Scielo RSS <![CDATA[Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-211720240001&lang=en vol. 26 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[CELEBRATING 25 YEARS OF THE JOURNAL <em>ENSAIO</em>: REVISITING OUR PAST AND NEW HORIZONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste editorial resgatamos a história da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências evidenciando acontecimentos chave que marcaram a trajetória do periódico como importante veículo de comunicação científica da área de Educação em Ciências. Esse resgate é uma homenagem a todas as pessoas editoras que passaram por nossa revista e deram efetivas contribuições à pesquisa no campo da Educação em Ciências. Diante de uma série de desafios, alguns presentes desde o nascimento da revista e outros novos, também é uma forma de situar nosso periódico diante das tendências e demandas editoriais vigentes, delineando perspectivas e vislumbrando novos horizontes para a Ensaio.<hr/>ABSTRACT: In this editorial we rescue the history of the journal Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências highlighting key events that marked the trajectory of the journal as an important vehicle for scientific communication in the area of Science Education. This rescue is a tribute to all the editors who contributed significantly to the magazine and research in the field of Science Education. Faced with a series of challenges, some present since the magazine’s birth and others new, it is also a way of positioning our scientific journal in the face of current editorial trends and demands, outlining perspectives and envisioning new horizons for Ensaio.<hr/>RESUMEN: En este editorial rescatamos la historia de la revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências evidenciando acontecimientos clave que marcaron la trayectoria de la revista como importante medio de comunicación científica del área de Educación en Ciencias. Este recate es un homenaje a todas las personas editoras que trabajaron en nuestra revista y contribuyeron efectivamente a la investigación en el campo de la Educación en Ciencias. Ante una serie de desafíos, algunos presentes desde el nacimiento de la revista y otros nuevos, también es una manera de posicionar nuestra revista ante las tendencias y demandas editoriales actuales, delineando perspectivas y vislumbrando nuevos horizontes para Ensaio. <![CDATA[OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste editorial apresentamos as perspectivas de ciência aberta adotada pelo periódico dando destaque para as práticas de dados abertos e dados compartilhados. A disponibilização de dados de pesquisa pode aprimorar a transparência, a colaboração, a reprodutibilidade, a replicação, o reuso e o enriquecimento da produção científica no campo da Educação em Ciências. Por isso, neste editorial, trazemos novas perspectivas à temática com base em nossos aprendizados ao longo de 2023 na implementação de uma editoria de dados, a qual detalhamos o trabalho em um fluxograma. Além disso, abordamos algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na área e relatamos alguns dos frutos das interações entre nossa equipe editorial, pessoas autoras e a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e sintetizamos os caminhos que temos trilhado nessa seara.<hr/>ABSTRACT: In this editorial, we present the open science perspectives adopted by the Ensaio journal, emphasizing open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, reproducibility, replication, reuse, and enrichment of scientific production in Science Education. We offer new perspectives on the topic based on our experiences throughout 2023 in implementing a Data Editorship, whose work we detail in a flowchart. Furthermore, we address some of the possible implications of ethical data sharing in the field and report on some of the outcomes of the interactions between our editorial team, authors, and the academic community involved in discussions on open science by summarizing the paths we have taken in this sphere.<hr/>RESUMEN: En este editorial presentamos las perspectivas de la ciencia abierta adoptadas por Ensaio con énfasis en prácticas de datos abiertos y datos compartidos. La disponibilidad de datos de investigaciones puede mejorar la transparencia, la colaboración, la la reproducibilidad, la replicación, la reutilización y el enriquecimiento de la producción científica en el campo de la Educación en Ciencias. Por lo tanto, presentamos nuevas perspectivas acerca del tema a partir del conocimiento aprendido a lo largo de 2023 en la implantación de una sección de datos, cuyo trabajo detallamos en el flujograma. Además, abordamos algunas de las posibles implicaciones del intercambio ético de datos en el área y relatamos algunos de los resultados de las interacciones que tuvimos con nuestro equipo de edición, autores y comunidad académica involucrada en las discusiones sobre los datos abiertos y también resumimos los caminos recorridos en esta esfera. <![CDATA[ACADEMIC SELF-REGULATION AS A CRUCIAL DETERMINANT OF PERSISTENCE INTENTION: AN EMPIRICAL INVESTIGATION WITH UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Indivíduos proativos buscam conscientemente desenvolver autoconhecimento sobre suas ações e comportamentos para atingir seus objetivos. Quando eles melhoram suas habilidades autorregulatórias, aumentam sua motivação para aprender e persistir na graduação. A motivação é um elemento essencial no processo de aprendizagem, influenciando a decisão do aluno de persistir ou evadir. Além disso, crenças de autoeficácia, senso de pertencimento e percepção da relevância curricular também afetam essa decisão, sendo considerados preditores da persistência estudantil. Com base nos modelos de Zimmerman, Rosário e Tinto, investigamos a autorregulação acadêmica e sua relação com a intenção de persistência e demais construtos. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, composto por questões afirmativas sobre i. a adoção de comportamentos autorregulatórios; ii. as crenças de autoeficácia para autorregulação e para aprender Física; e iii. o senso de pertencimento, percepção da relevância curricular e intenção de persistência. O questionário foi aplicado a 140 estudantes de cursos de Física, dos quais 76 se identificaram como homens e 64 como mulheres, com idades variando entre 17 e 58 anos. Os dados forma analisados por meio de análises descritivas, análise de correlação e de regressão linear. Os resultados mostram que os estudantes tendem a adotar com maior frequência comportamentos autorregulatórios relacionados à fase de avaliação do que de planejamento. Também identificamos correlações significativas entre a intenção de persistência e os demais construtos.<hr/>RESUMEN: Los individuos proactivos buscan conscientemente desarrollar autoconocimiento sobre sus acciones y comportamientos para alcanzar sus objetivos. Cuando mejoran sus habilidades autorregulatorias, aumentan su motivación para aprender y persistir en su formación académica. Motivación es un factor fundamental en el proceso de aprendizaje, ya que influye en la decisión del alumno de persistir o desistir. Además, se considera que creencias de autoeficacia, sentido de pertenencia y percepción de la relevancia del plan de estudios también influyen en esta decisión y son considerados predictores de la persistencia estudiantil. Con base en los modelos de Zimmerman, Rosario y Tinto, investigamos la autorregulación académica y su relación con la intención de persistencia y otros constructos. Se recopilaron los datos a través de un cuestionario en línea, que consta de preguntas afirmativas sobre i. la adopción de conductas de autorregulación; ii. creencias de autoeficacia para la autorregulación y el aprendizaje de Física; y iii. el sentido de pertenencia, percepción de relevancia curricular y intención de persistir. El cuestionario fue administrado a 140 estudiantes de cursos de Física, de los cuales 76 se identificaron como hombres y 64 como mujeres, con edades comprendidas entre 17 y 58 años. Los datos se analizaron mediante análisis descriptivo, análisis de correlación y regresión lineal. Los resultados evidencian que los estudiantes tienden a adoptar con mayor frecuencia comportamientos autorregulatorios relacionados con la fase de evaluación que con la de planificación. También, identificamos correlaciones significativas entre la intención de persistencia y los demás constructos.<hr/>ABSTRACT: Proactive individuals consciously seek to develop self-awareness regarding their actions and behaviors to accomplish their goals. As they enhance their self-regulatory skills, they boost their motivation to learn and persist through their undergraduate studies. Motivation is a fundamental element in the learning process, influencing the student’s decision to persist or dropout. Moreover, beliefs in self-efficacy, sense of belonging, and perception of curricular relevance also impact this decision, being considered predictors of student persistence. Based on the models of Zimmerman, Rosário, and Tinto, we investigated academic self-regulation and its relationship with persistence intention and other constructs. The data was collected through an online questionnaire, consisting of affirmative questions about i. the adoption of self-regulatory behaviors; ii. Self-efficacy beliefs for self-regulation and learning Physics; and iii. The sense of belonging, perception of curricular relevance and intention to persist. The questionnaire was administered to 140 students of Physics courses, among whom 76 identified as men and 64 as women, with ages ranging between 17 and 58 years old. The data was analyzes using descriptive analysis, correlation analysis and linear regression. The results indicate that students tend to adopt self-regulatory behaviors related to the evaluation phase more frequently than those related to the planning phase. We have also identified significant correlations between the intention to persist and other constructs. <![CDATA[OCEAN CONSERVATION AND SCIENCE MUSEUMS: A CASE STUDY ON FAMILY EXPERIENCES DURING A VISIT TO THE MUSEUM OF LIFE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste estudo, utilizamos registros audiovisuais para analisar as conversas de 10 grupos familiares durante visita à exposição temporária “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil) para compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha. Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. As famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. A exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.<hr/>RESUMEN: En este estudio, utilizamos grabaciones audiovisuales para analizar las conversaciones de 10 grupos familiares durante una visita a la exposición temporal “Océanos” (Museu da Vida, Río de Janeiro, Brasil) para comprender cómo los visitantes se involucraron con temas de conservación de la biodiversidad marina. Los resultados evidencian que la exposición despertó el interés de las familias al utilizar objetos de diferente naturaleza para retratar temas de interés vinculados al contexto familiar. Las familias hablaron entre sí e interactuaron con la exposición compartiendo información sobre los océanos y la biodiversidad marina. Los adultos adoptaron conductas facilitadoras: hacer preguntas, leer paneles y hacer asociaciones con experiencias previas que involucraron a los niños. Los niños participaron activamente compartiendo sus conocimientos y opiniones sobre los animales. La exposición sensibilizó a los visitantes sobre la contaminación de los ecosistemas marinos al ofrecer oportunidades para conversar y reflexionar sobre los comportamientos que impactan la biodiversidad marina y las formas de protegerla.<hr/>ABSTRACT: In this study, we used audiovisual recordings to analyze the conversations of 10 family groups during a visit to the temporary exhibition “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brazil) to understand how visitors engage with themes of marine biodiversity conservation. The results provide evidence that the exhibition aroused the interest of families by using objects of different nature to portray topics of interest linked to the family context. Families talked to each other and interacted with the exhibition by sharing information about the oceans and marine biodiversity. Adults adopted facilitating behaviors: asking questions, reading panels and making associations with previous experiences that engaged children. Children actively participated by sharing their knowledge and opinions about the animals. The exhibition sensitized visitors in respect to the pollution of marine ecosystems by offering opportunities for conversation and reflection on behaviors that impact marine biodiversity and ways to protect it. <![CDATA[SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.<hr/>RESUMEN: Este trabajo se centra en el papel de una biografía científica en la discusión de las características de la producción del conocimiento científico, incluidos aspectos de género y raza. Para ello, se llevó a cabo una investigación exploratoria interpretativa con 61 estudiantes de química de cuatro universidades públicas brasileñas, se investigando los sentidos producidos con la lectura de la biografía acerca del posibilidades para discutir aspectos epistemológicos. Los datos fueran obtenidos por médio de un instrumento validado externamente por especialistas y previamente probado con un grupo de estudiantes. Aspectos prácticos del trabajo científico fueron más percibidos en la lectura en relación con otras características (ciencia como producción colectiva, mutabilidad, influencias del contexto sociocultural, estructuras sociales). La biografía mostró el potencial para promover la historia de la cientista. Las cuestiones epistemológicas necessitan de discussión para fomentar una mejor comprensión de la actividad científica por medio de la biografia.<hr/>ABSTRACT: This work focuses on the role of a scientific biography in discussing characteristics of the construction of scientific knowledge, including the influence of social issues of gender and race. For this, an interpretative exploratory study was carried out with 61 undergraduate chemistry students from four Brazilian federal universities. It was investigated senses produced from the reading concerning the possibilities for debating epistemological aspects. The data were gathered by means of an instrument previously analyzed by two experts and previously tested with a group of students. The practical dimension of the scientific work was more recognized than other characteristics (science as a collective enterprise, changeable, sociocultural influences, social-institutional structure). The biography showed the potential to promote the scientist’s history. Epistemological questions need to be discussed to foster better understandings of the scientific activity by means of the biography. <![CDATA[EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A poluição plástica é um problema hodierno. Situação preocupante, pois estima-se que até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. Diante desse cenário, realizamos uma atividade sobre o tema. Fundamentados nas ideias do Pensamento Complexo e Pedagogia 5Cs, elaborou-se uma jornada temática em 6 momentos, com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus de Lagarto. Nas questões metodológicas, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método. Produções textuais utilizadas como instrumento de coleta de dados e as análises que foram realizadas referenciadas na análise textual discursiva, visavam investigar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo. Os dados levantaram a existência de 148 menções nas dimensões selecionadas como categorias analíticas: ambiental, científica-tecnológica, social, econômica e governamental. Diante dos dados podemos inferir que as produções textuais representam uma ferramenta eficaz, pois nos permitiu levantar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo pelos participantes, uma vez que seus textos trouxeram discursos mais refinados, articulando conhecimentos de diversas dimensões e áreas do conhecimento. Assim, a problemática da jornada temática pode ser tratada e, para além disso, encaminhamentos de soluções foram apresentados a partir de uma análise multidimensional do problema.<hr/>RESUMEN: La contaminación plástica es un problema moderno. Se trata de una situación preocupante, ya que se estima que en 2050 tendremos más plástico que peces en los océanos. Ante este escenario, realizamos una actividad sobre el tema. A partir de las ideas del Pensamiento Complejo y la Pedagogía de las 5Cs, se creó un recorrido temático en 6 momentos, con estudiantes de secundaria del Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. En cuanto a las cuestiones metodológicas, se optó por la investigación cualitativa, utilizando como método la investigación acción. Las producciones textuales utilizadas como instrumento de recolección de datos y los análisis realizados, referenciados en el análisis textual discursivo, tuvieron como objetivo investigar evidencias del desarrollo del pensamiento complejo. Los datos revelaron la existencia de 148 menciones en las dimensiones seleccionadas como categorías analíticas: ambiental, científico-tecnológica, social, económica y gubernamental. Teniendo en cuenta los datos, podemos inferir que las producciones textuales representan una herramienta eficaz, ya que permitió recopilar evidencias del desarrollo del pensamiento complejo por parte de los participantes, ya que sus textos trajeron discursos más refinados, articulando saberes de diferentes dimensiones y áreas del conocimiento. Así, se puede abordar la problemática del recorrido temático y, además, se presentaron soluciones a partir de un análisis multidimensional del problema.<hr/>ABSTRACT: Plastic pollution is a modern problem. This is a worrying situation, as it is estimated that by 2050 we will have more plastic than fish in the oceans. Given this scenario, we carried out an activity on the topic. Based on the ideas of Complex Thinking and 5Cs Pedagogy, a thematic journey was created in 6 moments, with high school students from the Federal Institute of Sergipe, Campus Lagarto. Regarding methodological issues, we opted for qualitative research, using action research as a method. Textual productions used as a data collection instrument and the analyzes that were carried out, referenced in discursive textual analysis, aimed to investigate evidence of the development of complex thinking. The data revealed the existence of 148 mentions in the dimensions selected as analytical categories: environmental, scientific-technological, social, economic and governmental. Given the data, we can infer that textual productions represent an effective tool, as it allowed us to gather evidence of the development of complex thinking by the participants, since their texts brought more refined discourses, articulating knowledge from different dimensions and areas of knowledge. Thus, the problem of the thematic journey can be addressed and, in addition, solutions were presented based on a multidimensional analysis of the problem. <![CDATA[FOUCAULDIANS SPECULATIONS ON A NEOSCIENCE UBUESQUE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente artigo resulta de um estudo que tem como objetivo caracterizar uma neociência ubuesca. Para tanto, se vale de investigar práticas discursivas situadas em regiões de cientificidade que, diante de soluções imaginárias, permitem pensar numa neociência que agrega a imaginação e o humor ubuescos, se ocupa com a vida e a morte e produz verdades que constituem modos de vida. Tais elementos se entrecruzam ao poder ubuesco, referido por Michel Foucault na obra Os Anormais (1974-1975). Para a análise dessas práticas adotamos como procedimento metodológico a arquivização, conforme Julio Groppa Aquino. A partir da aproximação do pensamento foucaultiano com a literatura de Alfred Jarry, especialmente em suas criações Pai Ubu e ‘Patafísica - a ciência de soluções imaginárias -, caracterizamos uma neociência ubuesca.<hr/>RESUMEN: Este artículo es el resultado de un estudio que tiene como objetivo caracterizar una neociencia ubuesca. Para ello, recurre a la investigación de las prácticas discursivas ubicadas en regiones de cientificidad que, frente a soluciones imaginarias, permiten pensar una neociencia que combina imaginación y humor ubuescos, se ocupa de la vida y de la muerte y produce verdades que constituyen modos de vida. Tales elementos se entrecruzan com el poder ubuesco, al que se refiere Michel Foucault en la obra Os Anormals (1974-1975). Para el análisis de estas prácticas, adoptamos el archivo como procedimiento metodológico, según Julio Groppa Aquino. A partir de la aproximación del pensamento foucaultiano con la literatura de Alfred Jarry, especialmente en sus creaciones Pai Ubu y ‘Patafísica - la ciencia de las soluciones imaginarias -, caracterizamos una neociencia ubuesca.<hr/>ABSTRACT: This work is the result of a study that aims to characterize an ubuesque neoscience. To do so, the study aims to investigate discursive practices in science regions that, before imaginary solutions, allow to think on a neoscience that aggregates both ubuesque humour and imagination, deals with life and death, and produce truths that constitute ways of living. Such elements intersect with ubuesque power, mentioned by Michel Foucault in his work Abnormal (1974-1975). To analyse these practices, we took archiving as methodological procedure, according to Julio Groppa Aquino. From the approximation of the Foucauldian thought with Alfred Jarry’s literature, especially his creations Pa Ubu and ‘Pataphysics - the science of imaginary solutions -, we characterize an ubuesque neoscience. <![CDATA[SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE ON THE TEACHING HUMAN EVOLUTION AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS BASED ON BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo tem-se como objetivo analisar abordagens a respeito da evolução humana aplicadas no ensino médio de biologia por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre as experiências didáticas investigadas e/ou relatadas nas Dissertações e Teses publicadas nacionalmente em três bases de dados. Para análise da produção acadêmica foram utilizadas as premissas da Análise Textual Discursiva, e os resultados são apresentados de modo a explicitar aspectos institucionais dessa produção, focos temáticos e os elementos teórico-metodológicos das experiências didáticas e da vinculação com a educação das relações étnico-raciais. A partir da revisão foi possível traçar uma aproximação entre as categorias e enunciados descritivos como forma de sistematizar a contribuição deste estudo para investigações e intervenções educativas futuras. Em função do reduzido número de trabalhos e experiências, ressalta-se a necessidade de ampliar iniciativas de ensino e pesquisa para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no ensino de evolução humana.<hr/>RESUMEN: En este artículo se tiene como objetivo analizar enfoques de la evolución humana aplicados en la educación secundaria en biología a través de una revisión sistemática de la literatura sobre las experiencias de enseñanza investigadas y/o reportadas en Disertaciones y Tesis publicadas a nivel nacional en tres bases de datos. Para analizar la producción académica se utilizaron las premisas del Análisis Textual Discursivo, y los resultados se presentan de manera que se explique aspectos institucionales de esta producción, enfoques temáticos y los elementos teórico-metodológicos de las experiencias didácticas y la vinculación con la educación de las relaciones étnico-raciales. A partir de la revisión fue posible extraer una aproximación entre las categorías y enunciados descriptivos como forma de sistematizar la contribución de este estudio a futuras investigaciones e intervenciones educativas. Debido al reducido número de trabajos y experiencias, se destaca la necesidad de ampliar las iniciativas de enseñanza e investigación para trabajar la educación de las relaciones étnico-raciales en la enseñanza de la evolución humana.<hr/>ABSTRACT: The objective of this article is to analyze approaches to human evolution applied in secondary biology education through a systematic review of the literature on the teaching experiences investigated and/or reported in Dissertations and Theses published nationally in three databases. To analyze the academic production, the premises of Discursive Textual Analysis were used and the results are presented in such a way as to explain institutional aspects of this production, thematic approaches and the theoretical-methodological elements of the didactic experiences and the linkage with the education of ethnic-racial relations. From the review it was possible to extract an approximation between categories and descriptive statements as a way of systematizing the contribution of this study to future research and educational interventions. Due to the small number of works and experiences, the need to expand teaching and research initiatives to work on the education of ethnic-racial relations in the teaching of human evolution is highlighted. <![CDATA[STUDENT PERCEPTIONS ABOUT EDUCATION FOR SUSTAINABILITY IN DEGREE COURSES IN BIOLOGY IN THE AMAZON REGION OF PARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O estudo objetivou refletir sobre as percepções de discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense a respeito da abordagem e contribuições da Educação para a Sustentabilidade para esses professores em formação. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu 50 estudantes de cinco instituições de ensino superior diferentes, na mesma região. Com relação às dimensões da Educação para a Sustentabilidade na formação, as percepções são pautadas, essencialmente, na valorização de aspectos pedagógicos relacionados com as disciplinas e na inserção de novas abordagens interdisciplinares e contextualizadas no decorrer do processo formativo, revelando carência nas dimensões que envolvem o respeito, a diversidade e a cultura. Assim, apesar de alguns aspectos formativos terem sido destacados positivamente, atenta-se para a necessidade de reflexão e (re)adequação na abordagem de algumas temáticas na formação ofertada, no tocante à estrutura curricular, prática docente e mesmo no posicionamento sociopolítico e ambiental das instituições de ensino.<hr/>RESUMEN: El estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre las percepciones de los estudiantes de los cursos de Licenciatura en Biología de la región amazónica paraense con respecto al enfoque y contribuciones de la Educación para la Sustentabilidad para estos profesores en formación. De naturaleza cualitativa, la investigación involucró a 50 estudiantes de cinco instituciones de enseñanza superior diferentes, en la misma región. Con relación a las dimensiones de la Educación para la Sustentabilidad en la formación, las percepciones son pautadas, esencialmente, en la valoración de aspectos pedagógicos relacionados con las disciplinas y en la inserción de nuevos enfoques interdisciplinarios y contextualizados en el curso del proceso formativo, revelando carencia en las dimensiones que envuelven el respeto, la diversidad y la cultura. Así, a pesar de que algunos aspectos formativos han sido destacados positivamente, se presta atención a la necesidad de reflexión y (re)adecuación en el abordaje de algunas temáticas en la formación ofrecida, en lo relativo a la estructura curricular, práctica docente e incluso en el posicionamiento sociopolítico y ambiental de las instituciones educativas.<hr/>ABSTRACT: The study aimed to reflect on the perceptions of students of undergraduate courses in Biology of the Amazon region of Pará regarding the approach and contributions of Education for Sustainability for these teachers in training. Qualitative in nature, the research involved 50 students from five different higher education institutions in the same region. Regarding the dimensions of Education for Sustainability in training, the perceptions are guided by aspects related to the disciplines and the insertion of new interdisciplinary and contextualized approaches in the course of the formative process, revealing lack of dimensions that involve respect, diversity and culture. Thus, although some formative aspects have been highlighted positively, attention is paid to the need for reflection and (re)adequacy in the approach of some themes in the training offered, regarding the curricular structure, teaching practice and even in the sociopolitical and environmental positioning of educational institutions. <![CDATA[A STUDY ON THE IMPACT OF EMERGENCY REMOTE EDUCATION ON THE ENGAGEMENT AND LEARNING OUTCOMES OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Na pandemia pela COVID-19, as universidades estabeleceram o Ensino Remoto Emergencial (ERE), sujeitando alunos ingressantes a cursarem os primeiros anos de graduação à distância, possivelmente influenciando o engajamento escolar e os resultados de aprendizagem, isto é, a satisfação subjetiva da experiência universitária. O objetivo deste estudo, de metodologia mista por triangulação sequencial, foi investigar o impacto do ERE no engajamento e sua relação com os resultados de aprendizagem de calouros dos cursos de graduação em Química (Bacharelado, Licenciatura e Industrial). A Modelagem por Equações Estruturais de dados coletados por escalas psicométricas demonstrou um efeito direto do engajamento nos resultados de aprendizagem, sendo as dimensões sociais as mais afetadas pelo ERE. Já a Análise de Conteúdo dos Mapas Conceituais (MCs) produzidos nas entrevistas com os alunos revelou uma perspectiva predominantemente negativa sobre o impacto do ERE no engajamento e um ponto de vista neutro em relação aos resultados de aprendizagem.<hr/>RESUMEN: En la pandemia de COVID-19, las universidades establecieron la Educación Remota de Emergencia (ERE), sometiendo a los estudiantes entrantes a estudiar los primeros años de su carrera de forma remota, influyendo posiblemente en la participación escolar y los resultados del aprendizaje (i.e., la satisfacción subjetiva de la experiencia universitária). El objetivo deste estudio, utilizando una metodología mixta mediante triangulación secuencial, fue investigar el impacto de los ERE en la participación y su relación con los resultados del aprendizaje de estudiantes de primer año de cursos de pregrado en Química (Bachillerato, Licenciatura y Industrial). El Modelado de Ecuaciones Estructurales de datos recopilados utilizando escalas psicométricass demostró un efecto directo de la participación escolar en los resultados del aprendizaje, siendo las dimensiones sociales las más afectadas por ERE. El Análisis de Contenido de los Mapas Conceptuales (MC) producidos en entrevistas con estudiantes reveló una perspectiva predominantemente negativa sobre el impacto de los ERE en la participación y un punto de vista neutral en relación con los resultados del aprendizaje.<hr/>ABSTRACT: During the COVID-19 pandemic, universities established Emergency Remote Education (ERE), subjecting freshmen students to studying the first years of their degree remotely, possibly influencing school engagement and learning outcomes (i.e., the subjective satisfaction of the university experience). This study aimed to investigate the impact of ERE on engagement and its relationship with the learning outcomes of freshmen students in undergraduate Chemistry courses (Bachelor, Licentiate, and Industrial) using a mixed method with sequential triangulation. Structural Equation Modeling of data collected using psychometric scales demonstrated a direct effect of engagement on learning outcomes, with social dimensions being the most affected by ERE. The Content Analysis of Concept Maps (CMs) produced during interviews with students revealed a predominantly negative perspective on the impact of ERE on engagement and a neutral point of view considering learning outcomes. <![CDATA[Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Discute-se, fundamentado na História Cultural da Ciência e nas perspectivas de uma Educação em Ciências para Justiça Social, como o estudo histórico-cultural da prática científica de registro de eclipses totais em fins do século XIX e início do século XX, em aulas de física, possibilitou reflexões a respeito da participação e visibilização do trabalho de diferentes atores sociais na ciência. Para tanto, apresentamos resultados de uma pesquisa empírica pautada na metodologia de Pesquisa-Ação Histórica e com foco no Eclipse de Sobral de 1919. Os resultados apontam que os estudantes, ao longo da pesquisa, problematizaram o papel de diferentes participantes daquela prática científica, incluindo aqueles que não são cientistas, e como as questões de desigualdade social se fazem presentes na visibilização dos trabalhos dos diferentes atores sociais na ciência.<hr/>RESUMEN: Basado en la Historia Cultural de la Ciencia y en las perspectivas de la Educación Científica para la Justicia Social, discutir cómo el estudio histórico-cultural de la práctica científica de registro de eclipses totales em clase de física, permite reflexionar sobre la participación y visibilización del trabajo de los diferentes actores sociales en la ciencia. Para eso, presentamos una investigación empírica, abordando el Eclipse de Sobral de 1919 y basada en la metodología de la Investigación Acción Histórica. Los resultados indican que los estudiantes, a lo largo de la investigación, problematizaron el papel de los diferentes participantes en esa práctica científica, incluidos aquellos que no son científicos, y cómo cuestiones de desigualdad social están presentes en la visibilidad del trabajo de los diferentes actores sociales en la ciencia.<hr/>ABSTRACT: Based on the Cultural History of Science and in the perspectives of Science Education for Social Justice, intends to discuss, in physics classes, how the historical-cultural study of the scientific practice of recording total eclipses allows for reflections on the participation and visibility of the work of different social actors in science. To this end, we present empirical research addressing the 1919 Sobral Eclipse and based on the Historical Action Research methodology. The results indicate that students, throughout the research, problematized the role of different participants in that scientific practice, including those who are not scientists, and how issues of social inequality are present in the visibility of the work of different social actors in science. <![CDATA[INCLUSIVE EDUCATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES: social representations of Biological Sciences preservice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O presente estudo teve como objetivo comparar as Representações Sociais (RS) manifestadas pelos licenciandos acerca da educação inclusiva da pessoa com deficiência. A investigação fundamenta-se a partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais e apresenta uma abordagem mista. Os participantes foram licenciandos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul da Bahia. Quanto à coleta de dados, utilizamos um questionário de Associação Livre de Palavras. Em relação à metodologia de análise dos dados, utilizamos a fórmula da Ordem Média de Evocações e a análise de similitude utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam que as RS dos licenciandos ingressantes estão relacionadas à ideia de Inclusão, Respeito, Direito, Metodologia, Acessibilidade e Formação. Quanto às RS dos licenciandos concluintes, essas são pautadas numa ideia de Direito, Deficiência, Inclusão, Formação, Acessibilidade e Metodologia. Além disso, a análise indicou que tanto os ingressantes quanto os concluintes associam a educação inclusiva a um direito que deve ser respeitado.<hr/>RESUMEN: El objetivo de este estudio fue comparar las Representaciones Sociales (RS) de estudiantes universitarios sobre la educación inclusiva para personas con discapacidad. La investigación se basa en el marco teórico de la Teoría de las Representaciones Sociales y presenta un enfoque mixto. Los participantes fueron estudiantes de grado del primero y último año de la carrera de Ciencias Biológicas de una universidad pública del sur de Bahía. En cuanto a la recogida de datos, se utilizó un cuestionario de Asociación Libre de Palabras. En cuanto a la metodología utilizada para el análisis de los datos, se utilizó la fórmula del Orden Medio de Evocaciones y el análisis de similitud mediante el software IRaMuTeQ. Los resultados indican que las RS de los estudiantes de primer año de licenciatura están relacionadas con la idea de Inclusión, Respeto, Derecho, Metodología, Accesibilidad y Formación. En cuanto a las RS de los estudiantes que finalizan sus estudios, se basan en la idea de Derecho, Discapacidad, Inclusión, Formación, Accesibilidad y Metodología. Además, el análisis mostró que tanto los estudiantes del primero año como los del último año asocian la educación inclusiva con un derecho que debe ser respetado.<hr/>ABSTRACT: The aim of this study was to compare the Social Representations (SR) of preservice students about inclusive education for people with disabilities. The investigation is based on the theoretical framework of Social Representations Theory and employs a mixed-methods approach. The participants were preservice students of the first year and last year of the Biological Sciences degree course at a public university in the south of Bahia. As for data collection, we used a Free Word Association questionnaire. In terms of data analysis methodology, we used the Average Order of Evocations formula and similarity analysis applying the IRaMuTeQ software. The results indicate that the SR of the first year preservice are related to the idea of Inclusion, Respect, Law, Methodology, Accessibility and Training. As for the SRs of last year preservice students, they are based on the idea of Law, Disability, Inclusion, Training, Accessibility and Methodology. In addition, the analysis showed that both associate inclusive education with a right that must be respected. <![CDATA[POPULAR SONGS IN TEACHING GENETICS AND EVOLUTION: BREAKING STEREOTYPES AND SCIENTIFIC RACISM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da memória biocultural e das questões sociocientíficas para o ensino de genética e evolução. O objetivo é dialogar sobre a Memória Biocultural e contextualização do ensino de Genética e Evolução para destruição de preconceitos e estereótipos em relação à raça negra. Na metodologia, dentre os variados métodos de análise de conteúdo de Bardin, adotou-se a técnica de análise avaliativa para a interpretação de três canções que enaltecem e três músicas que são pejorativas ao povo negro. Dialoga-se sobre as diversas formas que o racismo científico se instaura no imaginário brasileiro e as implicações que as músicas pejorativas causam na vida em sociedade.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta una reflexión sobre la importancia de la memoria biocultural y las cuestiones socio científicas para la enseñanza de la genética y la evolución. El objetivo es discutir la Memoria Biocultural y contextualizar la enseñanza de la Genética y la Evolución para destruir prejuicios y estereotipos con relación a la raza negra. En la metodología, entre los variados métodos de análisis de contenido de Bardin, se adoptó la técnica del análisis evaluativo para la interpretación de tres canciones que elogian y tres canciones que son peyorativas hacia las personas negras. Discute las diferentes formas en que el racismo científico se instala en el imaginario brasileño y las implicaciones que la música peyorativa tiene en la vida en sociedad.<hr/>ABSTRACT: This article presents a reflection on the importance of biocultural memory and socio-scientific issues for teaching genetics and evolution. The objective is to discuss Biocultural Memory and contextualize the teaching of Genetics and Evolution to destroy prejudices and stereotypes in relation to the black race. In the methodology, among Bardin's varied content analysis methods, the evaluative analysis technique was adopted for the interpretation of three songs that praise and three songs that are pejorative to black people. It discusses the different ways in which scientific racism is established in the Brazilian imagination and the implications that pejorative music has for life in society. <![CDATA[The role of the problem in the socioscientific issues and in the discursive dynamics of the classroom]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Com base na teoria sócio-histórico-cultural da atividade e no programa de pesquisa das questões sociocientíficas, discute-se o papel do problema como elemento de continuidade e articulação entre atividades de uma sequência didática, a partir da análise do movimento discursivo da problematização e deslocamento de contextos com o fim de produzir significado aos conteúdos, bem como negociar motivos entre professores e estudantes. Para tanto, um conjunto de aulas executadas em uma sequência didática foi categorizado para identificar “atividades”, “conteúdos”, “problema” e a articulação dessas duas últimas categorias. Em seguida, foram analisadas estratégias discursivas mobilizadas por uma professora de Química e por seus estudantes em um episódio representativo do processo de compreensão e resolução do problema. Constata-se que a multidimensionalidade da abordagem problematizadora contribui para a negociação e o compartilhamento de motivos e tem potencial para expandir a influência do programa de pesquisa das questões sociocientíficas sobre outras esferas da sociedade além da própria escola.<hr/>RESUMEN: A partir de la teoría socio-histórico-cultural de la actividad y del programa de investigación de las cuestiones sociocientíficas, se discute el papel del problema como elemento de continuidad y articulación entre actividades de una secuencia didáctica, a partir del análisis del movimiento discursivo de problematización y desplazamiento de contextos con el fin de producir significado al contenido, así como negociar motivos entre profesores y estudiantes. Para ello, se categorizó un conjunto de clases realizadas en una secuencia didáctica para identificar “actividades”, “contenidos”, “problemas” y la articulación de estas dos últimas categorías. A continuación, se analizaron las estrategias discursivas movilizadas por una profesora de Química y sus alumnos en un episodio representativo del proceso de comprensión y resolución del problema. Parece que la multidimensionalidad del enfoque problematizador contribuye a la negociación y el intercambio de motivos y tiene el potencial de ampliar la influencia del programa de investigación sobre cuestiones sociocientíficas en otras esferas de la sociedad más allá de la escuela misma.<hr/>ABSTRACT: Based on socio-historical-cultural theory of activity and on the research program of the socio-scientific issues, the role of the problem as an element of continuity and articulation between activities of a didactic sequence is discussed, based on the analysis of the discursive movement of problematization and displacement of contexts to produce meaning to contents, as well as negotiate motives between teachers and students. To this end, a set of classes carried out in a didactic sequence was categorized to identify “activities”, “contents”, “problem” and the articulation of these last two categories. Next, discursive strategies mobilized by a Chemistry teacher and her students were analyzed in a representative episode of the process of understanding and solving the problem. It appears that the multidimensionality of the problematizing approach contributes to the negotiation and sharing of motives and has the potential to expand the influence of the research program on socio-scientific issues on other spheres of society beyond the school itself <![CDATA[The Curriculum Guidelines for Environmental Education in Curitiba from a ecophenomenological perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este texto apresenta os resultados de um estudo que analisou as Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental (DCMEA) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, objetivando investigar se o documento preconiza a dimensão do sensível e as experiências estéticas na educação ambiental. Esta investigação se instala no campo dos estudos qualitativos, à luz da ecofenomenologia, tendo como foco a pesquisa documental nas DCMEA e entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais envolvidos na escrita deste documento. Os resultados apontam que o documento contempla a sensibilidade e avança na superação de dualismos cartesianos. Contudo, há lacunas concernentes à viabilização de experiências sensibilizantes do educar para a atenção, do desenvolver outras formas de interrogar a organização social, as relações culturais e seus processos históricos encarnados na vida e nas relações.<hr/>RESUMEN: Este texto presenta los resultados de un estudio que analizó las Directrices Curriculares Municipales para la Educación Ambiental (DCMEA) del Departamento Municipal de Educación de Curitiba, con el objetivo de investigar si el documento aboga por la dimensión de la sensibilidad y las experiencias estéticas en la educación ambiental. Esta investigación se instala en el campo de los estudios cualitativos, a la luz de la ecofenomenología, centrándose en una investigación documental sobre el DCMEA y entrevistas semiestructuradas a cuatro profesionales involucrados en la redacción de este documento. Los resultados indican que el documento contempla sensibilidad y avances en la superación de los dualismos cartesianos. Sin embargo, existen vacíos en cuanto a la viabilidad de sensibilizar experiencias de educar para la atención, de desarrollar otras formas de cuestionar la organización social, las relaciones culturales y sus procesos históricos encarnados en la vida y las relaciones.<hr/>ABSTRACT: This text presents the results of a study that analyzed the Municipal Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCMEA) of the Municipal Department of Education of Curitiba, aiming to investigate whether the document advocates the dimension of sensitivity and aesthetic experiences in environmental education. This investigation is installed in the field of qualitative studies, in the light of ecophenomenology, focusing on documentary research on the DCMEA and semi-structured interviews with four professionals involved in the writing of this document. The results indicate that the document contemplates sensitivity and advances in overcoming Cartesian dualisms. However, there are gaps concerning the feasibility of sensitizing experiences of educating for attention, of developing other ways of questioning social organization, cultural relations and their historical processes embodied in life and relationships. <![CDATA[Memory and Meaning-Making about Chemical Substance: an Analysis from Remembering Theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100216&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados alcançados de uma análise acerca do início do processo de construção de significados do conceito de substância química por uma dupla de estudantes do ensino fundamental a partir da teoria da rememoração. Para isso, adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa e uma análise ideográfica, adaptamos o método da descrição de Bartlett, e a dupla de estudantes respondeu um questionário, explorou três materiais educativos sobre o conceito de substância química e depois respondeu três questões sobre o referido conceito no intervalo de trinta minutos, sete e quinze dias. O diálogo entre a dupla foi registrado em áudio e vídeo, durante a resolução das questões, para posterior transcrição e análise. Na análise observamos algumas modificações mnemônicas, tais como elaborações, transformações, transferências e importações. Essas modificações podem expressar a emergência de novos significados, a partir da ressignificação do conhecimento prévio frente ao novo.<hr/>RESUMEN: El objetivo de este artículo es presentar los resultados obtenidos de un análisis del inicio del proceso de construcción de significados del concepto de sustancia química por parte de una pareja de estudiantes de educación primaria utilizando la teoría de la rememoracíon. Para lograrlo, a través de una investigación cualitativa y un análisis ideográfico, adaptamos el método de descripción de Bartlett, y la pareja de estudiantes respondió un cuestionario, exploró tres materiales educativos sobre el concepto de sustancia química, y luego respondió tres preguntas sobre el concepto en intervalos de treinta minutos, siete días y quince días. El diálogo entre la pareja fue grabado en audio y video durante la resolución de las preguntas, para su posterior transcripción y análisis. En el análisis, observamos algunas modificaciones mnemónicas, como elaboraciones, transformaciones, transferencias e importaciones. Estas modificaciones pueden expresar la emergencia de nuevos significados a través de la resignificación del conocimiento previo a la luz de la nueva información.<hr/>ABSTRACT: The aim of this article is to present the results obtained from an analysis of the beginning of the process of constructing meanings of the concept of chemical substance by a pair of elementary school students using the remembering theory. To achieve this, through qualitative research and ideographic analysis, we adapted Bartlett's description method, and the student pair answered a questionnaire, explored three educational materials on the concept of chemical substance, and then answered three questions about the concept in intervals of thirty minutes, seven days, and fifteen days. The dialogue between the pair was recorded in audio and video during the resolution of the questions, for subsequent transcription and analysis. In the analysis, we observed some mnemonic modifications, such as elaborations, transformations, transfers, and importation. These modifications can express the emergence of new meanings through the re-signification of prior knowledge in light of the new information. <![CDATA[ARGUMENTATION AND ITS USE IN THE CLASSROOM: CONCEPTIONS OF HIGHER EDUCATION CHEMISTRY TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100217&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O artigo teve por objetivo compreender os sentidos que os professores de um curso de licenciatura em Química atribuem à argumentação. Trata-se de uma investigação qualitativa, em que se usou a teoria da argumentação no seu decurso metodológico e os procedimentos da Análise de Conteúdo para interpretar as informações obtidas por meio de entrevista discursiva. Mediante esse processo identificou-se um conceito para argumentação alinhado com as perspectivas lógica, retórica e dialética. Todos os professores, com exceção de um deles (P1), declararam que a argumentação é importante para o ensino de Química e mencionaram que o trabalho independente, o debate e a pergunta, foram as estratégias adotadas. Os resultados revelaram interdependência entre as categorias conceitual, epistemológica e didática; desse modo, as concepções dos professores a respeito da argumentação influenciaram no conceito para argumentação elaborado por eles, bem como no entendimento de como a argumentação pode ser usada em sala de aula.<hr/>RESUMEN El artículo tuvo como objetivo comprender los significados que adquiere la argumentación para los docentes de la carrera de Química. Se trata de una investigación cualitativa, en la que se utilizó la teoría de la argumentación en su recorrido metodológico y procedimientos de Análisis de Contenido para interpretar la información obtenida a través de entrevistas discursivas. A través de este proceso se identificó un concepto de argumentación alineado con las perspectivas lógicas, retórica y dialéctica. Todos los docentes, a excepción de uno de ellos (P1), declararon que la argumentación es importante para la enseñanza de la Química y mencionaron que el trabajo independiente, el debate y el cuestionamiento fueron las estrategias adoptadas. Los resultados revelaron interdependencia entre las categorías conceptual, epistemológica y didáctica, así, las concepciones de los docentes sobre la argumentación influyeron en el concepto de argumentación desarrollado por ellos, así como en la comprensión de cómo la argumentación puede ser utilizada en el aula<hr/>ABSTRACT: The article aimed to understand the meanings of argumentation for teachers of a Chemistry degree course. It is about qualitative research in which the theory of argumentation was used in its methodological course and Content Analysis procedures to interpret the information obtained through discursive interviews. Through this process, a concept for argumentation was identified and aligned with the logical, rhetorical, and dialectical perspectives. All teachers, except for one (P1), declared that argumentation is essential for teaching Chemistry and mentioned that independent work, debate, and questioning were adopted. The results revealed interdependence between the categories conceptual, epistemological, and didactic. Thus, the teachers' conceptions regarding argumentation influenced the concept of argumentation they developed and their understanding of how argumentation can be used in the classroom <![CDATA[Analysis of research activities produced by Biological Sciences undergraduates: implications for teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100218&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem de ensino que enfatiza maior liberdade de participação dos estudantes. Sabendo disso, esta pesquisa qualitativa e descritiva, visa identificar e analisar os elementos investigativos presentes em atividades de investigação produzidas por licenciandos no intuito de compreender os desafios e possibilidades encontrados em sua produção. A coleta dos dados ocorreu durante um curso de formação ofertado aos licenciandos em Ciências Biológicas relativo ao EnCI. As sete atividades produzidas pelos licenciandos foram analisadas por meio de um instrumento analítico composto por elementos essenciais à investigação. Os resultados revelaram que a maior parte das atividades apresentaram os elementos investigativos: problema, hipóteses, confronto de hipóteses, evidências e conclusão. Todavia, houve dificuldades nas etapas de formulação de hipóteses, identificação de evidências e conclusão. Portanto, considera-se necessário que os licenciandos sejam preparados para a elaboração de atividades investigativas que contemplem os elementos que fundamentam o EnCI.<hr/>RESUMEN: La enseñanza de las ciencias mediante investigación (EnCI) es un enfoque de enseñanza que enfatiza una mayor libertad de participación de los estudiantes. Sabiendo esto, esta investigación cualitativa y descriptiva tiene como objetivo identificar y analizar los elementos investigativos presentes en las actividades de investigación producidas por estudiantes de pregrado con el fin de comprender los desafíos y posibilidades encontradas en su producción. La recolección de datos se realizó durante un curso de capacitación ofrecido a graduados en Ciencias Biológicas relacionado con EnCI. Las siete actividades producidas por los estudiantes de pregrado fueron analizadas mediante un instrumento analítico compuesto por elementos esenciales para la investigación. Los resultados revelaron que la mayoría de las actividades presentaron elementos investigativos: problema, hipótesis, comparación de hipótesis, evidencia y conclusión. Sin embargo, hubo dificultades en las etapas de formulación de hipótesis, identificación de evidencia y conclusión. Por lo que se considera necesario que los estudiantes de posgrado estén preparados para realizar actividades investigativas que incluyan los elementos que subyacen a la EnCI.<hr/>ABSTRACT: Science Teaching by Inquiry (EnCI) is a teaching approach that emphasizes greater freedom of student participation. Knowing this, this qualitative and descriptive research aims to identify and analyze the investigative elements present in research activities produced by undergraduate students to understand the challenges and possibilities found in their production. Data collection took place during a training course offered to Biological Sciences graduates related to EnCI. The seven activities produced by the undergraduate students were analyzed using an analytical instrument composed of elements essential to the investigation. The results revealed that most of the activities presented investigative elements: problem, hypotheses, comparison of hypotheses, evidence and conclusion. However, there were difficulties in the stages of formulating hypotheses, identifying evidence and concluding. Therefore, it is considered necessary that graduate students are prepared to carry out investigative activities that include the elements that underlie the EnCI. <![CDATA[LOCAL BIODIVERSITIES AS INTERCULTURAL ELEMENTS: ANALYSIS OF DISCURSIVE MOVEMENTS IN INITIAL TEACHING TRAINING IN SCIENCES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa teve como objetivo analisar os posicionamentos discursivos de uma licencianda durante o desenvolvimento de uma oficina pedagógica intercultural (OPI) quando situações-problemas envolvendo as biodiversidades são enfatizadas. Orientados pela abordagem teórico metodológica da análise do discurso bakthiniana, os dados são provenientes da OPI realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza). Como resultados principais observamos que as interações discursivas no primeiro momento da OPI desencadeou posicionamentos discursivos que respondem a uma cultura performática do que é ser professor(a) de ciências. No decorrer das discussões na atividade, alguns deslocamentos dessa performance provocou movimentos dialógicos que transitavam entre discursos, produzindo hibridações entre a Ciência Moderna e de outras Ciências, via conhecimentos populares. Esse fenômeno transcende a compartimentalização curricular, construindo uma perspectiva intercultural crítica que busca não esvaziar as contradições socioculturais que atravessam as relações dos sujeitos(as) e das biodiversidades locais<hr/>RESUMEN: La investigación tuvo como objetivo analizar las posiciones discursivas de un estudiante de posgrado durante el desarrollo de un taller pedagógico intercultural (OPI) cuando se enfatizan situaciones-problema que involucran la biodiversidad. Guiados por el enfoque teórico metodológico del análisis del discurso baktiniano, los datos provienen del OPI realizado en la Licenciatura en Educación Rural (énfasis en Ciencias Naturales) en 2018. Como principales resultados observamos que las interacciones discursivas en el primer momento de la OPI desencadenó posiciones discursivas que responden a una cultura performativa. Durante las discusiones en la actividad, algunos desplazamientos de esta performance provocaron movimientos dialógicos que transitaron en discursos ambivalentes, produciendo hibridaciones entre discursos de la Ciencia Moderna y otras Ciencias, vía saberes populares. Este fenómeno trasciende la compartimentación curricular, construyendo una perspectiva intercultural crítica que busca no vaciar las contradicciones socioculturales que atraviesan las relaciones entre los sujetos y la biodiversidad local<hr/>ABSTRACT: The research aimed to analyze the discursive positions of a postgraduate student during the development of an intercultural pedagogical workshop (OPI) when problem situations involving biodiversity are emphasized. Guided by the methodological theoretical approach of Baktinian discourse analysis, the data comes from the OPI carried out in the Bachelor of Rural Education (emphasis in Natural Sciences) in 2018. As main results, we observe that the discursive interactions in the first moment of the OPI triggered positions discursives that respond to a performative culture. During the discussions in the activity, some displacements of this performance provoked dialogic movements that transited in ambivalent discourses, producing hybridizations between discourses of Modern Science and other Sciences, via popular knowledge. This phenomenon transcends curricular compartmentalization, building a critical intercultural perspective that seeks not to empty the sociocultural contradictions that cross the relationships between subjects and local biodiversity <![CDATA[Scientific and Technological Literacy as Social Transformation: a reflection for its promotion in science teaching using Social Technology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100220&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O objetivo que direciona este trabalho é o de refletir teoricamente sobre a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como transformação social, no contexto de sala de aula, a partir de uma Tecnologia Social (TS). Nessa perspectiva, revisitamos os conceitos previamente estabelecidos na literatura sobre a ACT e transformação social e apresentamos proposições de um referencial teórico para o contexto escolar. Na perspectiva da ACT escolar, apontamos algumas considerações para se desenvolver a transformação social, entre elas: o ensino de Ciências como prática social, a inserção da TS como um modelo social e didático a ser estudado, a intencionalidade do professor em desenvolver a ACT escolar e a argumentação como prática epistêmica para a identificação da ACT como transformação social<hr/>RESUMEN: El objetivo de este trabajo es reflexionar teóricamente sobre la comprensión e identificación de posibilidades para promover la Alfabetización Científica y Tecnológica (ACT) como transformación social, en el contexto del aula, basada en la Tecnología Social (TS). Considerando esta perspectiva, revisamos ideas ya consolidadas en la literatura sobre ACT y transformación social y presentamos propuestas para un marco teórico para el contexto escolar. Desde la perspectiva de la ACT escolar, señalamos algunas consideraciones para desarrollar la transformación social, entre ellas: la enseñanza de las ciencias como práctica social, la inserción de la TS como modelo social y didáctico a estudiar, la intencionalidad del docente en desarrollar la ACT escolar y la argumentación como práctica epistémica para identificar la ACT como transformación social<hr/>ABSTRACT: The objective behind this work is to reflect theoretically on understanding and identifying possibilities for promoting Scientific and Technological Literacy (STL) as social transformation, in the classroom context, based on Social Technology (ST). Considering this perspective, we revisit ideas already consolidated in the literature on STL and social transformation and present propositions for a theoretical framework for the school context. From the perspective of school STL, we point out some considerations to developing social transformation, including science teaching as a social practice, the insertion of ST as a social and didactic model to be studied, the teacher's intentionality in developing school STL and argumentation as an epistemic practice to identify STL as Social Transformation <![CDATA[HUMANIZING SCIENTIFIC EDUCATION PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY PEOPLE: THEORETICAL ARTICULATION AND PRINCIPLES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100221&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo, apresentamos elementos teóricos e princípios que constituíram uma proposta pedagógica para uma Educação Científica Humanizadora no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, fundamentada na articulação entre o Ensino de Ciências por Investigação e a perspectiva dialógico-problematizadora freireana. Esta articulação considerou a aproximação entre eixos fundantes de cada uma das perspectivas, buscando atender a demandas e características específicas dos sujeitos em foco, entre as quais, destacamos: a noção de sujeito social, não neutro, epistêmico e ontológico; a compreensão de problema investigativo como instrumento potencial humanizador; a concepção de diálogo de saberes e de agência epistêmica; e a noção de participação social a partir da cultura científica. Assim, a proposta de educação científica humanizadora pressupõe reconhecer e valorizar os sujeitos e suas experiências, promover aproximação à cultura científica por meio do diálogo de saberes e valorização de diferentes conhecimentos e problematizar a realidade como caminho para a alfabetização científica-política.<hr/>RESUMEN: En este artículo, presentamos elementos teóricos y principios que constituyeran una propuesta pedagógica para una Educación Científica Humanizadora en el contexto de la Educación de Personas Jóvenes, Adultos y Ancianas, fundamentado a partir de la articulación entre la Enseñanza de las Ciencias a través de la Investigación y la perspectiva dialógico-problematizadora freireana. Esta articulación consideró la aproximación entre ejes fundacionales de cada una de las perspectivas, buscando satisfacer demandas y características específicas de los sujetos en foco, entre los cuales, destacamos: la noción de sujeto social, no neutro, epistémico y ontológico; a entender el problema investigativo como instrumento potencial humanizador; la concepción del diálogo de saberes y agencia epistémica; y la noción de participación social desde la cultura científica. Así, la propuesta de educación científica humanizadora presupone reconocer y valorar los sujeitos y sus experiéncias, promover aproximación a la cultura científica a través del diálogo de saberes y la valoración de diferentes conocimientos y problematizar la realidad como camino para la alfabetización científico-política.<hr/>ABSTRACT: In this article, we present theoretical elements and principles that constituted a pedagogical proposal for a Humanizing Scientific Education in the context of Education for Young, Adult and Elderly People, based on the articulation between Science Teaching by Research and the Freirean dialogical-problematizing perspective. This articulation have considered the approximation between the founding axes of each of the perspectives, seeking to reach specific demands and characteristics of the subjects in focus, among which we highlight: the notion of social subject, non-neutral, epistemic and ontological; the understanding of investigative problem as a potential humanizing instrument; the conception of dialogue of knowledge and epistemic agency; and the notion of social participation from the scientific culture. This way, the proposal for humanizing scientific education presupposes to recognize and value the subjects and their experiences, promoting an approximation to scientific culture through the knowledge dialogues and valuing different knowledge and problematizing reality as a path to scientific-political literacy. <![CDATA[CONCEPTION OF INCLUSION IN RESEARCH IN SCIENCE TEACHING WITH STUDENTS ON THE AUTISTIC SPECTRUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100222&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A partir de pesquisas nacionais e internacionais do período de 1943 a 2022, este manuscrito teve por objetivo discutir perspectivas de inclusão de pessoas autistas em aulas de ciências. Trata-se de uma investigação bibliográfica que resultou em 19 artigos (oito nacionais e 11 internacionais) submetidos a uma análise sob orientação teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Percebemos que, majoritariamente, as pesquisas de intervenção pedagógica ocorreram em salas de Atendimento Educacional Especializado sem a relação com os pares da sala de aula comum. Muitas delas como ações pedagógicas estanques sem uma proposta articulada e continuada em projetos escolares. Identificamos poucas justificativas acerca do ensino de conhecimentos de ciências em contribuições para a superação de interrupções explicitadas - a dificuldade de pessoas com autismo em relação a comunicação e vínculos sociais. Apontamos a necessidade de ampliação de investigações na área de ensino de ciências com estudantes no espectro autista.<hr/>RESUMEN: Basado en investigaciones nacionales e internacionales desde 1943 hasta 2022, el objetivo de este manuscrito es discutir las perspectivas sobre la inclusión de autistas en las clases de ciencias. Se trata de una investigación bibliográfica que resultó en 19 artículos (ocho nacionales y 11 internacionales) analizados bajo la orientación teórico-metodológica de la Teoría Histórico-Cultural y del Materialismo Histórico-Dialéctico. Nos dimos cuenta de que la mayoría de las investigaciones de intervención pedagógica se desarrollaban en aulas de Atención Educativa Especializada sin relación con los compañeros del aula ordinaria. Muchas de ellas eran acciones pedagógicas estancas sin una propuesta articulada y continuada en proyectos escolares. Identificamos pocas justificaciones para la enseñanza de conocimientos científicos para superar las interrupciones explicitadas, las dificultades de las personas con autismo para comunicación y vínculos sociales. Señalamos la necesidad de ampliar la investigación en el área de la enseñanza de las ciencias con alumnos del espectro autista.<hr/>ABSTRACT: Based on national and international research from 1943 to 2022, the aim of this manuscript was to discuss perspectives on the inclusion of autistic people in science classes. It is a bibliographical investigation that resulted in 19 articles (eight national and 11 international) being analyzed under the theoretical-methodological guidance of Historical-Cultural Theory and Historical-Dialectical Materialism. We found that most of the pedagogical intervention research took place in Specialized Educational Care rooms without any relationship with the peers in the ordinary classroom. Many of them were fragmented pedagogical actions without an articulated and continuous proposal in school projects. We identified a few justifications for teaching science knowledge to contribute to overcoming the explicit interruptions - the difficulties people with autism face in terms of communication and social bonds. We point to the need to expand research in science teaching with students on the autistic spectrum. <![CDATA[The presence and treatment of human evolution in the PCN and BCNN of elementary education: a comparative analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100223&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A pesquisa objetiva analisar a presença e o tratamento da evolução humana em três documentos curriculares nacionais do ensino fundamental: os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A investigação possui caráter documental, com uso das técnicas de análise de conteúdo de Bardin. As unidades de análise selecionadas para o exame da evolução humana restringiram-se à área de conhecimento das Ciências Naturais, sendo frequenciadas e categorizadas de acordo com o seu conteúdo manifesto e latente. Os dados encontrados revelam uma escassez de conteúdos referentes à evolução humana nesses documentos e uma abordagem abrangente e superficial deste tópico pautada nos aspectos mais gerais da evolução, sem especificar conteúdos direcionados aos hominínios. O estudo abre caminhos para questionar a incipiência da evolução biológica no ensino fundamental, já que a ausência da compreensão evolutiva a longo prazo pode acarretar em prejuízos no debate público sobre a Ciência e em impactos no âmbito da cidadania e da saúde pública.<hr/>RESUMEN: La investigación tiene como objetivo analizar la presencia y el tratamiento de la evolución humana en tres documentos curriculares nacionales de educación primaria: el PCN (1997; 1998) y el BNCC (2017). La investigación es de carácter documental, utilizando las técnicas de análisis de contenido de Bardin. Las unidades de análisis seleccionadas para el examen de la evolución humana se restringieron al área de conocimiento de las Ciencias Naturales, y fueron cuantificadas y categorizadas según su contenido manifiesto y latente. Los datos encontrados revelan una escasez de conocimientos sobre la evolución humana en estos documentos y un enfoque global y superficial de este tema basado en los aspectos más generales de la evolución, sin especificar contenidos dirigidos a los homínidos. El estudio abre caminos para cuestionar la incipiencia de la evolución biológica en la educación primaria, ya que la ausencia de una comprensión evolutiva a largo plazo puede tener un efecto perjudicial en el debate público sobre la ciencia y repercusiones en la ciudadanía y la salud pública<hr/>ABSTRACT: The aim of this research is to analyze the presence and treatment of human evolution in three national curriculum documents for elementary education: the PCN (1997; 1998) and the BNCC (2017). The research has a documentary nature, using Bardin's content analysis techniques. The units of analysis selected for the examination of human evolution were restricted to the area of knowledge of the Natural Sciences, nd were quantified and categorized according to their manifest and latent content. The data found reveals a scarcity of knowledge regarding human evolution in these documents and a comprehensive and superficial approach to this topic based on the most general aspects of evolution, without specifying content aimed at hominins. The study opens ways to question the incipience of biological evolution in elementary education, since the lack of long-term evolutionary understanding can have a detrimental effect on the public debate on science and impacts on citizenship and public health <![CDATA[THE DIDACTIC-PEDAGOGICAL TRAINING OF PHYSICS STUDENTS UNDERGRADUATES IN A DUAL MODALITY CONTEXT: SOME DISAGREEMENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100224&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar indícios da formação didático-pedagógica de licenciandos em Física sob o contexto de um curso de dupla modalidade de formação. O corpus da pesquisa foi desenvolvido a partir do acompanhamento de licenciandos ao longo de duas disciplinas de estágio supervisionado, durante o planejamento e a execução de uma sequência de aulas. A partir de gravações audiovisuais, os enunciados produzidos pelos licenciandos foram transcritos para análise a posteriori. A constituição e interpretação dos dados fundamentaram-se no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. A análise dos discursos dos licenciandos revelou a mobilização de conhecimentos didático-pedagógicos de diferentes bases epistemológicas e algumas habilidades previstas ao professor pelo projeto pedagógico do curso, entretanto indicou a promoção de uma formação didático-pedagógica de maneira desarticulada, o que pode contribuir para o distanciamento do futuro professor de um perfil crítico.<hr/>RESUMEN: Esta investigación, de carácter cualitativo, buscó indagar pistas de la formación didáctico-pedagógica de los estudiantes de Física en el contexto de una carrera de formación bimodal. El corpus de investigación fue desarrollado mediante el seguimiento de estudiantes de pregrado a lo largo de la pasantía supervisada, durante la planificación y ejecución de una secuencia de clases. A partir de grabaciones audiovisuales se transcribieron los discursos producidos por los estudiantes de pregrado para su posterior análisis. La constitución e interpretación de los datos se basaron en el marco teórico y metodológico del Análisis del Discurso francés. El análisis de los discursos de los estudiantes reveló la movilización de conocimientos didáctico-pedagógicos desde diferentes bases epistemológicas y algunas habilidades previstas por el proyecto pedagógico del curso para el docente, sin embargo, indicó la promoción de la formación didáctico-pedagógica de manera desarticulada, lo que puede contribuir a alejar a los futuros docentes de un perfil crítico.<hr/>ABSTRACT: This is a qualitative research that sought to investigate some aspects of the didactic-pedagogical training of Physics undergraduate students in the context of a hybrid teacher training course. The research corpus was developed by monitoring Physics undergraduate students throughout the supervised internship, during the planning and execution of a sequence of classes. From audiovisual recordings, the speeches produced by the undergraduates were transcribed for later analysis. The constitution and interpretation of data were based on the theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis. The analysis of the students’ discourses revealed the mobilization of didactic-pedagogical knowledge of different epistemological natures and some skills provided for by the course’s pedagogical project for teachers, however, it indicated the promotion of didactic-pedagogical training in a disjointed manner, which can contribute to distancing the future teacher from a critical profile. <![CDATA[ARTICLE-OPINION: SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100502&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Apresento o processo de avaliação do artigo “Biografia científica como possibilidade para a valorização de uma ciência química mais feminina e negra” por meio de uma análise de seus domínios axiológico, metodológico, factual e historiográfico. Em termos axiológicos, apresento as evidências e minha linha de raciocínio que me levaram a compreender que o trabalho, apesar de se designar uma pesquisa exploratória, demonstrava ter uma expectativa anterior, a de que a biografia de uma cientista negra poderia promover discussões acerca de raça e gênero na formação de professores. No domínio metodológico, exploro as incoerências que essa hipótese anterior teve para o desenvolvimento da metodologia. No domínio factual, discuto a importância da apresentação de dados em classificação de gênero, raça e localização geográfica. Em se tratando de história e historiografia, apresento as discussões com os autores relativas à construção de um material didático que não me fora apresentado na primeira versão. Encerro o trabalho indicando que a versão final tornou-se mais coerente e sua hipótese, atenuada. O trabalho apresenta qualidade e rigor metodológico acima da média, na minha opinião, e o processo foi extremamente salutar, gerando questões pertinentes para a nossa área como um todo.<hr/>RESUMEN: Presento el proceso de evaluación del artículo “La biografía científica como posibilidad de valorar una ciencia química más femenina y negra” a través de un análisis de sus dominios axiológico, metodológico, fáctico e historiográfico. En términos axiológicos, presento las evidencias y mi línea de razonamiento que me llevaron a comprender que el trabajo, a pesar de pretender ser una investigación exploratoria, demostró una expectativa previa, que la biografía de un científico negro podría promover discusiones sobre raza y género en los futuros docentes. En el ámbito metodológico, exploro las inconsistencias que tuvo esta hipótesis previa para el desarrollo de la metodología. En el ámbito fáctico, analizo la importancia de presentar datos en la clasificación de género, raza y ubicación geográfica. En cuanto a historia e historiografía, presento las discusiones con los autores respecto a la construcción de material didáctico que no me fue presentado en la primera versión. Cierro el trabajo indicando que la versión final se ha vuelto más coherente y su hipótesis se ha atenuado. El trabajo presenta, en mi opinión, una calidad y un rigor metodológico superiores a la media y el proceso fue sumamente saludable, generando preguntas pertinentes para nuestra área en su conjunto.<hr/>ABSTRACT: In this paper, I present the evaluation process of the article “Scientific biography as possibility to value a more feminine and black Chemical Science” through an analysis of its axiological, methodological, factual, and historiographical domains. In axiological terms, I present the evidence and the train of thought that led me to understand that the paper, despite being intended as an exploratory research, demonstrated a previous hypothesis, that the biography of a black female scientist could promote discussions about race and gender in teacher training. In the methodological domain, I explore the inconsistencies that this previous hypothesis had for the development of the methodology. In the factual domain, I discuss the importance of presenting data classified by gender, race, and geographic location. When it comes to history and historiography, I present the discussions with the authors regarding the construction of teaching material that was not presented to me in the first version. I close the work by indicating that the final version has become more coherent and its hypothesis has been attenuated. The work presents above average quality and methodological rigor, in my opinion, and the process was extremely interesting, generating pertinent questions to our area of research as a whole. <![CDATA[ARTICLE-OPINION: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW ON ONTOLOGICAL AND EPISTEMOLOGICAL ASPECTS OF SCIENCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100503&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo-parecer origina-se dos comentários críticos feitos ao artigo original de autoria de Carlos Sérgio Leonardo Junior, publicado no volume 25 de 2023 da revista Ensaio. É proposta uma discussão crítica de aspectos das reflexões ontológicas e epistemológicas da ciência discutidos pelo autor em sua revisão bibliográfica. É aprofundado o debate crítico iniciado no parecer sobre a aproximação feita pelo autor entre o materialismo dialético e concepções intituladas de realismo e concepções do chamado marxismo ocidental. São feitos apontamentos que contribuem para melhor definição das concepções do materialismo dialético visando desenvolver seu uso na Educação em Ciências. Demonstra-se que a concepção do realismo transcendental de Bhaskar, cuja revisão sugere aproximações ao materialismo dialético, guarda mais afinidades com o dualismo metafísico neokantiano. As reflexões contribuem para elevar a compreensão sobre o uso do materialismo dialético como referencial na Educação em Ciências.<hr/>RESUMEN: Este artículo de opinión tiene origen en los comentarios críticos realizados al artículo original de Carlos Sérgio Leonardo Junior, publicado en el volumen 25 de 2023 de la revista Ensaio. Se propone una discusión crítica de aspectos de las reflexiones ontológicas y epistemológicas sobre la ciencia discutidos por el autor en su revisión bibliográfica. Se profundiza el debate crítico iniciado en el dictamen sobre el acercamiento realizado por el autor entre el materialismo dialéctico y las concepciones denominadas realismo y las concepciones del llamado marxismo occidental. Se realizan apuntes que contribuyen a una mejor definición de los conceptos de materialismo dialéctico con miras a desarrollar su uso en la Educación Científica. Se demuestra que la concepción del realismo trascendental de Bhaskar, cuya revisión sugiere aproximaciones al materialismo dialéctico, tiene más afinidades con el dualismo metafísico neokantiano. Las reflexiones contribuyen a aumentar la comprensión del uso del materialismo dialéctico como referencia en la Educación Científica.<hr/>ABSTRACT: This opinion article originates from the critical comments made to the original article authored by Carlos Sérgio Leonardo Junior, published in volume 25 of 2023 of Ensaio journal. A critical discussion of aspects of ontological and epistemological reflections on science discussed by the author in his bibliographic review is proposed. The critical debate initiated in the peer review on the rapprochement made by the author between dialectical materialism and conceptions called realism and conceptions of so-called Western Marxism is deepened. Notes are made that contribute to a better definition of the concepts of dialectical materialism with a view to developing its use in Science Education. It is demonstrated that Bhaskar’s conception of transcendental realism, whose review suggests approximations to dialectical materialism, has more affinities with neo-Kantian metaphysical dualism. The reflections contribute to increasing understanding of the use of dialectical materialism as a theoretical reference in Science Education. <![CDATA[OPINION ARTICLE: INTRODUCTORY METHODOLOGICAL NOTES TO THINK ABOUT RESEARCH IN SCIENCE TEACHING BASED ON HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM: WHAT ARE WE LOOKING FOR WHEN WE CARRY OUT A BIBLIOGRAPHICAL REVIEW?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100504&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo-parecer dialoga com “Uma revisão bibliográfica sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a importância da concepção de mundo para a Educação em Ciências”, artigo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tendo como referência as considerações metodológicas e os resultados elencados pelo autor, trago aqui contribuições metodológicas para pensarmos revisões bibliográficas a partir do materialismo histórico-dialético. No primeiro momento do texto, apresento elementos do método materialista histórico-dialético, reforçando a importância de priorizarmos o objeto da nossa investigação. Na segunda parte do texto, elenco procedimentos para pensarmos aspectos do método de investigação e exposição quando tratamos de uma revisão. Concluo este manuscrito defendendo a necessidade de irmos além de uma simples descrição do objeto investigado e passarmos para uma análise que aponte lacunas, contradições; mostre como elementos de totalidade se expressam na particularidade do objeto; e quais eventuais aspectos de avanço e acertos os trabalhos revisados conseguem evidenciar.<hr/>RESUMEN: Este artículo-opinión dialoga con “Una revisión bibliográfica sobre aspectos ontológicos y epistemológicos de la ciencia: la importancia de la visión del mundo para la Educación en Ciencias”, artículo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tomando como referencia las consideraciones metodológicas y resultados enumerados por el autor, traigo aquí aportes metodológicos para pensar revisiones bibliográficas basadas en el materialismo histórico-dialéctico. En el primer momento del texto presento elementos del método materialista histórico-dialéctico, reforzando la importancia de priorizar el objeto de nuestra investigación. En la segunda parte del texto, enumero procedimientos para pensar sobre aspectos del método de investigación y exposición al abordar una reseña. Concluyo este manuscrito defendiendo la necesidad de ir más allá de una simple descripción del objeto investigado y pasar a un análisis que señale vacíos y contradicciones; mostrar cómo los elementos de la totalidad se expresan en la particularidad del objeto; y qué posibles aspectos de avances y éxitos pueden resaltar los trabajos reseñados.<hr/>ABSTRACT: This article-opinion dialogues with “A bibliographical review on ontological and epistemological aspects of science: the importance of the worldview for Science Education”, article by Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Taking as a reference the methodological considerations and results listed by the author, I bring here methodological contributions to think about bibliographic reviews based on historical-dialectical materialism. In the first moment of the text, I present elements of the historical-dialectical materialist method, reinforcing the importance of prioritizing the object of our investigation. In the second part of the text, I list procedures for thinking about aspects of the investigation and exposition method when dealing with a review. I conclude this manuscript by defending the need to go beyond a simple description of the investigated object and move on to an analysis that points out gaps and contradictions; show how elements of totality are expressed in the particularity of the object; and what possible aspects of progress and successes the reviewed works can highlight. <![CDATA[ARTICLE-OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100505&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo parecer escrevo sobre o trabalho de Santos e Heerdt, publicado na edição anterior da revista Ensaio. Valorizando a experiência diferenciada de escrever um artigo dessa natureza, busco um diálogo profícuo com essas autoras, ressaltando as contribuições do trabalho para a área, problematizando a questão da produção de significados em Biologia e seu ensino a partir das epistemologias feministas. Com foco nas questões subjacentes à construção da Ciência Moderna e sua característica monumental, aprofundo minha reflexão sobre a questão das relações sujeito-objeto e mundo-linguagem, trazendo para o texto algumas ideias de Bruno Latour, em diálogo com as de Dona Haraway, essa última uma das referências usadas por Santos e Heerdt. A partir dessa reflexão, discuto os resultados apresentados pela pesquisa de Santos e Heerdt, levando a discussão também para o âmbito da formação de professores. Finalizo esse diálogo apresentando implicações possíveis para o ensino de ciências.<hr/>RESUMEN: En este artículo de opinión escribo sobre el trabajo de Santos y Heerdt, publicado en el número anterior de la revista Ensaio. Valorando la experiencia única de escribir un artículo de esta naturaleza, busco un diálogo fructífero con estas autoras, destacando las contribuciones de su trabajo al campo, problematizando la cuestión de la producción de significados en Biología y su enseñanza a partir de epistemologías feministas. Con foco en las cuestiones subyacentes a la construcción de la Ciencia Moderna y su característica monumental, profundizo en la cuestión de las relaciones sujeto-objeto y mundo-lenguaje, trayendo al texto algunas ideas de Bruno Latour, en diálogo con las de Dona Haraway, siendo esta última una de las referencias utilizadas por Santos y Heerdt. A partir de esta reflexión, discuto los resultados presentados por la investigación de Santos y Heerdt, llevando la discusión al ámbito de la formación de profesores. Concluyo este diálogo presentando posibles implicaciones para la enseñanza de las ciencias.<hr/>ABSTRACT: In this article I write about the paper by Santos and Heerdt, published in the previous issue of the journal Ensaio. Valuing the unique experience of writing an article of this nature, I seek a productive dialogue with these authors, highlighting the paper’s contributions to the field, problematizing the issue of the production of meanings in Biology and its teaching based on feminist epistemologies. With a focus on the issues underlying the construction of Modern Science and its monumental characteristic, I deepen my reflection on the issue of subject-object and world-language relations, bringing into the text some of Bruno Latour’s ideas, in dialog with those of Dona Haraway, the latter being one of the references used by Santos and Heerdt. Based on this reflection, I discuss the results presented by Santos and Heerdt’s research, taking the discussion into the realm of teacher training. I conclude this dialogue by presenting possible implications for science teaching. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172024000100901&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste artigo parecer escrevo sobre o trabalho de Santos e Heerdt, publicado na edição anterior da revista Ensaio. Valorizando a experiência diferenciada de escrever um artigo dessa natureza, busco um diálogo profícuo com essas autoras, ressaltando as contribuições do trabalho para a área, problematizando a questão da produção de significados em Biologia e seu ensino a partir das epistemologias feministas. Com foco nas questões subjacentes à construção da Ciência Moderna e sua característica monumental, aprofundo minha reflexão sobre a questão das relações sujeito-objeto e mundo-linguagem, trazendo para o texto algumas ideias de Bruno Latour, em diálogo com as de Dona Haraway, essa última uma das referências usadas por Santos e Heerdt. A partir dessa reflexão, discuto os resultados apresentados pela pesquisa de Santos e Heerdt, levando a discussão também para o âmbito da formação de professores. Finalizo esse diálogo apresentando implicações possíveis para o ensino de ciências.<hr/>RESUMEN: En este artículo de opinión escribo sobre el trabajo de Santos y Heerdt, publicado en el número anterior de la revista Ensaio. Valorando la experiencia única de escribir un artículo de esta naturaleza, busco un diálogo fructífero con estas autoras, destacando las contribuciones de su trabajo al campo, problematizando la cuestión de la producción de significados en Biología y su enseñanza a partir de epistemologías feministas. Con foco en las cuestiones subyacentes a la construcción de la Ciencia Moderna y su característica monumental, profundizo en la cuestión de las relaciones sujeto-objeto y mundo-lenguaje, trayendo al texto algunas ideas de Bruno Latour, en diálogo con las de Dona Haraway, siendo esta última una de las referencias utilizadas por Santos y Heerdt. A partir de esta reflexión, discuto los resultados presentados por la investigación de Santos y Heerdt, llevando la discusión al ámbito de la formación de profesores. Concluyo este diálogo presentando posibles implicaciones para la enseñanza de las ciencias.<hr/>ABSTRACT: In this article I write about the paper by Santos and Heerdt, published in the previous issue of the journal Ensaio. Valuing the unique experience of writing an article of this nature, I seek a productive dialogue with these authors, highlighting the paper’s contributions to the field, problematizing the issue of the production of meanings in Biology and its teaching based on feminist epistemologies. With a focus on the issues underlying the construction of Modern Science and its monumental characteristic, I deepen my reflection on the issue of subject-object and world-language relations, bringing into the text some of Bruno Latour’s ideas, in dialog with those of Dona Haraway, the latter being one of the references used by Santos and Heerdt. Based on this reflection, I discuss the results presented by Santos and Heerdt’s research, taking the discussion into the realm of teacher training. I conclude this dialogue by presenting possible implications for science teaching.