas como estruturantes de um projeto neocolonial. Através de estudos de comunicação política, dos estudos da mídia e da infância e da psicologia política, destacadamente, o trabalho busca explicitar alguns acontecimentos (recortados de cenas recentes latino americana e brasileira, já reportados por mídias jornalísticas) e tecer algumas análises em torno desse singular projeto de poder-saber que se alicerça e se fortalece afetivamente pela “gestão do ódio”, com narrativas da destruição (com ênfase nas memórias e nos conhecimentos históricos, científicos, culturais e ambientais) e pela chamada militarização da informação/ comunicação, dentre outros aspectos. O ensaio evidencia uma tendência de crescente onda de socialização e subjetivação políticas violentas - em sua maioria jovem, branca e masculina - isto é, de novas identidades políticas que passam a clamar pelo extermínio do(s) outro(s) “diferente(s)” e do ambiente, por “liberdades individuais” e pela “mão dura” do Estado, dentre outras pautas. O trabalho busca, por fim, discutir algumas possibilidades de enfrentamento nesses cenários.<hr/>ABSTRACT The essay problematizes the rise of alt rights in the agency of children and youth, through discursive and aesthetic strategies aimed at the public cultivation of reactionism, denialism and revisionism, in which the unusual uses of digital technologies have become central in the mobilization and expression of fear, tiredness, disaffection and hatred in the masses as structures of a neocolonial project. Through political communication studies, media and childhood studies and political psychology, notably, the work seeks to explain some events (cut from recent Latin American and Brazilian scenes, already reported by journalistic media) and weave some analyzes around this unique project of power-knowledge that is based and strengthened affectively by the “management of hate”, with narratives of destruction (with an emphasis on memories and historical, scientific, cultural and environmental knowledge) and by the so-called militarization of information/communication, among other aspects. The essay highlights a tendency towards a growing wave of violent political socialization and subjectivation - mostly young, white and male - that is, of new political identities that start to call for the extermination of the “different”, “other (s)” and the environment, for “individual freedoms” and the “tough hand” of the State, among other issues. Finally, the work seeks to discuss some possibilities for coping in these scenarios. <![CDATA[Travesti epistemology: an online ethnography by Sara Wagner York]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Doutora Edméa Oliveira dos Santos, líder do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. O objetivo do trabalho foi compreender como mulheres trans/travestis construíam suas autorias e epistemologias no Instagram. Para a investigação deste trabalho, utilizamos a metodologia etnografia on-line, visando acompanhar as praticantes em seu cotidiano no Instagram. A pesquisa etnografou quatro cientistas trans/travestis por aproximadamente um ano, observando e analisando como essas pesquisadoras desenvolviam dispositivos de formação na rede social, construindo autorias que promoviam a formação de seus seguidores e a formação de uma estrutura organizada para a difusão do conhecimento trans. Neste artigo, será apresentada a etnografia on-line de Sara Wagner York, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao observar a praticante, buscou-se entender como a cibercultura, as suas narrativas e a plataformização dialogam com a produção de saberes científicos, formativos e inclusivos que são construídos e vivenciados no Instagram por essas cientistas trans/travestis. Objetivou-se, portanto, avançar nos processos de inclusão das autorias de mulheres trans/travestis na ciência, legitimando seu rigor científico e potencializando debates tão necessários para a permanência desses corpos na academia. Desejamos que este trabalho possa afetar o leitor e mobilizá-lo a pensar nesse movimento como um processo democrático e de direito para cientistas trans/travestis.<hr/>Abstract This article is the result of Master’s research carried out in the Postgraduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, under the guidance of Professor Edméa Oliveira dos Santos, leader of the Teaching and Cyberculture Research Group. The aim of the work was to understand how trans women/transvestites construct their authorship and epistemologies on Instagram. To investigate this, we used online ethnography to follow the practitioners in their daily lives on Instagram. The research ethnographed four trans scientists for approximately one year, observing and analysing how these researchers developed training devices on the social network, constructing authorships that promoted the training of their followers and the formation of an organized structure for the dissemination of trans knowledge. This article will present the online ethnography of Sara Wagner York, a doctoral student in the Postgraduate Program in Education at Rio de Janeiro State University. By observing the practitioner, we sought to understand how cyberculture, its narratives and platformization dialogue with the production of scientific, formative and inclusive knowledge that is built and experienced on Instagram by these trans/transvestite scientists. The aim was therefore to advance the processes of including the authorship of trans women in science, legitimizing its scientific rigor and empowering debates that are so necessary for the permanence of these bodies in academia. We hope that this work can affect the reader and mobilize them to think of this movement as a democratic and rightful process for trans/transvestite scientists. <![CDATA[The Narrative Interview makes it possible to listen to teachers in the prison system]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar as potencialidades da Entrevista Narrativa como dispositivo de produção de dados de pesquisas e discutir suas potencialidades como instrumento de escuta de professores cujas práticas são invisibilizadas pelas políticas públicas. Apoia-se em estudos do campo das narrativas e do círculo de Bakhtin. A pesquisa foi realizada com quatro professores (três professores de matemática e uma pedagoga) que atuam no sistema de Educação Carcerária no estado de São Paulo. A análise foi realizada em duas unidades temáticas: influência familiar nas trajetórias docentes; e marcas deixadas pelo racismo e a mobilização para atuar no sistema carcerário. Conclui-se que, apesar das condições de trabalho, os docentes sentem que podem contribuir para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e fazem o melhor que podem em suas ações.<hr/>Abstract This article aims to highlight the potential of Narrative Interview (NI) as a data production device for research and discuss its potential as a listening instrument for teachers whose practices are marginalized by public policies. It is supported by studies in the field of narratives and Bakhtin’s circle. The research was conducted with four teachers (three mathematics teachers and one pedagogue) who work in the Prison Education system in the state of São Paulo state. The analysis was conducted in two thematic units: family influence on teaching trajectories; and marks left by racism and mobilization to work in the prison system. It is concluded that teachers, despite their working conditions, feel they can contribute to the social reintegration of incarcerated individuals and do their best in their actions. <![CDATA[Narratives that wander: transgressing colorful potentials in baby language]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem por objetivo percorrer os processos inventivos dos bebês que deambulam em currículos não visibilizados na Educação Infantil, camuflados em uma aparente inexistência, mas permeados por suas manifestações corporais e narrativas compostas por palavras não ditas, comunicando novos mundos aprendentes que transbordam e rompem as bordas do som em que os bebês experienciam movimentos de invenção e resistência em suas ações no cotidiano. Possui como metodologia a cartografia, traçada em meio ao percurso das experiências vivenciadas em um Centro Municipal de Educação Infantil. O estudo permeia tessituras que afirmam uma vida comunicante e potente dos bebês, (des)viando de padronizações e plataformizações para alçar modos singulares e múltiplos, diante de aberturas para reverberar, com os que se ajuntam ao texto, encontrando veios para resistir a dogmatizações em meio ao pulsar das linguagens, criações, buscas e aprendizagens junto às veredas de outros corpos, afetos e inventividades.<hr/>Abstract This article aims to traverse the inventive processes of babies navigating through unnoticed curricula in Early Childhood Education, concealed in an apparent non-existence but permeated by their bodily expressions and narratives composed of unspoken words, communicating new learning worlds that overflow and break the boundaries of the sound in which babies experience movements of invention and resistance in their everyday actions. It adopts cartography as its methodology, traced amid the experiences lived in a Municipal Center of Early Childhood Education. The study weaves textures that affirm a communicative and potent life of babies, deviating from standardizations and platformizations to elevate singular and multiple modes, facing openings to reverberate, with those who join the text, finding veins to resist dogmatizations amidst the pulsating of languages, creations, searches, and learning alongside the paths of other bodies, affections, and inventiveness. <![CDATA[Narratives of beginner pedagogues: teaching in the early years of elementary school in times of the COVID-19 pandemic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho se inscreve em torno de narrativas de pedagogas iniciantes que, ao ensinar diferentes disciplinas nos anos iniciais do ensino fundamental, sentiram as dificuldades de viver a inserção profissional docente em tempos de pandemia e de ensinar em contexto de distanciamento e isolamento social. Na busca por uma construção de memórias e significados sobre a experiência do vivido, o objetivo do texto é discutir como professores/as iniciantes, licenciados/as em pedagogia e em situação de inserção profissional em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental foram afetados/as pelo isolamento social e pela solidão docente durante a pandemia de COVID-19. O uso de ferramentas digitais viabilizou a realização de entrevistas com sete professoras licenciadas em pedagogia que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental, viviam o período de inserção docente em diferentes estados do Brasil e que participaram de uma pesquisa-formação interinstitucional. Teórico-metodologicamente orientou-se pela pesquisa narrativa, com base em Galvão e Clandinin e Connelly. As narrativas foram postas em diálogo teórico com Cruz, Farias e Hobold e Cochran-Smith no que se refere às especificidades da inserção profissional docente. Elas indicam que a pandemia exigiu diferentes modos de relação com/para o ensino, com as crianças e com os familiares, e trouxe o desafio de buscar estratégias pedagógicas virtuais com os/as estudantes e familiares, apesar dos afetamentos provocados pelos sentimentos de angústia, aflição e impotência que as acometeram durante o período. Conclui-se quanto à necessidade de políticas, programas e projetos de apoio e acompanhamento aos/às professores/as iniciantes em distintos contextos educacionais.<hr/>Abstract This work is inscribed around the narratives of beginning pedagogues who, when teaching different subjects in the early years of elementary school, felt the difficulties of experiencing the professional insertion of teachers in times of pandemic and teaching in a context of social distancing and isolation. The objective of the text is to discuss how beginning teachers, Bachelor of Education and in a situation of professional insertion in classes of the initial years of elementary school, were affected by social isolation and teacher loneliness in a pandemic resulting from COVID-19. The use of digital tools made it possible to conduct interviews with seven teachers with a degree in pedagogy who worked in the early years of elementary school, lived through the period of teacher insertion in different states of Brazil and who participated in an interinstitutional research-training. Theoretically and methodologically, it was guided by narrative research, based on Galvão and Clandinin and Connelly. The narratives were put in theoretical dialogue with Cruz, Farias and Hobold and Cochran-Smith, with regard to the specificities of the professional insertion of teachers. The narratives indicate that the pandemic required different ways of relating to/from teaching, with children and with family members. The feeling of anguish and distress directly affects teachers. In addition, they present a great challenge in the search for virtual pedagogical strategies with students and families. It is concluded that there is a need for policies, programs and projects to support and monitor beginning teachers in different educational contexts. <![CDATA[Digital Narratives on the Amazon context: teacher training experiences on WhatsApp groups]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto em questão retrata uma experiência formativa ocorrida no ápice da pandemia da COVID-19, no componente curricular Estágio II, durante um semestre letivo em uma turma do Curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas. No Centro de Estudos as aulas foram interrompidas por cinco meses e retornaram no formato remoto em agosto de 2020. Entretanto, nas cidades do interior do Amazonas, dentre elas Tefé, não foi possível utilizarmos plataformas como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Google Meet, Zoom etc., restou-nos como única alternativa viável ministrar as aulas usando o aplicativo WhatsApp. Ao longo deste trabalho evidenciaremos o processo didático-pedagógico desenvolvido, apontando as impressões dos acadêmicos abrangidos nas atividades relacionadas às reflexões do professor da disciplina, à luz de teorias que sustentam o Método Narrativo. Por fim, apresentamos os resultados das atividades teóricas e práticas realizadas nesse período, destacando suas limitações e fortalezas, além de indicar possibilidades para o trabalho remoto no pós-pandemia.<hr/>Abstract The present text portrays a teacher training experience that took place at the COVID-19 pandemic outbreak’s peak in the Internship II classes of the Pedagogy Undergraduate program at the Center for Higher Studies of Tefé, at the State University of Amazonas. At Center for Higher Studies of Tefé/State University of Amazonas, classes were interrupted for five months and returned in remote format in August 2020. However, in some cities in the interior of the Amazonas State, including Tefé, we couldn’t use platforms such as AVA (Virtual Learning Environment), Google Meet, Zoom, etc., so WhatsApp was the only viable alternative to keep teaching classes. Throughout this text, we will highlight how the didactic-pedagogical process was developed, pointing out the students’ perspectives on behalf of the teacher’s reflections, based on the theories that support the Narrative Method. Finally, we present the results of the theoretical and practical activities carried out during this period, highlighting their limitations and strengths, and indicating possibilities for remote work in the post-pandemic. <![CDATA[Weavings, narratives and inclusion in the digital era: the impacts and evolution in deaf education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O principal objetivo deste ensaio é analisar a utilização de recursos tecnológicos pela comunidade surda, debatendo a importância do avanço tecnológico para a composição das comunidades virtuais. Nossas perguntas de pesquisa direcionam-se a compreender quais os impactos da inserção online de pessoas surdas e qual o potencial da construção de redes para a desconstrução de preconceitos e estigmas relacionados à surdez. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, pautado na revisão bibliográfica a partir de dois conjuntos de autores: um grupo que aborda o avanço tecnológico e as questões de identidade e cultura de forma mais ampla e outro que faz essa discussão no que diz respeito à comunidade surda, pretendendo-se a articulação de ambos. Os resultados indicam desafios como a parca acessibilidade digital e as disparidades na infraestrutura tecnológica. Portanto, é essencial continuar explorando maneiras de fortalecer e ampliar as narrativas culturais de surdos, enfocando sua própria educação, promovendo uma representação do eu autêntica e inclusiva nas mídias digitais e fortalecendo a interatividade das comunidades surdas. Ao fazê-lo, pode-se construir um futuro mais igualitário e inclusivo para todos, com o reconhecimento da língua, cultura e identidade surda. Em conclusão, a tessitura de narrativas sobre a educação de surdos na era digital representa uma oportunidade única de promover uma sociedade mais inclusiva e empoderadora. Ao valorizar e amplificar as vozes dos surdos, pode-se construir um mundo onde a diversidade linguística e cultural é celebrada e respeitada, favorecendo a expressão e a conexão.<hr/>Abstract The main objective of this essay is to analyze the use of technological resources by the deaf community, discussing the importance of technological advances for the composition of virtual communities. Our research questions aim to understand the impacts of the online insertion of deaf people and the potential of building networks to deconstruct prejudices and stigmas related to deafness. This is a qualitative study, based on a bibliographic review from two groups of authors: one group that addresses technological advances and issues of identity and culture in a broader way, and another that discusses this issue in relation to the deaf community, aiming to articulate both. The results indicate challenges such as limited digital accessibility and disparities in technological infrastructure. Therefore, it is essential to continue exploring ways to strengthen and expand the cultural narratives of deaf people, focusing on their own education, promoting an authentic and inclusive representation of the self in digital media, and strengthening the interactivity of deaf communities. In doing so, we can build a more equitable and inclusive future for all, with recognition of Deaf language, culture and identity. In conclusion, weaving narratives about Deaf education in the digital age represents a unique opportunity to foster a more inclusive and empowering society. By valuing and amplifying Deaf voices, we can build a world where linguistic and cultural diversity is celebrated and respected, fostering expression and connection. <![CDATA[The time of waiting in an extreme time: narrative challenges of teacher education in the present]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio discute o potencial formativo da narrativa como ancoragem para a experiência no tempo da espera, tensionando os desafios da formação docente em um tempo extremo, de catástrofes e isolamento social, no qual as plataformas digitais modelam outras práticas educativas. Seguindo uma abordagem hermenêutica e reconstrutiva, este ensaio tem como objetivo entender os desafios narrativos que a formação docente enfrenta a partir do movimento de plataformização da prática educativa, repercutindo a ancoragem que persiste no espaço-tempo da formação diante das exigências da linguagem que sustenta o ambiente digital. Este texto ensaístico interroga-se sobre o quanto é possível manter em diálogo estas diferentes matrizes formativas sem desnarrativizar a experiência do tempo presente. Destaca-se a ideia de que para fazer formação humana e de professores não basta eleger algumas âncoras narrativas. É necessário saber posicionar-se em tempos extremos, criando condições para a construção de narrativas partilhadas da existência.<hr/>Abstract This essay discusses the formative potential of narrative as an anchor for the experience in time, addressing the challenges of teacher education in an extreme time of catastrophes and social isolation, when digital platforms shape new educational practices. Following a hermeneutic and reconstructive approach, it aims to understand the narrative challenges that teacher education faces due to the movement of platformization in educational practice. This essay also addresses the sheltered anchorage in the space-time of education in light of the linguistic demands that sustains the digital environment. It questions the extent to which it is possible to maintain a dialogue between these different formative patterns without denarrativizing the experience of the present time. It highlights the idea that, for human and teacher education, it is not enough to choose a few narrative anchors. It is necessary to know how to position oneself in extreme times, fostering the construction of shared narratives of existence. <![CDATA[Autobiography, narrative and researcheducation: principles, concepts and specifics in qualitative research in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente texto configura-se como um ensaio teórico-bibliográfico e reflexivo que tem como objetivo compreender as dimensões conceituais, reflexivas e interpretativas da autobiografia, narrativa e da pesquisaformação2 nas pesquisas qualitativas em educação, mais especificamente refletir acerca dessas abordagens de pesquisa, seus princípios e finalidades no contexto da formação de professore(a)s e nas pesquisas científicas. Para isso, a fundamentação teórico-epistemológica desta escrita se tece mediatizada em diálogo com o(a)s autore(a)s das pesquisas narrativas e (auto)biográficas, com os contributos de: Marie-Christine Josso, Paul Ricoeur, Dilthey, Ivor Goodson, Inês Bragança, Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza, entre outro(a)s. Como lições e aprendizagens, este estudo revelou que a pesquisaformação é um dispositivo metodológico potencial que vem transformando os modos de fazer pesquisa e de se formar, simultaneamente, com o uso das narrativas autobiográficas, trazendo o sujeito para o centro do debate e das discussões, o que tem feito diferença tanto na academia quanto na sua articulação com outras instâncias socioculturais, sendo a escola uma dessas instituições, entre outras, que se retroalimentam dando vigor, sentido e significado à vida, à aprendizagem, à formação docente e à construção do conhecimento científico.<hr/>Abstract This text is configured as a theoretical-bibliographic and reflective essay that aims to understand the conceptual, reflective and interpretative dimensions of autobiography, narrative and research-formation, in qualitative research in education, more specifically, reflexively on these research approaches, their principles and specifically in the context of teacher training and scientific research. To this end, the theoretical-epistemological foundation of this writing is weaved through dialogues with authors of narrative and (auto)biographical research with contributions from: Marie-Christine Josso, Paul Ricoeur, Dilthey, Ivor Goodson, Inês Bragança, Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza and others. As lessons and learning from the study revealed that research training is a potential device that has been transforming the ways of doing research and training, simultaneously, with the use of autobiographical narratives, bringing the subject to the center of debate and discussions, which has difference both in the academy and in its articulation with other sociocultural instances, with the school being one of these institutions, among others, that feed each other back, giving vigor, meaning and meaning to life, learning, training and construction of scientific knowledge. <![CDATA[Curricular Policies for the English teaching in the State of São Paulo (1931-1971): expectations and limits of the school context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100400&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória das políticas curriculares para o ensino de Inglês na rede estadual de educação do Estado de São Paulo de 1931 a 1971. Os dados apresentados neste artigo são resultados de pesquisa de mestrado que investigou a trajetória das políticas curriculares para o ensino de Inglês de 1892 a 1971. A análise documental foi a metodologia utilizada para verificar fichas individuais de alunos de dois ginásios estaduais, bem como decretos, leis, portarias e regimentos publicados em diário oficial. A pesquisa demonstrou que o Inglês foi disciplina curricular obrigatória nos ginásios paulistas no período analisado e que seu ensino, a partir de 1931, deveria ser feito diretamente na língua inglesa, não sendo permitido o uso da língua materna. No entanto, sua trajetória nos currículos escolares foi permeada por descontinuidades e pela distância em relação ao que era oficializado pela legislação e as condições objetivas das escolas para realizar tais propostas.<hr/>Abstract The objective of this article is to present the trajectory of curricular policies for the teaching of English in the public schools of São Paulo State from 1931 to 1971. The data presented in this article are results of a master dissertation that investigated the trajectory of curricular policies of English teaching from 1892 to 1971. Document analysis was the methodology used to verify student files in two elementary schools and also decrees, laws and regiments published in the state official journal. The research showed that English was a curricular discipline in the elemenatry schools of São Paulo in the analyzed period and that, starting in 1931, it was supposed to be taught directly in the English language, not being allowed to use the student’s mother tongue. However, its trajectory in the schools programmes was permeated by discontinuities and by distances in relation to what was made official by legislation and the objective conditions of the schools to carry out such proposals. <![CDATA[Education rethought in the context of the COVID-19 pandemic: ruptures in knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.<hr/>Abstract This text aims to analyze how the Organization for Economic Cooperation and Development brings the insignia of education through the discourse of interrupted schooling in the context of the COVID-19 pandemic and the implications for worker training. The theoretical-methodological approach is based on historical-dialectical materialism. This qualitative bibliographic investigation uses documentary and content analysis as the methodological procedure for producing and analyzing data. The empirical basis is the document: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. This report comes from research carried out by the Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico in partnership with the Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. The examination of the empirical evidence highlights the importance of mixing face-to-face and online education, and the need for the state to expand the potential of innovation - technology - to improve the supply and quality of education. This makes it easier to acquire cognitive, social and emotional skills, which the body considers essential to meet the needs of the 21st century. The consequences of this mix are around social differences, which imply equity and quality of education. Therefore, the scientific contribution inferred by this study lies in the organization of educational policies that favour the population that finds itself in an economically disadvantaged situation. <![CDATA[Rethinking the potentiality of the conception of vocation and teachers’ craft]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100402&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O termo vocação tem sido colocado de lado em prol da profissionalização. Contemporaneamente, os valores empresariais colonizam nossas formas de vida, inclusive na educação. O trabalho do professor, por exemplo, vem se adequando cada vez mais aos valores profissionalizantes do mercado. A ideia de ofício do professor, por isso, está em desuso e parece fora de “situação”, uma vez que o ofício não se adequa, por exemplo, à exigência de flexibilidade no trabalho. Há, portanto, uma mudança de lógica na escola que visa se adequar ao sistema econômico hegemônico modificando profundamente a nossa concepção dos valores na educação. Entretanto, alguns pensadores sobre a educação, em nossos dias, resgatam a potencialidade de retomarmos a concepção de vocação e ofício. É o caso de Jorge Larrosa. Este artigo busca trazer à tona a importância dessa posição crítica de Larrosa. Para isso, realiza-se uma investigação crítica-interpretativa da bibliografia em torno dessa problemática que Larrosa evidencia ao discutir com outros pensadores contemporâneos, como Sennett e Deleuze entre outros.<hr/>Abstract The term vocation has been set aside in favor of professionalization. At the same time, business values colonize our ways of life, including education. Teachers’ work, for instance, has been more and more adapted to the professionalizing values of the market. The idea of teachers’ craft, therefore, is out of date and seems out of “situation”, since craft does not suit the demand for flexibility at work, for instance. Thus, there is a change of the logic in schools that aims to adapt to the hegemonic economic system, modifying profoundly our conception of values in education. However, nowadays, some thinkers about education rescue the potentiality of retaking the conception of vocation and craft. This is the case of Jorge Larrosa. This paper seeks to bring out the importance of Larrosa’s critical position. To this end, a critical-interpretative bibliography investigation is carried out around this issue that Larrosa shows us when discussing with other contemporary thinkers, such as Sennett and Deleuze, among others. <![CDATA[The conceptions of teachers of associated daycare centers in a municipality in northwestern São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100403&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem, em sua história, características que podem influenciar na maneira como a sociedade, em geral, e os professores, em particular, percebem sua relevância e seu lugar na formação integral das crianças. Observa-se que a história dessa etapa da Educação Básica é recente no país e que novos estudos e pesquisas estão sendo realizados neste período, voltados para a Primeiríssima Infância. Parte desses estudos refere-se às docentes de creches e como essa docência se constitui. Dessa forma, este artigo, advindo de uma pesquisa quanti-qualitativa mais ampla, objetiva apresentar as concepções sobre bebê e criança bem pequena, função da creche e docência na creche das professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista, levantadas por meio de questionário, com questões abertas e fechadas. A pesquisa aponta potencialidades e fragilidades dessa docência e objetiva contribuir para a estruturação de políticas públicas voltadas às creches conveniadas.<hr/>Abstract Early Childhood Education, the first stage of Basic Education, has, in its history, characteristics that can influence the way society in general and teachers in particular perceive its relevance and its place in comprehensive education of children. It is observed that the history of this stage of Basic Education is recent in the country and that new studies and research are being carried out in this period focused on Early Childhood. Part of these studies refer to daycare center teachers and how this teaching is constituted. In this regard, this article, arising from a broader quantitative and qualitative research, aims to present the conceptions about babies and very young children, the role of daycare centers and teaching in daycare centers of teachers from affiliated daycare centers in a city in northwestern São Paulo, raised through a questionnaire with open- and closed-ended questions. The research highlights the potentialities and weaknesses of this teaching and aims to contribute to the structuring of public policies aimed at affiliated daycare centers. <![CDATA[Supervised curricular internships and teaching identity: the syllabi of geography bachelor’s degree courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100404&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as perspectivas do Estágio Supervisionado, nos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil e a constituição da formação e identidade docente, a partir das relações estabelecidas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Tem sua metodologia pautada na Análise Textual Discursiva, que busca uma leitura dos dados analisados, transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, especificamente as ementas dos estágios de cada universidade selecionada para a pesquisa, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande. A proposição dos objetivos e a análise do material empírico possibilitaram identificar três distintas realidades, a partir da leitura dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, cada uma com suas singularidades e particularidades, em relação a sua contribuição quanto a formação inicial dos futuros professores de Geografia. Existem, afinal, cursos que potencializam certas identidades, cursos que priorizam alguns modelos de formação conforme suas necessidades profissionais.<hr/>Abstract This article aims to analyze the perspectives of supervised internship, in geography degree courses, in southern Brazil and the constitution of teaching training and identity, based on the relationships established in the Pedagogical Projects of these courses. Its methodology is based on Discursive Textual Analysis, which seeks to read the analyzed data, moving between the two forms: content analysis and discourse analysis, being the key to the study of the courses’ Pedagogical Projects, specifically the internship syllabi from each university selected for the research, such as Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina and Universidade Federal do Rio Grande. The proposition of objectives and analysis of empirical material made it possible to identify three distinct realities from the reading of the courses’ Pedagogical Projects, each with its singularities and particularities in relation to its contribution to the initial training of future geography teachers. There are, after all, courses that enhance certain identities and courses that prioritize certain training models according to their professional needs. <![CDATA[Evaluation of dissertation abstracts: implementation of a proposal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto tem como objetivo principal examinar o processo de autoavaliação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada. Para tanto, estabeleceu-se com outro programa, de uma universidade confessional, uma parceria para avaliar a adequação dos 87 resumos das dissertações defendidas no mestrado em Educação, no período de 2017 a 2020. A partir dos descritores de autoavaliação, definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, avaliou-se o contexto institucional. O procedimento metodológico foi avaliar, por meio de um instrumento avaliativo, a presença ou não de indicadores de qualidade dos referidos resumos. Após a análise dos dados, constatou-se que há uma demanda pelo aperfeiçoamento dos resumos e uma necessidade de revisão do instrumento avaliativo.<hr/>Abstract The main objective of this paper is to examine the self-assessment process developed in the Postgraduate Program in Education of a private university. To this end, a partnership was established with another program, from a confessional university, to assess the adequacy of the 87 abstracts of dissertations defended in the Master’s Degree in Education, between 2017 and 2020. Based on the self-assessment descriptors, defined by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, the institutional context was evaluated. The methodological procedure was to evaluate, through an evaluative instrument, the presence or absence of quality indicators of these abstracts. After analyzing the data, it was found that there is a demand for improvement of the abstracts and a need for revision of the evaluative instrument. <![CDATA[Educational reforms in São Paulo state and their repercussions on school organization and teacher autonomy (1995-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100406&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo são analisadas as repercussões das reformas educacionais paulistas na organização da escola e na autonomia docente. Considerando o sistema de avaliação como elemento persistentemente presente nas reformas e sua articulação com a dimensão curricular, buscou-se verificar de que forma alteraram o âmbito da escola. Considera-se na análise a política educacional paulista no período de 1995-2018, expressa em diferentes programas e projetos. Para tanto, apresentam-se alguns elementos documentais em diálogo com a produção bibliográfica. O artigo decorre de pesquisa mais ampla que investigou diversas dimensões da política educacional paulista no referido período. Neste estudo, buscou-se compreender como os pressupostos da Nova Gestão Pública se manifestam nas políticas educacionais, estabelecendo maior controle sobre as escolas e produzindo uma precariedade subjetiva nas condições de trabalho do magistério, especialmente na autonomia docente, com perda do controle sobre os meios e os fins do processo de ensino. Observou-se que a implementação do sistema de avaliação, instrumento central das reformas educacionais que permaneceu ao longo dos anos, associado à exigência de um currículo oficial, trouxe uma nova lógica nas escolas e refletiu-se na redução significativa da autonomia didática pedagógica dos professores e em maior controle do trabalho e das organizações escolares.<hr/>Abstract This article analyzes the repercussions of educational reforms on school organizations and teacher autonomy in São Paulo state. Considering the assessment system as a persistently feature in the reforms and its articulation with the curricular dimension, it was verified how these elements changed the school scope. The analysis considers the educational policy of São Paulo between 1995 and 2018, expressed in different programs and projects. For this purpose, some documentary elements are presented in dialogue with the bibliographical production. The article was carried out based on a broader research that investigated several dimensions of the educational policy of São Paulo state in this period. This study aimed to understand how the assumptions of the new public management are manifested in educational policies, establishing greater control over schools and producing a subjective precariousness in teacher’s working conditions, especially in teaching autonomy, with loss of control over the means and ends of the teaching process. It was observed that the implementation of the evaluation system, a central instrument of the educational reforms that remained over the years, associated with the requirement of an official curriculum created a new logic in schools and was reflected in the significant reduction of teacher`s pedagogical autonomy and in greater control of work and school organizations. <![CDATA[The transition into Higher Education: the challenges faced by first-year students during the emergency remote teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100407&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Ensino Superior apresenta aos estudantes experiências ricas, mas também desafiadoras e as dificuldades vivenciadas pelos ingressantes neste novo nível de ensino podem se associar ao baixo rendimento acadêmico, às reprovações, aos atrasos na finalização do curso, ao adoecimento e à evasão. O ensino remoto emergencial, adotado diante da pandemia de COVID-19, trouxe novos desafios aos alunos e às instituições. O objetivo deste estudo é analisar as dificuldades vivenciadas por ingressantes de uma universidade pública na transição para o Ensino Superior no contexto do ensino remoto emergencial após oito semanas de aulas. Trata-se de uma investigação qualitativa com 16 ingressantes, com idades entre 17 a 27 anos (M=19,8, DP= 3,34), 56% do sexo masculino e 31% se autodeclaram negros. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que um quarto das dificuldades vivenciadas na transição para o Ensino Superior referem-se às condições de ensino e à mediação pedagógica, além das adversidades nas condições de estudo e aprendizagem, na regulação emocional, nas interações sociais e na carreira. Os resultados revelaram que as variáveis pessoais, pedagógicas e contextuais influenciam a transição dos estudantes para o Ensino Superior. E as ações voltadas à promoção do sucesso acadêmico dos estudantes devem atentar-se para o desenvolvimento profissional docente, para a autorregulação da aprendizagem e para os serviços de apoio aos estudantes.<hr/>Abstract Higher Education is an environment that offers students rich but also challenging experiences, and the struggles faced by newly admitted students are associated with low performance, failures, delays in completing the course, illness, and dropout. Emergency remote teaching dued to the outbreak of the COVID-19 pandemic has brought new challenges for learners and institutions. This study aims to analyze the struggles faced by first-year students in the transition to a public university during emergency remote teaching after eight weeks of classes. This qualitative research was conducted with 16 first-year students, aged between 17 and 27 years old (M=19.8, SD=3.34), 56% of the students were male and 31% of them self-identified as Afro–Brazilian. Semi-structured interviews were used to collect the data which were analyzed by thematic content analysis. The results indicated that a quarter of the difficulties experienced in the transition to higher education refers to teaching conditions and pedagogical mediation, in addition to challenges in study and learning conditions, emotional regulation, social interactions, and restricted social interactions. The results showed that personal, pedagogical, and contextual factors impact the student’s transition into Higher Education. Academic success improvement programs should emphasize teaching professional development, self-regulated learning, and student academic support services. <![CDATA[Peer Mentoring Proposal for the continued training of teachers in Elementary School I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100408&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O cenário contemporâneo educacional tem-se tornado mais complexo e diversificado, sendo que o educador pode-se deparar com alunos que apresentam diversas demandas educacionais, exigindo dele um conhecimento que esteja alinhado às especificidades desses estudantes. Dessa forma, a formação continuada é de extrema importância para os docentes, independentemente do estágio profissional em que se encontram. Este artigo tem como objetivo propor, teórica e metodologicamente, um modelo de mentoria entre pares no processo de compartilhamento do conhecimento, entre docentes do Ensino Fundamental I, dentro da formação continuada na educação básica. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo. Os resultados obtidos permitiram desenvolver a base teórica para a proposição de um modelo de mentoria entre pares para a formação continuada de professores pela ótica da Gestão do Conhecimento em contexto educacional. Concluiu-se que a proposta de mentoria entre pares dentro da formação continuada de professores auxilia na partilha do conhecimento, gerando novos saberes e impactando positivamente no desenvolvimento docente e na qualidade do ensino em sala de aula.<hr/>Abstract The contemporary educational scenario has become more complex and diverse, and educators may be faced with students who have diverse educational demands, exacting knowledge that is aligned with the specificities of these students. Therefore, continued training is extremely important for teachers, regardless of their professional stage. This article aims to propose a peer mentoring model in the process of sharing knowledge, among elementary school teachers, within continuing education in basic education. The methodology of this study is of an applied nature, a qualitative approach using a bibliographic review using narrative and integrative literature review methods. In this way, the results obtained provided a theoretical basis for proposing a peer mentoring model for the continued training of elementary school teachers from the perspective of Knowledge Management in educational context. Therefore, it was concluded that the proposal for peer mentoring within training can help share knowledge, generating new knowledge and positively impacting teacher development and the quality of teaching in the classroom. <![CDATA[The training of the educational research subject: contributions from hermeneutics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ensaio discute a problemática concernente à formação do sujeito pesquisador diante da exigência de adequabilidade conceitual da pesquisa bibliográfica a partir das contribuições da hermenêutica. Apresenta alguns princípios hermenêuticos que podem servir de referência à formação do sujeito pesquisador no que se refere à interpretação textual e conceitual na pesquisa educacional. Conclui que a pesquisa educacional encontra, na postura hermenêutica, ferramentas conceituais indispensáveis para tomar de maneira mais adequada possível a vulnerabilidade da condição da educabilidade humana.<hr/>Abstract The essay discusses the issue concerning the training of the research subject in view of the requirement of conceptual suitability of bibliographical research based on the contributions of hermeneutics. It presents some hermeneutical principles that can serve as a reference for the formation of the research subject with regard to textual and conceptual interpretation in educational research. It concludes that educational research finds, in the hermeneutic posture, indispensable conceptual tools to take the vulnerability of the condition of human educability in the most adequate way possible. <![CDATA[Auditory Processing Disorder: between educational policies and pedagogical practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100410&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Transtorno do Processamento Auditivo constitui uma alteração do sistema nervoso central que dificulta a compreensão das informações, interferindo na aprendizagem das crianças. A presente pesquisa buscou compreender os conhecimentos constituídos pelos professores do Ensino Fundamental sobre essa condição de existência e os modos como operam junto aos escolares que o apresentam. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo junto a professores da rede estadual de educação de um município do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que tanto os professores como as redes de ensino desconhecem o Transtorno do Processamento Auditivo e, por consequência, as estratégias pedagógicas que podem beneficiar os estudantes com essa condição. As conclusões permitem afirmar que abordar essa temática com os profissionais da educação é fundamental para a inclusão de estudantes com essa condição, pois a falta de conhecimento sobre o tema dificulta a identificação e pode produzir lacunas nos processos de aprendizagem desses estudantes.<hr/>Abstract Auditory Processing Disorder is an alteration of the central nervous system that makes it difficult to understand information, interfering with children’s learning. This research sought to understand the knowledge constituted by elementary school teachers about this disorder and the ways in which they operate with students who have it. The research is based on a bibliographic review and field research with teachers from the state education network in a municipality in the west of Santa Catarina. The results show that both teachers and educational networks are unaware of Auditory Processing Disorder and, consequently, the pedagogical strategies that can benefit students who have it. By allowing to affirm that approaching this theme with education professionals is fundamental for the inclusion of students with this condition, since the lack of knowledge on the subject makes identification difficult and can produce gaps in the learning processes of these students. <![CDATA[Teaching internship as a possible space for professor pedagogical training for higher teaching in postgraduate programs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100414&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar o estágio de docência como espaço para a formação pedagógica de professores para o magistério superior na perspectiva de coordenadores e integrantes de programas de pós-graduação stricto sensu vinculados à área de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Tendo sido aplicada uma entrevista semiestruturada com a participação dos coordenadores e membros das comissões dos programas de pós-graduação, a análise dos dados permitiu identificar a valorização do estágio de docência como um momento de formação para a docência e o desenvolvimento profissional. Quanto às análises e discussões sobre os aspectos relacionados ao estágio, de acordo com os participantes, na maioria das vezes, essas práticas configuram-se como inexistentes nas reuniões de colegiado e em outros âmbitos dos programas de pós-graduação considerados neste estudo. No que se refere ao papel do estágio de docência como espaço de formação pedagógica para o magistério superior, os coordenadores e os integrantes de comissões coordenadoras de programas de pós-graduação participantes desta investigação demostraram valorizar essa etapa e consideram-na importante no processo de desenvolvimento profissional docente. Vale ressaltar que os resultados apresentados refletem uma realidade particular, com sua cultura e especificidades, inclusive no que concerne às possíveis influências epistemológicas existente na área das Ciências Biológicas.<hr/>Abstract This article presents the results of a qualitative research that aimed to analyze the teaching internship as a space for the pedagogical training of teachers for higher education from the perspective of coordinators and members of stricto sensu postgraduate programs linked to the area of Science. Biological and Health of Federal University of Viçosa. Considering the use of semi-structured interviews, with the participation of coordinators and members of the postgraduate program committees, data analysis identified an appreciation of the teaching internship as a moment of training for teaching and professional development. With regard to analyzes and discussions on aspects related to the internship, according to the participants, in most cases, there is a non-existent practice in collegiate meetings and in other areas of the postgraduate programs considered in this study. Regarding the role of the teaching internship as a space for pedagogical training for higher education, the coordinators and members of stricto sensu postgraduate programs participants demonstrated that they value this stage and consider it important in the process of teaching professional development. It is worth highlighting that the results presented reflect a particular reality with its culture and specificities, including with regard to possible epistemological influences present in the area of Biological Sciences. <![CDATA[Multi-grade teaching and learning in rural South Africa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100416&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article aims to delve into the distinctive teaching and learning strategies utilised in multi-grade classrooms situated in rural areas of the Free State Province, South Africa. Through an exploration of the intricacies inherent in these environments, the article aims to pinpoint effective teaching strategies tailored to meet the unique requirements of learners within this context. This qualitative study engaged 14 Intermediate Phase educators and 6 principals from multi-grade schools in the Lejweleputswa and Fezile Dabi education districts. Purposive sampling was utilised to select participants. Data collection involved semi-structured interviews, while qualitative thematic analysis, employing an interpretive qualitative approach, was utilised for data analysis. Teaching strategies in multi-grade classrooms exhibit notable diversity, shaped by factors such as teacher personality, subject matter, and classroom dynamics. The strategies employed in these settings reflect the teacher’s skills, lesson objectives, and the physical arrangement and space available in the classroom. However, both teachers and principals lack sufficient orientation or training in the specific strategies essential for effective multi-grade teaching.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo explorar as estratégias de ensino e aprendizagem distintas utilizadas em salas de aula multisseriadas situadas em áreas rurais da Província do Estado Livre, na África do Sul. Através de uma análise das complexidades inerentes a esses ambientes, o artigo busca identificar estratégias de ensino eficazes adaptadas para atender às necessidades únicas dos alunos nesse contexto. Este estudo qualitativo envolveu 14 educadores da Fase Intermediária e 6 diretores de escolas multisseriadas nos distritos educacionais de Lejweleputswa e Fezile Dabi. A amostragem intencional foi utilizada para selecionar os participantes. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas, enquanto a análise temática qualitativa, empregando uma abordagem qualitativa interpretativa, foi utilizada para a análise dos dados. As estratégias de ensino em salas de aula multisseriadas exibem uma diversidade notável, moldada por fatores como a personalidade do professor, a matéria ensinada e a dinâmica da sala de aula. As estratégias utilizadas nesses ambientes refletem as habilidades do professor, os objetivos das aulas e a disposição física e o espaço disponível na sala de aula. No entanto, tanto os professores quanto os diretores carecem de orientação ou treinamento suficientes nas estratégias específicas essenciais para o ensino multisseriado eficaz. <![CDATA[The role of Geography teacher trainers in public school networks in São Paulo city]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100417&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo discute o papel dos formadores de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista, sob a perspectiva dos próprios sujeitos. As reflexões apresentadas fazem parte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, finalizada, na área da Educação. A referida investigação coletou dados por intermédio de entrevistas, utilizando roteiros semiestruturados, com três formadores de professores que atuavam em diferentes instituições das redes públicas de ensino. Eles representavam a totalidade de formadores para a disciplina de Geografia no município da pesquisa. Os resultados demonstram que os participantes buscam romper com as práticas formativas diretivas. De modo inverso, eles auxiliam os professores na promoção de mediações e formações dialogadas. Os resultados revelaram dificuldades, por parte dos formadores, em descrever o papel que desempenhavam junto aos professores de Geografia, que apesar de possuírem concepções similares aos primeiros, encontravam contextos de atuação e prioridades formativas das instituições distintas.<hr/>ABSTRACT This article discusses the role of Geography teachers’ trainers in public schools in a city in the state of São Paulo, from the perspective of the participants themselves. The reflections presented are part of an Academic Master’s research, completed in the field of Education. This investigation collected data through interviews, using a semi-structured interview guide, with three teacher trainers who worked in different institutions from the public education network. They represented the totality of trainers for the discipline of Geography in the municipality where the research was developed. The results demonstrate that the participants seek to disconnect from the directive training practices. Conversely, they assisted the teachers by promoting mediation and dialogued training. Moreover, the results revealed difficulties on the part of the trainers, in describing the role they played together with Geography teachers and that, despite holding similar conceptions, the contexts of action and the training priorities of the institutions differed. <![CDATA[The child’s education according to the concept of negative education in Rousseau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100420&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é destacar o conceito de educação negativa dentro da concepção teórico pedagógica de Jean-Jacques Rousseau, em específico para a educação da criança. Esse conceito não se encontra desenvolvido na maioria dos trabalhos acadêmicos que tratam questões sobre pedagogia ou educação na obra: Emílio ou da Educação. Por essa razão e, para trazer entendimento à importância e lugar teórico desse conceito, nossa explanação se distribui em quatro partes, a saber: 1) A educação deve ser pensada num programa de educação do ser humano enquanto tal, o que engloba a educação privada e pública, da criança ao adulto, articulando natureza e civilização, por conseguinte; 2) É preciso distinguir entre natureza e artifício, preservando e desenvolvendo a primeira para o exercício da real liberdade em sociedade. 3) Para entendimento da posição do filósofo, é necessário retomar o contexto histórico de sua época, o qual se estabeleceu no embate entre a tradição aristocrática e as transformações teorizadas pelo iluminismo francês e, por fim, 4) apresentamos uma definição da relevância da posição defendida por Rousseau acerca de uma educação da criança, a educação negativa, que promove seu desenvolvimento natural contra os enganos da artificialização social.<hr/>Abstract The objective of this article is to highlight the concept of negative education within Jean-Jacques Rousseau’s theoretical pedagogical conception, specifically, for children’s education. This concept is not developed in most academic works that deal with questions about pedagogy or education in the work: Emílio ou da Educação (Emilio or the Education). For this reason and, to bring understanding to the importance and theoretical place of this concept, our explanation is divided into four parts, namely: 1) Education must be thought of in a program of education for the human being as such, which encompasses private education and public, from children to adults, articulating nature and civilization, therefore; 2) It is necessary to distinguish between nature and artifice, preserving and developing the former for the exercise of real freedom in society; 3) To understand the philosopher’s position, it is necessary to return to the historical context of his time, which was established in the clash between the aristocratic tradition and the transformations theorized by the French Enlightenment, and, finally; 4) We present a definition of the relevance of the position defended by Rousseau regarding a child’s education, negative education, which promotes their natural development against the mistakes of social artificialization. <![CDATA[The pedagogical-political Project as an instrument to strengthen Democratic Management]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar o papel que o Projeto político-pedagógico exerce nos espaços educacionais para auxiliar na efetivação da Gestão Democrática. Para tanto, foram realizadas consultas de produções científicas (teses e dissertações) sobre o referido tema nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. As buscas partiram do pressuposto de que o Projeto político-pedagógico é um dos instrumentos para o fortalecimento e a efetivação de uma Gestão Democrática e participativa nas escolas. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática com análise qualitativa e partimos de critérios predefinidos para a inclusão e exclusão dos documentos para estudos. A amostra pesquisada compreende o período de 2015 a 2023. Foram selecionados oito trabalhos, sendo seis dissertações e duas teses. A partir do levantamento emergiram resultados relativos à importância da Gestão Democrática nos espaços educacionais, a (re)afirmação do Projeto político-pedagógico como um dos instrumentos para efetivação da democracia, bem como, documento norteador das projeções e ações no âmbito das escolas. Em contrapartida, surgiram questões relacionadas a elaboração do documento de forma antidemocrática, apenas para confirmar decisões tomadas individualmente e como mera formalização burocrática.<hr/>Abstract The aim of this study is to investigate the role that the Pedagogical Political Project plays in educational spaces to help make democratic management a reality. To this end, scientific productions (theses and dissertations) on the subject were consulted in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the Capes Catalog of Theses and Dissertations. The searches were based on the assumption that the Pedagogical Political Project is one of the instruments for strengthening and implementing democratic and participatory management in schools. The methodology used was a systematic review with qualitative analysis, based on predefined criteria for the inclusion and exclusion of documents for study. The sample surveyed covers the period from 2015 to 2023. Eight papers were selected, six dissertations and two theses. From the survey emerged results relating to the importance of Democratic Management in educational spaces, the (re)affirmation of the Pedagogical Political Project as one of the instruments for making democracy effective, as well as a guiding document for projections and actions within schools. On the other hand, questions arose about the document being drawn up in an undemocratic way, just to confirm decisions made individually and as a mere bureaucratic formalization. <![CDATA[School physical education and the language domain: a review study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100502&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo teve como objetivo investigar a inserção da Educação Física na área de Linguagens, a partir da análise da produção científica relacionada ao tema. Trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram analisados 14 artigos selecionados nas bases do Portal de Periódicos Capes e do Google Acadêmico, oriundos de pesquisas bibliográficas/documentais ou da realidade escolar. A partir da Análise Textual, emergiram três categorias: Base Nacional Comum Curricular e a Educação Física na área de linguagens: entre avanços e retrocessos; a busca por pressupostos para sustentar a Educação Física enquanto linguagem, e a Educação Física na área de linguagens: práticas pedagógicas escolares e relatos de professores. Constatamos a necessidade de reavaliar o papel da Educação Física na Área de Linguagens, reconhecendo sua capacidade de enriquecer a educação com perspectivas históricas, culturais e críticas, na construção da cidadania e da consciência social. Quanto aos pressupostos teóricos para a compreensão da Educação Física enquanto linguagem, podemos destacar a busca por sustentação na semiótica, em Bakhtin, na hermenêutica de Gadamer e de Mauro Betti do campo da Educação Física. Apesar desses esforços, as pesquisas no contexto escolar indicam dificuldades na efetivação da Educação Física neste novo espaço curricular, devido à hierarquização de outros componentes, considerados adequados à lógica empregatícia. Portanto, há necessidade de uma abordagem crítica e interdisciplinar, na qual teorias da linguagem e da compreensão de cultura corporal de movimento entrelacem-se, transcendendo a compreensão do corpo para além dos limites biológicos e estendendo-se à expressividade e às diversas manifestações culturais.<hr/>ABSTRACT This article aimed to investigate the integration of Physical Education into the Language domain through an analysis of the scientific production related to the topic. It is a literature review, in which 14 articles selected from the Portal Periódicos Capes and Google Scholar databases were analyzed, originating from bibliographic/documentary research or from the school reality. Through Textual Discursive Analysis, three categories emerged: BNCC and Physical Education in the language domain: between advances and setbacks; the search for assumptions to support Physical Education as a language, and Physical Education in the language domain: school pedagogical practices and teachers’ reports. We found the need to reassess the role of Physical Education in the Language domain, recognizing its ability to enrich education with historical, cultural, and critical perspectives in the construction of citizenship and social awareness. Regarding the theoretical assumptions for understanding Physical Education as a language, we can highlight the search for support in semiotics, Bakhtin, Gadamer’s hermeneutics and Mauro Betti from the field of Physical Education. Despite these efforts, research in the school context indicates difficulties in implementing Physical Education in this new curricular space, due to the prioritization of other components considered suitable for employment logic. Therefore, there is a need for a critical and interdisciplinary approach, in which language theories and understanding of body movement culture intertwine, transcending the understanding of the body beyond biological limits and extending to expressiveness and various cultural manifestations. <![CDATA[Online interventions to foster self-regulated learning in Higher Education: review of Brazilian literature]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100503&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As competências autorregulatórias são cada vez mais necessárias no meio acadêmico universitário, contudo os modelos presenciais para a promoção da autorregulação da aprendizagem não conseguem atender a demanda de estudantes que precisam desenvolver essas competências, devido à escassez de intervenções oferecidas. Para ampliar as possibilidades, modelos de intervenção on-line têm sido usados como aliados da autorregulação entre os estudantes universitários. Apesar dos esforços nessa direção, poucas iniciativas foram encontradas na literatura brasileira. Este estudo objetiva examinar a literatura nacional sobre ferramentas on-line voltadas para a promoção do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem de estudantes no Ensino Superior. Fez-se uma revisão sistemática de natureza empírica de trabalhos publicados entre 2017 e 2023, nas seguintes bases de dados: SciELO, Redalyc, Portal de Periódicos da Capes e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foram analisados oito trabalhos, sendo seis dissertações e duas teses. Os resultados indicaram a prevalência de ferramentas que abordam a autorregulação da aprendizagem de forma indireta, além de uma tendência em incorporar recursos que permitem estimular o desenvolvimento dos processos autorregulatórios nas plataformas virtuais de aprendizagem. Espera-se que novas ferramentas on-line sejam implementadas, para que os processos autorregulatórios se tornem cada vez mais acessíveis aos estudantes universitários.<hr/>ABSTRACT Self-regulatory skills of learning are increasingly necessary in Higher Education, nevertheless face-to-face models promoting self-regulated learning are not able to meet the demands of students who need to develop such skills, due to the lack of interventions offered. To expand the possibilities, online intervention models have been used as allies of self-regulated learning among university students. Despite efforts in this direction, few initiatives were found in Brazilian literature. This study aims to examine the national literature on online tools designed to promote the development of self-regulated student learning in Higher Education. A systematic review of empirical papers, published between 2017 and 2023, was carried out in the following databases: SciELO, Redalyc, Portal de Periódicos Capes and Catalog of Theses and Dissertations Capes. Eight works were analyzed: six dissertations and two theses. Results indicated the prevalence of tools that indirectly address self-regulation of learning, in addition to a tendency to incorporate resources that allow stimulation of development of self-regulatory processes in virtual learning platforms. It is expected that new online tools be implemented so that self-regulatory processes become increasingly accessible to university students.