Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620240001&lang=en vol. 22 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Beyond the curricular silences of coloniality: the reverberation of decolonial curricula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100235&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo objetiva mostrar que, apesar de a colonialidade ser forte nos currículos, ela está sendo questionada em diferentes espaços, inclusive nos currículos de formação de professores. Para tal propósito, aproximamo-nos do campo teórico dos estudos decoloniais, que, ao mesmo tempo em que critica o processo de construção e imposição da colonialidade, traz possiblidades de ruptura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade da região centro-oeste do país. Pela análise qualitativa efetuada, conclui-se que a presença de sujeitos de diversos movimentos e grupos culturais trouxe, para dentro dos currículos, discussões que vão questionando a colonialidade, com destaque para a lógica da universalidade, o desejo de uniformidade e a lógica da produção dos estereótipos.<hr/>Abstract The article aims to show that, although coloniality is strong in curricula, it has been questioned in different settings, including teacher education curricula. For this purpose, we have approached the theoretical field of decolonial studies, which, while criticizing the process of construction and imposition of coloniality, bring up possibilities of disruption. The research was carried out through semi-structured interviews with students of different teaching courses in a university in the central-west region of the country. A qualitative analysis has enabled us to conclude that the presence of subjects from different cultural movements and groups has brought into the curricula discussions that question coloniality, with an emphasis on the logic of universality, the desire for uniformity and the logic of production of stereotypes.<hr/>Resumen El artículo pretende mostrar que, a pesar de que la colonialidad es fuerte en los planes de estudio, está siendo cuestionada en diferentes espacios, incluso en los programas de formación docente. Para ello, nos acercamos al campo teórico de los estudios decoloniales que, al mismo tiempo en que critica el proceso de construcción e imposición de la colonialidad, trae posibilidades de ruptura. La investigación fue realizada a través de entrevistas semiestructuradas a académicos de diferentes carreras de una universidad de la región centro-oeste del país. A través del análisis cualitativo realizado, se concluye que la presencia de sujetos de diferentes movimientos y grupos culturales ha traído a los programas de estudio discusiones que cuestionan la colonialidad, con énfasis en la lógica de la universalidad, el deseo de uniformidad y la lógica de producción de estereotipos. <![CDATA[Mathematics Education “of” Indigenous: dialogues with ethnomathematics and mathematics for social justice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100236&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes.<hr/>Abstract School and academic mathematics, in the context of indigenous education, presents a curricular organization subordinated to western, colonized and homogenized logic. In view of this, we reflect on the curricular and pedagogical challenges of teaching mathematics to indigenous students and propose a dialogue with approaches to a Mathematics Education “for” indigenous people. This text is a theoretical essay, of an exploratory type, arising from the study of literature referring mainly to the constructs of ethnomathematics and mathematics for social justice. More than promoting indigenous students' access to education, it is necessary to recognize social structures that prevent their active participation, such as overcoming the ethnocentric curriculum. We understand that equity will only be achieved when decolonial pedagogical attitudes and practices, in relation to mathematical knowledge, are present.<hr/>Resumen La matemática escolar y académica, en el contexto de la educación indígena, presenta una organización curricular subordinada a la lógica occidental, colonizada y homogeneizada. Ante esto, reflexionamos sobre los desafíos curriculares y pedagógicos de la enseñanza de matemáticas a estudiantes indígenas y proponemos un diálogo con enfoques para una Educación Matemática “de” los indígenas. Este texto es un ensayo teórico, de tipo exploratorio, que surge del estudio de la literatura referida principalmente a los constructos de la etnomatemática y la matemática para la justicia social. Más que promover el acceso de los estudiantes indígenas a la educación, es necesario reconocer estructuras sociales que impiden su participación activa, como la superación del currículum etnocéntrico. Entendemos que la equidad sólo se logrará cuando estén presentes actitudes y prácticas pedagógicas decoloniales, en relación con el conocimiento matemático. <![CDATA[Contextualized education:challenges and possibilities from the perspective of teachers at a municipal public school In Jucás, Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100237&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetivou identificar os principais problemas e potencialidades na utilização da educação contextualizada na escola Antônio José de Melo, em Jucás, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa com emprego de questionário semiestruturado e entrevistas para coleta de dados e informações. Como técnicas de análise, empregaram-se a análise do conteúdo e a do discurso a partir de três matrizes: educação, meio ambiente e sociedade; educação e discente; e educação e docente. Os resultados apontaram que as matrizes educação, meio ambiente e sociedade; e educação e discente apresentam quatro problemas. Quanto à matriz educação e docente, alega um montante de sete problemas. Em conclusão, a pesquisa mostra que a maior quantidade de problemas que influencia o processo de ensino-aprendizagem advém da matriz educação e docente.<hr/>Abstract This article aimed to identify the main problems and potentialities in the use of contextualized education at the Antônio José de Melo school, in Jucás, state of Ceará. This is a case study with a qualitative and quantitative approach using a semi-structured questionnaire and interviews to collect data and information. As analysis techniques, content and discourse analysis were used from three matrices: education, environment and society; education and students; and education and teaching. The results showed that the matrices education, environment and society; and education and students, present four problems. As for the education and teaching matrix, it alleges a total of seven problems. In conclusion, the research shows that the largest number of problems that influence the teaching-learning process come from the education and teaching matrix.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo identificar los principales problemas y potencialidades del uso de la educación contextualizada en la escuela Antônio José de Melo, en Jucás, estado de Ceará. Se trata de un estudio de caso con un enfoque cualitativo y cuantitativo que utiliza un cuestionario semiestructurado y entrevistas para la recogida de datos e información. Como técnicas de análisis se utilizaron análisis de contenido y discurso desde tres matrices: educación, medio ambiente y sociedad; educación y estudiantes; y educación y enseñanza. Los resultados mostraron que las matrices educación, medio ambiente y sociedad; y educación y estudiantes, presentan cuatro problemas. En cuanto a la matriz de educación y enseñanza, alega un total de siete problemas. En conclusión, la investigación muestra que la mayor cantidad de problemas que influyen en el proceso de enseñanza-aprendizaje provienen de la matriz educación y enseñanza. <![CDATA[Educational policies in brazilian reality after-BNCC: a focus on educational efficiency and educational effectiveness or on student formation?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100238&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva analisar a produção científica com ênfase na relação entre qualidade na educação e formação integral nas políticas educacionais brasileiras entre 2017 e 2020, disseminada nos periódicos de Educação, por meio dos pressupostos da revisão integrativa. Utilizou-se das bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, Google Acadêmico, Edubase, Scielo, Scopus e PEDro, adotando os descritores: “Qualidade na educação” and “Formação Integral” and “BNCC”. A seleção resultou em um n. amostral de 356 artigos, dos quais foram selecionados 18. Os dados foram analisados e categorizados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Richardson (2017). Os resultados demonstraram que a qualidade educacional defendida prioriza o tempo de permanência na escola e a melhoria dos resultados nas avaliações, visando à preparação ao mercado e não uma formação integral dos sujeitos.<hr/>Abstract This article has as objective analyzing a scientific production with an emphasis on the relationship between quality in education and integral formation in brazilian educational policies in the period from 2017 to 2020, disseminated in newspapers in the field of education, through the assumptions of the integrative review. The collection used the databases: Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar, Edubase, Scielo, Scopus and PEDro, using the descriptors: "Quality in education" and "Integral Formation" and "BNCC". The selection resulted in a no. sample of 356 articles, of which 18 were selected,. The data were analyzed and categorized based on the assumptions of the content analysis by Richardson (2017). The results demonstrated that the defended educational quality prioritizes the time spent in school and the improvement of the results in the evaluations, aiming at the preparation to the market and not an integral formation of the subjects.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objectivo analizar la producción científica con énfasis en la relación entre la calidad en la educación y la formación integral en las políticas educativas brasileñas en el período de 2017 a 2020, difundidas en revistas de educación, a través de los supuestos de la revisión integradora. La colección usó las bases de datos: Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar, Edubase, Scielo, Scopus y PEDro, utilizando los descriptores: “Calidad en la educación” y “Formación integral” y “BNCC”. La selección resultó en un no. muestra de 356 artículos, de los cuales se seleccionaron 18. Los datos fueron analizados y categorizados en base a los supuestos del análisis de contenido por Richardson (2017). Los resultados demostraron que la calidad educativa defendida prioriza el tiempo de escolarización y la mejora de los resultados en las evaluaciones, apuntando a la preparación al mercado y no a una formación integral de los sujetos. <![CDATA[Corporate Education: a new way of education in the Public Service in Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100239&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Educação, tendo como problema: “Como se dá a contribuição da formação continuada desenvolvida no setor público baiano por meio da Educação Corporativa (EC)? O objetivo geral do estudo foi analisar a influência da EC sobre a modernização das atividades produzidas nos órgãos públicos, com a adoção da Lei de Instrutoria Interna, embasando a fundamentação teórica nos autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) e em documentos oficiais que regulamentam a EC no Estado. O percurso metodológico caracteriza-se como um trabalho de caráter descritivo e qualitativo, com base na revisão bibliográfica, com o procedimento de um estudo de caso. Os principais resultados foram: apresentação de uma reflexão acerca da gestão de pessoas no Estado da Bahia; conhecimento mais sistemático da Lei de Instrutoria Interna e os teóricos que dão suporte pedagógico a essa proposta; entendimento mais amplo da metodologia utilizada nos cursos de capacitação do Estado.<hr/>Abstract This article is an excerpt from research developed during the Professional Master&amp; Degree in Education, with the problem: “How is the contribution of continuing education developed in the Bahian public sector through Corporate Education (CE)? The general objective of the study was to analyze the influence of the EC on the modernization of activities produced in public bodies, with the adoption of the Internal Instruction Law, basing the theoretical foundation on the authors Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) and in official documents that regulate CE in the State. The methodological path is characterized as descriptive and qualitative work, based on a bibliographical review, with the procedure of a case study. The main results were: presentation of a reflection on people management in the State of Bahia; more systematic knowledge of the Internal Instruction Law and the theorists who provide pedagogical support to this proposal; broader understanding of the methodology used in State training courses.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de una investigación desarrollada durante la Maestría Profesional en Educación, con el problema: “¿Cómo se desarrolla la contribución de la educación continua en el sector público bahiano a través de la Educación Corporativa (CE)? El objetivo general del estudio fue analizar la influencia de la CE en la modernización de las actividades producidas en los organismos públicos, con la aprobación de la Ley de Instrucción Interna, basando la fundamentación teórica en los autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) y en documentos oficiales que regulan la EC en el Estado. El camino metodológico se caracteriza por ser un Trabajo descriptivo y cualitativo, basado en una revisión bibliográfica, con el procedimiento de un estudio de caso. Los principales resultados fueron: presentación de una reflexión sobre la gestión de personas em el Estado de Bahía; conocimiento más sistemático de la Ley de Instrucción Interna y de los teóricos que brindan sustento pedagógico a esta propuesta; una comprensión más amplia de la metodologia utilizada en los cursos de formación estatales. <![CDATA[Curricular experiences in youth and adult education: unprecedented viable encounters]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100240&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo, que traz o recorte de duas pesquisas no campo educacional, pretende problematizar o currículo escolar contemporâneo, pautado por uma lógica empresarial e atravessado por movimentos conservadores, para responder à pergunta “de que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada, subtração de direitos sociais e crise sanitária?” Para tal, analisa o currículo de uma escola pública de Educação de Jovens e Adultos do município de Porto Alegre, cujas práticas permitem perspectivar outros modos de existência e outros mundos possíveis. Como ferramental teórico-metodológico utiliza-se de conceitos foucaultianos para analisar os documentos da instituição pesquisada. Conclui que o currículo analisado constitui-se como importante dispositivo de (re)existência em épocas de individualismo, fragmentação e intolerâncias.<hr/>Abstract This article, which brings the clipping of two researches in the educational field, intends to problematize the contemporary school curriculum, guided by a business logic and crossed by conservative movements, to answer the question “what curriculum do we need in times of fractured democracy, subtraction of social rights and health crisis?” To this end, it analyzes the curriculum of a public school for Youth and Adult Education in the city of Porto Alegre, whose practices allow us to look at other modes of existence and other possible worlds. As a theoretical-methodological tool, Foucault's concepts are used to analyze the documents of the researched institution. It concludes that the analyzed curriculum constitutes an important device of (re)existence in times of individualism, fragmentation and intolerance.<hr/>Resumen Este artículo, que trae el recorte de dos investigaciones en el campo educativo, pretende problematizar el currículo escolar contemporáneo, guiado por una lógica empresarial y atravesado por movimientos conservadores, para responder a la pregunta “¿qué currículum necesitamos? en tiempos de democracia fracturada, ¿sustracción de derechos sociales y crisis de salud?” Para ello, analiza el currículo de una escuela pública de Educación de Jóvenes y Adultos de la ciudad de Porto Alegre, cuyas prácticas permiten mirar otros modos de existencia y otros mundos posibles. Como herramienta teórico-metodológica, los conceptos de Foucault se utilizan para analizar los documentos de la institución investigada. Concluye que el currículo analizado constituye un importante dispositivo de (re) existencia en tiempos de individualismo, fragmentación e intolerancia. <![CDATA[Curriculum creations with podcast narratives in research with everyday life]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A produção de narrativas trazidas em conversas durante encontros virtuais com 'docentesdiscentes' nos períodos da pandemia e pós-Covid-19 possibilitou criar currículos, a partir das redes educativas que formamos e pelas quais somos formados. Ao narrar a vida e literaturizar a ciência, em vivências de ‘práticasteorias' com podcasts, via ambientes virtuais, criou-se um acervo de áudios com produções sensíveis, em um período de extrema necessidade de escuta, acolhimento e afetividade. Defendemos em nossas pesquisas que, nas conversas, currículos são fabulados nos cotidianos da pesquisa, narrativas e escutas se entrelaçam para novas criações. Neste artigo, vamos narrar essa história com a intercessão de Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço e muitas outras vozes com as quais conversamos e que nos ajudam a fabular a criação de 'conhecimentossignificações'.<hr/>Abstract The production of narratives brought in conversations during virtual meetings with 'student teachers' during the pandemic and post-Covid-19 periods, made it possible to create curricula, based on the educational networks that we form and by which we are formed. By narrating life and literaturizing science, in experiences of 'practices-theories' with podcasts, via virtual environments, a collection of audios with sensitive productions was created, in a period of extreme need for listening, reception and affection. We defend in our research that, in conversations, curricula are fabled in the daily life of research, narratives and listening intertwine for new creations. In this article, we are going to narrate this story with the intercession of Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço and many other voices with which we talk and that help us to fable the creation of 'knowledge-meanings'.<hr/>Resumen La producción de narrativas que se construyen mientras ocurren los encuentros virtuales con ‘docentesdiscentes’ en los periodos de la pandemia y después del Covid-19 ha garantizado la creación de currículos a partir de las redes educativas de que formamos parte y a partir de las cuales somos formados. Al narrar la vida y al literaturizar la ciencia con la ayuda de vivencias de ‘prácticasteorías’ a través de podcasts, por medio de ambientes virtuales, fue creado un acervo de pistas con producciones sensibles, en un periodo de gran necesidad de escucha, acogida y afectividad. En nuestras investigaciones, postulamos que, a través de las charlas, los currículos pasan a ser fabulados en los cotidianos de la investigación y, a la vez, las escuchas se entretejen para nuevas creaciones. En este artículo, vamos a narrar esta historia de la mano del marco teórico de Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço y otras voces más con las cuales conversamos y que nos ayudan a fabular la creación de ‘conocimientossignificaciones’. <![CDATA[Practical Strategies for Curriculizing of Engagement of Community]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100242&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A extensão apresenta-se em um contexto de mudanças de diretrizes e concepções com a chegada da Resolução CNE/CES n.º 7/2018, pela qual foram exigidas mudanças institucionais até dezembro de 2021. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias práticas para a curricularização da extensão dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tendo como base a identificação de pontos positivos e negativos da curricularização dessa instituição. O referencial teórico está fundamentado em gestão universitária, extensão e currículo. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa. Percebeu-se a deficiência de capacitação, a ausência de uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimentos e dificuldades de cadastramento das atividades de extensão. O estudo resultou na elaboração de dez estratégias para o gerenciamento das etapas do processo de curricularização de maneira institucionalizada.<hr/>Abstract The extension is presented in a context of changes in guidelines and concepts with the arrival of Resolution CNE/CES n.º 7/2018, in which institutional changes are required until December 2021. This article has as general objective to elaborate practical strategies for the curricularization of the extension of IFSC undergraduate courses, based on the identification of positive and negative points of the curriculum of this institution. The theoretical framework is based on university management, extension and engagement of community. The research is of an applied, descriptive nature, a case study with a qualitative approach. There was a lack of training, the lack of a platform for generating and sharing knowledge and difficulties in registering extension activities. The study resulted in the elaboration of ten strategies for managing the stages of the curricularization process in an institutionalized way.<hr/>Resumen La extensión se presenta en un contexto de cambios en lineamientos y conceptos con la llegada de la Resolución CNE/CES n.º 7/2018, en la que se requieren cambios institucionales hasta diciembre de 2021. Este artículo tiene como objetivo general elaborar estrategias prácticas para la curricularización de la extensión de los cursos de pregrado de la IFSC a partir de la identificación de puntos positivos y negativos del currículo de esta institución. El marco teórico se fundamenta en la gestión universitaria, extensión y currículo. La investigación es de carácter descriptivo aplicado, un estudio de caso con enfoque cualitativo. Faltaba capacitación, falta una plataforma para generar y compartir conocimientos y dificultades para registrar las actividades de extensión. El estudio resultó en la elaboración de diez estrategias para gestionar las etapas del proceso de curricularización de manera institucionalizada. <![CDATA[Digital cultures and curriculum acts in teaching education in fake news times]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100243&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.<hr/>Abstract This article aims to present a co-created experience with pre-service teachers from a public university on fake news, post-truth and surveillance in social networks examining uninformative performances in the political, economic and social scenario in Brazil. Therefore, lessons were based on the research of: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. Overall, results showed that pre-service teachers had mobile devices, however, they were unaware of fake news dissemination procedure. Due to this, those lessons were an opportunity to raise awareness of different ways of building critical education which fights against existing ambivalence on digital techonology networks.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia co-creada con estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe sobre noticias falsas, posverdad y vigilancia en las redes con una mirada a las actuaciones (des)informales cruzadas en el escenario político, económico y social. en Brasil. Para ello, las clases fueron guiadas por el marco abordado en este estudio, entre algunos de ellos se encuentran: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. En general, los resultados mostraron que los estudiantes tenían dispositivos móviles digitales, pero desconocían el proceso de difusión de noticias falsas, por lo que las clases sobre este contenido fueron una oportunidad para sensibilizar sobre formas de llevar a cabo una educación crítica dirigida a combatir las ambivalencias manifestadas en lo digital en red. <![CDATA[Edgar Morin’s seven knowledges as epistemological foundations in on-line teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100244&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou: (i) identificar as impressões da organização e do desenvolvimento de curso on-line, por meio da coleta de indicadores sobre o processo de formação continuada; (ii) analisar as contribuições por meio dos relatos dos professores participantes de curso on-line sobre a possibilidade de os sete saberes de Edgar Morin subsidiarem o início do acolhimento do pensamento complexo na prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a formação continuada on-line de 28 professores portugueses e brasileiros. Como suporte metodológico, utilizaram-se a netnografia e, exclusivamente, um repositório digital na web como lócus de produção de dados. Os resultados indicam que os docentes adquirem saberes teóricos e práticos ao longo da carreira, por meio de estudos, da prática pedagógica e das trocas com seus pares. Conclui-se que a mudança epistemológica no acolhimento do pensamento complexo necessita de processos de formação continuada presencial ou on-line.<hr/>Abstract This article is the result of a research that aimed: (i) to identify impressions of the organization and development of an on-line course, through the collection of indicators on the continuing education process; (ii) to analyze the contributions through the reports of the participating teachers in an on-line course about the possibility of Edgar Morin’s seven knowledges subsidize the beginning of the embracement of the complex thinking in pedagogical practice. Qualitative research, of the case study type, involved the on-line continuing education of 28 Portuguese and Brazilian teachers. As a methodological support, the Netnography was used and exclusively a digital repositor on the web as the locus of data production. The results indicate that teacher acquire theoretical and practical knowledge throughout their careers, through studies, pedagogical practice and exchanges with their peers. It is concluded that the epistemological change in the embracement of complex thinking requires continuing education processes in-person or on-line.<hr/>Resumen Este artículo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo: (i) identificar las impresiones de la organización y del desarrollo del curso en línea, por medio de la recolección de indicadores sobre el proceso de formación contínua; (ii) analizar las contribuciones mediante los relatos de los docentes participantes de curso en línea, sobre la posibilidad de que los siete saberes de Edgar Morin subsidien el inicio de la recepción del pensamiento complejo en la práctica pedagógica. La investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, involucró la formación contínua en línea de 28 docentes portugueses y brasileños. Como soporte metodológico se utilizaron la netnografía y, exclusivamente, un repositorio digital en la web como locus de producción de datos. Los resultados indican que los docentes adquieren saberes teóricos y prácticos a lo largo de su carrera, por medio de estudios, de prácticas pedagógicas y de los intercambios con sus pares. Se concluye que el cambio epistemológico en la adopción del pensamiento complejo requiere procesos de formación contínua presencial o en línea. <![CDATA[Writing practices by students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in higher education: speeches, trajectories and traces]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ingresso de pessoas com TEA na educação superior é recente e cada vez mais comum. Esse nível de ensino requer práticas de escrita complexas, potencializadas ou dificultadas a depender das barreiras vivenciadas e das mediações oferecidas. Por meio da análise de questionários que focam na escrita, respondidos por 13 estudantes com TEA, de cinco Universidades Federais do Sul do Brasil, essa trajetória educacional foi revisitada com o intuito de indicar caminhos que podem tornar as práticas docentes atentas à diversidade. Os resultados, analisados pela perspectiva foucaultiana de discurso, apontam a dificuldade de interação como a principal barreira, a produção textual como dependente de indicações muito claras e mostram que as práticas “disfuncionais” devem ser reinterpretadas como formas alternativas de construção de sentidos que necessitam ser consideradas nas trajetórias curriculares.<hr/>Abstract The entry of people with ASD into higher education is recent and increasingly common. This level of education requires complex writing practices, enhanced or hindered depending on the barriers experienced and the mediations offered. Through the analysis of questionnaires that focus on writing, answered by 13 students with ASD, from five Federal Universities in the South of Brazil, this educational trajectory was revisited with the aim of indicating ways that can make teaching practices attentive to diversity. The results, analyzed from the Foucauldian perspective of discourse, point to the difficulty of interaction as the main barrier, textual production as dependent on very clear indications and show that “dysfunctional” practices must be reinterpreted as alternative forms of meaning construction that need considered in curricular trajectories.<hr/>Resumen El ingreso de personas con TEA en la educación superior es reciente y cada vez más común. Este nivel educativo requiere prácticas de escritura complejas, que se pueden potenciar o dificultar en función de las barreras experimentadas y las mediaciones ofrecidas. A través del análisis de cuestionarios centrados em la escritura, respondidos por 13 estudiantes con TEA, de cinco Universidades Federales del sur de Brasil, se revisó esta trayectoria educativa para indicar formas que pueden hacer prácticas de enseñanza atentas a la diversidad. Los resultados, analizados bajo la perspectiva foucaultiana del discurso, señalan la dificultad de la interacción como principal barrera, la producción textual como dependiente de indicaciones muy claras y muestran que las prácticas “disfuncionales” deben ser reinterpretadas como formas alternativas de construcción de significados que deben ser considerados. en las trayectorias curriculares. <![CDATA[Challenges and possibilities in the trajectory of a deaf student in a integrated technical course at the federal institute of Rondônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762024000100246&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo tem por objetivo caracterizar e discutir as demandas e as ações no atendimento à primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), avaliando as conquistas e os desafios vivenciados por ela e pelos profissionais envolvidos no seu percurso formativo na Instituição. A metodologia se configurou em um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foi realizada escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação dos envolvidos no processo educacional. Os resultados apresentaram êxito na trajetória da estudante por meio do atendimento educacional especializado, a partir de adaptações nos formatos das avaliações, no plano de ensino em Libras e nas propostas de acessibilidade desenvolvidas na pandemia da Covid-19.<hr/>Abstract This study aims to characterize and discuss the demands and actions in assisting the first deaf student in a technical course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (Ifro), in Brazil, evaluating the achievements and challenges experienced by her and the professionals involved in their training at the Institution. The methodology was configured in a case study, with a literature review and analysis of legal documents. Sensitive listening to experience reports was carried out, in view of the need for adaptation of those involved in the educational process. The results were successful in the student's trajectory through specialized educational service, based on adaptations in the evaluation formats, in the teaching plan in Libras (Brazilian Language Sign) and in the accessibility proposals developed in the Covid-19 pandemic.<hr/>Resumen El presente estudio tiene como objetivo caracterizar y discutir las demandas y acciones en la atención de la primera alumna sorda en un curso técnico en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rondonia (Ifro), evaluando los logros y desafíos experimentados por ella y por los profesionales involucrados en su trayectoria formativa en la institución. La metodología se fundamentó en un estudio de caso, con revisión bibliográfica y análisis de documentos legales. Los informes de la experiencia fueron escuchados atentamente, teniendo en cuenta la necessidad de la adaptación de los involucrados en el proceso educativo. Los resultados presentan suceso durante el trayecto de la estudiante por medio del atendimento educacional especializado, a partir de las adaptaciones del formato de las evaluaciones, en el plano de la enseñanza de la lengua de signos y en las proposiciones de la accesibilidad desarrolladas en la pandemia del Covid-19.