Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20210003&lang=en vol. 21 num. 70 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Práticas docentes: narrativas e representações sociais (Volume II)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301012&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The self-report and listening to the Other - violence and responsibility in the teaching narratives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nosso artigo surge das reflexões sobre as implicações éticas da escuta dos relatos de si de professoras durante as pesquisas dos cotidianos. Ao pesquisar o que fazemos? Pesquisar é escarafunchar a alma alheia? Os sentidos do discurso? É uma atribuição de sentido para além da própria existência do objeto ou sujeito? A pesquisa poderia ser especialmente baseada na escuta e não no que se discorre acerca do escutado? Esse exercício se dá no contexto de execução de grupos de estudo bimestrais com professoras de uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Temos como disparadores a leitura: literária ou antropológica e é ela que nos comove e dá comoção (trabalho de campo). Em lugar de interpelar as professoras através dos discursos da resistência e enfrentamento, traçamos um expediente de compreensão quando atravessamos muitos dos limiares presentes nos modos de abordar as falas docentes e interrogar os limites dos epistêmicos e políticos pertencentes aos paradigmas informados pelo patriarcado. Nossa pesquisa passa por assumir nossa abertura incondicional e o que nela podemos perceber durante o exercício da escuta de outras profissionais de fé: as professoras da escola. E este artigo é o fruto dessa expansão. Um dos resultados não pressupostos da experiência de escuta. Escutamos e não ensinamos algo objetivo que vá mudar a ação docente de forma que possamos medir, qualificar, quantificar, etc. Nos modificamos mutuamente, em alguma medida não medida, ao tentar nos abrir eticamente ao Outro.<hr/>Abstract Our article arises from reflections on the ethical implications of listening to teachers' self-reports during research with everyday life. When researching what do we do? Is researching the soul of another? The senses of discourse? Is it an attribution of meaning beyond the existence of the object or subject? Could the research be based mainly on listening and not on what is said about what was heard? This exercise takes place in the context of bimonthly study groups with the teachers of a municipal school in the Duque de Caxias, Rio de Janeiro. We have as triggers of the movements, the reading: literary or anthropological and it is what moves us (fieldwork). Instead of questioning the teachers through the discourse of resistance and confrontation, we can trace an expedient of understanding when we cross many of the thresholds present in the ways of approaching the teaching speeches and interrogating the limits of the epistemics and politicians belonging to the paradigms informed by the patriarchy. Our research involves assuming our unconditional openness and what we can perceive in it during the exercise of listening to other professionals of faith: the school teachers. And this article is the result of that expansion. One of the unsupported results of the listening experience. We listen and do not teach something objective that will change the teaching action so that we can measure, qualify, quantify ... we modify each other, in some measure, not measured, when trying to open ourselves ethically to the Other.<hr/>Resumen Nuestro artículo surge de reflexiones sobre las implicaciones éticas de escuchar los actos de autoinforme de las docentes durante la investigación diaria. ¿Al investigar lo que hacemos? ¿Investigar el alma de otro? Los sentidos del discurso? ¿Es una atribución de significado más allá de la existencia misma del objeto o sujeto? ¿Podría la investigación basarse especialmente en escuchar y no en lo que se dice sobre lo que se escucha? Este ejercicio se lleva a cabo en el contexto de la ejecución de grupos de estudio bimensuales con maestras de una escuela municipal en Duque de Caxias, Río de Janeiro. Tenemos la lectura como disparadores: literarios o antropológicos y es lo que nos mueve (trabajo de campo). En lugar de interrogar a las maestras a través de los discursos de resistencia y confrontación, delineamos un expediente de comprensión cuando cruzamos muchos de los umbrales presentes en las formas de abordar los discursos de las profesoras e interrogar los límites de los epistémico y políticos que pertenecen a los paradigmas informados por el patriarcado. Nuestra investigación implica asumir nuestra apertura incondicional y lo que podemos percibir en ella durante el ejercicio de escuchar a otras “profesionales de la fe”: las maestras de escuela. Y este artículo es el resultado de esa expansión. Uno de los resultados no compatibles de la experiencia de escucha. Escuchamos y no enseñamos algo objetivo que cambiará la acción de enseñanza para que podamos medir, calificar, cuantificar ... nos modificamos mutuamente, en alguna medida no medida, cuando tratamos de abrirnos éticamente al Otro. <![CDATA[Continuing teacher education to include deaf student in higher education: experiences report]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301036&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em uma sociedade diversificada e cada vez mais preocupada com a equidade humana, compete ao professor uma atualização constante de seus conhecimentos, e consequentemente, ressignificação didática. Objetiva-se, neste artigo, portanto, discutir a importância da formação continuada de professores face à inclusão de um aluno surdo em sala de aula, em um curso de Pedagogia no interior de Minas Gerais, bem como, apresentar o gênero autobiográfico para se conhecer o contexto histórico do discente no intuito de identificar e desenvolver metodologias que promovam sua interação e mediação. Destina-se, ainda, relatar a experiência vivenciada por todos os sujeitos envolvidos na busca de alternativas de mediação, ensino, avaliação e por último, descrever as adaptações realizadas para respeitar a singularidade linguística do discente Surdo. A partir dessa perspectiva, o referencial teórico se pauta em autores como, Frison; Simão, Oliveira, Nacarato, Nóvoa e Foucault. A metodologia utilizada configura o relato de experiência associada à autobiografia de um aluno Surdo. Como resultado, observa-se que a formação continuada, atrelada ao trabalho em conjunto de professores e tradutor e intérprete de Libras, foi fundamental para entender demandas apresentadas a partir da especificidade do aluno surdo, além de compartilhar ações práticas e vivências de seus participantes durante esse processo.<hr/>Abstract In a diversified society and increasingly concerned with the human equity, it is up to the teacher constantly update his knowledge, and consequently didact reframing. This article aims to discuss the importance of continuing teacher education to include one deaf student in classroom space, in a Pedagogy course in the interior of Minas Gerais state, whilst presents the autobiographical genre to know the historical context of the student, in order to identify and develop methodologies that involve interaction and mediation. Aims, still, report the experience lived by all the people involved in the search for mediation alternatives, teaching, assessment, and finally, describe the adaptations developed to respect the linguistic singularity of the deaf student. From this perspective, the theoretical framework is based on authors such as Frison, Simão, Oliveira, Nacarato, Nóvoa and Foucault. The methodology used configures the experience report associated with the autobiography of a deaf student. As a result, it is observed that continuing teacher education linked is work together with teachers and interpreter of Libras was fundamental to understand the needs presented from the specificity of the deaf student, besides to sharing the practical actions and experiences of this participants during this process.<hr/>Resumen En una sociedad diversificada y cada vez más preocupada con la equidad humana, compete al profesor una actualización constante de sus conocimientos, y consecuentemente, una resignificación didáctica. Se objetiva, en este artículo, por lo tanto, discutir la importancia de la formación continuada de profesores ante la inclusión de un alumno sordo en el aula, en un curso de Pedagogia en el interior de Minas Gerais, así como presentar el género autobiográfico para que conozca el contexto histórico del discente con intuito de identificar y desarrollar metodologías que fomenten su interacción y mediación. Se destina aún, relatar la experiencia vivida por todos los sujetos involucrados en la búsqueda de alternativas de mediación, enseñanza, evaluación y por último, describir las adaptaciones realizadas para respetar la singularidad lingüística del discente sordo. A partir de esa perspectiva, el referencial teórico está basado en autores como, Frison, Simão, Oliveira, Nacarato, Nóvia y Foucault. La metodología utilizada configura el relato de experiencia asociada a la autobiografía de un alumno sordo. Como resultado, se observa que la formación continuada, relacionada al trabajo conjunto de profesores y traductor interprete de Libras, fue fundamental para entender demandas presentadas a partir de las especificidades del alumno sordo, aparte de compartir acciones prácticas y vivencias de sus participantes durante ese proceso. <![CDATA[The narrativity in continuing teacher training for inclusive education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301053&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de um estudo bibliográfico, analisaram-se os itinerários e resultados de duas pesquisas de Doutorado, defendidas em 2018 e 2019 no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A necessidade de encontrar caminhos que possibilitam uma formação continuada de professores para uma educação inclusiva originou essas investigações. Sabe-se que a formação inicial não é suficiente para preparar os professores para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico inclusivo, uma vez que as demandas, nesse sentido, se atualizam constantemente. Assim sendo, os objetivos deste texto foram analisar as contribuições da valorização da narratividade dos professores participantes de dois processos de formação continuada, um presencial e outro à distância, e identificar quais os pontos em comum entre os dois processos que levaram os participantes a uma reflexão e reconstrução de práticas pedagógicas a fim de incluir todos os estudantes na sala de aula comum. Concluiu-se que, em ambas as teses, a valorização da subjetividade dos professores participantes e o fundamento na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, BRASIL, 2008) foram pontos determinantes para o entendimento dos professores sobre o que é a inclusão e suas demandas. Ao narrarem as suas experiências docentes durante as duas formações investigadas, os participantes repensaram o modo como concebiam o ensino, a aprendizagem e a deficiência e entenderam que o papel de uma escola inclusiva é o de promover a plena participação de cada aluno, mas segundo a sua capacidade, sem a pretensão de que ocorra uma homogeneização da aprendizagem.<hr/>Abstract Based on a bibliographic study, the itineraries and results of two PhD studies defended in 2018 and 2019 at the Laboratory of Studies and Research in Teaching and Difference (LEPED) at the State University of Campinas (UNICAMP) were analyzed. The need to find ways that enable continuing education of teachers for inclusive education gave rise to these investigations. It is known that initial training is not enough to prepare teachers for the development of inclusive pedagogical work since demands, in this sense, are constantly updated. Therefore, the objectives of this text were to analyze the contribution values of the narrativity of the teachers participating in two processes of continuing education, one in person and the other one at distance. It also seeks to identify what the two processes have in common that led the participants to reflection and reconstruction of pedagogical practices, in order to include all students in the standard classroom. It was concluded that, in both theses, the valorization of the subjectivity of the participating teachers, as well as the foundation in the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI, BRASIL, 2008), were decisive points for the teachers’ understanding of what inclusion is and its demands. When narrating their teaching experiences during the two investigated courses, the participating teachers rethought the way they conceived teaching, learning and disability. It was understood that the role of an inclusive school is to promote full participation of each student. Yet, it should be according to their capacity and without pretension that homogenization of learning might occur.<hr/>Resumen De un estudio bibliográfico, fueron analizados los itinerarios y resultados de dos investigaciones doctorales, defendidos en 2018 y 2019 en el Laboratorio de Estudios e Investigaciones en Enseñanza y Diferencia (LEPED), de la Facultad de Educación (FE), de la Universidad Estatal de Campinas (UNICAMP). La necesidad de encontrar caminos, que permitan una formación continua de profesores para una educación inclusiva, originaron estas investigaciones. Se sabe que la formación inicial no es suficiente para preparar a los profesores para el desarrollo del trabajo pedagógico inclusivo, ya que las demandas, en este sentido, se actualizan constantemente. Siendo así, los objetivos de este texto fueron analizar los aportes de la apreciación de la narratividad de los docentes que participan em dos procesos de formación continua, uno presencial e y otro a distancia, e identificar cuáles son los puntos comunes entre los dos procesos que llevaron a los participantes a una reflexión y reconstrucción de prácticas pedagógicas para incluir a todos los estudiantes en el aula común. Se concluyó que, en ambas tesis, la valorización de la subjetividad de los profesores participantes, así como la base de la Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva (PNEEPEI, BRASIL, 2008) fueron puntos decisivos para la comprensión de los profesores de lo que es la inclusión y sus demandas. Al narrar sus experiencias de enseñanza durante las dos formaciones investigadas, los profesores participantes repensaron la forma en que concibieron la enseñanza, el aprendizaje y la discapacidad y entendieron que el papel de una escuela inclusiva es promover la plena participación de cada estudiante, pero de acuerdo con su capacidad, sin la pretensión de que se produce la homogeneización del aprendizaje. <![CDATA[Memories and narratives of rural education students mediated by reality notebook]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301072&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto nasce no seio das experiências formativas empreendidas na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Goiabeiras/Vitória, ES. Tem como objetivo dialogar com as memórias e narrativas dos sujeitos em formação, registradas nos Cadernos da Realidade, buscando à luz destas conhecer, reconhecer e compreender os processos enredados. Investiga como o uso desses cadernos tem potencializado as aprendizagens construídas nos territórios formativos do tempo universidade e do tempo comunidade. Fundamenta-se nos estudos de Walter Benjamin (1996), em especial nas discussões sobre experiência, e produz interlocuções teóricas com autores que caminham com o Movimento Nacional da Educação do Campo e a Formação por Alternância. Como perspectiva metodológica, analisa narrativas e memórias registradas nos Cadernos da Realidade a partir das discussões de Josso (2004) e Bertaux (2010). Compreende que os Cadernos podem ser empregados como mediações didático-pedagógicas da formação por alternância, capazes de propulsarem o pensar reflexivo e problematizador da inserção comunitária dos estudantes, do desenvolvimento profissional docente no campo e, ainda, da própria trajetória dos sujeitos na licenciatura em Educação do Campo.<hr/>Abstract This text is born within the formative experiences undertaken in the Degree in Rural Education, from the Federal University of Espírito Santo, on the campus of Goiabeiras / Vitória, ES. It aims to dialogue with the memories and narratives of the subjects in training, registered in the Reality Notebooks, seeking in the light of these to know, recognize and understand the processes involved. It investigates how the use of these notebooks has enhanced the learning built in the formative territories of university and community time. It is based on the studies of Walter Benjamin (1996), especially in the discussions about experience, and produces theoretical interlocutions with authors who walk with the National Movement of Rural Education and Training by Alternation. As a methodological perspective, it analyzes narratives and memories recorded in Reality Notebooks from the discussions of Josso (2004) and Bertaux (2010). It understands that the Notebooks can be used as didactic-pedagogical mediations of alternating training, capable of promoting reflective and problematizing thinking of the community insertion of students, of the professional development of teachers in the field and, also, of the subjects' own trajectory in Rural Education.<hr/>Resumen Este texto surge de las experiencias formativas realizadas en el Grado en Educación Rural, de la Universidad Federal de Espírito Santo, en el campus de Goiabeiras / Vitória, ES. Su objetivo es dialogar con los recuerdos y las narrativas de los sujetos en formación, registrados en los Cuadernos de Realidad, buscando a la luz de estos para conocer, reconocer y comprender los procesos involucrados. Investiga cómo el uso de estos cuadernos ha mejorado el aprendizaje construido en los territorios formativos del tiempo universitario y comunitario. Se basa en los estudios de Walter Benjamin (1996), especialmente en las discusiones sobre la experiencia, y produce interlocuciones teóricas con autores que caminan con el Movimiento Nacional de Educación y Capacitación Rural por Alternancia. Como perspectiva metodológica, analiza narraciones y recuerdos registrados en Cuadernos de Realidad a partir de las discusiones de Josso (2004) y Bertaux (2010). Entiende que los Cuadernos pueden usarse como mediaciones didáctico-pedagógicas de la capacitación de la alternancia, capaces de promover el pensamiento reflexivo y problematizar la inserción comunitaria de los estudiantes, el desarrollo profesional de los docentes en el campo y, también, la propia trayectoria de los sujetos en Educación do Campo. <![CDATA[For a new didactic: discourses and narratives in Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301097&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo reúne experiências realizadas em uma instituição de ensino superior confessional, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de convênio firmado com o Google para Educação, novas abordagens didáticas foram sugeridas aos professores de todos os cursos, objetivando uma maior qualificação das aulas e um maior interesse dos estudantes. Os docentes foram apresentados ao conceito de metodologias ativas, ferramentas que buscam dinamizar as aulas e tornar mais significativo o aprendizado dos estudantes. As falas de alunos de uma turma da disciplina Didática, oferecida aos cursos de História e Pedagogia, sobre as aulas, sobre as metodologias ativas e o uso de tecnologias Google, foram interpretadas com uso da Análise de Discurso. As falas foram coletadas na avaliação do curso e retratam, em certa medida, que muitos dos objetivos traçados, pela instituição quando da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas tecnológicas e pelo docente responsável quanto à sequência de ações didáticas, foram alcançados, e alguns deles até superados.<hr/>Abstract This article brings together experiences at a religious institution of higher education, located in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Based on an agreement signed with Google for Education, new didactic approaches were suggested to professors of all courses, seeking for a better qualification of the classes and greater student interest. Professors were introduced to the concept of active methodologies, tools that seek to dynamize classes and make learning more meaningful to students. The speeches of students of a Didactic class, offered to the courses of History and Pedagogy, were interpreted using Discourse Analysis, about the classes, about the active methodologies and about the use of Google technologies. The speeches were collected in the evaluation of the course and portray to a certain extent that many of the objectives set by the institution, when the proposal of the use of active learning methodologies and technological tools and by the teacher responsible, the sequence of didactic actions were achieved, and some of them even surpassed.<hr/>Resumen Este artículo reúne experiencias realizadas en una institución de enseñanza superior confesional, ubicada en el estado de Río de Janeiro, Brasil. A partir de un convenio firmado con Google para Educación, nuevos enfoques didácticos fueron sugeridos a los profesores de todos los cursos, con el objetivo de una mayor calificación de las clases y un mayor interés de los estudiantes. Los docentes fueron presentados al concepto de metodologías activas, herramientas que buscan dinamizar las clases y hacer más significativo el aprendizaje de los estudiantes. Las palabras de alumnos de una clase de la disciplina Didáctica, ofrecida a los cursos de Historia y Pedagogía, fueron interpretadas con el uso del Análisis de Discurso, sobre las clases, sobre las metodologías activas y el uso de tecnologías Google. Las palabras se recogieron en la evaluación del curso y retrata en cierta medida que muchos de los objetivos trazados por la institución, en la propuesta del uso de metodologías activas de aprendizaje y herramientas tecnológicas y por el docente responsable, la secuencia de acciones didácticas, y algunas de ellas hasta superadas. <![CDATA[Pedagogues in formation: systematic review of formative trajectories, identities, literacy and media profile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301114&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A identidade midiática do pedagogo em formação sofre influência direta da trajetória formativa e da representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão escolhida e na relação com as mídias em seu cotidiano. A partir dessa hipótese, o presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo verificar e analisar o perfil midiático do pedagogo em formação, numa possível articulação da constituição deste perfil com sua trajetória formativa e com a representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão do pedagogo. O propósito deste trabalho é apresentar um retrato temporal de pesquisas já realizadas sobre trajetórias formativas, representação social, identidades, letramento e perfil midiático, evidenciando desde o detalhamento do percurso metodológico até os resultados encontrados. A metodologia usada foi a revisão sistemática e o recorte temporal foi de 10 anos (2010 a 2020), que culminou na análise atenta de 75 trabalhos, resultantes de pesquisas acadêmicas da área da educação. O resultado evidenciou a relevância de pesquisas sobre identidades e sua interface com trajetória formativa, principalmente quando os sujeitos são pedagogos em formação. Discutir sobre identidade midiática dos pedagogos requer levar em consideração a sua relação com as mídias, como estas estiveram presentes em sua trajetória formativa e como essa relação contribuiu na constituição da sua identidade.<hr/>Abstract The media identity of the educator in training suffers direct influence from the formative trajectory and the social representation that these subjects have on the chosen profession and in the relationship with the media in their daily lives. From that hypothesis, this work integrates a doctoral research in progress that aims to verify and analyze the media profile of the educator in training, in a possible articulation of the constitution of this profile with his formative trajectory and with the social representation that these subjects have about the profession of the pedagogue. The purpose of this work is to present a temporal portrait of research already carried out on formative trajectories, social representation, identities, literacy and media profile, showing from the details of the methodological path to the results found. The methodology used was the systematic review and the time frame was 10 years (2010 to 2020), which culminated in the careful analysis of 75 works, resulting from academic research in the area of education. The result of this analysis showed the relevance and need for research on identities and their interface with a formative trajectory, especially when the subjects are educators in training. Discussing the media identity of pedagogues requires taking into account their relationship with the media, how they were present in their formative trajectory and how this relationship contributed to the constitution of their identity.<hr/>Resumen La identidad mediática del educador en formación sufre influencia directa de la trayectoria formativa y la representación social que estos sujetos tienen en la profesión elegida y en la relación con los medios en su vida cotidiana. Pensando en esta articulación necesaria, el presente trabajo integra una investigación doctoral en curso que tiene como objetivo verificar y analizar el perfil mediático del educador en formación, en una posible articulación de la constitución de este perfil con su trayectoria formativa y con la representación social que estos sujetos tienen sobre la profesión del pedagogo. El propósito de este trabajo es presentar un retrato temporal de la investigación ya realizada sobre trayectorias formativas, representación social, identidades, alfabetización y perfil de los medios, mostrando desde los detalles de la ruta metodológica hasta los resultados encontrados. La metodología utilizada fue la revisión sistemática y el período de tiempo fue de 10 años (2010 a 2020), que culminó en el análisis cuidadoso de 75 obras, resultado de la investigación académica en el área de la educación. El resultado de este análisis mostró la relevancia y la necesidad de investigar las identidades y su interfaz con una trayectoria formativa, especialmente cuando los sujetos son educadores en formación. Discutir la identidad mediática de los pedagogos requiere tener en cuenta su relación con los medios, cómo estuvieron presentes en su trayectoria formativa y cómo esta relación contribuyó a la constitución de su identidad. <![CDATA[Early Childhood Education teachers’ training: giving new meaning to teaching practices through psychocorporal proposals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301147&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo, objetivamos refletir sobre a prática docente por meio de propostas psicocorporais que envolveram o lúdico e suas interfaces. As práticas docentes são aquelas mediadas pelo professor e que, no seu construto, há intencionalidades, promovendo a aprendizagem com sentido e significados. A pesquisa é de cunho qualitativo e, para a análise dos dados, utilizamos a Grounded Theory, aliada ao software Atlas.Ti. As técnicas de intervenção pedagógica aplicadas foram a Psicomotricidade Relacional e as Ginásticas Historiadas. Participaram dos encontros formativos 30 professoras da Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Os instrumentos que geraram os dados foram: observações das trajetórias que envolvem as atividades psicocorporais, as narrativas das participantes nos memoriais descritivos e no decorrer dos encontros, bem como imagens, filmagens e relatórios oriundos das temáticas das aulas aplicadas aos alunos das professoras. As categorias que emergiram na análise dos dados foram emoções e corpo, evidenciando que o dueto está implicado na comunicação corporal, já que não podemos separar a emoção do corpo, tampouco o corpo da emoção. As narrativas que envolveram as atividades psicocorporais - ou seja, brincar, jogar, criar, atuar, inventar, interagir com o outro e com os objetos disponibilizados - indicaram que são capazes de promover reflexões sobre a formação permanente e uma ressignificação da prática docente.<hr/>Abstract In this study, we aim to reflect on the teaching practice through psychocorporal proposals that involved the ludic and its interfaces. Teaching practices are those mediated by the teacher and, in their construct, there are intentionality, promoting learning with meaning and meanings. The research nature is qualitative and, for data analysis, we used Grounded Theory, together with the Atlas.Ti software. The applied pedagogical intervention techniques were Relational Psychomotricity and Gymnastics Tales. Thirty teachers of Early Childhood Education from the city of Rio Grande / RS participated in the formative meetings. The instruments that generated the data were: the trajectories observations that involve the psychocorporal activities, the narratives of the participants in the descriptive memorials and during the meetings, as well as images, footage and reports from the themes of the classes applied to the teachers' students. The categories that emerged in the data analysis were emotions and body, showing that the duet is involved in bodily communication, since we cannot separate emotion from the body, nor the body from emotion. The narratives that involved psychocorporal activities - meaning, playing, creating, acting, inventing, interacting with others and with the objects available - indicated that they are capable of promoting reflections on permanent training and a new meaning of teaching practice.<hr/>Resumen En este estudio, nuestro objetivo es reflexionar sobre la práctica docente a través de propuestas psicocorporales que involucran lo lúdico y sus interfaces. Las prácticas docentes son aquellas mediadas por el maestro y, en su construcción, hay intencionalidades, promoviendo el aprendizaje con significado y significados. La investigación es de naturaleza cualitativa y, para el análisis de datos utilizamos la Teoría Fundamentada, junto con el software Atlas.Ti. Las técnicas de intervención pedagógica aplicadas fueron la Psicomotricidad Relacional y Gimnasias Historiadas. Participaron de los encuentros formativos treinta profesoras de Educación Infantil del Municipio de Rio Grande/RS. Los instrumentos que generaron los datos fueron: observaciones de las trayectorias que involucran las actividades psicocorporales, las narraciones de las participantes en los memoriales descriptivos y durante los encuentros, imágenes, filmaciones e informes generados en los temas de las aulas aplicadas a los alumnos y profesoras. Las categorías que surgieron en el análisis de los datos fueron emociones y cuerpo, lo que demuestra que el dúo está involucrado en la comunicación corporal, ya que no podemos separar la emoción del cuerpo, tampoco el cuerpo de la emoción. Las narrativas que involucraban actividades psicocorporales -es decir, jugar, crear, actuar, inventar, interactuar con otros y con los objetos disponiblesindicaron que son capaces de promover reflexiones sobre la formación permanente y un nuevo significado de la práctica docente. <![CDATA[Narratives of riverside teachers: tensions, fragility and challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301169&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No contexto educacional amazônico ribeirinho, chama atenção a atuação das professoras e dos professores diante das condições e peculiaridades que atravessam seu cotidiano de trabalho pedagógico. Se fazem presentes as dimensões atitudinais e éticas uma vez que a experiência da docência se constrói lado a lado com os e as estudantes numa tessitura de sentidos subjetivos sobre a escola, sobre o ato de ensinar, sobre as responsabilidades educativas de cada um dos envolvidos nesse processo. O artigo apresenta, a partir de narrativas de professores ribeirinhos, a discussão de um dos aspectos mais objetivos, mas não tão claros da atividade pedagógica: as percepções sobre os e as estudantes e os modos de lidar com os desafios que lhes são impostos e que atravessam o fazer docente. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, reunindo narrativas de três professores/as da rede pública de ensino em municípios ribeirinhos do Estado do Pará. A análise foi realizada tendo em vista os pressupostos da análise de narrativa segundo Fritz Schütze (2013). Os resultados de análise das narrativas apontam para a premência da circulação de significados tradicionais acerca da formação e papel da família, frustrações com a falta de condições objetivas para a realização do trabalho docente, fragilidade da formação dos professores para entender e lidar com a precariedade que marcam a trajetória de vida dos estudantes.<hr/>Abstract In Amazon riverside educational context, the teachers’ performance draws our attention due to the conditions and peculiarities they go through in their everyday pedagogical work. Ethics and attitudinal dimensions are present, once the teaching experience is constructed side by side with the students in a weave of subjective senses about school, about the act of teaching, about the educational responsibilities of everyone involved in such process. The article demonstrates based on riverside teachers’ narratives, the discussion about one of the most objective aspects, but not so clear, about the pedagogical activity: the perception about the students and the way to deal with the challenges they are to face which cross their doing. The research took the qualitative approach, gathering narratives of the three teachers of the public teaching system in riverside municipalities of Pará state. The study considered the assumption of narrative analysis by Fritz Schütze (2013). The results of the narratives' analysis indicate the necessity traditional meanings circulation about the family formation and the role it plays, frustration for the absence of objective conditions for docent's work accomplishment, fragility in teachers’ formation to understand and deal with the precarity that characterizes the trajectory of students' life.<hr/>Résumé Dans le contexte éducatif des fleuves amazoniens, les performances des professeures et des professeurs attirent l'attention, en raison des conditions et des particularités qui font partie de leur quotidien en termes de travail pédagogique. Les dimensions comportementales et éthiques sont présentes étant donné que l'expérience d'enseignement se construit aux côtés des élèves dans une trame de significations subjectives sur l'école, sur l'acte d'enseigner, sur les responsabilités éducatives de chacun de ceux qui participent à ce processus. L'article présente, à partir des récits d'enseignants des rives des fleuves, la discussion de l'un des aspects les plus objectifs, mais pas forcément les plus évidents, de l'activité pédagogique : les perceptions des élèves et les façons de relever les défis qui leur sont imposés et qui traversent la pratique enseignante. La recherche a été guidée par l'approche qualitative, rassemblant les récits de trois enseignant-e-s des écoles publiques dans des municipalités riveraines de fleuves de l'État du Pará. L'analyse a été réalisée en tenant compte des hypothèses de l'analyse de narrative selon Fritz Schütze (2013). Les résultats de l'analyse des récits mettent en évidence la nécessité urgente de la circulation de significations traditionnelles sur la formation et le rôle de la famille, les frustrations face au manque de conditions objectives pour mener à bien le travail d'enseignement, la fragilité de la formation des professeurs pour comprendre et faire face à la précarité qui caractérisent la trajectoire de vie des élèves. <![CDATA[Pedagogical networks materialized as teachers' narratives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301192&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The purpose of this article is to present an analysis of a network of partners and teacher support based on the narratives about pedagogical practices made by teachers at a public school during the year of 2018. It is part of a broader doctorate research that, based on a case study, investigated the collaboration relationships of an Elementary I municipal public school in the countryside of São Paulo. As methodological procedures, a bibliographical study about the social organization in networks was carried out, as well as a field research that followed up on ten teachers acting in professional settings. Narrative interviews were conducted to discuss the pedagogical practices that took place in that school. The analysis was performed from thematic axles extracted from the elements provided by the narratives, which supported the connections with the bibliographical study. The results reached through the analysis of the narratives about such pedagogical practices show the articulation between teachers and partners that belong to different social spaces and times, with whom connections are built through their experiences, not only those inside the school but also those beyond professional settings. Based on the evidences, it was possible to consider that the different interlocutors that comprise a teacher's network - with whom the teacher establishes an exchange relationship boosted by technological means of communication - are responsible for promoting the continuity of the teacher professional education.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es presentar el análisis de una red de asociados y apoyos docentes establecida a partir de narrativas acerca de prácticas pedagógicas realizadas por profesoras que actuaron en una escuela pública a lo largo del año 2018. Se inserta en el ámbito de una investigación más amplia de doctorado que, a partir de un estudio de caso, investigó las relaciones de colaboración en una escuela pública municipal de Enseñanza Elemental I, ubicada en una ciudad en el interior del estado de São Paulo. Como procedimientos metodológicos, se hicieron un estudio bibliográfico sobre la organización social en redes y una investigación de campo donde se acompañó un grupo de diez profesores en actuación profesional. Se hicieron entrevistas narrativas que abordaron las prácticas pedagógicas realizadas en esta escuela. El análisis se efectivó a partir de los ejes temáticos que emergieron desde los elementos proveídos por las narrativas, con los cuales se establecieron diálogos anclados en el aporte teórico del estudio bibliográfico. Los resultados revelados por medio del análisis de las narrativas sobre esas prácticas pedagógicas evidenciaron la articulación de los profesores con asociados pertenecientes a diferentes espacios y tiempos sociales, con los cuales se establecieron lazos por medio de experiencias vividas, no solamente aquellas en el interior de la escuela, sino que las que extrapolan los territorios de actuación profesional. A partir de esas evidencias, podemos considerar que los diferentes interlocutores que componen la red social del profesor, y que con él establecen relaciones de cambio, potencializadas por los avances tecnológicos en los medios de comunicación, son los responsables de promover la continuidad de la formación profesional docente.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de uma rede de parceiros e apoios docentes, estabelecida a partir de narrativas sobre as práticas pedagógicas realizadas por professoras atuantes em uma escola pública no decorrer do ano de 2018. Insere-se no âmbito de uma pesquisa mais ampla de doutorado que, a partir de um estudo de caso, investigou as relações de colaboração numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I, localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como procedimentos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico sobre a organização social em redes e uma pesquisa de campo, acompanhando um grupo de dez professores em atuação profissional. Foram realizadas entrevistas narrativas que abordaram as práticas pedagógicas realizadas nessa escola. A análise foi efetivada a partir de eixos temáticos que emergiram dos elementos fornecidos pelas narrativas, com os quais estabelecemos diálogos ancorados no aporte teórico do estudo bibliográfico. Os resultados revelados mediante a análise das narrativas sobre essas práticas pedagógicas evidenciaram a articulação dos professores com parceiros pertencentes a diferentes espaços e tempos sociais, com os quais estabeleceram laços por meio de experiências vividas, não somente aquelas do interior da escola, mas que extrapolam os territórios de atuação profissional. A partir dessas evidências, podemos considerar que os diferentes interlocutores que compõem a rede social do professor, e com ele estabelecem relações de trocas, potencializadas pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação, são os responsáveis por promover a continuidade da formação profissional docente. <![CDATA[Between being “the most important person of the place” and “just a teacher”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discutimos a influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram-se durante uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa, cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração), privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social. Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a percepção de valorização docente.<hr/>Abstract In this paper we discuss the influence of the sociocultural aspect wherein the school is placed for the perception of teacher valorization according to a narrative by an Elementary school (early years) teacher. The reflections presented here were developed during a study that aimed to investigate teacher valorization in narrative of Elementary school teacher (early years) working in the municipal education network of Mariana, State of Minas Gerais, Brazil. The methodology included a bibliographical survey on teacher valorization designed to understand how the issue has been discussed in the literature in the area and contemplated by legislation. Besides that, we conducted narrative interview, whose findings show that teacher valorization goes beyond the objective dimension (working conditions and career, development, and remuneration), that is privileged in related studies. The research demonstrated the importance of the subjective dimension for the valorization, thus including the human interactions experienced in the exercise of the profession, and the perception of social recognition. In this sense, we present the most prominent facts of the professional career of one of the teacher participating in the study, and analyze her perceptions of teaching both in a school located in a rural area and another one in the suburbs of Mariana, seeking to understand to what extent the sociocultural context plays an influential role in the perception of teacher valorization.<hr/>Resumen Para percibir la valorización docente en dos ambientes, este artículo discutirá la influencia de dos contextos socioculturales en que la escuela está inserida, de acuerdo al relato de una profesora de Enseñanza Fundamental I. Las reflexiones ahora presentadas surgieron durante una pesquisa que procuró investigar la valorización del docente según el relato de una profesora de los años iniciales de la enseñanza Fundamental, actuante en la red municipal de la ciudad de Mariana, Minas Gerais. Como procedimientos metodológicos, hicimos un levantamiento bibliográfico acerca de la valorización docente para que comprendamos cómo el asunto ha sido discutido por la literatura del área y contemplada por la legislación. Además, realizamos la entrevista relatada, evidenciado que la valorización del docente que ultrapasa la dimensión objetiva (condiciones de trabajo y carrera, formación, remuneración), privilegiada en los estudios del campo. La pesquisa demostró la importancia de la dimensión subjetiva para la valorización, incluyendo así, las interacciones humanas vividas en el ejercicio de la profesión y la percepción del reconocimiento social. En este sentido, presentamos los hechos más sobresalientes de la trayectoria profesional de la profesora participante de la pesquisa y analizamos sus percepciones acerca del ejercicio de la docencia en una escuela del campo y en una escuela de los alrededores de la ciudad de Mariana-MG, procurando comprender cómo el contexto sociocultural tiene influencia en la percepción de valorización docente. <![CDATA[National Base: A reflection from the social representation of the teachers on the BNCC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi instituída com o objetivo de difundir conteúdos basilares para toda a Educação Básica brasileira, buscando o alcance da meta que prevê a aprendizagem com qualidade para as crianças de todo o país e a superação dos baixos índices nas avaliações nacionais e internacionais. Diante desse cenário, esse artigo traz debates de uma pesquisa quanti-qualitativa de abordagem psicossocial pautada na Teoria das Representações Sociais (TRS), realizada em 2019, tendo como objetivo refletir sobre a representação social que professores da rede básica de uma escola pública de ensino em Natal/Rio Grande do Norte têm sobre a BNCC. Por meio da estratégia metodológica da Técnica de Associação Livre de Palavra (TALP), buscou-se investigar os fios que entrelaçam as concepções desses professores(as), levantando as seguintes questões: Como esses professores(as) a partir das suas experiências com a docência, entendem a BNCC? Como está acontecendo a implementação da BNCC nas escolas de rede pública? É possível a partir da BNCC construir um currículo que combata as injustiças sociais e democratize a educação como um direito tal qual foi preconizado pela constituição de 1988? Os resultados encontrados contribuem para necessidade de construir formações pautadas no chão da história e nas realidades concretas da escola para elaboração de projetos pedagógicos curriculares.<hr/>Abstract The Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC) was established aiming the spreading of the basic contents to all the Brazilian Basic Education, seeking the achievement of the goal which predicts the quality learning for the children across the country and the overcoming of the low rates in national and international assessments. Considering this scenario, this paper discusses a quanti-qualitative research using a psychosocial approach based on the Theory of Social Representations (TSR), held in 2019, aiming to reflect on the social representation which the teachers of the basic network of a public school in Natal/Rio Grande do Norte have about the BNCC. Through the methodological strategy of the Free Word Association Technique (TALP), it was sought to investigate the threads which intertwine the conceptions of these teachers, raising the following questions: How do these teachers, from their experiences with teaching, understand the BNCC? How is the implementation of BNCC happening in public schools? Is it possible from the BNCC to build a curriculum which fights against the social injustices and democratizes the education as a right, as it is advocated by the 1988 constitution? The results of this research contribute to the need of building teacher trainings based on the ground of history and in the concrete realities of the school for the elaboration of curricular pedagogical projects.<hr/>Resumen Se creó en Brasil la Base Nacional Común Curricular (BNCC) con el objetivo de difundir contenidos básicos para toda la Educación Básica brasileña, en busca el alcance de la meta que prevé el aprendizaje con calidad para los niños de todo el país y la superación de los índices bajos en las evaluaciones nacionales e internacionales. Delante de ese escenario, ese artículo trae debates de una investigación cuantitativa-cualitativa de enfoque psicosocial en la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), realizada en 2019, teniendo como objetivo reflexionar sobre la representación social que profesores de la educación básica de una escuela de la red pública de enseñanza en Natal/Rio Grande do Norte tienen la BNCC. Mediante de la estrategia metodológica de la Técnica de Asociación libre de Palabra (TALP), se buscó investigar los hilos que entrelazan las concepciones de esos profesores(as), planteando las siguientes preguntas: ¿Cómo es que estos profesores, a partir de sus experiencias con la docencia, entienden la BNCC? ¿Cómo se está implementando la BNCC en las escuelas públicas? ¿Es posible a partir de la BNCC construir un currículo que combata las injusticias sociales y democratice la educación como un derecho tal como fue defendido por la Constitución de 1988? Los resultados encontrados contribuyen a la necesidad de construir formaciones pautadas en el suelo de la historia y en las realidades concretas de la escuela para la elaboración de proyectos pedagógicos curriculares. <![CDATA[The ethics training and self-Knowledge for training teachers in human rights and teaching natural sciences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301270&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio teórico tem como objetivo discutir sobre a formação continuada de professores(as) de Ciências Naturais, dos anos iniciais do ensino fundamental, voltada à formação ética e ao autoconhecimento, tendo como propósito uma Educação em Direitos Humanos. Para o desenvolvimento deste ensaio, foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, periódicos acadêmicos e artigos, que teve como objetivo aprofundar a temática apontada. Considera-se que as atitudes pedagógicas dos(as) professores(as) podem ser influenciadas pelas disposições construídas ao longo de sua história, assim é importante que o(a) docente reflita sobre essas disposições (habitus), visando uma formação ética, política e crítica, que leva ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais voltadas para uma Educação em Direitos Humanos.<hr/>Abstract This theoretical essay aims to discuss the continuing education of Natural Sciences teachers in the early years of elementary education, focused on ethics training and self-knowledge, whit the principle of Human Rights Education. For the development of this essay, which aimed to deepen the subject matter pointed out. It is considered that the pedagogical attitudes of teachers may be influenced by the dispositions built throughout their history, so it is important that teachers reflect on these dispositions (habitus), aiming at an ethical, political and critical education, that lead to pedagogical practices more focused on human rights education.<hr/>Resumen Este ensayo teórico tiene como objetivo discutir la formación continua de los (las) docentes de Ciencias Naturales, desde los primeros años de la escuela primaria, centrada en la formación ética y el autoconocimiento, con el propósito de una Educación en Derechos Humanos. Para el desarrollo de este ensayo, se realizó un relevamiento bibliográfico en libros, revistas académicas y artículos, con el objetivo de profundizar el tema señalado. Se considera que las actitudes pedagógicas de los (las) docentes pueden verse influenciadas por las disposiciones construidas a lo largo de su historia, por lo que es importante que el (la) docente reflexione sobre estas disposiciones (habitus), apuntando a una formación ética, política y crítica, que conduzca al desarrollo de prácticas pedagógicas más enfocadas en la Educación en Derechos Humanos. <![CDATA[The disability body under the teacher's view in Specialized Educational Assistance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301295&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo compõe-se do recorte de uma pesquisa que discute sobre o olhar docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as expectativas em relação aos estudantes, problematizando como professores desse serviço de apoio criam/inventam estratégias pedagógicas que incidem no corpo e nas condutas dos estudantes com deficiência, em escolas da Região Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetivou-se compreender e analisar governamentos engendrados nas práticas que incidem sobre os estudantes nos atendimentos em espaços denominados Salas de Recursos Multifuncionais. Buscou-se inspiração em noções foucaultianas da análise do discurso, como jogos estratégicos, sob a grade de inteligibilidade da governamentalidade enquanto arte de governar as condutas e os modos de agir socialmente, no contexto da biopolítica. O exercício analítico permitiu a organização dos resultados em eixos temáticos, quais sejam: i) Saberes especializados: o (bio)poder da medicina e da psicologia na educação; ii) As verdades sobre a família: o desencaixe em relação às expectativas do especialista; iii) A deficiência: a distinção entre normal e anormal como marcador do corpo. Conclui-se que o AEE é um campo de disputa de poderes e saberes diversos que produzem desejos e vontades, e inventam verdades que transformam os sujeitos com deficiência em um corpo teórico - um corpo imaginário, manipulável e superador contumaz.<hr/>Abstract This article is composed of a survey that discusses the teaching perspective of specialized educational services (AEE) and expectations regarding students, discussing how teachers in this support service create / invent pedagogical strategies that affect the body and behaviors of students with disabilities, in schools in the North Coast region of Rio Grande do Sul. The objective was to understand and analyze the governments engendered in the practices that affect students in services in spaces called Multifunctional Resource Rooms. He sought inspiration in Foucault's notions of discourse analysis as strategic games, under the intelligibility grid of governmentality, as the art of governing the conduct and ways of acting socially, in the context of biopolitics. The analytical exercise allowed the organization of the results in thematic axes, which are: Specialized knowledge: the (bio) power of medicine and psychology in education; The truths about the family: mismatch with the specialist's expectations; Disability: the distinction between normal and abnormal as a body marker. It concludes that the AEE is a field of dispute of powers and diverse knowledge that produce desires, desires and invent truths that transform subjects with disabilities into a theoretical body. An imaginary body, manipulable and contumacious.<hr/>Resumen Este artículo está compuesto por una encuesta que analiza la perspectiva docente de los servicios educativos especializados (AEE) y las expectativas de los estudiantes, discutiendo cómo los docentes de este servicio de apoyo crean / inventan estrategias pedagógicas que afectan el cuerpo y las conductas de estudiantes con discapacidad, en escuelas de la región de la Costa Norte de Rio Grande do Sul. El objetivo fue comprender y analizar los gobiernos engendrados en las prácticas que afectan a los estudiantes en los servicios en los espacios denominados Salas de Recursos Multifuncionales. Buscó inspiración en las nociones de Foucault del análisis del discurso como juegos estratégicos, bajo la trama de inteligibilidad de la gubernamentalidad, como el arte de gobernar la conducta y las formas de actuar socialmente, en el contexto de la biopolítica. El ejercicio analítico permitió la organización de los resultados en ejes temáticos, los cuales son: Conocimientos especializados: el (bio) poder de la medicina y la psicología en la educación; Las verdades sobre la familia: desajuste con las expectativas del especialista; Discapacidad: la distinción entre normal y anormal como marcador corporal. Se concluye que la AEE es un campo de disputa de poderes y saberes diversos que producen deseos, anhelos e inventan verdades que transforman a los sujetos con discapacidad en un cuerpo teórico. Un cuerpo imaginario, manipulable y contumaz. <![CDATA[Wacht und Weide in Kirche und Schule magazine: knowing at teach and to teach geometry]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301316&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a revista técnica Wacht und Weide in Kirche und Schule e tem como objetivo investigar saberes a ensinar e para ensinar geometria nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, a partir das edições do periódico. A revista foi editada para pastores luteranos e professores paroquiais pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, através da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no período de 1936 a 1939. Com abordagem qualitativa e análise de fontes documentais, a investigação possui aporte metodológico na pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar, para análise das 17 edições da revista. Era desejo dos editores que pastores luteranos e professores paroquiais estivessem aptos para darem uma educação cristã, com vivência da espiritualidade na prática e uma ação educacional para servir no mundo, e, por isso, a abordagem de temáticas teológicas e pedagógicas em suas edições. Como saberes a ensinar geometria foram identificados: medidas lineares, superficiais e volumétricas; medidas a escala; área de quadrado, retângulo, trapézio, triângulo e círculo; comprimento da circunferência; volume de cubo, prisma retangular, cilindro e tronco de cone. E como saberes para ensinar geometria se destacam: atividades de estimativa e de medida com régua dobrável e fita métrica, exploração do ambiente interno e externo da escola e análise de situações reais. Diante do exposto, destaca-se que para ensinar os saberes relacionados com medidas, áreas e volume, sugere-se o envolvimento ativo dos estudantes, com atividades práticas e utilização de materiais concretos e situações contextualizadas, para compreensão dos saberes geométricos.<hr/>Abstract The article analyzes the technical magazine Wacht und Weide in Kirche und Schule and aims to investigate knowledge at teach and to teach geometry in Lutheran parochial schools in Rio Grande do Sul from the last century, from the issues of the periodical. The magazine was edited for Lutheran pastors and parochial teachers by the Evangelical Lutheran Church of Brazil, through the Concord Publishing House of Porto Alegre, from 1936 to 1939. With a qualitative approach and analysis of documentary sources, the investigation has a methodological support in the historical research and in the concept of school culture, for analysis of the 17 editions of the magazine. It was the editors' wish that Lutheran pastors and parochial teachers were able to give a Christian education, with an experience of spirituality in practice and an educational action to serve the world, and, therefore, the approach of theological and pedagogical themes in their editions. How to teach geometry were identified: linear, superficial and volumetric measurements; scale measures; square, rectangle, trapezoid, triangle and circle area; circumference length; cube volume, rectangular prism, cylinder and cone trunk. And as knowledge to teach geometry stand out: estimation and measurement activities with folding ruler and measuring tape, exploring the school's internal and external environment and analyzing real situations. Given the above, it is highlighted that to teach the knowledge related to measures, areas and volume, it is suggested the active involvement of students, with practical activities and use of concrete materials and contextualized situations, to understand the geometric knowledge.<hr/>Resumen El artículo analiza la revista técnica Wacht und Weide in Kirche und Schule y tiene como objetivo investigar los conocimientos para enseñar y enseñar geometría en las escuelas parroquiales luteranas de Rio Grande do Sul del siglo pasado, a partir de los números de la revista. La revista fue editada para pastores luteranos y maestros parroquiales por la Iglesia Evangélica Luterana de Brasil, a través de la Editorial Concórdia de Porto Alegre, de 1936 a 1939. Con un enfoque cualitativo y análisis de fuentes documentales, la investigación tiene un aporte metodológico a la historia investigación y en el concepto de cultura escolar, para el análisis de las 17 ediciones de la revista. Era deseo de los editores que los pastores luteranos y maestros de parroquia pudieran dar una educación cristiana, con una experiencia de espiritualidad en la práctica y una acción educativa al servicio del mundo, y, por tanto, el abordaje de los temas teológicos y pedagógicos en sus ediciones. Se identificaron cómo enseñar geometría: medidas lineales, superficiales y volumétricas; medidas de escala; área cuadrada, rectangular, trapezoidal, triangular y circular; longitud de la circunferencia; volumen cúbico, prisma rectangular, cilindro y tronco cónico. Y como conocimientos para enseñar geometría destacan: actividades de estimación y medición con regla plegable y cinta métrica, explorando el entorno interno y externo de la escuela y analizando situaciones reales. Dado lo anterior, se destaca qué para enseñar los conocimientos relacionados con medidas, áreas y volumen, se sugiere la participación activa de los estudiantes, con actividades prácticas y uso de materiales concretos y situaciones contextualizadas, para comprender el conocimiento geométrico. <![CDATA[Undergraduate research project in licentiate courses and its contributions to teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301350&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando que a participação em projetos de Iniciação Científica (IC) se constitui como uma oportunidade privilegiada de inserção de estudantes de licenciatura na pesquisa, este artigo busca analisar as contribuições da IC para a formação inicial de professores e sistematiza o estado do conhecimento a respeito do tema consultando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) no período 2000-2020. Os resultados evidenciaram aspectos relacionados às contribuições da IC para a formação acadêmica e científica dos bolsistas, para a permanência no ensino superior e para o exercício da docência. Do ponto de vista da formação e exercício da docência, a experiência da IC contribui com a construção de um olhar e postura investigativas diante da complexidade da prática pedagógica, deslocando o professor do lugar de “consumidor” de ideias e teorias para um lugar de “construtor” de conhecimentos. Do mesmo modo, o professor deixa de se reconhecer como “transmissor” de conhecimentos e reconhece seus alunos como “construtores” de conhecimentos. A IC na licenciatura pode ser considerada como experiência formativa na medida em que admite os conhecimentos da sala de aula e os saberes dos professores como problemáticos e o percurso investigativo como possibilidade de elaboração e reelaboração desses conhecimentos e saberes.<hr/>Abstract Taking into consideration that the participation in undergraduate research projects (IC) constitutes a prestigious opportunity for the inclusion of students from licentiate courses in research, the aim of this article is to analyze the contributions of the IC to the teachers’ initial training and systematize the state of knowledge concerning the theme by consulting the databases Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) [Digital Library of Theses and Dissertations], Banco de Dissertações e Teses [Research Bank of Dissertations and Theses] da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) [Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel] and Scientific Electronic Library Online (SciELO), between 2000 and 2020. The results showed aspects that are related to the contributions of the IC to the scholarship holders’ academic and scientific formation, the permanence in higher education and the teaching practice. From the point of view of teacher training and teaching practice, the IC’s experience contributes to the construction of an investigative look and stance in face of the complexity of the pedagogical practice, that moves the teacher from a "consumer" of ideas and theories to a "producer" of knowledge. Similarly, the teacher refrains from recognizing himself as a “transmitter” of knowledge and recognizes his students as “builders” of knowledge. The IC in licentiate courses can be considered a formative experience as it understands the knowledge acquired in the classroom and the teachers’ expertise as problematic and the investigative pathway as a possibility for the elaboration and re-elaboration on this knowledge and expertise.<hr/>Resumen Considerando que la participación en proyectos de Iniciación Científica (IC) se constituye como una privilegiada oportunidad de inserción de estudiantes de licenciatura en la investigación, este artículo busca hacer un análisis de las contribuciones de la IC para la inicial formación de profesores y sistematiza el estado del conocimiento a respeto del tema consultando la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) y Scientific Electronic Library Online (SciELO) en el período 2000-2020. Los resultados evidenciaron aspectos relacionados a las contribuciones de la IC para la formación académica y científica de los becados, para la permanencia en la enseñanza superior y para el ejercicio de la docencia. Del punto de vista de la formación y ejercicio de la docencia, la experiencia de la IC contribuye con la construcción de una mirada y postura de investigación sobre la complexidad de la práctica pedagógica, cambiando el profesor de la posición del “consumidor” de ideas y teorías para la de “productor” de conocimientos. Así también, el profesor deja de reconocerse como “transmisor” de conocimientos y reconoce a sus alumnos como “constructores” de conocimientos. La IC en la licenciatura puede ser considerada como práctica formativa a la medida que admite que los conocimientos del aula y los saberes de los profesores como problemáticos y la ruta investigativa como posibilidad de elaboración y reelaboración de esos conocimientos y saberes. <![CDATA[Self-knowledge as a teacher's training strategy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301372&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Diante da modificação ocorrida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela qual espera-se que o professor desenvolva competências em seus estudantes, as quais englobem uma formação humana e ética, além da formação técnica e com especial relevância para o autoconhecimento e autocuidado, mostra-se necessário compreender como os autores da área realizam tal desenvolvimento. Para tanto foram analisados 22 resumos de artigos, dissertações e teses publicadas entre 2015 e 2020 nas plataformas do Educ@ e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a fim de conhecer as técnicas empregadas na promoção de tal capacidade e/ou habilidade. Como resultado encontraram-se tentativas de agregar a compreensão intrapsíquica na educação, sendo utilizadas diversas estratégias que vão desde a simples reflexão sobre si e a conscientização das escolhas realizadas e a realizar até a combinação de técnicas e teorias da Psicologia, muitas vezes já utilizadas no mundo corporativo. Outra tendência manifestada nesta investigação foi a inclusão de uma visão mais abrangente de Ser Humano, a necessidade e importância de uma visão holística, de um Ser Humano Integral que possibilite abarcar um trabalho que atue com as dimensões físico/corporal, afetivo/emocional, cognitivo/mental, social e espiritual/transcendente.<hr/>Abstract In view of the modification that occurred in the National Common Curricular Base (BNCC), according to which the teacher has to develop skills in his students, which include human and ethical education, in addition to technical education and with special relevance for self-knowledge and self-care, it is necessary to understand how the authors of the area carry out such development. To achieve this goal, 22 abstracts of articles, dissertations and theses published between 2015 and 2020 on the platforms of Educ@ and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) were analyzed in order to learn the techniques employed in promoting such capacity and/or skill. As a result, attempts were found to aggregate intrapsychic understanding in education, using several strategies ranging from simple reflection on oneself and awareness of the choices made and that will be made, to the combination of techniques and theories of Psychology, which were many times already used in the corporate world. Another trend manifested in this investigation was the inclusion of a more comprehensive view of the Human Being, the need and importance of a holistic view, of an Integral Human Being that makes it possible to encompass a work that includes several dimensions: physical/body, affective/emotional, cognitive/mental, social and spiritual/transcendent.<hr/>Resumen Ante la modificación que se produjo en la Base Curricular Común Nacional (BNCC), para lo cual se espera que el docente desarrolle habilidades en sus alumnos, que incluyen la formación humana y ética, además de la formación técnica y con especial relevancia para el autoconocimiento y el autocuidado, es necesario comprender cómo los autores del área llevan a cabo dicho desarrollo. Para ello, se analizaron 22 resúmenes de artículos, disertaciones y tesis publicados entre 2015 y 2020 en las plataformas de Educ@ y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) con el fin de conocer las técnicas empleadas en la promoción de dicha capacidad y / o habilidad. Como resultado, se encontraron intentos de agregar la comprensión intrapsíquica en la educación, utilizando varias estrategias que van desde la simple reflexión sobre uno mismo y la conciencia de las decisiones tomadas y por tomar, hasta la combinación de técnicas y teorías de la Psicología, a menudo utilizadas en el mundo empresarial. Otra tendencia manifestada en esta investigación fue la inclusión de una visión más integral del Ser Humano, la necesidad e importancia de una visión holística, de un Ser Humano Integral que posibilite acoger un trabajo que incluye las dimensiones física/corporal, afectiva/emocional, cognitiva/mental, social y espiritual/trascendente. <![CDATA[Inclusive education: different configurations, looks and possible worlds]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301388&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos surgiram muitos debates sobre o assunto da inclusão em sala de aula e as dificuldades geradas pela falta de reconhecimento da contribuição pedagógica à formação da pessoa com deficiência associadas a inseguranças, referências de projetos interdisciplinares robustos para contextualizar as desigualdades. Entretanto, no cenário educativo, o que se vê é uma intensa precariedade do ensino público e a omissão dos diversos setores da sociedade que não pensam estratégias articuladoras e integradoras para superar essas problemáticas vitais. Assim, este estudo tem por objetivo realizar uma análise sobre os entraves à atividade do professor em relação à inclusão de crianças com necessidades especiais em sala de aula, a partir de uma revisão de literatura e de um questionário de perguntas abertas, por meio de recursos Google Forms, respondido por cinco professoras que atuam no campo da Educação Inclusiva dos anos iniciais de Educação Básica. Os resultados apontam dificuldades dos educadores nos processos inclusivos à criação de atividades pedagógicas, por inexperiência com o campo na formação acadêmica e ausência de recursos disponíveis nas escolas para dar conta da proposta de inclusão de todos, cujo valor motivacional para o aprender dos estudantes centra-se nas proposições criativas e investigativas do professor. Ficam evidentes grandes entraves formativos, pois as cinco professoras em atuação, que responderam ao questionário, não possuem formação específica para atuar com crianças deficientes.<hr/>Abstract In recent years, there have been many debates on the subject of inclusion in the classroom and as difficulties that result from the lack of recognition of the pedagogical contribution to the training of people with disabilities and as guarantees of the educator to deal with inclusion children. However, in the educational scenario, what you see is an intense precariousness in public education and the omission of several sectors of society that do not think of articulating and integrating strategies to overcome these problems. Thus, this study aims to carry out an analysis on the activities of the educator in relation to the inclusion of children with special needs in the classroom from a literature review and a questionnaire of open questions through resources Google Forms answered for five teachers who worked in the field of Inclusive Education in the Early Years of Basic Education. The results indicate difficulties of educators in the inclusive process, in the preparation of pedagogical activities, or in the planning of academic training and in the absence of resources available in schools to obtain the proposal for inclusion. Great training inputs are evident, as five acting teachers, who answer the questionnaire, do not have specific training to work with children with disabilities.<hr/>Resumen En los últimos años, ha habido muchos debates sobre el tema de la inclusión en el aula y como dificultades que resultan de la falta de reconocimiento de la contribución pedagógica a la formación de personas con discapacidad y como garantías del educador para tratar con los niños de inclusión. Sin embargo, en el escenario educativo, lo que se ve es una intensa precariedad en la educación pública y la omisión de varios sectores de la sociedad que no piensan en articular e integrar estrategias para superar estos problemas. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo llevar a cabo un análisis sobre las actividades del educador en relación con la inclusión de niños con necesidades especiales en el aula a partir de una revisión de la literatura y un cuestionario de preguntas abiertas a través de los recursos que Google Forms respondió durante cinco docentes que trabajaron en el campo de la educación inclusiva en los primeros años de la educación básica. Los resultados indican dificultades de los educadores en el proceso inclusivo, en la preparación de actividades pedagógicas o en la planificación de la formación académica y en ausencia de recursos disponibles en las escuelas para obtener la propuesta de inclusión. Son evidentes los excelentes aportes de capacitación, ya que cinco maestros en funciones, que responden el cuestionario, no tienen capacitación específica para trabajar con niños con discapacidades. <![CDATA[The confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education. A study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institute]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301413&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional - O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação - Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.<hr/>Abstract This work intends to present part of the research results in the doctoral program by the Open University of Portugal between 2016 to 2019. We sought to understand the challenge of preserving the mission and the development of values within the confessional education context. We carried out the study in Portugal and Brazil in two schools of the Marist Education Network, one located in São Paulo and another in Lisbon. A mixed methodology of quantitative and qualitative data analysis was used, obtained through semi-structured interviews applied to the institution's leadership and a questionnaire survey applied to the teachers. Both instruments were defined as variables a) Confessionality, b) Leadership, and c) Context. The results indicate that different leadership levels are still closely aligned with the Institution's Mission and Values. On the other hand, there are still challenges and the need for alignments between management and teachers and some opportunities for the Network consolidation in its international dimensions to strengthen the global performance.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar parte de los resultados obtenidos en la investigación realizada en el programa de doctorado en educación, en la Universidad Abierta de Portugal, desde 2016 a 2019, con el tema: La Escuela Confesional - El desafío de preservar la misión y el desarrollo de Valores en la educación: un estudio en la red marista. Buscamos comprender el desafío de preservar la misión y el desarrollo de valores en el campo de la educación confesional. El estudio se llevó a cabo en Portugal y Brasil, en dos escuelas de la Red de Educación Marista, una ubicada en la ciudad de São Paulo y la otra en Lisboa. Se utilizó una metodología mixta para analizar datos cuantitativos y cualitativos, obtenidos a través de entrevistas semiestructuradas aplicadas al liderazgo de la institución y una encuesta por cuestionario aplicada al profesorado. Para ambos instrumentos se definieron como variables los siguientes ejes temáticos a) Confesionalidad, b) Liderazgo y c) Contexto. Los resultados indican que los diferentes niveles de liderazgo aún están muy alineados con la Misión y Valores de la Institución, con desafíos y necesidad de alineación entre los niveles gerenciales y el cuerpo docente, así como algunas oportunidades para la consolidación de la Red en todas sus dimensiones como un organismo internacional, con miras a fortalecer el desempeño global de la Instituición. <![CDATA[Distance Education and the use of the Virtual Learning Environment: between the Ideal and the Possible]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo É indiscutível a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como espaços de formação, devido a consolidarem “lugares/espaços” de outras e novas apropriações das práticas pedagógicas. Justamente por isso a importância de pesquisas, discussões e problematizações voltadas para os processos formativos online, assim como para o uso dos AVA. Nesse artigo, quando se fala de mediação e de interação é em uma perspectiva histórico-cultural, compreendendo que esses conceitos se configuram como elementos promotores da aprendizagem, determinando as relações e os papéis dos sujeitos nos cursos de formação on-line. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo investigar os processos e procedimentos de mediação e de interação nos cursos de formação on-line da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para responder a tal objetivo, o problema que se propôs investigar é como os processos e procedimentos de mediação e de interação podem ser identificados nos cursos de formação on-line da UFMT? A abordagem utilizada foi qualitativa, com a metodologia da observação participante. Os resultados apontam que se faz necessária uma discussão sobre políticas públicas e institucionais, sobre o trabalho docente e do tutor, e, no caso da EaD, sobre o “lugar” do aluno no contexto da cultura digital e da sociedade conectada.<hr/>Abstract The Virtual Learning Environment (VLE) is extremely relevant as a development space, due to promoting “places/spaces” for other and new appropriation for pedagogical practices. Thus, mainly because of that, there is great importance in research projects, discussions and problematizations about online development processes, as well as in the VLE use. In this dissertation, mediation and the interaction are discussed from a historic and social perspective, understanding that these concepts set themselves as elements that promote learning, determining the subject’s relations and roles in on-line majors. It presents part of the results of a research and aims at investigating the mediation and the interaction processes and procedures in the on-line training courses at University Federal de Mato Grosso (UFMT) To answer this objective, the problem you set out to investigate is how can mediation and the interaction processes and procedures be identified in the on-line training courses of the UFMT? Qualitative approach, with participant observation methodology were used. The results indicate the need to discuss public and institutional policies, about the work of teachers and tutors and, in the case of Distance Education, about the student’s “place” in the context of digital culture and connected Society.<hr/>Resumen La relevancia de los Ambientes Virtuales de Aprendizaje (AVA) como espacios de formación es indiscutible, debido a la consolidación de los “lugares / espacios” del otro y las nuevas apropiaciones de las prácticas pedagógicas. Precisamente por ello, la importancia de la investigación, las discusiones y la problematización relacionadas con los procesos de formación online, así como el uso de VLE. En este artículo, cuando se trata de mediación e interacción, es desde una perspectiva histórico-cultural, entendiendo que estos conceptos se configuran como elementos que promueven el aprendizaje, determinando las relaciones y roles de los sujetos en los cursos de formación online. El artículo presenta parte de los resultados de una investigación y tiene como objetivo investigar los procesos y procedimientos de mediación e interacción en los cursos de formación on-line de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT). para dar respuesta a este objetivo, el problema que se propuso investigar es ¿cómo se pueden identificar los procesos y procedimientos de mediación e interacción en los cursos de formación online de UFMT? El enfoque utilizado fue cualitativo, con la metodología de observación participante. Los resultados muestran que es necesario discutir las políticas públicas e institucionales, el trabajo de docentes y tutores y, en el caso de la educación a distancia, sobre el “lugar” del estudiante en el contexto de la cultura digital y la sociedad conectada. <![CDATA[Self-handicapping strategies in mathematics: a systematic review of literature]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301448&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.<hr/>Abstract The adoption of self-handicapping learning strategies involves creating or declaring obstacles, real or fictitious, before carrying out a task to justify, in advance, a possible failure or to make a success more rewarding for self-image. This practice can affect performance and have disastrous consequences for the student. In the case of Mathematics, a subject feared by many, the importance of researching the influence of these strategies on the students' lives seems to be even greater. Thus, this article aims to present a systematic review of the literature that investigates the adoption of self-handicapping strategies in the field of Mathematics. The search was carried out in the SciELO, PsycINFO and ERIC databases. The final sample included 10 texts, all international, with 3 papers in events and 7 articles in journals. The results revealed that several factors contribute to the adoption, or not, of self-handicapping strategies in Mathematics. The classroom environment and the support that the teacher offers to his students, as well as the importance of considering other constructs, such as self-esteem and self-efficacy as something that affects the choice to use self-handicapping strategies were key variables for greater understanding. adoption of these strategies. The small number of researches found in the field of Mathematics suggests that this is still a fruitful field for new research, both Brazilian and international.<hr/>Resumen La adopción de estrategias de aprendizaje auto-perjudiciales implica crear o declarar obstáculos, reales o ficticios, antes de realizar una tarea para justificar, de antemano, un posible fracaso o hacer más gratificante un éxito para la autoimagen. Esta práctica puede afectar el desempeño y tener consecuencias desastrosas para el estudiante. En el caso de las Matemáticas, disciplina temida por muchos, la importancia de investigar la influencia de estas estrategias en la vida de los estudiantes parece ser aún mayor. Así, este artículo tiene como objetivo presentar una revisión sistemática de la literatura que investiga la adopción de estrategias auto-perjudiciales en el campo de las Matemáticas. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, PsycINFO y ERIC. La muestra final incluyó 10 textos, todos internacionales, con 3 artículos en eventos y 7 artículos en revistas. Los resultados revelaron que varios factores contribuyen a la adopción, o no, de estrategias auto-perjudiciales en Matemáticas. El ambiente del aula y el apoyo que el docente brinda a sus alumnos, así como la importancia de considerar otros constructos, como la autoestima y la autoeficacia, como algo que incide en la elección de utilizar estrategias auto-perjudiciales, fueron variables clave para Mayor comprensión Adopción de estas estrategias. El pequeño número de investigaciones encontradas en el campo de las Matemáticas sugiere que este sigue siendo un campo fructífero para nuevas investigaciones, tanto brasileñas como internacionales. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000301475&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.<hr/>Abstract The adoption of self-handicapping learning strategies involves creating or declaring obstacles, real or fictitious, before carrying out a task to justify, in advance, a possible failure or to make a success more rewarding for self-image. This practice can affect performance and have disastrous consequences for the student. In the case of Mathematics, a subject feared by many, the importance of researching the influence of these strategies on the students' lives seems to be even greater. Thus, this article aims to present a systematic review of the literature that investigates the adoption of self-handicapping strategies in the field of Mathematics. The search was carried out in the SciELO, PsycINFO and ERIC databases. The final sample included 10 texts, all international, with 3 papers in events and 7 articles in journals. The results revealed that several factors contribute to the adoption, or not, of self-handicapping strategies in Mathematics. The classroom environment and the support that the teacher offers to his students, as well as the importance of considering other constructs, such as self-esteem and self-efficacy as something that affects the choice to use self-handicapping strategies were key variables for greater understanding. adoption of these strategies. The small number of researches found in the field of Mathematics suggests that this is still a fruitful field for new research, both Brazilian and international.<hr/>Resumen La adopción de estrategias de aprendizaje auto-perjudiciales implica crear o declarar obstáculos, reales o ficticios, antes de realizar una tarea para justificar, de antemano, un posible fracaso o hacer más gratificante un éxito para la autoimagen. Esta práctica puede afectar el desempeño y tener consecuencias desastrosas para el estudiante. En el caso de las Matemáticas, disciplina temida por muchos, la importancia de investigar la influencia de estas estrategias en la vida de los estudiantes parece ser aún mayor. Así, este artículo tiene como objetivo presentar una revisión sistemática de la literatura que investiga la adopción de estrategias auto-perjudiciales en el campo de las Matemáticas. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, PsycINFO y ERIC. La muestra final incluyó 10 textos, todos internacionales, con 3 artículos en eventos y 7 artículos en revistas. Los resultados revelaron que varios factores contribuyen a la adopción, o no, de estrategias auto-perjudiciales en Matemáticas. El ambiente del aula y el apoyo que el docente brinda a sus alumnos, así como la importancia de considerar otros constructos, como la autoestima y la autoeficacia, como algo que incide en la elección de utilizar estrategias auto-perjudiciales, fueron variables clave para Mayor comprensión Adopción de estas estrategias. El pequeño número de investigaciones encontradas en el campo de las Matemáticas sugiere que este sigue siendo un campo fructífero para nuevas investigaciones, tanto brasileñas como internacionales.