Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520190005&lang=en vol. 20 num. 59 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[OUTRAS METODOLOGIAS E OUTRAS EPISTEMOLOGIAS: PESQUISAS COM CURRÍCULOS A CAMINHO DE BACURAU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[DESCOLONIZAÇÃO E A PEDAGOGIA DA SOLIDARIEDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O conceito de solidariedade é frequentemente evocado nos projetos de descolonização. Mais recentemente, no entanto, o fracasso em construir relacionamentos solidários que envolvam seriamente as demandas colocadas pela descolonização, provocou ceticismo e suspeita quanto à viabilidade da solidariedade. Uma consideração da genealogia, bem como dos múltiplos usos do conceito de solidariedade, revela algumas das maneiras pelas quais o conceito reinscreve a lógica colonial e opera para obscurecer a cumplicidade e a continuação da colonização. Ao mesmo tempo, é possível articular um conjunto de parâmetros para relações solidárias, através dos quais se constrói imaginativamente novas maneiras de entrar em relações com os outros. De fato, quando informada pelas falhas de respostas, como foram o multiculturalismo e o cosmopolitismo ao problema da diferença humana, a solidariedade continua sendo uma possibilidade importante. Este artigo propõe três meios para uma pedagogia da solidariedade comprometida com a descolonização. Defende as possibilidades de solidariedade relacional, transitiva e criativa como estratégia para reformular não apenas as relações humanas, mas também a própria noção do que significa ser humano, o que é crucial para a descolonização.<hr/>Abstract The concept of solidarity is often evoked within projects of decolonization. More recently, however, the failure to construct solidary relationships that seriously engage the demands posed by decolonization has provoked skepticism as well as suspicion regarding the viability of solidarity. A consideration of the genealogy as well as the multifarious uses of the concept of solidarity reveals some of the ways in which the concept reinscribes colonial logics and operates to obscure complicity and continued colonization. At the same time, it is possible to articulate a set of parameters for solidary relations through which to imaginatively construct new ways of entering into relations with others. In fact, when informed by the failures of responses such as multiculturalism and cosmopolitanism to the problem of human difference, solidarity remains an important possibility. This article proposes three modes for a pedagogy of solidarity that is committed to decolonization. It argues for the possibilities of relational, transitive, and creative solidarity as a strategy for recasting not only human relations but also the very notion of what it means to be human, as crucial for decolonization.<hr/>Resumen El concepto de solidaridad a menudo se evoca dentro de los proyectos de descolonización. Más recientemente, sin embargo, el fracaso en la construcción de relaciones solidarias que comprometan seriamente las demandas planteadas por la descolonización ha provocado escepticismo y sospecha sobre la viabilidad de la solidaridad. Una consideración de la genealogía, así como los múltiples usos del concepto de solidaridad revela algunas de las formas en que el concepto reinscribe las lógicas coloniales y opera para ocultar la complicidad y la colonización continua. Al mismo tiempo, es posible articular un conjunto de parámetros para las relaciones solidarias a través de las cuales construir imaginativamente nuevas formas de entablar relaciones con los demás. De hecho, cuando se informa por las fallas de respuestas como el multiculturalismo y el cosmopolitismo al problema de la diferencia humana, la solidaridad sigue siendo una posibilidad importante. Este artículo propone tres modos para una pedagogía solidaria comprometida con la descolonización. Defiende las posibilidades de solidaridad relacional, transitiva y creativa como estrategia para reformular no solo las relaciones humanas sino también la noción misma de lo que significa ser humano, como crucial para la descolonización. <![CDATA[QUEER BLACK MEN AND BLACK MEN: PERFORMATIVE ACTS AT PERIPHERY'S SCHOOLS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500039&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, debateremos os limites e as possibilidades das masculinidades negras imersas em normas curriculares cisheteropatriarcais de duas escolas públicas localizadas nas periferias das cidades de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, RJ. Para tanto, as experiências autoetnográficas de docentes serão as bases para narrar as tensões e os acordos emergentes dos deslocamentos produzidos a partir das normas escolares, denunciando-nos que, a despeito do controle, emergem ricas e polissêmicas performatividades que habitam os cotidianos das escolas e disputam seus currículos.<hr/>Abstract In this paper we will discuss the limits and possibilities of black masculinities immersed in cisheteropatriarchal curricular norms of two public schools at outskirts of the cities of Duque de Caxias and Rio de Janeiro, RJ. To this end, the self-ethnographic experiences of teachers will be the basis for narrating the tensions and agreements emerging from the displacements produced from school norms, denouncing us that despite the control, rich polysemic performativities emerge that inhabit the daily lives of schools and dispute your curruculums. <![CDATA[BODY-TERRITORY AS CURRICULAR RESISTANCE ARGUMENT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500056&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto objetiva narrar as minhas lembranças docentes, com foco na concepção corpo-território como um dispositivo curricular que se alicerça numa interpretação política e estética. Para tanto, procuro fazer com que as geografias feministas (MASSEY, 2004, 2008; ZARAGOCÍN, 2018) conversem com a reflexão curricular. Tais articulações teóricas têm o intuito de potencializar a concepção corpo-território (HERNÁNDEZ, 2016) como ferramenta de teorizações curriculares (MILLER, 2014). A aposta deste texto na relação corpo-território, em especial na geopolítica do útero, está na concepção de um currículo de resistência.<hr/>ABSTRACT This text has as its main purpose to narrate my teaching memories, as the focus on the body-territory conception as a curricular device that is based on a political and aesthetic interpretation. Hence, I look for some dialogues with feminist geographies (MASSEY, 2004, 2008; ZARAGOCÍN, 2018) toward curricular reflection. Such dialogues focus on enhancing the body-territory (HERNÁNDEZ, 2016) conception as a tool for curricular theorizing (MILLER, 2014). The focus of this text on the body-territory relationship, especially on the geopolitics of the uterus, is in the conception of a resistance curriculum.<hr/>RESUMÉN Este texto objectiva narrar mis recuerdos de enseñanza, como el enfoque en la concepción del cuerpo-territorio como un dispositivo curricular que se basa en una interpretación política y estética. Con este fin, busco algunos diálogos de geografías feministas (MASSEY, 2004, 2008; ZARAGOCÍN, 2018) para la reflexión curricular. Dichos diálogos se centran en mejorar la concepción del cuerpo-territorio (HERNÁNDEZ, 2016) como una herramienta para la teorización curricular (MILLER, 2014). El enfoque de este texto en la relación cuerpo-territorio, especialmente en la geopolítica del útero, está en la concepción de un currículum de resistencia. <![CDATA[Interculturality in Early Childhood Education: the curriculum matrix of ethnic-racial relations.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500072&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A pesquisa analisa a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 anos, em uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem por objetivo analisar atividades desenvolvidas na turma que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa no/do/com o cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e análise das formas de implementação da lei 11.645/2008 na Educação Básica, uma vez que na escola acompanhada o tema parece ser tratado como um apêndice curricular delimitado por marcos temporais de datas comemorativas.<hr/>Abstract: The research analyzes the relations between interculturalism (CANDAU, 2008) and school curriculum in one Early Childhood Education, with children aged 5 years, in a school of Rio de Janeiro Municipal public education. Its objective is to analyse activities developed in the class that are close to intercultural curricular practices regarding education for ethnic-racial relations. It is a qualitative research, with research methodology in/with/from daily life. The results point to the need for expansion and analysis of the ways to implementing the law 11.645/2008 in elementary education, since in the accompanied school the theme seems to be treated as a curricular appendix delimited by commemorative celebrations.<hr/>Resumen: La investigación analisa la relación entre la interculturalidad (CANDAU, 2008) y el currículo escolar em uma classe de la primera infancia, con ninõs de 5 años, en una escuela de la Red de Educación Municipal do Rio de Janeiro. Su objetivo es analizar las actividades desarroladas en la clase que están cerca de las prácticas curriculares interculturales relacionadas con la educación para las relaciones étnico-raciales. En una investigación cualitativa, con metodología de investigación en/con/desde la vida diaria. Los resultados apuntam a la necessidad de ampliar y analizar las formas de implementar la Ley 11.655/2008 en Educación Básica, ya que en la escuela acompanãda el tema parece tratarse como un apéndice curricular delimitado por fechas conmemorativ. <![CDATA[JUST LIKE LIVING, RESISTING IS NOT PRECISE? POST-UTOPIA AND CURRICULUM IN DARK TIMES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500090&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta o primeiro movimento e anuncia os demais de uma pesquisa que tem como intenção discutir possibilidades de atribuições de sentido outras para a interface currículo/utopia. Tensiona produções de sentido, ao longo da geo-história, para o termo utopia, perseguindo pontos de fuga, descentração e desconstrução através de pesquisa bibliográfica que é fundante para o estudo da interface em foco. Para tal, o texto traz interrogações, remissivas a Fernando Pessoa, sobre a “precisão” de resistir ao conservadorismo do tempo presente. Ante os aparentes paradoxos, propõe-se uma resistência atualizada que potencialize outra fixação de sentido, ao menos em currículos com pretensões não iluministas, a pós-utopia.<hr/>ABSTRACT This article presents the first movement and announces the next steps of a Research that aims discuss possibilities of another attributions of sense to the interface curriculum/utopia. Making tension over sense productions, along of geo-history, to the term utopia, chasing leak points, decentering and deconstruction through the bibliographic research that is funding to the study of the interface in focus. To this, the text brings questions referring to Fernando Pessoa, about the “precision” of resist to conservativism of present time. Toward the evident paradoxes, are proposed an updated resistance that maximize another fixation of sense, at least in curriculums with not-illuminist pretensions to post-utopia.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta el primer movimiento y anuncia los demás de una investigación que tiene como intención discutir posibilidades de otras atribuciones de sentido para la interfaz currículo/utopía. Tensiona producciones de sentido, a lo largo de la geo-historia, para el término utopía, persiguiendo puntos de fuga, descentración y deconstrucción a través de la investigación bibliográfica que es fundante para el estudio de la interfaz en foco. Para tal, el texto trae interrogantes, remisivas a Fernando Pessoa, sobre la “precisión” de resistir al conservadurismo del tiempo presente. Ante las aparentes paradojas, se propone una resistencia actualizada que potencie otra fijación de sentido, al menos en currículos con pretensiones no iluministas a la post-utopía. <![CDATA[OTHERNESS IN MATH CURRICULUM: THE INVERSION OF THE VECTOR AND THE ACTION OF ACTORS AT THE SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste texto, nosso propósito consiste em descrever as convergências de pesquisas sobre políticas curriculares que vêm enfatizando a necessidade de que a macropolítica tenha como princípio estruturante certo grau de permeabilidade em relação à ação e ao tempo dos atores das/nas escolas, em seus variados contextos. Para isso, defendemos um caminho para a alteridade nas políticas curriculares, em especial de matemática, que substitua a prescrição curricular como paradigma e oriente-se por uma inversão do vetor curricular, que produza um movimento capaz de acolher a diversidade cultural e as diferenças representadas por situações de rupturas, controvérsias e problemáticas cotidianas que marcam o território escolar.<hr/>Abstract: In this text, our purpose is to describe the convergence of research on curriculum policies that have emphasized the need for macropolitics to have as a structuring principle a certain degree of permeability in relation to the action and time of local actors of/in the schools, in particular. their varied contexts. To this end, we advocate a path to otherness in curriculum policies, especially math, that replaces curriculum prescription as a paradigm and is guided by an inversion of the curriculum vector, which produces a movement capable of embracing cultural diversity and the difference, represented by the reception of disruptive situations, controversies. and daily problems that mark the school territory.<hr/>Resumen: En este texto, nuestro propósito es describir la convergencia de la investigación sobre políticas curriculares que han enfatizado la necesidad de que la macropolítica tenga como principio estructurante un cierto grado de permeabilidad en relación con la acción y el tiempo de los actores locales en / en las escuelas, en particular. sus variados contextos. Con este fin, abogamos por un camino hacia la otredad en las políticas curriculares, especialmente matemáticas, que reemplaza la prescripción curricular como paradigma y se guía por una inversión del vector curricular que produce un movimiento capaz de abarcar la diversidad cultural y la diferencia, representada por la recepción de situaciones disruptivas, controversias. y problemas diarios que marcan el territorio escolar. <![CDATA[RESEARCH CARTOGRAPHS AND CURRICULUM MOVING BODIES IN CHILD EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500122&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Objetiva entender em que sentido a produção de imagens cinema com crianças e professores provoca composição de territórios existenciais para os currículos na Educação Infantil. Busca outros possíveis para os processos curriculares, não para inová-lo, mas como uma abertura aos encontros. Portanto, questiona-se: Que imagens de currículos têm sido produzidas nas escolas? Usa como enfoque teórico-metodológico a pesquisa cartográfica com os cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES, e toma como estratégia metodológica as redes de conversações na constituição de um corpo coletivo de pesquisa. Por fim, aposta que o currículo é tecido nos múltiplos enredamentos que atravessam o território escolar, para além de uma representação fixa, na composição de currículos acontecimento.<hr/>Abstract: It aims to understand in what sense the production of cinema images with children and teachers causes the composition of existential territories for the curriculum in early childhood education. It looks for others possible for the curricular processes, not to innovate it, but as an opening to the meetings. Therefore, the question is: What curriculum images have been produced in schools? It uses as a theoretical and methodological approach the cartographic research with the school daily life of a public school in Vitória/ES, and takes as methodological strategy the networks of conversations in the constitution of a collective body of research. Finally, it bets that the curriculum is woven into the multiple entanglements that cross the school territory, beyond a fixed representation, in the composition of event curriculum.<hr/>Resumen: Su objetivo es comprender en qué sentido la producción de imágenes de cine con niños y maestros provoca la composición de territorios existenciales para los currículos en la educación infantil. Busca otros posibles para los procesos curriculares, no para innovar, sino como una apertura a las reuniones. Por lo tanto, la pregunta es: ¿qué imágenes curriculares se han producido en las escuelas? Utiliza como enfoque teórico y metodológico la investigación cartográfica con la vida diaria escolar de una escuela pública en Vitória/ES, y toma como estrategia metodológica las redes de conversaciones en la constitución de un cuerpo colectivo de investigación. Finalmente, apuesta que el currículo está entretejido en los múltiples enredos que cruzan el territorio escolar, más allá de una representación fija, en la composición de los currículos de eventos. <![CDATA[CHALLENGES TO CURRICULAR INTEGRATION: THE INTERDISCIPLINARY PRACTICE IN THE CONTEXT OF THE INTEGRATED SEMINARS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500139&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. O referencial teórico-metodológico estruturante deste trabalho congrega as Teorias Educacionais Críticas e a Sociologia da Educação, buscando compreender os desafios no campo do currículo a partir das experiências de professores e professoras no contexto de uma política de reforma curricular. Os caminhos metodológicos deste estudo foram orientados por observações, entrevistas e questionários com professores e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os Seminários Integrados eram o espaço no qual deveria ter havido a integração das áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. No entanto, a pesquisa evidencia diversos obstáculos para a concretização da integração curricular, entre os quais destacamos a formação docente, as lacunas na própria proposta curricular e a disciplinarização dos Seminários Integrados.<hr/>Abstract: This article aims to present a discussion about the challenges of curriculum integration in the context of Polytechnic High School, focusing on interdisciplinary practice and the spaces of Integrated Seminars. The theoretical-methodological framework of this research brings together Critical Educational Theories and Sociology of Education, seeking to understand the challenges in the curriculum field derived from the experiences of teachers in the context of a curriculum reform policy. The methodological paths of this study were guided by observations, interviews and questionnaires with teachers of a public state school of Rio Grande do Sul. Integrated Seminars were the space in which knowledge areas should have been integrated into an interdisciplinary perspective. However, this research shows many obstacles to the achievement of curriculum integration, among which we highlight teacher education, the gaps in the curricular proposal and the disciplinarization of Integrated Seminars.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar una discusión sobre los desafíos de la integración del currículo en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnica, enfocándose en la práctica interdisciplinaria y los espacios de Seminarios Integrados. El marco teórico-metodológico estructurante de este trabajo reúne las Teorías educativas críticas y la Sociología de la educación, buscando comprender los desafíos en el campo del currículo a partir de las experiencias de los docentes en el contexto de una política de reforma curricular. La metodología de este estudio fue guiada por observaciones, entrevistas y cuestionarios con profesores de una escuela del estado de Rio Grande do Sul. Los seminarios integrados fueron el espacio en el que las áreas de conocimiento deberían haberse integrado en una perspectiva interdisciplinaria. Sin embargo, la investigación destaca varios obstáculos para el logro de la integración del plan de estudios, entre los que destacamos la formación del profesorado, los problemas en la propuesta del plan de estudiosy la disciplinarización de los seminarios integrados. <![CDATA[PROSA ANALYSIS ENTITLED IN DAILY RESEARCH: A WAY TO SEE CURRICULUM AND SAY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500160&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Pesquisas qualitativas se caracterizam pela interpretação de dados da vivência, experiência e subjetividade dos praticantes. Isto implica na necessidade de reelaboração de novos procedimentos metodológicos e de análise que se adequem ao cenário de complexidade que se apresenta na atualidade. Com isto, este artigo apresenta o método de Análise de Prosa Enredado (APE), delieado em uma pesquisa com os cotidianos, focada na interação e triangulação das percepções e experiências registradas e na apresentação e enredamento dos resultados. A APE, apreende o caráter multidimensional, captando os diferentes sentidos de uma experiência vivida para a compreensão dos saberesfazeres, acompanhado dos seus significados.<hr/>ABSTRACT: Qualitative research is characterized by the interpretation of data on the experience, experience and subjectivity of practitioners. This implies the need for re-elaboration of new methodological and analysis procedures that fit the current scenario of complexity. With this, this paper presents the method of Entangled Prose Analysis (EPA), based on a daily research, focused on the interaction and triangulation of perceptions and experiences recorded and on the presentation and entanglement of results. The EPA apprehends the multidimensional character, capturing the different meanings of a lived experience for the understanding of the know-how, accompanied by their meanings.<hr/>RESUMEN: La investigación cualitativa se caracteriza por la interpretación de datos sobre la experiencia, la experiencia y la subjetividad de los profesionales. Esto implica la necesidad de reelaborar nuevos procedimientos metodológicos y de análisis que se ajusten al escenario actual de complejidad. Con esto, este documento presenta el método de Análisis de prosa enredada (EPA), basado en una investigación diaria, centrada en la interacción y triangulación de percepciones y experiencias registradas y en la presentación y el enredo de resultados. La EPA comprende el carácter multidimensional, capturando los diferentes significados de una experiencia vivida para la comprensión de los conocimientos, acompañados de sus significados. <![CDATA[TEACHER CONVERSATION: CURRICULUM PRODUCTION IN CONTINUOUS TRAINING PROCESSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500176&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo objetiva dar a conhecer o trabalho de um grupo de pesquisa e extensão voltado para a formação contínua de professores realizada por meio de outras epistemologias e metodologias que tecem possibilidades de diálogos com a produção de currículos nos cotidianos das escolas. Discute sobre o papel do compartilhamento das narrativas docentes para os percursos da formação e valorização dos conhecimentos próprios da docência. Por meio do entrelaçamento entre as narrativas docentes oriundas das ações de extensão e os referenciais teóricos conclui-se que as narrativas docentes englobam uma diversidade de experiências e saberes muito mais amplos do que as políticas hegemônicas de Formação Continuada percebem e valorizam.<hr/>ABSTRACT: This paper aims to value the work of a research group, which addressed teachers continuing education through the use of epistemologies and methodologies that enabled dialogue possibilities within the standard curriculum development of schools. The article explores the sharing role played on the lecturers' narratives for their qualification and knowledge appreciation. Through the use of activities and theoretical references, connections among teaching stories are made. Hence, the study concludes that teaching narratives comprise a vast set of experiences and knowledge, generally neglected by the hegemonic policies of continuing education.<hr/>RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo dar a conocer el trabajo de un grupo de investigación y extensión enfocado en la formación continua de maestros a través de otras epistemologías y metodologías que tejen posibilidades de diálogos con la producción de currículos en la vida diaria de las escuelas. Discute el papel de compartir las narrativas docentes para los recorridos de formación y valorización de los conocimientos propios de la profesión docente. A través del entrelazamiento entre las narrativas de enseñanza que surgen de las acciones de extensión y las referencias teóricas, se concluye que las narrativas de enseñanza abarcan una diversidad de experiencias y conocimientos mucho más amplios que las políticas hegemónicas de Formación Continua perciben y valoran. <![CDATA[KNOWLEDGE OF BIODIVERSITY: DECOLONIAL PROSPECTS IN THE CURRICULUM OF BIOLOGICAL EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500191&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em diálogo com aquilo que denominamos de “currículo das margens”, quando se refere a sujeitos forçadamente invisibilizados que produzem e são produzidos por estes currículos. Pretende-se aqui debruçar na tríade temática: “currículo, relações étnico-raciais e educação ambiental”, temas que consideramos importantes na formação do(a) professor(a) de biologia. É neste contexto que, ao abordar sobre os saberes da biodiversidade em uma comunidade quilombola, emergem os saberes nascidos da luta que nos mostram a potência do movimento negro educador e, dessa maneira, uma efetiva contribuição para descolonizar os currículos de ciências/biologia e construir possibilidades para a insurgência de uma pedagogia decolonial.<hr/>ABSTRACT The article presents a clipping of a doctoral research in dialogue with what we call the “margins curriculum”, when it refers to forcibly invisible subjects who produce and are produced by these curriculum. The aim here is to focus on the thematic triad: “curriculum, ethno-racial relations and environmental education”, themes that we consider important in the formation of the biology teacher. It is in this context that, by addressing the knowledge of biodiversity in a quilombola community, emerged the knowledge born of the struggle that shows us the power of the black educator movement and, thus, an effective contribution to decolonize the science / biology curriculum and build possibilities for the insurgency of a decolonial pedagogy.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta una parte de investigación de doctorado en dialogo con aquello que denominamos “currículo de los marginados”, refiriéndonos a sujetos invisibilizados forzadamente que producen y son producto de estos currículos. Se pretende profundizaren la triada temática: “currículo, relaciones étnico-raciales y educación ambiental”, temáticas que consideramos son importantes en la formación de profesores y profesoras de Biología. Es en ese contexto que, al abordar los saberes en una comunidad Quilombola, los saberes emergen por la lucha del movimiento negro educador mostrándonos su gran potencial y de la misma manera, se obtiene una contribución efectiva para descolonizar los currículos de Ciencias/Biología y construir posibilidades para el surgimiento de una pedagogía decolonial. <![CDATA[ENTREVISTA – NILDA ALVES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em diálogo com aquilo que denominamos de “currículo das margens”, quando se refere a sujeitos forçadamente invisibilizados que produzem e são produzidos por estes currículos. Pretende-se aqui debruçar na tríade temática: “currículo, relações étnico-raciais e educação ambiental”, temas que consideramos importantes na formação do(a) professor(a) de biologia. É neste contexto que, ao abordar sobre os saberes da biodiversidade em uma comunidade quilombola, emergem os saberes nascidos da luta que nos mostram a potência do movimento negro educador e, dessa maneira, uma efetiva contribuição para descolonizar os currículos de ciências/biologia e construir possibilidades para a insurgência de uma pedagogia decolonial.<hr/>ABSTRACT The article presents a clipping of a doctoral research in dialogue with what we call the “margins curriculum”, when it refers to forcibly invisible subjects who produce and are produced by these curriculum. The aim here is to focus on the thematic triad: “curriculum, ethno-racial relations and environmental education”, themes that we consider important in the formation of the biology teacher. It is in this context that, by addressing the knowledge of biodiversity in a quilombola community, emerged the knowledge born of the struggle that shows us the power of the black educator movement and, thus, an effective contribution to decolonize the science / biology curriculum and build possibilities for the insurgency of a decolonial pedagogy.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta una parte de investigación de doctorado en dialogo con aquello que denominamos “currículo de los marginados”, refiriéndonos a sujetos invisibilizados forzadamente que producen y son producto de estos currículos. Se pretende profundizaren la triada temática: “currículo, relaciones étnico-raciales y educación ambiental”, temáticas que consideramos son importantes en la formación de profesores y profesoras de Biología. Es en ese contexto que, al abordar los saberes en una comunidad Quilombola, los saberes emergen por la lucha del movimiento negro educador mostrándonos su gran potencial y de la misma manera, se obtiene una contribución efectiva para descolonizar los currículos de Ciencias/Biología y construir posibilidades para el surgimiento de una pedagogía decolonial. <![CDATA[ITINERANT CURRICULUM THEORY: TOWARDS A JUST PEDAGOGY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500212&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em diálogo com aquilo que denominamos de “currículo das margens”, quando se refere a sujeitos forçadamente invisibilizados que produzem e são produzidos por estes currículos. Pretende-se aqui debruçar na tríade temática: “currículo, relações étnico-raciais e educação ambiental”, temas que consideramos importantes na formação do(a) professor(a) de biologia. É neste contexto que, ao abordar sobre os saberes da biodiversidade em uma comunidade quilombola, emergem os saberes nascidos da luta que nos mostram a potência do movimento negro educador e, dessa maneira, uma efetiva contribuição para descolonizar os currículos de ciências/biologia e construir possibilidades para a insurgência de uma pedagogia decolonial.<hr/>ABSTRACT The article presents a clipping of a doctoral research in dialogue with what we call the “margins curriculum”, when it refers to forcibly invisible subjects who produce and are produced by these curriculum. The aim here is to focus on the thematic triad: “curriculum, ethno-racial relations and environmental education”, themes that we consider important in the formation of the biology teacher. It is in this context that, by addressing the knowledge of biodiversity in a quilombola community, emerged the knowledge born of the struggle that shows us the power of the black educator movement and, thus, an effective contribution to decolonize the science / biology curriculum and build possibilities for the insurgency of a decolonial pedagogy.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta una parte de investigación de doctorado en dialogo con aquello que denominamos “currículo de los marginados”, refiriéndonos a sujetos invisibilizados forzadamente que producen y son producto de estos currículos. Se pretende profundizaren la triada temática: “currículo, relaciones étnico-raciales y educación ambiental”, temáticas que consideramos son importantes en la formación de profesores y profesoras de Biología. Es en ese contexto que, al abordar los saberes en una comunidad Quilombola, los saberes emergen por la lucha del movimiento negro educador mostrándonos su gran potencial y de la misma manera, se obtiene una contribución efectiva para descolonizar los currículos de Ciencias/Biología y construir posibilidades para el surgimiento de una pedagogía decolonial. <![CDATA[LABELS AND RESEARCH APPROACHES IN EDUCATION AND TECHNOLOGY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresentamos neste artigo rótulos e abordagens de pesquisa mapeados na literatura acadêmica em língua portuguesa na área da Educação e Tecnologia. Trata-se de um recorte amostral cujo objetivo geral foi identificar tendências nas concepções de tecnologia na educação. A partir de uma análise de conteúdo temática de cerca de duzentos trabalhos de revistas científicas do estrato Qualis A Educação, foram definidas sete categorias de abordagens de pesquisa e quatro tipos de rótulos da tecnologia educacional. O artigo apresenta um cenário constituído por grande número de abordagens teóricas e de expressões que dão margem para inúmeras interpretações e pouca relação perceptível com questões educacionais. Concluímos elencando alguns pontos sensíveis que merecem atenção especial na área da EdTech.<hr/>Abstract This article discusses labels and research approaches mapped in academic literature in Portuguese in the area of Education and Technology. The discussion draws upon findings obtained in an investigation that aimed at identifying trends in conceptions of technology in education. Based upon a thematic content analysis of approximately 200 articles published in Qualis-A journals, 7 categories of research approaches and 4 broad types of educational technology labels were identified. The article presents a scenario constituted by a great diversity of theoretical approaches and expressions that are open to numerous interpretations and little tangible relation with educational questions. The article concludes with comments on sensitive points that deserve special attention in the area of EdTech.<hr/>Resumen Este artículo analiza las etiquetas y los enfoques de investigación en la literatura académica en línea en inglés en el área de Educación y Tecnología. Se trata de un recorte de los hallazgos obtenidos en una investigación cuyo objetivo general fue identificar tendencias en las concepciones de tecnología en la educación. A partir de un análisis de contenido temático de aproximadamente 200 artículos de revistas en el estrato Qualis A Educación, se encontraron siete categorías de enfoques de investigación, así como 4 tipos de rótulos de la tecnología educativa. El artículo presenta un escenario constituido por gran diversidad de abordajes teóricos y de expresiones que dan margen a innumerables interpretaciones y poca relación tangible con cuestiones educativas. Concluimos enumerando algunos puntos sensibles que merecen atención especial en el área de EdTech. <![CDATA[THE TANGLE OF THREADS SURROUNDING THE CONTEXTS OF INFLUENCE AND PRODUCTION OF THE BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR BASE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500235&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisar a trajetória do currículo nacional brasileiro levou-nos a campos extremamente controversos, que pela confirmação de alguns pressupostos, quer pela descoberta de pontos que tivemos que desocultar, ao percorrer alguns cenários e contextos desconhecidos, ou ignorados, mesmo pelos atores que nela estiveram envolvidos. Tivemos em conta as narrativas dos sujeitos implicados na sua construção, bem como dos consensos e dissensos inerentes a tal processo, e que nos falaram sobre a sua participação nas três versões do documento. Neste texto, partindo da análise da génese da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), procuramos compreender a forma como foi concebida, quem iniciou o processo de construção, que grupos operaram e lhe deram suporte político, mesmo nos momentos da turbulência que o Brasil viveu, com a mudança de Governo, das equipes do MEC e do CNE, em 2016. Nesse contexto, por vezes contraditório, diferentes grupos reivindicam a mobilização, a construção e, finalmente, a sua implementação. Os fios e os nós que entretecem o contexto político da sua produção fazem parte da nossa pesquisa. Assim, para além da análise referida, este texto procura contribuir para o debate que se vem gerando em torno da BNCC, incidindo no processo de (re)construção do currículo nacional, em particular nos sentidos e decisões subjacentes ao contexto da sua produção. Os resultados preliminares de uma investigação que vimos desenvolvendo, há algum tempo, permitiram dar eco as vozes que deram sentido ao texto aprovado.<hr/>Abstract Analyzing the trajectory of the Brazilian national curriculum led us to extremely controversial fields, either through the confirmation of some assumptions or through the discovery of points thatwehad to uncover, by going through unknown and ignored scenarios or contexts, evenby the actors who were involved in it.we have taken into account the narratives of the subjects involved in its construction, as well as the consensus and dissentinherent in that process, whichtold us about their participation in the three versions of the document. In this text, based on the genesis analysis of the National Curricular Base (BNCC), we tried to understand how it was conceived, who started the construction process, which groups operated and gave it political support, even in these times of turbulence that Brazil has been going through, with the change of Government, and of the MEC (Ministry of Education and Culture) and CNE (National Education Council) teams, in 2016. In this context, sometimes contradictory, different groups demand the mobilization, the construction and, finally, its implementation.The wires and knots that entertain the political context of its production are part of our research. Thus, in addition to the afore mentioned analysis, this texts eeks to contribute to the debate that is being generated around the BNCC, focusing on the process of (re) construction of the national curriculum, in particular in the senses and decisions underlying the context of its production.The preliminar y results of na investigation that we have been developing for some time havemade it possible to echo the voices that have meaning to the text approved. <![CDATA[TRAINING IN PEDAGOGY AT THE SCHOOL OF EDUCATION - UFC, BETWEEN 1987 AND 2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500251&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo é parte integrante da tese de doutoramento em Educação na Universidade Federal do Ceará, intitulada “A formação docente nos percursos e itinerários dos projetos pedagógicos do curso de pedagogia da faculdade de educação - FACED/UFC, entre 1987 e 2007”. Para onde apontou a formação nas diversas versões dos PPC’s, conforme as exigências e adequações trazidas pelas reformas curriculares do Ministério da Educação - MEC, para os cursos de Pedagogia? O Projeto Pedagógico do Curso é considerado o instrumento fundamental de orientação da formação profissional superior. Admite-se que tal estudo seja oportuno para entender a formação em Pedagogia constantemente adequada às demandas de uma sociedade complexa, plural e democrática.<hr/>ABSTRACT This article is an integral part of the PhD thesis in Education at the Federal University of Ceará, entitled “Teacher training in the pathways and itineraries of the pedagogical projects of the Faculty of Education - FACED / UFC, between 1987 and 2007Where pointed the formation in the various versions of the PPC's, according to the requirements and adjustments brought by the curricular reforms of the Ministry of Education? Education - MEC, for Pedagogy courses? The Pedagogical Project of the Course is considered the fundamental instrument of orientation of the superior professional formation. It is admitted that such study is opportune to understand the formation in Pedagogy constantly adequate to the demands of a complex, plural and democratic society.<hr/>RESUMEN Este artículo es una parte integral de la tesis doctoral en Educación de la Universidad Federal de Ceará, titulada “Capacitación docente en las rutas e itinerarios de los proyectos pedagógicos de la Facultad de Educación - FACED / UFC, entre 1987 y 2007”. Dónde apuntó la formación en las diversas versiones de los PPC, de acuerdo con los requisitos y ajustes traídos por las reformas curriculares del Ministerio de Educación? Educación - MEC, para cursos de pedagogía? El Proyecto Pedagógico del Curso se considera el instrumento fundamental de orientación de la formación profesional superior. Se admite que dicho estudio es oportuno para comprender la formación en pedagogía constantemente adecuada a las demandas de una sociedad compleja, plural y democrática. <![CDATA[EDUCATION UNDER CONTROL: VOLTAGES OF ACCESS TO COLLEGE EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500266&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior. Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.<hr/>ABSTRACT: The study aims to understand how education regulation affects access to higher education. The following problem arises: What is the role of regulation in controlling access to higher education and culturally produced knowledge? The methodology prioritizes document analysis and considered the changes caused by both insertion and omission of guidelines in the researched documents. The results indicate that access to higher education is under the stress of societal, political projects and leveraged by market service interests and that changes in the scenario materialize via regulations that act officially regulating control at the highest levels of knowledge by expanding or restricting said access.<hr/>RESUMEN: El estudio tiene como objetivo comprender cómo la regulación educativa afecta el acceso a la educación superior. Surge el siguiente problema: ¿Cuál es el papel de la regulación en el control del acceso a la educación superior y al conocimiento producido culturalmente? La metodología prioriza el análisis de documentos y considera los cambios causados tanto por la inserción como por la omisión de pautas en los documentos investigados. Los resultados indican que el acceso a la educación superior está bajo el estrés de los proyectos sociales y políticos y está apalancado por los intereses de los servicios de mercado y que los cambios en el escenario se materializan a través de regulaciones que actúan oficialmente regulando el control en los niveles más altos de conocimiento al expandir o restringiendo dicho acceso. <![CDATA[CINEMATOGRAPHIC IMAGES AS THE DRIVING FORCE FOR THE BECOMING-THOUGHT IN EVERYDAY SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500283&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo problematiza o que pode a imagem?, questionando se o “uso” das imagens cinematográficas provoca rupturas no pensamento dogmático e favorece a passagem para o pensamento nômade habitar o “plano de imanência” do corpoescola. Apresenta resultados de uma pesquisa que produziu uma cartografia das forças que se engendram em redes de conversação provocadas nos encontros das professoras com as imagens cinematográficas. Em diálogo com Deleuze e Spinoza, o artigo argumenta que o encontro com as imagens cinematográficas em redes de conversações com as professoras provoca afecções e afetos que possibilitam o movimento de pensamentos, expandindo, assim, as forças ativas, a potência de ação coletiva, os processos de formação inventiva e os movimentos curriculares.<hr/>Abstract: This paper discusses what an image is able to do, questioning whether the “use” of cinematographic images can cause ruptures regarding the dogmatic thought and can favor the passage for the nomadic thought to inhabit the “immanence plan” from school-body. The article presents the results of a research that has produced a mapping of the forces that were engendered within conversation networks provoked during meetings with Teachers and the cinematographic images. In dialogue with Deleuze and Spinoza the article argues that the meeting between the cinematographic images and Teachers in conversation networks causes affections, which enable the movement of thoughts, thus, expanding, active forces, collective action potency, inventive formation processes and curricular movements.<hr/>Resumen: Este artículo problematiza la siguiente cuestión: cual es el poder de la imagem?, indagamos si el “uso” de las imágenes cinematográficas provoca rupturas en el pensamiento dogmático y favorece pasar para el pensamiento nómada habitar en el “plano de inmanencia” del cuerpoescuela. Trae resultados de una investigación que produjo una cartografia de las fuerzas que se engendran en redes de conversaciones provocadas en los contactos de las professoras con las imágenes-cinema. Dialogando con Deleuze y Spinoza, el artículo sustenta que el contacto con las imágenes cinematográficas en redes de conversaciones con las professoras provoca afecciones y afectos que posibilitan movimientos de pensamiento, ampliando, así, las fuerzas activas, la potencia de la acción colectiva, los processos de formación inventiva y los movimentos curriculares. <![CDATA[THE TALE, FROM TRADITION TO CONTEMPORANEITY: AN EXAMPLE IN LUIZ VILELA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500301&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar aspectos diversos que caracterizam o conto. Para tanto, inicialmente será exposto um histórico evolutivo dessa forma narrativa, desde seus primórdios até a contemporaneidade. Posteriormente, serão identificados elementos que compõem sua estrutura e como a mesma varia de tempos em tempos. Por fim, a narrativa de Luiz Vilela, um dos principais contistas brasileiros, servirá de subsídio para exemplificação das teorias até então abordadas. A base teórica será pautada em pressupostos de Candido (1989), Santiago (1989), Cortázar (2006), Todorov (2007), entre outros críticos.<hr/>Abstract: The aim of this article is to present several aspects that characterize the tale. Therefore, initially an evolutionary history of this narrative form will be exposed, from its beginnings to the present time. Later, elements that make up its structure will be identified and how it varies from time to time. Finally, the narrative of Luiz Vilela, one of the main Brazilian short story writers, will serve as a subsidy to exemplify the theories hitherto addressed. The theoretical basis will be based on assumptions of Candido (1989), Santiago (1989), Cortázar (2006), Todorov (2007), among other critics.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es presentar varios aspectos que caracterizan el cuento. Por lo tanto, inicialmente se expondrá una historia evolutiva de esta forma narrativa, desde sus inicios hasta la actualidad. Más adelante, se identificarán los elementos que componen su estructura y cómo varía de vez en cuando. Finalmente, la narrativa de Luiz Vilela, uno de los principales escritores de cuentos brasileños, servirá como un subsidio para ejemplificar las teorías abordadas hasta ahora. La base teórica se basará en los supuestos de Candido (1989), Santiago (1989), Cortázar (2006), Todorov (2007), entre otros teóricos. <![CDATA[IMAGINÁRIO INFANTIL E PÓS-VERDADE: ENTRELAÇOS MIDIÁTICOS EM PERSPECTIVA DISCURSIVA E POLÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500320&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O artigo tem como córpora de análise publicações referentes à verdade e à pós-verdade que circularam no contexto midiático digital. A pesquisa analisa o entrelaço do imaginário da infância com o contexto da pós-verdade contemporânea. A produção original, um bilhete escolar, que se derivou em outras, criada por um estudante de cinco anos. Analisar-se-ão as materialidades em uma perspectiva discursiva de linha francesa com base em um questionamento da interpretação. Os resultados apontam que o imaginário infantil aproxima-se do conceito de pós-verdade, marcando uma conexão possível em uma linha discursiva entre a infância e o contexto adulto e político do cenário atual.<hr/>Abstract: The article has as a corpus of analysis publications about the truth and the post-truth that circulated in the digital media context. The research analyzes the entanglement of the childhood imaginary with the context of contemporary post-truth. The original production, a school ticket, which was derived in others, created by a student of five years. The materialities will be analyzed in a discursive perspective of French line based on a questioning of the interpretation. The results point out that the child's imagination approaches the concept of post-truth, marking a possible connection in a discursive line between childhood and the adult and political context of the current scenario.<hr/>El artículo tiene como córpora de análisis publicaciones referentes a la verdad ya la pos-verdad que circularon en el contexto mediático digital. La investigación analiza el entrelazamiento del imaginario de la infancia con el contexto de la pos-verdad contemporánea. La producción original, un boleto escolar, que se derivó en otras, creada por un estudiante de cinco años. Se analizará las materialidades en una perspectiva discursiva de línea francesa sobre la base de un cuestionamiento de la interpretación. Los resultados apuntan que el imaginario infantil se acerca al concepto de post-verdad, marcando una conexión posible en una línea discursiva entre la infancia y el contexto adulto y político del escenario actual. <![CDATA[INTEGRAL EDUCATION IN THE SOCIO-EDUCATIONAL SYSTEM: THE CURRICULUM AS NETWORKS OF DISCURSIVE MEANINGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000500334&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo analisa as redes de significações discursivas presentes na organização curricular da Educação Integral para Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Privação de Liberdade do estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos centraram-se nas análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Para as análises dos achados da pesquisa utilizamos a Teoria do Discurso de Laclau (2011, 2013) e Laclau e Mouffe (2015). Nas considerações destacamos que a política investigada vem estabelecendo padrões e compromissos para o sistema Socioeducativo, a partir do movimento de mobilidade e (re)contextualização que gerou currículos híbridos. Ressaltamos que o objetivo da política foi apresentar resultados rápidos quanto à redução da violência nos espaços sociais onde estavam inseridas as escolas.<hr/>Abstract: The article analyzes the networks of discursive meanings present in the curricular organization of Integral Education for Young People in Compliance with Socio-Educational Measures in Deprivation of Freedom of the state of Paraíba. Methodological procedures focused on documentary analysis and semi-structured interviews. For the analysis of the research findings we used Laclau's Discourse Theory (2011, 2013) and Laclau and Mouffe (2015). In the considerations we highlight that the investigated policy has been establishing standards and compromises for the Socio-educational system, from the mobility and (re) contextualization movement that generated hybrid curricula. We emphasize that the objective of the policy was to present quick results regarding the reduction of violence in the social spaces where schools were inserted.<hr/>Resumen: El artículo analiza las redes de significados discursivos presentes en la organización curricular de Educación Integral para Jóvenes en Cumplimiento de Medidas Socioeducativas en Privación de Libertad del estado de Paraíba. Procedimientos metodológicos enfocados al análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Para el análisis de los resultados de la investigación, utilizamos la teoría del discurso de Laclau (2011, 2013) y Laclau y Moyffe (2015). En las consideraciones destacamos que la política investigada ha estado estableciendo estándares y compromisos para el sistema Socioeducativo, desde el movimiento de movilidad y (re) contextualización que generó un currículum híbrido. Destacamos que el objetivo de la política era presentar resultados rápidos con respecto a la reducción de la violencia en los espacios sociales donde se insertaron las escuelas.