Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-527120240004&lang=en vol. 48 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dominance profile student in Problem-Based Learning: perception of tutors and students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas ocorre por meio do trabalho em pequenos grupos, facilitado pelos tutores, devendo haver contribuição de todos para o alcance dos objetivos de aprendizagem. O estudante com perfil dominante pode desequilibrar essa dinâmica do grupo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender, na perspectiva da aprendizagem colaborativa, os significados atribuídos pelos docentes e discentes à presença do estudante com perfil dominante no grupo tutorial. Método: Realizaram-se dois estudos, de natureza qualitativa, com tutores e estudantes de uma faculdade do Nordeste do Brasil. O primeiro estudo objetivou compreender a percepção dos docentes sobre presença do estudante dominante no grupo tutorial. Para tanto, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para coleta das informações. A população foi composta por tutoras da graduação de Fisioterapia, com mais de dois anos facilitando grupos tutoriais. O segundo estudo objetivou compreender os significados atribuídos por discentes à presença do perfil de dominância nas tutorias. Utilizou-se o grupo focal como método de coleta. Participaram estudantes de Medicina dos quatro primeiros anos do curso. O processo de análise e interpretação das falas dos dois estudos foi ancorado nos pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa, os quais também serviram de referência para elaboração do roteiro das entrevistas e do grupo focal. Adotou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os estudos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE nº 26191119.5.0000.5569 e CAAE nº 38005320.5.0000.5569, respectivamente. Resultado: Os tutores e estudantes enfatizaram a diversidade encontrada no perfil de dominância. Caracterizaram o estudante com esse perfil como colaborativo, participativo e preparado. Apontaram também características de impaciência, dificuldade em escutar e aceitar colocações contrárias às suas, além de comportamento intrusivo, silenciando e limitando a participação de outros. As tutoras reforçaram a dificuldade em lidar com o estudante dominante, inclusive em dar feedback. Os discentes relataram que os tutores, perante o estudante dominante, não percebiam a ausência de colaboração no grupo e apresentavam insegurança para intervir. Conclusão: Os discentes expressaram tolhimento e insegurança diante da presença do estudante dominante, com prejuízo na construção do conhecimento do grupo e no desempenho individual, bem como decepção quanto à atuação do tutor. Os tutores demonstraram reconhecer as sutilezas dentro do perfil de dominância, apesar de suas dificuldades em intervir adequadamente.<hr/>ABSTRACT Introduction: Problem-Based Learning occurs through work in small groups, facilitated by tutors, and everyone is expected to contribute to the achievement of the learning objectives. The presence of a dominant profile student could lead to some imbalance in the group dynamics. Objective: to understand, from the perspective of collaborative learning, the meanings attributed by tutors and students to the presence of the dominant profile student in the tutorial group. Methods: two qualitative studies with tutors and students were conducted at a university in northeastern Brazil. The first aimed to understand the tutor’s perception of the presence of the dominant student in the tutorial group. Semi-structured interviews were used to collect information. The population consisted of tutors from the physiotherapy undergraduate course with more than two years facilitating tutorial groups. The second study aimed to understand the meanings attributed by students about the presence of the dominance profile in tutoring. Information was collected by focus group. The study population consisted of medical students from the first four years of the course. The process of analysis and interpretation was anchored in the theoretical assumptions of collaborative learning, which also served as a reference for the development of the interviews and focus group scripts. Bardin’s content analysis technique was adopted. The studies were approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 26191119.5.0000.5569 and CAAE: 38005320.5.0000.5569. Results: tutors and students highlighted the diversity within the dominance profile. They characterized the student with this profile as collaborative, participatory and prepared. They also pointed out characteristics of impatience, difficulty in listening and accepting arguments contrary to their own. In addition, they reported intrusive behavior, silencing and limiting the participation of others. The tutors reinforced the difficulty in dealing with the dominant student, especially when giving feedback. The students reported that tutors, when facing the dominant student, did not perceive the lack of collaboration in the group and were insecure to intervene. Conclusion: the students expressed embarrassment and insecurity when faced with presence of the dominant student, leading to losses in the construction of group knowledge and individual performance, as well as disappointment in relation to the tutor’s performance. The tutors showed they recognize subtleties within the dominance profile, despite difficulties in adequately intervening. <![CDATA[Empathy and spirituality in Medical students and residents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400202&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A empatia tende a diminuir ao longo da formação médica. A relação entre espiritualidade e empatia não tem sido amplamente explorada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar empatia e religiosidade/espiritualismo por meio de questionário voluntário, entre estudantes e residentes de Medicina. Método: Trata-se de um estudo transversal exploratório por meio de um questionário online para preenchimento voluntário entre estudantes de medicina e residentes, composto por: dados sociodemográficos, questionário de empatia e questões sobre religiosidade/espiritualismo. Resultado: De 1.550 convites, 273 participantes voluntários responderam (17,6%). A maioria era católica (103 - 37,7%), seguida de agnósticos (84 - 30,8%), protestantes e kardecistas (27 - 9,9% cada). A Escala de Empatia de Jefferson apresentou pontuação média de 120,4 (de 90 a 140). Não se constatou correlação entre a crença religiosa e o grau de empatia. Ambos os conceitos não indicaram diferença significativa ao longo do período da educação médica. Conclusão: Empatia e religiosidade/espiritualismo não apresentaram correlação entre estudantes e residentes de Medicina.<hr/>ABSTRACT Introduction: Empathy tends to decline throughout the course of medical training. The relationship between spirituality and empathy has not been widely explored. Objective: To correlate empathy and religiosity/spiritualism by means of a voluntary questionnaire applied to medical students and residents. Methods: This is an exploratory cross-sectional study using an online questionnaire completed on a voluntary basis by medical students and residents, consisting of: socio-demographic data, an empathy questionnaire and questions about religiosity/spiritualism. Results: From 1,550 invitations, 273 volunteer participants responded (17.6%). Most were Catholic (103 - 37.7%), followed by agnostics (84 - 30.8%), and Protestants and Kardecists (27 - 9.9% each). The Jefferson Empathy Scale had a mean score of 120.4 (from 90 to 140). Religious belief and degree of empathy did not present any correlation. Neither concept presented significant difference over the course of medical training. Conclusion: Empathy and religiosity/spiritualism did not present any correlation among medical students and residents. <![CDATA[Study about factors that influenced Medical school graduates on their future careers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400203&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Os avanços da medicina desencadearam um aumento significativo do grau de especialização dos médicos. Entretanto, apesar da crescente procura dos médicos por especialização, existe escassez de profissionais em determinadas áreas, o que torna relevante compreender os fatores e as barreiras que influenciam os alunos de Medicina na tomada da carreira futura. Essa decisão passa por inúmeras reflexões, e o tema tem sido extensamente abordado no mundo tudo. Objetivo: Esta pesquisa visou estudar os principais fatores e motivações que levaram os estudantes do sexto ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) a escolher a especialidade médica. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise estatística não paramétrica em que se utilizaram a linguagem R versão 4.2.3 e o teste exato de Fisher para testar as hipóteses. Dos 106 alunos matriculados, apenas 90 participaram voluntariamente da pesquisa. Resultado: Na pesquisa, 57 alunos identificaram-se como do gênero feminino e 33 como do masculino, sendo a maioria entre 23 e 26 anos. A grande área médica mais desejada foi a clínica médica (35,6%), seguida da clínica cirúrgica (23,2%), ginecologia e obstetrícia (22,2%) e pediatria (11,1%), sendo as duas últimas escolhidas, majoritariamente, pelo gênero feminino. Entre as especialidades citadas, destacou-se a anestesiologia (13,3%). Os principais fatores e motivações de influência foram: “qualidade de vida e retorno financeiro” (55,6%) e “presença de docente do internato” (53,3%), porém sem significância estatística como as especialidades escolhidas. A área da clínica médica se correlacionou estatisticamente com “oferecer maior envolvimento integral com o paciente, permitindo melhor assistência, além de prática ambulatorial” e a clínica cirúrgica e ginecologia e obstetrícia com “prática de procedimentos invasivos e atendimento de emergência, e predomínio de prática hospitalar”. Dos concluintes, 30% mudaram de opinião durante a graduação e 32,3% pretendem atuar como médicos generalistas e realizar especialização posterior. Conclusão: Este estudo demonstra como diversos fatores dentro da graduação exercem influência direta na escolha da carreira médica pelos estudantes de Medicina. Estudos adicionais são necessários, assim como estratégias de aconselhamento acadêmico, com a finalidade de esclarecer as oportunidades possíveis para cada área médica.<hr/>ABSTRACT Introduction: Advances in medicine have triggered a significant increase in the degree of specialization of doctors. However, despite the growing demand for doctors to specialize, there is a shortage of professionals in certain areas, urging the need to understand the factors and barriers that influence medical students’ decision-making about their future careers. Such decisions are subject to countless reflections and the topic has been extensively discussed worldwide. Objective: This research aimed to study the main factors and motivations that led sixth-year students at Medical Sciences College of the Metropolitan University of Santos (UNIMES,2023) to choose their medical specialty. Method: This is a cross-sectional, observational study with a quantitative approach. Non-parametric statistical analysis was performed using the R language version 4.2.3 and Fisher’s exact test was used on hypotheses. Of the 106 enrolled students, only 90 voluntarily participated in the study. Result: Of the participants, 57 identified as female and 33 as male, with the majority aged between 23 and 26 years. The most desired large medical area was General Internal Medicine (35.6%), followed by Surgery (23.2%), Gynecology and Obstetrics (22.2%), Pediatrics (11.1%), the latter two being favored primarily by women. Prominent among the specialties mentioned was Anesthesiology (13.3%). The main influencing factors and motivations were: “quality of life and financial return” (55.6%) and “presence of teaching staff at the internship” (53.3%), however, with no statistically significance for the chosen specialties. The area of the General Internal Medicine was correlated statistically with “Offers more comprehensive involvement with the patient, allowing better care, in addition to outpatient practice” while Surgery and GO correlated with “Practice of invasive procedures and emergency care, and predominance of hospital practice”. Thirty percent of the graduates changed their minds during undergraduate training and 32.3% intend to work as general practitioners and specialize at a later stage in their career. Conclusion: This study demonstrates how several factors within undergraduate training have a direct influence on students’ choice of medical career. Further studies are needed, as well as academic counseling strategies, in order to clarify the possible opportunities for each medical area. <![CDATA[Peer support’s effects in health students’ mental health]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Os grupos de apoio entre pares se valem do construto do apoio social e são formados por membros que apresentam características comuns. Os grupos podem ser utilizados em diversos contextos para a manutenção da saúde mental de seus participantes. Em 2020, criaram-se os grupos de apoio entre pares da FCM/Unicamp, nos quais, para avaliar os efeitos na saúde mental de seus participantes, foi realizada a pesquisa apresentada neste artigo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito dos grupos de apoio entre pares na saúde mental de estudantes universitários da área da saúde, visando compreender as percepções deles, assim como comparar o apoio social percebido pelos participantes e não participantes dos grupos. Método: Para análise qualitativa, realizaram-se entrevistas em profundidade com os participantes dos grupos, que posteriormente foram submetidas à análise temática. Resultado: Observou-se que a criação de uma identidade grupal e a identificação de problemas comuns aos participantes auxiliaram na construção do vínculo que, por sua vez, foi essencial para o exercício da função de apoio social dos grupos. Conclusão: Tem-se reforçado o efeito benéfico e protetivo dos grupos para a saúde mental de seus participantes. Assim, concluímos que os grupos de apoio entre pares são uma estratégia de apoio social versátil e viável de se aplicar em ambientes universitários, podendo auxiliar na manutenção do bem-estar psicológico de seus participantes.<hr/>ABSTRACT Introduction: Peer support draws on social support and is formed by members who share common characteristics; the group can be used in different contexts to maintain the participants’ mental health. FCM/Unicamp peer support groups were created in 2020. This research was conducted to assess the effects of these groups on the participants’ mental health. Objective: To evaluate the effects of peer support groups on the mental health of health students; to understand the views of those students and compare the view of participants and non-participants regarding social support. Method: For qualitative analysis, in-depth interviews were carried out with participants and subsequently subjected to thematic analysis. Results: It was observed that the creation of a group identity and identification of common problems helped to build bonds which, in turn, were essential for the groups’ social support function. Conclusion: Qualitative analysis reinforced the beneficial and protective effect of the groups on the participants’ mental health. Thus, we conclude that peer support is a versatile and viable social support strategy to be applied in university environments, helping to maintain the participants’ psychological well-being. <![CDATA[Peer mentoring in the transition to clinical round at Famed/UFVJM: perceptions of participant students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400205&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Na educação médica, programas de mentoria entre pares fomentam que alunos mais experientes ajudem colegas iniciantes no seu desenvolvimento. Mentorear o indivíduo durante sua vida universitária é uma maneira de oferecer suporte especialmente em momentos de transição, possibilitando o debate de tópicos relevantes muitas vezes não contemplados no currículo formal, como desempenho acadêmico, saúde mental e soft skills. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições da mentoria entre pares na transição para o ciclo clínico desenvolvida em uma escola médica, a partir da percepção dos estudantes participantes. Método: Trata-se de estudo transversal, descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Foram realizadas três jornadas de mentoria entre pares, com quatro a seis encontros semanais entre grupos de discentes mentores do sexto ao décimo período e mentorados do quarto. Houve atividades voltadas ao aprendizado de habilidades médicas, discussão de casos clínicos, treinamento de anamnese e comunicação médica, além do compartilhamento de vivências. Os alunos participantes foram convidados a responder, anonimamente, a questionários online autoaplicados antes do início e após o último encontro. Realizaram-se análises estatísticas simples, frequências absoluta e relativa das variáveis concernentes às questões fechadas, e análise temática das respostas às questões abertas. Resultado: Participaram das três jornadas 144 estudantes: 99 mentorados e 45 mentores. Destes, 66% dos mentorados e 86% dos mentores responderam aos questionários. Pela visão da ampla maioria, a mentoria se mostrou efetiva, trazendo benefícios para mentorados e mentores. Os mentorados mencionaram que se sentiram mais preparados para as próximas atividades envolvendo atendimento ambulatorial e mais satisfeitos com o próprio desenvolvimento acadêmico e com as atividades de capacitação em habilidades de comunicação médica ofertadas pelo curso. Os mentores relataram que seus mentorados também os prepararam para avançar no curso e que auxiliaram no desenvolvimento pessoal e acadêmico. Conclusão: A mentoria entre pares na transição para o ciclo clínico revelou-se estratégia promotora de desenvolvimento acadêmico e pessoal, na percepção dos participantes, estimulando o engajamento dos estudantes, tanto mentores quanto mentorados, no processo de ensino-aprendizagem. Mais estudos com metodologias diversas, como aplicação de escalas, acompanhamento prospectivo ou análise de indicadores de êxito, podem incrementar a compreensão das contribuições da mentoria entre pares para a formação dos futuros médicos.<hr/>ABSTRACT Introduction: In medical education, peer mentoring programs encourage more experienced students to help beginner colleagues in their development. Mentoring the individual during university life is a way of offering support, especially during periods of transition, enabling the debate of relevant topics often not covered in the formal curriculum, such as academic performance, mental health and soft skills. Objective: To understand the contributions of peer mentoring in the transition to clinical rotations at a medical school, based on the views of the participating students. Method: Cross-sectional, descriptive study with quantitative and qualitative approach. There were 3 mentoring journeys between peers, with 4 to 6 weekly meetings between groups of student mentors from the third to fifth year and mentees from the second year. There were activities focused on learning medical skills, discussing clinical cases, training in anamnesis and medical communication, in addition to sharing experiences. Participants were invited to anonymously answer self-applied online questionnaires before the beginning and after the last meeting. Simple statistical analyses were performed, absolute and relative frequencies of the variables concerning the objective questions; and thematic analysis of responses to discursive questions. Result: 144 students participated in the 3 journeys: 99 mentees, 45 mentors. 66% of mentees and 86% of mentors answered the questionnaires. The vast majority reported a view that showed mentoring to be effective, bringing benefits to mentees and mentors. The mentees expressed feeling more prepared for the next activities involving outpatient care, more satisfied with their own academic development and with the training activities in medical communication skills offered by the course. Mentors reported that their mentees also prepared them to advance in the course and that they helped with personal and academic development. Conclusion: According to the views of the participants, the peer mentoring in the transition to clinical rotations proved to promote academic and personal development, stimulating the engagement of students, both mentors and mentees, with the teaching-learning process. More studies with different methodologies, such as the application of scales, prospective follow-up or analysis of success indicators may enhance our understanding of the contributions of peer mentoring to the training of future physicians. <![CDATA[Evaluation of the residency program in family and community medicine from the perspective of resident physicians]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400206&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A residência médica (RM) é considerada acadêmica e profissionalmente o método padrão ouro no ensino de médicos egressos da universidade. O Programa Integrado de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PIRMFC) de Fortaleza, no Ceará, reúne os programas da Universidade Federal do Ceará, da Escola de Saúde Pública do Ceará e da prefeitura, e é o primeiro do gênero em larga escala, contando com cerca de 70 residentes na primeira edição, implantado em uma capital, paralelamente ao processo de implantação da rede de serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) pela prefeitura. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar um PIRMFC a partir da ótica dos residentes. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando o modelo de Kirkpatrick no seu primeiro nível: reação e satisfação dos residentes. A coleta de dados foi realizada com a participação de 18 residentes (R2) em cinco grupos focais, no segundo semestre de 2020. Aplicaram-se também questionários com perguntas fechadas para caracterização da amostra, seguidas de questões de múltipla escolha graduadas em escala Likert. Os dados qualitativos foram examinados pela técnica de análise temática, e os quantitativos, por meio de frequências simples e percentuais. Resultado: Identificaram-se as seguintes categorias principais: estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação do processo ensino-aprendizagem, produção de autonomia, transferência da formação para a prática, fragilidades e potencialidades da residência. Os residentes compreendem a responsabilidade que têm no atendimento médico diário, ainda que como aprendizes. Eles demonstram insegurança como sujeitos da formação, sentindo-se mais confortáveis quando são colocados no papel passivo. Contudo, os discentes do programa reconhecem a metodologia ativa de ensino-aprendizagem como adequada para o ensino de adultos, mas precisam que as estratégias estejam voltadas para a resolução de problemas comuns à prática profissional deles. Conclusão: O programa não conseguiu firmar bases para o engajamento dos residentes em algumas estratégias ativas simuladas de ensino-aprendizagem, como grupos tutoriais. É preciso valorizar as experiências e competências adquiridas heterogeneamente pelos residentes para compor momentos de equalização do aprendizado, buscando o protagonismo do aluno em vez da imposição de conhecimentos.<hr/>ABSTRACT Introduction: Medical Residency (MR) is considered, both academically and professionally, the gold standard method in teaching university graduates. The Integrated Residency Program in Family and Community Medicine (PIRMFC) in Fortaleza-CE brings together the programs of Universidade Federal do Ceará, the School of Public Health of Ceará and the City Hall of Fortaleza and is the first of its kind on a large scale, with about 70 residents in the first edition, implemented in a capital city, concomitantly with the process of implementation of the Family Health Strategy (ESF) service network by the City Hall. Objective: To evaluate an Integrated Residency Program in Family and Community Medicine, from the perspective of resident doctors. Method: This is an exploratory study, with a qualitative approach, using the Kirkpatrick model in its first level, reaction and satisfaction of residents. Data collection was carried out with the participation of 18 residents (R2) in five Focus Groups, in the second half of 2020. Questionnaires with closed questions were also applied to characterize the sample, followed by multiple-choice questions graded on a Likert scale. The qualitative data were analyzed by the Thematic Analysis technique and quantitative data through simple frequency and percentage. Results: The following main categories were identified: Teaching-learning strategies, Evaluation of the teaching-learning process, Production of autonomy, Transfer of training into practice, Weaknesses and Potentialities of the residency. Residents understand the responsibility they have in daily medical care, even if they are apprentices. They felt insecure as training subjects, feeling more comfortable when they are placed in the passive role. On the other hand, the program students recognize the active teaching-learning methodology as adequate for teaching adults but need strategies to be used to solve common problems in their professional practice. Conclusion: The Program was not able to establish the basis for the engagement of residents in some simulated active teaching-learning strategies, such as Tutorial Groups. It is necessary to value the experiences and competences heterogeneously acquired by the residents to constitute moments of equalization of learning, seeking the student’s protagonism instead of the imposition of knowledge. <![CDATA[Preparation and validation of a Brazilian Clinical Empathy Scale (EBEC): pilot test]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A empatia, um elemento primordial do humanismo, tem sido alvo de crescente interesse no ensino médico. No contexto das profissões de saúde, a empatia no atendimento ao paciente é um atributo que envolve a compreensão das experiências, da dor, do sofrimento e das preocupações do paciente combinados com a capacidade de comunicar esse entendimento e uma intenção de ajudar. Apesar do desenvolvimento de práticas que estimulam a empatia nos estudantes de Medicina, um desafio presente na vida acadêmica é mensurar essa habilidade. Objetivo: Este estudo teve como objetivos elaborar e validar uma escala brasileira de empatia no contexto do atendimento clínico. Método: Trata-se de estudo-piloto de construção e validação de uma escala psicométrica, realizado em cinco etapas: 1. definição das dimensões do construto baseada em revisão da literatura; 2. itens submetidos à análise teórica com juízes especializados no tema, objetivando identificar a pertinência do item dentro do construto; 3. realização de um pré-teste com a população-alvo visando avaliar o entendimento dos itens; 4. validação da escala com aplicação a 207 estudantes de Medicina brasileiros; 5. aplicação de testes estatísticos que auxiliam na validação da escala. Resultado: Ao final do estudo, a escala de empatia elaborada continha 21 itens, com respostas em escala de Likert, distribuídos em dois fatores: compreensão empática e ação empática, que apresentaram boa confiabilidade proposta (&gt; 0,842) e boa consistência interna (H-latente &gt; 0,879 e H-observado &gt; 0,864) com total de variância explicada de 44,95%. Conclusão: A aplicação da escala de empatia clínica em estudantes de Medicina resultou em um instrumento que atendeu aos critérios de adequação semântica e cultural, e revelou evidências preliminares de validade.<hr/>ABSTRACT Introduction: Empathy, which is a crucial element of humanism, has been the subject of increasing interest in medical education. In the context of the healthcare professions, empathy in patient care is an attribute that involves understanding the patient’s experiences, pain, suffering, and concerns combined with the ability to communicate that understanding and an intention to help. Despite the development of practices that encourage empathy in medical students, a challenge in academic life is measuring this ability. Objective: To develop and validate a Brazilian scale of empathy in the context of clinical care. Method: Pilot study of construction and validation of a psychometric scale, carried out in five stages: (1) Definition of the dimensions of the construct based on a literature review; (2) Items submitted to theoretical analysis with judges specialized in the subject, aiming to identify the pertinence of the item within the construct; (3) carrying out a pre-test with the target population to assess the understanding of the items (4) validation of the scale with application to 207 Brazilian medical students (5) application of statistical tests that help in the validation of the scale. Result: At the end of the study, the created Empathy Scale contained 21 items, with Likert scale responses, distributed in two factors: empathic understanding and empathic action, which presented good proposed reliability (&gt;0.842) and good internal consistency (latent H &gt;0.879 and observed H &gt;0.864) with a total explained variance of 44.95%. Conclusion: The application of the clinical empathy scale, in medical students, resulted in an instrument that met the criteria of semantic and cultural adequacy and revealed preliminary evidence of validity. <![CDATA[Teaching-learning otorhinolaryngology using a digital tool: building a prototype]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400208&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Os recursos tecnológicos digitais, a exemplo dos jogos, podem ser usados de forma eficiente e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, principalmente pela facilidade de serem inseridos no contexto acadêmico, uma vez que significativa parte dos estudantes tem acesso à internet e faz uso desses mecanismos em seu cotidiano. Tais recursos podem ser utilizados para aprimorar o conhecimento acerca de uma área específica, como a otorrinolaringologia, que envolve habilidades clínicas essenciais na formação do médico generalista, sendo destaque entre os agravos frequentes na atenção primária. Objetivo: Nesta pesquisa, objetiva-se o desenvolvimento de uma ferramenta didática que possa auxiliar na aquisição de conhecimentos específicos pertinentes à prática clínica de médicos egressos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de caráter experimental de um aplicativo denominado ORLearning, baseado em competências previamente definidas em um consenso Delphi, a ser usado em estudantes de Medicina a respeito da otorrinolaringologia. Resultado: Construiu-se o protótipo com interfaces próprias destinado a discentes de Medicina. Conclusão: Frisamos a importância do uso dessas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem da especialidade para graduandos e recém-formados em Medicina, de modo a tornar esse processo lúdico e inovador.<hr/>ABSTRACT Introduction: Digital technological resources, such as games, can be used efficiently and collaboratively in the teaching-learning process, mainly due to the ease with which they can be inserted into the academic context, since a significant number of students have access to the Internet and use these mechanisms in their daily lives. These resources can be used to improve knowledge about a specific area, such as Otorhinolaryngology, which involves essential clinical knowledge and skills in the training of general practitioners and is one of the most common problems in primary care. Objective: The aim of this research is to develop a teaching tool that can help graduate physicians acquire specific knowledge relevant to clinical practice. Research Methodology: The method is a descriptive, experimental study of an application called “ORLearning”, based on competencies previously defined in a Delphis consensus, to be used with medical students in the field of otorhinolaryngology. Main Results: The result was the construction of a prototype with its own interfaces, aimed at medical students. Conclusion: We highlight the importance of using these technological tools in the teaching-learning process of the specialty, both for undergraduates and recent medical graduates, making this process playful and innovative. <![CDATA[Nephrologist training: a bioethical analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O processo formativo em que o profissional está inserido terá intensa relação com a forma como ele se colocará perante as situações do cotidiano de atuação, especialmente as que evidenciam conflitos bioéticos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a formação ética dos profissionais atuantes em ambulatórios de tratamento conservador da doença renal crônica (DCR) e o conhecimento deles acerca dos conceitos, das correntes e das teorias bioéticos. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem qualitativa em que foram entrevistados 63 profissionais, incluindo médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, atuantes nos ambulatórios de tratamento conservador da DRC de quatro serviços de formação de especialistas em nefrologia do Rio de Janeiro, entre março e setembro de 2022. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas pela técnica de Bardin. Resultado: Na análise das entrevistas, emergiram 28 categorias agrupadas em quatro eixos temáticos: estudo da ética; como e o que os profissionais aprendem sobre ética; relevância do estudo da ética na formação profissional; e estudo da ética em nefrologia. A avaliação do conhecimento dos profissionais acerca dos conceitos bioéticos evidenciou que apenas dois falaram de teorias bioéticas e conceitos específicos de ética. Conclusão: Evidenciaram-se desinteresse e pouca valoração do estudo da ética na formação do especialista em nefrologia, o que foi associado à dificuldade dos profissionais em compreender a importância da competência moral para uma prática médica efetiva, humanizada e de qualidade.<hr/>ABSTRACT Introduction: The training process in which the professional is inserted will have an intense relationship with the way they will face everyday situations, especially because they highlight bioethical conflicts. Objective: to evaluate the ethical training of professionals working in outpatient clinics providing conservative treatment to Chronic Kidney Disease (CKD) and their knowledge of bioethical concepts, currents and theories. Method: This is a cross-sectional, descriptive study with a qualitative approach in which 63 professionals were interviewed, including doctors, nutritionists, nurses, psychologists and social workers, working in CKD conservative treatment outpatient clinics in four training services for Nephrology specialists in Rio de Janeiro, between March and September 2022. The interviews were recorded, transcribed and verified using Bardin’s technique. Result: In the analysis of the interviews, 28 categories emerged, grouped into four thematic axes: The Study of Ethics; How and what professionals learn about ethics; Relevance of the study of ethics in professional training; and the Study of ethics in Nephrology. The assessment of the professionals’ knowledge about bioethical concepts showed that only 2 professionals spoke about bioethical theories and specific ethical concepts. The difficulty for professionals in understanding the importance of studying content that permeates the clinic is clear. Conclusion: There was a lack of interest and little appreciation of the study of ethics in the training of specialists in Nephrology, associated with the professionals’ difficulty in understanding the importance of moral competence for effective, humanized and quality medical practice. <![CDATA[Development and validation of face and content of a realistic simulator for suprapubic cystostomy training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A realização da cistostomia suprapúbica deve ser uma competência do médico urologista e cirurgião geral. O treinamento dessa competência por meio da simulação surge como alternativa segura, livre de riscos para pacientes e médicos residentes. Objetivo: Este estudo teve como objetivos criar um simulador realístico para o treinamento de cistostomia suprapúbica e obter sua validação de face e conteúdo. Método: O procedimento foi realizado no simulador por especialistas que posteriormente responderam a um questionário semiestruturado para a avaliação do realismo anatômico e a utilidade do simulador como ferramenta de ensino e treinamento. Resultado: Avaliaram o simulador 21 urologistas com idade média de 41,2 anos. O realismo anatômico teve nota média de 4,24 (nota máxima: 5), e a utilidade como ferramenta de ensino obteve média de 4,76 (nota máxima: 5). Conclusão: O simulador desenvolvido é, portanto, útil para o ensino prático de cistostomia por punção, pois foi validado em face e conteúdo, e, por isso, pode ser incorporado aos currículos da formação de médicos residentes, sobretudo em cirurgia geral e urologia.<hr/>ABSTRACT Introduction: Performing a suprapubic cystostomy should be a competence of the urologist and general surgeon. The training of this competence through simulation appears as a safe, risk-free alternative for patients and resident physicians. Objective: to create a realistic simulator for suprapubic cystostomy training and obtain its face and content validation. Method: the procedure was carried out in the simulator by experts who later responded to a semi-structured questionnaire to evaluate anatomical realism and the usefulness of the simulator as a teaching and training tool. Results: Twenty-one urologists with a mean age of 41.2 years evaluated the simulator. Anatomical realism had an average score of 4.24 (maximum score 5) and usefulness as a teaching tool obtained an average of 4.76 (maximum score 5). Conclusion: the developed simulator is, therefore, useful for the practical teaching of puncture cystostomy, it was validated in terms of face and content, and can be incorporated into the curricula for the training of resident physicians, especially in general surgery and urology. <![CDATA[Undergraduate medical training, the prescription of medicines not approved under the SUS and the judicialization of health]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400211&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O fenômeno da judicialização da saúde pública possui números expressivos, sobretudo quanto ao montante de gastos do erário ou ao volume processual. Entre suas causas, esta pesquisa se dedica à prescrição médica de fármacos em desconformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na percepção educacional do bacharelando em Medicina acerca da relação do médico com a judicialização da saúde pública. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a graduação médica acerca da prescrição de medicamentos não incorporados ao SUS, como fator gerador da judicialização da saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com o corpo discente de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo/ES. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, seguindo um roteiro com perguntas norteadoras, registradas e examinadas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin. Conjuntamente, examinaram-se os planos de ensino de matérias que possuem maior aproximação com a temática. Resultado: Verificou-se uma lacuna entre a graduação médica e a judicialização em saúde no que diz respeito à prescrição de fármacos que não fazem parte da política pública sanitária do SUS, atraindo a necessidade de promoção de uma política pública educacional por parte das instituições de ensino de Medicina, voltada à efetiva abordagem do assunto, de maneira articulada e interdisciplinar.<hr/>ABSTRACT Introduction: There is strong statistical evidence of the phenomenon of judicialization of public health, especially in terms of public spending or number of court cases. This research looks at one of reasons for these lawsuits, the prescription of drugs that do not comply with Unified Health System (SUS) guidelines, with a focus on the educational perception of medical students about the doctor’s relationship with the judicialization of public health. Objective: To analyse undergraduate medical training in relation to the prescription of medicines outside the scope of the SUS, as a factor that generates the judicialization of health. Method: This is a descriptive study, with a qualitative approach, developed with the student body of a Higher Education Institution in the State of Espírito Santo/ES. Data collection was carried out through questionnaires, following a script with guiding questions, recorded and examined according to the content analysis proposed by Bardin. Together, teaching plans for subjects that are closer to the theme were examined. Results: A gap was found between undergraduate medical training and judicialization in health with regard to the prescription of drugs that are outside the scope of the public health policy of the Unified Health System. This urges the need to promote a public educational policy on the part of medical teaching institutions, aimed at effectively addressing the subject, in a joined-up and interdisciplinary manner. <![CDATA[Preceptorship in medical residency: an evaluation from the preceptors’ perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400212&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O papel do preceptor, no contexto da residência médica, é crucial para a formação qualificada de profissionais e especialistas em suas áreas de atuação, sendo necessárias competências clínicas e pedagógicas e a compreensão de suas atribuições e objetivos a serem alcançados na interação de ensino-aprendizado com os residentes. Objetivo: Este estudo teve como objetivos avaliar a percepção dos preceptores da residência médica a respeito de seu papel nas atividades de ensino, conhecer o perfil sociodemográfico dos preceptores e identificar tópicos a serem melhorados na prática da preceptoria. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, em que foram incluídos os preceptores dos programas de residência médica de pediatria, neonatologia, terapia intensiva pediátrica e ginecologia-obstetrícia. Por meio de um questionário estruturado e validado na literatura, avaliaram-se cinco domínios relacionados à prática pedagógica; além disso, três perguntas abertas tiveram como objetivo obter a opinião do preceptor sobre a preceptoria, pontos positivos e pontos a serem melhorados em sua prática. Na análise, utilizaram-se estatística descritiva e porcentagens de percepções positivas e negativas, de acordo com as respostas ao questionário estruturado. Para a análise das perguntas abertas, adotou-se a técnica de categorização. Resultado: Houve predomínio de percepções positivas nos domínios referentes à competência pedagógica, interação ensino-serviço e presença do residente no campo de prática, enquanto as percepções negativas concentraram-se nos domínios referentes aos recursos e ao suporte educacional, e ao planejamento do programa educacional. A análise qualitativa evidenciou a consciência dos preceptores a respeito do seu papel, em que se destacaram como pontos positivos o estímulo à atualização constante e a satisfação pessoal e profissional; como pontos a serem melhorados, prevaleceram a necessidade de maior espaço participativo no planejamento, o desenvolvimento de pesquisa com os residentes e a importância de formalização da função de preceptor nas instituições, corroborando as percepções obtidas nas questões estruturadas. Conclusão: O papel do preceptor é fundamental para a boa formação do médico especialista no contexto dos programas de residência médica, de modo a integrar excelência técnica na especialidade e expertise pedagógica, e favorecer a aprendizagem significativa. Capacitar os preceptores, a fim de qualificá-los pedagogicamente e permitir que eles busquem o reconhecimento de sua atuação, poderá melhorar a formação do médico especialista e a assistência à saúde.<hr/>ABSTRACT Introduction: The role of the preceptor, in the context of Medical Residency, is crucial for the qualified training of professionals and specialists in their areas of activity, requiring clinical and pedagogical competencies and the understanding of their attributions and objectives to be achieved in the teaching-learning interaction with residents. Objectives: To evaluate the perception of medical residency preceptors regarding their role in teaching activities; to know the socio-demographic profile of preceptors and to identify topics to be improved in the practice of preceptorship. Methods: This was a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach conducted with the preceptors of the medical residency programs of Pediatrics, Neonatology, Pediatric Intensive Care and Gynecology-Obstetrics. Through a structured questionnaire validated in the literature, five domains related to pedagogical practice were evaluated, in addition to three open questions about the preceptor’s opinion about the preceptorship, positive points and areas for improvement in their practice. In the analysis, descriptive statistics and percentages of positive perceptions and negative perceptions were used, according to the answers to the structured questionnaire. For the analysis of the open questions, the categorization technique was used. Results: There was a predominance of positive perceptions in the domains related to Pedagogical Competence, Teaching-Service Interaction and Presence of the Resident in the Field of Practice, while the negative perceptions were concentrated in the domains related to Educational Resources and Support and Educational Program Planning. The qualitative analysis evidences the preceptors’ awareness of their role, highlighting as positive points the stimulus for constant updating and personal and professional satisfaction. As areas for improvement, we highlight the need for greater participatory space in planning, the development of research with residents and the need to formalize the role of preceptor in institutions, corroborating the perceptions obtained in the structured questions. Conclusion: The role of the preceptor is fundamental for the good training of the medical specialist in the context of medical residency programs, integrating technical excellence in the specialty and pedagogical expertise, favoring meaningful learning. Empowering preceptors, qualifying them pedagogically and seeking recognition of their performance, can improve the training of the medical specialists and health care. <![CDATA[Suggestions from a hospital health team for professional training and preparation for pandemics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400213&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A pandemia de Covid-19 evidenciou lacunas no preparo de profissionais de saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer as sugestões de profissionais que atuaram na assistência à saúde sobre como melhor prepará-los para lidar com esse contexto. Método: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, em que se realizaram entrevistas semiestruturadas em profundidade com diversas categorias de profissionais de um hospital-escola de alta complexidade do Sul do Brasil. No estudo, adotou-se a sociologia compreensiva como referencial. Resultado: As sugestões para as instituições que prestam atenção à saúde abrangeram maior atenção a seu corpo clínico, com oferta regular de programas de treinamento técnico e preparo psicológico. No caso das instituições de ensino na saúde, houve as seguintes sugestões: maior ênfase do currículo nos aspectos psicológicos e no cuidado integral destinado à saúde do ser humano, com humanização; comunicação; trabalho colaborativo em equipe; liderança e gestão de pessoas; maior carga horária de teoria e prática com simulação e práticas em cenários reais em emergência e cuidado intensivo; aspectos relacionados a conteúdos de medicina de crise, biossegurança e bioética quando os recursos são escassos; e cuidado com pacientes críticos. A literatura aponta que investimentos em programas de educação permanente minimizam os erros evitáveis, melhoram o desempenho da equipe e promovem a valorização profissional. No contexto da pandemia de Covid-19, evidenciou-se a necessidade de aprendizagem do autocuidado, comunicação com pacientes e familiares e estratégias para controle e manejo das emoções. No que diz respeito às habilidades técnicas e científicas a serem enfatizadas frente a crises em massa, destacam-se tópicos relativos à biossegurança e cuidados com pacientes críticos. Considerações finais: As sugestões fornecidas podem contribuir para melhor preparo de profissionais de saúde para atuar em contextos de pandemia.<hr/>ABSTRACT Introduction: The COVID-19 pandemic provided evidence of gaps in the preparation of health professionals. The objective of this study was to know the suggestions of professionals who worked in healthcare about how to better prepare them to deal with this context. Method: This was an exploratory qualitative study with in-depth semi-structured interviews of diverse groups of professionals from a high-complexity teaching hospital in the South Region of Brazil. Comprehensive Sociology was used as a framework. Results: The suggestions for institutions that provide healthcare included greater attention to their clinical staff, with regularly offered technical training and psychological preparation programs. Suggestions for health education institutions included greater curricular emphasis on psychological aspects and comprehensive care in human health, with humanization; communication; collaborative teamwork, leadership, and management; greater theoretical and practical course load, with simulation and practice in real emergency and intensive care scenarios, in addition to contents covering crisis medicine, biosafety, bioethics when resources are scarce, and care for critically-ill patients. Discussion: The literature indicates that investments in permanent education programs minimize avoidable errors, improve team performance and promote professional development. In the context of the Covid-19 pandemic, the need to learn self-care, communication with patients and family members and strategies for controlling and managing emotions was highlighted. With regard to technical and scientific skills to be emphasized in the presence of mass crises, topics related to biosafety and care for critically-ill patients are highlighted. Final considerations: The suggestions provided can contribute to better preparation of health professionals to work in pandemic contexts. <![CDATA[Telepsychiatry in Brazil: development, validation and application of a Knowledge, Attitude and Practice questionnaire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A telepsiquiatria, utilizada para oferecer a distância cuidados psiquiátricos, ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19 e as regulamentações da telemedicina no Brasil. Este estudo visa avaliar o uso da telepsiquiatria entre psiquiatras brasileiros, utilizando questionários de Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) para compreender os conhecimentos, as atitudes e as práticas relacionados. Objetivo: Este estudo teve como objetivos construir, validar e aplicar um questionário para determinar o nível de conhecimento, atitude e prática dos psiquiatras brasileiros em relação à telepsiquiatria no último ano. Além de identificar fatores associados a conhecimento, atitude e prática adequados. Método: Realizou-se um estudo metodológico para a construção e validação do instrumento, seguido por um estudo transversal com um questionário de CAP analítico. Após a elaboração do questionário, especialistas em psiquiatria validaram o instrumento por meio do método Delphi. Posteriormente, o questionário foi distribuído a psiquiatras em todo o Brasil por meio de redes sociais e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A análise dos dados foi realizada no software Stata 12.1, com a utilização de análises estatísticas multivariadas de Poisson. Resultado: O questionário de CAP foi validado com alto grau de concordância entre especialistas. Dos participantes, 68,3% apresentaram conhecimento adequado, 80,1% atitude adequada e 81,2% prática adequada em relação à telepsiquiatria. A análise multivariada revelou associações significativas, como atitudes adequadas relacionadas à não prática em consultórios e atendimento a crianças, e práticas adequadas associadas ao atendimento de idosos e adolescentes. Conclusão: O estudo conclui que o questionário de CAP é válido e pode ser aplicado em estudos futuros. Destaca-se a importância da telepsiquiatria na prática dos psiquiatras brasileiros, com diferenças notáveis nas atitudes e práticas adequadas conforme a faixa etária dos pacientes atendidos. Esses resultados indicam a necessidade de considerar essas variáveis ao implementar a telepsiquiatria, contribuindo para orientar políticas de saúde mental e práticas clínicas específicas para diferentes grupos etários.<hr/>ABSTRACT Introduction: Telepsychiatry, defined as the use of electronic communication to provide or support remote psychiatric care, has gained prominence during the COVID-19 pandemic and the emergence of telemedicine regulations in Brazil. This study aims to assess the adoption of telepsychiatry among Brazilian psychiatrists, employing KAP (Knowledge, Attitude, and Practice) questionnaires to understand their knowledge, attitudes, and practices related to this field. Objective: Constructing, validating, and applying a questionnaire to determine the level of knowledge, attitude, and practice of Brazilian psychiatrists regarding telepsychiatry in the past year and identifying factors associated with adequate knowledge, attitude, and practice. Method: A methodological study was conducted to construct and validate the instrument, followed by a cross-sectional study with an analytical KAP questionnaire. After the questionnaire development, psychiatry experts validated the instrument using the Delphi method. Subsequently, the questionnaire was distributed to psychiatrists across Brazil through social networks and the Brazilian Psychiatric Association. Data analysis was performed using the Stata 12.1 software, employing multivariate Poisson analyses. Results: The KAP questionnaire was validated with a high degree of agreement among the experts. Among the participants, 68.3% demonstrated adequate knowledge, 80.1% had an adequate attitude, and 81.2% exhibited adequate practices concerning telepsychiatry. The multivariate analysis revealed significant associations, such as adequate attitudes being linked to not practicing in medical offices and providing care to children, while adequate practices were associated with providing care to both the elderly and adolescent patients. Conclusion: The study concludes that the KAP questionnaire is valid and can be applied in future research. It underscores the significance of telepsychiatry in the practices of Brazilian psychiatrists, with notable differences in adequate attitudes and practices based on the age groups of treated patients. These findings indicate the need to consider these variables when implementing telepsychiatry, contributing to guiding mental health policies and specific clinical practices for different age groups. <![CDATA[Project “Histology without Artifact” contributes effectively to the meaningful student learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400215&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Histologia é o estudo das células e dos tecidos biológicos que compõem os seres vivos. Apesar de sua fundamental importância, a histologia ainda é um campo de difícil compreensão para uma parcela considerável dos estudantes, e, por consequência, a aprendizagem de outras ciências correlatas também fica prejudicada. Objetivo: O presente estudo se dispôs a elaborar materiais didáticos de histologia, utilizá-los como facilitadores do processo ensino-aprendizagem e avaliar a percepção dos discentes da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das ferramentas desenvolvidas. Método: Os materiais didáticos elaborados foram: apostila, banco de imagens, banco de casos clínicos e banco de mapas mentais. Para elaborá-los, utilizou-se o software Microsoft PowerPoint 2019. A exceção a essa forma de criação se deu somente com o banco de mapas mentais, o qual foi produzido com o aplicativo de mapeamento mental MindMeisteir. Distribuíram-se os materiais aos discentes que avaliaram suas contribuições para o aprendizado em histologia por meio de um questionário anônimo no formato Likert. Os dados foram compilados em tabelas utilizando o Microsoft Excel 2019 e analisados por meio de estatística descritiva. Resultado: Os materiais desenvolvidos pelo projeto foram avaliados majoritariamente como “bons”. Quanto à frequência de uso dos materiais, obteve-se as seguintes respostas: “quase sempre” ou “sempre”. A tendência da maioria dos voluntários foi concordar completamente, para todos os documentos avaliados, de que houve um impacto positivo do material no entendimento de histologia. Conclusão: O desenvolvimento de materiais pelo projeto “Histologia sem Artefato” auxiliou na construção de conhecimento dos alunos na grande área de histologia.<hr/>ABSTRACT Introduction: Histology is the study of cells and biological tissues. Despite its fundamental importance, histology remains a difficult field to understand for a considerable number of students and, consequently, the learning of other related sciences is also impaired. Objective: The aim of this study was to develop histology teaching materials, use them as to facilitate the teaching-learning process and evaluate the opinion of Universidade Federal de Santa Catarina students about the developed tools. Method: The educational materials prepared were: handout, image Bank, clinical case bank and mind map bank. Microsoft PowerPoint 2019 was used to prepare these materials, with the exception of the Mind Map Bank, which was created using the mind mapping application “MindMeisteir”. The materials were distributed among the students, who through an anonymous, Likert format dialogue assessed how well the materials contributed to learning in histology. Data were compiled into tables using Microsoft Excel 2019 and analyzed using descriptive statistics. Result: The materials introduced by the project were mostly evaluated as “good”. Most materials were used with a frequency of “almost always” or “always”. The tendency of most volunteers was to completely agree, for all documents evaluated, that there was a positive impact of the material on the understanding of histology. Conclusion: The development of materials through the “Histology without Artifact” project helped build students’ knowledge in the field of histology. <![CDATA[Turbocharged trajectories in higher education: cognitive enhancement and academic performance of Medical students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400216&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A cobrança de desempenho, o culto à performance, o tecnicismo, entre outras, são derivadas do produtivismo capitalista e suas lógicas. As pessoas que integram o ambiente acadêmico estão imersas nesses processos marcados por essa derivação. Dessa forma, surgem intervenções não terapêuticas, farmacológicas ou não, sobre o funcionamento cerebral, ampliando a performance de funções/habilidades/capacidades cognitivas a um nível mais elevado para além da média de funcionamento. Objetivo: Este estudo teve como objetivos examinar o uso de estratégias de aprimoramento cognitivo entre estudantes de Medicina e avaliar seus efeitos na saúde mental e no desempenho acadêmico, de modo a identificar intervenções potenciais para otimizar o bem-estar estudantil e o processo educativo. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Para o levantamento de dados, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Medicina. Para a análise dos dados, empreendeu-se a técnica da análise construtivo-interpretativa. Resultado: Os dados mostraram que os estudantes universitários buscam estratégias adaptativas para se manterem produtivos na universidade, mesmo que precisem enfrentar consequências, nem sempre previsíveis, desses mecanismos. Buscar alternativas para se manterem produtivos está vinculado à autoestima do estudante, o que impacta também a sua relação com os outros estudantes e com os seus docentes. Conclusão: Revela-se que estudantes de Medicina recorrem a estratégias de aprimoramento cognitivo, como o consumo de energéticos e cafeína, para que possam enfrentar as rigorosas demandas acadêmicas. Embora tais práticas possam inicialmente parecer benéficas ao incrementarem o desempenho e a produtividade, elas estão intrinsecamente ligadas a efeitos adversos significativos sobre a saúde mental dos alunos, incluindo aumento do estresse, ansiedade e dependência.<hr/>ABSTRACT Introduction: The demand for performance, the cult of performance, technicality, among others, are derived from capitalist productivism and its logic. The pursuit of performance, the cult of achievement, technicism, among others, stem from productivity and its logics. Individuals in the academic environment are immersed in these processes marked by this derivation. Consequently, non-therapeutic, pharmacological or non-pharmacological interventions on brain function emerge, enhancing cognitive functions/skills/capacities to a level beyond average functioning. Objective: To assess the use of cognitive enhancement strategies among medical students and evaluate their effects on mental health and academic performance, identifying potential interventions to optimize student well-being and the educational process. Method: This is a qualitative field research. Semi-structured interviews were conducted with medical students to gather data, which were analyzed using the constructive-interpretation method. Result: The data revealed that university students seek adaptive strategies to maintain productivity in academia, even if they have to face unforeseeable consequences of these mechanisms. Seeking alternatives to remain productive is linked to the students’ self-esteem, also affecting their relationships with fellow students and faculty members. Conclusion: It is revealed that medical students resort to cognitive enhancement strategies, such as consuming energy drinks and caffeine, to cope with rigorous academic demands. Although these practices may initially appear beneficial, as they enhance performance and productivity, they are intrinsically linked to significant adverse effects on the students’ mental health, including increased stress, anxiety, and dependency. <![CDATA[Patients’ perception on the professional image in medical care: reflections for medical education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400217&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Introduction: Brazilian studies on non-verbal communication and its possible impact on the relationship between health professionals and patients are still incipient in the scientific literature. Most studies are from countries other than Brazil. Objective: to identify the relationship established by people between attire styles used by physicians and different professional profiles or skills as well as to understand the way they feel about certain aspects of these professionals’ appearance. Method: this is a cross-sectional study in which 160 individuals participated in a specialized public healthcare service in the state of Paraná, Brazil. Sociodemographic data and the way in which participants perceive aspects related to physicians’ appearance were collected through a structured questionnaire and analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: the sample mainly comprised women (70%). The participants generally demonstrated a preference for attire that included white coat, with “formal with white coat”, “scrubs with white coat” and “casual with white coat” being the most recommended styles when consulted about attire to be worn by physicians. The aspects of the professional image that most generated discomfort in relation to male professionals were dirty and wrinkled clothes and Bermuda shorts. Among female physicians, participants indicated discomfort mainly with dirty and wrinkled clothes, blouses that showed the belly, shorts and short dresses. Conclusion: attire styles that included white coat were the most preferred in general, but there are results depending on specific situations that must be considered. Dirty and wrinkled attire was the aspect that caused the most discomfort for professionals of both sexes.<hr/>RESUMO Introdução: Os estudos brasileiros sobre comunicação não verbal e seu possível impacto na relação entre profissionais de saúde e pacientes ainda são incipientes na literatura científica. A maioria dos estudos é de outros países que não o Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivos identificar a relação que as pessoas estabelecem entre estilos de vestimenta utilizados por médicos e os diferentes perfis ou habilidades profissionais, assim como conhecer a maneira como se sentem em relação a determinados aspectos de aparência desses profissionais. Método: Trata-se de um estudo com desenho transversal do qual participaram 160 indivíduos atendidos em um serviço público especializado de saúde do estado do Paraná, no Brasil. Os dados sociodemográficos e a maneira como os participantes percebem aspectos relacionados à aparência dos médicos foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados com recursos da estatística descritiva e inferencial. Resultado: A amostra foi composta principalmente por mulheres (70%). Os participantes demonstraram em geral preferência por vestimentas que incluíram o jaleco branco, sendo “formal com jaleco branco”, “pijama privativo com jaleco branco” e “casual com jaleco branco” os estilos mais indicados quando consultados sobre a vestimenta a ser utilizada pelo médico. Os aspectos de aparência que mais geraram incômodo com relação aos profissionais do sexo masculino foram: roupa suja e amassada, e uso de bermuda. Entre médicas mulheres, os participantes indicaram incômodo principalmente com os seguintes aspectos de aparência: roupa suja e amassada, blusa mostrando a barriga, shorts e vestido curto. Conclusão: Os estilos de vestimenta que incluíram jaleco branco foram os mais preferidos em geral, mas há resultados conforme situações específicas que devem ser considerados. Roupa suja e amassada foi o aspecto que mais gerou incômodo para profissionais de ambos os sexos. <![CDATA[Development and validation of an application for teaching dermatology in undergraduate Medical courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400218&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: As doenças de pele são comuns nas consultas da atenção primária à saúde (APS), com mais da metade dessas consultas realizadas por médicos não dermatologistas e frequentemente encaminhadas para especialistas. Profissionais da APS parecem ter conhecimento limitado em dermatologia devido à escassez de práticas durante a graduação, de modo que as tecnologias para o ensino da medicina tem sido cada vez mais utilizadas. Objetivo: Este estudo teve como objetivos desenvolver e validar uma ferramenta tecnológica educacional dermatológica, em forma de aplicativo, para alunos do curso de Medicina e para médicos que atuam na APS. Método: Realizou-se um estudo de desenvolvimento técnico-metodológico para a elaboração e validação de aparência e de conteúdo do aplicativo, no qual a primeira etapa consistiu na elaboração de um aplicativo móvel intitulado Dermap para os sistemas operacionais Android e iOS, composto por telas com definição, quadro clínico, diagnóstico e tratamento das dermatoses mais frequentes, seguido de validação de conteúdo e aparência por juízes especialistas dermatologistas e profissionais da tecnologia da informação, respectivamente. Resultado: O aplicativo Dermap apresenta, em sua tela inicial, uma página contendo 23 doenças que podem ser acessadas individualmente, e a exposição de conteúdo é realizada por meio não somente de textos, como também de imagens, com o objetivo de facilitar o entendimento, e seguida sempre de legendas. Nos quesitos de validação de objetivos, conteúdos, estrutura e relevância, o índice de validade de conteúdo por dermatologistas foi de 100%. Nos quesitos qualidade de interface, estética e linguagem, o índice de validade de conteúdo foi superior a 85% em todos os quesitos avaliados por profissionais de tecnologia da informação. Conclusão: O Dermap demonstrou ser uma ferramenta viável para ser empregada por estudantes, residentes e profissionais envolvidos na instrução e prestação de cuidados de saúde. Pode ser aplicado tanto em ambientes educacionais formais, como salas de aula, quanto em contextos não formais, como ambulatórios, clínicas de saúde e hospitais, com o intuito de aprimorar o ensino da dermatologia. Além disso, possui aspectos de alcance social, visibilidade e transparência.<hr/>ABSTRACT Introduction: Skin diseases are common in primary health care consultations, with more than half of these consultations carried out by non-dermatologists and often referred to specialists. Primary care professionals seem to have limited knowledge of dermatology due to the lack of practice during their undergraduate studies, so the use of technologies for teaching medicine has been increasingly used. Objective: The aim of this study was to develop and validate a dermatological educational technology tool, in the form of an app, for undergraduate medical students and doctors working in primary care. Method: A technical methodological development study was carried out to develop and validate the appearance and content of the app, in which the first stage consisted of developing a mobile app called Dermap for the Android and iOS operating systems, consisting of screens with the definition, clinical picture, diagnosis and treatment of the most frequent dermatoses, followed by validation of the content and appearance by expert dermatologist judges and information technology professionals, respectively. Result: The Dermap app has a home screen containing twenty-three diseases that can be accessed individually, and the content is displayed not only in text but also in images, with the aim of facilitating understanding, always followed by subtitles. In terms of validation of objectives, content, structure and relevance, the rate of content validation by dermatologists was 100%. In addition, in terms of interface quality, aesthetics and language, the rate of content validation was over 85% in all areas assessed by information technology professionals. Conclusion: Dermap proved to be a viable tool to be used by students, residents and professionals involved in teaching and providing healthcare. It can be applied both in formal educational environments, such as classrooms, and in non-formal contexts, such as outpatient clinics, health clinics and hospitals, with the aim of improving the teaching of dermatology. It also has aspects of social reach, visibility and transparency. <![CDATA[Impact of an educational intervention on patient safety for anesthesiology residents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400219&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A matriz de competências dos programas de residência médica em anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foram propostas a elaboração e a implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia. Objetivo: Este estudo teve como objetivos desenvolver e implementar um módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia para residentes da especialidade, e avaliar a efetividade e o grau de satisfação deles com o módulo. Método: Trata-se de um estudo quase experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no âmbito do mestrado profissional em Ensino na Saúde, de uma universidade pública do Nordeste do Brasil, com residentes de anestesiologia dos três anos. Desenvolveu-se um módulo educacional, em formato e-book, e implementou-se uma estratégia pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante o expediente de atividades práticas no hospital. Realizaram-se uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e uma avaliação de satisfação utilizando questionário com escala Likert. Resultado: As notas do pré-teste variaram de 6.25 a 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste houve uma variação de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Houve melhora significativa das notas medianas no pós-teste de 7.50 para 8.75, com p = 0.0199. O questionário de satisfação (coeficiente alfa de Cronbach = 0.793) apresentou respostas satisfatórias para cada um dos itens avaliados, todas variando de “concordo” a “concordo totalmente”. Conclusão: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem durante o processo formativo de residentes de anestesiologia foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema segurança do paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem desses profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção em longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.<hr/>ABSTRACT Introduction: The competency matrix of the Medical Residency Programs in Anesthesiology in Brazil has as its specific objective “performing anesthesia safely in all its stages”, whose elements for the implementation of a specific curriculum need to be defined. Given this scenario, the development and implementation of an educational module on patient safety for anesthesiology residents has been proposed. Objective: To develop and implement an educational module on patient safety in anesthesiology for residents in the specialty and to evaluate the module effectiveness and the residents’ degree of satisfaction with it. Method: A quasi-experimental study with an interrupted time series design with a group was carried out within the scope of the professional master’s degree in health education, at a public university in northeastern Brazil, with anesthesiology residents attending the three years of the residency program. An educational module was developed in e-book format, and a pedagogical strategy was implemented to mediate the residents’ learning in four face-to-face meetings, held during practical activities at the hospital. A pre-test knowledge assessment was performed before the first discussion of patient safety content at the first meeting, and a post-test at the last meeting, and satisfaction assessment was performed using a Likert scale questionnaire. Results: Pre-test scores ranged from 6.25 to 8.75 (mean 7.50), while post-test scores ranged from 7.50 to 10.0 (mean 9.03). There was a significant improvement in the median scores in the post-test from 7.50 to 8.75, with p = 0.0199. The satisfaction questionnaire (Cronbach’s alpha coefficient = 0.793) showed satisfactory responses for each of the items evaluated, all ranging from “I agree” to “I fully agree”. Conclusion: The development and implementation of an educational module to mediate learning during the training process of anesthesiology residents were effective in promoting knowledge about patient safety for anesthesiologists in training, with high satisfaction rates. Therefore, we emphasize the importance of including the topic of patient safety in the curricular structure of anesthesiology residency courses, with protected space and time for these professionals’ learning process. Moreover, further studies are needed to measure the long-term impact of this intervention, its influence on the acquisition of skills, and whether these educational interventions improve patient outcomes. <![CDATA[Ultrasound competency matrix for a radiology residency program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400220&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas por meio do desenvolvimento de currículos organizados por competências. Nesse contexto, a Comissão Nacional de Residência Médica tem publicado as matrizes de competências, gerais e temáticas, para a formação do especialista, entre elas a referente aos programas de residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem (PRM-RDI). Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar a matriz de competências específica para o treinamento em ultrassonografia (US) aliada aos avanços na definição de estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação, durante um PRM-RDI. Método: Foi realizado um estudo exploratório, descritivo composto, inicialmente, por meio de uma análise documental para a elaboração de uma versão inicial da matriz. A seguir, fez-se a construção coletiva da matriz de competências, utilizando o método Delphi modificado, com a aplicação de questionários para um painel de nove especialistas. Resultado: Com base na construção da matriz de competências inicial e após três rodadas de questionários, ocorridas entre novembro de 2022 e abril de 2023, obteve-se o consenso de opiniões entre os participantes e determinou-se a matriz de competências final. A maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas de áreas médicas mais desenvolvidas pelos preceptores participantes e as competências para o primeiro ano de residência médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre métodos de avaliação e atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. Não houve a sugestão de novos itens, mas apenas a alteração de alguns itens avaliados e a retirada de outros. Conclusão: A matriz de competências na área de US para um PRM-RDI representa um instrumento relevante para a formação por competência e a melhoria da qualidade da prática profissional, com foco no aprimoramento da formação em US.<hr/>ABSTRACT Introduction: The medical training process in Brazil and worldwide has been improving in recent decades through the development of curricula organized by competencies. In this context, the National Commission for Medical Residency has published the competency matrices, both general and thematic, for the training of specialists, among them the one related to the Medical Residency Programs in Radiology and Diagnostic Imaging (MRP-RDI). Objective: To develop the competency matrix specific for training in Ultrasonography (US) combined with advances in the definition of teaching-learning and assessment strategies, during a MRP-RDI. Method: An exploratory, descriptive study was carried out, initially consisting of a documentary analysis to develop an initial version of the matrix. Next, the competency matrix was collectively constructed, using the modified Delphi method, with the application of questionnaires to a panel of nine specialists. Results: Based on the construction of the initial competency matrix and after three rounds of questionnaires, which took place between November 2022 and April 2023, a consensus of opinions was reached among the participants and the final competency matrix was established. The highest agreement rate occurred between the general competencies, with their teaching methods, the specific competencies of medical areas more developed by the participating preceptors and the competencies for the first year of medical residency. The highest disagreement rate occurred between assessment methods and activities with little or no training opportunities. There were no suggestions for new items, but only changes to some evaluated items and removal of others. Conclusion: The competency matrix in the area of US for a MRP-RDI represents a relevant instrument for competency-based training and improvement of the quality of professional practice, focused on improving training in US. <![CDATA[The teaching of bioethics in Medicine courses in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400221&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O progresso científico, tecnológico e social nas diferentes áreas do conhecimento, notadamente nas ciências biológicas e no cuidado em saúde, provoca o surgimento de conflitos morais em medicina e impulsiona a relevância da bioética no que se refere às novas interfaces da relação médico-paciente, suscitando a necessidade de aprimoramento na formação ética durante a graduação em Medicina. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a oferta de conteúdos curriculares que tratam do teor da bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina do Brasil. Método: Trata-se de um estudo documental. A coleta dos dados foi realizada no site de cada curso de Medicina. Analisaram-se as matrizes curriculares de cada curso com o intuito de averiguar as informações sobre a oferta de componente curricular ou a presença de conteúdos curriculares com o teor da bioética na matriz. Quando presente, verificaram-se a carga horária, o ciclo e a modalidade (se associada, isolada, ao longo do curso, em outras disciplinas ou optativa). Resultado: Constatou-se que a bioética era ofertada por 61,85% dos cursos, e a maioria a oferecia no ciclo básico, associada a outro componente curricular, com média de 53 horas. Os cursos da Região Sul ofereciam o componente curricular em maior porcentagem e com maior número de horas. Conclusão: O ensino da bioética, a despeito de sua importância, ainda não é ofertado por todos os cursos de Medicina do Brasil, contrariando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e as recomendações da Unesco.<hr/>ABSTRACT Introduction: Scientific, technological and social progress in different areas of knowledge, notably in biological sciences and health care, gives rise to moral conflicts in medicine and increases the relevance of bioethics in relation to new interfaces in the doctor-patient relationship, raising the need for improvements in ethical training during undergraduate medical school. Objective: The objective of this study was to verify the availability of curricular contents that addresses the content of bioethics in the curricular matrices of undergraduate medical courses in Brazil. Method: This was a documentary study. Data collection was carried out on the website of each medical course. The curricular matrices of each course were analyzed, verifying information on the availability of curricular components or the presence of curricular content with the content of bioethics in the matrix. When present, the workload, cycle and modality (whether associated, isolated, throughout the course, in other disciplines or optional) were verified. Result: It was observed that bioethics was offered by 61.85% of the courses, with the majority offering it in the basic cycle, associated with another curricular component, with an average of 53 hours. The courses in the southern region offered the curricular component at a higher percentage and with a greater number of hours. Conclusion: It was concluded that the teaching of bioethics, despite its importance, is still not offered by all medical courses in Brazil, contrary to the national curricular guidelines of the Ministry of Education and the recommendations of UNESCO. <![CDATA[The use of gamification in teaching renal physiology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400222&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O modelo tradicional de ensino em que o professor é o mentor do processo educativo, tendo enfoque em extensas aulas expositivas, ainda é bastante predominante nas instituições de ensino de diferentes níveis de escolaridade. Esse cenário pode ser considerado incongruente com a nova era tecnológica e o novo modo de pensar. Em contrapartida, a gamificação é uma metodologia ativa que visa tornar o aluno o centro do aprendizado, a fim de aumentar o interesse dele e melhorar a absorção do conteúdo. Objetivo: O presente estudo visa analisar a percepção de alunos do segundo semestre de um curso de Medicina sobre a utilização de um jogo que contempla os principais conceitos da fisiologia renal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo prospectivo. A atividade consistiu em uma dinâmica que usou um jogo de tabuleiro com cartas sobre a fisiologia renal para 104 alunos. Em seguida, foi aplicado um questionário com 11 perguntas, majoritariamente objetivas, cujas principais variáveis investigadas foram a experiência prévia com a gamificação, a adequação da duração da aula prática, como os discentes avaliaram o uso da gamificação da aula prática, entre outras. Resultado: Os resultados mostraram que a maioria dos alunos afirmou ser esse tipo de metodologia estimulante (93,3%) e que auxilia no estudo dos assuntos propostos (94,2%), consolidando os temas já vistos em sala de aula pelo método tradicional. Também foi pontuado pelos estudantes que a melhor maneira de assimilar o conteúdo seria adicionar a gamificação, após o método tradicional de exposição dialogada (61,5%). Quando questionados sobre a percepção do uso de gamificação nas aulas práticas, a maioria a classificou como ótima (65,4%) ou boa (30,8%). Conclusão: Diante dos resultados expostos, pode-se concluir que a gamificação se mostrou uma excelente aliada à aula teórica tradicional, servindo como mecanismo de sedimentação e aumento de interesse para os discentes.<hr/>ABSTRACT Introduction: The traditional teaching model, in which the teacher is the mentor of the educational process and focuses on extensive lectures, is still quite prevalent in educational institutions at different levels of education. This scenario can be considered incongruent with the new technological era and new way of thinking. In contrast, gamification is an active methodology that aims to make the student the center of learning, aiming to increase their interest and improve content absorption. Objective: This study aims to analyze the perception of students attending the second semester of a medical course about the use of a game that covers the main concepts of renal physiology. Method: This is a descriptive, prospective study. The activity consisted of a dynamic that used a board game with cards about renal physiology for 104 students. Subsequently, a questionnaire with 11 questions was applied, mostly objective, whose main variables investigated were previous experience with gamification, the adequacy of the practical class duration, how they evaluated the use of gamification in the practical class, among others. Results: The results showed that most students stated that this type of methodology is stimulating (93.3%) and that it helps in the study of the proposed subjects (94.2%), consolidating the topics previously covered in the classroom using the traditional method. The students also pointed out that the best way to assimilate the content would be to add gamification, after the traditional method of dialogue exposition (61.5%). When asked about their perception of the use of gamification in practical classes, most students classified it as excellent (65.4%) or good (30.8%). Conclusion: Given the results presented herein, it can be concluded that gamification proved to be an excellent ally to the traditional theoretical class, serving as a mechanism for sedimentation and increased interest for students. <![CDATA[Evaluation instruments in primary care internships: a bibliographical review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400301&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O estágio supervisionado na atenção primária é uma etapa importante na graduação médica. A avaliação é indispensável para a formação dos futuros profissionais que atenderão às demandas da sociedade, uma vez que permite direcionar a aprendizagem. Existem diversos instrumentos avaliativos, seja para a análise cognitiva ou das habilidades e atitudes dos discentes de medicina. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma revisão integrativa sobre os instrumentos de avaliação para estudantes de Medicina nos estágios da atenção primária no Brasil e em outros países. Método: A busca na literatura foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e MeSH foram: avaliação do ensino OR avaliação da educação AND estágio clínico AND estudantes de medicina AND estratégia saúde da família OR atenção primária OR atenção básica. Resultado: A partir da combinação dos descritores, obtiveram-se 740 estudos, e, após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, elencaram-se seis estudos para a construção da discussão. Identificaram-se diferentes métodos avaliativos, como testes de múltipla escolha, rubrica padronizada para avaliação de habilidade escrita, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), conceito global, feedback, autoavaliação e avaliação por pares, além da associação entre alguns deles. Conclusão: Apesar dos diferentes métodos avaliativos encontrados, não existe uniformização desses instrumentos no cenário mundial.<hr/>ABSTRACT Introduction: Supervised internships in primary care are an important part of undergraduate medical education. Assessment is a key part of training future professionals who will meet society’s demands, as it allows learning to be directed. Several tools are used to evaluate either the cognitive analysis or the skills and attitudes of medical students. Objective: To develop an integrative review of assessment instruments for medical students in primary care internships in Braziland other countries. Method: The literature search was carried out in the National Library of Medicine (MEDLINE) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) databases via the Virtual Health Library (BVS) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO). The Health Sciences Descriptors (DECS) and MESH were: teaching evaluation OR education evaluation AND clinical internship AND medical students AND family health strategy OR primary care. Results: From the combination of descriptors, 740 studies were obtained and after analyzing the inclusion and exclusion criteria, six studies were listed for the construction of the discussion. Different assessment methods were identified, such as multiple-choice tests, standardized rubric for assessing written ability, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), global concept, feedback, self-assessment and peer assessment, in addition to combinations of such methods. Conclusion: Despite the different evaluation methods found, there is no global standardization of these instruments. <![CDATA[How should palliative care be taught to medical and nursing students? An integrative literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400302&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: A garantia na oferta de cuidados paliativos (CP) a pacientes e seus familiares que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida é uma responsabilidade ética dos sistemas de saúde, bem como dos profissionais. Diversas ações contribuem para a garantia na prestação desse tipo de cuidado, podendo-se destacar o ensino em CP para os profissionais de saúde. No Brasil, a inclusão do ensino de CP na graduação é exceção, tanto para o curso de Medicina como de Enfermagem. Objetivo: Este estudo teve como objetivos identificar quais são as competências paliativistas recomendadas para o ensino de CP nas graduações em Medicina e Enfermagem, e caracterizar as evidências das melhores práticas para o ensino de CP para graduandos desses cursos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram utilizarados os seguintes descritores: Medical student, Nursing student, education, learning, teaching e palliative care. A busca ocorreu, com o emprego do recurso booleano OR e AND, nas bases de dados eletrônicas Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Scopus e Web of Science. Resultado: A estratégia de busca gerou 182 artigos potenciais para inclusão nesta revisão. Destes, 85 foram excluídos por não estarem dentro dos critérios de inclusão, e 13, por não estarem disponíveis para acesso na plataforma digital. Os artigos incluídos trouxeram aspectos das competências a serem desenvolvidas para prática de CP, estratégias de ensino e estrutura curricular. A maior parte dos estudos incluídos teve como enfoque as estratégias de ensino, com destaque para as metodologias ativas que têm por objetivo não apenas a transferência de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades e atitudes para oferta de um cuidado que visa ao alívio do sofrimento. Conclusão: A revisão integrativa de literatura desenvolvida permitiu identificar as competências a serem adquiridas ainda nas graduações em Medicina e Enfermagem para que os futuros profissionais possam ofertar CP primários, bem como as melhores estratégias de ensino utilizadas.<hr/>ABSTRACT Introduction: Ensuring the provision of Palliative Care (PC) to patients and their families who face serious and life-threatening diseases is an ethical responsibility of health systems and professionals. Several actions are listed to guarantee the provision of this type of care, with emphasis on the teaching of PC for health professionals. In Brazil, the inclusion of PC training in undergraduate courses is an exception, both for medicine and nursing courses. This study aims to identify which palliative competencies are recommended for the teaching of palliative care in undergraduate medicine and nursing, and characterize the best practices for the teaching of PC for undergraduates of these courses. Method: This is an integrative literature review, with the chosen descriptors being Medical Students, Nursing Students, Education, Learning, Teaching and Palliative Care. The search was performed using the Boolean resource OR and AND, in the electronic databases Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), PubMed, Scopus and Web of Science. Results: The search strategy generated 182 potential articles for inclusion in the review. Of these, 85 were excluded due to failing to meet the inclusion criteria and 13 were excluded because they were not available for access on the digital platform. The articles included brought aspects of the competencies to be developed for the practice of PC, teaching strategies and curricular structure. Discussion: Most of the included studies focused on teaching strategies, especially active methodologies that aimed at not only knowledge transfer, but also the development of skills and attitudes to offer care that aims to alleviate suffering. Final Considerations: An integrative literature review allowed us to identify the competencies to be acquired during the medicine and nursing undergraduate courses so that future professionals can offer primary PC, as well as the best teaching strategies used. <![CDATA[The privileges reproduced by elitism in medical education: an integrative literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: O elitismo no ensino da medicina é um fenômeno histórico. Desde as universidades europeias da Idade Média, o ensino da medicina tornou-se um monopólio da elite. No Brasil, a elitização do conhecimento médico ocorreu com a vinda da família real em 1808, reforçando o papel dos médicos como protagonistas da saúde, enquanto práticas curativas populares foram desvalorizadas. Nos Estados Unidos, Abraham Flexner influenciou o ensino médico mundial com um modelo elitizado baseado na lógica biomédica. Objetivo: Este estudo teve como objetivos compreender os fatores que reproduzem o contexto elitista no ensino da medicina, investigar como esses aspectos influenciam a exclusão de determinados grupos sociais no meio médico e apontar caminhos para a discussão e o enfrentamento do problema. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada a partir de 14 artigos selecionados entre 182, publicados no período de 2012 a 2022 e filtrados das bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs, Web of Science e Scopus. Resultado: Percebem-se semelhanças entre o grupo privilegiado na medicina, formado por homens, brancos, heterossexuais e cisgênero, de condição socioeconômica favorável, em comparação ao grupo sistematicamente marginalizado de mulheres pertencentes a minorias étnico-raciais, de baixa classe socioeconômica e/ou parte da população LGBTQIA+. Essa coincidência tem bases históricas e econômicas que refletem uma estrutura maior, que distribui privilégios partindo dos critérios de raça, gênero, classe social e orientação sexual. Entre os processos históricos que reproduzem esse padrão, cita-se o processo de colonização de países como o Brasil, marcado pela exploração, pelo apagamento e pela imposição de uma cultura e ciência médica balizada por um padrão europeu; o racismo e machismo que, como ideologias, continuam sendo critérios para a distribuição de privilégios na sociedade de classes; e a heterocisnormatividade, que também atua excluindo corpos e orientações sexuais e produção de conhecimentos e práticas de cuidado em saúde. Conclusão: Epistemologias críticas como as presentes no pensamento interseccional do feminismo negro e na colonialidade do poder de Aníbal Quijano e Audre Lorde apresentam-se como caminhos à ruptura dessa norma, propiciando o questionamento de suas raízes para a organização de lutas coletivas e formas de produção de conhecimento que venham ao encontro dos interesses dos grupos historicamente oprimidos.<hr/>ABSTRACT Introduction: Elitism in medical education is a historical phenomenon. Beginning at the European universities of the Middle Ages, the teaching of medicine became a monopoly of the elite, excluding less privileged social groups. In Brazil, the elitization of medical knowledge occurred with the arrival of the royal family in 1808, reinforcing the role of doctors as protagonists of health, while popular healing practices were devalued. In the US, Abraham Flexner influenced medical teaching worldwide with an elitist model based on biomedical logic. Objectives: The objective is to understand the factors that reproduced the elitist context in medical teaching, investigate how these aspects influence the exclusion of certain social groups in the medical environment and point out ways to discuss and tackle the problem. Methods: This is an integrative literature review of 14 articles selected from 182, published between 2012 and 2022, and filtered from the PubMed, Scielo, Lilacs, Web of Science and Scopus databases. Results and Discussion: There are similarities among those in the privileged group in medicine, characterised by being white, heterosexual and cisgender men of favourable socioeconomic status, compared to the systematically marginalized group of women belonging to ethnic minorities, low socio-economic class and/or part of the LGBTQIA+ community. This coincidence has historical and economic bases that reflect a larger structure, which distributes privileges based on the criteria of race, gender, social class and sexual orientation. Among the historical processes that have reproduced this pattern, the colonization process of countries such as Brazil is cited, marked by the exploitation, erasure and imposition of a medical culture and science guided by a European standard; racism and chauvinism that as ideologies, remain criteria for the distribution of privileges in class society and cisheteronormativity, which also excludes bodies and sexual orientations and the production of health care knowledge and practices. Conclusion: Critical epistemologies such as those found in the intersectional thinking of black feminism and in Aníbal Quijano and Audre Lorde’s coloniality of the power are presented as ways to break this norm, giving rise to questions of its roots for the organization of collective struggles and forms of production of knowledge that meet the interests of historically oppressed groups. <![CDATA[Teaching the Person-Centered Clinical Method in undergraduate Medicine: a narrative review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para Graduação em Medicina preconizam que o egresso seja empático e humanizado, crítico e reflexivo, com a formação articulada às necessidades da sociedade, centrado na pessoa, na família e na comunidade. Objetivo: Este estudo de revisão narrativa da literatura centrou-se em verificar as estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) na graduação em Medicina. Método: Utilizaram-se as produções científicas disponibilizadas nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed/Medline, que foram selecionadas por conveniência e pela relevância nas áreas que abordam o tema deste estudo, no período de 1990 a 2021. Também se utilizaram legislações e publicações encontradas nos sites governamentais e na literatura cinzenta, via Google Scholar (2002-2018), além de livros de acervo particular (2010-2017). Resultado: Evidenciou-se que é fundamental incorporar o ensino do MCCP, que articula aspectos de comunicação, poder na relação médico-paciente, profissionalismo, centrado na autonomia dos pacientes. O MCCP incorpora competências integrativas, como comunicação, valorização do vínculo e de boa relação médico-paciente, sensibilização quanto aos aspectos humanísticos do cuidar, além de habilidades de orientação e pactuação. Por sua complexidade, o MCCP requer uma multiplicidade de métodos no processo ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, no ensino das humanidades em saúde e na aplicação na prática real, de forma longitudinal no currículo. Conclusão: Dessa forma, o ensino do MCCP se configura como central na construção de um profissional de saúde humanizado e centrado na pessoa. É fundamental que o ensino do MCCP seja inserido nos currículos de graduação em Medicina de forma sistemática e longitudinal, com ampliado uso de metodologias para a construção das competências relativas ao cuidado centrado na pessoa.<hr/>ABSTRACT Introduction: The National Curricular Guidelines (DCN) for Undergraduate Medicine recommend that graduates should be empathetic and humanized, critical and reflective, with their training linked to the needs of society, centered on the person, the family and the community. Objective: This narrative literature review study focused on verifying the strategies used in the teaching-learning process of the Person-Centered Clinical Method (PCCM) in undergraduate medical courses. Method: We used scientific productions available in the SciELO, LILACS and PubMed/MedLine databases, which were selected for convenience and relevance in the areas that address the topic of this study, from 1990 to 2021. Legislation and publications found on government websites and in the gray literature via Google Scholar (2002-2018) were also used, as well as books from private collections (2010-2017). Results: It was evident that it is essential to incorporate the teaching of the PCCM, which articulates aspects of communication, power in the doctor-patient relationship, professionalism, centered on patient autonomy. The PCCM incorporates integrative skills, such as communication, valuing the bond and a good doctor-patient relationship, awareness of the humanistic aspects of care, as well as guidance and agreement skills. Because of its complexity, the PCCM requires a multiplicity of methods in the teaching-learning process, with an emphasis on active methodologies, the teaching of humanities in health and application in real practice, longitudinally in the curriculum. Conclusion: The teaching of PCCM is therefore central to the construction of a humanized, person-centred health professional. It is essential that the teaching of PCCM be included in undergraduate medical curricula in a systematic and longitudinal way, with expanded use of methodologies for the construction of competencies related to person-centered care. <![CDATA[Meaningful learning about child health policy: students’ experience report]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712024000400401&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Os métodos ativos de aprendizagem têm adquirido crescente relevância, promovendo aprimoramento das relações interpessoais e maior aproximação com a prática profissional. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, ao empregarem o método ativo de aprendizagem da problematização para exploração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc). Relato de experiência: A vivência envolveu 13 estudantes de Medicina e Enfermagem que, após vivências no Sistema Único de Saúde e tendo como propósito a apreensão das políticas públicas de saúde, sentiram-se motivados à elaboração de trabalho sobre a Pnaisc. O processo contemplou aprofundamento na política, por meio de artigos e manuais, seguido pela estruturação e produção do trabalho em formato de vídeo no estilo Draw my Life, incorporando ilustrações e narração simultânea. O vídeo foi exibido em plenária com todos os estudantes da série e compartilhado no YouTube, obtendo expressivo número de visualizações e comentários positivos. Discussão: A construção ativa e aprofundada do vídeo proporcionou aos estudantes compreensão significativa acerca da Pnaisc, política centrada na criança que visa articular ações e serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde. Além de contribuir para compreensão desse tema crucial na formação de profissionais de saúde, o projeto estimulou o desenvolvimento de competências adicionais, incluindo busca ativa e análise crítica de dados. Conclusão: O método ativo adotado foi amplamente valorizado pelos membros do grupo de trabalho e pelos participantes da plenária como ferramenta eficaz para despertar o interesse dos estudantes no conteúdo abordado, resultando em compreensão facilitada.<hr/>ABSTRACT Introduction: Active learning methods have gained increasing relevance, promoting improved interpersonal relationships and closer ties with professional practice. This article aims to report the experience of a group of students from Medicine and Nursing courses, when using the active learning method of problematization to study the National Policy for Comprehensive Child Health Care (PNAISC). Experience Report: The experience involved thirteen Medicine and Nursing students who, after experiences in the Unified Health System and with the purpose of understanding public health policies, felt motivated to prepare a study on the PNAISC. The process included extending the knowledge on the policy, through articles and manuals, followed by structuring and producing the work in video format using the Draw my life style, incorporating illustrations and simultaneous narration. The video was shown in plenary with all students in the class and shared on YouTube, obtaining a significant number of views and positive comments. Discussion: The active and in-depth construction of the video provided students with a significant understanding of PNAISC, a child-centered policy that aims to articulate health actions and services in Health Care Networks. In addition to contributing to the understanding of this crucial topic in the training of healthcare professionals, the project encouraged the development of additional skills, including active search and critical data analysis. Conclusion: The active method adopted was widely valued by members of the working group and plenary participants as an effective tool to awaken students’ interest in the covered content, resulting in facilitated understanding