Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20230003&lang=en vol. 37 num. 81 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The ‘Pedagogy of being and doing’ in Hesiod’s Work and Days]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A proposta é analisar a concepção de trabalho de Hesíodo em Os Trabalhos e Os Dias e abordar os referenciais de sua relação entre trabalho, virtude e justiça. A fonte é: Os Trabalhos e Os Dias e análise contemporânea de sua obra, já consagrada. Entende-se que as necessidades materiais, comuns e aceitas no mundo rural de então, motivaram-no a defender o trabalho como meio de transformação social e de superação do contexto desolador em que vivia o camponês. Seu interlocutor explícito era Perses, com o qual estava em litígio de herança, mas os conselhos e ensinamentos morais, éticos e espirituais de exaltação do labor adquiriram dimensão coletiva. Ao desvendar a vida do trabalhador dos campos, com sua cultura e seu respeito pela natureza, Hesíodo retirou-o do anonimato e exaltou-o como um novo herói que, mediante o trabalho, dominava a natureza, colocando-a a seu favor. Com sua ‘pedagogia do ser e fazer’, desalojou o tradicional guerreiro aristocrata, que obtinha a honra e a glória nos campos de batalha, e cantou o novo herói do trabalho, ecoando uma voz que já não podia ser ignorada ou silenciada.<hr/>Abstract: Current paper analyzes the concept of work in Hesiod´s Works and Days and undertakes the relationship between work, virtue and justice. The source comprises Works and Days and the contemporary analysis of the already acknowledged masterpiece. It should be emphasized that common material needs accepted within the agricultural world of the time motivated him to defend work as a mean of social transformation and the overcoming of the desolating context in which the peasant lived. The poem´s overt interlocutor is Perses, with whom he was in conflict over an inheritance, but warnings and moral, ethical and spiritual teachings on the praise of labor attained a collective stance. Revealing the peasant´s life, with his culture and respect for Nature, Hesiod retrieved from anonymity and exalted the peasant as a novel hero who, through labor, dominated Nature and placed it in his favor. Through his ‘pedagogy of being and doing’, Hesiod replaced the traditional aristocratic warrior who obtained honor and glory in the battlefields, and sung the new worker hero, emitting a voice that would be neither ignored nor silenced.<hr/>Resumen: El artículo analiza el concepto de trabajo en Los trabajos y los días de Hesíodo y emprende la relación entre trabajo, virtud y justicia. Nuestra fuente comprende Los trabajos y los días y el análisis contemporáneo de la obra ya reconocida. Cabe destacar que las necesidades materiales comunes aceptadas dentro del mundo agrícola de la época motivaron el autor a defender el trabajo como medio de transformación social y de superación del contexto desolador en que vivía el campesino. El interlocutor del poema es Perses, con quien estaba en conflicto por una herencia, pero las advertencias y las enseñanzas morales, éticas y espirituales sobre la alabanza del trabajo alcanzaron una postura colectiva. Revelando la vida del campesino, con su cultura y respeto por la Naturaleza, Hesíodo recuperó del anonimato y exaltó al campesino como un héroe novedoso que, a través del trabajo, dominó la Naturaleza y la colocó a su favor. A través de su ‘pedagogía del ser y el hacer’, Hesíodo reemplazó al guerrero aristocrático tradicional que obtenía honor y gloria en los campos de batalla, y cantó al nuevo héroe obrero, emitiendo una voz que no sería ignorada ni silenciada. <![CDATA[The Theory of Intelligent Design: an analysis from the perspective of the Theory of Communicative Action and implications for Science Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301303&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo desenvolvemos uma análise teórica sobre a Teoria do Design Inteligente e as polêmicas a ela associadas. Para tanto, tomamos por base princípios da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Realizamos uma distinção entre a teoria e o movimento do Design Inteligente, discorrendo sobre algumas das recorrentes críticas das quais estes têm sido alvos. Como conclusões, identificamos a importância de argumentações não serem de antemão excluídas das discussões científicas apenas por terem origem em ideias religiosas. Também apontamos que, embora muitas ações do movimento do Design Inteligente possam alinhar-se com uma racionalidade sistêmica, argumentos presentes na teoria do Design Inteligente poderiam contribuir (dentro de discussões sobre a Natureza da Ciência guiadas por uma racionalidade comunicativa) para problematizar a adoção do naturalismo metodológico, tendo em vista ser a referida teoria incompatível com um naturalismo metodológico irrestrito, mas compatível com um naturalismo metodológico mitigado. Ao final, tratamos da polêmica acerca das tentativas de inserção desta teoria em aulas de ciências.<hr/>Abstract: In this article we develop a theoretical analysis on the Theory of Intelligent Design and the controversies associated with it. We take as basis the principles of Jürgen Habermas Theory of Communicative Action. We made a distinction between the theory and movement of Intelligent Design, talking about some of the recurring criticisms of which they have been the target. As conclusions, we identified the importance of arguments do not being exclude in advance from scientific discussions just because they originated in religious ideas. We also point out that many actions of the Intelligent Design movement can be align with a systemic rationality. But arguments present in the Intelligent Design theory could contribute (within discussions about the Nature of Science guided by a communicative rationality) to problematize the adoption of methodological naturalism, in view of the fact that the theory is incompatible with an unrestricted methodological naturalism, but compatible with a mitigated methodological naturalism. In the end, we deal with the controversy about the attempts to insert this theory in science classes.<hr/>Resumen: En este artículo desarrollamos un análisis teórico de la Teoría del Diseño Inteligente y las polémicas asociadas a ella. Para ello, nos basamos en los principios de la Teoría de la Acción Comunicativa de Jürgen Habermas. Hacemos una distinción entre la teoría y el movimiento del Diseño Inteligente, discutiendo algunas de las críticas recurrentes de las que han sido blanco. Como conclusiones, identificamos la importancia de que los argumentos no sean excluidos de antemano de las discusiones científicas solo porque se originan en ideas religiosas. También señalamos que, si bien muchas acciones del movimiento del Diseño Inteligente pueden alinearse con una racionalidad sistémica, los argumentos presentes en la teoría del Diseño Inteligente podrían contribuir (dentro de las discusiones sobre la Naturaleza de la Ciencia guiada por una racionalidad comunicativa) para problematizar la adopción del naturalismo metodológico, en vista de que la referida teoría es incompatible con un naturalismo metodológico irrestricto, pero compatible con un naturalismo metodológico mitigado. Al final, tratamos la controversia sobre los intentos de insertar esta teoría en las clases de ciencias. <![CDATA[Freedom as a formative experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301349&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo tem como objetivo mostrar como Nietzsche e Lispector podem nos ajudar a pensar sobre a experiência da liberdade e seus impactos para a formação humana. Os dois são fiéis à terra, expressam com sua filosofia e literatura uma beleza do aqui e agora, tomam a palavra para ensaiar uma escrita não metafísica para fazer florescer outros horizontes de sentido. Assim, a questão da formação implicada pela liberdade tem como proposta incorporar a singularidade como aquilo que a educação promove ao inventar-se, diferenciar-se, afirmando a vida em circunstâncias sempre mutáveis pautadas por configurações contingentes e plurais. A liberdade expressa-se tragicamente, nenhuma parcela da vida pode ser excluída, o mundo é a única morada. Concluímos que a formação humana acontece enquanto jogo de forças do vir a ser e é a tarefa mais imperiosa para a constituição do humano como uma abertura “para que muitas auroras que ainda não brilharam, possam brilhar”.<hr/>Abstract: The article aims to show how Nietzsche and Lispector can help us think about the experience of freedom and its impacts on human formation. Both are faithful to the land, express with their philosophy and literature a beauty of the here and now, take the floor to rehearse a non-metaphysical writing to make other horizons of meaning flourish. Thus, the issue of formation implied by freedom has the proposal to incorporate singularity as what education promotes by inventing itself, differentiating itself, affirming life in ever-changing circumstances guided by contingent and plural configurations. Freedom is expressed tragically, no part of life can be excluded, the world is the only home. We conclude that human formation takes place as a game of forces of becoming and is the most imperative task for the constitution of the human as an opening "so that many dawns that have not yet shone, may shine".<hr/>Resumen: El artículo pretende mostrar cómo Nietzsche y Lispector pueden ayudarnos a pensar sobre la experiencia de la libertad y sus impactos en la formación humana. Ambos son fieles a la tierra, expresan con su filosofía y literatura una belleza del aquí y ahora, toman la palabra para ensayar una escritura no metafísica para hacer florecer otros horizontes de significado. Así, la cuestión de la formación que implica la libertad tiene la propuesta de incorporar la singularidad como lo que la educación promueve al inventarse, diferenciarse, afirmar la vida en circunstancias siempre cambiantes guiadas por configuraciones contingentes y plurales. La libertad se expresa trágicamente, ninguna parte de la vida puede ser excluida, el mundo es el único hogar. Concluimos que la formación humana se produce como un juego de fuerzas del devenir y es la tarea más imperativa para la constitución de lo humano como apertura "para que brillen muchas auroras que aún no han brillado". <![CDATA[Autonomy as a regulatory ideal of the Modern University: meanings and limits]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301377&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, a partir de pesquisa teórica, objetiva-se refletir sobre os sentidos do conceito de autonomia da universidade moderna e algumas das suas importantes limitações epistemológicas, políticas e curriculares. Para isso, buscou-se dados nas fontes bibliográficas citadas e referenciadas no texto, de modo especial no pensamento de Bacon, Kant e Descartes. A metodologia adotada consistiu na leitura, análise, comentário e crítica dos textos selecionados, tomando-se cada um enquanto unidade de sentido, mas também confrontando e problematizando os enunciados e teses diversas numa tentativa de “desconstrução” e “ampliação” de significados. Nesse exercício de reflexão, compreendeu-se que os diversos sentidos de autonomia são símbolos privilegiados da atividade universitária desde a sua origem até os dias atuais, atravessando o debate entre liberalismo e marxismo, característico da modernidade. Verificou-se que há possibilidades e limites contextuais para o exercício da autonomia e que o jogo entre ser e dever-ser da universidade atravessa diversos discursos e tempos, reunindo em torno de si uma complexa e contraditória rede de compreensões em torno deste conceito.<hr/>Abstract: This article, based on theoretical research, aims to reflect on the meanings of the concept of autonomy in the modern university and some of its important epistemological, political and curricular limitations. For this, information was sought in the bibliographic sources cited and referenced in the text, especially in the thinking of Bacon, Kant and Descartes. The methodology consisted of reading, analyzing, commenting and criticizing the selected texts, taking each one as a unit of meaning, but also confronting and problematizing the different statements and ideas in an attempt to “deconstruct” and “enlarge” meanings. In this exercise of reflection, it was understood that the various senses of autonomy are privileged symbols of university activity from its origins to the present, crossing the debate between liberalism and marxism, characteristic of modernity. It was found that there are possibilities and contextual limits for the exercise of autonomy and that the game between being and being-ought of the university crosses different discourses and times, gathering around itself a complex and contradictory network of comprehensions around this concept.<hr/>Resumen: Este artículo, basado en investigación teórica, tiene como objetivo reflexionar sobre los significados del concepto de autonomía en la universidad moderna y algunas de sus importantes limitaciones epistemológicas, políticas y curriculares. Para ello se buscó información en las fuentes bibliográficas que se citan y referencian en el texto, especialmente en el pensamiento de Bacon, Kant y Descartes. La metodología adoptada consistió en leer, analizar, comentar y criticar los textos seleccionados, tomando cada uno como unidad de sentido, pero también confrontando y problematizando los diferentes enunciados y tesis en un intento de “deconstruir” y “ampliar” los significados. En este ejercicio de reflexión, se entendió que los diversos sentidos de autonomía son símbolos privilegiados de la actividad universitaria desde sus orígenes hasta la actualidad, atravesando el debate entre el liberalismo y el marxismo, característico de la modernidad. Se constató que existen posibilidades y límites contextuales para el ejercicio de la autonomía y que el juego entre el ser y el deber-ser de la universidad atraviesa diferentes discursos y tiempos, reuniendo en torno a sí una compleja y contradictoria red de entendimientos en torno a este concepto. <![CDATA[Politics of domination and the pedagogical process in bell hooks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O aumento significativo de discursos de ódio e a violência contra minorias sociais revela a sala de aula como microcosmo de uma sociedade estruturada por políticas de violência colonial e patriarcal. Experiências de sala de aula evidenciam contradições que variam em torno de práticas de libertação e/ou dominação de corpos e mentes. O ensaio propõe uma discussão sobre as políticas de dominação e o processo pedagógico na perspectiva da intelectual, ativista social e crítica cultural bell hooks. Sua concepção de educação deriva de sua própria experiência de opressão de classe, raça e gênero, culminando em seu projeto ético-político de educação. Partimos da perspectiva de que a experiência do corpo em sala de aula pode ser lócus privilegiado de reflexões críticas dos sistemas interligados de opressão.<hr/>Abstract: The significant increase in hate speech and violence against social minorities reveals the classroom as a microcosm of a society structured by policies of colonial and patriarchal violence. Classroom experiences reveal contradictions around practices of liberation and/or domination of bodies and minds. This essay discusses the politics of domination and the pedagogical process from the perspective of the intellectual, social activist, and cultural critic bell hooks. Her conception of education derives from her experience of class, race, and gender oppression, culminating in her ethical-political education project. We start from the perspective that the experience of the body in the classroom can be a privileged locus for critical reflections on interconnected systems of oppression.<hr/>Resumen: El aumento significativo del discurso de odio y de la violencia contra las minorías sociales revela el aula como un microcosmos de una sociedad estructurada por políticas de violencia colonial y patriarcal. Las experiencias en el aula revelan contradicciones que giran en torno a prácticas de liberación y/o dominación de cuerpos y mentes. El ensayo propone una discusión sobre las políticas de dominación y el proceso pedagógico desde la perspectiva de la intelectual, activista social y crítica cultural bell hooks. Su concepción de la educación deriva de su propia experiencia de opresión de clase, raza y género, culminando en su proyecto ético-político de la educación. Partimos de la perspectiva de que la experiencia del cuerpo en el aula puede ser un locus privilegiado de reflexiones críticas de sistemas de opresión interconectados. <![CDATA[The itinerary of Augustine of Hippo in search of the truth and its Christian formation project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301437&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo objetiva identificar a natureza de verdade por Agostinho de Hipona (354-430), segundo as reflexões contidas no VII Livro da obra Confissões (397) que trata da Busca da Verdade. Para isso, é necessário reconhecer quais percursos o bispo de Hipona percorreu em sua vida terrena, bem como sua vivência filosófica. Nesse itinerário em busca da verdade se envolveu com o maniqueísmo, que em certa medida apresentava uma verdade racional e material, perspectiva que se aproximava do pensamento de Agostinho na sua fase de juventude. Conforme foi amadurecendo intelectualmente e buscando compreensões das questões que permeiam a vida humana pode-se depreender o seu projeto de formação cristã, uma vez que, ao criticar o modo como conduzia sua vida pregressa (anterior à conversão) e evidenciar as mudanças em seus atos cotidianos para se adequar à forma de vida de um bom cristão, o autor explicita um projeto de educação e de sociedade que conduza aos bens eternos e imutáveis. A busca e o encontro da verdade ocorrerão mediante ações decorrentes de um ato de escolha particular, livre.<hr/>Abstract: This study aims to identify the nature of truth by Augustine of Hippo (354-430), according to the reflections contained in the VII Book of the work Confessions (397) which deals with the Search for Truth. For this, it is necessary to recognize which paths the Bishop of Hippo took in his earthly life, as well as his philosophical experience. In this itinerary in search of the truth, he became involved with Manichaeism, which, to a certain extent, presented a rational and material truth, a perspective that was close to the thought of Augustine in his youth. As he matured intellectually and sought understanding of the issues that permeate human life, his project of Christian formation can be inferred, since, by criticizing the way he led his former life (prior to conversion) and highlighting the changes in his acts to adapt to the way of life of a good Christian, the author explains a project of education and society that leads to eternal and immutable goods. The search and finding of the truth will occur through actions resulting from an act of particular, free choice.<hr/>Resumen: Este estudio tiene como objetivo identificar la naturaleza de la verdad de Agustín de Hipona (354-430), según las reflexiones contenidas en el Libro VII de la obra Confesiones (397) que trata de la Búsqueda de la Verdad. Para ello, es necesario reconocer qué caminos tomó el obispo de Hipona en su vida terrena, así como su experiencia filosófica. En este itinerario en busca de la verdad, se involucra con el maniqueísmo, que, en cierta medida, presenta una verdad racional y material, perspectiva cercana al pensamiento de Agustín en su juventud. De haber madurado intelectualmente y buscado la comprensión de los problemas que impregnan la vida humana, se puede inferir su proyecto de formación cristiana, ya que, al criticar la forma en que llevó su vida anterior (previa a la conversión) y destacando los cambios en sus actos para adaptarse a el modo de vida de un buen cristiano, el autor explica un proyecto de educación y sociedad que conduce a bienes eternos e inmutables. La búsqueda y el hallazgo de la verdad ocurrirán a través de acciones resultantes de un acto de libre elección particular. <![CDATA[Metamorphoses in Emanuele Coccia: compositions to inhabit education and teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301465&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Estes escritos visam proliferar relações filosófico-poético-educacionais a partir do contato dos/as autores/as com a leitura atenta do livro Metamorfoses, do filósofo Emanuele Coccia (2020), em meio a uma série de encontros de um Grupo de Estudos e Pesquisas em educação. Por meio de uma leitura-escrita Fiandográfica (DALMASO, 2016), a obra do autor foi sendo posta como intercessora, fazendo-a funcionar com aspectos de uma formação docente por vir, e capaz de angariar nascimentos presentes e futuros no campo educacional. Alguns componentes da obra - nascimentos, casulos e à deriva - foram centrais no enfoque criativo para dar consistência às noções metamórficas da educação e formação docente. Sobretudo, os escritos funcionam como um convite às alianças impensadas, traçando alusões e inventando problemas, a saber: como a metamorfose pode evocar uma composição com vida e a educação que temos? O que fazemos com os movimentos metamórficos que permeiam-atravessam a formação-vida? Como potencializar a vida-metamorfose pela via de processos educacionais? Estes alvos-perguntas não desejam ser respondidos, mas tangenciados e mapeados como possíveis, e persistem em nós como campo futuro, ainda inquietador, dando nascimento a textos, pensamentos, estratégias, educações, formações e vidas por vir.<hr/>Abstract: These writings aim to proliferate philosophical-poetic-educational relations from the contact of the authors with the careful reading of the book Metamorphoses, by Emanuele Coccia (2020), in the middle of a series of meetings of a Group of Studies and Research in education. Through a Fiandographic reading-writing (DALMASO, 2016), the author's work was being put as an intercessor, making it work with aspects of a teacher training to come, and able to raise present and future births in the educational field. Some components of the work - births, cocoons, and drifting - were central in the creative approach to give consistency to the metamorphic notions of education and teacher training. Above all, the writings function as an invitation to unexpected alliances, tracing allusions and inventing problems, namely: how can metamorphosis evoke a composition with life and the education we have? What do we do with the metamorphic movements that permeate-cross through life-formation? How can we potentiate life-metamorphosis through educational processes? These target-questions do not wish to be answered, but tangential and mapped as possible, and persist in us as a future field, still unsettling, giving birth to texts, thoughts, strategies, education, training and lives to come.<hr/>Resumen: Estos escritos pretenden proliferar relaciones filosófico-poético-educativas a partir del contacto de los.as autores.as con la lectura atenta del libro Metamorfosis, de Emanuele Coccia (2020), en medio de una serie de encuentros de un Grupo de Estudio e Investigación en educación. A través de una lecto-escritura Fiandográfica (DALMASO, 2016), se puso la obra del autor como intercesora, haciéndola trabajar con aspectos de una formación docente por venir, y capaz de suscitar nacimientos presentes y futuros en el campo educativo. Algunos componentes de la obra - nacimientos, capullos y a la deriva - fueron centrales en el enfoque creativo para dar consistencia a las nociones metamórficas de educación y formación docente. Sobre todo, los escritos funcionan como una invitación a alianzas impensadas, rastreando alusiones e inventando problemas, a saber: ¿cómo la metamorfosis pueden evocar una composición con la vida y la educación que tenemos? ¿Qué hacemos con los movimientos metamórficos que permean-atraviesan la formación de vida? ¿Cómo potenciar la vida-metamorfosis a través de los procesos educativos? Estas preguntas-objetivos no quieren ser respondidas, sino tocadas y mapeadas en la medida de lo posible, y persisten en nosotros como un campo futuro, aún inquietante, pariendo textos, pensamientos, estrategias, educaciones, formaciones y vidas por venir. <![CDATA[Radiophone tales: the emergency of a modern form of narration in Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301497&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo analisa as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, como forma e conteúdo através do qual o autor buscou proporcionar para a infância de seu tempo uma possibilidade de experiência com o contemporâneo. Ao se pensar as peças do ponto de vista didático e do ponto de vista da aprendizagem, pode-se encontrar nelas a intencionalidade de Benjamin, bem como a atenção e o cuidado dado por ele a elementos aparentemente irrelevantes para o esclarecimento como Aufklärung, no cotidiano prosaico das massas. Esse cuidado o levou a questionar, a exercitar e a experimentar a transmissão do conhecimento por meios novos e metodologias inovadoras para a época, sem perder de vista a perspectiva dos vencidos, em sua batalha diária, ou seja, em seu cotidiano. As peças, portanto, não são modelos apenas em sua estrutura narrativa, mas também de uma intencionalidade pedagógica emancipadora que pode dialogar com a criança, mediante a ludo-linguagem de domínio e fluência das crianças. A infância, nesse sentido, é signo de uma nova subjetividade fortalecida e, assim, capaz de resistir e de se desviar dos encantos e das promessas do populismo fascista que, no século XXI, não deixou de rondar a todos.<hr/>Abstract: This study analyzes Walter Benjamin's radio narratives as a form and content through which the author sought to provide the childhood of his time with a possibility of experiencing the contemporary. Whenever thinking about the pieces from the didactic point of view and from the learning point of view, it could find Benjamin's intentionality among it, as well as the attention and care given by him to elements apparently irrelevant to the clarification, such as Aufklärung, in the prosaic daily life of masses. This care led him to question, exercise and experiment with the transmission of knowledge through new means and innovative methodologies for the time, without losing sight of the perspective of the losers, in their daily battle, that is, in their daily lives. The plays, therefore, are not models only in their narrative structure, but also of an emancipatory pedagogical intentionality that can dialogue with the child, through the ludo-language of mastery and fluency of children. Childhood, in this sense, is a sign of a new, strengthened subjectivity and, consequently, capable of resisting and deviating from the charms and promises of fascist populism that, in the 21st century, did not cease to haunt everyone.<hr/>Resumén: Este estudio analiza las narrativas radiofónicas de Walter Benjamin, como forma y contenido a través del cual el autor buscó proporcionar para la infancia de su tiempo una posibilidad de experiencia con lo contemporáneo. Al pensar en las piezas, desde el punto de vista didáctico y desde el punto de vista del aprendizaje, se puede encontrar en ellas la intencionalidad de Benjamin, así como la atención y el cuidado dado por él a elementos aparentemente irrelevantes para el esclarecimiento como Aufklärung, en el prosaico diario de las masas. Ese cuidado lo llevó a cuestionar, a ejercitar y a experimentar la transmisión del conocimiento por medios nuevos y metodologías innovadoras para la época, sin perder de vista la perspectiva de los vencidos, en su batalla diaria, o sea, en su cotidiano. Las piezas, por lo tanto, no son modelos solo en su estructura narrativa, sino también de una intencionalidad pedagógica emancipadora que puede dialogar con el niño, mediante el Ludo lenguaje de dominio y fluidez de los niños. La infancia, en ese sentido, es signo de una nueva subjetividad fortalecida y, así, capaz de resistir y de desviarse de los encantos y de las promesas del populismo fascista que, en el siglo XXI, no dejó de rondar a todos. <![CDATA[Entrevista com Prof. Dr. Rodrigo Duarte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301525&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo analisa as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, como forma e conteúdo através do qual o autor buscou proporcionar para a infância de seu tempo uma possibilidade de experiência com o contemporâneo. Ao se pensar as peças do ponto de vista didático e do ponto de vista da aprendizagem, pode-se encontrar nelas a intencionalidade de Benjamin, bem como a atenção e o cuidado dado por ele a elementos aparentemente irrelevantes para o esclarecimento como Aufklärung, no cotidiano prosaico das massas. Esse cuidado o levou a questionar, a exercitar e a experimentar a transmissão do conhecimento por meios novos e metodologias inovadoras para a época, sem perder de vista a perspectiva dos vencidos, em sua batalha diária, ou seja, em seu cotidiano. As peças, portanto, não são modelos apenas em sua estrutura narrativa, mas também de uma intencionalidade pedagógica emancipadora que pode dialogar com a criança, mediante a ludo-linguagem de domínio e fluência das crianças. A infância, nesse sentido, é signo de uma nova subjetividade fortalecida e, assim, capaz de resistir e de se desviar dos encantos e das promessas do populismo fascista que, no século XXI, não deixou de rondar a todos.<hr/>Abstract: This study analyzes Walter Benjamin's radio narratives as a form and content through which the author sought to provide the childhood of his time with a possibility of experiencing the contemporary. Whenever thinking about the pieces from the didactic point of view and from the learning point of view, it could find Benjamin's intentionality among it, as well as the attention and care given by him to elements apparently irrelevant to the clarification, such as Aufklärung, in the prosaic daily life of masses. This care led him to question, exercise and experiment with the transmission of knowledge through new means and innovative methodologies for the time, without losing sight of the perspective of the losers, in their daily battle, that is, in their daily lives. The plays, therefore, are not models only in their narrative structure, but also of an emancipatory pedagogical intentionality that can dialogue with the child, through the ludo-language of mastery and fluency of children. Childhood, in this sense, is a sign of a new, strengthened subjectivity and, consequently, capable of resisting and deviating from the charms and promises of fascist populism that, in the 21st century, did not cease to haunt everyone.<hr/>Resumén: Este estudio analiza las narrativas radiofónicas de Walter Benjamin, como forma y contenido a través del cual el autor buscó proporcionar para la infancia de su tiempo una posibilidad de experiencia con lo contemporáneo. Al pensar en las piezas, desde el punto de vista didáctico y desde el punto de vista del aprendizaje, se puede encontrar en ellas la intencionalidad de Benjamin, así como la atención y el cuidado dado por él a elementos aparentemente irrelevantes para el esclarecimiento como Aufklärung, en el prosaico diario de las masas. Ese cuidado lo llevó a cuestionar, a ejercitar y a experimentar la transmisión del conocimiento por medios nuevos y metodologías innovadoras para la época, sin perder de vista la perspectiva de los vencidos, en su batalla diaria, o sea, en su cotidiano. Las piezas, por lo tanto, no son modelos solo en su estructura narrativa, sino también de una intencionalidad pedagógica emancipadora que puede dialogar con el niño, mediante el Ludo lenguaje de dominio y fluidez de los niños. La infancia, en ese sentido, es signo de una nueva subjetividad fortalecida y, así, capaz de resistir y de desviarse de los encantos y de las promesas del populismo fascista que, en el siglo XXI, no dejó de rondar a todos. <![CDATA[Apresentação do dossiê: Teoria Crítica 100 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301541&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo analisa as narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, como forma e conteúdo através do qual o autor buscou proporcionar para a infância de seu tempo uma possibilidade de experiência com o contemporâneo. Ao se pensar as peças do ponto de vista didático e do ponto de vista da aprendizagem, pode-se encontrar nelas a intencionalidade de Benjamin, bem como a atenção e o cuidado dado por ele a elementos aparentemente irrelevantes para o esclarecimento como Aufklärung, no cotidiano prosaico das massas. Esse cuidado o levou a questionar, a exercitar e a experimentar a transmissão do conhecimento por meios novos e metodologias inovadoras para a época, sem perder de vista a perspectiva dos vencidos, em sua batalha diária, ou seja, em seu cotidiano. As peças, portanto, não são modelos apenas em sua estrutura narrativa, mas também de uma intencionalidade pedagógica emancipadora que pode dialogar com a criança, mediante a ludo-linguagem de domínio e fluência das crianças. A infância, nesse sentido, é signo de uma nova subjetividade fortalecida e, assim, capaz de resistir e de se desviar dos encantos e das promessas do populismo fascista que, no século XXI, não deixou de rondar a todos.<hr/>Abstract: This study analyzes Walter Benjamin's radio narratives as a form and content through which the author sought to provide the childhood of his time with a possibility of experiencing the contemporary. Whenever thinking about the pieces from the didactic point of view and from the learning point of view, it could find Benjamin's intentionality among it, as well as the attention and care given by him to elements apparently irrelevant to the clarification, such as Aufklärung, in the prosaic daily life of masses. This care led him to question, exercise and experiment with the transmission of knowledge through new means and innovative methodologies for the time, without losing sight of the perspective of the losers, in their daily battle, that is, in their daily lives. The plays, therefore, are not models only in their narrative structure, but also of an emancipatory pedagogical intentionality that can dialogue with the child, through the ludo-language of mastery and fluency of children. Childhood, in this sense, is a sign of a new, strengthened subjectivity and, consequently, capable of resisting and deviating from the charms and promises of fascist populism that, in the 21st century, did not cease to haunt everyone.<hr/>Resumén: Este estudio analiza las narrativas radiofónicas de Walter Benjamin, como forma y contenido a través del cual el autor buscó proporcionar para la infancia de su tiempo una posibilidad de experiencia con lo contemporáneo. Al pensar en las piezas, desde el punto de vista didáctico y desde el punto de vista del aprendizaje, se puede encontrar en ellas la intencionalidad de Benjamin, así como la atención y el cuidado dado por él a elementos aparentemente irrelevantes para el esclarecimiento como Aufklärung, en el prosaico diario de las masas. Ese cuidado lo llevó a cuestionar, a ejercitar y a experimentar la transmisión del conocimiento por medios nuevos y metodologías innovadoras para la época, sin perder de vista la perspectiva de los vencidos, en su batalla diaria, o sea, en su cotidiano. Las piezas, por lo tanto, no son modelos solo en su estructura narrativa, sino también de una intencionalidad pedagógica emancipadora que puede dialogar con el niño, mediante el Ludo lenguaje de dominio y fluidez de los niños. La infancia, en ese sentido, es signo de una nueva subjetividad fortalecida y, así, capaz de resistir y de desviarse de los encantos y de las promesas del populismo fascista que, en el siglo XXI, no dejó de rondar a todos. <![CDATA[The Contradictions of Bourgeois Philosophy and Modern Reason in Lukács and Horkheimer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301547&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé: Lukács et Horkheimer analysent les tensions et les contradictions de la société européenne dans la mesure où elles se reflètent dans les théories philosophiques élaborées par les penseurs bourgeois de l’époque moderne : dans ce domaine, ces contradictions pratiques se traduisent par une opposition conceptuelle entre des couples tels que sujet/objet, phénomène/chose en soi, nécessité/liberté, etc. En abordant la question de l’influence d’Histoire et conscience de classe (1923) sur les essais horkheimeriens des années 1920 et 1930, cet article confronte les positions théoriques respectives des deux auteurs sur la pensée bourgeoise et sur son entrelacement avec les transformations de la société capitaliste moderne.<hr/>Abstract: Lukács and Horkheimer analyse the tensions and contradictions of European society insofar as they are reflected in the philosophical theories elaborated by the bourgeois thinkers of the modern era: in this field, these practical contradictions are reflected in a conceptual opposition between binomials such as subject/object, phenomenon/thing-in-itself, necessity/freedom, etc. By addressing the question of the influence of History and Class Consciousness (1923) on Horkheimer’s essays of the 1920s and 1930s, this article aims to compare the respective theoretical positions of the two authors on bourgeois thought and its intertwining with the transformations of modern capitalist society.<hr/>Resumo: Lukács e Horkheimer analisam as tensões e contradições da sociedade europeia na medida em que elas se refletem nas teorias filosóficas elaboradas pelos pensadores burgueses da era moderna: nesse terreno, essas contradições práticas refletem uma oposição conceitual entre binômios como sujeito/objeto, fenômeno/coisa em si, necessidade/liberdade etc. Ao abordar a questão da influência de História e Consciência de Classe (1923) sobre os ensaios de Horkheimer das décadas de 1920 e 1930, este artigo tem o objetivo de comparar as respectivas posições teóricas dos dois autores sobre o pensamento burguês e seu entrelaçamento com as transformações da moderna sociedade capitalista moderna. <![CDATA[Horkheimer, the Absolute and the conceptual ambiguity of negative theology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301567&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A obra Eclipse da razão, de Horkheimer, é tensionada por uma ambiguidade conceitual. No texto Meios e Fins, o conceito de razão objetiva tem uma fundamentação metafísica, que é contestada pela análise materialista exposta no texto Sobre o conceito de filosofia. Essa ambiguidade conceitual repercute nas reflexões teológicas tardias de Horkheimer, em que o conceito originalmente metafísico do Absoluto é recepcionado em termos materialistas. Nesse sentido, a teologia negativa postulada por Horkheimer reflete problemas relativos à fundamentação conceitual do materialismo dialético no campo filosófico. O objetivo deste artigo consiste em expor essa ambivalência, e também apontar os problemas conceituais envolvidos na fundamentação filosófica do materialismo dialético.<hr/>Abstract: Horkheimer's work Eclipse of Reason is tensioned by a conceptual ambiguity. In the text Means and Ends, the concept of objective reason has a metaphysical foundation, which is contested by the materialist analysis exposed in the text On the concept of philosophy. This conceptual ambiguity reverberates in Horkheimer's later theological reflections, in which the originally metaphysical concept of the Absolute is received in materialist terms. In this sense, the negative theology postulated by Horkheimer reflects problems related to the conceptual foundation of dialectical materialism in the philosophical field. The purpose of this article is to expose this ambivalence, and also to point out the conceptual problems involved in the philosophical foundation of dialectical materialism.<hr/>Resumen: La obra de Horkheimer Eclipse of Reason está tensionada por una ambigüedad conceptual. En el texto Medios y fines, el concepto de razón objetiva tiene un fundamento metafísico, el cual es contestado por el análisis materialista expuesto en el texto Sobre el concepto de filosofía. Esta ambigüedad conceptual repercute en las reflexiones teológicas posteriores de Horkheimer, en las que el concepto originalmente metafísico del Absoluto se recibe en términos materialistas. En este sentido, la teología negativa postulada por Horkheimer refleja problemas relacionados con la fundamentación conceptual del materialismo dialéctico en el campo filosófico. El propósito de este artículo es exponer esta ambivalencia, y también señalar los problemas conceptuales involucrados en el fundamento filosófico del materialismo dialéctico. <![CDATA[Anchor in Names, Persistence in Ideas. Adorno plays Hölderlin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301585&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo aborda a interpretação da poesia tardia de Hölderlin feita por Theodor W. Adorno. Seu objetivo principal é demonstrar os passos da análise estética do discurso proferido em 1963 à Hölderlin-Gesellschaft, pontuando a presença da ideia de parataxis. Assim, o artigo divide o procedimento de Adorno em três camadas interpretativas: os conceitos de teor de coisa, lei imanente da configuração e teor de verdade. Primeiro, Adorno busca as referências filológicas e de sociologia da arte para insistir na proximidade de Hölderlin com o idealismo alemão, estratégia empregada para refutar a leitura de Heidegger, então corrente na Alemanha. A seguir, Adorno analisa a configuração poética para demonstrar como Hölderlin tomava parte nos debates filosóficos do período, marcando sua posição e afastando-se da teoria do conhecimento e filosofia da história de Hegel. Por fim, o teor de verdade resgatado da análise estética sugere conceitos já empregados por Adorno em sua filosofia de juventude, como história natural, mas também prepara noções que aparecerão somente na Dialética negativa, obra que responde à crítica da razão formulada pelo próprio autor na Dialética do esclarecimento. A tese central do artigo consiste na transversalidade da ideia de parataxis.<hr/>Zusammenfassung: Der Aufsatz geht um Theodor W. Adornos Interpretation von Hölderlins Spätlyrik. Das Hauptziel hier ist es, die Schritte der ästhetischen Analyse der im Jahr 1963 Rede an die Hölderlin-Gesellschaft zu demonstrieren und dabei die Präsenz der Idee von Parataxe zu betonen. So gliedert der Aufsatz Adornos Vorgehen in drei interpretative Schichten: die Begriffe Sachgehalt, immanentes Gesetz der Gestaltung und Wahrheitsgehalt. Erstens sucht Adorno nach philologischen und kunstsoziologischen Bezügen, um an die Nähe Hölderlins zum deutschen Idealismus zu erinnern. Das war eine Strategie, mit der er die damals in Deutschland gängige Heidegger-Interpretation widerlegen ward. Im Folgenden analysiert Adorno die poetische Gestaltung, um zu zeigen, wie Hölderlin an den philosophischen Debatten seinerzeit teilnahm, seine Position markierte und sich von Hegels Erkenntnistheorie und Geschichtsphilosophie entfernte. Der aus der ästhetischen Analyse gerettete Wahrheitsgehalt schlägt zuletzt Begriffe vor, die Adorno in seiner Jugendphilosophie schon verwendet hat, wie etwa den Begriff der Naturgeschichte, bereitet aber auch Begriffe vor, die erst in Negativer Dialektik erscheinen werden, einem Werk, das auf die vom Autor selbst in Dialektik der Aufklärung formulierte Vernunftkritik antwortet. Die zentrale These des Aufsatzes besteht in der Transversalität der Idee von Parataxe.<hr/>Abstract: This paper deals with Theodor W. Adorno’s interpretation of Hölderlin’s late poetry. It aims to demonstrate each step of the aesthetic analysis of his well-known speech delivered in 1963 to the Hölderlin-Gesellschaft, and punctuates the presence of parataxis’ idea through the essay. Thus, the paper divides Adorno’s procedure into three main concepts: thing content, immanent law of configuration and truth content. First, Adorno asks philology and sociology of art for help to insist on Hölderlin’s closeness to German Idealism, a strategy employed to rebut Heidegger’s version, then current in Germany. Next, Adorno analyses the poetic configuration as to demonstrate how Hölderlin took part in philosophical debates of his time, marking his position out and moving away from Hegel’s theory of knowledge and philosophy of history. Finally, the truth content rescued from the aesthetic analysis suggests concepts already mobilized by Adorno in his youthful philosophy, such as natural history, but also prepares some notions that will appear only in Negative Dialectics, a work known as a reply to the critique of reason formulated by the author himself in Dialectics of Enlightenment. The central thesis of this paper consists in the transversality of parataxis’ idea. <![CDATA[A key to understand Marcuse’s essays (1937-1941)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301633&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo apresenta uma epítome da dissertação “Os pressupostos filosóficos e os imperativos fundamentais da teoria crítica incipiente de Herbert Marcuse: em torno dos ensaios da ZfS (1937-1941). (SALDANHA, 2020)”. Essa pesquisa buscou identificar os traços distintivos da teoria crítica que Marcuse esboça nos ensaios publicados na Zeitschrift für Sozialforschung entre 1937-1941, tendo acedido a duas conclusões gerais: 1) que essa teoria se baseia em dois pressupostos filosóficos maiores, a saber, a dialética hegeliana e a crítica de economia política de Marx; 2) que os referidos ensaios sugerem quatro tópicos cuja crítica seria impreterível para uma teoria genuinamente crítica da sociedade capitalista. Buscarei reconstituir a análise textual que levou às conclusões acima, descrevendo o contexto histórico-filosófico dos ensaios, suas premissas filosóficas mais importantes e os seus quatro tópicos fundamentais de análise. Tais tópicos constituem uma espécie de espinha dorsal da teoria crítica marcuseana da época e nos fornecem uma adequada chave de leitura para os seus ensaios.<hr/>Abstract: This paper provides a synthesis of the research entitled Autor. This research sought to identify the distinctive features of critical theory that Marcuse outlines in his 1937-1941 essays, reaching two major conclusions: 1) Marcusean theory is based on two philosophical assumptions, namely, Hegelian dialectics and Marx's critique of political economy; 2) Marcuse’s essays suggest four topics whose critique is imperative for a genuinely critical theory of capitalist society. I will try to reconstruct the textual analysis that led to the aforementioned conclusions, by analyzing the essays’ historical-philosophical context, their chief philosophical premises, and their four fundamental topics. I argue these topics constitute a kind of backbone of Marcuse's critical theory, and they provide us with an adequate key to comprehend his 1937-1941 essays.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una síntesis de la investigación Autor. Esta investigación buscó identificar las características distintivas de la teoría crítica que Marcuse esboza en sus ensayos de 1937-1941, habiendo llegado a dos conclusiones principales: 1) la teoría marcusiana se basa en dos premisas filosóficas, la dialéctica hegeliana y la crítica de la economía política de Marx; 2) los ensayos antes mencionados sugieren cuatro temas cuya crítica es imperativa para una teoría genuinamente crítica de la sociedad capitalista. Intentaré reconstruir el análisis textual que condujo a las conclusiones antes mencionadas, analizando el contexto histórico-filosófico de los ensayos, sus principales premisas filosóficas y sus cuatro temas fundamentales. Argumento que estos temas constituyen una especie de columna vertebral de la teoría crítica de Marcuse y nos brindan una clave adecuada para comprender sus ensayos de 1937-1941. <![CDATA[Myth and Emancipation in Walter Benjamin and Herbert Marcuse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301671&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo traça um paralelo e faz uma aproximação entre a concepção de mito em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Busca-se mostrar como estes autores, em certo momento de suas obras, propõem uma superação do mito a partir do mesmo, ou seja, sem abdicar de um certo potencial emancipatório presente em sua dimensão imagética e em seu vínculo com a fantasia.<hr/>Abstract: The present paper draws a parallel and approximation between the conception of myth in Walter Benjamin and Herbert Marcuse. It seeks to show how these authors, at a certain point in their works, propose an overcoming of myth based on it, that is, without giving up a certain emancipatory potential present in its imagetic dimension and in its link with fantasy.<hr/>Zusammenfassung: In diesem Beitrag wird eine Parallele und Annäherung zwischen dem Mythosbegriff bei Walter Benjamin und Herbert Marcuse gezogen. Es soll gezeigt werden, wie diese Autoren an einem bestimmten Punkt in ihren Werken eine Überwindung des Mythos von innen heraus vorschlagen, d.h. ohne ein gewisses emanzipatorisches Potenzial aufzugeben, das in seiner bildhaften Dimension und in seiner Verbindung mit der Phantasie vorhanden ist. <![CDATA[Authoritarian personality and anti-democratic personality: adherence to authoritarian regimes and totalitarian movements]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301689&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo deste texto é, com base em obras de Hannah Arendt e de Theodor W. Adorno, destacar o que pode estar proporcionando, em nossos dias, a adesão individual a movimentos e a regimes totalitários. Para isso, de início, dar-se-á destaque à diferenciação feita por Arendt, em Origens do Totalitarismo, entre regimes autoritários, tal como o fascismo, e o totalitarismo, que como defende essa autora, caracterizou o nazismo e o stalinismo, para, em seguida, ressaltar modificações históricas do final do século XIX às décadas da primeira metade do século XX, conforme aqueles autores, que resultaram no isolamento dos indivíduos e na constituição de indivíduos autoritários e antidemocráticos, resultados esses devidos ao declínio da autoridade, da tradição e do pensamento, este último reduzido a repetições formais independentes de conteúdo. Por fim, propõe-se explicitar algumas das condições que permanecem, nos dias de hoje, que possibilitam formas distintas de violências expressadas pelos indivíduos autoritários e antidemocráticos, propícias a movimentos totalitários, a regimes fascistas e formalmente democráticos.<hr/>Abstract: The purpose of this text is, based on the works of Hannah Arendt and Theodor W. Adorno, to highlight what may be providing, in our days, individual adherence to totalitarian movements and regimes. For this, at first, emphasis will be given to the differentiation made by Arendt, in Origins of Totalitarianism, between authoritarian regimes, such as fascism, and totalitarianism, which, as this author defends, characterized Nazism and Stalinism, to , then highlight historical changes from the end of the 19th century to the decades of the first half of the 20th century, according to those authors, which resulted in the isolation of individuals and the constitution of authoritarian and anti-democratic individuals, results due to the decline of authority, of tradition and of thought, the latter reduced to formal repetitions independent of content. Finally, it is proposed to explain some of the conditions that remain today, which allow different forms of violence expressed by authoritarian and anti-democratic individuals, conducive to totalitarian movements, fascist and formally democratic regimes.<hr/>Resumen: El propósito de este texto es, a partir de los trabajos de Hannah Arendt y Theodor W. Adorno, resaltar lo que puede estar proporcionando, en nuestros días, la adhesión individual a los movimientos y regímenes totalitarios. Para ello, en un primer momento, se hará hincapié en la diferenciación que hace Arendt, en Los orígenes del totalitarismo, entre regímenes autoritarios, como el fascismo, y el totalitarismo, que, como defiende esta autora, caracterizó al nazismo y al estalinismo, para luego destacar históricamente cambios desde finales del siglo XIX hasta las décadas de la primera mitad del siglo XX, según esos autores, que se tradujeron en el aislamiento de los individuos y la constitución de individuos autoritarios y antidemocráticos, resultados debidos a la decadencia de la autoridad, de la tradición y del pensamiento, este último reducido a repeticiones formales independientes del contenido. Finalmente, se propone explicar algunas de las condiciones que subsisten en la actualidad, que permiten diferentes formas de violencia expresadas por individuos autoritarios y antidemocráticos, propicias para movimientos totalitarios, fascistas y regímenes formalmente democráticos. <![CDATA[Diário de 07 de agosto de 1931 até o dia de minha morte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2023000301719&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: No final do ano de 1930, Benjamin muda-se para um pequeno apartamento em Wilmersdorf, em Berlim. Rodeado pelos seus cerca de dois mil livros e podendo, pela primeira vez, realizar plenamente a sua vocação de escritor, como crítico literário, ele vive o ponto alto de sua vida profissional. Contudo, em 1931, após Anton Kippenberg negar o pedido de Benjamin de publicação de um livro seu sobre o centenário de Goethe, o filósofo cai em profunda depressão. Ele escreve, então, o texto “Diário de 7 de agosto de 1931 até o dia de minha morte”, que começa com uma sentença já não muito encorajadora: “Não prometo que este diário será muito longo. Hoje, recebi a resposta negativa de Kippenberg e, por isso, meu plano ganha a total atualidade que somente um impasse é capaz de oferecer”. Seu plano? O suicídio. Benjamin planejava reunir, neste escrito, uma síntese dos pontos centrais de seu pensamento, antes de tirar sua própria vida. O diário, de fato, não se estendeu longamente: ele segue apenas até o dia 16 de agosto, quando Benjamin desiste de dar continuidade ao texto e ao suicídio. Entretanto, seu anseio de sintetizar ao menos algumas de suas ideias mais originais consta nas poucas páginas, que ele se dedicou a produzir. No Diário, encontrar-se-ão iluminações ao conceito de história proposto pelo autor - em especial, pela atenção a partir de nova ótica que o filósofo, aqui, oferece ao conceito de origem (Ursprung) -, informações a respeito do debate entre Benjamin e Kraus, assim como uma discussão a respeito do papel do romance, no contexto da modernidade.