Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820210001&lang=en vol. num. 56 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL 56]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[COLLABORATIVE LABORATORY IN ART AND EDUCATION: CREATION PROCESS IN GROUPS AMONG EDUCATORS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Oartigo apresenta uma análise sobre os processos de criação em grupo ocorridos no projeto de educação não formal Laboratório Colaborativo em Arte e Educação, desenvolvido durante o ano de 2018 entre a galeria de arte da CAIXA Cultural Curitiba e três escolas da cidade de Curitiba. A análise é realizada a partir de documentos de processos arquivados, como fotografias, desenhos, vídeos, chats, avaliações por escrito, entre outros, que indicam os movimentos de diversos sujeitos envolvidos no projeto (professores, educadores de museus, estudantes, famílias e artistas) para a criação dos planejamentos. O estudo tem como objetivo avaliar, de um ponto de vista qualitativo, o diálogo obtido entre museu e escola. A metodologia utilizada tem como base teórica a crítica de processos criativos, de Cecília Almeida Salles; a reflexão sobre diálogo é desenvolvida a partir de Paulo Freire; e as autoras Maria da Glória Gohn e Michèle Petit sustentam os debates sobre planejamento, mediação cultural e educação não formal no campo da arte. Compreendemos a partir da pesquisa que a avaliação de uma ação educativa será tanto mais rica quanto mais documentos possuirmos para relacionar entre si e que a abertura para as transformações do planejamento durante cada experiência do projeto favoreceu a qualidade do diálogo entre as escolas e o museu e constituíram em si parte do próprio diálogo.<hr/>Abstract This article presents an analysis of the creation processes in groups from the project of non-formal education Laboratório Colaborativo em Arte e Educação (Collaborative Laboratory in Art and Education, in Portuguese), which occurred during 2018 at the art gallery that belongs to CAIXA Cultural Curitiba and at three schools in Curitiba, Brazil. The analysis is based on process documentation that has been stored, such as photographs, drawings, videos, text messages, written evaluation, among others, which show how the different subjects involved at the project (teachers, museum educators, students, families and artists) acted in order to create their planning. The study intends to evaluate, from a qualitative point of view, the resulting dialog between museum and school. The methodology has a theoretical basis on the creative process criticism by Cecília Almeida Salles; the reflection on dialog is developed based on Paulo Freire; and authors Maria da Glória Gohn and Michèlle Petit are a support for the discussion on planning, cultural mediation and non-formal education on art. After the research we understand that the evaluation of an educational action will be progressively more meaningful the more documents we find to relate among each other; we also understand that the opening for the transformations in the planning during each experience of the project improved the quality of the dialog between the schools and the museum and became a part of the dialog itself. <![CDATA[EDUCATIONAL INTERVENTION AND SUBJECTIVITY: THE CHALLENGE OF OBJECTIVE ACTION IN SCIENTIFIC INVESTIGATIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo mapeia o lugar ocupado pelas intervenções educacionais no conhecimento científico na contemporaneidade. O objetivo é democratizar informações básicas sobre intervenção social, para nela incluir novos pesquisadores que atuam na área educacional. Para isso, sintetizamos questões teóricas e práticas que permeiam a construção do conhecimento em ciências de fronteira e de vanguarda, bem como a ruptura causada pelas intervenções, enquanto ciência aplicada na área socioeducacional. Consideramos a importância desta técnica científica de pesquisa em situações de turbulência decorrentes de crises, que demandam soluções mais adequadas ao momento sociocultural, econômico e político em que vivemos. Exemplificamos sua aplicação em projetos de pesquisa-ação instrumentalizados pelo psicodrama pedagógico articulado à psicanálise, em programas participativos da sociedade civil e do Estado; na inter-relação professor-aluno para a aquisição da leitura e escrita; em grupo de idosos e em sala de aula de curso de pós-graduação, em uma universidade portuguesa.<hr/>Abstract This article indicates the place occupied by educational interventions in scientific knowledge nowadays. We intend to share fundamental information about social intervention with it, so there may be possible to include new researchers who work in educational area. This way, we summarized theoretical and practical issues that are part of the knowledge construction in frontier and vanguard science, as well as the rupture resulted from interventions, as Applied Science in socioeducational area. We consider the importance of this scientific research technique in disturbance situations, resultant from crisis that demand solutions more adequate to the sociocultural, economic and political moment we are living in. We exemplified their application in action research projects, structured by pedagogical psychodrama, associated to psychoanalysis in participative programs from civil Society and Government; in interrelationship between the teacher and the student in literacy process; in an elderly group and in post-graduation course classes, at a University in Portugal. <![CDATA[POLYTECHNIC HIGH SCHOOL: SCHOOL RESEARCH]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do presente texto é investigar como o ensino pela pesquisa consistiu em um Princípio Pedagógico da Proposta do Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul. Oriunda de uma dissertação de Mestrado em Ensino, a investigação tem como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, em especial as noções de enunciado e discurso e reflexões acerca da pesquisa escolar, a partir de autores, como Corazza (2013). O material para a análise foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas, com três docentes que atuavam em cargos administrativos à época da implantação da Proposta, e da técnica de grupo focal com nove docentes de uma escola de Ensino Médio do interior do Vale do Taquari/RS. Aliados a isso, realizaram-se estudos dos documentos base da Proposta da Legislação vigente e pesquisa em dois jornais de circulação. Os resultados mostram que a pesquisa tem sido evidenciada somente na disciplina de Seminário Integrado, mas, segundo a Proposta, as demais também deveriam gerar investigações numa perspectiva interdisciplinar. Ainda, o como “fazer pesquisa” foi sendo constituído entre os professores por meio de um conjunto de formulações realizadas ao longo da história da educação. Por fim, o desafio está na criação e na inovação de uma pesquisa-docência que provoque rupturas nas formas de ensinar e de aprender.<hr/>Abstract The objective of this paper is to investigate how teaching the research consisted in Teaching Principle of Proposal of the Polytechnic School in the state of Rio Grande do Sul. The work was originated from a research in Master in Teaching program and has as theoretical framework some foucauldian tools, especially the notions of enunciation and speech and discourse. The material for analysis was generated through semi-structured interviews with three teachers who worked in administrative positions at the time of implementation of the Proposal, and the focus group technique with nine teachers from a high school in Vale do Taquari, Rio grande do Sul State. There have also been studies of the basis of the Proposal’s documents and research in two newspapers. The results showed that the research has been observed only in the Integrated Seminar discipline to the detriment of others, which according to the Proposal, should also generate investigations from an interdisciplinary perspective. <![CDATA[CHILD CITIZENSHIP: CONTEMPORARY ISSUES AND IMPLICATIONS FOR CHILD PARTICIPATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto se propõe a tecer algumas reflexões sobre a cidadania infantil na sociedade contemporânea a partir do construto teórico da Sociologia da Infância que compreende a criança como ator social, ser do presente, participativo e produtor de culturas e a infância como categoria geracional sócio-historicamente construída. A reflexão sustenta-se na constituição da criança cidadã. Parte dos caminhos percorridos entre a ideia da incapacidade e incompetência da criança numa visão perspectivada na modernidade, revisa o conceito de cidadania perpassando pela discussão proposta por Roger Hart (1992) denominada Escada de Participação Infantil, para chegar ao estatuto de cidadania participativa que concebe a criança como sujeito social, implicando não só no reconhecimento formal de seus direitos, mas também nas condições do seu exercício de participação. A atualidade da temática volta-se para o imperativo da cidadania da infância, seu protagonismo e o potencial emancipador das experiências de participação das crianças nas pesquisas, nas escolas e nos espaços públicos frente aos desafios impostos pela sociedade contemporânea.<hr/>Abstract This text proposes to make some reflections on the children's citizenship in the contemporary society from the theoretical construct of the Sociology of the Childhood that understands the child as social actor, being of the present, participatory and producer of cultures and childhood as a socio-historically generational category built. The reflection is based on the constitution of the citizen child. Part of the paths covered by the idea of incapacity and incompetence of the child in a perspective envisaged in modernity, it revises the concept of citizenship through the discussion proposed by Roger Hart (1992) called Ladder of Child Participation, to reach the status of participatory citizenship that conceives child as a social subject, implying not only the formal recognition of their rights, but also in the conditions of their exercise of participation. The current relevance of the theme turns to the imperative of childhood citizenship, its protagonism and the emancipatory potential of the experiences of children's participation in research, schools and public spaces facing the challenges imposed by contemporary society. <![CDATA[NEW FAMILY ARRANGEMENTS AND HOMOPARENTALITY: AN APPRECIATION OF THE GAME OF LIFE “MODERN FAMILIES”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apesar da compreensão de que os arranjos familiares no Brasil têm mudado, inclusive por dados do último Censo Demográfico (IBGE, 2010), a legislação brasileira ainda é muito ambígua e tendenciosa em sua interpretação ao atribuir conceitualmente à entidade familiar como sendo a convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituição de família. Desta forma, qualquer concepção que fuja deste padrão estabelece uma dificuldade de se conceber enquanto família por fugir do convencional estereótipo ‘comercial de margarina’. O não reconhecimento conduz à exclusão e, consequentemente, à violação dos direitos humanos, marginalizando e estabelecendo uma condição de subalternidade a casais que não correspondem à norma instituída. Deste modo, este trabalho propõe-se a realizar uma análise sobre a representação e performatividade de outras entidades familiares abordadas numa edição do Jogo da Vida - jogo de tabuleiro da Estrela - chamada “Famílias Modernas”. No jogo, além da família tradicional, as entidades familiares gay, filho adotivo, independente e filho de divorciados estão presentes nas possibilidades de desenvolvimento de uma pessoa ao longo de sua vida pessoal e profissional. Sendo assim, intentamos analisar em que medida este jogo contribui para o respeito à diversidade, às novas formações familiares e à quebra de padrões e estereótipos perpetuados pela mídia acerca de indivíduos homossexuais ou aqueles que, simplesmente, não têm vontade de manter uma relação estável com outra pessoa.<hr/>Abstract Despite the understanding that family structures in Brazil have changed, including recent data of Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2010), legislation from Brazil is still very ambiguous and biased in its interpretation by assigning conceptually to the family entity as the lasting, public and continuous coexistence of a man and a woman, established for the purpose of family formation. In this way, any conception that escapes this pattern establishes a difficulty to conceive as family by avoiding the convention of the "margarine commercial" stereotype. Non-recognition leads to the exclusion and, consequently, to the violation of human rights, marginalizing and establishing a condition of subordination to couples who do not correspond to the norm established. Thus, this work proposes to perform an analysis on the representation and performativity of other familiar entities addressed in an edition of “The Game of Life” - board game of the Estrela - called Modern Families. In addition to the traditional family, gay family adoptive child, independent and child of divorced parents are present in a person's development possibilities throughout their personal and professional lives. Thus, we try to analyze the extent to which this game contributes to respect for diversity, new family formations and the breaking of patterns and stereotypes perpetuated by the media about homosexual individuals or those who simply do not want to maintain a stable relationship with another person. <![CDATA[THERE IS LIFE IN SCHOOL AND THERE IS SCHOOL IN LIFE: SOME PROVOCATIONS ABOUT THE DRAFT LAW "SCHOOL WITHOUT POLITICAL PARTY”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo em questão tem como objetivo principal problematizar e analisar a relação de congruência permanente entre escolasociedades, visando potencializar um processo de aprendizagem que seja/esteja voltado para a produção de outras relações, valorizando a pluralidade de experiências e conhecimentos existentes e constantes entre esses espaços. Nessas discussões, pensadores como Morin (1991), Santos (2010), Alves (2008) e Maturana (2009) correspondem a alguns dos intercessores teóricos com os quais procuramos nos envolver. Tendo como enfoque a proposta de lei denominada “Escola sem Partido”, que visa retroceder e “robotizar” o processo educacional e seus sujeitos, discute-se a relação da racionalidade hegemônica moderna, com sua perspectiva dualista e fragmentária de entendimento da realidade, com essa proposta de lei, cuja lógica comporta e implica a possibilidade de neutralidade da escola em relação ao que se passa na sociedade. Além disso, o artigo aborda, também, a necessidade urgente de um questionamento permanente da ideia dicotômica e reducionista com que é tratada a relação da escola com a sociedade, propondo, assim, a recusa a qualquer proposta/projeto ou mesmo modelo que submeta ou limite a liberdade do pensamento no ambiente escolar.<hr/>Abstract This article mainly aims at problematizing and analyzing the permanent congruence relation between schools and societies, aiming to develop a learning process which is oriented towards the production of other relationships, valuing the plurality of existing and constant experiences and knowledge in these spaces. It problematizes the proposal of the Draft Law called "School without Political Party", that aims to move back and to "robotize" the educational process and its subjects. Then, this article discusses the relation of modern hegemonic rationality, with its dualistic perspective of understanding the reality, observed through this proposal whose logic includes the possibility of neutrality of the school in relation to what is happening in society. The theoretical framework is based on authors such as Morin (1991), Santos (2010), Alves (2008) and Maturana (2009). Also, this study highlights the urgent need for a permanent questioning on the dichotomous and reductionist idea with which school and society are treated, as well as proposes a refusal of any proposal/project that submits or limits the freedom of thought in the school environment.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo principal problematizar y analizar la relación de congruencia permanente entre escuelas y sociedades, con el objetivo de potencializar un proceso de aprendizaje que esté o se concentre en la producción de otras relaciones, valorando la pluralidad de experiencias y saberes existentes y constantes entre estos espacios. Estas discusiones se basan en pensadores como Morin (1991), Santos (2010), Alves (2008) y Maturana (2009), que corresponden a algunos de los intercesores teóricos con los que buscamos involucrarnos. Centrándonos en la propuesta de ley denominada “Escuela sin Partido Político”, que busca retroceder y “robotizar” el proceso educativo y sus sujetos. Así, se discute acá la relación entre la racionalidad hegemónica moderna, con su perspectiva dualista y fragmentaria de entender la realidad, por medio de esta propuesta cuya lógica incluye e implica la posibilidad de neutralidad de la escuela en relación a lo que ocurre en la sociedad. Además, el artículo también aborda la urgente necesidad de un cuestionamiento permanente de la idea dicotómica y reduccionista con la que se trata la relación de la escuela con la sociedad, proponiendo así el rechazo de cualquier propuesta / proyecto, o incluso modelo, que presente o limite la libertad de pensamiento en el entorno escolar. <![CDATA[DIGITAL TECHNOLOGIES IN TEACHING AND TEACHER EDUCATION ACCORDING TO THE VIEW OF MATHEMATICS UNDERGRADUATE STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo qualitativo objetivou apresentar e discutir as visões de futuras docentes em relação à integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática e na formação de professores. Participaram da pesquisa, quatro estudantes em níveis distintos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Os dados foram produzidos por meio de gravação em áudio no contexto de um curso de extensão universitária, que configura o cenário da pesquisa. Esse curso teve como público-alvo professores e futuros professores de Matemática e abordou as possibilidades do GeoGebra para o ensino e para a aprendizagem de Geometrias Plana e Espacial, além de promover discussões sobre a integração das tecnologias digitais no ensino. Este estudo que se apresenta foca em uma discussão ocorrida em um dos encontros do curso. Essa discussão foi considerada uma entrevista coletiva e foi analisada à luz de processos qualitativos. Os resultados, que são apresentados por meio de categorias e subcategorias, evidenciam que as estudantes consideram que as tecnologias digitais são importantes tanto no aprendizado de conteúdos matemáticos, como na formação dos futuros professores, mas avaliam que essa temática tem sido negligenciada em sua própria formação docente e no ensino de Matemática na Educação Básica.<hr/>Abstract This qualitative study aimed to present and discuss the views of future teachers in relation to the integration of digital technologies in the teaching of Mathematics and in the teacher education. Four students participated in the research at different levels of the Mathematics course at a public university in São Paulo. The data were produced by audio recording in the context of a university extension course, which sets up the research scenario. This course was aimed at teachers and future mathematics teachers and addressed the possibilities of GeoGebra for teaching and learning of Plane and Spatial Geometries, in addition to promoting discussions on the integration of digital technologies in teaching. This present study focuses on a discussion that took place at one of the meetings of the course. This discussion was considered a collective interview and was analyzed in the light of qualitative processes. The results, which are presented through categories and subcategories, show that the students consider that digital technologies are important both in the learning of mathematical content and in the education of future teachers, but they evaluate that this theme has been neglected in their own education, and in the teaching Mathematics in Basic Education. <![CDATA[A VIEW ON PEDAGOGY COURSE: PREVAILING TEACHING PRACTICES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Distintas tendências pedagógicas orientaram práticas docentes em cada tempo histórico, muito embora, mesmo que predominantes, não se apresentem como exclusivas de uma época. O problema de pesquisa que orientou o estudo assim se constitui: As práticas pedagógicas nas aulas do curso de Pedagogia fortalecem o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem? O estudo objetivou identificar quais são os elementos pedagógicos predominantes nas práticas pedagógicas de professores formadores do curso de Pedagogia durante as aulas e como os estudantes avaliam essas metodologias. As materialidades empíricas foram obtidas por meio de questionários, com questões fechadas e abertas, aplicados a estudantes dos períodos finais do curso de Pedagogia e examinados por meio da Análise de Conteúdo. O estudo evidenciou que ensinar não se resume à transmissão de saberes elaborados por outros. É preciso mobilizar o estudante para a elaboração do conhecimento.<hr/>Abstract Different pedagogical tendencies guided teaching practices in each historical time, although, even if prevailing, they do not present themselves as exclusive to a specific time. The research problem that guided the study is: Do the pedagogical practices in the Pedagogy Course classes strengthen the student protagonism in the process of teaching and learning? The study aimed to identify which are the predominant pedagogical elements in the pedagogical practices of teachers who form the Pedagogy Course during classes and how the students evaluate these methodologies. The empirical materialities were obtained through questionnaires with closed-ended and open-ended questions, applied to students of the Sixth (6th) and Eighth (8th) Semesters of the Pedagogy Course and examined through Content Analysis. The study showed that teaching is not limited to the transmission of knowledge developed by others. It is necessary to mobilize the student for the elaboration of knowledge.<hr/>Resumen Diferentes tendencias pedagógicas guiaron las prácticas docentes en cada período histórico, aunque sean predominantes, no se presentan como exclusivas de una época. El problema de investigación que orientó el estudio se constituye así: ¿Las prácticas pedagógicas en las clases del curso de Pedagogía fortalecen el protagonismo del estudiante en el proceso de enseñanza y aprendizaje? El estudio tuvo como objetivo identificar cuáles son los elementos pedagógicos predominantes en las prácticas pedagógicas de los docentes que forman el curso de Pedagogía durante las clases y cómo los estudiantes evalúan estas metodologías. Las materialidades empíricas se obtuvieron a través de cuestionarios, con preguntas cerradas y abiertas, aplicados a los alumnos de los períodos finales del curso de Pedagogía y examinados mediante Análisis de Contenido. El estudio mostró que la docencia no se limita a la transmisión de conocimientos desarrollados por otros. Es necesario movilizar al alumno para que desarrolle conocimientos. <![CDATA[THEORY OF DEVELOPMENTAL TEACHING AND THE ORGANIZATION OF TEACHING OF AREA AND THE PERIMETER CONCEPTS IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo é apresentada a trajetória de investigação de doutorado que teve como objeto a organização do ensino da Matemática. A questão eixo de nossa investigação traduziu-se em: quais as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As discussões fundamentam-se na Teoria do Ensino Desenvolvimental, que embasa o desenvolvimento de um experimento didático, com a proposição de uma tarefa de estudo, e a análise dos seus resultados. A análise do experimento delineia o percurso formativo das capacidades de análise, planejamento e reflexão, componentes do pensamento teórico. Constatou-se, na análise do experimento, que o pensamento em nível teórico pode ser engendrado por meio da tarefa de estudo, quando as ações contemplem os movimentos do pensamento de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.<hr/>Abstract The current article presents the doctorate research track which had as object the organization of Mathematics teaching. The focus issue of our investigation resulted in: what are the contributions of the Theory of Developmental Teaching to the organization of the teaching of area and the perimeter concepts in the initial years of Elementary School? The discussions are based in the Theory of Developmental Teaching, which support the development of a didactic experiment, with the proposition of an assignment of study, and the analysis of its results. The evaluation of the experiment outlines the formation process of analysis capabilities, planning and reflection, components of the theoretical thinking. It was found, in the analysis of the experiment, that the thinking in theoretical level can be implemented through the assignment of study, when the actions consider the thinking movements from concrete reduction to abstract and the rise from the abstract to the concrete. <![CDATA[NEOLIBERALISM IN QUESTION: INFLUENCES IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL FIELD AND IN THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva discorrer sobre o percurso histórico da perspectiva econômica liberal e neoliberal, bem como sobre as possíveis influências na educação brasileira e a escassez da produção acadêmica nessa área. Tendo o materialismo histórico dialético como referencial adotado, o percurso metodológico utilizado foi: a) revisão sistemática de bases teóricas; b) busca de estudos publicados na base de dados “Scielo” entre 2007-2017, com os descritores: “trabalho docente”, “precarização”, “professor”, “políticas educacionais” e “neoliberalismo”. Foram encontrados 358 estudos, 157 relacionados ao “professor”, 10 com foco na “precarização”, e 37 relacionados ao “neoliberalismo”. Verificou-se que as pesquisas educacionais, que relacionam a perspectiva neoliberal com a educação, carecem de mais publicações, visto que os princípios neoliberais estão atrelados historicamente à formulação e execução de políticas públicas reformistas. Estas afetam o sistema educacional brasileiro, pois focalizam seus esforços na educação básica, em detrimento ao Ensino Superior, atendendo às demandas de mercado e acirrando ainda mais as desigualdades sociais.<hr/>Abstract This article aims to discuss the historical course of the liberal and neoliberal economic perspective, as well as the possible influences on Brazilian education and the scarcity of academic production in this area. Having dialectical historical materialism as a reference, the methodological approach used was: a) systematic review of theoretical bases; b) search for studies published in the “Scielo” database between 2007-2017 with the descriptors “teacher work”, “precarization”, “teacher”, “educational policies” and “neoliberalism”. We found 358 studies, with “teacher” obtaining the largest amount of published research 157, “precarization” presented the lowest number 10, followed by the descriptor “neoliberalism” 37. It was verified that the educational research that relates the neoliberal perspective to the education, need more publications, since the neoliberal principles are historically linked in the formulation and execution of reformist public policies that affect the Brazilian educational system, focusing its efforts in the basic education in detriment of Higher Education, meeting the demands of the market and further aggravating social inequalities. <![CDATA[COGNITIVE GAMES AT SCHOOL: CHILDREN'S PERCEPTION OF IMPROVEMENT OF EXECUTIVE FUNCTIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo visa identificar quais são as possibilidades oferecidas pelo uso dos jogos, analógicos e digitais, para o exercício das funções executivas e, consequentemente, melhoraria das condições para a aprendizagem escolar na percepção das crianças. Para tanto, analisa-se uma experiência realizada em uma escola pública com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de um projeto que propunha o uso dos jogos cognitivos analógicos, como jogos de tabuleiro e desafio, e digitais, com o uso do aplicativo Escola do Cérebro para exercitar habilidades cognitivas importantes à aprendizagem. Utilizando a abordagem qualitativa os dados foram coletados através de observações participativas durante a aplicação dos jogos, análise dessas observações, questionários aplicados e entrevistas realizadas com as crianças ao longo do projeto. As categorias descritivas utilizadas para que a análise e interpretações foram jogos, motivação e aprendizagem. Os resultados apontam que trabalhar com jogos torna o processo de aprendizagem prazeroso e atrativo para as crianças. Também indicam contribuições positivas em relação a aprendizagem de habilidades cognitivas e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas as funções executivas.<hr/>Abstract This study aims to identify the possibilities offered by digital games for the exercise of executive functions that can improve the conditions for school learning in children's perception. For that, an experiment carried out in public school with a fourth grade class from Elementary School in a project that proposed the use of analog cognitive games, such as board and challenge games, and digital, using the Brain School application to exercise important cognitive abilities the Learn. Using the qualitative approach, data were collected through participatory observations during game application, analysis of these observations, questionnaires applied and interviews conducted with the children throughout the project. The descriptive categories used for analysis and interpretation were games, motivation and learning. The results show that working with games makes the learning process pleasurable and attractive for children. They also indicate positive contributions to cognitive skills learning and the development of skills related to executive functions. <![CDATA[BUILDING EVALUATION INDICATORS AT SCHOOL: PARTICIPATION OF STATE EMPLOYEES IN DECISION-MAKING PROCESS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discute dados de uma pesquisa realizada com funcionários de uma escola da rede pública municipal como parte de uma pesquisa mais ampla que ouviu todos os segmentos da comunidade escolar sobre avaliação educacional. A referida pesquisa1 realizou-se no período de 2013-2015 mediante parceria entre a escola e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade da cidade de São Paulo e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Neste recorte, discute-se a percepção dos funcionários sobre qualidade da educação e o que eles consideram importante ser avaliado na escola. Os dados revelam que os funcionários constituem um segmento tradicionalmente excluído das questões pedagógicas, porém são os que apresentam as ideias mais coesas, mesmo em questões dessa natureza. Indicam, por isso, tratar-se de um segmento cuja contribuição para a melhoria da qualidade da educação escolar não pode ser descartada.<hr/>Abstract This article discusses data from a survey of employees of a municipal public school as part of a broader survey that heard all segments of the school community about educational evaluation. This research2 was carried out in the period 2013-2015 through a partnership between the school and the Master's Program in Education of Universidade de São Paulo and was supported by the Foundation for Research Support of the State of São Paulo (Fapesp). In this section, we discuss the perception of employees about the quality of education and what they consider important to be evaluated at school. The results show that employees are traditionally excluded from pedagogical issues, but they are those who present the most cohesive ideas. Therefore, they are a segment whose contribution to improving the quality of school education shall not be underestimated. <![CDATA[THE CHILDREN'S PLAYING IN THE SCHOOL IN FULL TIME: TENSIONS BETWEEN THE TERRITORIAL BORDERS AND CHILDREN'S CULTURES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo se sustenta na defesa da educação integral em tempo integral na Educação Infantil e visa contribuir para ampliar o debate nesse campo, ao tomar como objeto o brincar das crianças de 5 anos, em uma escola municipal, na qual elas permanecem 8 horas diárias. Como questão norteadora, indaga-se sobre as configurações do brincar dessas crianças na Escola em Tempo Integral. O referencial teórico estabelece um diálogo com autores da Sociologia da Infância que reconhecem a centralidade do brincar como constitutivo das culturas infantis, e autores do campo da Geografia que tematizam território e territorialidade. Participam do estudo 22 crianças e, para capturar as configurações do brincar, foram utilizados para a coleta dos dados: observação do cotidiano da escola, análise de documentos e rodas de conversa com as crianças. A análise coloca em evidência as tensões entre as culturas infantis e as fronteiras territoriais que buscam conformar o brincar das crianças na Escola em Tempo Integral (ETI). Os resultados indicam a forma escolar presente nas configurações do brincar e os escapes propiciados pelas práticas do brincar na imbricação território/territorialidade. As conclusões permitem refletir sobre a necessidade de reconhecimento, no tempo integral, de que o brincar é parte da cultura infantil, tem centralidade na infância e, portanto, é um direito das crianças.<hr/>Abstract The article is based on the defense of full-time integral education in early childhood education and aims to contribute to broadening the debate in this field by taking as object the playing of the 05 years old children in a municipal school, in which they remain 08 hours daily. As a guiding question, one inquires about the configurations of these children's playing in the Full Time School (ETI). The theoretical framework establishes a dialogue with authors of the Sociology of Childhood who recognize the centrality of the playing as constitutive of children's cultures, and authors of the field of Geography that discuss territory and territoriality. Twenty-two children participated in the study and, in order to capture the settings of the play, the data used were collected from daily observation of the school, analysis of documents and conversation groups with children. The analysis highlights the tensions between children's cultures and territorial borders, which seek to conform the playing of children in the ETI. The results indicate the school form present in the settings of the playing and the escapes, propitiated by the practices of the playing in the territory/territoriality imbrication. The conclusions allow us to reflect on the need for full-time recognition that playing is part of the culture of children, has a centrality in childhood, and therefore is a right of the children. <![CDATA[THE DIGITAL MEDIA IN THE PRE-SCHOOL: AN ANALYSIS FROM THE COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE (BNCC)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100114&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo defende que a pré-escola se aproxime das inclinações e oportunidades intrínsecas às mídias digitais. O objetivo é analisar se intentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) corroboram com esse movimento aproximativo. Para isso, num movimento reflexivo discute-se sobre as ‘competências gerais’, os ‘direitos de aprendizagem e desenvolvimento’ e os ‘campos de experiências’ definidos na BNCC, com intuito de perceber possíveis aproximações entre a Educação Infantil (EI) e o contexto das mídias digitais. Constata-se que há uma relação paradoxal na BNCC entre aquilo que as competências gerais recomendam acerca das mídias digitais para toda a Educação Básica e aquilo que é proposto na própria base nacional, especificamente, para a EI. Paradoxos nesse sentido só fortalecem ainda mais o distanciamento existente entre a pré-escola e as mídias digitais em suas oportunidades e inclinações. Com isso, conclui-se que um movimento de aproximação entre pré-escola e mídias digitais demanda esforços investigativos que contraponham o distanciamento que ainda persiste na contemporaneidade.<hr/>Abstract The article argues that the preschool approach the inclinations and opportunities intrinsic to digital media. The objective is to analyze if attempts at the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) corroborate this approximate movement. For this, a reflexive movement is discussed about the 'general competences', the 'learning and development rights' and the 'field experiences' defined in the BNCC, in order to perceive possible approximations between Early Childhood Education (EI) and context of digital media. There is a paradoxical relationship in BNCC between what general competences recommend about digital media for all Basic Education and what is proposed in the national base itself, specifically, for IE. Paradoxes in this sense only further strengthen the gap between preschool and digital media in their opportunities and inclinations. With this, it is concluded that a movement of approximation between preschool and digital media demands investigative efforts that oppose the distance that persists in contemporaneity. <![CDATA[INTERGENERATIONAL EDUCATION IN FACE OF THE POLICY DISCOURSE OF ACTIVE AGEING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Tal como outros termos formados com o sufixo “ismo”, como racismo, sexismo, entre outros, o termo idadismo pretende dar conta de diversas formas de discriminação baseadas na idade das pessoas. Embora abranja também crianças e jovens, devido a diversas crenças, como por exemplo de que são imaturos e sem voz no espaço público, o idadismo afeta, hoje, especialmente, as pessoas idosas. Nas últimas décadas, tornou-se uma das principais formas de discriminação nas nossas sociedades, pelo que se pretende analisar criticamente este fenómeno, com base na literatura científica e na análise documental e recorrendo ainda a exemplos de programas intergeracionais. Situando a análise no contexto das políticas designadas de “envelhecimento ativo”, difundidas sobretudo por instituições da União Europeia, este artigo discute a dimensão retórica e ideológica das mesmas, assim como a sua ótica economicista e produtivista. Em contraste com o discurso político e normativamente difundido do “envelhecimento ativo” e da “solidariedade intergeracional”, defende-se uma educação intergeracional crítica capaz de promover e produzir a cidadania intergeracional. Pretende-se, deste modo, questionar a crescente institucionalização das pessoas idosas, e também de crianças e jovens, de modo a contribuir para o fortalecimento do espaço público da educação, pela via da experiência democrática e convivial.<hr/>Abstract Like other terms formed with the suffix "ism", such as racism, sexism, among others, the term idadismo intends to account for diverse forms of discrimination based on stereotypes and prejudices against individuals or groups based on age. Although it also covers children and young people, due to various beliefs, such as that they are immature and voiceless in public space, age affects, today, especially older people. In recent decades, it has become one of the main forms of discrimination in our societies, and it is therefore intended to critically analyse this phenomenon on the basis of scientific literature and document analysis using as well as examples of intergenerational programmes. Placing the analysis in the context of the so called "active aging policies", spread mainly by institutions of the European Union, this article discusses the rhetorical and ideological dimension of them, as well as their economic and productivist perspective. In contrast to the political and normatively widespread discourse of "active aging" and "intergenerational solidarity", it advocates a critical intergenerational education capable of promoting and producing intergenerational citizenship. In this way, it is intended to question the increasing institutionalization of the elderly, and also of children and young people, in order to contribute to the strengthening of the public space of education, through democratic and convivial experience. <![CDATA[EVALUATION OF HIGHER EDUCATION COURSES IN BRAZIL: THE SINAES IN ITS RELATIONSHIP WITH QUALITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100116&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.<hr/>Abstract The main objective of this article is to analyze the evaluation process of higher education courses in Brazil. The research methodology followed a descriptive and qualitative approach procedure, materialized by an analysis of the evaluation of courses, resulting from the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), followed by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), responsible for the evaluation of these courses. The results obtained show that the evaluation of courses constitutes a means to ensure the quality of education, being a decisive factor in the improvement plans of higher education institutions in Brazil. The study also showed that quality, being a historically situated concept, is evaluated in each period in a different way, being, in this era of globalization, strongly associated with research, internationalization and market demands. These aspects are decisive factors in decision making for the evaluation of higher education courses. <![CDATA[MAKE-BELIEVE ACTIVITIES: A CREATIVE RE-ELABORATION OF THE CHILD REGARDING WORK RELATIONSHIPS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo almeja compreender de que forma as crianças ressignificam, por meio da brincadeira de faz de conta, situações sociais de argumento do trabalho vivenciadas por elas no processo de desenvolvimento da personalidade e, especificamente, identificar as funções psíquicas superiores envolvidas nessa atividade, bem como destacar o papel da professora nesse processo. Provém de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender de que forma a brincadeira de faz de conta de papéis sociais contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças, segundo os pressupostos da Teoria Histórico Cultural. De cunho experimental, os dados da pesquisa foram produzidos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Santarém, PA, por meio de observações da rotina das crianças e de dupla intervenção: inserção de brinquedos no contexto educativo e formação continuada junto à professora participante da pesquisa sobre a brincadeira de faz de conta de papéis sociais. Os dados foram registrados em vídeos, fotografias e diário de campo. Os resultados revelam que a brincadeira de faz de conta de papéis sociais possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais. As crianças representaram, no faz de conta, dentre outros aspectos, papéis sociais de argumento do trabalho, expressando como percebem as relações de poder do sistema capitalista de produção.<hr/>Abstract This study aims to understand the way children resignify social situations experienced for themselves through make-believe activities, regarding work relationships, experienced by them in the process of personality development, and specifically identify superior psychological functions involved in make-believe activities, as well how to highlight the role of the teacher in this process. It comes from a master's research that sought to understand how make-believe activities contributes to the development of the children's personality, according to the assumptions of the Cultural Historical Theory. The research data were produced in a Municipal Infant Education Unit (UMEI) in the city of Santarem, PA, through observations of the routine of children and double intervention: insertion of toys in the educational context and continuing education with professor who participates in the research on social role make-believe. The data were recorded in videos, photographs and field diary. The results show that make-believe activities possible educational effects that influence the development of the personality of the children who, in playing, represent the rules, contents and themes arising from social relations. The children represented in the face of, among other aspects, social roles of work argument, expressing how they perceive the power relations of the capitalist system of production.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender cómo los niños resignifican, a través del juego de los personajes sociales, situaciones sociales de trabajo vividas por ellos en el proceso de desarrollo de la personalidad y, específicamente, identificar las funciones psíquicas superiores involucradas en esta actividad, así como destacar el rol docente en este proceso . Surge de una investigación de maestría que buscó comprender cómo el juego de los personajes sociales contribuye al desarrollo de la personalidad de los niños, según los supuestos de la Teoría Histórica Cultural. De naturaleza experimental, los datos de la investigación fueron producidos en una Unidad Municipal de Educación Infantil (UMEI) en el municipio de Santarém, PA, a través de observaciones de la rutina infantil y doble intervención: inserción de juguetes en el contexto educativo y formación continua con el docente participante en el investigación sobre el juego de los personajes sociales. Los datos se registraron en videos, fotografías y un diario de campo. Los resultados revelan que el juego permite efectos educativos que influyen en el desarrollo de la personalidad de los niños que, al jugar, representan las reglas, contenidos y temas que surgen de las relaciones sociales. Los niños representados ante, entre otros aspectos, los roles sociales del argumento del trabajo, expresando cómo perciben las relaciones de poder del sistema capitalista de producción. <![CDATA[THE RIGHTS OF THE CHILD IN THE THOUGHT OF BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DIALOGUES WITH THE SOCIOLOGY OF CHILDHOOD AND IMPLICATIONS FOR RESEARCH IN EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100118&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo reflete sobre alguns pilares do pensamento de Boaventura de Sousa Santos tecendo conexões com os Estudos da Criança, sobretudo, no que se refere à Sociologia da Infância em sua vertente crítica. Dessa forma, retomamos conceitos elaborados pelo autor, tais como, a crítica à ciência moderna e a sociologia das emergências, dialogando principalmente com o quadro teórico proposto por Sarmento (2004; 2018). No artigo discutimos ainda a concepção de criança como sujeito de direitos e suas implicações para a pesquisa com foco na educação da primeira infância. Por fim, considerando a natureza argumentativa da cadeia de conceitos desenvolvida por Boaventura, que dá espaço ao contraditório e ao enfrentamento da hegemonia de discursos já formulados sobre a infância, sugerimos alguns alinhamentos entre a necessidade de repensar esse segmento geracional e a efetivação das condições para a sua emancipação social. Nessa direção, propomos a superação da visão universalista não apenas em relação à criança, como já tem sido indicado pela Sociologia da Infância crítica, mas também em relação à escola, dando visibilidade a experiências alternativas nesse espaço. Concluímos que o olhar descentralizado sobre a infância em diferentes contextos institucionais, incluindo ambientes escolares com outras formas de organização do tempo e do espaço, com outras lógicas na implementação de seus projetos políticos pedagógicos, pode nos oferecer novos subsídios para a construção de uma Pedagogia da Infância que, no Brasil, constitui um campo de pesquisa emergente.<hr/>Abstract The article reflects upon some of the pillars of the thinking of Boaventura de Sousa Santos, making connections with the Childhood Studies, especially with regard to the Sociology of Childhood in its critical approach. We therefore reengage some concepts elaborated by the author, such as the critique of modern science and the sociology of emergencies, interacting mainly with the theoretical framework proposed by Sarmento (2004; 2018). We also discuss in the article the concept of the rights of the child and its implications for research focused on early childhood education. Finally, given the argumentative nature of the chain of concepts developed by Boaventura, which allows for contradictions and confrontations of the hegemonic discourse already formulated about childhood, we suggest some alignments between the need of rethinking this generational segment and the fulfillment of the conditions for its social emancipation. Along these lines, we propose to overcome the universal vision not only in relation to the child, as has already been done by the critical Sociology of Childhood, but also in relation to the school, giving visibility to alternative experiences in this space. We conclude that the decentralized view of childhood in different institutional contexts, including school environments with other forms of time and space organization, with other logics in the implementation of its pedagogical political projects can offer new ways for the construction of a Pedagogy of Childhood which, in Brazil, constitutes an emerging field of research. <![CDATA[LEARNING IN NON-FORMAL SPACES AND FEMALE EMPOWERMENT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo em tela insere-se numa perspectiva atual e importante de análise da realidade feminina no Brasil. Ao entender as vivências das mulheres de uma associação na Amazônia mato-grossense como protagonistas de suas vidas, a pesquisa aborda um tema de relevância no contexto da academia e também para a instrumentalização e a avaliação de políticas públicas na área. Este artigo, que aborda a participação das mulheres em associações como elemento para o empoderamento social, está apoiado em pesquisa empírica. A produção dos dados adveio de grupos focais. A Associação de Mulheres “Cantinho da Amazônia” está localizada na Amazônia mato-grossense, na região do arco do desmatamento, mais precisamente no assentamento “Vale do Amanhecer”, a 14 km da sede do município de Juruena, pertencente ao estado de Mato Grosso. O enfoque teórico proposto permite uma articulação entre as propostas de uma educação não formal, as vivências e práticas que alteram o coletivo da comunidade e os efeitos na vida das mulheres, sob a perspectiva do empoderamento. À luz das análises, constatou-se que as ações da associação por si só não levam ao empoderamento; contudo, elas possibilitam momentos que podem ser pontes para que os sujeitos desenvolvam habilidades para se fortalecerem e se conscientizarem coletivamente.<hr/>Abstract This study is inserted in a current and important perspective of analysis of the feminine reality in Brazil. By understanding the experiences of these women as protagonists of their lives, the research addresses a relevant theme in the context of the academy and also for the instrumentalization and evaluation of public policies in the area. This article discusses the participation of women in associations as an element for social empowerment and is supported by empirical research in an association in the Amazônia mato-grossense area. The production of the data came from focused groups. The "Cantinho da Amazônia" Women's Association is located in the Amazônia mato-grossense, in the region of the deforestation arch, more precisely in the "Vale do Amanhecer" settlement, 14km from Juruena, in the state of Mato Grosso. The proposed theoretical approach allows an articulation between the proposals of a non-formal education, the experiences and practices that change the collective of the community and the effects on the life of the women, from the perspective of empowerment. In the light of the analyzes, it was found that the actions of the association alone do not lead to empowerment, however, they allow moments that can be bridges for the subjects to develop skills in order to strengthen and raise collective awareness. <![CDATA[THE PATHWAYS OF THE EXPANSION OF HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND PORTUGAL: CONVERGENCES AND DIVERGENCES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100120&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a expansão da educação superior no Brasil e em Portugal procurando identificar as convergências e as divergências ocorridas em consequência das políticas de adotadas em cada país para aumentar a cobertura por esse nível de ensino. O texto toma como pressuposto que a necessidade de ampliação por educação superior ocorre no contexto das transformações econômicas e sociais das últimas décadas do século XX e princípios do XXI, bem como que tal ampliação trouxe o estabelecimento de novos padrões de competitividade, o uso intensivo das tecnologias da comunicação e da informação - o que provocou a inversão da concepção de Estado que até então era prevalente na organização da sociedade capitalista. Os dados coletados tiveram como referência, no Brasil, as sinopses estatísticas elaboradas pelo INEP, sobre a educação superior e, em Portugal, a Base de Dados Portugal Contemporâneo (PORDATA). Internacionalmente, utilizou-se dados da World Conference of Higher Education (UNESCO). Os resultados evidenciam que a expansão da educação superior ocorreu nos dois países, mas guarda entre si diferenças significativas de cunho econômico, social e político assentadas em condições históricas, as quais foram determinadas pela posição que os países ocupam dentro do capitalismo global.<hr/>Abstract The article analyzes the expansion of higher education in Brazil and Portugal seeking to identify the convergences and divergences that have occurred as a consequence of the policies adopted in each country to increase coverage by this level of education. The article assumes that the need for expansion by higher education occurs in the context of the economic and social transformations of the last decades of the twentieth and beginnings of century twenty-first, which led to the establishment of new standards of competitiveness, the intensive use of communication and information technologies that provoked the inversion of the concept of State that until then was prevalent in the organization of the capitalist society. The collection data had as reference, in Brazil, the Synopsis Statistics elaborated by INEP, on higher education and, in Portugal, the Database Portugal Contemporary (PORDATA). Internationally, data from the World Conference of Higher Education (UNESCO) were used too. The results show that the expansion of higher education took place in both countries, but it preserves significant economic, social and political differences among them, and they are based on historical conditions, which were determined by the position that the countries occupy within global capitalism.<hr/>Resumen El artículo analiza la expansión de la educación superior en Brasil y Portugal buscando identificar las convergencias y divergencias que se han producido como resultado de las políticas de expansión adoptadas en cada país para aumentar la cobertura de este nivel de educación. En el contexto de las transformaciones económicas y sociales de las últimas décadas del siglo XX y principios del XXI, que trae el establecimiento de nuevos patrones de competitividad, el uso intensivo de las tecnologías de la comunicación, provocó la inversión de la concepción de Estado que hasta entonces era prevalente en la organización de la sociedad capitalista. Los datos colectados se basaron en Brasil, en las estadísticas preparados por el INEP, en educación superior y en Portugal, en la base de datos Portugal contemporáneo (PORDATA). Internacionalmente, se utilizaron datos de la World Conference of Higher Education (UNESCO). Los resultados evidencian que la expansión de la educación superior ocurrió en los dos países, pero guarda entre sí, diferencias significativas de cuño económico, social y político y están asentadas en condiciones históricas, las cuales, fueron determinadas por la posición que los países ocupan dentro del capitalismo global. <![CDATA[PAUPERIZATION, CONSUMERISM, SUPERSTITIONS AND SOCIAL PEDAGOGY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio procura responder a uma questão tripartida: Como pode a pedagogia social reagir face 1) ao crescente “precariado” ou pauperização que ameaça os trabalhadores de todo o mundo, 2) à alienação consumista promovida pela poderosa publicidade assegurada pelo capitalismo internacional, 3) a outras formas de alienação como a pseudociência e as múltiplas superstições, fenómenos espalhados por todo o mundo, sob diferentes formas? Com base em diferentes autores (entre eles Standing, Marcuse, Bauman, Sagan e Popper) argumentamos que à escola, à comunicação social e às organizações sociais, ligadas a autarquias ou a associações populares, compete promover uma reflexão fundamental quanto à ameaça de pauperização que paira sobre a humanidade e quanto à atmosfera do consumismo promovida pelas forças do mercado globalizado. Mas é imperativo também que essas mesmas agências de pedagogia social promovam o debate sobre a pseudociência e as múltiplas formas de superstição, de modo a desenvolver na sociedade atual a consciência crítica face a todas as formas de alienação e o acesso a uma visão de base científica sobre a história da humanidade e do universo.<hr/>Abstract This essay seeks to answer a threefold question: How can the social pedagogy react to 1) the growing “precariat” or pauperization threatening the workers of all the world, 2) to the consumerist alienation promoted by the powerful publicity paid by international capitalism, 3) to other forms of alienation such as pseudoscience and multiple superstitions, phenomena scattered all over the world in different forms? Supported by different writers (Standing, Marcuse, Bauman, Sagan, Popper) we propose that the school, the media and social organizations (linked to local official organizations or associations) should promote a fundamental reflection on the pauperization threatening mankind and on the atmosphere of consumerism promoted by the forces of the globalized market. But it is imperative these same agencies of social pedagogy promote the debate about pseudoscience and multiple forms of superstition so as to develop in our society a critical awareness of these forms of alienation and access to a scientifically based view on history of the mankind and of the universe. <![CDATA[SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira (org.). Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100600&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio procura responder a uma questão tripartida: Como pode a pedagogia social reagir face 1) ao crescente “precariado” ou pauperização que ameaça os trabalhadores de todo o mundo, 2) à alienação consumista promovida pela poderosa publicidade assegurada pelo capitalismo internacional, 3) a outras formas de alienação como a pseudociência e as múltiplas superstições, fenómenos espalhados por todo o mundo, sob diferentes formas? Com base em diferentes autores (entre eles Standing, Marcuse, Bauman, Sagan e Popper) argumentamos que à escola, à comunicação social e às organizações sociais, ligadas a autarquias ou a associações populares, compete promover uma reflexão fundamental quanto à ameaça de pauperização que paira sobre a humanidade e quanto à atmosfera do consumismo promovida pelas forças do mercado globalizado. Mas é imperativo também que essas mesmas agências de pedagogia social promovam o debate sobre a pseudociência e as múltiplas formas de superstição, de modo a desenvolver na sociedade atual a consciência crítica face a todas as formas de alienação e o acesso a uma visão de base científica sobre a história da humanidade e do universo.<hr/>Abstract This essay seeks to answer a threefold question: How can the social pedagogy react to 1) the growing “precariat” or pauperization threatening the workers of all the world, 2) to the consumerist alienation promoted by the powerful publicity paid by international capitalism, 3) to other forms of alienation such as pseudoscience and multiple superstitions, phenomena scattered all over the world in different forms? Supported by different writers (Standing, Marcuse, Bauman, Sagan, Popper) we propose that the school, the media and social organizations (linked to local official organizations or associations) should promote a fundamental reflection on the pauperization threatening mankind and on the atmosphere of consumerism promoted by the forces of the globalized market. But it is imperative these same agencies of social pedagogy promote the debate about pseudoscience and multiple forms of superstition so as to develop in our society a critical awareness of these forms of alienation and access to a scientifically based view on history of the mankind and of the universe. <![CDATA[MEC-BRASIL, <em>DECRETO 10.502.</em> Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, de 30 de setembro de 2020. Brasília: MEC, 2020.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio procura responder a uma questão tripartida: Como pode a pedagogia social reagir face 1) ao crescente “precariado” ou pauperização que ameaça os trabalhadores de todo o mundo, 2) à alienação consumista promovida pela poderosa publicidade assegurada pelo capitalismo internacional, 3) a outras formas de alienação como a pseudociência e as múltiplas superstições, fenómenos espalhados por todo o mundo, sob diferentes formas? Com base em diferentes autores (entre eles Standing, Marcuse, Bauman, Sagan e Popper) argumentamos que à escola, à comunicação social e às organizações sociais, ligadas a autarquias ou a associações populares, compete promover uma reflexão fundamental quanto à ameaça de pauperização que paira sobre a humanidade e quanto à atmosfera do consumismo promovida pelas forças do mercado globalizado. Mas é imperativo também que essas mesmas agências de pedagogia social promovam o debate sobre a pseudociência e as múltiplas formas de superstição, de modo a desenvolver na sociedade atual a consciência crítica face a todas as formas de alienação e o acesso a uma visão de base científica sobre a história da humanidade e do universo.<hr/>Abstract This essay seeks to answer a threefold question: How can the social pedagogy react to 1) the growing “precariat” or pauperization threatening the workers of all the world, 2) to the consumerist alienation promoted by the powerful publicity paid by international capitalism, 3) to other forms of alienation such as pseudoscience and multiple superstitions, phenomena scattered all over the world in different forms? Supported by different writers (Standing, Marcuse, Bauman, Sagan, Popper) we propose that the school, the media and social organizations (linked to local official organizations or associations) should promote a fundamental reflection on the pauperization threatening mankind and on the atmosphere of consumerism promoted by the forces of the globalized market. But it is imperative these same agencies of social pedagogy promote the debate about pseudoscience and multiple forms of superstition so as to develop in our society a critical awareness of these forms of alienation and access to a scientifically based view on history of the mankind and of the universe. <![CDATA[APRENDIZAGEM NARRATIVA E CURRÍCULO: OLHARES PLURAIS GOODSON, Ivor F. <em>Currículo, narrativa pessoal e futuro social</em>. Tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio procura responder a uma questão tripartida: Como pode a pedagogia social reagir face 1) ao crescente “precariado” ou pauperização que ameaça os trabalhadores de todo o mundo, 2) à alienação consumista promovida pela poderosa publicidade assegurada pelo capitalismo internacional, 3) a outras formas de alienação como a pseudociência e as múltiplas superstições, fenómenos espalhados por todo o mundo, sob diferentes formas? Com base em diferentes autores (entre eles Standing, Marcuse, Bauman, Sagan e Popper) argumentamos que à escola, à comunicação social e às organizações sociais, ligadas a autarquias ou a associações populares, compete promover uma reflexão fundamental quanto à ameaça de pauperização que paira sobre a humanidade e quanto à atmosfera do consumismo promovida pelas forças do mercado globalizado. Mas é imperativo também que essas mesmas agências de pedagogia social promovam o debate sobre a pseudociência e as múltiplas formas de superstição, de modo a desenvolver na sociedade atual a consciência crítica face a todas as formas de alienação e o acesso a uma visão de base científica sobre a história da humanidade e do universo.<hr/>Abstract This essay seeks to answer a threefold question: How can the social pedagogy react to 1) the growing “precariat” or pauperization threatening the workers of all the world, 2) to the consumerist alienation promoted by the powerful publicity paid by international capitalism, 3) to other forms of alienation such as pseudoscience and multiple superstitions, phenomena scattered all over the world in different forms? Supported by different writers (Standing, Marcuse, Bauman, Sagan, Popper) we propose that the school, the media and social organizations (linked to local official organizations or associations) should promote a fundamental reflection on the pauperization threatening mankind and on the atmosphere of consumerism promoted by the forces of the globalized market. But it is imperative these same agencies of social pedagogy promote the debate about pseudoscience and multiple forms of superstition so as to develop in our society a critical awareness of these forms of alienation and access to a scientifically based view on history of the mankind and of the universe.