Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720250001&lang=en vol. 27 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The dominance of utilitarianism and the weakening of criticism: generative artificial intelligence and the values at stake in science]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este editorial visa compartilhar o percurso formativo trilhado pelo corpo editorial da revista “Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências” sobre a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). Além disso, ao evidenciar os fundamentos adotados, os questionamentos suscitados e as contradições observadas, convidamos a comunidade para um diálogo aberto e crítico sobre IAGen e o fazer das ciências. Mobilizamos discursos, posicionamentos e controvérsias apresentadas nacional e internacionalmente e, a partir de fundamentos críticos, buscamos expor as contradições inerentes ao processo produtivo, à apropriação, à distribuição e aos usos e discursos associados a essa tecnologia. Propõe-se enfatizar os riscos relacionados ao uso da IAGen, incluindo ilicitude, desconformidade, ilegitimidade, implausibilidade e acriticidade. Ao nos posicionarmos criticamente com relação ao uso da IAGen para produção acadêmica, reconhecemos sua natureza complexa, intrincada e carente de produções na área de educação em ciências. Tal posicionamento aspira estimular a construção de coletivos e contextos formativos no campo da educação em ciências que promovam aprofundamentos, produções e críticas pertinentes.<hr/>Resumen: Este editorial tiene como objetivo compartir el camino formativo recorrido por el cuerpo editorial de la Revista Ensayo sobre la Inteligencia Artificial Generativa (IAGen). Además, al evidenciar los fundamentos adoptados, los cuestionamientos suscitados y las contradicciones observadas, invitamos a la comunidad a un diálogo abierto y crítico sobre IAGen y el hacer de las ciencias. Movilizamos discursos, posicionamientos y controversias presentadas nacional e internacionalmente y, a partir de fundamentos críticos, buscamos exponer las contradicciones inherentes al proceso productivo, a la apropiación, a la distribución y a los usos y discursos asociados a esta tecnología. Se propone enfatizar los riesgos relacionados con el uso de la IAGen, incluyendo ilicitud, disconformidad, ilegitimidad, inverosimilitud y falta de criticidad. Al posicionarnos críticamente con respecto al uso de IAGen para la producción académica, reconocemos su naturaleza compleja, intrincada y carente de producciones en el área de educación en ciencias. Tal posicionamiento aspira a estimular la construcción de contextos formativos que promuevan profundizaciones, producciones y críticas pertinentes.<hr/>Abstract: This editorial aims to share the formative path taken by the editorial board of the journal Ensaio: Research in Science Education on generative artificial intelligence (GenAI). In addition, by highlighting the foundations adopted, the questions raised, and the contradictions observed, we invite the community to an open and critical dialogue about GenAI and scientific practice. We mobilize discourses, positions, and controversies presented nationally and internationally, and, based on critical theories, we seek to expose the contradictions inherent in the production process, appropriation, distribution, and the uses and discourses associated with this technology. We emphasize the risks associated with the use of GenAI, including illegality, non-compliance, illegitimacy, implausibility, and uncriticality. In taking a critical stance towards the use of GenAI for academic production, we acknowledge its complex and intricate nature, as well as the limited research in the area of science education. This perspective aims to encourage the creation of communities and educational contexts in the science education field that promote the in-depth study, production, and critical analysis relevant to emerging technologies, such as GenIA. <![CDATA[ADHERENCE AND PERMANENCE AS A PHYSICS TEACHER: A VIEW FROM THE TEACHING PORTRAITS PERSPECTIVE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este trabalho apresenta um retrato docente de uma licenciada em Física que aderiu à docência e permanece em uma escola pública. O objetivo é buscar elementos constituintes de sua individualidade que permitam identificar a forma como suas experiências afetaram sua trajetória profissional. O estudo é fundamentado na sociologia à escala individual de Bernard Lahire, com especificações ao Ensino de Ciências. A metodologia consiste na construção de um retrato docente a partir de uma entrevista. Os resultados mostram que, para o caso investigado, a participante manifestou disposições para sua permanência no magistério, sendo elas: disposição ao reconhecimento, disposição à afetividade e disposição à introspecção.<hr/>RESUMEN: Este trabajo presenta un retrato docente de una licenciada en Física que se ha dedicado a la docencia y permanece en una escuela pública. El objetivo es buscar elementos constitutivos de su individualidad que permitan identificar cómo sus experiencias han afectado su trayectoria profesional. El estudio se fundamenta en la sociología a escala individual de Bernard Lahire, con especificaciones en la Enseñanza de las Ciencias. La metodología consiste en la construcción de un retrato docente a partir de una entrevista. Los resultados muestran que, en el caso investigado, la participante manifestó disposiciones para su permanencia en la docencia, siendo ellas: disposición al reconocimiento, disposición a la afectividad y disposición a la introspección.<hr/>ABSTRACT: This paper presents a teacher portrait of a Physics graduate who embraced teaching and continues to work in a public school. The objective is to identify elements of her individuality that help explain how her experiences have influenced her professional trajectory. The study is based on Bernard Lahire’s sociology on an individual scale, with a focus on Science Education. The methodology involves constructing a teacher portrait from an interview. The results show that, in the case studied, the participant exhibited dispositions for her persistence in the teaching profession, namely: a disposition for recognition, a disposition for affection, and a disposition for introspection. <![CDATA[Metacognitive Experiences In The Training Of Future Chemistry Teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste estudo, investigamos as experiências metacognitivas de licenciandos em Química durante uma componente curricular de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Analisamos as manifestações dos licenciandos em relação ao planejamento, execução e autoscopia de microensinos, guiada por um questionário e uma entrevista. Diante dos dados coletados, identificamos termos centrais relacionados às experiências metacognitivas, presentes nas respostas dos licenciandos. Utilizamos a análise textual discursiva e o mapeamento das experiências metacognitivas na organização e análise das informações. Encontramos manifestações relacionadas às categorias: sentimentos, sujeitos, contextos, especificidades da tarefa, estimativas e juízos de memórias. Observamos que as experiências metacognitivas ativaram as habilidades metacognitivas dos licenciandos, apoiadas em seu conhecimento sobre a docência. Após a autoscopia, houve reorganização das ideias, permitindo novas inferências sobre suas experiências. Esses resultados destacam a importância da reflexão metacognitiva no desenvolvimento profissional dos licenciandos em Química.<hr/>RESUMEN: En este estudio, investigamos las experiencias metacognitivas de estudiantes de grado de Química durante un componente curricular de Práctica Docente y Prácticas Supervisadas. Analizamos las manifestaciones de los estudiantes sobre la planificación, ejecución y autoscopia de la microenseñanza, guiadas por un cuestionario y una entrevista. Con base en los datos recolectados, identificamos términos centrales relacionados con las experiencias metacognitivas, presentes en las respuestas de los estudiantes. Utilizamos el análisis textual discursivo y el mapeo de experiencias metacognitivas para organizar y analizar la información. Encontramos manifestaciones relacionadas con las categorías: sentimientos, sujetos, contextos, especificidades de la tarea, estimaciones y juicios de memoria. Además, observamos que las experiencias metacognitivas activaron las habilidades metacognitivas de los estudiantes, apoyadas en su conocimiento sobre la enseñanza. Después de la autoscopia, hubo una reorganización de las ideas, lo que permitió nuevas inferencias sobre sus experiencias. Estos resultados resaltan la importancia de la reflexión metacognitiva en el desarrollo profesional de los estudiantes de grado de Química.<hr/>ABSTRACT: In this study, we investigated the metacognitive experiences of undergraduate Chemistry students during a curricular component of Teaching Practice and Supervised Internship. We analyzed the students’ manifestations regarding the planning, execution, and autoscopy of microteaching, guided by a questionnaire and an interview. Based on the data collected, we identified central terms related to metacognitive experiences, present in the students’ responses. We used discursive textual analysis and mapping of metacognitive experiences to organize and analyze the information. We found manifestations related to the categories: feelings, subjects, contexts, task specificities, estimates, and memory judgments. Furthermore, we observed that the metacognitive experiences activated the students’ metacognitive skills, supported by their knowledge about teaching. After the autoscopy, there was a reorganization of ideas, allowing new inferences about their experiences. These results highlight the importance of metacognitive reflection in the professional development of undergraduate Chemistry students. <![CDATA[“WHAT LIVING BEINGS DO WE HAVE HERE?” BIODIVERSITY COMPOSITION VIEWED BY STUDENTS FROM SÃO PAULO STATE AND IN THEIR TEACHING MATERIALS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Um importante papel da escola é ensinar os conhecimentos científicos, como os relacionados à biodiversidade, possibilitando a interpretação do mundo pelos estudantes. Para tanto, visando subsidiar futuras produções de materiais didáticos, este trabalho objetiva investigar quais seres vivos são do conhecimento e interesse de um grupo de estudantes paulistas e, quais seres vivos são representados nos materiais didáticos adotados em suas escolas. Na análise dos materiais didáticos, todos os organismos mencionados foram registrados em uma matriz. Os demais dados foram coletados com os alunos por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. Após a análise qualitativa e quantitativa, constatou-se que tanto os estudantes, quanto os materiais didáticos fazem maior referência a animais em detrimento de outros organismos, como plantas e microrganismos, e têm pouco interesse por fungos. Logo, estes grupos podem ser mais explorados por futuros materiais didáticos para fomentar o conhecimento dos estudantes sobre a biodiversidade<hr/>RESUMEN: Un papel importante de la escuela es enseñar conocimientos científicos, como la biodiversidad, asistiendo a los estudiantes interpretar el mundo. Por lo tanto, con la intención de subsidiar la producción futura de materiales didácticos, el objetivo de este trabajo es investigar qué seres vivos son de conocimiento e interés de un grupo de estudiantes paulistas, y cuáles aparecen en los materiales didácticos adoptados en sus escuelas. Al analizar los materiales se registró en una matriz todos los organismos mencionados en ellos. Los datos fueron recolectados de los estudiantes mediante de entrevistas semiestructuradas y cuestionarios. Con los análisis cualitativos y cuantitativos, se encontró que estudiantes y materiales didácticos hacen mayor referencia a los animales que a otros organismos, como plantas y microorganismos, y tienen poco interés por los hongos. Así, estos grupos pueden ser más explorados en futuros materiales didácticos, promoviendo el conocimiento de los estudiantes sobre la biodiversidad<hr/>ABSTRACT: An important role of schools is to teach scientific knowledge, such as biodiversity, enabling students to interpret the world. Therefore, with the intention of contributing to the future production of teaching materials, this paper aims to investigate which living beings a group of São Paulo State students know and are interested in and which living beings are present in school teaching materials they use. From the careful analyzes of the teaching materials, all living beings found were registered on a matrix. Semi-structured interviews and questionnaires were used for students’ data collection. After the qualitative and quantitative analysis, it was found that students and the teaching materials give more reference to animals to the detriment of other organisms, such as plants and microorganisms, for example, and have little interest in fungi. Therefore, these groups can be further explored in future teaching materials to foster students' knowledge about biodiversity <![CDATA[THE STUDY ON PRODUCTIVE DISCIPLINARY ENGAGEMENT IN BIOLOGY TEACHING BASED ON SOCIOSCIENTIFIC ISSUES ABOUT DRUG USE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo apresenta um estudo sobre o engajamento disciplinar produtivo de estudantes do ensino médio durante atividades de caráter investigativo sobre o tema drogas realizadas em grupo e pautadas no debate sociocientífico. Ele também investiga a relação desse engajamento com as práticas epistêmicas. Por meio da observação participante e de registros audiovisuais, percebe-se nos episódios analisados, processos discursivos que evidenciam as práticas epistêmicas de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento. Nota-se, ainda, um padrão de indicadores de engajamento (E3, EDP1 e EDP2), associado ao ensino de ciências sob a perspectiva da aprendizagem social. Estes resultados podem estimular futuras propostas de pesquisas acerca da relação entre questões sociocientíficas e a mobilização das práticas epistêmicas e engajamento dos estudantes em aulas de ciências<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta un estudio sobre la implicación productiva disciplinar (IPD) de estudiantes de secundaria durante actividades de investigación sobre el contenido drogas, realizadas en grupo y basadas en el debate sociocientífico. También investiga la relación de este compromiso con las prácticas epistémicas. A través de la observación participante y registros audiovisuales, se pudo observar, en los episodios (unidades significativas de análisis) examinados, procesos discursivos que resaltan las prácticas epistémicas de producción, comunicación, evaluación y legitimación del conocimiento. También existe un patrón de indicadores de implicación (I3, IPD1 y IPD2), asociados con la enseñanza de las ciencias desde la perspectiva del aprendizaje social. Estos resultados pueden estimular futuras propuestas de investigación sobre la relación entre cuestiones sociocientíficas y la movilización de prácticas epistémicas y la participación de los estudiantes en las clases de ciencias<hr/>ABSTRACT: This article presents a study on the productive disciplinary engagement of high school students during investigative activities on the topic of drugs carried out in groups and guided by the socioscientific debate. It also investigates the relationship between this engagement and epistemic practices. Through participant observation and audiovisual recordings, discursive processes that evidence the epistemic practices of production, communication, evaluation and legitimization of knowledge can be observed in the episodes analyzed. A pattern of engagement indicators (E3, EDP1 and EDP2) is also noted, associated with science teaching from the perspective of social learning. These results may stimulate future research proposals on the relationship between socioscientific issues and the mobilization of epistemic practices and student engagement in science classes <![CDATA[CREOLE SEEDS AND COPING WITH THE ANTHROPOCENE IN SCIENCE EDUCATION - A STUDY WITH GRADUATES IN FIEL EDUCATION ABOUT ALLIANCES TO POSTPON THE END OF THE WORLD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo, documentamos as ecologias afetivas que se formam entre discentes de licenciatura em educação do campo e as sementes crioulas. Para análise dos dados, seguimos a inspiração etnográfica nomeada Teoria Ator-Rede. Argumentamos que as histórias involucionárias narradas pelas estudantes sobre a relacionalidade com a terra são possibilidades de adiar o fim do mundo. O que surge entre o solo, o ar, as casas, as famílias, as águas, os nutrientes, molda a vida campesina, paisagens e ritmos não tão facilmente delimitados. Manter a mão no chão, conservar artefatos e pensar sobre a manutenção das práticas, que são educativas, são exercícios de resistência e estratégias de manutenção da vida, que envolvem presente, passado e futuro. Com este estudo, pretende-se trazer considerações sobre o modo como produzimos conhecimento para contribuir com as pesquisas sobre o Ensino de Ciências a partir do diálogo entre ontologias e coletivos heterogêneos que nos permitam tecer um mundo onde caibam muitos<hr/>RESUMEN: En este artículo documentamos las ecologías afectivas que se forman entre estudiantes de pregrado en educación rural y semillas criollas. Para analizar los datos producidos, seguimos la inspiración etnográfica adoptada por la Teoría del Actor-Red. Sostenemos que las historias involutivas narradas por los estudiantes sobre las relaciones con la tierra son posibilidades de posponer el fin del mundo. Lo que emerge entre el suelo, el aire, las casas, las familias, el agua, los nutrientes configura la vida campesina, paisajes y ritmos no tan fácilmente delimitables. Mantener las manos en la tierra, conservar artefactos y pensar en mantener prácticas, que son educativas, son ejercicios de resistencia y estrategias de mantenimiento de la vida que involucran el presente, el pasado y el futuro. Con este estudio pretendemos traer algunas consideraciones sobre la forma en que producimos conocimiento para contribuir a la investigación sobre la Enseñanza de las Ciencias a partir del diálogo entre ontologías y colectivos heterogéneos que nos permitan tejer un mundo donde quepan muchos.<hr/>ABSTRACT: This study documents the affective ecologies that form between undergraduate students in rural education and other-than-humans and creole seeds. To analyze the data collected, we followed the ethnographic inspiration adopted by the Actor-Network Theory. We argue that the involutionary stories narrated by the students about the relationality with the earth are possibilities to postpone the end of the world. What emerges between the soil, the air, the houses, the families, the waters, the Nutrients shape peasant life, landscapes and rhythms that are not so easily delimited. Keeping the hands on the ground, repairing artifacts and thinking about the maintenance of practices, are resistance exercises and life maintenance strategies that involve the present, past and future. With this study, we intend to bring some considerations about the way we produce knowledge to contribute to research on Science Teaching based on dialogues between ontologies and heterogeneous collectives that allow us to weave a world where many can fit <![CDATA[Lo Subjetivo y Lo Operacional em La Superación de las dificultades de aprendizaje em biología]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a superação das dificuldades de aprendizagem de biologia, fundamentada na teoria da subjetividade e no socioconstrutivismo. A pesquisa intentou compreender a configuração subjetiva da ação de aprender de três estudantes do ensino médio, além das mudanças subjetivas e operacionais relacionadas à superação das dificuldades de aprendizagem. Realizamos a pesquisa, durante dois anos, em uma escola pública de ensino médio do Amapá, utilizando diversos instrumentos, incluindo uma oficina semanal com um grupo de treze estudantes interessados. Orientados pelos princípios da epistemologia qualitativa, da metodologia construtivo-interpretativa e do socioconstrutivismo, caracterizamos as dificuldades de aprendizagem das três participantes, em sua dimensão subjetiva e operacional. Caracterizamos também as mudanças subjetivas e operacionais que indicaram a superação de suas dificuldades de aprendizagem. A partir desses resultados, propusemos alguns desafios para futuras pesquisas na área de ensino-aprendizagem de biologia.<hr/>ABSTRACT: We present a summary of the results of a study on overcoming learning difficulties in biology, based on the theory of subjectivity and social constructivism. The research aimed to understand the subjective configuration of the learning action of three high school students, as well as the subjective and operational changes related to overcoming learning difficulties. We conducted the research over a two-year period in a public high school in Amapá, using several instruments, including a weekly workshop with a group of thirteen interested students. Guided by the principles of qualitative epistemology, constructive-interpretative methodology and social constructivism, we characterized the learning difficulties of the three participants in their subjective and operational dimensions. We also characterized the subjective and operational changes that indicated the overcoming of their learning difficulties. Based on these results, we proposed some challenges for future research in teaching and learning biology.<hr/>RESUMEN: Presentamos una síntesis de los resultados de una investigación sobre la superación de las dificultades de aprendizaje de biología, fundamentada en la teoría de la subjetividad y en el socio constructivismo. La investigación intentó comprender la configuración subjetiva de la acción de aprender de tres estudiantes de la secundaria, además de los cambios subjetivos y operacionales relacionadas a la superación de las dificultades de aprendizaje. Realizamos la investigación, durante dos años, en una escuela pública de enseñanza secundaria del estado de Amapá, utilizando diversos instrumentos, incluyendo un taller semanal con un grupo de tres estudiantes interesados en biología. Orientados por los principios de la epistemología cualitativa, de la metodología constructivo-interpretativa y del socio constructivismo, caracterizamos las dificultades de aprendizaje de los tres participantes, en su dimensión subjetiva y operacional. Caracterizamos también los cambios subjetivos y operacionales que indicaron la superación de sus dificultades de aprendizaje. La partir de esos resultados, propusimos algunos desafíos para futuras investigaciones en el área de enseñanza-aprendizaje de biología. <![CDATA[REPRESENTATIVENESS OF MYCOLOGY IN INITIAL TRAINING IN BIOLOGICAL SCIENCES: A DOCUMENTARY ANALYSIS OF SYLLABI AND TEACHING MATERIALS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Historicamente, a Micologia ou Biologia dos Fungos se construiu com base na Botânica e com forte influência de outras áreas, como a Microbiologia. Tal construção está refletida na estrutura de cursos de formação inicial em Ciências Biológicas. Nesta perspectiva, esta pesquisa buscou investigar a representatividade do conteúdo relacionado à Micologia no conhecimento biológico na formação inicial em Ciências Biológicas. Realizamos análise documental de ementas de disciplinas da área e de materiais utilizados como referências bibliográficas em universidades estaduais de São Paulo. Os resultados evidenciaram ausência de disciplinas específicas para os fungos, bem como, inespecificidade dos materiais indicados na bibliografia. Concluímos que, para superar essas lacunas, há a necessidade de incluir disciplinas específicas de Micologia em cursos de formação inicial e fomentar a integração de conhecimentos com disciplinas como Ecologia e Evolução. Ainda, faz-se necessário o estímulo à produção de materiais didáticos com enfoque nas especificidades do grupo dos fungos<hr/>RESUMEN: Históricamente, la Micología se ha desarrollado a partir de la Botánica, con influencia de otras áreas como la Microbiología. Este marco histórico se refleja en la estructura de los cursos de pregrado en Ciencias Biológicas. En este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo investigar la representatividad del contenido de Micología en los cursos de Ciencias Biológicas. Se realizó un análisis de los programas de los cursos y materiales bibliográficos utilizados en universidades estatales de São Paulo. Los resultados revelaron la falta de cursos específicos sobre hongos, así como la naturaleza genérica de los materiales de referencia. Se concluyó que, para abordar estas deficiencias, es esencial introducir cursos dedicados de Micología en los programas de pregrado y promover la integración de conocimientos con disciplinas como Ecología y Evolución. Además, es necesario fomentar la producción de materiales didácticos centrados en las especificidades del grupo fúngico<hr/>ABSTRACT: Historically, Mycology or Biology of Fungi has been built upon Botany, with strong influences from other fields such as Microbiology. This foundation is reflected in the structure of initial training programs in Biological Sciences. From this perspective, this study aimed to investigate the representation of Mycology-related content within biological knowledge in initial training in Biological Sciences. We conducted a documentary analysis of course syllabi in the field and materials used as bibliographic references in state universities in São Paulo. The results revealed the absence of specific courses on fungi, as well as the lack of specificity in the recommended bibliographic materials. We conclude that, to address these gaps, it is necessary to include specific Mycology courses in initial training programs and to promote the integration of knowledge with courses such as Ecology and Evolution. Additionally, encouraging the development of teaching materials focused on the specificities of fungi is essential. <![CDATA[Teaching Internship: a look at didactic modalities in botany teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo investiga a influência das modalidades didáticas utilizadas por professores de botânica do ensino superior nas práticas pedagógicas dos licenciandos nas escolas. Parte-se da premissa de que as abordagens pedagógicas, muitas vezes teóricas e centradas em conteúdo, são reproduzidas pelos futuros educadores e contribuem para perpetuação da impercepção botânica na sociedade. O objetivo foi fazer um levantamento das modalidades didáticas utilizadas por licenciandos em Ciências Biológicas durante o estágio de docência para o ensino de botânica. A análise documental foi realizada nos textos dos relatórios de estágio no Ensino Médio. A Análise do Conteúdo revelou um predomínio de aulas expositivas-dialogadas, resolução de exercícios e atividades práticas, com uma preferência pelo uso de recursos lúdicos e textos de divulgação científica. Destacou-se a criatividade dos estagiários, evidenciando uma tendência em propor estratégias pedagógicas mais interativas e contextualizadas, rompendo com o ensino tradicional<hr/>RESUMEN: Este artículo investiga la influencia de los métodos de enseñanza utilizados por los profesores de botánica de la educación superior en las prácticas pedagógicas de los estudiantes universitarios en las escuelas. Se basa en la premisa de que los enfoques pedagógicos, a menudo teóricos y centrados en el contenido, son reproducidos por los futuros educadores y contribuyen a perpetuar las impercepciones botánicas en la sociedad. El objetivo fue sondear las modalidades didácticas utilizadas por los estudiantes de Ciencias Biológicas durante su pasantía curricular para enseñar botánica. Se realizó un análisis documental de los textos de los informes de su pasantía curricular. El Análisis de Contenido reveló un predominio de clases expositivas-dialógicas, resolución de ejercicios y actividades prácticas, con preferencia por el uso de recursos lúdicos y textos de divulgación científica. Destacó la creatividad de los pasantes, que mostraron una tendencia a proponer estrategias de enseñanza más interactivas y contextualizadas, rompiendo con la enseñanza tradiciona<hr/>ABSTRACT: This article investigates the influence of the teaching methods used by higher education botany professors on the teaching practices of undergraduates in schools. It is based on the premise that pedagogical approaches, which are often theoretical and content-centered, are reproduced by future educators and contribute to perpetuating botanical imperceptions in society. The aim was to survey the teaching methods used by Biological Sciences undergraduates during their teaching internship to teach botany. Documentary analysis was carried out on the texts of high school internship reports. Content Analysis revealed a predominance of expository-dialogue classes, solving exercises and practical activities, with a preference for the use of playful resources and scientific texts. The creativity of the interns stood out, showing a tendency to propose more interactive and contextualized teaching strategies, breaking with traditional teaching. <![CDATA[EPISTEMOLOGICAL AND PEDAGOGICAL ADVANCES AND CHALLENGES IN THE INTERFACE BETWEEN SCIENCE EDUCATION AND RURAL EDUCATION: THE CONTEXTUALIZATION OF KNOWLEDGE IN FOCUS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Apontamos avanços e desafios na interface entre o Ensino de Ciências e a Educação do Campo, a partir da análise da significação das palavras contextualização e contexto. O corpus de análise envolve artigos do Portal de Periódicos da Capes e Dissertações e teses do Catálogo da CAPES, considerando o período de 2017-2021. Analisamos na integra 14 artigos e 11 dissertações e teses. As interfaces apareceram em dois movimentos na produção do conhecimento, um que parte do Ensino de Ciências para a Educação do Campo e outro que parte do Movimento por uma Educação do Campo para o Ensino de Ciências. São cinco núcleos de significação em torno da palavra contextualização e dois núcleos da palavra contexto. A interface assinala avanços à contextualização para além da ilustração de conceitos científicos. Ademais, a palavra contexto traz o Campo para o cenário educativo, mas ainda é pouco aprofundado<hr/>Abstract: We point out advances and challenges in the interface between Science Teaching and Rural Education, based on an analysis of cores of meaning of the words contextualization and context. The corpus of analysis involves articles from the CAPES Journal Portal and dissertations and theses from the CAPES Catalog, considering the period 2017-2021. We fully analyzed 14 articles and 11 dissertations and theses. The interfaces appeared in two movements in the production of knowledge: one from Science Teaching to Rural Education and the other from the Movement for Rural Education to Science Teaching. There are five cores of meaning around the word contextualization and two cores of meaning around the word context. The interface points to advances in contextualization beyond the illustration of scientific concepts. In addition, the word context brings the countryside into the educational scenario, but it still little explored<hr/>Resumen: Señalamos avances y desafíos en la interfaz entre Enseñanza de las Ciencias y Educación Rural, a partir del análisis del significado de las palabras contextualización y contexto. El corpus de análisis involucra artículos del Portal de Revistas CAPES y disertaciones y tesis del Catálogo CAPES, considerando el período 2017-2021. Analizamos completamente 14 artículos y 11 disertaciones y tesis. Las interfaces aparecieron en dos movimientos de producción de conocimiento, uno de la Enseñanza de las Ciencias a la Educación Rural y otro del Movimiento por la Educación Rural a la Enseñanza de las Ciencias. Hay cinco núcleos de significado en torno a la palabra contextualización y dos núcleos en torno a la palabra contexto. Las interfaces señala avances en la contextualización más allá de la ilustración de conceptos científicos. Además, la palabra contexto introduce el campo en el escenario educativo, pero todavía está poco explorado <![CDATA[The Teaching of Botany in a Portuguese-Libras Bilingual Context Based on Historical-Cultural Theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Esse artigo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, investiga a apropriação conceitual de alunos surdos em um ambiente bilíngue, com foco no ensino de Botânica. Para isso, foi elaborada uma sequência didática composta por quatro intervenções pedagógicas, aplicadas em 2023. A pesquisa utilizou questionários, atividades imagéticas e a videogravação como instrumentos de coleta de dados, analisados por meio da análise da conversação. Os resultados indicam que estratégias pedagógicas visuais potencializam a aprendizagem dos surdos e seu desenvolvimento, pois atuam como signos mediadores no processo de construção do conhecimento. A experimentação, ao proporcionar interação social e observação de fenômenos naturais, favorece a apropriação de conceitos científicos. No entanto, a pesquisa também aponta barreiras linguísticas e o pouco estímulo à linguagem, fatores que dificultam a aquisição de conceitos espontâneos e comprometem a elaboração de conhecimentos científicos<hr/>ABSTRACT: This article, grounded in Historical-Cultural Theory, investigates the conceptual appropriation of deaf students in a bilingual environment, with a focus on the teaching of Botany. To this end, a didactic sequence composed of four pedagogical interventions was developed and implemented in 2023. The research employed questionnaires, image-based activities, and video recordings as data collection instruments, which were analyzed through conversation analysis. The results indicate that visual pedagogical strategies enhance the learning and development of deaf students, as they function as mediating signs in the process of knowledge construction. Experimentation, by promoting social interaction and observation of natural phenomena, supports the appropriation of scientific concepts. However, the study also highlights linguistic barriers and the limited stimulation of language, which hinder the acquisition of spontaneous concepts and compromise the development of scientific knowledge<hr/>RESUMEN: Este artículo, basado en la Teoría Histórico-Cultural, investiga la apropiación conceptual de estudiantes sordos en un entorno bilingüe, con un enfoque en la enseñanza de Botánica. Para eso, se elaboró una secuencia didáctica compuesta por cuatro intervenciones pedagógicas, aplicadas en 2023. La investigación utilizó cuestionarios, actividades visuales y grabaciones en video como instrumentos de recolección de datos, analizados mediante el análisis de la conversación. Los resultados indican que las estrategias pedagógicas visuales potencian el aprendizaje y desarrollo de los estudiantes sordos, ya que actúan como signos mediadores en el proceso de construcción del conocimiento. La experimentación, al permitir la interacción social y la observación de fenómenos naturales, favorece la apropiación de conceptos científicos. Sin embargo, la investigación también señala la existencia de barreras lingüísticas y una escasa estimulación del lenguaje, factores que dificultan la adquisición de conceptos espontáneos y comprometen la elaboración de conocimientos científicos. <![CDATA[THE MISSING PIECE: A Comparative Analysis of Content on the Clitoris and Penis in Science Textbooks from the 2024 PNLD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Tendo em vista que os corpos ditos femininos são sub-representados em vários âmbitos da sociedade, incluindo o educativo, o estudo buscou elucidar como livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 representam os órgãos homólogos clitóris e pênis. Para tanto, analisou-se sete coleções didáticas quanto à presença de três aspectos: volume de discussão, representação imagética e representação escrita desses órgãos. Como resultados, destaca-se a sub-representação do clitóris frente ao pênis em todas as coleções analisadas, seja nos aspectos escritos ou imagéticos. Nenhuma coleção apresentou a estrutura completa do clitóris de maneira explícita e identificada. Ainda, foi marcante a relação do pênis com função reprodutiva e clitóris com função de prazer sexual, além do reforço de posturas cisheteronormativas. A partir dessa discussão, percebemos a necessidade de uma abordagem mais abrangente sobre o clitóris, visando uma educação em ciências que contemple as diversidades corporais, sexuais e de gênero<hr/>RESUMEN: Teniendo en cuenta que los cuerpos denominados femeninos están subrepresentados en varios ámbitos de la sociedad, incluido el educativo, este estudio buscó esclarecer cómo los libros de texto del Programa Nacional del Libro de Texto (PNLD) de 2024 representan los órganos homólogos, clítoris y pene. Para ello, se analizaron siete colecciones de libros de texto en cuanto a la presencia de tres aspectos: volumen de discusión, representación visual y representación escrita de estos órganos. Los resultados destacan la subrepresentación del clítoris en comparación con el pene en todas las colecciones analizadas, tanto en aspectos escritos como visuales. Ninguna colección presentó la estructura completa del clítoris de manera explícita e identificada. Además, fue notable la asociación del pene con la función reproductiva y del clítoris con el placer sexual, junto con el refuerzo de posturas cisheteronormativas. Esta discusión nos llevó a reconocer la necesidad de una aproximación más amplia sobre el clítoris, con el objetivo de una educación científica que contemple las diversidades corporales, sexuales y de género<hr/>ABSTRACT: Given that bodies labeled as feminine are underrepresented in various areas of society, including education, this study aimed to elucidate how textbooks from the 2024 National Textbook Program (PNLD) represent the homologous organs, clitoris and penis. To do so, seven textbook collections were analyzed in terms of the presence of three aspects: volume of discussion, visual representation, and written representation of these organs. The results highlight the underrepresentation of the clitoris compared to the penis across all analyzed collections, in both written and visual aspects. None of the collections presented the full structure of the clitoris in an explicit and identifiable manner. Additionally, there was a notable tendency to associate the penis with reproductive function and the clitoris with sexual pleasure, along with reinforcement of cisheteronormative perspectives. This discussion led us to recognize the need for a more comprehensive approach to the clitoris, aiming for a science education that embraces bodily, sexual, and gender diversities. <![CDATA[REGARDING THE THEORETICAL FOUNDATIONS FOR SOCIAL JUSTICE SCIENCE EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Em prol de contribuir para que o termo “justiça social” não opere como um significante vazio na educação em ciências, realizamos uma leitura dos argumentos republicados há mais de duas décadas por Lee Anne Bell em Fundamentos Teóricos para a Educação para a Justiça Social. Resgatando elementos presentes na literatura em educação em ciências, foi possível apontar correlações existentes entre esse campo e o trabalho de Bell, assim como desafios ao enfrentamento dos mecanismos de operação da opressão categorizados pela autora. Assim, tencionamos contribuir com a fundamentação e reflexão teórica para uma educação em ciências para a justiça social, defendendo, entre outros aspetos, que esse processo se construa a partir do enfrentamento desses mecanismos de operação da opressão.<hr/>RESUMEN: Para ayudar a garantizar que el término “justicia social” no opere como un significante vacío en la educación científica, planteamos argumentos basados en el trabajo republicado hace más de dos décadas por Lee Anne Bell, Fundamentos Teóricos de la Educación para la Justicia Social. Recuperando elementos presentes en la literatura sobre educación científica, fue posible señalar correlaciones entre este campo y la obra de Bell, así como desafíos para enfrentar los mecanismos operativos de la opresión categorizados por la autora. De esta manera, pretendemos contribuir con la fundamentación y reflexión teórica para una educación en ciencias para la justicia social, defendiendo, entre otros aspectos, que este proceso se construye desde la confrontación de estos mecanismos de operación de la opresión.<hr/>ABSTRACT: In order to help ensure that the term “social justice” does not operate as an empty signifier in science education, we raise arguments based on the work republished more than two decades ago by Lee Anne Bell, Theoretical Foundations for Social Justice Education. By recovering elements present in the literature on science education, it was possible to point out correlations between this field and Bell’s work, as well as challenges to confronting the mechanisms of oppression categorized by the author. Thus, we intend to contribute with the theoretical foundation and reflection for a social justice science education, arguing, among other aspects, that this process is built from confronting these mechanisms of oppression. <![CDATA[How the Theme “Active Learning” is constituted in teachers' discourse during a continuing education process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: As Metodologias Ativas (MAs) têm sido apresentadas e discutidas em documentos normativos e na literatura como uma proposta metodológica pertinente para aulas de Física. No entanto, para que elas se efetivem em sala de aula, faz-se necessário formar os professores para essa realidade. Diante desse cenário, no ano de 2021 a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) ofertou um curso de formação continuada em Metodologias Ativas para os professores da rede. Essa formação é a base para o estudo que será apresentado neste artigo, tendo como problema de pesquisa: Como as experiências, formações, interações, sujeitos do discurso, valores e contextos sociais estão presentes na construção do discuso de professores e como esses refletem e refratam o Tema “Metodologias Ativas”. Utilizamos a análise discursiva ancorada nos pressupostos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo para investigar o Tema emergente no discurso dos professores em relação às MAs. Com base em nossas análises compreendemos que no discurso dos professores afloram valorações acerca das MAs, tais como: i) Estudante responsável pela realização das atividades e bom andamento das MAs; ii) As MAs contribuem com a participação do estudante em sala de aula; iii) O tempo como uma necessidade emergente para o planejamento e desenvolvimento de atividades na perspectiva das MAs<hr/>RESUMEN: El Aprendizaje Activo (AA) ha sido presentado y discutido en documentos normativos y en la literatura como un enfoque metodológico relevante para las clases de Física. Sin embargo, para que se implemente de manera efectiva en el aula, es necesario capacitar a los docentes para esta realidad. Ante este escenario, en el año 2021, la Secretaría de Educación del Estado de Paraná (SEED/PR) ofreció un curso de formación continua sobre Aprendizaje Activo para los docentes de la red pública. Esta formación es la base del estudio presentado en este artículo, cuyo problema de investigación es: cómo las experiencias, formaciones, interacciones, sujetos del discurso, valores y contextos sociales están presentes en la construcción de estos discursos y cómo reflejan y refractan el Tema del “Aprendizaje Activo”. Utilizamos el análisis discursivo basado en los postulados de Mijaíl Bajtín y su Círculo para investigar el Tema emergente en el discurso de los docentes en relación con el AA. A partir de nuestros análisis, comprendemos que en el discurso de los docentes surgen valoraciones sobre el AA, tales como: i) El estudiante es responsable de realizar las actividades y garantizar el buen desarrollo del AA; ii) El AA contribuye a la participación del estudiante en el aula; iii) El tiempo como una necesidad urgente para la planificación y desarrollo de actividades desde la perspectiva del AA.<hr/>ABSTRACT: Active Learning (AA) has been presented and discussed in normative documents and in the literature as a relevant methodological approach for Physics classes. However, for it to be effectively implemented in the classroom, it is necessary to train teachers for this reality. Given this scenario, in 2021, the State Department of Education of Paraná (SEED/PR) offered a continuing education course on Active Learning for teachers in the public school system. This training is the basis for the study presented in this article, with the research problem: how experiences, training, interactions, discourse subjects, values, and social contexts are present in the construction of these discourses and how they reflect and refract the theme of “Active Learning.” We use discourse analysis anchored in the assumptions of Mikhail Bakhtin and his Circle to investigate the emerging Theme in teachers' discourse regarding AA. Based on our analyses, we understand that teachers' discourse reveals evaluations about AA, such as: i) The student is responsible for carrying out activities and ensuring the smooth progress of AA; ii) AA contributes to student participation in the classroom; iii) Time as an urgent necessity for planning and developing activities from the perspective of AA <![CDATA[INFLUENCE OF AUTHOR GENDER AND HISTORICAL CONTEXT ON THE REPRESENTATION OF SCIENTISTS IN SCIENCE AND BIOLOGY TEXTBOOKS OF THE BRAZILIAN NATIONAL TEXTBOOK PROGRAM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100213&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este estudo investiga a representação de cientistas mulheres em livros didáticos de Ciências, Biologia e Ciências da Natureza veiculados pelo Programa Nacional do Livro Didático entre 1991 e 2024. Buscou-se elucidar se há diferenças na forma como autoras e autores apresentam cientistas em seus textos; se a abordagem de cientistas mulheres mudou ao longo do tempo; e como essa mudança se manifesta. A metodologia envolveu seleção de livros didáticos, análise de conteúdo para identificar e compilar os textos relevantes, e análises estatísticas e lexicográficas. Foram examinados 90 livros no total. A análise indicou que a quantidade total de citações de cientistas em um livro é o principal fator que influencia a inclusão de mulheres, sem discrepâncias significativas entre os gêneros. As análises evidenciaram a necessidade de uma maior equidade na representação de cientistas, com vistas a uma narrativa mais inclusiva e justa da história da ciência.<hr/>RESUMEN: Este estudio investiga la representación de científicas en libros de texto de Ciencias, Biología y Ciencias de la Naturaleza publicados por el Programa Nacional del Libro de Texto entre 1991 y 2024. Se buscó esclarecer si existen diferencias en la forma en que autoras y autores presentan a los científicos en sus textos; si la representación de científicas ha cambiado a lo largo del tiempo; y cómo se manifiesta este cambio. La metodología incluyó la selección de libros de texto, un análisis de contenido para identificar y compilar los textos relevantes, así como análisis estadísticos y lexicográficos. Se examinaron un total de 90 libros. El análisis indicó que la cantidad total de citas de científicos en un libro es el principal factor que influye en la inclusión de mujeres, sin discrepancias significativas entre los géneros. Las análisis evidenciaron la necesidad de una mayor equidad en la representación de científicos, con el fin de lograr una narrativa más inclusiva y justa de la historia de la ciencia.<hr/>ABSTRACT: This study examines the representation of female scientists in science, biology, and nature science textbooks published by the brazilian National Textbook Program between 1991 and 2024. The research aims to elucidate whether there are differences in how male and female authors present scientists in their texts; to investigate how the portrayal of female scientists has evolved over time; and to explore the manifestations of these changes. The methodology involved the selection of textbooks, content analysis to identify and compile relevant texts, and both statistical and lexicographic analyses. A total of 90 textbooks were examined. The analysis revealed that the total number of citations of scientists in a textbook is the primary factor influencing the inclusion of women, with no significant discrepancies between genders. The findings highlight the need for greater equity in the representation of scientists, aiming for a more inclusive and just narrative of the history of science. <![CDATA[Investigations into the use of the STEAM approach in school practice: state of knowledge between 2017 and 2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este estudo objetivou analisar artigos científicos e dissertações sobre práticas STEAM realizadas com estudantes do Ensino Fundamental de escolas brasileiras e estrangeiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, de abordagem mista e caráter exploratório. Como coleta de dados recorreu-se às plataformas de busca Google Acadêmico, Periódicos Capes, SciELO, SciencDirect e Scopus, com recorte temporal de 2017 a 2022 e uso dos seguintes descritores: “STEAM and Ensino Fundamental” e “STEAM and elementary School”. Do universo pesquisado foram analisadas 45 produções científicas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a abordagem STEAM em muito pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, a citar: aprendizado ativo, melhora na aprendizagem, motivação e interesse, desenvolvimento de habilidades e competências, formação crítica e reflexiva, entre outros. Viu-se muitas práticas STEAM devenvolvidas, mas existe a necessidade de mais ações, dado que STEAM traz vários benefícios aos estudantes.<hr/>RESUMEN: Este estudio tuvo como objetivo analizar artículos científicos y disertaciones sobre prácticas STEAM realizadas con estudiantes de educación básica de escuelas brasileñas y extranjeras. Se trata de una investigación bibliográfica del tipo revisión de literatura, con enfoque mixto y carácter exploratorio. Para la recolección de datos se utilizaron las plataformas de búsqueda Google Scholar, Periódicos Capes, SciELO, SciencDirect y Scopus, con un horizonte temporal de 2017 a 2022 y uso de los siguientes descriptores: “STEAM y Ensino Fundamental” y “STEAM y Escuela Primaria”. Del universo investigado, se analizaron 45 producciones científicas. Para el análisis de los datos se optó por el análisis de contenido. Los resultados muestran que el enfoque STEAM puede contribuir en gran medida al proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes de primaria, incluyendo: aprendizaje activo, mejora del aprendizaje, motivación e interés, desarrollo de habilidades y competencias, formación crítica y reflexiva, entre otros. Vimos muchas prácticas STEAM desarrolladas, pero se necesitan más acciones, dado que STEAM trae varios beneficios a los estudiantes.<hr/>ABSTRACT: This study aimed to analyze scientific articles and dissertations on STEAM practices carried out with elementary school students from Brazilian and foreign schools. This is a bibliographic research of the literature review type, with a mixed approach and exploratory character. Data collection was carried out using the search platforms Google Scholar, Capes Journals, SciELO, SciencDirect and Scopus, with a time frame from 2017 to 2022 and using the following descriptors: “STEAM and Elementary School” and “STEAM and elementary School”. From the universe researched, 45 scientific productions were analyzed. For the data analysis, content analysis was chosen. The results show that the STEAM approach can greatly contribute to the teaching and learning process of elementary school students, namely: active learning, improvement in learning, motivation and interest, development of skills and competencies, critical and reflective training, among others. Many STEAM practices were seen developed, but there is a need for more actions, given that STEAM brings several benefits to students. <![CDATA[The awareness of the Educator: An analysis from the perspective of Freire-STS Assumptions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar a consciência dos educadores participantes de conjunturas com pressupostos Freire-CTS, considerando sua constituição como sujeitos sociais e educacionais. A pesquisa é baseada nos princípios do ensino crítico-conscientizador de Paulo Freire e na abordagem integradora Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Adota-se uma metodologia qualitativa, focada no tema Freire-CTS, por meio do estudo de relatos e discursos dos educadores envolvidos em práticas pedagógicas e investigações de concepções e percepções no âmbito do ensino de ciências que incorporam esses pressupostos. A análise revelou diversos aspectos que indicam o desenvolvimento de reflexões, diálogo e pensamento crítico dentro de um processo de conscientização. Os resultados mostraram diferentes desdobramentos entre os educadores, ora permanecendo inertes diante das reflexões propostas, ora passando por momentos de autorreflexão, questionamento e transformações do seu status quo dentro do aspecto social e educacional<hr/>RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo analizar la conciencia de los educadores participantes en contextos con presupuestos Freire-CTS, considerando su constitución como sujetos sociales y educacionales. La investigación se basa en los principios de la enseñanza crítica y concienciadora de Paulo Freire y en el enfoque integrador Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS). Se adopta una metodología cualitativa, centrada en el tema Freire-CTS, mediante el estudio de relatos y discursos de los educadores involucrados en prácticas pedagógicas e investigaciones sobre concepciones y percepciones en el ámbito de la enseñanza de ciencias que incorporan estos presupuestos. El análisis reveló diversos aspectos que indican el desarrollo de reflexiones, diálogo y pensamiento crítico dentro de un proceso de concienciación. Los resultados mostraron diferentes desenlaces entre los educadores, a veces permaneciendo inertes ante las reflexiones propuestas, y otras veces pasando por momentos de autorreflexión, cuestionamiento y transformaciones de su status quo en los aspectos social y educacional.<hr/>ABSTRACT: This article aims to analyze the awareness of educators participating in contexts with Freire-CTS assumptions, considering their constitution as social and educational subjects. The research is based on the principles of Paulo Freire's critical-conscious teaching and the integrative Science-Technology-Society (STS) approach. A qualitative methodology is adopted, focused on the Freire-STS theme, through the study of reports and speeches from educators involved in pedagogical practices and investigations of conceptions and perceptions in the field of science teaching that incorporate these assumptions. The analysis revealed various aspects indicating the development of reflections, dialogue, and critical thinking within a process of awareness. The results showed different outcomes among the educators, sometimes remaining inert in the face of the proposed reflections, and at other times undergoing moments of self-reflection, questioning, and transformations of their status quo within the social and educational spheres. <![CDATA[Educational Perspectives and Science Education: an cosmopolitical analysis focused on participant actions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100216&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A apropriação das perspectivas educacionais por educadoras e educadores em Ciências tem motivado controvérsias e discussões sobre as diferentes maneiras de se realizar esse processo. A maior parte desses movimentos têm se pautado abordagens psicológicas, sociológicas e filosóficas centradas em ações humanas, restringindo a participação de agentes não-humanos a intermediários coabitantes dos espaços educativos. Neste artigo teórico, me propus a apresentar um quadro analítico dentro do qual as ações dos objetos fossem consideradas como participantes ativas das diferentes maneiras de educar e aprender. Para isso, me baseei em textos clássicos e contemporâneos da Educação e do ensino de Ciências, relendo seu conteúdo a partir de uma perspectiva cosmopolítica dos Estudos de Ciência e Tecnologia (ECT). Como resultado, apresentei considerações em termos didático-pedagógicos e da pesquisa educacional das Ciências, os quais espero que possam se desdobrar em novas iniciativas de investigação<hr/>RESUMEN: La apropiación de las perspectivas educativas por parte de educadores y educadoras en Ciencias ha generado controversias y discusiones sobre las diferentes formas de llevar a cabo este proceso. La mayor parte de estos movimientos se ha basado en enfoques psicológicos, sociológicos y filosóficos centrados en acciones humanas, limitando la participación de agentes no humanos a intermediarios cohabitantes de los espacios educativos. En este artículo teórico, me propuse presentar un marco analítico en el que las acciones de los objetos fueran consideradas como participantes activas de las diferentes formas de educar y aprender. Para ello, me basé en textos clásicos y contemporáneos de la educación y la enseñanza de las Ciencias, reinterpretando estas obras desde una perspectiva cosmopolítica de los Estudios de Ciencia y Tecnología (ECT). Como resultado, presenté consideraciones en términos didáctico-pedagógicos y de investigación educativa en Ciencias, las cuales espero que puedan derivar en nuevas iniciativas de investigación<hr/>ABSTRACT: The appropriation of educational perspectives by science educators has sparked controversies and discussions about the different ways to carry out this process. Most of these movements have been based on psychological, sociological and philosophical approaches centered on human actions, restricting the participation of non-human agents to intermediaries cohabiting educational spaces. In this article, I aimed to present an analytical framework in which the actions of objects are considered active participants in the various ways of teaching and learning. To achieve this, I drew on classical and contemporary texts in education and science teaching, reinterpreting these works from a Science and Technology Studies (STS) cosmopolitical perspective. As a result, I presented considerations in terms of didactic-pedagogical approaches and science education research, which I hope can unfold into new research initiatives <![CDATA[Latin American Research in Chemical Education: Teaching Challenges During the Pandemic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100217&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A partir de um mapeamento de produções científicas de pesquisadores latino-americanos em Educação Química - de língua espanhola -, que resultou em oito eixos temáticos, neste trabalho, apresenta-se a análise do eixo que reuniu produções sobre o Ensino de Química na Pandemia. A metodologia de análise dos textos foi fenomenológica-hermenêutica. Notou-se expressiva preocupação dos professores com o ensino, a aprendizagem e a avaliação durante o período pandêmico. Há textos que encaminham uma necessária discussão sobre o currículo de Química, o qual tem se propagado como um conjunto de conceitos pré-estabelecidos, com pouca atenção às condições sócio-ambientais dos estudantes. As estratégias de professores de Química merecem ser discutidas e analisadas para promover a ruptura de um currículo descontextualizad<hr/>RESUMEN: A partir de un mapeo de producciones científicas de investigadores latinoamericanos en Educación Química - hispanohablantes-, que resultó en ocho ejes temáticos, este trabajo presenta el análisis del eje que aglutinó las producciones sobre la Enseñanza de la Química en la Pandemia. La metodología de análisis de los textos fue fenomenológico-hermenéutica. Se observó una significativa preocupación del profesorado por la enseñanza, el aprendizaje y la evaluación durante la pandemia. Algunos de los textos invitan a una necesaria discusión sobre el currículo de Química, que se ha propagado como un conjunto de conceptos preestablecidos, con poca atención a las condiciones socioambientales del alumnado. Las estrategias del profesorado de Química merecen ser discutidas y analizadas para promover la ruptura de un currículo descontextualizado<hr/>ABSTRACT: Based on a mapping of scientific productions by Latin American researchers in Chemical Education - Spanish-speaking -, which resulted in eight thematic axes, this work presents the analysis of the axis that brought together productions about Chemistry Teaching in the Pandemic. The methodology for analyzing the texts was phenomenological-hermeneutic. It was noted that teachers were significantly concerned about teaching, learning and assessment during the pandemic period. There are texts that lead to a necessary discussion about the Chemistry curriculum, which has been propagated as a set of pre-established concepts, with little attention to the socio-environmental conditions of students. The strategies of Chemistry teachers deserve to be discussed and analyzed to promote the rupture of a decontextualized curriculum <![CDATA[ARTICLE-OPINION: SCIENCE EDUCATION FOR SOCIAL JUSTICE: DISCUSSING INVISIBLE ACTORS IN THE PROCESS OF SCIENCE BUILDING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100500&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo-parecer reflete sobre contextos, ponderações e critérios na avaliação do artigo "Educação em Ciências para Justiça Social: discutindo atores invisibilizados no processo de construção da ciência", oportunizando uma meta-avaliação ao dialogar com Aline Mazzarella, Hermann Schiffer e Andreia Guerra. Ao desvelar os mecanismos subjacentes aos aspectos epistêmicos, sociais e pessoais de nossa prática científica, exemplifica-se a influência de fatores subjetivos e de uma historicidade inconsciente que nos atravessam, o que exige uma autovigilância epistêmica constante. Proponho reflexões para embasar a promoção da justiça social na educação em ciências e considerar a perspectiva histórica de Peter Burke para o episódio em foco. Sugiro um desdobramento sobre a crença em comprovações e verdades finais na Teoria da Relatividade de Einstein e discuto minhas limitações no conceito de participação equitativa nas ciências. Advogo a revisão por pares aberta, levando em conta as disputas no campo e favorecendo o nosso desenvolvimento enquanto comunidade.<hr/>RESUMEN: Este artículo-dictamen reflexiona sobre contextos y criterios en la evaluación del artículo "Educación en Ciencias para la Justicia Social: discutiendo actores invisibilizados …", brindando una metaevaluación al dialogar con Mazzarella, Schiffer y Guerra. Al revelar los mecanismos subyacentes a los aspectos epistémicos, sociales y personales de nuestra episteme, se ejemplifica la influencia de factores subjetivos y de una historicidad inconsciente, lo que exige una auto vigilancia epistémica constante. Propongo fundamentar la promoción de la justicia social en la educación en ciencias y considerar la perspectiva histórica de Peter Burke para el episodio en foco. Sugiero un desdoblamiento sobre la creencia en comprobaciones y verdades finales en la Teoría de la Relatividad de Einstein y discuto mis limitaciones en el concepto de participación equitativa en las ciencias. Abogo por la revisión por pares abierta, tomando en cuenta las disputas en el campo y favoreciendo nuestro desarrollo como comunidad.<hr/>ABSTRACT: This article-opinion reflects on the contexts, considerations and criteria considering when evaluating the article “Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science”, offering the opportunity to carry out a meta-evaluation in dialogue with Aline Mazzarella, Hermann Schiffer and Andreia Guerra. By unveiling the mechanisms underlying the epistemic, social and personal aspects of our scientific practice, the influence of subjective factors and an unconscious historicity on analysis is exemplified, requiring constant epistemic self-surveillance. I propose reflections on theoretical possibilities to support the promotion of social justice in science education and to consider Peter Burke's perspective on the Cultural History of Science. I suggest an extension to reflect on the belief in proofs and final truths in science. I advocate open peer review, taking into account the disputes in the field and favoring our development as a community. <![CDATA[RETRACION: ARTICLE-OPINION: THE ROLE OF THE PROBLEM IN SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES AND IN THE DISCURSIVE DYNAMICS OF THE CLASSROOM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100600&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo-parecer reflete sobre contextos, ponderações e critérios na avaliação do artigo "Educação em Ciências para Justiça Social: discutindo atores invisibilizados no processo de construção da ciência", oportunizando uma meta-avaliação ao dialogar com Aline Mazzarella, Hermann Schiffer e Andreia Guerra. Ao desvelar os mecanismos subjacentes aos aspectos epistêmicos, sociais e pessoais de nossa prática científica, exemplifica-se a influência de fatores subjetivos e de uma historicidade inconsciente que nos atravessam, o que exige uma autovigilância epistêmica constante. Proponho reflexões para embasar a promoção da justiça social na educação em ciências e considerar a perspectiva histórica de Peter Burke para o episódio em foco. Sugiro um desdobramento sobre a crença em comprovações e verdades finais na Teoria da Relatividade de Einstein e discuto minhas limitações no conceito de participação equitativa nas ciências. Advogo a revisão por pares aberta, levando em conta as disputas no campo e favorecendo o nosso desenvolvimento enquanto comunidade.<hr/>RESUMEN: Este artículo-dictamen reflexiona sobre contextos y criterios en la evaluación del artículo "Educación en Ciencias para la Justicia Social: discutiendo actores invisibilizados …", brindando una metaevaluación al dialogar con Mazzarella, Schiffer y Guerra. Al revelar los mecanismos subyacentes a los aspectos epistémicos, sociales y personales de nuestra episteme, se ejemplifica la influencia de factores subjetivos y de una historicidad inconsciente, lo que exige una auto vigilancia epistémica constante. Propongo fundamentar la promoción de la justicia social en la educación en ciencias y considerar la perspectiva histórica de Peter Burke para el episodio en foco. Sugiero un desdoblamiento sobre la creencia en comprobaciones y verdades finales en la Teoría de la Relatividad de Einstein y discuto mis limitaciones en el concepto de participación equitativa en las ciencias. Abogo por la revisión por pares abierta, tomando en cuenta las disputas en el campo y favoreciendo nuestro desarrollo como comunidad.<hr/>ABSTRACT: This article-opinion reflects on the contexts, considerations and criteria considering when evaluating the article “Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science”, offering the opportunity to carry out a meta-evaluation in dialogue with Aline Mazzarella, Hermann Schiffer and Andreia Guerra. By unveiling the mechanisms underlying the epistemic, social and personal aspects of our scientific practice, the influence of subjective factors and an unconscious historicity on analysis is exemplified, requiring constant epistemic self-surveillance. I propose reflections on theoretical possibilities to support the promotion of social justice in science education and to consider Peter Burke's perspective on the Cultural History of Science. I suggest an extension to reflect on the belief in proofs and final truths in science. I advocate open peer review, taking into account the disputes in the field and favoring our development as a community. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172025000100901&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo-parecer reflete sobre contextos, ponderações e critérios na avaliação do artigo "Educação em Ciências para Justiça Social: discutindo atores invisibilizados no processo de construção da ciência", oportunizando uma meta-avaliação ao dialogar com Aline Mazzarella, Hermann Schiffer e Andreia Guerra. Ao desvelar os mecanismos subjacentes aos aspectos epistêmicos, sociais e pessoais de nossa prática científica, exemplifica-se a influência de fatores subjetivos e de uma historicidade inconsciente que nos atravessam, o que exige uma autovigilância epistêmica constante. Proponho reflexões para embasar a promoção da justiça social na educação em ciências e considerar a perspectiva histórica de Peter Burke para o episódio em foco. Sugiro um desdobramento sobre a crença em comprovações e verdades finais na Teoria da Relatividade de Einstein e discuto minhas limitações no conceito de participação equitativa nas ciências. Advogo a revisão por pares aberta, levando em conta as disputas no campo e favorecendo o nosso desenvolvimento enquanto comunidade.<hr/>RESUMEN: Este artículo-dictamen reflexiona sobre contextos y criterios en la evaluación del artículo "Educación en Ciencias para la Justicia Social: discutiendo actores invisibilizados …", brindando una metaevaluación al dialogar con Mazzarella, Schiffer y Guerra. Al revelar los mecanismos subyacentes a los aspectos epistémicos, sociales y personales de nuestra episteme, se ejemplifica la influencia de factores subjetivos y de una historicidad inconsciente, lo que exige una auto vigilancia epistémica constante. Propongo fundamentar la promoción de la justicia social en la educación en ciencias y considerar la perspectiva histórica de Peter Burke para el episodio en foco. Sugiero un desdoblamiento sobre la creencia en comprobaciones y verdades finales en la Teoría de la Relatividad de Einstein y discuto mis limitaciones en el concepto de participación equitativa en las ciencias. Abogo por la revisión por pares abierta, tomando en cuenta las disputas en el campo y favoreciendo nuestro desarrollo como comunidad.<hr/>ABSTRACT: This article-opinion reflects on the contexts, considerations and criteria considering when evaluating the article “Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science”, offering the opportunity to carry out a meta-evaluation in dialogue with Aline Mazzarella, Hermann Schiffer and Andreia Guerra. By unveiling the mechanisms underlying the epistemic, social and personal aspects of our scientific practice, the influence of subjective factors and an unconscious historicity on analysis is exemplified, requiring constant epistemic self-surveillance. I propose reflections on theoretical possibilities to support the promotion of social justice in science education and to consider Peter Burke's perspective on the Cultural History of Science. I suggest an extension to reflect on the belief in proofs and final truths in science. I advocate open peer review, taking into account the disputes in the field and favoring our development as a community.