Scielo RSS <![CDATA[Psicologia da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2175-352020250001&lang=en vol. num. 58 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A (DES)INTOXICAÇÃO DIGITAL: À GUISA DE EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[How was being a blind student at school? trajectories of schoolization of piauienses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve como objetivo identificar nas memórias sociais de trajetórias de escolarização de pessoas cegas piauienses, situações consideradas negativas e positivas vivenciadas no espaço escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, pelo método da História Oral. O estudo contou com a realização de entrevistas com dez pessoas cegas, que vivenciaram a Educação Básica no estado do Piauí, sendo quatro do sexo masculino e seis do sexo feminino, todos advindos das redes pública e privada de ensino piauiense, com idades entre 18 a 50 anos. As entrevistas foram realizadas virtualmente por meio do aplicativo Google Meet, em virtude da pandemia de COVID-19, e, com o auxílio da gravação, foram transcritas e analisadas sob a perspectiva da Análise de Conteúdo. Os dados foram analisados teoricamente a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-cultural, Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Escolar Crítica. Emergiu, a partir do estudo, a dificuldade de mediação dos conhecimentos em sala de aula por parte de professores de pessoas cegas, sem o uso de instrumentos e meios adequados para a inclusão, que muitas vezes as tratam a partir de estereótipos negativos, como pessoas incapazes e dignas de dó. Também foi identificada exclusão por parte dos colegas em sala de aula, expressa ora de forma explícita, ora de forma sutil. Já entre os aspectos positivos, destacaram-se a importância da relação afetuosa e de convívio social com colegas e trabalhadores da educação, que motivaram a permanência dessas pessoas na escola apesar das dificuldades enfrentadas.<hr/>Abstract This study aimed to identify in the social memories of schooling trajectories of blind people from Piauí, situations considered negative and positive experienced in the school environment. It was a qualitative, descriptive research, using the methodology of Oral History. The study included interviews with ten blind people, who experienced basic schooling in the state of Piauí, being four males and six females, all participants from public and private schools, aged between 18 and 50 years. The interviews were conducted virtually through the Google Meet application, due to the COVID-19 pandemic, and, with the help of recording, the interviews were transcribed and analyzed from the perspective of Content Analysis. The data were theoretically analyzed from the assumptions of Historical-cultural Psychology, Historical-Critical Pedagogy and Critical School Psychology. It emerged from the study, the difficulty of mediating knowledge in the classroom by teachers of blind people, without the use of appropriate instruments and means for inclusion, which often treat them from negative stereotypes, as incapable and pitiful people. Exclusion by colleagues in the classroom was also identified, expressed sometimes explicitly, sometimes in a subtle way. Among the positive aspects, the importance of the affectionate relationship and social interaction with colleagues and education workers stood out, which motivated the permanence of these people in school despite the difficulties faced.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo identificar en la memoria social de trayectorias escolares de personas ciegas de Piauí, situaciones consideradas negativas y positivas vividas en el ámbito escolar. Fue una investigación cualitativa, descriptiva, utilizando la metodología de Historia Oral. El estudio incluyó entrevistas a diez personas ciegas que experimentaron educación básica en el estado de Piauí, cuatro hombres y seis mujeres, todos participantes de escuelas públicas y privadas, con edades comprendidas entre los 18 y los 50 años. Las entrevistas se realizaron virtualmente a través de la aplicación Google Meet, debido a la pandemia COVID-19, y, con la ayuda de la grabación, las entrevistas fueron transcritas y analizadas desde la perspectiva del Análisis de Contenido. Los datos fueron analizados teóricamente a partir de los supuestos de la Psicología Histórico-Cultural, la Pedagogía Histórico-Crítica y la Psicología Escolar Crítica. Surgió del estudio, la dificultad de mediar conocimientos en el aula por parte de docentes de personas ciegas, sin el uso de instrumentos y medios adecuados para la inclusión, que muchas veces los tratan desde estereotipos negativos, como personas incapaces y lastimeras. También se identificó la exclusión por parte de los colegas en el aula, expresada a veces de manera explícita, a veces de manera sutil. Entre los aspectos positivos, se destacó la importancia de la relación afectiva y la interacción social con compañeros y trabajadores de la educación, lo que motivó la permanencia de estas personas en la escuela a pesar de las dificultades enfrentadas. <![CDATA[Teacher medication and illness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo visa problematizar os depoimentos de docentes referentes à sua saúde mental, suas formas de cuidado e adoecimento frente ao sofrimento físico e psíquico no ambiente de trabalho. Procura dar visibilidade às produções de sentidos construídas por esses profissionais nas suas formas de tratamento desse sofrimento. Percebe-se que a medicação vem sendo utilizada por alguns docentes como “suporte” para o exercício de sua atividade, bem como para o tratamento de sintomas resultantes do adoecimento no trabalho. Para esta pesquisa, aplicamos um questionário misto, on-line, devido ao contexto de pandemia da COVID-19, com 140 professores dos ensinos fundamental e médio da região central do Rio Grande do Sul - RS. Constatou-se que a maioria dos profissionais é de mulheres, de meia idade, com duplas jornadas, com pós-graduação, atuando em escolas públicas. Destaca-se que 35% delas fazem uso contínuo de medicação e 32% utilizaram medicação nos últimos anos, sendo que os sintomas mais prevalentes são dores crônicas, ansiedade e depressão. Podemos apontar que a medicalização se configura num quadro preocupante, pois nos relatos percebe-se um crescente processo de adoecimento docente e uso frequente de medicamentos como suporte da precarização do trabalho.<hr/>Abstract This study aims to problematize the testimonies of teachers regarding their mental health, their forms of self-care, and illness in the face of physical and psychological suffering in the workplace. It seeks to give visibility to the meanings constructed by these professionals in their ways of treating this suffering. It is observed that medicalization has been used by some teachers as "support" for the exercise of their activity, as well as for the treatment of symptoms resulting from work-related illness. For this research, we applied a mixed online questionnaire, due to the context of the COVID-19 pandemic, with 140 elementary and high school teachers from the central region of Rio Grande do Sul, Brazil. As results, it was found that the majority of professionals are middle-aged women, with dual work shifts, with postgraduate degrees, working in public schools. It is noteworthy that 35% of them use medication continuously and 32% have used medication in recent years, with the most prevalent symptoms being chronic pain, anxiety, and depression. We can point out that medicalization constitutes a worrying situation, as the reports reveal a growing process of teacher illness and frequent use of medication as support for the precarization of work.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo problematizar los testimonios de docentes con respecto a su salud mental, sus formas de cuidado y enfermedad frente al sufrimiento físico y psíquico en el entorno laboral. Busca dar visibilidad a las producciones de sentido construidas por estos profesionales en sus formas de tratamiento de este sufrimiento. Se observa que la medicalización ha sido utilizada por algunos docentes como "apoyo" para el ejercicio de su actividad, así como para el tratamiento de síntomas resultantes de la enfermedad laboral. Para esta investigación, aplicamos un cuestionario mixto, en línea, debido al contexto de la pandemia de COVID-19, con 140 profesores de educación primaria y secundaria de la región central de Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultados, se encontró que la mayoría de los profesionales son mujeres de mediana edad, con doble jornada, con estudios de posgrado, trabajando en escuelas públicas. Cabe destacar que el 35% de ellas usa medicación de forma continua y el 32% ha utilizado medicación en los últimos años, siendo los síntomas más prevalentes el dolor crónico, la ansiedad y la depresión. Podemos señalar que la medicalización constituye una situación preocupante, ya que los informes revelan un proceso creciente de enfermedad docente y el uso frecuente de medicamentos como apoyo a la precarización del trabajo. <![CDATA[Recall to retain: the practice of retrieval as a learning strategy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Inúmeros estudos demonstram que o ato de lembrar intencionalmente conteúdos estudados pode promover a retenção destes conteúdos na memória de longo prazo, o que traz a possibilidade de se utilizar a “prática da lembrança” como uma estratégia de estudo. O objetivo do presente trabalho foi discutir os desafios da aplicação desta estratégia em contextos escolares, especialmente contextos escolares brasileiros. Além disso, o presente trabalho objetivou apresentar e discutir as principais propostas teóricas contemporâneas sobre os mecanismos subjacentes aos benefícios desta prática. A discussão da literatura demonstrou que a prática da lembrança apresenta benefícios importantes para o aprendizado em sala de aula, especialmente quando seguida de feedback corretivo e conduzida de maneira espaçada. Em contextos brasileiros, ela se mostra benéfica para o aprendizado de fatos científicos e ortografia por crianças do ensino fundamental, embora ainda exista uma importante escassez de trabalhos conduzidos no Brasil. Por fim, as principais teorias sobre os benefícios da prática da lembrança são apresentadas e discutidas, evidenciando uma ausência de consenso sobre os mecanismos subjacentes aos seus benefícios. Em conjunto, se torna evidente a necessidade de mais pesquisas translacionais, especialmente examinando os benefícios da prática da lembrança em relação a demais atividades tipicamente conduzidas em sala de aula.<hr/>Abstract Numerous studies have shown that the intentional recall of studied materials can promote the long-term retention of those materials, which raises the possibility of adopting such practice of retrieval as a study strategy. The goal of the present study was to discuss the challenges regarding the application of this strategy in school contexts, especially in Brazilian schools. In addition, the present work aimed at presenting and discussing the main contemporary theoretical proposals on the mechanisms underlying the benefits of this practice. The reviewed literature demonstrates that retrieval practice has important benefits for learning in classroom environments, especially when followed by corrective feedback and conducted in a spaced manner. In Brazilian contexts, it has already been shown to be beneficial for the learning of scientific facts and spelling by elementary school children, although studies on retrieval practice conducted in Brazil are still scarce. Finally, the main theoretical frameworks about the benefits of retrieval practice are presented and discussed, evincing a lack of consensus on the mechanisms underlying such benefits. Taken together, the need for more translational research becomes clear, especially examining the benefits of retrieval practice in comparison to other activities typically conducted in classroom settings.<hr/>Resumen Numerosos estudios han demostrado que el acto de recordar intencionadamente los contenidos estudiados puede favorecer la retención de estos contenidos en la memoria a largo plazo, lo que brinda la posibilidad de utilizar la "práctica de recordar" como estrategia de estudio. El objetivo del presente estudio fue discutir los desafíos de la aplicación de esta estrategia en contextos escolares, especialmente en contextos escolares brasileños. Además, el presente trabajo tuvo como objetivo presentar y discutir las principales propuestas teóricas contemporáneas sobre los mecanismos que subyacen a los beneficios de esta práctica. La discusión de la literatura demostró que la práctica de recordar tiene beneficios importantes para el aprendizaje en el aula, especialmente cuando es seguida por feedback correctivo y se lleva a cabo de manera espaciada. En el contexto brasileño, se ha demostrado que es beneficioso para el aprendizaje de los hechos científicos y la ortografía de los niños de enseñanza básica, aunque todavía hay una escasez significativa de estudios realizados en Brasil. Finalmente, se presentan y discuten las principales teorías sobre los beneficios de la práctica del recuerdo, evidenciando una falta de consenso sobre los mecanismos que subyacen a sus beneficios. En conjunto, se hace evidente la necesidad de más investigación traslacional, especialmente examinando los beneficios de la práctica del recuerdo en relación con otras actividades que normalmente se realizan en el aula. <![CDATA[Observing bullying at school: focus group discussions with adolescents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Estudantes que observam bullying na escola também são considerados essenciais para o enfrentamento do problema. Este estudo objetivou examinar as percepções coletivas de adolescentes sobre situações de bullying que foram testemunhadas na escola. Foram conduzidas quatro sessões de grupo focal, duas com 11 meninos e duas com nove meninas, totalizando 20 participantes. Os grupos foram estruturados em momentos-chave e os resultados foram submetidos à análise temática. Os adolescentes demonstraram boa compreensão teórica sobre o fenômeno e dos dados emergiram quatro temas principais: 1) diferenciação entre brincadeira e violência; 2) despreparo para reconhecer o fenômeno ou ajudar as vítimas; 3) iniciativas para resolver as situações testemunhadas; 4) barreiras para o enfrentamento construídas pela escola/adultos. Não houve diferenças significativas entre meninas e meninos nas discussões, mas as meninas demonstraram mais empatia em relação às vítimas. Os resultados reforçam que estratégias que valorizem o papel dos observadores no enfrentamento do problema são essenciais.<hr/>Abstract Students who witness bullying at school are essential to addressing the problem. This study aimed to explore adolescents' collective perceptions of bullying situations they witnessed at school. Four focus group sessions were conducted, with 11 boys and nine girls participating in each session, making a total of 20 participants. The groups were structured at key moments, and the results were analyzed thematically. Adolescents demonstrated a good theoretical understanding of the phenomenon, and four main themes emerged from the data: 1) differentiating between playfulness and violence; 2) unpreparedness to recognize the phenomenon or help victims; 3) initiatives to resolve witnessed situations; and 4) barriers to addressing the problem created by the school or adults. There were no significant differences between girls and boys in the discussions, but girls demonstrated more empathy towards victims. The results highlight the importance of strategies that value the role of observers in addressing the problem.<hr/>Resumen Los estudiantes testigos del acoso escolar son clave para abordar el problema. Este estudio buscó explorar las percepciones colectivas de los adolescentes sobre el acoso escolar presenciado. Se realizaron cuatro grupos focales con 20 participantes en total, divididos en 11 niños y nueve niñas. Los grupos se organizaron en momentos clave y los resultados se analizaron temáticamente. Los adolescentes demostraron una sólida comprensión teórica del fenómeno, y surgieron cuatro temas principales: 1) diferenciación entre juegos y violencia; 2) falta de preparación para reconocer y ayudar a las víctimas; 3) iniciativas para resolver situaciones presenciadas; y 4) barreras impuestas por la escuela o los adultos para abordar el problema. No se observaron diferencias significativas entre géneros, aunque las niñas mostraron mayor empatía hacia las víctimas. Estos resultados resaltan la importancia de estrategias que valoren el papel de los observadores en la intervención del problema. <![CDATA[Winnicottian Psychoanalysis and Sexual Education: An Integrative Approach to Human Experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100048&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como propósito introduzir o pensamento winnicottino acerca de um campo específico em seus trabalhos: a educação sexual nas escolas. Para isso, tomamos como material principal de estudo seu texto “Educação sexual nas escolas”. O texto fomenta aspectos chaves que podem promover uma reflexão psicanalítica contemporânea relevante acerca da educação sexual ao discutir temas como (1) A Educação sexual para Winnicott; (2) Educação sexual a partir da experiência emocional; (3) A difícil tarefa da educação sexual e (4) A relação psicossomática: compreendendo e vivendo a sexualidade. De modo geral, Winnicott concebe a educação sexual nas escolas como uma oportunidade para contemplar a sexualidade a partir da experiência emocional e cultural. A partir disso, a educação sexual torna-se um meio para envolver e explorar a relação do si-mesmo com seu próprio corpo e os outros (corpos), constituindo uma forma de relação interpessoal fundamental de ser no mundo por meio da sexualidade. Essa compreensão oferece uma base sólida para uma abordagem mais holística e integrada da educação sexual, destacando sua importância na formação integral dos indivíduos.<hr/>Abstract This article aims to introduce Winnicott's thought on a specific field within his works: sexual education in schools. To accomplish this, we take his text "Sexual Education in Schools" as the primary material for study. The text stimulates key aspects that can foster a relevant contemporary psychoanalytic reflection on sexual education by discussing topics such as (1) Sexual Education for Winnicott; (2) Sexual Education from Emotional Experience; (3) The challenging task of sexual education; and (4) Psychosomatic relationship: Understanding and living sexuality. Overall, Winnicott conceives sexual education in schools as an opportunity to contemplate sexuality through emotional and cultural experiences. Consequently, sexual education becomes a means to engage and explore the individual's relationship with their own body and others' (bodies), constituting a fundamental interpersonal way of being in the world through sexuality. This understanding provides a solid foundation for a more holistic and integrated approach to sexual education, emphasizing its significance in the comprehensive development of individuals.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo introducir el pensamiento de Winnicott en un campo específico de sus obras: la educación sexual en las escuelas. Para ello, tomamos como material principal de estudio su texto "Educación sexual en las escuelas". El texto estimula aspectos clave que pueden fomentar una reflexión psicoanalítica contemporánea relevante sobre la educación sexual al abordar temas como (1) Educación sexual para Winnicott; (2) Educación sexual desde la experiencia emocional; (3) La difícil tarea de la educación sexual; y (4) La relación psicosomática: comprendiendo y viviendo la sexualidad. En general, Winnicott concibe la educación sexual en las escuelas como una oportunidad para contemplar la sexualidad a partir de la experiencia emocional y cultural. En consecuencia, la educación sexual se convierte en un medio para involucrar y explorar la relación del individuo consigo mismo, su propio cuerpo y los cuerpos de los demás (cuerpos), constituyendo una forma fundamental de relación interpersonal en el mundo a través de la sexualidad. Esta comprensión proporciona una base sólida para un enfoque más holístico e integrado de la educación sexual, destacando su importancia en el desarrollo integral de los individuos. <![CDATA[Educational Practice in Rural CREAS: A Social Phenomenological Study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100060&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta resultado de pesquisa, cujo objetivo foi compreender os sentidos atribuídos à prática socioassistencial de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), situado no distrito de Bate-pé1, área rural do município de Vitória da Conquista, a partir da percepção dos profissionais da equipe. Como aporte teórico foi utilizada a fenomenologia sociológica de Alfred Schutz e o conceito de educação não formal de Gloria Gohn. No percurso teórico-metodológico, utilizou-se a fenomenologia sociológica e a entrevista semiestruturada, aliada à técnica da análise de conteúdo. Na análise, constataram-se três aspectos que constituem esta prática: a motivação para serem trabalhadores do CREAS rural e a influência das experiências formativas, o pensamento sobre conceituações e a significação da prática socioassistencial. Como resultados, destacaram-se a motivação pelas pautas sociais e socioeconômicas; a relevância das experiências construídas no cotidiano do trabalho; a percepção coletiva do termo cidadania como uma postura ativa do sujeito social e o significado educativo atribuído à prática socioassistencial por contribuir para a formação social das pessoas atendidas. Compreendeu-se, dessa forma, a prática do CREAS rural como produtora de sentidos, o que a torna uma prática educativa social.<hr/>Abstract This article presents the study aimed to understanding the meanings attributed to the social assistance practices of a Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in Bate-Pé, a rural district of Vitória da Conquista, based on the perspectives of its professional team. The theoretical framework draws on Alfred Schutz’s sociological phenomenology and Gloria Gohn’s concept of non-formal education. Methodologically, the study employed sociological phenomenology, semi-structured interviews, and content analysis. The findings highlight three key aspects of this practice: the motivation to work in a rural CREAS and the influence of formative experiences; reflections on concepts and the significance of social assistance practices; and the recognition of social assistance as an educational process. The results reveal that professionals are driven by social and socioeconomic concerns, value the experiential knowledge gained in daily practice, collectively perceive citizenship as an active social stance, and attribute an educational dimension to social assistance for its role in fostering social development. Thus, the rural CREAS practice is understood as a meaning-making process, positioning it as a form of social education.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo comprender los significados atribuidos a las prácticas de asistencial social de un Centro de Referencia Especializado en Asistencia Social (CREAS) en Bate-Pé, un distrito rural de Vitória da Conquista, a partir de las perspectivas de su equipo profesional. El marco teórico se basa en la fenomenología sociológica de Alfred Schutz y en el concepto de educación no formal de Gloria Gohn. Metodológicamente, el estudio empleó la fenomenología sociológica, entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido. Los hallazgos destacan tres aspectos clave de esta práctica: la motivación para trabajar en un CREAS rural y la influencia de las experiencias formativas; reflexiones sobre conceptos y el significado de las prácticas de asistencia social; y el reconocimiento de la asistencia social como un proceso educativo. Los resultados revelan que los profesionales están impulsados por preocupaciones sociales y socioeconómicas, valoran el conocimiento experiencial adquirido en la práctica cotidiana, perciben colectivamente la ciudadanía como una postura social activa y atribuyen una dimensión educativa a la asistencia social por su papel en el desarrollo social. De este modo, la práctica del CREAS rural se entiende como un proceso de construcción de significados, lo que la posiciona como una forma de educación social. <![CDATA[Intellectual Women and Psychological Practices at SOSP in Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100070&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Interessou-nos neste texto analisar as contribuições de mulheres intelectuais para as práticas psicológicas em Belo Horizonte, a partir da atuação delas no Serviço de Orientação e Seleção Profissional (SOSP) de Minas Gerais durante as décadas de 1950 a 1970. Pautamo-nos em estudos da história das mulheres e de gênero, utilizando a categoria de análise denominada mulheres intelectuais. Metodologicamente, analisamos documentos disponíveis em acervo da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/MG), no periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, e entrevistas com ex-trabalhadoras do órgão. Os dados apontam que, no SOSP, o trabalho era desenvolvido majoritariamente por mulheres que colaboraram no desenvolvimento de técnicas e práticas psicológicas, que serviram de base para a formação delas e posterior atuação na docência no ensino superior em Belo Horizonte, capital mineira. Compreendemos que o estudo visibiliza mulheres intelectuais e colabora para a constituição do campo da História da Psicologia em Minas Gerais.<hr/>Abstract This text is interested in analyzing the contributions made by intellectual women to the field of psychology in Belo Horizonte, using their work in the Orientation and Professional Selection Service (SOSP) of Minas Gerais during 1950 to 1970. The methodology includes an analysis of the documentation available at the State Education University of Minas Gerais (FaE/MG), along with the periodic Brazilian Archives of Psychotechnics and interviews with former employees of the service. The data shows that the work was mainly developed by women, contributing to their education and future careers in teaching in Belo Horizonte, capital of Minas Gerais. We understand that the study contributes to the formation of the field of Psychology History in Minas Gerais.<hr/>Resumen En este texto nos interesa analizar las contribuciones de las mujeres intelectuales a las prácticas psicológicas en Belo Horizonte, a partir de su actuación en el Servicio de Orientación y Selección Profesional (SOSP) de Minas Gerais entre 1950 y 1970. Basamos nuestro estudio en la historia de las mujeres y del género, utilizando la categoría de análisis denominada mujeres intelectuales. Metodológicamente, analizamos documentos disponibles en el acervo de la Facultad de Educación de la Universidad Estadual de Minas Gerais (FaE/MG), en la revista Arquivos brasileiros de Psicotécnica, y entrevistas con ex trabajadoras de la SOSP. Los datos muestran que la mayor parte del trabajo en la SOSP fue realizado por mujeres que colaboraron en el desarrollo de técnicas y prácticas psicológicas, que sirvieron de base para su formación y posterior enseñanza en la educación superior en Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Entendemos que el estudio visibiliza a las mujeres intelectuales y contribuye a la constitución del campo de la Historia de la Psicología en Minas Gerais. <![CDATA[Making the Critique with "Barefoot": Approximations between School Psychology and Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100080&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente texto, num formato de ensaio teórico, realiza um retorno às proposições conceituais de Paulo Freire acerca do pensamento crítico na educação, recuperando deste elementos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento da tarefa complexa de situar criticamente a prática da psicologia na realidade escolar brasileira. Inicialmente, questiona-se de que modo o pensamento crítico conduzido historicamente no interior do campo da psicologia escolar e educacional pode engajar-se autenticamente com a realidade popular das escolas, movimentando uma prática crítica como instrumento ético e técnico de libertação dos sujeitos da educação de condições de opressão dentro e fora das instituições de ensino. A discussão apresenta como horizonte teórico uma práxis crítica da libertação que tenha como ponto de partida a concepção de que a compreensão de mundo dos sujeitos refere-se, diretamente, à materialidade concreta do seu existir cotidiano e constitui-se, histórica e socialmente, por meio de ações coletivas e práticas discursivas que dão sentido e significado à vida cotidiana nas escolas. Para isso, as(os) psicólogas(os) necessitam conduzir-se pela problematização da realidade escolar, pela investigação das particularidades locais e inserir-se criticamente em diálogo com os indivíduos e grupos escolares, buscando em ambos as forças transformadoras de sua práxis crítica. Por fim, destaca-se a importância do pensamento crítico em psicologia escolar assumir os aspectos de uma pedagogia do(a) oprimido(a), autenticada em diálogo com ele(a), como sujeitos e coletivos, na luta histórica e amorosa de recuperação da sua humanidade.<hr/>Abstract This text, in the form of a theoretical essay, takes up Paulo Freire's conceptual propositions about critical thinking in education, recovering theoretical elements that can contribute to the development of the complex task of critically situating the practice of psychology in the Brazilian school reality. Initially, the question arises as to how critical thinking, historically conducted in the field of school and educational psychology, can authentically engage with the popular reality of schools, promoting critical practice as an ethical and technical instrument of liberation of educational subjects from the conditions of oppression inside and outside educational institutions. The theoretical horizon of the discussion is a critical praxis of liberation that takes as its starting point the conception that the understanding of the world by the subjects refers directly to the concrete materiality of their daily existence and is constituted, historically and socially, through collective actions and discursive practices that give meaning and significance to everyday life in schools. To this end, psychologists need to problematize school reality, investigate local particularities and critically dialogue with individuals and school groups, seeking in them the transforming forces of their critical praxis. Finally, we emphasize the importance of critical thinking in school psychology, assuming the aspects of a pedagogy of the oppressed, authenticated in dialogue with the oppressed, as subject and collective, in the historical and loving struggle to recover their humanity.<hr/>Resumen Este texto, en forma de ensayo teórico, retoma las proposiciones conceptuales de Paulo Freire acerca del pensamiento crítico en educación, recuperando elementos teóricos que puedan contribuir al desarrollo de la compleja tarea de situar críticamente la práctica de la psicología en la realidad escolar brasileña. Inicialmente, surge la cuestión de cómo el pensamiento crítico, históricamente conducido en el campo de la psicología escolar y educacional, puede involucrarse auténticamente con la realidad popular de las escuelas, promoviendo la práctica crítica como instrumento ético y técnico de liberación de los sujetos educativos de las condiciones de opresión dentro y fuera de las instituciones educativas. El horizonte teórico de la discusión es una praxis crítica de liberación que toma como punto de partida la concepción de que la comprensión del mundo por parte de los sujetos remite directamente a la materialidad concreta de su existencia cotidiana y se constituye, histórica y socialmente, a través de acciones colectivas y prácticas discursivas que dan sentido y significado a la vida cotidiana en las escuelas. Para ello, los psicólogos necesitan problematizar la realidad escolar, investigar las particularidades locales y dialogar críticamente con los individuos y los grupos escolares, buscando en ellos las fuerzas transformadoras de su praxis crítica. Finalmente, destacamos la importancia de que el pensamiento crítico en la psicología escolar asuma los aspectos de una pedagogía del oprimido, autentificada en el diálogo con él, como sujeto y colectivo, en la lucha histórica y amorosa por recuperar su humanidad. <![CDATA[“Bonde das Debochadas”: the importance of black representation from the singular-particular-universal dialectic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100090&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho visa analisar a representatividade negra como fenômeno fundamental no processo de construção de identidade, partindo de uma postura epistemológica que busca enfrentar ao mesmo tempo a dimensão colonial intrínseca ao processo de construção do conhecimento e as cisões históricas no campo da psicologia, que colocam em oposição o indivíduo e a sociedade, e o individual e o coletivo. Utiliza-se como ferramenta metodológica a escrevivência e como método de análise a dialética singular-particular-universal. A representatividade demonstrou-se como uma importante mediação nas vivências coletivas, potencializando o processo de formação/transformação da unidade indivíduo/sociedade.<hr/>Abstract The present work aims to analyze black representivity as a fundamental phenomenon in the process of identity construction, starting from an epistemological stance that seeks to confront at the same time the colonial dimension, intrinsic to the process of knowledge construction and the historical divisions in the field of psychology, which place the individual and society, and the individual and the collective, in opposition, using writing as a methodological tool and as a method of analysis the singular-particular-universal dialectic. Representivity proved to be an important mediation in collective experiences, enhancing the process of formation/transformation of the individual/society unit.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo analizar la representación negra como un fenómeno fundamental en el proceso de construcción de la identidad, a partir de una postura epistemológica que busca confrontar al mismo tiempo la dimensión colonial intrínseca al proceso de construcción del conocimiento y las divisiones históricas en el campo de la psicología, que colocan en oposición al individuo y la sociedad, y al individuo y lo colectivo, utilizando la escritura como herramienta metodológica y como método de análisis la dialéctica singular-particular-universal. La representatividad demostró ser una mediación importante en las experiencias colectivas, potenciando el proceso de formación/transformación de la unidad individuo/sociedad. <![CDATA[Law 13.935/2019: Actions of the Psychology Councils of the Midwest Region]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo aborda as ações dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Distrito Federal (DF) e Mato Grosso do Sul (MS) para cumprir a Lei 13.935/2019 que, em âmbito federal, garante a inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais na educação básica. Utilizando um método qualitativo, descritivo e exploratório, foram realizadas entrevistas com representantes dos CRPs do DF e do MS, e aplicou-se a análise de conteúdo para verificar se as ações desses Conselhos seguem as orientações do manual do Conselho Federal de Psicologia (CFP). As ações foram categorizadas em campanhas de comunicação social; diálogos com o poder público, entidades, categoria e sociedade; e outras ações. O estudo conclui que, apesar das mobilizações, há alguns obstáculos, como a falta de financiamento. As ações realizadas são significativas, com cumprimento da maioria das orientações do CFP, mas ainda há muito a ser feito para garantir a plena implementação da lei e, consequentemente, a inserção de psicólogas(os) na política de educação.<hr/>Abstract This study looks at the actions of the Regional Psychology Councils (CRPs) of the Federal District (DF) and Mato Grosso do Sul (MS) to comply with Law 13.935/2019, which at the federal level guarantees the inclusion of psychologists and social workers in basic education. Using a qualitative, descriptive and exploratory method, interviews were conducted with representatives of the CRPs of the Federal District and Mato Grosso do Sul, and content analysis was applied to verify whether the actions of these Councils follow the guidelines of the Federal Council of Psychology (CFP). The actions were categorized into social communication campaigns; dialogues with public authorities, entities, the profession and society; and other actions. The study concludes that, despite the mobilizations, there are some obstacles, such as the lack of funding. The actions taken are significant, with most of the CFP's guidelines being complied with, but there is still a lot to be done to ensure that the law is fully implemented and, consequently, that psychologists are included in education policy.<hr/>Resumen Este estudio examina las acciones de los Consejos Regionales de Psicología (CRPs) del Distrito Federal (DF) y de Mato Grosso do Sul (MS) para dar cumplimiento a la Ley 13.935/2019, que a nivel federal garantiza la inclusión de psicólogas y trabajadores sociales en la educación básica. Mediante un método cualitativo, descriptivo y exploratorio, se realizaron entrevistas a representantes de los CRP del Distrito Federal y de Mato Grosso do Sul, y se aplicó un análisis de contenido para comprobar si las acciones de estos Consejos siguen las directrices del manual del Consejo Federal de Psicología (CFP). Las acciones se clasificaron en campañas de comunicación social; diálogos con el poder público, las organizaciones, la profesión y la sociedad; y otras acciones. El estudio concluye que, a pesar de las movilizaciones, existen algunos obstáculos, como la falta de financiación. Las acciones emprendidas son significativas, con el cumplimiento de la mayoría de las directrices del PPC, pero aún queda mucho por hacer para garantizar la plena aplicación de la ley y, en consecuencia, la inclusión de las psicólogas en la política educativa. <![CDATA[Systematic Review: Conceptualization, Classification, and Possible Directions for Its Conduct]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100112&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo teórico objetiva apresentar as particularidades das pesquisas de revisão sistemática, descrever as modalidades mais utilizadas e as fases que as constituem, abordando suas potencialidades e pontos passíveis de melhoria. Sugere-se uma sequência de passos a serem adotados para a condução de pesquisas desta natureza, enfatizando-se as revisões sistemáticas integrativas. Tendo em vista sua abrangência quanto às fontes de dados a serem utilizadas e o rigor metodológico empregado na coleta de dados, essas revisões têm se mostrado como importante aliada às pesquisas das Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, favorecendo o diálogo entre o conhecimento científico e o delineamento de práticas dos profissionais destas áreas. Conclui-se que o rigor nas etapas iniciais foi considerado um avanço para as pesquisas de revisão, especialmente na etapa de coleta de dados qualitativos; no entanto, ainda é necessário desenvolver procedimentos mais precisos de análises, sínteses e conclusões, uma vez que a amplitude de métodos analisados nas revisões sistemáticas integrativas pode aumentar as chances de vieses e imprecisões por parte dos pesquisadores.<hr/>Abstract This theoretical article aims to present the specific characteristics of systematic review research, describe the most used types, and the phases that constitute them, addressing their strengths and areas for potential improvement. A sequence of steps is suggested for conducting such research, with an emphasis on integrative reviews. Given their broad scope regarding the data sources to be used and the methodological rigor employed in data collection, these reviews have proven to be important allies in research within the health, human, and social sciences, fostering dialogue between scientific knowledge and the practices of professionals in these fields. It is concluded that rigor in the initial stages has been considered an advancement for review research, particularly in the qualitative data collection stage. However, there remains a need to develop more precise procedures for analysis, synthesis and conclusions, as the board range of methods analyzed in integrative systematic reviews may increase the chances of biases and inaccuracies on the part of researchers.<hr/>Resumen Este artículo teórico tiene como objetivo presentar las particularidades de las investigaciones de revisión sistemática, describir las modalidades más utilizadas y las fases que las componen, abordando sus potencialidades y áreas susceptibles de mejora. Se sugiere una secuencia de pasos a seguir para la realización de investigaciones de esta naturaleza, con énfasis en las revisiones integrativas. Teniendo en cuenta su amplitud en cuanto a las fuentes de datos a utilizar y el rigor metodológico empleado en la recopilación de datos, estas revisiones se han mostrado como una importante aliada en las investigaciones de las ciencias de la salud, humanas y sociales, favoreciendo el diálogo entre el conocimiento científico y el delineamiento de prácticas de los profesionales de estas áreas. Se concluye que el rigor en las etapas iniciales se ha considerado un avance para las investigaciones de revisión, especialmente en la etapa de recopilación de datos cualitativos; sin embargo, todavía es necesario desarrollar procedimientos más precisos de análisis, síntesis y conclusiones, ya que esta amplitud de métodos analizados en las revisiones sistemáticas integrativas puede aumentar las probabilidades de sesgos e imprecisiones por parte de los investigadores. <![CDATA[Adaptation and Validation of The Teachers' Conceptions of Assessment (TCoA-III) Questionnaire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Os objetivos desse trabalho foram: realizar uma revisão da literatura sobre o questionário Teachers’ Conceptions of Assessment (TCoA-III) e adaptar e coletar fontes de evidência de validade para a realidade brasileira. Como referencial teórico, a literatura aponta quatro grandes grupos de concepções de avaliação de professores: 1) melhora; 2) responsabilização da escola; 3) responsabilização do aluno e 4) irrelevância. Foram encontrados 25 trabalhos internacionais que utilizaram o TCoA-III. Com relação ao estudo empírico, participaram professores da educação básica. Realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória do questionário e os resultados sugerem uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro. Efetuaram-se diversas análises, excluindo 28 itens que se mostraram problemáticos. O modelo final apresentou um bom ajuste (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) e quatro fatores: 1) melhora; 2) melhora-ensino; 3) irrelevância-ignorada e 4) responsabilização do aluno. Assim, esse resultado sugere uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro, que não possui a concepção “responsabilização da escola”. Acredita-se que a utilização do TCoA em pesquisas futuras é uma alternativa viável para pesquisadores interessados na temática das concepções de avaliação de professores em diversos sentidos.<hr/>Abstract The aims of this work were: 1) to carry out a literature review about the Teachers’ Conceptions of Assessment (TCoA-IIIA) questionnaire and 2) to adapt and collect evidence sources of validity of TCoA-III for Brazilian reality. As for review of literature, we found four major groups of teachers’ assessment conceptions: 1) improvement; 2) school accountability; 3) student’s accountability; 4) irrelevance. We analyzed a total of 25 international studies that used TCoA-III. Regarding the empirical study, elementary school teachers were the articipants (N=179; 110 women and 69 men; age M=37.6 years old, SD=10.5). We performed an Exploratory Factor Analysis, and the results suggest a factorial structure different for the Brazilian TCoA. We developed several analyses, excluding 28 items that proved problematic. The final model showed a good adjustment (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) and four factors: 1) improvement; 2) improvement-teaching; 3) ignore-irrelevance; and 4) student accountability.<hr/>Resumen Los objetivos de este trabajo fueron: realizar una revisión de la literatura sobre el cuestionario Teachers’ Conceptions of Assessment (TCoA-III) y adecuar y recolectar fuentes de evidencia de validez para la realidad brasileña. La literatura apunta a cuatro grupos de conceptos de evaluación de docentes: 1) mejora; 2) responsabilidad de la escuela; 3) responsabilidad del estudiante y 4) irrelevancia. Encontramos 25 estudios que utilizaron TCoA-III. En cuanto al estudio empírico, participaron docentes de educación básica (N = 179; 110 mujeres y 69 hombres; edad M = 37,6 años, DP = 10,5). Realizamos un Análisis Factorial Exploratorio y los resultados sugieren otra estructura factorial para el TCoA brasileño. Realizamos varios análisis excluyendo 28 ítems que resultaron ser problemáticos. El modelo final mostró un buen ajuste (CFI = .960; RMSEA = .067; SRMR = .045) y cuatro factores: 1) mejora; 2) mejora de la enseñanza; 3) irrelevancia-ignorada y 4) responsabilidad del estudiante. <![CDATA[Interview with Manuel Luis de La Mata Benitez]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100140&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A presente publicação corresponde a uma entrevista realizada com Manuel Luis de La Mata Benítez, catedrático da Universidade de Sevilha (ES), lotado no Departamento de Psicologia Experimental. Manuel é coordenador do Laboratório de Atividade Humana (LAH), grupo de pesquisa que trabalha a partir da Psicologia Sócio-Cultural, tendo como referências Lev Vigotski e James Wertsch. Além disso, faz parte da International Society of Cultural-Historical Activity Research (ISCAR) e colaborou com o desenvolvimento das Obras Escogidas de Lev Vigotski para a língua espanhola. O pesquisador possui uma vasta produção, trabalhando especialmente com temas como o desenvolvimento da memória, a construção da identidade, discurso de ódio, estudos de gênero, entre outros. O objetivo da entrevista é contribuir para a produção científica na Teoria Histórico-Cultural, especialmente por apresentar um panorama histórico sobre as produções vigotskianas na Espanha, bem como por estabelecer um diálogo que visa identificar aproximações e distanciamentos entre as produções nos dois países.<hr/>Abstract This publication is an interview with Manuel Luis de La Mata Benítez, professor at the University of Seville (ES) in the Department of Experimental Psychology. Manuel is the coordinator of the Human Activity Laboratory (LAH), a research group that works from the perspective of Socio-Cultural Psychology, using Lev Vigotski and James Wertsch as references. He is also a member of the International Society of Cultural-Historical Activity Research (ISCAR) and collaborated on the development of Lev Vygotsky's Obras Escogidas for the Spanish language. The researcher has an extensive academic production, especially on topics such as the development of memory, the construction of identity, hate speech, gender studies, among others. The aim of the interview is to contribute to scientific production in Cultural-Historical Psychology, especially by presenting a historical overview of vygotskian productions in Spain, as well as establishing a dialog that aims to identify approximations and distances between productions in the two countries.<hr/>Resumen Esta publicación es una entrevista a Manuel Luis de La Mata Benítez, catedrático de la Universidad de Sevilla (ES) en el Departamento de Psicología Experimental. Manuel es el coordinador del Laboratorio de Actividad Humana (LAH), un grupo de investigación que trabaja desde la perspectiva de la Psicología Sociocultural, tomando como referentes a Lev Vigotski y James Wertsch. También es miembro de la International Society of Cultural-historical Activity Research (ISCAR) y colaboró en el desarrollo de las Obras Escogidas de Lev Vygotsky en español. El investigador cuenta con una vasta obra, especialmente en temas como el desarrollo de la memoria, la construcción de la identidad, el discurso del odio, los estudios de género, entre otros. El objetivo de la entrevista es contribuir a la producción científica en el campo de la teoría histórico-cultural, especialmente presentando un panorama histórico de la obra de Vygotsky en España, así como establecer un diálogo que busque identificar similitudes y diferencias entre ambos países. <![CDATA[SAUDADES DE ABIGAIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202025000100154&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A presente publicação corresponde a uma entrevista realizada com Manuel Luis de La Mata Benítez, catedrático da Universidade de Sevilha (ES), lotado no Departamento de Psicologia Experimental. Manuel é coordenador do Laboratório de Atividade Humana (LAH), grupo de pesquisa que trabalha a partir da Psicologia Sócio-Cultural, tendo como referências Lev Vigotski e James Wertsch. Além disso, faz parte da International Society of Cultural-Historical Activity Research (ISCAR) e colaborou com o desenvolvimento das Obras Escogidas de Lev Vigotski para a língua espanhola. O pesquisador possui uma vasta produção, trabalhando especialmente com temas como o desenvolvimento da memória, a construção da identidade, discurso de ódio, estudos de gênero, entre outros. O objetivo da entrevista é contribuir para a produção científica na Teoria Histórico-Cultural, especialmente por apresentar um panorama histórico sobre as produções vigotskianas na Espanha, bem como por estabelecer um diálogo que visa identificar aproximações e distanciamentos entre as produções nos dois países.<hr/>Abstract This publication is an interview with Manuel Luis de La Mata Benítez, professor at the University of Seville (ES) in the Department of Experimental Psychology. Manuel is the coordinator of the Human Activity Laboratory (LAH), a research group that works from the perspective of Socio-Cultural Psychology, using Lev Vigotski and James Wertsch as references. He is also a member of the International Society of Cultural-Historical Activity Research (ISCAR) and collaborated on the development of Lev Vygotsky's Obras Escogidas for the Spanish language. The researcher has an extensive academic production, especially on topics such as the development of memory, the construction of identity, hate speech, gender studies, among others. The aim of the interview is to contribute to scientific production in Cultural-Historical Psychology, especially by presenting a historical overview of vygotskian productions in Spain, as well as establishing a dialog that aims to identify approximations and distances between productions in the two countries.<hr/>Resumen Esta publicación es una entrevista a Manuel Luis de La Mata Benítez, catedrático de la Universidad de Sevilla (ES) en el Departamento de Psicología Experimental. Manuel es el coordinador del Laboratorio de Actividad Humana (LAH), un grupo de investigación que trabaja desde la perspectiva de la Psicología Sociocultural, tomando como referentes a Lev Vigotski y James Wertsch. También es miembro de la International Society of Cultural-historical Activity Research (ISCAR) y colaboró en el desarrollo de las Obras Escogidas de Lev Vygotsky en español. El investigador cuenta con una vasta obra, especialmente en temas como el desarrollo de la memoria, la construcción de la identidad, el discurso del odio, los estudios de género, entre otros. El objetivo de la entrevista es contribuir a la producción científica en el campo de la teoría histórico-cultural, especialmente presentando un panorama histórico de la obra de Vygotsky en España, así como establecer un diálogo que busque identificar similitudes y diferencias entre ambos países.