Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220110001&lang=en vol. 34 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Autonomia e reconhecimento: dois conceitos-chave na formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensaio quer mostrar porque autonomia e reconhecimento deveriam ser considerados dois conceitos-chave para uma discussão adequada dos objetivos do processo de educação. Recorrendo à fundamentação kantiana da autonomia e aos argumentos hegelianos acerca do reconhecimento, é possível revelar a relação mútua entre os dois conceitos; uma relação da qual a teoria de reconhecimento, defendida por A. Honneth, faz a condição para conquistar a verdadeira autonomia e autoestima.<hr/>The essay tries to show why autonomy and recognition should be taken as two key-concepts for an adequate discussion of educational aims. Recurring to the kantian foundation of autonomy and the hegelian arguments on recognition, its possible to reveal the mutual relationship between both concepts; a relationship which is shown by A. Honneths theory of recognition as the condition to achieve real autonomy and self-esteem. <![CDATA[Aprender haciendo: paideia y phronesis en Aristóteles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Es opinión común que el sistema educativo presenta carencias en muchos lugares del mundo. En parte, los defectos de la paideia contemporánea se deben a la falta de claridad en sus objetivos, así como a la falta de fundamentación y de operatividad de sus valores. Nos preguntamos en este artículo si la tradición aristotélica puede contribuir en algo a la superación de estas deficiencias. Para dar respuesta a esta cuestión se presentan textos de Aristóteles y de algunos pensadores neo-aristotélicos contemporáneos, como Alasdair MacIntyre, Hans Jonas, Amartya Sen y Pierre Aubenque. La conclusión es que la tradición aristotélica nos ayuda a identificar los fines adecuados de la educación. Para esta tarea resultan muy valiosos los conceptos aristotélicos de naturaleza humana, función del ser humano y felicidad. Al mismo tiempo, encontramos en la tradición aristotélica argumentos para fundamentar los valores. Por último, y junto a la educación en valores, defendemos aquí la propuesta de una educación en virtudes, con especial énfasis en la virtud de la phronesis.<hr/>It is commonly believed that the education system presents deep problems in many places around the world. In part, the shortcomings of the contemporary paideia are due to the lack of clarity in its objectives, as well as to the lack of foundation and functionality of their values. In this paper we study the possible contribution of the Aristotelian tradition to overcome these shortcomings. In order to answer this question, we bring here some of the writings of Aristotle and neo-Aristotelian contemporaries thinkers, such as Alasdair MacIntyre, Hans Jonas, Amartya Sen and Pierre Aubenque. The conclusion is that the Aristotelian tradition can help us indeed in identifying the proper purposes of education. For this task, the Aristotelian concepts of human nature, function of human being and happiness are very valuable. At the same time, we find in the Aristotelian tradition sound arguments to found the values. Finally, we defend here the proposal of some sort of virtues education, along with values education, with special emphasis on the virtue of phronesis. <![CDATA[A formação e o conceito de indivíduo na Renascença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute o desenvolvimento do conceito de formação na Renascença. Com base na investigação dos textos de Lutero, Erasmo e Pico della Mirandola, examina três diferentes modelos pedagógicos, que constituem a mentalidade renascentista. Desse modo, reconstrói o horizonte interpretativo no qual assume destaque o conceito de indivíduo.<hr/>This article discusses the development of the concept of the educational process in the Renaissance. Based on the investigation of the writings of Luther, Erasmus, and Pico della Mirandola, three different pedagogical models are examined, which constitute the Renaissance way of thinking. Thus, reconstructing the interpretative horizon in which the concept of the individual assumes prominence. <![CDATA[Formação como plasma social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a condição e a possibilidade da formação na sociedade atual. Partindo do reconhecimento da insuficiência teórica, da dispersão semântica e da miséria pragmática do conceito tradicional de formação, o autor, após empreender uma crítica radical da cultura (da sociedade de consumo do nosso tempo), propõe um novo modo de compreender a formação, fazendo uma reinterpretação da alegoria da caverna de Platão e introduzindo o conceito de plasma social.<hr/>This article discusses the condition and the possibility of the educational process in modern day society. Through the recognition of theoretical inadequacy, semantic dispersion, and lack of pragmatics in the traditional concept of the educational process, the author, after undertaking a radical critique of culture (of present consumer society), proposes a new way of understanding the process of education, reinterpreting Plato’s allegory of the cave, and introducing the concept of social plasma. <![CDATA[Dois rapazes teimosos: a formação nas figuras do espírito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a queda dos fundamentos metafísicos da razão, surge a necessidade de revisar a formação na alegoria da caverna platônica. Para isso, buscamos apoio nas categorias hegelianas da fenomenologia do espírito - estoicismo, ceticismo e consciência infeliz -, não obstante a distância histórica que separa as duas experiências formativas. Para Hegel, a formação do espírito não pode ocorrer igual à metáfora dos rapazes teimosos (ceticismo ou estoicismo), pois isso leva justamente ao desenvolvimento da consciência infeliz. A saída pode estar na articulação desses elementos na ideia do reconhecimento. Porém, levando em conta a situação em que se encontram os aprisionados no fundo da caverna, cremos que ainda não existe aí tal espírito da formação, embora não se possa dizer o mesmo sobre a presença da Filosofia. Resta saber se essa oposição contribui também para desencadear as experiências de fracasso da formação atualmente e, ainda, de que maneira é possível articular esses dispositivos para que o reconhecimento não seja negado.<hr/>With the fall of the metaphysical foundations of reason, comes the necessity of revising the education in the allegory of the Platonic cave. For this, we seek support on the Hegelian phenomenology of the spirit - stoicism, skepticism and unhappy consciousness - despite the historical distance that separates the two educative experiences. To Hegel, the education of the spirit can not occur like the metaphor of the stubborn boys (skepticism or stoicism), because it leads rightly to the development of the unhappy consciousness. The solution might be in the articulation of these elements in the recognition idea. However, considering the situation that those ones trapped at the bottom of the cave find themselves, we believe that there is not such education spirit yet, although we can not say the same about the presence of Philosophy. The question is whether this opposition is also contributing to trigger the failure experiences in education today and also how it is possible to articulate these devices so that the recognition do not be denied. <![CDATA[Formação (Bildung): entre o sagrado e o profano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo parte do reconhecimento que a formação (Bildung) encontra-se em crise, gerando transformações em todo o sistema educacional. A crise, de natureza sócio-política, projeta novas perguntas sobre as condições de possibilidade da formação e a relação homem-natureza (crise ecológica). Na análise dessa crise, assume relevância o processo de secularização, suas metamorfoses simbólicas (o deslocamento do sagrado ao profano) e as repercussões na política, em especial, para o Estado nacional. Conclui pela impossibilidade de pensar a formação sem a autocompreensão dos profundos efeitos causados pelos laços internos gerados em tal processo de secularização, que desloca elementos do sagrado ao profano, como um modo de manter vínculo social.<hr/>The article starts from the recognition that the process of learning (Bildung) is in crisis, generating changes in the educational system. The crisis, of socio-political nature, projects new questions related to the conditions of the possibility in the learning process and the relation of man-nature (an ecological crisis). In the analysis of this crisis the process of secularization assumes an important role, its symbolic metamorphoses (the displacement of the sacred to the profane), and the impact on politics, especially in relation to the National State. It comes to the conclusion that it is impossible to think of the process of learning without self comprehension of the deep effects caused by the internal loops generated in this process of secularization, which shifts the sacred to the profane elements, as a way of maintaining social ties. <![CDATA[Formação da identidade em tempos de mudanças velozes e multiplicidade normativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A identidade (como identidade de papéis ou identidade do eu) não é mais fundada e estabilizada através de arranjos socioestruturais. Concepções pós-modernas de identidade enfocam a abertura da formação de identidade por toda vida e compreendem a pessoa como produto da pluralidade de suas escolhas fáticas realizadas. Essa é uma descrição a partir da perspectiva exterior. Baseado em dados empíricos, mostra-se, no entanto, que as pessoas mesmas definem a relevância identitária das características próprias, das escolhas feitas anteriormente e das mudanças pessoais. Elas asseguram sua identidade através do autocomprometimento com valores que lhe são importantes. Para muitos, suas convicções morais lhes são importantes. O comprometimento com valores, o qual corresponde à moral autônoma universal moderna, permite a estabilização a longo prazo de uma identidade baseada na fidelidade a princípios.<hr/>Identity no longer is founded and stabilized by socio-structural arrangements - as were role identity and ego identity. Post-modern identity theories emphasize life-long flexibility and see the person as a product of the multiplicity of all the decisions made. This is a description from a third person perspective. In contrast, on the basis of empirical data it is shown that individuals themselves define the identity relevance of their personal characteristics, previous decisions and changes in their orientations. They safeguard their identity by committing themselves to values they care about. Many care about their moral beliefs. The values that correspond to the modern autonomous universalistic morality allow to stabilize a principled identity over time. <![CDATA[Crítica à moral e educação: sobre o espírito livre de Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta as reflexões sobre a educação (Erziehung) presente nas obras Humano, Demasiado Humano e Aurora, de Friedrich Wilhelm Nietzsche. Num primeiro momento, apresenta-se a crítica de Nietzsche à moralidade dos costumes e a relação com suas reflexões sobre a educação; num segundo momento, mostra-se a peculiaridade da figura do espírito livre e sua relação com esta crítica. O espírito livre é a tipologia em que a crítica à moralidade dos costumes atinge a sua maturidade, uma espécie de consciência positiva da necessidade incontornável da crítica.<hr/>The paper presents Friedrich Wilhelm Nietzsche’s reflections about education (Erziehung) in his works Human all to Human and Daybreak. In a first moment, we present Nietzsche’s critic of morality of customs and the relation with his reflections about education. In a second moment, we show the peculiarity of the figure of the free spirit and his relation with this critic. The free spirit is the typology in which the morality of customs critic reaches its maturity, a kind of positive consciousness about the unavoidable necessity of critic. <![CDATA[A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto socializa o resultado da análise de documentos elaborados pela OCDE, buscando identificar as concepções de educação e de formação docente que esta instituição defende. A escolha da OCDE como referência de análise sobre a temática da formação de professores está ligada ao papel que este organismo desempenha em relação à educação, o que tem se manifestado por meio de documentos, da divulgação de relatórios de pesquisa e do “aconselhamento” oferecido aos países membros e a outros. A conclusão a que se chegou a partir das análises é a de que a OCDE sustenta que a educação desempenha um papel-chave para o crescimento econômico, ressaltando a importância do professor para a qualidade do ensino.<hr/>The text socializes the result of the analysis of documents elaborated by OCDE, searching to identify the conception of education and of teacher’s formation that this institution defends. The choice of OCDE, as a reference of analysis about the theme of teacher’s formation, is linked to the role that this organization plays in relation to the education, what has been manifested through documents, the release of research reports and the “advisory” offered to the member countries and to others. The OCDE supports that the education plays a key role to the economic growth and emphasizes the importance of the teacher to the quality of teaching. <![CDATA[Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo analisou os diferentes tipos de pergunta de compreensão de texto, que podem estimular o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Foram analisadas sete coleções de livros didáticos de língua portuguesa, sendo identificados 13 tipos de perguntas. Em cinco coleções, observou-se um baixo investimento de questões voltadas para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. No entanto, duas coleções se destacaram pela diversidade das perguntas de compreensão dessa natureza.<hr/>This study analysed the different types of comprehension questions that can contribute for the development of argumentative skills. Seven groups of Portuguese textbooks (each group containing four books) were analysed and 13 types of question were identified. A low investment in the questions aimed for the development of argumentative skills was found in five, out of seven textbook groups. However, two groups of textbooks revealed great diversity in the type of comprehension questions proposed. <![CDATA[Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho situa-se no campo das reflexões atuais sobre as contribuições que as Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial as tecnologias da Web 2.0, agregam ao processo formador de educadores. Tomamos como campo empírico a experiência de docência em uma disciplina da estrutura curricular de um programa de pós-graduação em Educação. Caracterizada como uma atividade mediada por um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, buscou-se proporcionar espaços de interação virtual, trabalho e produção de textos/hipertextos cooperativos com o suporte da tecnologia wiki. Os dados analisados são oriundos dos registros interativos encontrados neste ambiente. Observa-se que, entre o discurso produzido no cotidiano sobre as facilidades e agilidade na comunicação, quando proporcionados por ambientes propícios para isso, os efeitos gerados não são exatamente aqueles que corroboram os discursos circulantes. O enfrentamento de problemas simples, como a apropriação do ambiente virtual e as inter-relações com a escrita do outro, constituem-se como atravessamentos que devem ser trabalhados a priori em um trabalho apoiado por tal tecnologia.<hr/>This work is located in the field of current reflections on the contributions that the Virtual Digital Technologies (TDVs), especially the technologies of Web 2.0, add to the process of a teacher educator. We take as an empirical field the experience of teaching in a discipline of the curriculum of a program of a Post Graduation Program in Education. Characterized as an activity mediated by a virtual environment of collaborative learning, we sought to provide virtual spaces for interaction, work and production of texts/ hypertext cooperative with the support of wiki technology. The data analyzed come from the interactive records found in this environment. It is observed that among the political discourse of the daily on the advantages and flexibility in communication, as provided by environments that are conducive to this, the effects produced are not exactly those that support the circulating discourses. Facing the simple problems, such as the ownership of the virtual environment and interaction with the writing of the other, constitute crossings that must be worked in advance in a work supported by the technology. <![CDATA[Construção de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aborda-se a construção das identidades docentes, argumentando-se que decorrem das regulações do trabalho do professorado em cada contexto. Na primeira parte do texto apresenta-se uma concepção de identidade, defendendo-se a constante provisoriedade das identidades e indicando-se que são resultado de disputas. Ao aplicar-se essa noção ao caso do professorado, afirma-se que a intensa referência às identidades, atualmente, denota que vivemos um momento de transformação do que se espera do trabalho docente. As identidades docentes não são conferidas ao acaso, nem dependem, exclusivamente, da formação recebida. Para exemplificar tal tese, na segunda parte do texto são apresentadas a gênese e a constituição da docência na Argentina, onde, com o passar do tempo, distintos modelos de docentes têm sido enfatizados: o modelo vocacional - sacerdotes e vestais; o de funcionários de Estado; o de técnicos especializados; o de trabalhadores assalariados. Por fim, nas conclusões, retoma-se o abordado, relacionando-o com o título do trabalho.<hr/>The present work concerns the construction of teaching identities, arguing that they result from the work regulations of teachers in each historical context. In the first part a conception of identity is presented, in which the constant provisional of the identities and indicating that they are results of disputes. Applying this idea into the teaching matter, it is affirmed that the intense reference to identities, currently, indicates that we live a moment of transformation of what is expected of the teaching work. The teaching identities are not settled accidentally, nor depend, exclusively, of the education acquired. In order to give an example for this thesis, in the second part of the text the genesis and the constitution of teaching in Argentina are presented. There, as time goes by, distinct model have been enphasized: the vocational model - clergymen and vestals; the one of public servants; the one of specialized technicians; the one of paid workers. In the conclusions the topic approached is recalled, connecting it to the title of the present paper.