Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820210002&lang=en vol. num. 57 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[100 ANOS DE EDGAR MORIN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[RELIGION AND SCHOOL EDUCATION IN THE COLONIZATION OF THE WEST OF PARANÁ: THE CASE OF THE IMPLEMENTATION OF INCOMAR VINCENTIAN HIGH SCHOOL, FROM TOLEDO (1948 - 1965)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Trata-se de uma pesquisa documental na área da História da Educação com particular incidência no campo da história e historiografia das instituições escolares. O objetivo é analisar as relações entre religião e educação escolar no contexto da colonização do oeste paranaense, o caso na implantação do Colégio Vicentino Incomar, na cidade de Toledo, em 1948. Como primeira escola criada e mantida pela Igreja Católica na região, a instituição exemplifica muito bem a aliança entre religião e educação no Oeste do Paraná, no período de sua ocupação planejada. A implantação da escola se deu num período em que o catolicismo passava por um processo de consolidação institucional na região e a instituição foi usada como instrumento eficaz para que a Igreja continuasse a exercer influência nas decisões e nos rumos daquela sociedade. Os dados revelados pelas fontes indicam que o Incomar envidou esforços para cumprir a missão atribuída pela Igreja à educação escolar, qual seja: formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.<hr/>Abstract This is a documentary research in the area of History of Education with a particular incidence in the field of history and historiography of school institutions. The objective is analyze the relationship between religion and school education in the context of the colonization of the west of Paraná, the case of the implementation of Vincentian High School Incomar, in Toledo City, in 1948. As the first school created and maintained by the Catholic Church in the region, the institution exemplifies very well the alliance between religion and education in the west of Paraná, in the period of its planned occupation. Its implementation was in a period when the Catholicism went through a process of institutional consolidation in the region, and it was used as an effective instrument so that the Church continued to exert its influence in the decisions and directions of that society. The data revealed by the sources, indicate that the Incomar made efforts to fulfill the mission assigned by the Church to school education, which is: to form good Christians and virtuous citizens. <![CDATA[THE (UN) FEASIBILITY OF EDUCATION AND WORK AS INSTRUMENTS FOR THE RELEASE OF JUSTICE INDIVIDUALS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa vislumbra a possibilidade de se estabelecer uma conexão entre educação, trabalho e o plano jurídico, debruçando-se especificamente sobre o sistema prisional. O seu objetivo é empreender a análise da viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados na região metropolitana do Rio de Janeiro. O corrente estudo fundamentou-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto, foram selecionados os seguintes recursos metodológicos, a saber: pesquisa bibliográfica; análise de documentos escritos, em especial, dispositivos legais e normativos. Foram consultados livros, artigos, teses, dissertações e informações disponíveis em portais administrados por órgãos públicos e privados. Supletivamente, este trabalho contou com os aportes das pesquisas empreendidas por Julião (2007, 2009 e 2012). Vislumbra-se que a modesta contribuição desta pesquisa seja a adoção de uma abordagem interdisciplinar. Os apontamentos realizados ao longo da pesquisa evidenciam que a educação e o trabalho ainda não se configuram como instrumentos efetivos de ressocialização de apenados. Espera-se que o presente estudo possa favorecer as discussões sobre ressocialização de indivíduos encarcerados a partir das ações empreendidas pela educação e pelo trabalho no ambiente prisional, permitindo a articulação entre profissionais das searas da administração penitenciária, da educação e da sociedade civil.<hr/>Abstract The research envisions the possibility of establishing a connection between education, work and the legal plane, focusing specifically on the prison system. Its objective is to undertake the analysis of the feasibility of education and work as instruments of resocialization of individuals imprisoned in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The current study was based on the qualitative research approach. To reach the proposed objective, the following methodological resources were selected, namely: bibliographic research; Analysis of written documents, in particular legal and regulatory provisions. Books, articles, theses, dissertations and information available on portals administered by public and private agencies were consulted. Supplementarily, this work counted on the contributions of the researches undertaken by Julião (2007, 2009 and 2012). It is envisaged that the modest contribution of this research is the adoption of an interdisciplinary approach. The notes made throughout the research show that education and work are not yet configured as effective instruments for the resocialization of distressed people. It is hoped that the present study may favor discussions about the resocialization of individuals incarcerated from the actions taken by education and work in the prison environment, allowing the articulation between professionals in the prison administration, education and civil society. <![CDATA[UNIVERSITY’S PATH OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN A PRIVATE EDUCATIONAL INSTITUTION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ingresso de estudantes com deficiência em cursos de graduação é resultado de fatores como a expansão da educação superior e as políticas públicas de acesso, ensejando discussões acerca da efetividade na óptica inclusiva. Buscando avaliar a experiência destas/es acadêmicas/os, a investigação teve como objetivo analisar o percurso de alunos com deficiência, a partir da perspectiva de histórias de vida. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo entrevistas como instrumento de coleta de dados, realizadas com oito alunas/os formandas/os em instituição de ensino superior privada. Os resultados abordam questões como aprendizagem, relação com professoras/es e colegas, diferenças entre contexto universitário / escolar e percurso universitário. Evidencia-se a consecução inicial da acessibilidade arquitetônica e a subsequente construção de condições pedagógicas e relacionais para as/os estudantes com deficiência revelando, portanto, novos desafios a serem enfrentados por toda a comunidade acadêmica.<hr/>Abstract The entry of students with disabilities in undergraduate courses is an effect of factors such as the expansion of higher education and access policies, giving rise to discussions about effectiveness from an inclusive perspective. Seeking to evaluate the academic experience, the investigation aimed to analyze the path of students with disabilities, from the perspective of life stories. In methodological terms, this is a qualitative research, using interviews as data collection instrument, carried out with eight students, who are about to graduate, in a private higher education institution. The results address issues such as learning, relationship with teachers and colleagues, differences between university / school context and university path. It evidences the initial achievement of architectural accessibility and the subsequent construction of pedagogical and relational conditions for students with disabilities, thus revealing new challenges to be faced by the entire academic community. <![CDATA[SCIENTIFIC PRODUCTION UNDER ECONOMIC LOGIC: A CRITICAL ANALYSIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento humano e social, mas ela adquire distintos contornos na sociabilidade atual. Este estudo analisa a condição da produção científica brasileira, a partir da apreensão de seus determinantes econômicos. A compreensão destes elementos, suas causas e efeitos, tem raízes profundas, arraigadas na complexidade das transformações em curso. Para contribuir com seu desvelamento, recuperaram-se os fundamentos da relação do capital, com base na teoria marxista. São identificadas as contradições presentes e seus mecanismos econômicos, políticos e ideológicos que afetam a universidade brasileira e o trabalho docente. Nessa sociabilidade, a atividade científica tem contribuído diretamente para assegurar a reprodução do capital, estando subsumida à lógica mercantil, embora ela seja essencial para a promoção da emancipação humana. Alterar esta situação não é algo simples, exige uma luta radical.<hr/>Abstract Although research is crucial for human and social development, it has gained different reliefs within present conditions. Current study analyzes the situation of Brazilian scientific production as from its economic essential factors. In fact, factors and their causes and effects have deep roots within the complexity of running transformations. So that they could be revealed, the foregrounding of the Marxist-based relationship of capital is recovered. Its current contradictions and its economic, political, and ideological stances that affect the Brazilian university and professors’ roles are identified. Scientific activity within such relationship has contributed directly to warrant the reproduction of capital because it subsumed to market logic, even though it is basic for the production of human emancipation. A deep struggle is required to change such a complex situation. <![CDATA[ACTIVE METHODOLOGIES: TRUTHS ABOUT INNOVATION IN TEACHING IN NEOLIBERAL RATIONALITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Nela, à docência universitária é convocada a utilizar metodologias ativas como forma de inovar no ensino. Divulga-se que essas metodologias produzem sujeitos ativos e autônomos. Nesse sentido, neste artigo busca-se compreender os efeitos de verdade acerca das metodologias ativas na produção de estudantes ativas/os. Ele traz parte dos resultados de uma pesquisa, cujo corpus é constituído pelos ditos em circulação no curso de formação de professoras/es universitárias/os, bem como de entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizou-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder e verdade. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana, desenvolveu-se o argumento de que a docência inovadora está em continuidade com a produção da posição de sujeito discipulus iacto. Conclui-se que as demandas postas à docência universitária inovadora, para utilizar metodologias ativas, atendem à urgência de forjar a posição de sujeito discipulus iacto na racionalidade neoliberal. As demandas pelo uso de metodologias ativas, portanto, governam as condutas discentes e docentes no ensino universitário inovador.<hr/>Abstract Innovation has become a must in contemporary society. In it, university teaching is called to use active methodologies as a way to innovate in teaching. It is reported that these methodologies produce active and autonomous subjects. In this sense, this article seeks to understand the effects of truth about the active methodologies in the production of active students. It brings part of the results of a research, whose corpus is constituted by the said in circulation in the course of training of university teachers, as well as of interviews with participants of this formation. The theoretical and analytical tools of the philosopher Michel Foucault were used as reference, namely: device, discourse, power and truth. Through the methodological network that articulated elements of educational netnography, narrative interviews and the analysis of Foucauldian-inspired discourse the argument was developed that innovative teaching is in continuity with the production of the position of subject discipulus iacto. It is concluded that the demands placed on innovative university teaching, to use active methodologies, respond to the urgency of forging the position of disciple subject iacto in neoliberal rationality. The demands for the use of active methodologies, therefore, govern the student and teaching conducts in the innovative university education. <![CDATA[GRADUATES WORKERS AND TRANSFORMATIONS IN THE WORKFORCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O aumento da escolaridade ocupa espaço relevante nas formulações sobre oportunidades no mercado do trabalho e sobre as chances de mobilidade social. Este artigo tem como objetivo discutir em que medida a mudança no perfil educacional da força de trabalho de graduados com educação superior corresponde à alocação em grupos ocupacionais com demanda equivalente a esse nível de qualificação. Analisar essa relação tem relevância no momento de expansão significativa da educação terciária no Brasil e de profundas mudanças estruturais que afetam o funcionamento do mercado de trabalho. O texto examina as evidências dos últimos quarenta anos acerca das mudanças no perfil educacional da força de trabalho, levando em conta a relação entre anos de estudo e as oportunidades e/ou desigualdades do mercado de trabalho. A partir de dados produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o artigo mostra que, apesar do crescente número de trabalhadores com educação superior, a maior parte deste grupo não está inserida em função compatível com seu grau de qualificação, indicando um crescimento da taxa de graduados em ocupações que não requerem esse nível de escolaridade. Os resultados mostram ainda que o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho brasileiro segue marcado por significativas desigualdades de gênero e cor/raça.<hr/>Abstract The increase in years of study plays an important role in formulations about opportunities in the labor market and also about the chances of social mobility. This paper aims to discuss to what extent an increasing number of graduate workers corresponds to a greater allocation of the workforce in jobs that require higher education. The analysis of this relationship is particularly significant in the current scenario when substantial expansion of tertiary education and profound structural changes in the labor market are taking place. The text examines the changes in the educational profile of the workforce over the last forty years, taking into account the relationship between years of study and labor market opportunities and / or inequalities. Based on data produced by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, the article shows that, despite the growing number of workers with higher education, most of this group is not employed in a job that is compatible with their qualification, indicating an increase in the graduation rate for posts that do not require this level of education. The results also show that access to higher education and the Brazilian labor market remain marked by significant gender and color / race inequalities.<hr/>Resumen El aumento de la escolaridad ocupa un espacio relevante en las formulaciones sobre oportunidades en el mercado laboral y sobre las posibilidades de movilidad social. Este artículo tiene como objetivo discutir en qué medida el cambio en el perfil educativo de la población activa de los titulados con estudios superiores se corresponde con la asignación en grupos ocupacionales con demanda equivalente a este nivel de cualificación. El análisis de esta relación es relevante en el momento de una importante expansión de la educación terciaria en Brasil y de profundos cambios estructurales que afectan el funcionamiento del mercado laboral. El texto examina la evidencia de los últimos cuarenta años sobre los cambios en el perfil educativo de la población activa, teniendo en cuenta la relación entre los años de estudio y las oportunidades y / o desigualdades en el mercado laboral. Con base en datos producidos por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, el artículo muestra que, a pesar del creciente número de trabajadores con educación superior, la mayoría de este grupo no se inserta en una función compatible con su grado de calificación, lo que indica un aumento en el calificar a los graduados en ocupaciones que no requieran este nivel de educación. Los resultados también muestran que el acceso a la educación superior y al mercado laboral brasileño sigue marcado por importantes desigualdades de género y color / raza. <![CDATA[RESEARCH-TRAINING: REFLECTIVE DIARIES ON THE CARE WITH TEACHERS OF CHILD EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa diários reflexivos de professoras da Educação Infantil, compreendendo as formas de vivenciar o cuidado em suas práticas pedagógicas a partir do processo formativo vivenciado. Baseia-se na compreensão de cuidado fundamentada em Heidegger (2005) e Boff (1999), além de articular diálogos sobre formação, saberes docentes e reflexão, conduzidos por Gadamer (2002), Josso (2007) e Freire (2015). A abordagem metodológica foi a pesquisa-formação de cunho fenomenológico hermenêutico “heideggeriano”. Esta foi realizada em escola da rede pública municipal de Juazeiro - BA, envolvendo treze profissionais. Como dispositivos de colheita de informações foram utilizados: diário de observação, diários reflexivos escritos pelos participantes, roteiros dos encontros formativos e os processos avaliativos. Para este artigo, debruçamo-nos na análise dos diários reflexivos de dois encontros (quarto e quinto encontro) do total de cinco realizados. As análises dos diários foram guiadas pela Analítica do Sentido de Critelli (1996), baseada na perspectiva hermenêutica de Heidegger. As unidades de sentido foram descritas como: a identidade docente e o cuidar, a reflexão da prática docente que contribui para melhor cuidar e formação no sentido de cuidar das professoras da Educação Infantil (EI). A vivência da pesquisa-formação em cuidado, com essas educadoras, mostrou-se um lugar de convivência harmoniosa, de interação, de reflexão da prática, de abertura a si e ao outro, de maneira a favorecer ainda mais a qualidade nas ações educativas, levando a beneficiar toda comunidade escolar.<hr/>Abstract The article analyzes reflexive diaries of teachers of Early Childhood Education, understanding the ways of experiencing care in their pedagogical practices from the formative process experienced. It is based on the understanding of care from Heidegger (2005) and Boff (1999); in addition to articulating dialogues on training, teacher knowledge and reflection conducted by of Gadamer (2002), Josso (2007) and Freire (2015). The methodological approach was the research-formation of the phenomenological hermeneutic "Heideggerian". This was done in a school of the municipal public network of Juazeiro - BA, a total of thirteen professionals. As information gathering devices were used: observation diary, reflective diaries written by the participants, itineraries of the formative meetings and the evaluation processes. For this article, we focus on the analysis of the reflective diaries of two meetings (fourth and fifth meeting) of the total of five meetings. The analyses of the diaries were guided by Critique's Sense Analytic (1996), based on Heidegger's hermeneutic perspective. The units of meaning were described as: teacher identity and care, reflection of teaching practice that contributes to better care and training in the sense of caring for child education (EI) teachers. The experience of research-training in caring, with these teachers has proved to be a place of harmonious coexistence, interaction, reflection on practice, openness to oneself and to others in order to further promote quality in educational actions, leading to benefit to the entire school community. <![CDATA[LIVES THAT CROSS IN THE INSULT PEDAGOGY: AN ANALYSIS OF LGBTQIA PEOPLE'S SCHOOL LIVING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pedagogia do insulto atinge inúmeros estudantes LGBTQIA - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados, e representa estratégias que (re)produzem preconceitos, discriminações, violências e retirada de direitos elementares. Nesse sentido, questionamo-nos: de que maneira ela se manifesta nas vivências escolares, em desatendimento ao que a sociedade convencionou como norma? A fim de responder ao problema proposto, temos como objetivo analisar os relatos das vivências escolares de 118 participantes que se reconhecem como pessoas LGBTQIA. Para tanto, recorremos à análise de conteúdo sob o viés das seguintes categorias: interditos da diversidade sexual; des/contextualizando a LGBTQIAfobia; re/des/construindo estereótipos de gênero, as quais discutimos com base nos Estudos Culturais, nos estudos de gênero e na ordem do discurso. Concluímos que os padrões normalizadores adotados pela escola excluem aqueles considerados diferentes, impactando diretamente na esfera dos sentimentos, da dignidade e do desempenho escolar.<hr/>Abstract The insult pedagogy affects many LGBTQIA students - Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transgender, Queer, Questioner, Intersex, Undecided, Asexual and Allied, and represents strategies that (re)produce prejudice, discrimination, violence and withdrawal of rights elementary In this sense, we ask ourselves: in what way does it manifest itself in school experiences, in disregard of what society has agreed as a norm? In order to respond to the problem proposed, we aim to analyze the reports of the school experiences of 118 participants who recognize themselves as LGBTQIA people. To do so, we use content analysis under the bias of the following categories: prohibitions of sexual diversity; de / contextualizing LGBTQIAphobia; re/de/constructing gender stereotypes, which we discussed on the basis of Cultural Studies, gender studies and the order of discourse. We conclude that the standards adopted by the school exclude those considered as different, directly impacting the sphere of feelings, dignity and school performance. <![CDATA[CONFLICT IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AND CARE OF THE SELF IN MICHEL FOUCAULT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O conceito de cuidado de si de Michel Foucault, extraído do livro A Hermenêutica do Sujeito, caracteriza-se como caminho necessário para a construção da existência humana, ao demonstrar a necessidade de voltar-se a si mesmo. Desse modo, a realidade de conflitos existente na escola expressa-se como potência para a transformação das pessoas. Em vista disso, o presente artigo tem como pergunta: o conceito de cuidado de si de Michel Foucault pode auxiliar na resolução de conflitos em sala de aula? A metodologia utilizada reside em pesquisa bibliográfica, que se configurou em revisão de literatura e exame minucioso do livro do pensador francês. De forma sistemática, obteve-se como resultados: (i) a possibilidade de auxílio do conceito de cuidado de si como busca de retorno a si; (ii) o uso do cuidado de si como elemento de transformação da subjetividade na conquista individual; e (iii) a construção de abertura de postura para que se possa lidar com conflitos.<hr/>Abstract The concept of care of the self by Michel Foucault, extracted from the book entitled "The Hermeneutics of the Subject", characterizes itself as the required path for the human existence construction, upon demonstrating the necessity to the return to the self. Thus, the existing reality of conflicts at school expresses the power for people transformations. In view of that, the present article poses the question: can the concept of care of the self by Michel Foucault aid to resolve conflicts in the classroom? The utilized methodology lies in bibliographic research, comprised of a literature review and a meticulous inspection of the French thinker's book. The following results were systematically observed: (i) the care of the self-concept as a possible aid to the quest for the return to the self; (ii) the care of the self-employed as a transforming element of the subjectivity in the individual conquest and (iii) the construction of an open posture in order to deal with conflicts. <![CDATA[THE BRAZILIAN STATE UNIVERSITIES FUNDING: THE SPENDING PER-STUDENT, THE INSTITUTIONAL ASYMMETRIES, AND THE REGIONAL INEQUALITIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta resultado de pesquisa que apurou o valor do custo aluno das universidades estaduais (UEs) brasileiras, por estado da federação, no período de 2012 a 2016, tendo como referência metodológica a abordagem proposta por Amaral e Pinto (2010), informações estatísticas das UEs presentes nos dados (sinopses estatísticas e microdados) do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Os resultados obtidos mostram que os valores do custo aluno das UEs são assimétricos e revelam desigualdades regionais existentes quanto a atuação dessas instituições no contexto da educação superior do país.<hr/>Abstract The article presents a research result that verified the average spending per-student of the Brazilian State Universities (UEs), by state of the federation, in the period between 2012 and 2016. As a methodological reference, the article presents the approach proposed by Amaral and Pinto (2010), statistical information of the UEs present in the data (statistical abstracts and microdata) of the National Institute for Educational Studies and Research "Anísio Teixeira" (Inep), and of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The results obtained show that the average spending per-student of the UEs are asymmetrical and reveal existing regional inequalities regarding the performance of these institutions in the higher education context of the country. <![CDATA[TEACHER EDUCATION AND EDUCATIONAL WORK IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: SOME REFLECTIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A formação docente superficial e pragmática colabora para o esvaziamento do trabalho educativo e do processo de humanização. Esses fenômenos se coadunam com as limitadas condições de vida e de educação da ampla maioria das mulheres e dos homens do nosso país, fruto da estrutura social vigente, organizada na lógica do capital. Essa afirmação resulta da pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que analisou, sob a luz da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, elementos do trabalho educativo desenvolvido em 2014, com crianças da pré-escola de uma escola pública municipal de Manaus, Amazonas. A observação participativa em uma turma frequentada por vinte crianças de 4 e 5 anos de idade e o Grupo Focal com três professoras da pré-escola foram os instrumentos principais da pesquisa de campo. O estudo demonstra que o trabalho educativo, categoria central dessa pesquisa, foi predominantemente caracterizado pelo pragmatismo e espontaneísmo, o que contribui para a manutenção do acentuado estado de desumanização de professores e crianças. A superação dessa situação passa pela socialização do conhecimento em sua forma mais elaborada, função precípua da escola. Para tanto, apontamos a unidade dialética entre a teoria e a prática na formação docente como uma das possibilidades para a necessária e desafiadora busca do aprimoramento do trabalho educativo na Educação Infantil.<hr/>Abstract The superficial and pragmatic teacher education contributes to the emptying of educational work and the process of humanization. These phenomena are consistent with the limited living conditions and education of the vast majority of women and men in our country, as a result of the current social structure, organized in the logic of capital. This statement results from a PhD research, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Amazonas (UFAM), which analyzed, under the light of Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy, elements of the educational work developed in 2014, with pre-school children from a municipal public school in Manaus, Amazonas. Participatory observation in a class attended by twenty children at the age of 4 and 5 years and the Focus Group with three pre-school teachers were the main instruments of field research. The study shows that the educational work, the central category of this research, was predominantly characterized by pragmatism and spontaneity, which contributes to the maintenance of the marked state of dehumanization of teachers and children. Overcoming this situation involves the socialization of knowledge in its most elaborate form, the primary function of the school. To this end, we highlight the dialectical unity between theory and practice in teacher education as one of the possibilities for the necessary and challenging pursuit of the improvement of the educational work in Early Childhood Education. <![CDATA[TEACHING AND KNOWLEDGE OF SELF: FORMATIVE SPACE IN MULTIGRADE CLASSES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo trata da formação docente a partir do conhecimento de si, enquanto espaço de formação e de atuação profissional em classes multisseriadas. Objetivou-se compreender como os professores lidam e refletem sobre as diferenças em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-formação desenvolvida com três professores que vivem e convivem em contextos rurais em um município do interior da Bahia. Esta pesquisa é fundamentada no método (auto)biográfico. Como dispositivo de recolha de informações, utilizaram-se as narrativas. Percebeu-se que o conhecimento de si, como espaço de formação, desencadeia uma auto, eco e coformação, como princípios formativos que transversalizam o fazer docente em contextos de diversidade.<hr/>Abstract The present study deals with teacher formation based on knowledge of self, as a space for formation and professional performance in multigrade classes. The objective was to understand how teachers deal with and reflect about differences in the classroom. It is a research-formation developed with three teachers who live in rural contexts in a municipality in the interior of Bahia. This research is based on the (auto) biographical method. The narratives were used as a device for collecting information. It was perceived that knowledge of self, as a formation space, triggers a self, echo and co-formation as formative principles that transversalize teaching in contexts of diversity. <![CDATA[DEMOCRACY, PARTICIPATION AND EDUCATIONAL MANAGEMENT: DIALOGUES IN FREIREAN WRITINGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo propõe uma análise dos conceitos de participação e democracia apresentados por Paulo Freire em seus diversos escritos. O objeto da pesquisa consiste no postulado teórico de Paulo Freire no que se refere a esses conceitos. A questão formulada visa identificar como se apresentam e se relacionam na obra freireana os conceitos de democracia e participação e em que medida possibilitam sua reconstrução em tempos de retorno a práticas e regulamentações conservadoras no âmbito educacional. Com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, identificou-se nos escritos do autor uma sequência de análises que propicia o entendimento da relação entre os conceitos e a possibilidade de diálogo, de compreensão do outro e de recondução para novos caminhos. Observam-se reflexões que explicitam a democracia como caminho do educar e do ser mais. Ademais, concluiu-se que tais conceitos não possuem valor em si só, mas na prática cotidiana.<hr/>Abstract The text proposes an analysis of the concepts of participation and democracy presented by Paulo Freire in his various writings. The object of the research consists of Paulo Freire's theoretical postulate regarding these concepts. The question formulated aims to identify how the concepts of democracy and participation are presented and related in Paulo Freire's work, and to what extent they enable their reconstruction in times of return to conservative educational practices and regulations. With exploratory objectives, qualitative approach and bibliographic studies, a sequence of analyzes was identified in the author's writings that make it possible to understand the relationship between the concepts and the possibility of dialogue, the understanding of the other and the renewal of new paths. There are reflections that explain democracy as a way of educating and being more. In addition it is concluded that such concepts do not have value in themselves but in the daily practice. <![CDATA[THE PROFESSIONAL ACTIVITY OF PEDAGOGUE AT THE CENTER OF SPECIALIZED REFERENCE OF SOCIAL ASSISTANCE (CREAS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200114&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo acadêmico tem como objetivo compreender a atuação do Pedagogo no âmbito da Assistência Social inserido nos Centro de Referência Especializada de Assistência Social, no estado da Paraíba. Para aprofundarmos sobre a temática percorreremos os caminhos da Pedagogia Social, sendo está um reflexo para entender a atuação do educador na Assistência Social - CREAS. Justifica-se a escolha do tema por perceber a importância da formação dos Pedagogos em torno da Pedagogia Social. Como fundamentação teórica apoiamos a pesquisa nas contribuições de Saviani (2013) Paula (2014) Souza, et al (2014), Machado, Rodrigues e Severo (2014), PNAS (2004), LOAS (2003), a Cartilha de Orientação do CREAS (2011), por descreverem os avanços de suas pesquisas no campo educacional e da Pedagogia Social. Como apoio metodológico recorremos a pesquisa de abordagem qualitativa. Ressalta-se ainda que ao longo de todo o trabalho investigativo percebemos a importância de discutir os espaços de atuação do Pedagogo para além dos âmbitos educacionais.<hr/>Abstract This academic article aims to understand the performance of the Pedagogue in the scope of Social Assistance inserted in the Specialized Reference Center for Social Assistance in the state of Paraíba. To better develop the theme, we will follow the paths of Social Pedagogy, which is a reflection to understand the role of the educator in Social Assistance - CREAS. The choice of theme is justified because it perceives the importance of the formation of Pedagogues around Social Pedagogy. As a theoretical foundation, we support the research on the contributions of Saviani (2013) Paula (2014) Souza, et al (2014), Machado, Rodrigues and Severo (2014), PNAS (2004), LOAS (2003) (2011), for describing the advances of their research in the field of education and Social Pedagogy. As a methodological support, we used qualitative research. It is also emphasized that throughout the investigative work we perceive the importance of discussing the Pedagogue's spaces of action beyond the educational scopes. <![CDATA[DIGITAL CULTURE, CULTURAL CAPITAL, AND TECHNOLOGICAL CAPITAL: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200115&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa e discute a construção teórica do conceito de capital tecnológico, fundamentado no conceito de capital cultural, com base em uma pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer as características das práticas pedagógicas dos professores e identificar algumas práticas que possam ser definidas inovadoras a partir das ações pedagógicas que professores e alunos considerem como tal. O trabalho apresenta o percurso teórico e metodológico que nos permitiu fazer a relação da cultura digital, do capital cultural e do capital tecnológico a partir das análises das práticas pedagógicas dos professores. O design metodológico da pesquisa contemplou revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, questionários e entrevistas. A base empírica do estudo foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e de 45 entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Com bases nos dados dos questionários, foram constituídos os índices de uso social e pedagógico de tecnologias digitais, que por sua vez, resultaram no índice de capital tecnológico dos professores. A pesquisa permite conceituar teórica e empiricamente o capital tecnológico e define os desafios principais para a integração de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos professores de ensino superior, com vistas à construção de práticas inovadoras.<hr/>Abstract This paper analyzes and discusses the theoretical construction of the concept of technological capital, grounded on the concept of cultural capital, based on research on the use of digital technologies in the pedagogical practices within initial teacher training courses. The research problem focused on identifying the characteristics of professors' pedagogical practices and identifying some innovative practices defined by which pedagogical actions professors and students consider innovative. The paper presents the theoretical and methodological path that allowed us to relate digital culture, cultural capital, and technological capital based on the analysis of professors' pedagogical practices. The methodological design comprises bibliographic review, course project analysis, online survey, and interviews. We built the empirical basis of the study on the data of 220 respondents to the online survey and 45 semi-structured interviews developed with students and professors of undergraduate courses of a Public Higher Education Institution. Based on the data from the surveys, we constituted indices of social and pedagogical use of digital technologies, which in turn resulted in the professors' technological capital index. The research allows the theoretical and empirical conceptualization of technological capital, and defines the main challenges for the integration of digital technologies in the pedagogical practices of higher education professors, meaning to develop innovative practices. <![CDATA[PAULO FREIRE: CONTRADISCOURSE AND PRACTICE OF RESISTANCE TO NEOCONSERVATISM IN THE BRAZILIAN POLITICAL AND EDUCATIONAL SCENARIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200116&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O pensar e agir freireanos se tornam, mais uma vez, alvo de discursos que, longe da neutralidade, se posicionam no sentido de silenciar educadores e direcionar as práticas educativas para um distanciamento da democracia e da criticidade do ensino, sendo por isso necessário esclarecer o seu pensamento educacional, na perspectiva de um contradiscurso de resistência, evidenciando a sua importância na educação brasileira. A questão norteadora deste artigo é: quais as razões de Paulo Freire ser alvo de perseguições e críticas no atual contexto político? Objetiva-se analisar, na atual conjuntura brasileira, o pensamento de Paulo Freire enquanto contradiscurso de enfrentamento e resistência, contra os ataques à sua pessoa e proposta educacional, esclarecendo os seus pressupostos educacionais, refutando as críticas infundáveis e apontando a sua importância no cenário educacional brasileiro. Consiste em uma pesquisa bibliográfica que envolve as produções de Paulo Freire, mas também de resultados de pesquisas sobre a educação freireana. Destaca o caráter humanista e ético-político da educação de Paulo Freire, que não pode ser pensada como campo neutro, nem tampouco confundida com mera doutrinação partidária e apresenta a importância da educação freireana na educação brasileira.<hr/>Abstract Freire's thinking and acting become, once again, the target of discourses that, far from neutrality, are aimed at silencing educators and directing educational practices towards a distance from democracy and the criticality of teaching, so it is necessary to clarify the educational thought, from the perspective of a resistance discourse, highlighting its importance in Brazilian education. The guiding question of this article is: what are the reasons for Paulo Freire being the target of persecution and criticism in the current political context? The objective is to analyze, in the current Brazilian conjuncture, Paulo Freire's thought as a counter-discourse of confrontation and resistance, against the attacks on his person and educational proposal, clarifying his educational assumptions, refuting the unfounded criticism and pointing out its importance in the educational scenario Brazilian. It consists of a bibliographical research that involves Paulo Freire's productions, but also results of research on Freire's education. It highlights the humanist and ethical-political character of Paulo Freire's education, which cannot be thought of as a neutral field, nor confused with mere party indoctrination, and presents the importance of Freire's education in Brazilian education. <![CDATA[EPISTEMOLOGY OF THE HOMELAND EARTH FOR A NEW PLANETARY CITIZENSHIP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre o conceito de Terra-Pátria, a partir do livro homônimo, de Edgar Morin e Anne-Brigitte Kern, considerando a epistemologia da complexidade, que promove a mudança de pensamento - do linear ao complexo - para a reintegração de cultura científica e cultura humanística. Essa perspectiva implica uma nova visão de mundo, um novo pacto ético civilizatório, fundado não apenas na razão ilustrada, mas também na sensibilidade humana e na inteligência emocional que se expressam através do cuidado, da solidariedade, da compreensão e da responsabilidade ecológica e social. Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, articulamos ainda a obra Terra-Pátria às recomendações da Carta da Terra pela via do desenvolvimento sustentável, que nos leva à construção de uma nova cidadania planetária. Consideramos aqui as seguintes indagações norteadoras: Quais são os fundamentos teóricos presentes nesta obra e que podem ser considerados como bases estruturantes de uma teoria pedagógica capaz de iluminar a educação em direção a essa nova cosmovisão? De que forma a epistemologia presente na obra Terra-Pátria pode inspirar ou orientar a ação pedagógica em direção à reforma do pensamento e das instituições educativas? Concluímos com o reconhecimento de que os operadores cognitivos do pensamento complexo são mecanismos geradores dessa epistemologia e que práticas pedagógicas transdisciplinares são fundamentais à melhor compreensão da realidade.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the concept of Homeland Earth, from the eponymous book by Edgar Morin and Anne-Brigitte Kern, considering the epistemology of the complexity, which brings about a change in thinking - from linear to complex - for the reintegration of scientific culture and humanistic culture. This perspective points to a new worldview, a new ethical pact for civilization, founded not only on illustrated reason, but also on human sensibility and emotional intelligence that are expressed through care, solidarity, understanding, and ecological and social responsibility. Through the methodology of bibliographic research, we also link up the Homeland Earth work with the recommendations of the Earth Charter through sustainable development, which leads us to the creation of a new planetary citizenship. We consider the following guiding questions: What are the theoretical foundations present in this work that can be considered as the underlying bases for a pedagogical theory capable of enlightening education and moving it towards this new cosmovision? How can the epistemology present in Homeland Earth inspire or guide pedagogical action towards a reform of thinking and educational institutions? We conclude by recognizing that the cognitive operators of complex thinking are mechanisms that generate this epistemology and that transdisciplinary pedagogical practices are fundamental for a better understanding of reality.<hr/>Resumen Este artículo tiene por objeto reflexionar sobre el concepto de Tierra Patria, a partir del libro homónimo, de Edgar Morin y Anne-Brigitte Kern, considerando la epistemología de la complejidad que promueve el cambio de pensamiento -de lo lineal a lo complejo- en pro de la reintegración de cultura científica y cultura humanística. Esa perspectiva implica una nueva visión de mundo, un nuevo pacto ético civilizatorio fundamentado no solo en la razón ilustrada, sino también en la sensibilidad humana y la inteligencia emocional que se expresan por medio del cuidado, la solidaridad, la comprensión y la responsabilidad ecológica y social. Por medio de la metodología de investigación bibliográfica, articulamos también la obra Tierra Patria con las recomendaciones de la Carta de la Tierra por la vía del desarrollo sostenible que nos conduce a la construcción de una nueva ciudadanía planetaria. Aquí nos guiamos por las siguientes indagaciones: ¿cuáles son los fundamentos teóricos presentes en esta obra que pueden considerarse bases estructurantes de una teoría pedagógica capaz de iluminar la educación en dirección a esa nueva cosmovisión?, ¿de qué forma la epistemología presente en la obra Tierra Patria puede inspirar u orientar la acción pedagógica en dirección a la reforma del pensamiento y de las instituciones educativas? Concluimos con el reconocimiento de que los operadores cognitivos del pensamiento complejo son mecanismos generadores de esa epistemología y de que prácticas pedagógicas transdisciplinarias son fundamentales para comprender mejor la realidad. <![CDATA[HOMAGE TO EDGAR MORIN: BETWEEN KNOWLEDGE AND LIFE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto pretende alcançar Edgar Morin em seus 100 anos. Remete à sua obra como à de um visionário que sabe explorar genialidade intelectual e experiência vivida. Através de alguns depoimentos de pesquisadores, revela a forte expressão do pensamento complexo em trajetórias profissionais e pessoais. E, no encontro com o autor, a importância da compreensão humana para superar demônios e possessões da razão na formação do pensamento livre.<hr/>Abstract The aim of this text is to mark Edgar Morin’s 100th year. It hails his work as that of a visionary who knows how to explore intellectual genius and hands-on experience. A number of researchers provide testimonies which reveal the strong expression of complex thought in professional and personal paths and, in the meeting with the author, the importance of human understanding to overcome demons and possessions of reason in the formation of free thought.<hr/>Resumen El texto pretende alcanzar el pensamiento de Edgar Morin a sus 100 años. Se refiere a su obra como a la de un visionario que sabe explorar genialidad intelectual y experiencia vivida. A través de algunos testimonios de investigadores, revela la fuerte expresión del pensamiento complejo en trayectorias profesionales y personales. Y en el encuentro con el autor, manifiesta la importancia de la comprensión humana para superar demonios y posesiones de la razón en la formación del pensamiento libre. <![CDATA[THE COMPLEXITY DIALOGUE WITH ERGONOMICS AND ENGINEERING - CONTRIBUTION MADE BY EDGAR MORIN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O amplo pensamento de Edgar Morin compreende a possibilidade de pensar acomplexidade como um olhar que sirva para direcionar as ações no mundo. Nessa perspectiva, discute-se, inicialmente, as contribuições de Morin para as ciências do trabalho, particularmente para a Ergonomia Centrada na Atividade. Em seguida, amplia-se o debate sobre suas contribuições para a engenharia. Morin nos convida a pensar sobre os princípios e limites dos paradigmas sobre os quais tais campos de conhecimento e atuação são construídos. Ele nos oferece a oportunidade de incluir em nosso olhar a dialógica, a ordem e a desordem, as incertezas, as diferentes racionalidades, permitindo trazer ao debate questões fundamentais com relação à vida e à importância do sujeito na sociedade.<hr/>Abstract Edgar Morin's broad thought encompasses the possibility of thinking about complexity as a view that serves to direct actions in the world. From this perspective, we initially discuss Morin's contributions to different work sciences, particularly to Activity-Centered Ergonomics. Then, the debate on his contributions to Engineering is discussed. Morin invites us to think about the principles and limits of the paradigms on which such fields of knowledge and action are built. It offers us the opportunity to include in our view the dialogic perspective, order and disorder, uncertainties, different rationalities, allowing us to bring to the debate fundamental questions related to life and the importance of the subject in society.<hr/>Resumen El pensamiento amplio de Edgar Morin comprendelaposibilidad de pensar lacomplejidad como una mirada que sirve para dirigir accionesenel mundo. Desde esta perspectiva, analizamos inicialmente lascontribuciones de Morin a lascienciasdeltrabajo, en particular a laergonomía centrada enlaactividad. A seguir, se amplíael debate sobre sus aportes a laIngeniería. Morin nos invita a reflexionar sobre losprincipios y límites de los paradigmas sobre los que se construyen tales campos de conocimiento y acción. Nos brinda laoportunidad de incluir ennuestra perspectiva la dialógica, elorden y eldesorden, lasincertidumbres, las diferentes racionalidades, permitiéndonostraer al debate cuestionesfundamentales relacionadas conla vida y laimportanciadel tema enlasociedad. <![CDATA[THE AWARENESS OF UNCERTAINTY: THE CHALLENGES OF AN "EARTH-HOMELAND" POLICY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A tese central apresentada neste artigo não só permanece inquestionavelmente relevante, mas agora está sendo apresentada com ainda maior acuidade, dados os complexos eventos que estamos testemunhando: por que nosso futuro permanece imprevisível? Podemos prever alguma coisa nesta imprevisibilidade? Complexidade e incerteza estão no horizonte. Nossa consciência, portanto, está atrasada em relação aos eventos. Existe uma “crise”- no sentido médico de Hipócrates. Após os primeiros sintomas, torna-se claro que a sociedade global está doente - e a crise pode ser propícia à adoção de novos métodos. Mas há também o risco da tentação de egoísmos e soluções que transformam comunidades e espaços políticos em si mesmos. A crise da era ecológica é uma crise de nossa relação com a biosfera, e se não tomarmos consciência dos efeitos desta situação, corremos o risco de nos encaminharmos progressivamente para o suicídio coletivo. De que crise estamos falando? Da natureza, de nossa relação com a natureza e/ou com o meio ambiente, ou simplesmente de uma crise ecológica? “O que chamamos de crise ecológica [ou ambiental] é a consciência repentina de mais e mais incertezas” (LATOUR, 2010, p.14).<hr/>Abstract The main thesis presented in this article not only remains undeniably relevant but is now being presented more incisively, given the complex events we are witnessing: why does our future remain unpredictable? Can we predict anything in this unpredictability? Complexity and uncertainty are on the horizon. Therefore, our awareness lags behind events. There is a “crisis” - in the Hippocratic sense. After the first symptoms, it becomes clear that global society is sick, and the crisis could be conducive to the adoption of new methods. However, there is also the risk of the temptation of selfishness and solutions that turn communities and political spaces into themselves. The crisis of the ecological age is a crisis of our relationship with the biosphere. If we do not become aware of the effects of this situation, we risk heading progressively toward collective suicide. What crisis are we talking about? Of nature, of our relationship with nature and/or the environment, or simply an ecological crisis? "What we call an ecological [or environmental] crisis is the sudden awareness of more and more uncertainty" (LATOUR, 2010, p. 14).<hr/>Resumen La tesis central presentada en este artículo no solo sigue siendo relevante de forma incuestionable, sino que ahora se está presentando con más acuidad todavía debido a los complejos eventos de los que estamos siendo testigos: ¿por qué nuestro futuro permanece imprevisible?, ¿podemos prever algo dentro de esta imprevisibilidad? Complejidad e incertidumbre están en el horizonte. Nuestra consciencia, por tanto, está atrasada con relación a los eventos. Existe una “crisis” -en el sentido médico de Hipócrates. Tras los primeros síntomas, queda claro que la sociedad global está enferma -y la crisis puede ser propicia a la adopción de nuevos métodos. Pero también existe el riesgo de caer en la tentación de egoísmos y soluciones que transforman comunidades y espacios políticos en sí mismos. La crisis de la era ecológica es una crisis de nuestra relación con la biosfera, y si no tomamos consciencia de los efectos de esta situación, corremos el riesgo de acercarnos progresivamente al suicidio colectivo. ¿De qué crisis estamos hablando? ¿De la naturaleza, de nuestra relación con la naturaleza y/o con el medio ambiente o simplemente de una crisis ecológica? “Eso a lo que llamamos crisis ecológica [o ambiental] es la consciencia repentina de más y más incertidumbres” (LATOUR, 2010, p.14). <![CDATA[Financiamento da educação básica: e a escola como agência multifuncional na sociedade neoliberal. São Paulo: BT - Acadêmica, 2020. v. 1.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200600&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A tese central apresentada neste artigo não só permanece inquestionavelmente relevante, mas agora está sendo apresentada com ainda maior acuidade, dados os complexos eventos que estamos testemunhando: por que nosso futuro permanece imprevisível? Podemos prever alguma coisa nesta imprevisibilidade? Complexidade e incerteza estão no horizonte. Nossa consciência, portanto, está atrasada em relação aos eventos. Existe uma “crise”- no sentido médico de Hipócrates. Após os primeiros sintomas, torna-se claro que a sociedade global está doente - e a crise pode ser propícia à adoção de novos métodos. Mas há também o risco da tentação de egoísmos e soluções que transformam comunidades e espaços políticos em si mesmos. A crise da era ecológica é uma crise de nossa relação com a biosfera, e se não tomarmos consciência dos efeitos desta situação, corremos o risco de nos encaminharmos progressivamente para o suicídio coletivo. De que crise estamos falando? Da natureza, de nossa relação com a natureza e/ou com o meio ambiente, ou simplesmente de uma crise ecológica? “O que chamamos de crise ecológica [ou ambiental] é a consciência repentina de mais e mais incertezas” (LATOUR, 2010, p.14).<hr/>Abstract The main thesis presented in this article not only remains undeniably relevant but is now being presented more incisively, given the complex events we are witnessing: why does our future remain unpredictable? Can we predict anything in this unpredictability? Complexity and uncertainty are on the horizon. Therefore, our awareness lags behind events. There is a “crisis” - in the Hippocratic sense. After the first symptoms, it becomes clear that global society is sick, and the crisis could be conducive to the adoption of new methods. However, there is also the risk of the temptation of selfishness and solutions that turn communities and political spaces into themselves. The crisis of the ecological age is a crisis of our relationship with the biosphere. If we do not become aware of the effects of this situation, we risk heading progressively toward collective suicide. What crisis are we talking about? Of nature, of our relationship with nature and/or the environment, or simply an ecological crisis? "What we call an ecological [or environmental] crisis is the sudden awareness of more and more uncertainty" (LATOUR, 2010, p. 14).<hr/>Resumen La tesis central presentada en este artículo no solo sigue siendo relevante de forma incuestionable, sino que ahora se está presentando con más acuidad todavía debido a los complejos eventos de los que estamos siendo testigos: ¿por qué nuestro futuro permanece imprevisible?, ¿podemos prever algo dentro de esta imprevisibilidad? Complejidad e incertidumbre están en el horizonte. Nuestra consciencia, por tanto, está atrasada con relación a los eventos. Existe una “crisis” -en el sentido médico de Hipócrates. Tras los primeros síntomas, queda claro que la sociedad global está enferma -y la crisis puede ser propicia a la adopción de nuevos métodos. Pero también existe el riesgo de caer en la tentación de egoísmos y soluciones que transforman comunidades y espacios políticos en sí mismos. La crisis de la era ecológica es una crisis de nuestra relación con la biosfera, y si no tomamos consciencia de los efectos de esta situación, corremos el riesgo de acercarnos progresivamente al suicidio colectivo. ¿De qué crisis estamos hablando? ¿De la naturaleza, de nuestra relación con la naturaleza y/o con el medio ambiente o simplemente de una crisis ecológica? “Eso a lo que llamamos crisis ecológica [o ambiental] es la consciencia repentina de más y más incertidumbres” (LATOUR, 2010, p.14). <![CDATA[WAGNER, Izabela. Bauman: uma biografia. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: ZAHAR, 2020. 645 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A tese central apresentada neste artigo não só permanece inquestionavelmente relevante, mas agora está sendo apresentada com ainda maior acuidade, dados os complexos eventos que estamos testemunhando: por que nosso futuro permanece imprevisível? Podemos prever alguma coisa nesta imprevisibilidade? Complexidade e incerteza estão no horizonte. Nossa consciência, portanto, está atrasada em relação aos eventos. Existe uma “crise”- no sentido médico de Hipócrates. Após os primeiros sintomas, torna-se claro que a sociedade global está doente - e a crise pode ser propícia à adoção de novos métodos. Mas há também o risco da tentação de egoísmos e soluções que transformam comunidades e espaços políticos em si mesmos. A crise da era ecológica é uma crise de nossa relação com a biosfera, e se não tomarmos consciência dos efeitos desta situação, corremos o risco de nos encaminharmos progressivamente para o suicídio coletivo. De que crise estamos falando? Da natureza, de nossa relação com a natureza e/ou com o meio ambiente, ou simplesmente de uma crise ecológica? “O que chamamos de crise ecológica [ou ambiental] é a consciência repentina de mais e mais incertezas” (LATOUR, 2010, p.14).<hr/>Abstract The main thesis presented in this article not only remains undeniably relevant but is now being presented more incisively, given the complex events we are witnessing: why does our future remain unpredictable? Can we predict anything in this unpredictability? Complexity and uncertainty are on the horizon. Therefore, our awareness lags behind events. There is a “crisis” - in the Hippocratic sense. After the first symptoms, it becomes clear that global society is sick, and the crisis could be conducive to the adoption of new methods. However, there is also the risk of the temptation of selfishness and solutions that turn communities and political spaces into themselves. The crisis of the ecological age is a crisis of our relationship with the biosphere. If we do not become aware of the effects of this situation, we risk heading progressively toward collective suicide. What crisis are we talking about? Of nature, of our relationship with nature and/or the environment, or simply an ecological crisis? "What we call an ecological [or environmental] crisis is the sudden awareness of more and more uncertainty" (LATOUR, 2010, p. 14).<hr/>Resumen La tesis central presentada en este artículo no solo sigue siendo relevante de forma incuestionable, sino que ahora se está presentando con más acuidad todavía debido a los complejos eventos de los que estamos siendo testigos: ¿por qué nuestro futuro permanece imprevisible?, ¿podemos prever algo dentro de esta imprevisibilidad? Complejidad e incertidumbre están en el horizonte. Nuestra consciencia, por tanto, está atrasada con relación a los eventos. Existe una “crisis” -en el sentido médico de Hipócrates. Tras los primeros síntomas, queda claro que la sociedad global está enferma -y la crisis puede ser propicia a la adopción de nuevos métodos. Pero también existe el riesgo de caer en la tentación de egoísmos y soluciones que transforman comunidades y espacios políticos en sí mismos. La crisis de la era ecológica es una crisis de nuestra relación con la biosfera, y si no tomamos consciencia de los efectos de esta situación, corremos el riesgo de acercarnos progresivamente al suicidio colectivo. ¿De qué crisis estamos hablando? ¿De la naturaleza, de nuestra relación con la naturaleza y/o con el medio ambiente o simplemente de una crisis ecológica? “Eso a lo que llamamos crisis ecológica [o ambiental] es la consciencia repentina de más y más incertidumbres” (LATOUR, 2010, p.14). <![CDATA[GÓES, Natália Moraes; BORUCHOVITCH, Evely. <em>Estratégias de aprendizagem</em>: como promovê-las? Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. 126 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000200602&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A tese central apresentada neste artigo não só permanece inquestionavelmente relevante, mas agora está sendo apresentada com ainda maior acuidade, dados os complexos eventos que estamos testemunhando: por que nosso futuro permanece imprevisível? Podemos prever alguma coisa nesta imprevisibilidade? Complexidade e incerteza estão no horizonte. Nossa consciência, portanto, está atrasada em relação aos eventos. Existe uma “crise”- no sentido médico de Hipócrates. Após os primeiros sintomas, torna-se claro que a sociedade global está doente - e a crise pode ser propícia à adoção de novos métodos. Mas há também o risco da tentação de egoísmos e soluções que transformam comunidades e espaços políticos em si mesmos. A crise da era ecológica é uma crise de nossa relação com a biosfera, e se não tomarmos consciência dos efeitos desta situação, corremos o risco de nos encaminharmos progressivamente para o suicídio coletivo. De que crise estamos falando? Da natureza, de nossa relação com a natureza e/ou com o meio ambiente, ou simplesmente de uma crise ecológica? “O que chamamos de crise ecológica [ou ambiental] é a consciência repentina de mais e mais incertezas” (LATOUR, 2010, p.14).<hr/>Abstract The main thesis presented in this article not only remains undeniably relevant but is now being presented more incisively, given the complex events we are witnessing: why does our future remain unpredictable? Can we predict anything in this unpredictability? Complexity and uncertainty are on the horizon. Therefore, our awareness lags behind events. There is a “crisis” - in the Hippocratic sense. After the first symptoms, it becomes clear that global society is sick, and the crisis could be conducive to the adoption of new methods. However, there is also the risk of the temptation of selfishness and solutions that turn communities and political spaces into themselves. The crisis of the ecological age is a crisis of our relationship with the biosphere. If we do not become aware of the effects of this situation, we risk heading progressively toward collective suicide. What crisis are we talking about? Of nature, of our relationship with nature and/or the environment, or simply an ecological crisis? "What we call an ecological [or environmental] crisis is the sudden awareness of more and more uncertainty" (LATOUR, 2010, p. 14).<hr/>Resumen La tesis central presentada en este artículo no solo sigue siendo relevante de forma incuestionable, sino que ahora se está presentando con más acuidad todavía debido a los complejos eventos de los que estamos siendo testigos: ¿por qué nuestro futuro permanece imprevisible?, ¿podemos prever algo dentro de esta imprevisibilidad? Complejidad e incertidumbre están en el horizonte. Nuestra consciencia, por tanto, está atrasada con relación a los eventos. Existe una “crisis” -en el sentido médico de Hipócrates. Tras los primeros síntomas, queda claro que la sociedad global está enferma -y la crisis puede ser propicia a la adopción de nuevos métodos. Pero también existe el riesgo de caer en la tentación de egoísmos y soluciones que transforman comunidades y espacios políticos en sí mismos. La crisis de la era ecológica es una crisis de nuestra relación con la biosfera, y si no tomamos consciencia de los efectos de esta situación, corremos el riesgo de acercarnos progresivamente al suicidio colectivo. ¿De qué crisis estamos hablando? ¿De la naturaleza, de nuestra relación con la naturaleza y/o con el medio ambiente o simplemente de una crisis ecológica? “Eso a lo que llamamos crisis ecológica [o ambiental] es la consciencia repentina de más y más incertidumbres” (LATOUR, 2010, p.14).