Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920210002&lang=en vol. 29 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Despite the challenges, 2021 is a year to celebrate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Paulo Freire and popular education: culture, methodologies, places and subjects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Between the origins and now: popular education memories and paths]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente ensaio teve como objetivo principal o de perscutar quando a “educação” se assina, enfim, “popular”. Para tanto, é esboçado um breve histórico buscando desvelar que a Educação Popular, entre outras palavras-dupla, ganhará o mesmo sentido que acompanhará a obra de Paulo Freire: pensar e praticar a educação como cultura; pensar e praticar a cultura como política; pensar e praticar a política como libertação, como emancipação e, no limite, como revolução. Educadoras e educadores estão sempre se tornando no que devem vir-a-ser. E este tornar-se, que sugere uma mutação, é o que, igualmente, caracteriza o percurso da Educação Popular. Em um mundo em que as ditaduras militares têm sido substituídas por sistemas de colonização e hegemonia impostas pelo difuso poder do capitalismo, diversas teorias e práticas que associam o adjetivo “popular” a outras palavras parecem ser tão atuais e estar tão presentes quanto nos anos 1960.<hr/>ABSTRACT The main objective of this essay was to investigate, when “education” is finally signed as, “popular”. It’s presented a brief history seeking to reveal that Popular Education, among other double words, will gain the same meaning that will accompany Paulo Freire's work: to think and practice education as culture; to think and practice culture as politics; to think and practice politics as liberation, as emancipation and, ultimately, as revolution. Educators are always becoming what they should become. And this crossing, which suggests a mutation, is what also characterizes the course of Popular Education. In a world in which military dictatorships have been replaced by systems of colonization and hegemony imposed by the diffuse power of capitalism, several theories and practices that associate the adjective “popular” with other words seem to be as current and as present as in the 1960s.<hr/>RESUMEN El presente ensayo tuvo como objetivo principal examinar cuando la educación, finalmente, se firma como “popular”. Es así, como se presenta un breve esbozo histórico que busca revelar que la Educación Popular, entre otras palabras dobles, adquirirá el mismo significado que acompañará la obra de Paulo Freire: pensar y practicar la educación como cultura; pensar y practicar la cultura como política; pensar y practicar la política como liberación, como emancipación y, en sus límites, como revolución. Educadores y educadoras, siempre están convirtiéndose en lo que deben ser. Y este mudar, sugiere una mutación, es lo que también caracteriza el camino de la Educación Popular. En un mundo en que las dictaduras militares han sido reemplazadas por sistemas de colonización y hegemonía impuestas por el difuso poder del capitalismo, distintas teorías y prácticas que asocian el adjetivo “popular” a otras palabras parecen ser tan actuales y estar tan presentes como en los años 1960. <![CDATA[Popular education in Paraíba: memory and history of SEDUP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta como problemática a contribuição do Serviço de Educação Popular (SEDUP) para o movimento de Educação popular na Paraíba, evidenciado pela sua história e pela sua memória em dois períodos, o de resistência ao autoritarismo militar e o da transição democrática, que correspondem às décadas de 1980 e de 1990. A pesquisa tem um caráter qualitativo, com a investigação realizada por meio de fontes documentais. Em sua trajetória, o SEDUP desenvolveu uma ação educativa popular, tendo como sujeitos as classes subalternas com toda a sua diversidade, e pertencentes a territórios rurais e urbanos, partindo de uma perspectiva de educação emancipatória.<hr/>ABSTRACT The paper presents the adversities and contributions of the Popular Education Service (SEDUP) to the Popular Education movement in Paraíba, evidenced by its history and memory in two periods, that of resistance to military authoritarianism and the democratic transition, which corresponds to the decades 1980 and 1990. The research has a qualitative type, with the investigation carried out through documentary sources. In its trajectory, SEDUP developed a popular educational action, with subaltern classes with all their diversity, and belonging to rural and urban territories, starting from an emancipatory education perspective.<hr/>RESUMEN El artículo presenta como problemática la contribución del Servicio de Educación Popular (SEDUP) al movimiento de Educación Popular en Paraíba, evidenciada por su historia y memoria en dos períodos, el de la resistencia al autoritarismo militar y la transición democrática, que corresponde a las décadas 1980 y 1990. La investigación tiene un carácter cualitativo, siendo la investigación realizada a través de fuentes documentales. En su trayectoria, la SEDUP desarrolló una acción educativa popular, conteniendo clases subalternas con toda su diversidad, y pertenecientes a territorios rurales y urbanos, partiendo de una perspectiva de educación emancipadora. <![CDATA[Popular health education and decolonization in times of negationism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200041&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Em plena pandemia da Covid-19, cresce o negacionismo em relação aos conhecimentos em saúde. A educação popular em saúde possibilita problematizar tal fenômeno, mas também se depara com novos desafios: como questionar o cientificismo diante do crescimento do negacionismo? É possível defender a ciência sem deslegitimar os saberes populares? A partir dessas questões, procuramos discutir as concepções de educação em saúde mobilizadas no enfrentamento da pandemia. Em seguida, destrinchamos a popularização do negacionismo para, por fim, abordarmos a relação da ciência com a crítica e a descolonização do saber, discutindo especialmente os saberes indígenas sobre a pandemia.<hr/>ABSTRACT During the COVID-19 pandemic, the negationism about health knowledge increases. Popular health education enables the problematization of this phenomenon, but it also faces new challenges: how to question scientism while negationism grows? Is it possible to defend science without delegitimizing popular knowledge? Based on these issues, we attempt to discuss the concepts of health education mobilized to face the pandemic. Then, we untangle the popularization of negationism, and finally we approach the relationship between science, criticism, and the decolonization of knowledge, especially discussing indigenous knowledge about the pandemic.<hr/>RESUMEN En medio de la pandemia del Covid-19, crece el negacionismo en relación con los conocimientos en salud. La educación popular en salud permite problematizar dicho fenómeno, pero también se enfrenta con nuevos desafíos: ¿cómo cuestionar el cientifismo frente al crecimiento del negacionismo? ¿Es posible defender la ciencia sin desacreditar los conocimientos populares? A partir de estas preguntas, buscamos discutir las concepciones de educación en salud movilizadas para enfrentar la pandemia. Luego, desenredamos la popularización del negacionismo, y finalmente, abordamos la relación entre la ciencia y la crítica, la descolonización del conocimiento, discutiendo especialmente el conocimiento indígena sobre la pandemia. <![CDATA[Intransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200057&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.<hr/>ABSTRACT This article, as a bibliographic one, aims to analyze the intransitivity concepts, naive transitivity, and consciousness critical transitivity in Paulo Freire, based on Education and Brazilian News and Education as a Freedom Practice. Freire shows us the existing levels of consciousness and describes them emphasizing the importance of critical and problematized education in the transition process from a naive level to a critical level. We can affirm that there is a direct relationship between education, the level transition of critical consciousness and the human and society transformation.<hr/>RESUMEN Este artículo, de carácter bibliográfico, tiene como objetivo analizar los conceptos de intransitividad, transitividad ingenua y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire, utilizando las obras Educación y actualidad brasileña y Educación como práctica de la Libertad. Freire nos muestra los niveles de conciencia existentes y los describe enfatizando la importancia de la educación crítica y problematizadora en el proceso de transición de un nivel ingenuo a un nivel crítico. Podemos afirmar que existe una relación directa entre la educación, la transición al nivel de conciencia crítica y la transformación humana y social. <![CDATA[Popular extension: theoretical-methodological foundations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200069&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo se propõe a desenvolver uma abordagem teórica-metodológica da concepção de Extensão Popular. Para tanto, parte do delineamento de alguns aspectos teóricos e metodológicos importantes para compreender o desenvolvimento histórico-conceitual da Extensão Popular. Em sequência, busca evidenciar a sua compreensão enquanto ponto de partida da ação universitária, articulando ensino e pesquisa para uma aplicação edificante da ciência, por meio da construção compartilhada do conhecimento. Ademais, destaca-se questões relevantes para o debate e a mobilização do processo de (re)pensar e (re)fazer das práticas extensionistas, quanto à sua interface com uma perspectiva decolonial.<hr/>ABSTRACT This article aims to develop a theoretical-methodological approach of the Popular Extension concept. For that, it starts outlining some important theoretical and methodological aspects to understand the historical and conceptual Popular Extension development. Therefore, it seeks to show its understanding as a starting point for university action, formulating teaching and research for an edifying application of science, through the shared construction of knowledge. In addition, relevant issues for the debate and the mobilization of (re)thinking and (re)doing process of extension practices are highlighted, regarding their interface with a decolonial perspective.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo desarrollar una aproximación teórico-metodológica del concepto de Extensión Popular. Para eso, esboza aspectos teóricos y metodológicos importantes para comprender el desarrollo histórico y conceptual de la Extensión Popular. En secuencia, se busca mostrar su comprensión como punto de partida de la acción universitaria, articulando la docencia y la investigación para una aplicación edificante de la ciencia, a través de la construcción compartida del conocimiento. Además, se destacan temas relevantes para el debate y la movilización del proceso de (re)pensar y (re)hacer de las prácticas de extensión, en cuanto a su interrelación con una perspectiva decolonial. <![CDATA[Research with quotidian: action, participation and transformation in public education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200086&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo busca apresentar a Pesquisa com o cotidiano como uma metodologia participativa que, tomando o diálogo como princípio metodológico e epistemológico, balizado pela relação sujeito-sujeito, tem nos permitido compreender o cotidiano como espaçotempo de reivindicação, contestação, reflexão, elaboração da realidade concreta e produção de conhecimento. Tal compreensão atrelada ao legado da educação popular no Brasil e na América Latina nos auxilia a formular possibilidades em busca da garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos das classes populares.<hr/>ABSTRACT This article seeks to present the Research with the quotidian as a participatory methodology that taking the dialogue as a methodological and epistemological principle, marked by the subject-subject relationship, has allowed us to understand the quotidian as a space-time of claim, contestation, reflection, elaboration of the concrete reality and knowledge production. Such an understanding linked to the legacy of popular education in Brazil and Latin America helps us to formulate possibilities in search of guaranteeing the right to free, quality and public education for children, adolescents, youth and adults of the popular classes.<hr/>RESUMEN Este artículo busca presentar la Investigación con lo cotidiano como metodología participativa que tomando el diálogo como principio metodológico y epistemológico, marcado por la relación sujeto-sujeto, nos ha permitido entender lo cotidiano como un espacio-tiempo de reivindicación, contestación, reflexión, elaboración de la realidad concreta y producción de conocimiento. Tal entendimiento ligado al legado de la educación popular en Brasil y América Latina nos ayuda a formular posibilidades en la búsqueda de garantizar el derecho a la educación pública, gratuita y de calidad para niños, adolescentes, jóvenes y adultos de las clases populares. <![CDATA[PUBLIC AND POPULAR EARLY CHILDHOOD EDUCATION CHALLENGES: INDISPENSABLE DIALOGUESEDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200100&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.<hr/>ABSTRACT The present article addresses some contemporary challenges on early childhood education regarding democratization of the dialogical practice’s perspective with children and families from the popular classes. Our goal is to bring elements that cause conceptual displacements concerning the political and the pedagogical field on the early childhood, that disrupt with the monocultural character in the formative processes - a popular education project as a praxis under construction. We bring Paulo Freire’s thought as a guideline for a reflective invitation that leads us to recognize the conflicts in dispute in welcoming of the families and popular classes’ childhoods in a public early childhood education.<hr/>RESUMEN El artículo aborda algunos desafíos contemporáneos de la Educación Infantil, en la perspectiva de la democratización de prácticas dialógicas concebidas con niños y familias de las clases populares. Nuestro objetivo es proponer elementos que provoquen dislocamientos en el campo conceptual, político y pedagógico, que permitan romper el carácter mono cultural de los procesos formativos - un proyecto de educación popular como praxis en construcción. Para ello, nos valemos del pensamiento freiriano como hilo conductor a una invitación a reflexionar que nos lleve a reconocer las tensiones y los conflictos en disputa presentes en el acogimiento de las infancias y familias de clases populares en la Educación Infantil pública. <![CDATA[A song to be more: music and resistance in the Jequitinhonha Valley]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200115&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa que resultou neste artigo, teve como objetivo analisar processos educativos desencadeados a partir do coral Trovadores do Vale, localizado no Vale do Jequitinhonha, MG. O coral está em atividade há 50 anos, com um repertório que percorre cantos de trabalho, cantos de roda, cantos religiosos e danças. Partimos da problemática de que o legado colonial e moderno marginalizou saberes e práticas e entendemos que por meio da cultura popular, sujeitos formam resistência, construindo e contando sua história. A metodologia e o percurso metodológico foi se construindo em diálogo com os sujeitos da pesquisa, na perspectiva da pesquisa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados diários de campo, entrevistas semi-estruturadas e documentos para análise. Por meio da triangulação dos dados obtidos, surgiram três categorias temáticas. Os processos educativos que abordaremos neste artigo, foram oriundos de duas delas, a saber, “músicas e versos na comunidade Trovadores do Vale” e “história, resistência e fecundidade”. Dialogamos com autores como Enrique Dussel, Paulo Freire e Aníbal Quijano, e por fim, apontamos como o coral contribui para a transformação da realidade de vida em que se inserem.<hr/>ABSTRACT The research in this paper, aimed to analyze educational processes triggered by the Trovadores do Vale choir, located in Jequitinhonha Valley, MG. The choir has been active for 50 years, with a repertoire that consists of folk songs, such as labor songs, religious hymns, among other songs and dances. Originally, our research question was stimulated from the practices and experiences from both the colonial and modern legacies and we understand that through popular culture, subjects form resistance, building and telling their story. The methodology and the methodological path were built in dialogue with the research subjects, from the participant research perspective. As data collection instruments, were used, field diaries, semistructured interviews, and documents for analysis. Through the triangulation of the data obtained, three thematic categories emerged. The educational processes that we will address in this article, came from two of them, namely, “songs and verses in the Trovadores do Vale community” and “history, resistance and fecundity”. We have spoken with authors like Enrique Dussel, Paulo Freire and Aníbal Quijano, and finally, we pointed out how the choir contributes to the reality of life transformation, in which they are inserted.<hr/>RESUMEN La investigación que dio lugar a este artículo tuvo como objetivo analizar los procesos educativos desencadenados por el coro Trovadores do Vale, ubicado en Valle del Jequitinhonha, MG. El coro está en actividad desde hace 50 años, con un repertorio que abarca canciones de trabajo, canciones de rondas, canciones religiosas y bailes. Partimos del problema de que el legado colonial y moderno marginaron saberes y prácticas y entendemos que a través de la cultura popular los sujetos de esta investigación forman resistencias, construyendo y contando su historia. La metodología y el camino metodológico se construyeron en diálogo entre los sujetos de investigación, desde la perspectiva de la investigación participante. Como instrumentos de recolección de datos se utilizaron diarios de campo, entrevistas semiestructuradas y documentos de análisis. A través de la triangulación de los datos obtenidos, surgieron tres categorías temáticas. Los procesos educativos que abordaremos en este artículo partieron de dos de ellos, a saber, “cantos y versos en la comunidad Trovadores do Vale” e “historia, resistencia y fecundidad”. Hablamos con autores como Enrique Dussel, Paulo Freire y Aníbal Quijano, y finalmente, señalamos cómo el coro contribuye a la transformación de la realidad de vida en la que se insertan. <![CDATA[Popular educations paradoxes and its characters in times of progressive governments and coronavirus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200131&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Desde la idea de acumulado histórico próprio se permite afirmar que la educación popular es un paradigma indiciario que va consolidando un cuerpo práctico teórico que lo dota de una organización conceptual y metodológica. Como indicios principales generadores de pensamiento se presentan: unos antecedentes históricos que dan forma a su propuesta; un fundamento práctico conceptual que lo dota de un acumulado próprio; una propuesta de epistemologías de la diversidad y desde el sur; unos desarrollos pedagógicos específicos; la emergencia de procesos investigativos a partir de la práctica; y una búsqueda identitaria de corte interdisciplinar desde lo pluriverso. A partir de esto, se identifican las paradojas de la Educación Popular y sus actores en tiempos de gobiernos progresistas y coronavirus.<hr/>ABSTRACT A partir da ideia de seu próprio acúmulo histórico, é permitido afirmar que a educação popular é um paradigma indiciário que vem consolidando um corpo teórico-prático que provê uma organização conceitual e metodológica. Como principais indícios geradores, apresentam-se: alguns antecedentes históricos que configuram sua proposta; um fundamento prático conceitual que o dota de um acúmulo próprio; uma proposta de epistemologias da diversidade e do Sul; alguns desenvolvimentos pedagógicos específicos; a emergência de processos investigativos a partir da prática; e uma busca identitária de caráter interdisciplinar a partir do pluriverso. A partir disso, identificam-se os paradoxos da Educação Popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e de coronavírus.<hr/>RESUMEN Based on the idea of its own historical accumulation, it is allowed to affirm that popular education is an evidentiary paradigm that has been consolidating a theoretical-practical body that provides a conceptual and methodological organization. The main generating indications are some historical backgrounds that shape its proposal; a practical and fundamental concept; a epistemologies proposal about diversity, and from the south; some specific pedagogical developments; the urge of investigative processes based on practice; and an interdisciplinary identity search from the pluriverse. From this, the paradoxes of Popular Education and its actors in times of progressive governments and coronavirus are identified. <![CDATA[Beyond the guides: reflections about teaching of development psychology in health sciences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200147&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.<hr/>ABSTRACT The aim of this study is to reflect on the teaching of Developmental Psychology in undergraduate courses in the area of health sciences. That subject is didactically concerned with developmental stages and characteristics endorsed to each stage that will guide care provision to children, adolescents, adults, and the elderly needs. It is argued that this perspective is centered on the age criteria, disregarding other descriptions and other markers, such as culture. It is suggested to go beyond from a type of science focused exclusively on certain processes that traditionally characterize development, offering conditions for the emergence of a critical developmental science.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio es reflexionar sobre la enseñanza de la Psicología del Desarrollo en cursos de pregrado en el área de ciencias de la salud. Dicha disciplina está orientada didácticamente alrededor de las etapas de desarrollo y de las características atribuidas a cada etapa que guiarán la prestación de atención orientada a las necesidades de niños, adolescentes, adultos, y ancianos. Se argumenta que esta perspectiva se centra en el criterio de edad, sin tener en cuenta a otras descripciones y otros marcadores, como la cultura. Hay que ir más allá de una ciencia centrada exclusivamente en ciertos procesos que tradicionalmente caracterizan el desarrollo, ofreciendo condiciones para el surgimiento de una ciencia crítica del desarrollo. <![CDATA[The state of knowledge on the multifunctional resources rooms: the academic productions of the stricto sensu post-graduation programs in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200160&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento das produções acadêmicas, dos programas pósgraduação stricto sensu no Brasil, que tem como objeto as Salas de Recursos Multifuncionais. Para a realização deste levantamento, buscamos a produção acadêmica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a seleção dos trabalhos foi realizada por meio de categorias relacionadas à utilização e à situação atual das salas de recursos. Evidenciamos poucos trabalhos que trazem as salas de recursos como tema e, dos trabalhos analisados, grande parte deles apresenta a temática capacitação de professores.<hr/>ABSTRACT This article aims to present the State of Knowledge of academic productions, stricto sensu graduate programs in Brazil, which has as its object the Multifunctional Resource Rooms. For this survey, we sought the academic production in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the casting was performed through categories related to the use and current situation of the resource rooms. It was evidenced that few works bring the resource rooms as a theme, and out of the analyzed works, most of them present the subject of teaching training.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo presentar el Estado del Conocimiento de las producciones académicas, de los programas de postgrado stricto sensu en Brasil, que tiene como objeto las salas de recursos multifuncionales. Para llevar a cabo este estudio, buscamos la producción académica en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) y la selección de las obras fue realizada por medio de categorías relacionadas al uso y al estado actual de las salas de recursos. Hemos evidenciado pocos trabajos que traen a las salas de recursos como tema y, de los trabajos analizados, la mayoría de ellos presenta la temática capacitación de los docentes. <![CDATA[Manuals and pedagogization of teaching in early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200177&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como foco discutir as tecnologias de pedagogização da docência presentes no manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Entende-se como pedagogização o conjunto de estratégias discursivas por meio das quais se busca decodificar, traduzir e ensinar para os professores de um modo acentuadamente prescritivo e "didático”. A metodologia utilizada é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados indicam a necessidade de que continuem sendo problematizados os discursos presentes em manuais de formação, pois a docência deveria ser pensada para além de roteiros regulatórios, mas como espaço de criação e invenção.<hr/>ABSTRACT This article discusses pedagogization technologies found in the manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Pedagogization is understood as the set of discursive strategies through which one seeks to decode, translate and teach teachers in a markedly prescriptive and "didactic" manner. The methodology used is Foucault-inspired discourse analysis. The results reveal the need to continue to discuss the discourses present in training manuals, as teaching should be thought beyond regulatory scripts, but as a space for creation and invention.<hr/>RESUMEN Este artículo enfoca en discutir las tecnologías de pedagogización de la enseñanza presentes en el manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. La pedagogización se entiende como el conjunto de estrategias discursivas a través de las cuales se busca decodificar, traducir y enseñar a los maestros de un modo prescriptivo y "didáctico". La metodología utilizada es el análisis del discurso con inspiración en Foucault. Los resultados indican la necesidad de continuar discutiendo los discursos presentes en los manuales de formación, ya que la enseñanza debe pensarse más allá de los guiones regulatorios, pero como un espacio para la creación y la invención. <![CDATA[The senses of the contemporary school: displacements from young student narratives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200192&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.<hr/>ABSTRACT The school order we have learned to defend in school spaces and time seems to be crumbling. In this regard, we ask: what meanings do young people give to school? The aim of this article is to articulate some theoretical-methodological reflections concerning the field of Cultural Studies with two investigations that proposed to change the ways of doing research. In these studies, the school is described by young high school students. The studies were valuable to think about school practices and consider that the conflicts and negotiations that exist between the subjects that inhabit the school produce another meanings for the contemporary school.<hr/>RESUMEN El orden escolar que hemos aprendido a defender en los espacios y tiempos escolares parece desmoronarse. En este sentido, preguntamos: ¿qué significados atribuyen los jóvenes a la escuela? El objetivo de este artículo es articular algunas reflexiones teórico-metodológicas del campo de los Estudios Culturales con dos investigaciones que propusieron realizar algunos desplazamientos relacionados a las formas de hacer investigación. En los estudios, la escuela es contada por jóvenes estudiantes de secundaria. Los estudios fueron esenciales para pensar sobre las prácticas escolares y considerar que las tensiones y negociaciones que existen entre los sujetos que habitan en la escuela producen otros significados para la escuela contemporánea. <![CDATA[Public health policy and migrants: challenges of health education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo analisa o papel da Educação em Saúde em contextos migratórios. Inicialmente, se faz uma reflexão sobre o direito à saúde e os migrantes, pois no decorrer do processo de mobilidade muitos passam por significativas privações em relação a esse direito. Na sequência, apresenta-se uma abordagem da política pública de saúde brasileira em relação aos migrantes, considerados hoje, os novos usuários do sistema de saúde e por fim, analisa-se a fundamentalidade da Educação em Saúde como política pública e instrumento de promoção e prevenção da saúde dos migrantes. O método adotado apresenta uma análise predominantemente bibliográfica.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the role of Health Education in migratory contexts. Initially, there is a thought about health rights and migrants, which during their mobility process go through aggravated lack of this right. Then, it is presented an approach of the Brazilian Public Health Policy towards migrants, considering today as the new users of the health system and finally, the fundamental importance of Health Education within the Public Health Policy is analyzed as an instrument for the promotion and prevention of migrants' health. The method adopted presents a predominantly bibliographic analysis.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el papel de la educación sanitaria en contextos migratorios. Inicialmente, hay una reflexión sobre el derecho a la salud y los migrantes, que en el curso del proceso de movilidad muchos pasan por significativas privaciones con relación a ese derecho. Luego, se presenta un enfoque de la Política de Salud Pública brasilera hacia los migrantes, considerado hoy como nuevos usuarios del sistema de salud y, por último, se analiza la importancia fundamental de la Educación en Salud dentro de la Política de Salud Pública como un instrumento para la promoción y prevención de salud de los migrantes. El método adoptado presenta un análisis predominantemente bibliográfico. <![CDATA[Slave and noble teachings: philosophy and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200229&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.<hr/>ABSTRACT Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching.<hr/>RESUMEN A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles. <![CDATA[A lifetime defending popular education: an interview with Danilo R. Streck]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.<hr/>ABSTRACT Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching.<hr/>RESUMEN A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles. <![CDATA[Paulo Freire and me: learnings, transformations, and a meeting with hope pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492021000200256&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.<hr/>ABSTRACT Based on Friedrich Nietzsche’s philosophical discussion about slave and noble typologies, we create slave and noble teaching as ways to foresee discussions in the education field. When developing a genealogical procedure, we tension the values that support the Pedagogy of Reality. For such analytics, we present discussions about the real discursive presence in the educational field. Therefore, we discuss ways to challenge ourselves, educators, between denying and supporting life: slave and noble teaching.<hr/>RESUMEN A partir de la discusión filosófica de Friedrich Nietzsche sobre las tipologías esclavas y nobles, compusimos las docencias esclavas y nobles como formas de ver las discusiones en el campo de la educación. Al desarrollar un procedimiento genealógico, tensionamos los valores que sustentam la Pedagogía de la Realidad. Para tal analítica, presentamos discusiones sobre la presencia discursiva de lo real en el campo educativo. De esta manera, discutimos formas para desafiar a nosotros mismos, educadores, entre negar y afirmar la vida: las docencias esclavas y nobles.