Scielo RSS <![CDATA[Educação e Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-596X20070002&lang=en vol. 21 num. 42 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - v21n42]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: DA ASPIRAÇÃO À CIÊNCIA À CIÊNCIA SOB SUSPEIÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Situando o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, o artigo mostra que, ao se constituir em sua especificidade, o pensamento pedagógico brasileiro buscou, entre as décadas de 1930 e 1980, ancorar-se em bases científicas. Porém, a partir da década de 1990, sobreveio uma forte inflexão: a aspiração científica cedeu lugar ao fenômeno da descrença na ciência. E o pensamento pedagógico enveredou pelo caminho da desconstrução das idéias anteriores antepondo-lhes prefixos do tipo “pós” ou “neo”. Dessa metamorfose resultaram correntes como o neoprodutivismo, o neo-escolanovismo e o neoconstrutuvismo que dominam a cena pedagógica brasileira atual.<hr/>ABSTRACT Situating pedagogical thought in the History of Brazilian education, this article shows that in constructing in own specific nature, Brazilian pedagogical thought, from the 1930’s to 1980’s, sought a solid scientific base. However, from the 1990’s on, there has been a strong inversion - the aspiration to science has given way to the phenomenon of disbelief in science. Pedagogical thought has taken the route of deconstruction of previous ideas, placing a “post” or “neo” prefix on them. Currents of thought such as neoproductivism, neo-New School philosophies and neoconstructivism are the result of this metamorphosis which dominates the current Brazilian pedagogical scene. <![CDATA[ALCUNE CONSIDERAZIONI SUL TEMA DELL’ORIENTE NELLA STORIOGRAFIA DI CARLO CATTANEO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200037&lng=en&nrm=iso&tlng=en RIASSUNTO Partendo dalle nozioni cardini, vale a dire quella di sistema, di storia universale e dei motivi “psicologici-cosmologici-ideologici” che sono alla base della sua concezione, il lavoro utilizza alcuni principi della riflessione di Carlo Cattaneo per mostrare come la sua concezione dell’Oriente, e dei rapporti con l’Occidente, sia al centro dello sviluppo del processo di incivilimento e in qualche modo collegata ad una visione interculturale. Infatti, grazie anche alla critica ad ogni pensiero metafisico, si comincia a scoprire la complissità storica e sociologica, giuridica e politica dei diversi popoli del genere umano, consentendo un’analisi che si fonda sull’idea del dialogo con l’altro, del riconoscimento di altri mondi e culture.<hr/>ABSTRACT Departing from a range of pivotal notions, such as the idea of system, universal history and of psychological, ideological and cosmologic motives at the heart of its conception, this work utilizes some principles taken from Carlo Cattaneo’s reflections to illustrate his vision of the Orient and of its rapport with the West, situated at the core of both of the ongoing process of civilisation and as somehow connected with a cross-cultural perspective. Indeed, thanks to the critique and to every metaphysical thought one begins to discover the historical, sociological as well as legal and political complexity binding the different peoples of mankind, thus allowing an analysis founded on an idea of dialogue with the other, and the recognition of other worlds and cultures. <![CDATA[ARQUEOLOGIA DA CRIAÇÃO EM MERLEAU-PONTY: PLÁSTICA DA DES-FIGURAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200061&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esse texto eleva a princípio filosófico e hermenêutico a afirmação de Merleau-Ponty, segundo a qual as artes são uma Ursprungsklärung imposta à ciência e ao conhecimento tradicional. Na seqüência, analisamos a importância desse posicionamento teórico para o projeto ontológico de Merleau-Ponty. A questão foi: como a filosofia pode reencontrar o Ser? A Aisthesis foi seu caminho.<hr/>ABSTRACT This text raises to philosophical and hermeneutic principle MerleauPonty’s affirmation, that arts are a Ursprungsklärung imposed to science and traditional knowledge. After that, we analyse the importance of this theoretical decision to Merleau-Ponty’s ontological project. The question was this: how can Philosophy meet again the Being? The Aisthesis was his way. <![CDATA[INTELIGÊNCIA E <em>PSYKHÉ</em>: A EPISTEMOLOGIA DE PLATÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200089&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A questão do conhecimento, em Platão, representa uma inflexão radical em relação à investigação levada a cabo pelos filósofos présocráticos. A hipótese das Formas inteligíveis inaugura um procedimento filosófico baseado em princípios de inteligibilidade prévios aos fenômenos que articulam um princípio de economia explanatório válido para todo o kósmos. O postulado fundamental que estabelece a preexistência de um número preciso de princípios em relação à physis permite que Platão fundamente as questões éticas a partir de sua nova epistemologia que, por sua vez, é fundada na causalidade axiomática das Formas.<hr/>ABSTRACT The question of knowledge, in Plato, represents a radical inflection towards the investigation taken by presocratics philosophers. The hypothesis of the intelligible Forms starts a philosophical procedure based on principles of intelligibility previous to phenomena wich articulate an explanatory principle of economy valid for all around the kósmos. The fundamental postulate that establish the preexistence of an accurate number of principles related to physis, allows Plato to base the ethical phenomena from his new epistemology which is founded on axiomatic causality of Forms. <![CDATA[A LIMITAÇÃO DO <em>ÉLENCHOS</em> E SUA IMPLICAÇÃO NA DEFESA DE SÓCRATES CONFORME A <em>APOLOGIA</em> DE PLATÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Consoante exposto por Platão na Apologia, Sócrates apresenta sua defesa a partir de duas perspectivas distintas: uma dirigida às mais antigas calúnias (diabolaí) - que lhe foram outrora infligidas - e outra à acusação (grafh) posta por Meleto. Posteriormente, depois de realizada a defesa e consolidada a condenação, o filósofo conferirá o resultado do processo (agwn) àquelas primeiras acusações, pois, conforme acredita, foi absolvido no que tange às impostas por Meleto (Apologia, 16 a-b). Portanto, a partir desse quadro, compete à tradição crítica determinar: por qual motivo Sócrates atribui sua condenação às antigas diabolaí?; e, sobretudo, se ele não desejou ou não pôde refutar aquelas acusações. O presente artigo almeja oferecer algumas indicações à guisa de resposta para essas questões e demonstrar em que medida os limites do método (elegcoç) do filósofo inviabiliza sua defesa, isto é, apontar-se-á como Platão vincula a condenação do mestre às limitações do elegcoç.<hr/>ABSTRACT According to what Plato exposed in the Apology, Socrates presents his defense through two distinct perspectives: the first delivered to the oldest calumnies (diabolaí) - which were inflicted upon him in the past - and the second delivered to the accusation (grafh) given by Meletus. Later, after the defense was made and the condemnation was consolidated, the philosopher will adjudicate the result of the process (agwn) to those first accusations, because, as he believes, he was considered not guilty in relation to the accusations put forth by Meletus (Apology, 16 a-b). Therefore, from this scenario, it belongs to the competence of the critical tradition to determine: for what reason Socrates attributes his own condemnation to the ancient diabolaí? Above all, whether he did not want to or could not refute those accusations. The present paper aims at offering some indications as answer to these questions and at demonstrating in what measure the limits of the philosopher’s method of refutation (elegcoç) makes turn unviable his own defense impossible; that is to say, it will be shown how Plato links his master’s condemnation to the limitations of the el5egcoç. <![CDATA[A PESSOA HUMANA COMO PROTAGONISTA DA HISTÓRIA ÉTICA NA FILOSOFIA DE MARÍA ZAMBRANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O referente artigo trata da recuperação dos argumentos da filósofa espanhola María Zambrano, em particular, nas obras em que expõe suas considerações acerca da noção de pessoa; e demonstrar como tal reflexão, engendrada na constituição da idéia de história do homem ocidental, assinala para o sentido ético da sociedade pela crítica ao poder do indivíduo que se encobre sob a razão do Estado. Nessa análise em que destaca a tragicidade do ocidental, faz mediante dois pares de contrários: indivíduo/pessoa e massa/povo, e elege a pessoa, enquanto povo, a protagonista de uma história ética.<hr/>ABSTRACT This article treats to recoup the arguments of the spanish philosopher María Zambrano, in particular, in her texts which she displays its concerning about person notion; and to demonstre as such reflection, produced in the constitution of the idea of history of the occidental person, designates for the ethical direction of the society by the critical to the power of the individual that hides on the reason of state. In that analysis that she detaches the tragic condition of the occidental person, to emphasize two pairs of contrary: individual/person and mass/people, and chooses the person, while people, the protagonist of an ethical history. <![CDATA[PRÁXIS, CONSCIÊNCIA DE PRÁXIS E EDUCAÇÃO POPULAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUAS CONEXÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200169&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Para consciência comum elevar-se a consciência da práxis, Vázquez (1977) afirma que antes ela deve ascender à consciência reflexiva. Ocorre que Freire (1977), ao idealizar a educação popular, uma educação sustentada na filosofia da práxis educativa, afirma que se deve ir além da consciência reflexiva, destacando o aprofundamento da consciência reflexiva, que seria o processo de conscientização ou forma crítica de abordagem do mundo. O presente artigo visa apresentar algumas reflexões acerca das conexões existentes entre a práxis, a consciência da práxis e a educação popular, no sentido de demonstrar que essas conexões não se dão apenas porque esta última denota uma práxis educativa, mas, porque contribui para consciência da práxis dos sujeitos sociais que se encontram na condição de educandos. Além disso, será enfatizado, a relevância da práxis para educação popular e da educação popular para práxis.<hr/>ABSTRACT Common conscience to raise it conscience of the práxis, Vázquez (1977) affirms that before it must ascend to the reflexive conscience. It occurs that Freire (1977), when idealizing the popular education, an education based in the philosophy of the práxis educative, affirms that it must go beyond the reflection conscience, detaching the deepening of the reflection conscience, that would be the process of awareness or critical form of boarding of the world. The present article aims at to present some reflections concern of the existing connections among the práxis, the conscience of the práxis and the popular education, to demonstrate these connections that do not only give because this last one denotes práxis educative, but because it contributes for conscience of the práxis of the social citizens that find in the condition of students. Besides, it will be emphasized, therefore, the relevance of the práxis for popular education and the popular education for práxis. <![CDATA[REFORMA DO ESTADO E DO ENSINO SUPERIOR: FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200193&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Examina-se nesse artigo as tensões e contradições decorrentes da relação entre formação universitária e mercado procurando mostrar como as proposições das políticas de reformas educacionais têm se valido da noção de flexibilização curricular, pautando-se por suas matrizes orientadoras re-significadas e aplicadas ao campo educacional. Tomam-se como categoriaschaves inter-relacionadas: reestruturação produtiva; reforma do Estado; mercado de trabalho e formação acadêmica. Tal estudo reporta-se inicialmente à reestruturação produtiva e mercado de trabalho no contexto da globalização. O foco é a reforma do ensino superior - com destaque para as diretrizes curriculares nacionais. Por fim, aborda a presença de um dilema entre flexibilização, mercado e autonomia como determinantes dos paradigmas definidores dos perfis profissionais, ao serem tomados como referências para os projetos curriculares nas Instituições de Ensino Superior.<hr/>ABSTRACT This article examines the tensions and contradictions in the relationship between academic education and market. It tries to show how propositions of the education reform policies have relied on the notion of curricular flexibleness, whose matrixes - resignified and applied to the educational field - guide such policies. Productive re-structuring, State reform, job market, and academic education are, therefore, taken as interrelated key categories. First, this study focuses on the productive re-structuring and job market in the globalization context. Then its focus changes to the academic education reform, above all to the national curricular guidelines. At last, it approaches flexibleness, market, and autonomy as determining elements of the paradigms which define professional profiles since they taken as a reference to the curricular planning in academic education institutions. <![CDATA[LA TECNICA Y LA CRISIS FILOSOFICA DEL HUMANISMO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200229&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Los acontecimientos civilizatorios que emblemáticamente representamos con nombres como Auschwitz o Hiroshima han hecho visible que la comprensión de la realidad como técnicamente abordable obliga a replantear problemas centrales para la filosofía: la omnipresencia de la técnica transforma el modo de vida de los individuos y las sociedades contemporáneas, el vínculo del hombre con la naturaleza y el vinculo social, no menos que los modos de construcción de la subjetividad humana. El presente escrito intenta oponer a la destrucción heideggeriana del sujeto la idea de que, en la presente crisis abierta por las posibilidades inéditas de las tecnologías, es imprescindible una reconstrucción del sujeto de la responsabilidad moral y política.<hr/>ABSTRACT The civilizatory events that we emblematically represent under such names as Auschwitz or Hiroshima have made it clear that the understanding of reality as technically approachable compels us to reformulate some problems which are central to philosophy: the omnipresence of technique transforms the way of life of individuals and of contemporary societies, man’s link with nature, and social links, no less than the ways of constructing human subjectivity. In opposition to Heidegger’s destruction of the subject, this paper tries to defend the idea that, in the present crisis opened up by the new possibilities of technology, it is imperative to reconstruct the subject of moral and political responsibility. <![CDATA[UMA VERSÃO CATÓLICA PARA A HISTÓRIA DO BRASIL NOS ANOS 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200251&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa a História do Brasil de Jonathas Serrano produzida no início dos anos 1930, momento em que a historiografia brasileira começava a ganhar um novo rumo com as publicações de Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. O trabalho tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre uma faceta da participação do ativista católico, escolanovista, professor de História do Colégio Pedro II e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no processo de reinvenção da História como disciplina escolar para o curso secundário no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the História do Brasil of the Jonathas Serrano produced at the beginning of years 1930, moment that the brazilian historiography started to gain a new route with publications of Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda. The work has as objective to give one aspect of the participation of the activist catholic, escolanovista, professor of History of the Colégio Pedro II and member of the Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro in the process of reinvention History as a scholar discipline for the secondary course in Brazil. <![CDATA[OBSERVAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA OBRA DE MAX HORKHEIMER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596x2007000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa a História do Brasil de Jonathas Serrano produzida no início dos anos 1930, momento em que a historiografia brasileira começava a ganhar um novo rumo com as publicações de Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. O trabalho tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre uma faceta da participação do ativista católico, escolanovista, professor de História do Colégio Pedro II e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no processo de reinvenção da História como disciplina escolar para o curso secundário no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the História do Brasil of the Jonathas Serrano produced at the beginning of years 1930, moment that the brazilian historiography started to gain a new route with publications of Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda. The work has as objective to give one aspect of the participation of the activist catholic, escolanovista, professor of History of the Colégio Pedro II and member of the Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro in the process of reinvention History as a scholar discipline for the secondary course in Brazil.