Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820220003&lang=en vol. num. 62 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê: Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[VISUAL ARTS, TEACHING AND AESTHETIC FORMATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Perguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente. As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.<hr/>Abstract Asking about a possible aesthetic formation for teaching in visual arts may seem obvious, however, based on a survey of texts carried out in the archives of four important events for the areas of Art and Education in Brazil, they are: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - CONFAEB”, it was possible to identify that the relationships between the themes of aesthetics, teaching and visual arts are distinct and point to different issues within the field of teacher education. The texts were analyzed under the inspiration of Michel Foucault's discourse analysis, texts that were published between the years 2008 and 2015. In them, it was possible to identify a system of regularities and dispersions that made visible the existence of four trends in the ways in which they are placed in relation to the themes of art, teaching and aesthetic formation. At the end of the text, I propose some questions to problematize what we have done in relation to the training of teachers in arts with the intention of launching clues on the issue that mobilized the study the aesthetic dimension of the study of teachers of visual arts.<hr/>Resumen Preguntar por una posible formación estética en/para la enseñanza de las artes visuales puede parecer una obviedade. Pero durante una investigación sobre conferencias presentadas entre 2008 y 2015 en cuatro eventos brasileños vinculados a las áreas de Arte y Educación, a saber: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - CONFAEB”, fue posible identificar diferentes relaciones entre los temas de la estética, la enseñanza y las artes visuales Las análisis se realizaron a partir de los estudios sobre el Discurso de Michel Foucault y permitió identificar un sistema de regularidades y dispersiones que dio visibilidad a la existencia de cuatro tendencias en los modos en que se relacionan los temas del arte, la enseñanza y la formación estética. Al final del texto, propongo algunas preguntas para problematizar lo que venimos haciendo en Brasil en relación a la formación de profesores en artes con la intención de arrojar pistas sobre la cuestión que me llevó a estudiar la dimensión estética de la formación de profesores de artes visuales. <![CDATA[THE STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE BRAZILIAN STUDENT MOVEMENT IN THE FIELD OF EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto apresenta mapeamento acerca da produção acadêmica sobre o Movimento Estudantil brasileiro no campo da Educação. O Estado do conhecimento apresentado, portanto, visa expor o perfil quantitativo e a incidência das pesquisas que tomaram o Movimento Estudantil como objeto de pesquisa. Para tanto, contextualiza-se o Movimento Estudantil brasileiro, tomando por base as pesquisas de autores como Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), entre outros que se dedicaram aos estudos sobre a participação política dos jovens brasileiros; e analisa-se a produção acadêmica a respeito da temática em tela, de modo a apontar possíveis lacunas e fragilidades nos estudos já realizados. A partir da análise, conclui-se que, em relação ao período ditatorial iniciado em 1964, há predominância de trabalhos sobre sua reconstrução histórica, por meio de narração de fatos e de acontecimentos vivenciados pelos estudantes. Além disso, em relação ao Movimento Estudantil contemporâneo, há tendência na realização de estudos de caso.<hr/>Abstract This text presents a mapping about the academic production on the Brazilian Student Movement in the field of Education. Therefore, the State of knowledge presented aims to expose the quantitative profile and the incidence of research that took the Student Movement as a research object. To this end, the Brazilian Student Movement is contextualized, based on the research of authors such as Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), among others who dedicated themselves to studies on the political participation of young Brazilians; and the academic production on the subject in question is analyzed, in order to point out possible gaps and weaknesses in the studies already carried out. From the analysis, it is concluded that, in relation to the dictatorial period started in 1964, there is a predominance of works on its historical reconstruction, through narration of facts and events experienced by students. In addition, in relation to the contemporary Student Movement, there is a tendency to carry out case studies.<hr/>Resumen Este texto presenta un mapeo de la producción académica sobre el Movimiento Estudiantil brasileño en el campo de la educación. El Estado del conocimiento presentado, por tanto, pretende exponer el perfil cuantitativo y la incidencia de las investigaciones que tomaron al Movimiento Estudiantil como objeto de investigación. Para ello, se contextualiza el Movimiento Estudiantil brasileño, tomando por base las investigaciones de autores como Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), entre otros que se dedicaron a los estudios sobre la participación política de los jóvenes brasileños; y se analiza la producción académica a respecto de la temática en cuestión, con el fin de señalar posibles vacíos y fragilidades en los estudios ya realizados. A partir del análisis se concluye que, en relación al período dictatorial iniciado en 1964, hay predominancia de trabajos sobre su reconstrucción histórica, por medio de narración de hechos y acontecimientos vividos por los estudiantes. Además, en relación al Movimiento Estudiantil contemporáneo, existe una tendencia en la realización de estudios de casos. <![CDATA[THE ROLE OF PLAY IN THE BNCC VERSIONS: DISCOURSES CONSTITUTING KNOWLEDGE IN THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300102&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo do currículo das escolas e das práticas pedagógicas. A Base Nacional Comum Curricular abrange a Educação Infantil e teve cinco versões durante o processo de elaboração. Diferentes equipes de governo e elaboradores atuaram em cada versão da Base, disputando, na política curricular, o poder do discurso para a constituição de saberes na educação brasileira. Assim sendo, este artigo visa discutir como o papel da brincadeira enunciado em cada versão do documento busca constituir saberes sobre a criança e a Educação Infantil. A pesquisa fundamenta-se no contexto de produção do texto da abordagem do ciclo de políticas, que serve para a interpretação crítica do processo de formulação de políticas educacionais, baseado na análise do discurso de Foucault. A coleta de dados deu-se no texto das versões da Base Nacional Comum Curricular, especialmente na parte introdutória e no capítulo que aborda a Educação Infantil. A análise mostra o papel da brincadeira dentre as continuidades e as descontinuidades nas versões da Base Nacional Comum Curricular, com enunciados que formaram diferentes discursos sobre a brincadeira e foram proferidos ao longo da construção da Base, com diferentes intenções de fazer existir e circular determinados saberes na Educação Infantil.<hr/>Abstract The Base Nacional Comum Curricular - BNCC [Common Core State Standards] is a normative document of school curriculum and pedagogical practices. The Common Core State Standards encompasses Early Childhood Education and had five versions during the drafting process. Different government teams and developers worked on each version of the Common Core, disputing in the curricular policy the power of the discourse for the constitution of knowledge in Brazilian education. Thus, this paper aims to discuss how the role of play enunciated in each version of the document seeks to constitute knowledge about the child and Early Childhood Education. The research is based on the context of text production of the policy cycle approach, which serves for the critical interpretation of the process of education policy formulation, based on the analysis of Foucault’s discourse. Data collection took place in the text of the Common Core State Standards versions, especially in the introductory part and in the chapter that addresses Early Childhood Education. The analysis shows the role of play among the continuities and discontinuities in the Common Core State Standards versions, with statements that formed different discourses about play and were uttered throughout the construction of the Common Core, with different intentions to make certain knowledge exist and circulate in Early Childhood Education.<hr/>Resumen La Base Nacional Comum Curricular (BNCC) es un documento normativo del currículo de las escuelas y de las practicas pedagógicas. La Base Nacional Comum Curricular abarca a la Educación Infantil y tuvo cinco versiones durante el proceso de su elaboración. Diferentes equipos de gobierno y elaboradores actuaron en cada versión de la Base, disputando, en la política curricular, el poder del discurso para la constitución de saberes en la educación brasileña. Este artículo aspira a discutir como el papel del juego enunciado en cada versión del documento busca constituir saberes sobre el niño y la Educación Infantil. La investigación se fundamenta en el contexto de la producción del texto y en el abordaje del ciclo de políticas, que sirve para la interpretación crítica del proceso de formulación de políticas educacionales, basado en el análisis del discurso de Foucault. La recolección de datos se dio en el texto de las versiones de la Base Nacional Comum Curricular, especialmente en la parte introductoria y en el capítulo que aborda la Educación Infantil. El análisis muestra el papel del juego entre las continuidades y discontinuidades en las versiones de la Base Nacional Comum Curricular, con enunciados que formaron diferentes discursos sobre el juego y fueron dados a lo largo de la construcción de la Base, con diferentes intensiones de hacer existir y circular determinados saberes en la Educación Infantil. <![CDATA[CHILDHOOD AND INSTITUTIONALIZATION: WHO ARE THE BRAZILIAN CHILDREN?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Temos como objetivo identificar as crianças brasileiras com a intenção de conhecer quem são os sujeitos que compõem a infância brasileira e entender como se consolida o atendimento, sejam elas institucionalizadas ou não. Partimos da investigação materialista de sociedade, história, cultura e economia, tendo como base as categorias marxianas de análise da realidade social e de uma pesquisa bibliográfica para identificar, compreender e analisar nosso objeto de investigação. Identificamos que a marca social entre as crianças das diversas classes é preponderante para seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos ou não no decorrer da história da educação no país, inclusive para determinar a existência e forma de atendimento ofertado.<hr/>Abstract We aim to identify how Brazilian children with the intention of knowing who are the ones who represent a Brazilian childhood and how they comfort the service, whether they are promoted or not. We start from materialistic research, history, culture and economics, based on the marxists categories of analysis of social reality and a bibliographical research to identify, understand and analyze our research object. Identifying social classes as different classes is preponderant to obtain the knowledge of whether or not the content of the history of education in the country is included, including to determine the existence of a form of care offered.<hr/>Resumen Nuestro objetivo es identificar a los niños brasileños con la intención de saber quiénes son los sujetos que componen la infancia brasileña y comprender cómo se consolida el cuidado, institucionalizado o no. Partimos de la investigación materialista de la sociedad, la historia, la cultura y la economía, basándonos en las categorías marxistas de análisis de la realidad social y una investigación bibliográfica para identificar, comprender y analizar nuestro objeto de investigación. Identificamos que la marca social entre los niños de diferentes clases es preponderante para su reconocimiento como sujeto de derechos o no en el transcurso de la historia de la educación en el país, incluso para determinar la existencia y forma de servicio ofrecido. <![CDATA[THE RETURN TO IN-PERSON CLASSES AND THE FEELINGS EXPERIENCED BY ACADEMICS DURING THE COVID-19 PANDEMIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300104&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Considering the global pandemic caused by Covid-19, the world has been affected in various social and educational spheres, changing the formats of classroom classes for online teaching. With that, the return to in-person classes is being studied through the advance of vaccination. In this sense, this work aimed to describe the students' perceptions and feelings most experienced by them through eleven structured questions. A form was created using the Google forms application and made available through WhatsApp to a population sample of 152 students from two institutions, one public and the other private, in the city of Altamira-Pará-Brasil. The results characterized the occurrence of feelings such as worry, anxiety, fear, stress, and sadness. Furthermore, it was observed that the pandemic affected the emotional aspect of the participants.<hr/>Resumo Diante do momento pandêmico causado pela Covid-19, o mundo foi afetado em várias esferas sociais e educacionais, modificando os formatos das aulas presenciais para o ensino online. Com isso, mediante o avanço da vacinação, estuda-se o retorno às aulas presenciais. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever a percepção dos estudantes e os sentimentos mais vivenciados por eles, através de onze perguntas estruturadas. Um formulário foi elaborado através do aplicativo Google forms e disponibilizado por meio do WhatsApp, a uma amostra populacional de 152 alunos de duas instituições, sendo uma pública e outra privada no município de Altamira-Pará. Os resultados caracterizaram a ocorrência de sentimentos como a preocupação, a ansiedade, o medo, o estresse e tristeza. Observou-se que a pandemia afetou o aspecto emocional dos participantes.<hr/>Resumen Ante el momento de pandemia provocado por el Covid-19, el mundo se vio afectado en diversos ámbitos sociales y educativos, cambiando los formatos de clases presenciales por la enseñanza en línea. Con ello, mediante el avance de la vacunación, se estudia la vuelta a las clases presenciales. En ese sentido, el objetivo de este trabajo fue describir la percepción de los estudiantes y los sentimientos más experimentados por ellos, a través de once preguntas estructuradas. Se preparó un formulario a través de la aplicación de formularios de Google y se puso a disposición a través de WhatsApp, para una muestra de población de 152 estudiantes de dos instituciones, una pública y otra privada en el municipio de Altamira-Pará. Los resultados caracterizaron la ocurrencia de sentimientos como preocupación, ansiedad, miedo, estrés y tristeza. Se observó que la pandemia afectó el aspecto emocional de los participantes. <![CDATA[DIGITAL GAMES AND ATTENTION: A STUDY WITH BASIC EDUCATION STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem objetivo de caracterizar os comportamentos das crianças relacionados à interação com os jogos digitais, incluindo as mediações parentais e a verificação da influência do tempo de acesso sobre o desempenho da atenção. A pesquisa ex-post-facto teve uma abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário e de testes psicológicos, envolvendo 91 alunos com idade média de 11,6 anos. Os resultados revelaram que 96,8% dos participantes jogam e que 47,3% deles jogam de 1 a 2 horas por dia. Em relação à mediação parental, 74,16% dos pais controlam o tempo de acesso. A análise da relação entre a faixa de tempo e o desempenho dos tipos de atenção revelou que as crianças jogam de 1 a 2 horas por dia têm melhor desempenho da atenção concentrada, e aquelas que jogam entre 2 e 6 horas demonstram melhor desempenho da atenção dividida, porém sem revelar uma diferença estatisticamente significativa.<hr/>Abstract This work aims to characterize the children’s behavior related to interaction with digital games, including parental mediations and verification of the influence of access time on attention performance. The ex-post-fact research had a quantitative approach based on applying a questionnaire and psychological tests involving 91 students with an average age of 11.6 years. The results revealed that 96.8% of the participants play digital games and that 47.3% play for 1 to 2 hours. Regarding parental mediation, 74.16% of parents control access time. The analysis of the relationship between the time range and the performance of the types of attention revealed that children who play 1 to 2 hours a day have better attention-focused performance, and those who play between 2 and 6 hours show better-divided attention performance, but without revealing a statistically significant difference.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo caracterizar los comportamientos de los niños relacionados con la interacción con los juegos digitales, incluyendo las mediaciones parentales y la verificación de la influencia del tiempo de acceso en el rendimiento de la atención. La investigación ex-post-facto tuvo un enfoque cuantitativo basado en la aplicación de un cuestionario y pruebas psicológicas, con la participación de 91 estudiantes con una edad media de 11,6 años. Los resultados revelaron que el 96,8% de los participantes juegan y que el 47,3% lo hace entre 1 y 2 horas. En cuanto a la mediación parental, el 74,16% de los padres controla el tiempo de acceso. El análisis de la relación entre el intervalo de tiempo y el rendimiento de los tipos de atención reveló que los niños que juegan de 1 a 2 horas al día tienen un mejor rendimiento de la atención concentrada y los que juegan entre 2 y 6 horas muestran un mejor rendimiento de la atención dividida, pero sin revelar una diferencia estadísticamente significativa. <![CDATA[THE INSTITUCIONAL HISTORICAL-CONSTITUTION OF THE CONSOLIDATION OF THE FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION IN BRAZIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300106&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a partir da nova institucionalidade, com a implementação dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das políticas públicas e educacionais no Brasil, no governo Lula, destacando os movimentos sociopolíticos envolvidos em sua constituição. A análise metodológica centra-se em um estudo bibliográfico e documental com consulta à legislação e aos documentos normativos do Ministério da Educação (MEC), ancorada no método histórico-dialético. A discussão nos permitiu uma análise dos movimentos históricos, socioeconômicos e políticos que marcaram a consolidação dos Institutos Federais (IFs). Em síntese, a nova institucionalidade caracteriza-se pela transformação das finalidades e do tipo de trabalho desenvolvidos, e pela mudança no público que acessa à nova instituição através da política de expansão. Tal fato trouxe avanços educacionais significativos em termos de desenvolvimento regional e inserção social, embora existam limitações e desafios para a materialização das ações políticas-educacionais que atendam às finalidades de sua criação.<hr/>Abstract The article discusses the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPCT), based on the new institutionality with the implementation of the Federal Institutes (IFs) in the scope of public and educational policies in Brazil, during the Lula government, highlighting the movements sociopolitical factors involved in its constitution. The methodological analysis focuses on a bibliographic and documentary study with consultation of legislation and normative documents of the Ministry of Education (MEC), anchored in the dialectical historical method. The discussion allowed us to analyze the historical, socioeconomic and political movements that marked the consolidation of the Federal Institutes (IFs). In summary, the new institutionality is characterized by the transformation of the purposes, the type of work developed, by the change in the public that accesses the new institution through the expansion policy. This fact has brought significant educational advances in terms of regional development and social inclusion, although there are limitations and challenges for the materialization of political-educational actions that meet the purposes of their creation.<hr/>Resumen El artículo discute la expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (EPCT), basada en la nueva institucionalidad con la implementación de los Institutos Federales (IFs) en el ámbito de las políticas públicas y educativas en Brasil, bajo el gobierno de Lula, destacando los movimientos sociopolíticos involucrados en su constitución. El análisis metodológico se centra en el estudio bibliográfico y documental con consulta con legislación y documentos normativos del Ministerio de Educación (MEC), anclado en el método histórico dialéctico. La discusión nos permitió analizar los movimientos históricos, socioeconómicos y políticos que marcaron la consolidación de los institutos federales (FI). En resumen, la nueva institucionalidad se caracteriza por la transformación de los propósitos, el tipo de trabajo desarrollado, por el cambio en el público que accede a la nueva institución a través de la política de expansión. Este hecho ha traído importantes avances educativos en materia de desarrollo regional e inserción social, aunque existen limitaciones y desafíos para la materialización de acciones político-educativas que cumplan con los propósitos de su creación. <![CDATA[SELF-TRAINING IN HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE PEDAGOGY COURSE IN THE HIGH SERTÃO OF PARAÍBA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto tem o propósito de fomentar no âmbito acadêmico o debate acerca da autoformação docente. Tem-se um duplo objetivo: primeiro, elucidar os motivos históricos pelos quais a temática em apreço é quase inexistente na cultura docente brasileira. Para tanto, lança-se um olhar retrospectivo sobre o desenvolvimento do processo de escolarização do povo brasileiro, pois foram tais vivências que produziram historicamente o psiquismo o qual se manifesta na cultura docente da atualidade. Segundo, apresentar a autoformação como dimensão fundante da formação de professores. Estruturado com base em dados bibliográficos e empíricos, o estudo se apresenta como uma aproximação contextualizada ao tema. Recorreu-se a produções registradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para identificar a existência ou ausência de pesquisas sobre autoformação, bem como aos dados de experiência consolidada de elaboração e vivência de Projetos de Autoformação Docente na Educação Superior, precisamente num curso de Pedagogia no Alto Sertão Paraibano. O exame das produções acadêmicas identificadas evidenciou um volume ínfimo de pesquisas sobre autoformação (0,20%), revelando que essa dimensão da formação docente está sendo negligenciada nas práticas e currículos acadêmicos. Urge, por conseguinte, ampliar o debate em torno do assunto, de modo a favorecer a renovação do pensamento pedagógico e a construção de uma nova mentalidade de valorização do saber como dispositivo capaz de impulsionar o desenvolvimento humano nas suas múltiplas dimensões: biológicas, sociais, cognitivas, afetivas, espirituais e culturais.<hr/>Abstract The purpose of this text is to foster in the academic field the debate about teachers' self-training. We have a double objective: first, to elucidate the historical reasons why this theme is almost non-existent in the Brazilian teaching culture. To do so, we will take a retrospective look at the development of the Brazilian people's schooling process, because it was these experiences that historically produced the psychism that is manifested in today's teaching culture; second, to present self-training as a fundamental dimension of teacher training. Structured on the basis of bibliographic and empirical data, the study presents itself as a contextualized approach to the theme. We used the productions registered in the Capes Theses and Dissertations Catalog to identify the existence or absence of research on self-training, as well as data from the consolidated experience of elaboration of Projects for Teachers' Self-Training in Higher Education, precisely in a Pedagogy course in the Alto “Sertão” of Paraíba. The examination of the identified academic productions showed a tiny volume of research on self-training (0.20%), revealing that this dimension of teacher training is being neglected in academic practices and curricula. It is urgent, therefore, to broaden the debate around the subject in order to favor the renewal of pedagogical thinking, the construction of a new mentality of valuing knowledge as a device capable of boosting human development in its multiple dimensions: biological, social, cognitive, affective, spiritual, and cultural.<hr/>Resumen El propósito de este texto es promover en el ámbito académico el debate sobre la autoformación de los profesores. Tiene un doble objetivo: en primer lugar, dilucidar las razones históricas por las que el tema en cuestión es casi inexistente en la cultura docente brasileña. Para ello, se hecha una mirada retrospectiva al desarrollo del proceso de escolarización del pueblo brasileño, porque fueron esas experiencias las que produjeron históricamente el psiquismo que se manifiesta en la cultura docente actual.En segundo lugar, presentar la autoformación como una dimensión fundamental de la formación docente. Estructurado a partir de datos bibliográficos y empíricos, el estudio se presenta como una aproximación contextualizada al tema. Se utilizaron producciones registradas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior para identificar la existencia o ausencia de investigaciones sobre autoformación, así como datos de la experiencia consolidada de elaboración y vivencia de Proyectos de Autoformación Docente en la Educación Superior, precisamente en un curso de Pedagogía en el Alto Sertão Paraibano. El examen de las producciones académicas identificadas mostró un volumen ínfimo de investigaciones sobre la autoformación (0,20%), lo que revela que esta dimensión de la formación del profesorado está siendo descuidada en las prácticas académicas y en los planes de estudio. Por tanto, es urgente ampliar el debate sobre el tema para favorecer la renovación del pensamiento pedagógico y la construcción de una nueva mentalidad de valoración del conocimiento como dispositivo capaz de impulsar el desarrollo humano en sus múltiples dimensiones: biológica, social, cognitiva, afectiva, espiritual y cultural. <![CDATA[SOCIAL-ECOLOGICAL SUSTAINABILITY IN CONTINUING EDUCATION OF PEDAGOGY TEACHERS BASED ON GAMIFICATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300108&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O tema sustentabilidade socioecológica é limitada no ensino superior, mas é fundamental aos docentes para o enfrentamento das crises ecossociais. O estudo objetivou investigar a formação continuada de docentes universitários de Pedagogia em Natal-RN, Brasil, quanto à abordagem da sustentabilidade socioecológica na sala de aula. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, aplicada, com delineamento de estudo caso, e embasada teoricamente; seguiu, também, procedimentos de análises documentais e curriculares junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia e levantamento dos dados primários provenientes da aplicação de um questionário on-line junto aos 15 docentes do curso superior, o qual foi submetido à análise de dados e de conteúdo. As vozes de 15 docentes revelaram uma ínfima abordagem dos desafios ecossociais na prática educativa. Devido à ausência dessa abordagem no curso superior de Pedagogia por vários motivos, em síntese, o estudo possibilitou a construção de um curso de formação continuada de docentes mediante a inserção da aprendizagem baseada na gamificação, com o objetivo de apoiar a formação e a construção de um conhecimento socioecológico face às crises socioecológicas através de elementos gamificados de forma a realizar um aprendizado significativo e inovador, formando profissionais socialmente críticos frente a um aprender dinâmico na formação docente.<hr/>Abstract The theme of socioecological sustainability is limited in higher education, but it is essential for teachers to face ecosocial crises. The study aimed to investigate the continuing education of university professors of Pedagogy in Natal-RN, Brazil, regarding the approach of socioecological sustainability in the classroom. The methodology adopted consisted of a qualitative, applied research, with a case study design, and theoretically based; it also followed procedures of documental and curricular analysis with the Degree in Pedagogy and survey of primary data from the application of an online questionnaire with 15 professors of the higher course, which was submitted to data and content analysis. The voices of 15 teachers revealed a tiny approach to the ecosocial challenges in educational practice. Due to the absence of this approach in the higher education course of Pedagogy for several reasons, in summary, the study made it possible to build a course of continuing education for teachers through the insertion of learning based on gamification, with the objective of supporting the formation and construction of a socio-ecological knowledge in the face of socio-ecological crises through gamified elements in order to carry out a significant and innovative learning, forming socially critical professionals in the face of dynamic learning in teacher training.<hr/>Resumen El tema de la sostenibilidad socio-ecológica es limitado en la enseñanza superior, pero es fundamental para los profesores para afrontar las crisis eco-sociales. El estudio tuvo como objetivo investigar la formación continua de los profesores universitarios de Pedagogía en Natal-RN, Brasil, en relación con el enfoque de la sostenibilidad socio-ecológica en el aula. La metodología adoptada consistió en una investigación cualitativa, aplicada, con diseño de estudio de caso, y fundamentada teóricamente; también se siguieron procedimientos de análisis documental y curricular con el curso de Pedagogía y levantamiento de datos primarios a partir de la aplicación de un cuestionario en línea con 15 profesores del curso superior, que fue sometido a análisis de datos y de contenido. Las voces de 15 profesores revelaron un enfoque muy reducido de los retos ecosociales en la práctica educativa. Debido a la ausencia de este enfoque en el curso de Pedagogía por diversas razones, en resumen, el estudio permitió la construcción de un curso de formación continua para profesores a través de la inserción del aprendizaje basado en la gamificación, con el objetivo de apoyar la formación y la construcción de un conocimiento socio-ecológico frente a las crisis socio-ecológicas a través de elementos gamificados para realizar un aprendizaje significativo e innovador, formando profesionales socialmente críticos frente a un aprendizaje dinámico en la formación de profesores. <![CDATA[THE COMMERCIALIZATION OF KNOWLEDGE AS AN ONGOING MOVEMENT IN CONTEMPORANEITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300109&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho apresenta resultados de tese de doutorado que teve por objetivo analisar as implicações dos movimentos pela mercantilização e democratização do conhecimento na Educação. Apresentamos aqui de que maneira o conhecimento, como bem imaterial, nasce “livre” e vai se tornando uma mercadoria por meio do movimento de mercantilização, que tem atuado, com maior evidência, nas artes (música e cinema), no entretenimento (games), na tecnologia (softwares) e na ciência (literatura científica). Para esta demonstração, perpassamos pela reflexão sobre o conhecimento, a mercadoria, a mercadoria como conhecimento, o histórico desse processo e as suas manifestações concretas em nosso tempo presente, seja por meio de esforços de manutenção do status quo ou da criação de novas mecanismos jurídicos ou tecnologia para a continuidade e ampliação dessa visão de mundo.<hr/>Abstract This work presents the results of a doctoral dissertation that aimed to analyze the implications of movements for the commodification and democratization of knowledge in Education. We herein present how knowledge, as an immaterial good, is born "free", and becomes a commodity through the commodification movement, which has been operating, with greater evidence, in the arts (music and cinema), in entertainment (games), in technology (softwares) and in science (scientific literature). For this demonstration, we go through the reflection on knowledge, the commodity, the commodity as knowledge, the history of this process and its concrete manifestations in our present time, whether through efforts to maintain the status quo or the creation of new legal mechanisms or technology for the continuity and expansion of this worldview.<hr/>Resumo Este artículo presenta los resultados de una tesis doctoral que pretendía analizar las implicaciones de los movimientos de mercantilización y democratización del conocimiento en la Educación. Presentamos aquí cómo el conocimiento, como bien inmaterial, nace "libre", y se convierte en mercancía a través del movimiento de mercantilización, que ha actuado, con mayor evidencia, en las artes (música y cine), en el entretenimiento (juegos), en la tecnología (software) y en la ciencia (literatura científica). Para esta demostración, pasamos por la reflexión sobre el conocimiento, la mercancía, la mercancía como conocimiento, la historia de este proceso y sus manifestaciones concretas en nuestro tiempo actual, ya sea a través de los esfuerzos por mantener el statu quo o la creación de nuevos mecanismos legales o tecnológicos para la continuidad y expansión de esta visión del mundo. <![CDATA[PARTICIPATORY INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION PATHS, CHALLENGES AND POTENTIALS IN A PAULISTAN DAYCARE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300110&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O debate sobre a qualidade da educação infantil tem ganhado destaque no cenário nacional e internacional a partir de diferentes projetos políticos que disputam, paradoxalmente, concepções bastante distintas de educação infantil, de sociedade e de criança. Diante disso, por meio da análise da experiência paulistana expressa no documento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”, vigente desde 2013, o presente artigo busca problematizar como a Avaliação Institucional Participativa (AIP) vem sendo aplicada nas unidades educacionais e quais os percursos, desafios e potenciais que permeiam o desenvolvimento dessa modalidade de avaliação na Educação Infantil. As perspectivas teóricas que conduzem estas reflexões se inserem no campo das políticas públicas de avaliação e qualidade da Educação Infantil. Numa abordagem qualitativa, apresentamos uma etnografia realizada no ano de 2018 em um Centro de Educação Infantil da cidade de São Paulo, assumindo como pressuposto basilar o fato de que a implementação de políticas públicas, inevitavelmente, se configura como um dinâmica permeada por tensionamentos e negociações. Todavia, o percurso reflexivo trilhado neste estudo permite-nos afirmar o papel fundamental da AIP para a qualidade da educação infantil, uma vez que promove um movimento contínuo, sistematizado de discussão e materialização do projeto político pedagógico, em diálogo com as diretrizes que orientam a educação infantil no Brasil.<hr/>Abstract The debate on the quality of early childhood education has gained prominence on the national and international scene from different political projects that paradoxically dispute quite different conceptions of early childhood education, society and children themselves. Thus, through the analysis of São Paulo experience expressed in the document “Quality Indicators of Early Childhood Education in São Paulo”, in force since 2013, this article problematizes how Participatory Institutional Assessment (PIA) has been applied in educational centers and which process, challenges and potentials permeate the development of this type of assessment in Early Childhood Education. The theoretical perspectives that lead these reflections come from public policies for evaluation and quality of Early Childhood Education. In a qualitative approach, we present an ethnography carried out in 2018 in a Child Education Center in the city of São Paulo, assuming as a basic assumption the fact that the implementation of public policies inevitably configures itself as a dynamic permeated by tensions and negotiations. However, the reflective path followed in this thesis allows us to affirm the fundamental role of the development of PIA in the quality of early childhood education, since it promotes the systematic and continuous movement of discussion of the pedagogical political project, in dialogue with the guidelines that guide child education in Brazil.<hr/>Resumen El debate sobre la calidad de la educación infantil há cobrado protagonismo en el escenario nacional e internacional a partir de diferentes proyectos políticos que paradójicamente cuestionan concepciones bastante diferentes sobre la educación infantil, la sociedad y los propios niños. Frente a eso, a través del análisis de la experiencia de São Paulo expresada en el documento “Indicadores de Calidad de la Educación Infantil en São Paulo”, vigente desde 2013, este artículo busca problematizar cómo se ha aplicado la Evaluación Institucional Participativa (EIP) en las unidades educativas y cuáles son los caminos, desafíos y potencialidades que permean el desarrollo de este tipo de evaluación en Educación Infantil. Las perspectivas teóricas que conducirán estas reflexiones se enmarcan en el campo de las políticas públicas para la evaluación y calidad de la Educación Infantil. En un abordaje cualitativo, presentamos una etnografía realizada en 2018 en un Centro de Educación Infantil de la ciudad de São Paulo, asumiendo como supuesto básico el hecho de que la implementación de políticas públicas inevitablemente se configura como una dinámica permeada por tensiones y negociaciones. Sin embargo, el camino reflexivo seguido en esta tesis permite afirmar el papel fundamental del desarrollo de la EIP en la calidad de la educación inicial, ya que promueve el movimiento sistemático y continuo de discusión del proyecto político pedagógico, en diálogo con los lineamientos que guían la educación de los niños en Brasil. <![CDATA[HIGH SCHOOL REFORM AND BUSINESS REFORMS IN EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho que analisa as reformas educacionais desencadeadas a partir de 2016 no Brasil. Discute a estratégia do setor empresarial e sua atuação na construção dos consensos em torno de sua agenda, com destaque para o Movimento pela Base e de como o tema da BNCC ganha centralidade no projeto da reforma educacional. Analisa o contexto da promulgação da Reforma do Ensino Médio, adotando o pressuposto de que a Lei 13.415/2017 foi uma lei ampla de reforma do ensino no país. Ao introduzir a BNCC, a Reforma do Ensino Médio disparou uma ampla reforma na Educação Básica, consolidando o projeto empresarial centrado nos testes globais, nas avaliações padronizadas, na responsabilização escolar e docente, como também, na flexibilização do currículo, o que se deu com a introdução dos itinerários formativos no Ensino Médio. A flexibilização curricular amplia as possibilidades de privatização do ensino com as parcerias publico-privadas e para a educação à distância. A reforma atingiu o Educação Superior, sobretudo com a promulgação da BNC - formação alinhada às matrizes da BNCC. Por fim, o artigo apresenta, de forma breve, algumas das lutas e resistências recentes dos educadores e dos movimentos sociais a esse projeto amplo de reforma empresarial da educação.<hr/>Abstract Work that analyzes the educational reforms triggered from 2016 in Brazil. It discusses the strategy of the business sector and its role in building consensus around its agenda, highlighting the Movement for the Base and how the BNCC theme gains centrality in the reform project. It analyzes the context of the enactment of the High School Reform, adopting the assumption that Law 13,415/2017 was a broad law of education reform in the country. By introducing the BNCC, the reform of secondary education triggered a broad reform of basic education, consolidating the business project focused on global tests, standardized assessments, accountability, as well as the flexibility of the curriculum, which occurred with the introduction of itineraries. training in high school. Curricular flexibility expands the possibilities of privatization of education with public-private partnerships and for distance learning. The reform reached higher education, especially with the enactment of the BNC - formation aligned with the BNCC matrices. Finally, it briefly presents some of the recent struggles and resistances of educators and social movements to this broad project of corporate education reform.<hr/>Resumen Discute la estrategia del sector empresarial y su papel en la construcción de consensos en torno a su agenda, destacando el Movimiento de Base y cómo el tema de la BNCC gana centralidad en el proyecto de reforma. Analiza el contexto de la promulgación de la Reforma de la Enseñanza Media, adoptando el supuesto de que la Ley 13.415/2017 fue una ley amplia de reforma educativa en el país. Con la introducción de la BNCC, la reforma de la educación media desencadenó una amplia reforma de la educación básica, consolidando el proyecto empresarial centrado en las pruebas globales, las evaluaciones estandarizadas, la rendición de cuentas, así como la flexibilización del currículo, que se dio con la introducción de itinerarios formativos. en el Instituto. La flexibilidad curricular amplía las posibilidades de privatización de la educación con alianzas público-privadas y para la educación a distancia. La reforma alcanzó la educación superior, especialmente con la promulgación de la BNC - formación alineada con las matrices de la BNCC. Finalmente, presenta brevemente algunas de las luchas y resistencias recientes de educadores y movimientos sociales a este amplio proyecto de reforma de la educación corporativa. <![CDATA[THE PEDAGOGY OF SKILLS AND THE “NEW” SECONDARY SCHOOL: UTILITARY CURRICULUM AND THE CENTRALITY OF EVALUATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto apresenta argumentos, indicando que o “novo” Ensino Médio no Brasil e a reorganização curricular via Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem suas vertentes na pedagogia das competências, já utilizadas no final da década de 1990. Para além disso, expõe o viés utilitarista da formação imposta aos anos finais da educação básica, priorizando as demandas do mercado produtivo e a centralidade da avaliação. Logo, o texto foi estruturado em dois momentos. No primeiro momento, explicita as principais políticas dos anos de 1990 para o Ensino Médio e a semelhança com a reforma que está em fase de implantação a partir da Lei n 13.415 (BRASIL, 2018), endossando a premissa de um currículo utilitarista com a centralidade da avaliação. No segundo, apresenta as análises do Banco Mundial sobre a necessidade de mudanças imperativas nas políticas educacionais com o objetivo de melhorar os resultados dos estudantes do país, considerados muito fracos em relação aos de países equivalentes. Por fim, em forma de conclusão do artigo, mas como luta permanente, expõe-se a contrariedade com a reforma do Ensino Médio e a formação esvaziada via BNCC, como reivindicação da Pedagogia Histórico-Crítica, enquanto prática revolucionária que prioriza a apropriação dos conhecimentos científicos e a superação da sociedade capitalista.<hr/>Abstract The paper presents arguments, indicating that the “new” secondary education in Brazil and the curricular reorganization via BNCC has its aspects in the theory of competences used in the late 1990s. In addition, it exposes its utilitarian side, prioritizing the demands of the market productive, and the centrality of the evaluation. Therefore, the paper was structured in two moments. At first, the text explains the main policies of the 1990s for secondary education and the similarity with the reform that is being implemented from Law n. 13.415 (BRASIL, 2018). In the second moment, the paper explains the World Bank's analyzes on the need for imperative changes in educational policies with the objective of improving the results of the country's students, considered very weak, leading to a whole apparatus of actions to prioritize large-scale evaluations, reorganizing curriculum and teacher work. Finally, by way of conclusion, the opposition to the reform of Secondary school and the BNCC is exposed as a joint struggle with Historical-Critical Pedagogy for the appropriation of scientific knowledge and the overcoming of capitalist society.<hr/>Resumen El texto presenta argumentos que indican que la “nueva” Escuela Secundaria en Brasil y la reorganización curricular a través de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) tiene sus aspectos en la pedagogía de competencias ya utilizada a fines de la década de 1990. Además, expone el lado utilitario de la formación impuesta en los últimos años de la educación básica, priorizando las exigencias del mercado productivo y la centralidad de la evaluación. Por lo tanto, el texto se estructuró en dos momentos. En un primer momento, explica las principales políticas de la década de 1990 para la Enseñanza Media y la similitud con la reforma que se está implementando a partir de la Ley n. 13.415 (BRASIL, 2018). En el segundo momento, presenta los análisis del Banco Mundial sobre la necesidad de cambios imperativos en las políticas educativas con el objetivo de mejorar los resultados de los estudiantes del país, considerados muy débiles en relación a países equivalentes. Finalmente, como conclusión del artículo, pero como lucha permanente, se expone la oposición a la reforma de la Enseñanza Media y la formación vaciada vía BNCC, como reivindicación de la Pedagogía Histórico-Crítica como práctica revolucionaria que prioriza la apropiación de los conocimientos científicos, y la superación de la sociedad capitalista. <![CDATA[HIGH SCHOOL REFORM AND COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE: CURRENT FORMS OF EXPRESSION OF CAPITAL IN EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O golpe de agosto de 2016 teve como consequência, no campo da educação, a retomada de um discurso acerca da necessidade de se reformar o Ensino Médio, com ênfase na necessidade de viabilizar a formação profissional, a empregabilidade e a adequação aos mundos do trabalho. No contexto desse processo, foram produzidas a reforma do Ensino Médio, de 2017, e a definição de uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O processo reformista em curso não é novo e reafirma-se na necessidade de adaptação dos sistemas de ensino às demandas postas pelas transformações do capitalismo, que em razão de sua crise precisa ampliar formas de extração de mais-valia via ampliação da produtividade e precarização do trabalho. A primeira parte do texto apresenta a forma como esse processo expressou diferentes concepções de organização desse nível de ensino: a pedagogia das competências e do aprender a aprender e o trabalho como princípio educativo. Na segunda parte, mostramos as propostas de reorganização da educação de nível médio no contexto dos pós-golpe de 2016, materializada na reforma do Ensino Médio e na BNCC. Na terceira parte do texto analisamos como a ênfase atribuída aos itinerários formativos e à flexibilização curricular concorrem como elementos propiciadores de maior desqualificação do trabalho docente e de ampliação da dualidade estrutural no Ensino Médio, além de inviabilizar a formação integral e ampliar os problemas já presentes nesse nível de ensino.<hr/>Abstract The coup of August 2016 resulted, in the field of education, in the resumption of a discourse about the need to reform High School, with an emphasis on the need to enable professional training, employability and adaptation to the worlds of work. In the context of this process, the 2017 High School reform and the definition of a new National Common Curricular Base (BNCC) were produced in 2018. The ongoing reform process is not new and reaffirms the need to adapt the education systems to the demands posed by the transformations of capitalism, which, due to its crisis, needs to expand ways of extracting surplus value through the expansion of productivity and precariousness of work. The first part of the text presents the way in which this process expressed different conceptions of organization of this level of education: the pedagogy of competences and learning to learn and work as an educational principle. In the second part, we show the proposals for the reorganization of secondary education in the context of the 2016 post-coup, materialized in the reform of secondary education and the BNCC. In the third part of the text, we analyze how the emphasis given to training itineraries and curricular flexibility compete as elements that promote greater disqualification of teaching work and the expansion of the structural duality in High School, in addition to making integral training unfeasible and expanding the problems already present in this level of education.<hr/>Resumen El golpe de Estado de agosto de 2016 resultó, en el campo de la educación, en la reanudación de un discurso sobre la necesidad de reformar la Enseñanza Media, con énfasis en la necesidad de posibilitar la formación profesional, la empleabilidad y la adaptación al mundo del trabajo. En el marco de este proceso, en 2018 se produjo la reforma de la Enseñanza Media de 2017 y la definición de una nueva Base Curricular Común Nacional (BNCC). El proceso de reforma en curso no es nuevo y reafirma la necesidad de adecuar los sistemas educativos a las demandas planteadas. por las transformaciones del capitalismo, que debido a su crisis necesita ampliar las formas de extracción de plusvalía a través de la expansión de la productividad y la precariedad del trabajo. La primera parte del texto presenta la forma en que este proceso expresó diferentes concepciones de organización de este nivel educativo: la pedagogía de las competencias y el aprender a aprender y trabajar como principio educativo. En la segunda parte, mostramos las propuestas de reordenamiento de la educación secundaria en el contexto del posgolpe de 2016, materializadas en la reforma de la educación secundaria y la BNCC. En la tercera parte del texto, analizamos cómo el énfasis en los itinerarios formativos y la flexibilidad curricular compiten como elementos que promueven una mayor descalificación del trabajo docente y la ampliación de la dualidad estructural en la Educación Secundaria, además de inviabilizar la formación integral y ampliar los problemas ya presentes en este nivel educativo. <![CDATA[THE “EXPANSION” OF WORKLOAD IN THE BRAZILIAN “NEW” HIGH SCHOOL DEEPENS SCHOOL INEQUALITIES IN THE STATE OF SÃO PAULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Lei n. 13.415/2017 do “Novo Ensino Médio” (NEM) estabeleceu que as redes de ensino devem ofertar pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária para o ensino médio a partir do ano de 2022. A obrigatoriedade de ofertar uma carga horária anual maior no ensino médio impacta particularmente os/as estudantes do período noturno, cuja jornada escolar é historicamente mais curta que a do período diurno. São Paulo foi o primeiro do estado do país a implementar o NEM em escala e, assim, também é o primeiro em que se observam os impactos da reforma. A partir de uma análise objetiva, abarcando a regulamentação estadual e dados relativos à expansão da carga horária no NEM da rede estadual paulista em 2022, o artigo argumenta que a “expansão” do tempo dos/as estudantes na escola - uma das grandes promessas da reforma do ensino médio desde 2016 - aprofunda as desigualdades escolares no estado de São Paulo em vez de melhorar as condições de escolarização dos/as estudantes. Na prática, a “expansão” via ensino a distância em mais de 90% das turmas ofertadas - e empregando a mesma plataforma educacional usada durante a pandemia -, produz uma nova onda de precarização da escola dos/as estudantes trabalhadores/as, dando continuidade ao sucateamento programado do ensino médio noturno que vem sendo observado na rede estadual de São Paulo nos últimos 15 anos.<hr/>Abstract Law no. 13.415/2017 of the “Novo Ensino Médio” [“New High School”] (NEM) established that Brazilian school-systems must offer at least 1,000 hours of annual workload for High School from 2022. The obligation to offer a greater annual workload in public schools particularly impacts night-time students, whose school day is historically shorter than day-time students. São Paulo was the first Brazilian State to implement the NEM at scale and, therefore, it is also the first in which the impacts of the Reform are observed. Based on an objective analysis, encompassing State regulations and data related to the expansion of the workload in the NEM of the São Paulo public school-system in 2022, the article argues that the “expansion” of students’ time at school - one of the great promises of the Brazilian High School Reform since 2016 - deepens school inequalities in the State of São Paulo instead of improving the schooling conditions of students. In practice, the “expansion” via distance education in more than 90% of the classes offered - and using the same educational platform used during the pandemic - produces a new wave of precariousness in the school of working students, continuing to the scheduled scrapping of Night High School that has been observed in the State school-system of São Paulo in the last 15 years.<hr/>Resumen Ley n. 13.415/2017 de la “Nueva Escuela Media” brasileña (NEM) estableció que los sistemas educativos deben ofrecer por lo menos 1.000 horas de carga horaria anual para la enseñanza secundaria a partir del año 2022. La obligación de ofrecer una mayor carga horaria anual en la educación media impacta particularmente a los estudiantes de la jornada nocturna, cuyo día escolar es históricamente más corto que el que los estudiantes diurnos. São Paulo fue el primero en el estado de Brasil en implementar el NEM a escala y, por lo tanto, también es el primero en el que se observan los impactos de la reforma. A partir de un análisis objetivo, que abarca normas estaduales y datos relativos a la ampliación de la carga horaria en el NEM de la red pública de enseñanza del estado de São Paulo en 2022, el artículo argumenta que la “ampliación” del tiempo de los alumnos en la escuela - una de las grandes promesas de la reforma de la educación secundaria brasileña desde 2016 - profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo en lugar de mejorar las condiciones de escolarización de los estudiantes. En la práctica, la “ampliación” a través de la educación a distancia en más del 90% de las clases ofrecidas - y utilizando la misma plataforma educativa utilizada durante la pandemia - produce una nueva ola de precariedad en la escuela de los estudiantes trabajadores, continuando con el desguace programado de la escuela secundaria nocturna que se viene observando en la red pública de enseñanza de São Paulo en los últimos 15 años. <![CDATA[MENEZES, Luís Carlos de. <em>Educar para o Imponderável: Uma Ética da Aventura</em>. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2021. 232 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300600&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Lei n. 13.415/2017 do “Novo Ensino Médio” (NEM) estabeleceu que as redes de ensino devem ofertar pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária para o ensino médio a partir do ano de 2022. A obrigatoriedade de ofertar uma carga horária anual maior no ensino médio impacta particularmente os/as estudantes do período noturno, cuja jornada escolar é historicamente mais curta que a do período diurno. São Paulo foi o primeiro do estado do país a implementar o NEM em escala e, assim, também é o primeiro em que se observam os impactos da reforma. A partir de uma análise objetiva, abarcando a regulamentação estadual e dados relativos à expansão da carga horária no NEM da rede estadual paulista em 2022, o artigo argumenta que a “expansão” do tempo dos/as estudantes na escola - uma das grandes promessas da reforma do ensino médio desde 2016 - aprofunda as desigualdades escolares no estado de São Paulo em vez de melhorar as condições de escolarização dos/as estudantes. Na prática, a “expansão” via ensino a distância em mais de 90% das turmas ofertadas - e empregando a mesma plataforma educacional usada durante a pandemia -, produz uma nova onda de precarização da escola dos/as estudantes trabalhadores/as, dando continuidade ao sucateamento programado do ensino médio noturno que vem sendo observado na rede estadual de São Paulo nos últimos 15 anos.<hr/>Abstract Law no. 13.415/2017 of the “Novo Ensino Médio” [“New High School”] (NEM) established that Brazilian school-systems must offer at least 1,000 hours of annual workload for High School from 2022. The obligation to offer a greater annual workload in public schools particularly impacts night-time students, whose school day is historically shorter than day-time students. São Paulo was the first Brazilian State to implement the NEM at scale and, therefore, it is also the first in which the impacts of the Reform are observed. Based on an objective analysis, encompassing State regulations and data related to the expansion of the workload in the NEM of the São Paulo public school-system in 2022, the article argues that the “expansion” of students’ time at school - one of the great promises of the Brazilian High School Reform since 2016 - deepens school inequalities in the State of São Paulo instead of improving the schooling conditions of students. In practice, the “expansion” via distance education in more than 90% of the classes offered - and using the same educational platform used during the pandemic - produces a new wave of precariousness in the school of working students, continuing to the scheduled scrapping of Night High School that has been observed in the State school-system of São Paulo in the last 15 years.<hr/>Resumen Ley n. 13.415/2017 de la “Nueva Escuela Media” brasileña (NEM) estableció que los sistemas educativos deben ofrecer por lo menos 1.000 horas de carga horaria anual para la enseñanza secundaria a partir del año 2022. La obligación de ofrecer una mayor carga horaria anual en la educación media impacta particularmente a los estudiantes de la jornada nocturna, cuyo día escolar es históricamente más corto que el que los estudiantes diurnos. São Paulo fue el primero en el estado de Brasil en implementar el NEM a escala y, por lo tanto, también es el primero en el que se observan los impactos de la reforma. A partir de un análisis objetivo, que abarca normas estaduales y datos relativos a la ampliación de la carga horaria en el NEM de la red pública de enseñanza del estado de São Paulo en 2022, el artículo argumenta que la “ampliación” del tiempo de los alumnos en la escuela - una de las grandes promesas de la reforma de la educación secundaria brasileña desde 2016 - profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo en lugar de mejorar las condiciones de escolarización de los estudiantes. En la práctica, la “ampliación” a través de la educación a distancia en más del 90% de las clases ofrecidas - y utilizando la misma plataforma educativa utilizada durante la pandemia - produce una nueva ola de precariedad en la escuela de los estudiantes trabajadores, continuando con el desguace programado de la escuela secundaria nocturna que se viene observando en la red pública de enseñanza de São Paulo en los últimos 15 años. <![CDATA[LIBRAS E DANÇA-TEATRO, POR QUE NÃO PENSAMOS NISSO ANTES?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Lei n. 13.415/2017 do “Novo Ensino Médio” (NEM) estabeleceu que as redes de ensino devem ofertar pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária para o ensino médio a partir do ano de 2022. A obrigatoriedade de ofertar uma carga horária anual maior no ensino médio impacta particularmente os/as estudantes do período noturno, cuja jornada escolar é historicamente mais curta que a do período diurno. São Paulo foi o primeiro do estado do país a implementar o NEM em escala e, assim, também é o primeiro em que se observam os impactos da reforma. A partir de uma análise objetiva, abarcando a regulamentação estadual e dados relativos à expansão da carga horária no NEM da rede estadual paulista em 2022, o artigo argumenta que a “expansão” do tempo dos/as estudantes na escola - uma das grandes promessas da reforma do ensino médio desde 2016 - aprofunda as desigualdades escolares no estado de São Paulo em vez de melhorar as condições de escolarização dos/as estudantes. Na prática, a “expansão” via ensino a distância em mais de 90% das turmas ofertadas - e empregando a mesma plataforma educacional usada durante a pandemia -, produz uma nova onda de precarização da escola dos/as estudantes trabalhadores/as, dando continuidade ao sucateamento programado do ensino médio noturno que vem sendo observado na rede estadual de São Paulo nos últimos 15 anos.<hr/>Abstract Law no. 13.415/2017 of the “Novo Ensino Médio” [“New High School”] (NEM) established that Brazilian school-systems must offer at least 1,000 hours of annual workload for High School from 2022. The obligation to offer a greater annual workload in public schools particularly impacts night-time students, whose school day is historically shorter than day-time students. São Paulo was the first Brazilian State to implement the NEM at scale and, therefore, it is also the first in which the impacts of the Reform are observed. Based on an objective analysis, encompassing State regulations and data related to the expansion of the workload in the NEM of the São Paulo public school-system in 2022, the article argues that the “expansion” of students’ time at school - one of the great promises of the Brazilian High School Reform since 2016 - deepens school inequalities in the State of São Paulo instead of improving the schooling conditions of students. In practice, the “expansion” via distance education in more than 90% of the classes offered - and using the same educational platform used during the pandemic - produces a new wave of precariousness in the school of working students, continuing to the scheduled scrapping of Night High School that has been observed in the State school-system of São Paulo in the last 15 years.<hr/>Resumen Ley n. 13.415/2017 de la “Nueva Escuela Media” brasileña (NEM) estableció que los sistemas educativos deben ofrecer por lo menos 1.000 horas de carga horaria anual para la enseñanza secundaria a partir del año 2022. La obligación de ofrecer una mayor carga horaria anual en la educación media impacta particularmente a los estudiantes de la jornada nocturna, cuyo día escolar es históricamente más corto que el que los estudiantes diurnos. São Paulo fue el primero en el estado de Brasil en implementar el NEM a escala y, por lo tanto, también es el primero en el que se observan los impactos de la reforma. A partir de un análisis objetivo, que abarca normas estaduales y datos relativos a la ampliación de la carga horaria en el NEM de la red pública de enseñanza del estado de São Paulo en 2022, el artículo argumenta que la “ampliación” del tiempo de los alumnos en la escuela - una de las grandes promesas de la reforma de la educación secundaria brasileña desde 2016 - profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo en lugar de mejorar las condiciones de escolarización de los estudiantes. En la práctica, la “ampliación” a través de la educación a distancia en más del 90% de las clases ofrecidas - y utilizando la misma plataforma educativa utilizada durante la pandemia - produce una nueva ola de precariedad en la escuela de los estudiantes trabajadores, continuando con el desguace programado de la escuela secundaria nocturna que se viene observando en la red pública de enseñanza de São Paulo en los últimos 15 años. <![CDATA[COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS NO CONTEXTO DE CONSOLIDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA/PR: FRANQUI, Renata. <strong>O COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS NO CONTEXTO DE CONSOLIDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA/PR</strong>. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Cezar de Alencar Arnaut de Toledo. Maringá, 2021.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000300602&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Lei n. 13.415/2017 do “Novo Ensino Médio” (NEM) estabeleceu que as redes de ensino devem ofertar pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária para o ensino médio a partir do ano de 2022. A obrigatoriedade de ofertar uma carga horária anual maior no ensino médio impacta particularmente os/as estudantes do período noturno, cuja jornada escolar é historicamente mais curta que a do período diurno. São Paulo foi o primeiro do estado do país a implementar o NEM em escala e, assim, também é o primeiro em que se observam os impactos da reforma. A partir de uma análise objetiva, abarcando a regulamentação estadual e dados relativos à expansão da carga horária no NEM da rede estadual paulista em 2022, o artigo argumenta que a “expansão” do tempo dos/as estudantes na escola - uma das grandes promessas da reforma do ensino médio desde 2016 - aprofunda as desigualdades escolares no estado de São Paulo em vez de melhorar as condições de escolarização dos/as estudantes. Na prática, a “expansão” via ensino a distância em mais de 90% das turmas ofertadas - e empregando a mesma plataforma educacional usada durante a pandemia -, produz uma nova onda de precarização da escola dos/as estudantes trabalhadores/as, dando continuidade ao sucateamento programado do ensino médio noturno que vem sendo observado na rede estadual de São Paulo nos últimos 15 anos.<hr/>Abstract Law no. 13.415/2017 of the “Novo Ensino Médio” [“New High School”] (NEM) established that Brazilian school-systems must offer at least 1,000 hours of annual workload for High School from 2022. The obligation to offer a greater annual workload in public schools particularly impacts night-time students, whose school day is historically shorter than day-time students. São Paulo was the first Brazilian State to implement the NEM at scale and, therefore, it is also the first in which the impacts of the Reform are observed. Based on an objective analysis, encompassing State regulations and data related to the expansion of the workload in the NEM of the São Paulo public school-system in 2022, the article argues that the “expansion” of students’ time at school - one of the great promises of the Brazilian High School Reform since 2016 - deepens school inequalities in the State of São Paulo instead of improving the schooling conditions of students. In practice, the “expansion” via distance education in more than 90% of the classes offered - and using the same educational platform used during the pandemic - produces a new wave of precariousness in the school of working students, continuing to the scheduled scrapping of Night High School that has been observed in the State school-system of São Paulo in the last 15 years.<hr/>Resumen Ley n. 13.415/2017 de la “Nueva Escuela Media” brasileña (NEM) estableció que los sistemas educativos deben ofrecer por lo menos 1.000 horas de carga horaria anual para la enseñanza secundaria a partir del año 2022. La obligación de ofrecer una mayor carga horaria anual en la educación media impacta particularmente a los estudiantes de la jornada nocturna, cuyo día escolar es históricamente más corto que el que los estudiantes diurnos. São Paulo fue el primero en el estado de Brasil en implementar el NEM a escala y, por lo tanto, también es el primero en el que se observan los impactos de la reforma. A partir de un análisis objetivo, que abarca normas estaduales y datos relativos a la ampliación de la carga horaria en el NEM de la red pública de enseñanza del estado de São Paulo en 2022, el artículo argumenta que la “ampliación” del tiempo de los alumnos en la escuela - una de las grandes promesas de la reforma de la educación secundaria brasileña desde 2016 - profundiza las desigualdades escolares en el estado de São Paulo en lugar de mejorar las condiciones de escolarización de los estudiantes. En la práctica, la “ampliación” a través de la educación a distancia en más del 90% de las clases ofrecidas - y utilizando la misma plataforma educativa utilizada durante la pandemia - produce una nueva ola de precariedad en la escuela de los estudiantes trabajadores, continuando con el desguace programado de la escuela secundaria nocturna que se viene observando en la red pública de enseñanza de São Paulo en los últimos 15 años.