Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020130003&lang=en vol. 17 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Políticas de cooperação interinstitucional e seus impactos no desenvolvimento e consolidação da pós-graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto recupera temporalmente os cenários onde se desenharam as políticas de cooperação interinstitucional, abrangendo os contextos nacional, regional e internacional que induziriam desdobramentos no plano institucional e individual e impactariam decisivamente no desenvolvimento institucional per se como no desenvolvimento institucional da pesquisa. É possível afirmar, do ponto de vista comparativo, que as políticas que levariam a um processo de homogeneização do ensino superior podem ter produzido pelo menos cinco tipos diversos de mudanças: mudanças na organização e estruturas institucionais de pesquisa, mudanças na política institucional de pesquisa, mudanças na gestão da pesquisa, mudanças na cultura institucional e individual de produção intelectual. Desde um ponto de vista estritamente da análise da política que incentivou a cooperação interinstitucional, é possível afirmar que as políticas de avaliação articuladas às políticas de cooperação induziram a internacionalização, premiando as articulações de pesquisadores, grupos de pesquisa, laboratórios ou centros de investigação que assinassem convênios e produzissem conjuntamente com seus congêneres internacionais agregando valor à já fomentada política de solidariedade interinstitucional a nível nacional. Os exercícios comparativos, tanto da política de cooperação interinstitucional como da política de avaliação, permitem arguir que grande parte dos desenvolvimentos e avanços institucionais observados geraram distintas formas de institucionalização de mudanças e potencializaram as análises epistemológicas sobre o conhecimento comparativo que estas políticas suscitaram nas últimas quatro décadas.<hr/>This article historically recovers scenarios in which policies of inter-institutional cooperation were created, covering national, regional and international contexts that would induce developments in institutional and individual levels as well as impact decisively on institutional development per se as in the development of institutional research. It can be said that policies that would lead to a process of homogenization of higher education may have produced at least five different types of changes: changes in organizational structures and institutional research, institutional changes in policy research, changes in management research, changes in institutional and individual culture of intellectual production. From the point of view of a strict analysis of the policy that encouraged inter-agency cooperation the review policies combined with cooperation policies of cooperation induced internationalization by rewarding the groups of researchers, research groups, laboratories or research centers to sign covenants and produce together with their international counterparts adding value to the already known policy of institutional solidarity. The comparative exercises, both of interinstitutional cooperation policy as well as the review policy, allow discussion that much of the observed developments and institutional advances have generated different forms of institutionalization of changes and increased the epistemological analyzes of comparative knowledge that these policies have raised in the last four decades. <![CDATA[Educación secundaria en perspectiva comparada: aportes para pensar una agenda de cambio en los países del Cono Sur]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo del trabajo consiste en presentar los resultados de un estudio acerca de políticas de cambio en la escuela secundaria. El referencial teórico focaliza sobre un aspecto central al momento de estudiar este problema: la configuración y sostenimiento de un determinado modelo institucional. Hay una forma histórica de organización de la escuela secundaria y es esa forma la que se encuentra en la base de las dificultades y el origen de las reformas que tienden a la incorporación de más jóvenes en la secundaria desde 1960 hasta la actualidad tanto en los países centrales como en algunos países del cono sur. Algunos países avanzaron más que otros en atender este problema. Más allá de su grado de avance, varios países presentan casos de políticas educativas orientadas hacia esta problemática. Este trabajo presenta algunos de esos casos a través de un análisis comparado considerando las modificaciones del modelo institucional y una agenda de cambio educativo para el Cono Sur.<hr/>This paper provides the results of a study on policy change in secondary education. The study focuses on a central issue when studying this problem: the confi guration and maintenance of a particular institutional model. There is a historical form of school organization which is at the basis of the diffi culties and origin of the reforms that tend to incorporate more youth in secondary school from the 1960s to the present, both in western countries and in some Southern Cone countries. Some countries went further than others in dealing with this problem. Regardless of their level of progress, many countries show examples of educational policies facing this problem. Some of them are analyzed in this study from a comparative perspective regarding changes in the institutional model and a political agenda of educational change for the Southern Cone countries. <![CDATA[Pesquisa comparada em educação na América Latina: situações e perspectiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo problematiza algumas questões vinculadas à situação atual dos estudos comparados e dos desafios na pesquisa em educação: a comparação como processo de conhecimento, a relação entre os estudos comparados e os modelos de desenvolvimento e o uso da comparação como forma de regulação politica e governança na educação. Para finalizar, oferece alguns elementos para a construção de uma perspectiva crítica na pesquisa comparada através de uma abordagem sócio-histórica.<hr/>This article problematizes some issues related to the current situation of comparative studies and challenges in education research: comparison as a process of knowledge, the relation between comparative studies and development models and the use of comparison as a form of political regulation and governance in education. Finally, the article offers some elements for the construction of a critical perspective on comparative research through a socio-historical approach. <![CDATA[Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenômeno em crescimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de dados oriundos do Projeto Xplika Internacional - análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais, o artigo discute o fenômeno do reforço escolar em quatro cidades: Brasília, Lisboa, Seul e Otava. O quadro teórico de referência neste estudo é a análise sociopolítica da educação, numa perspetiva comparada, e os objetivos específicos da pesquisa centram-se em três domínios: as razões que levam os alunos a frequentar este tipo de apoio educativo, o tipo de matérias mais procuradas e o tempo despendido semanalmente. A metodologia de investigação tem por base entrevistas e questionários aplicados, respetivamente, a gestores e estudantes de empresas de reforço escolar nas quatro cidades. O tempo dedicado a esta atividade, as matérias mais procuradas e a crença no seu contributo para o sucesso escolar permitem-nos construir uma visão mais clara do fenômeno do reforço escolar nas cidades em estudo. Entre as principais conclusões, destaca-se a afirmação de uma indústria à escala global, consolidando uma multiplicidade de negócios que se afirmam como oportunidades de reforço das aprendizagens do ensino formal, mas cujas consequências políticas, econômicas, psicopedagógicas e escolares requerem análise aprofundada. Estamos perante um mercado educacional que questiona a própria escola e a equidade no acesso e sucesso educativos, tornando-se por isso necessário realizar mais pesquisas que iluminem a sombra deste fenômeno.<hr/>Based on data from the Project “Xplika International: comparative analysis of the private tutoring market in five capital cities”, we analyze the phenomenon of private supplementary tutoring in four cities: Brasilia, Lisbon, Seoul and Ottawa. Our theoretical framework is the comparative sociopolitical analysis of education and we focus our piece of research on three areas: reasons for students to attend this type of educational support, most in-demand subjects and time weekly spent in tutoring. The research methodology is based on interviews and questionnaires that were applied, respectively, to managers and students of private tutoring companies in four cities. The time devoted to this activity, the subjects most sought and the belief in its contribution to the academic success allow us to build an informative picture of the phenomenon of private supplementary tutoring in the four cities. Among the key findings, private tutoring is a fast growing industry on a global scale with a multitude of businesses that claim the role of drivers for reinforcing the learning of formal education, but whose political, economic, psycho-pedagogical and educational consequences require thorough analysis. We are facing an education market that challenges formal schooling, equity and success in education. That’s why we need to engage in thorough research, in order to shed more light on the shadows of this phenomenon. <![CDATA[Educação e relações interinstitucionais no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa discutir, sob enfoque comparativo, a descentralização da educação no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990, isto com base na revisão da literatura pertinente e dos marcos jurídicos que vieram regulá-la, procurando problematizar as relações interinstitucionais que medeiam este processo, no Brasil, sob a ótica do regime de colaboração e, em Portugal, segundo as relações estabelecidas entre os poderes central e local. Como conclusão mais geral, constata que, apesar de o poder central vir difundindo o discurso da descentralização nestes países, já há algum tempo, tudo leva a crer que o plano da retórica não logrou ser efetivamente superado, pois entre avanços e recuos deste processo as tentativas vêm se constituindo em movimentos de alguma desconcentração de poderes, ainda marcados pela mesma lógica centralizadora, herança histórico-social, em ambos os casos, dos seus respectivos períodos ditatoriais, agora também sob a modulação de políticas econômicas neoliberalizantes.<hr/>This paper discusses, from a comparative perspective, the decentralization of education in Brazil and Portugal from the 1990s onwards. Based on relevant literature and on its legal framework, the researchers seek to investigate the interinstitutional relations that mediate this process, under the collaboration regime in Brazil and according to the relations established between central and local power in Portugal. The general conclusion notes that, although both central governments have disseminated the decentralization discourse for some time now, it seems that the level of rhetoric has not been actually overcome. A number of advances and setbacks show that, although there has been some deconcentration of power, it is still marked by the same centralizing logic that is an outcome of both countries’ historical and social heritage (their previous dictatorial regimes) and is currently under the modulation of neoliberal economic policies. <![CDATA[Educação Comparada no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica brasileira em Educação Comparada usando como fonte o Banco de Dados da Capes e como referencial teórico a posição de Maria Manzon. Para a autora, a Educação Comparada se define pelo uso do método comparado sobre o objeto de sistemas educacionais numa dimensão “cross” nacional e cultural. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um levantamento das teses com a palavra-chave Educação. A seguir, a busca foi realizada a partir do título. Se havia comparação de mais de um país, ou uma dimensão internacional, o resumo era lido, e os dados da tese eram selecionados. Foram identificados 70 trabalhos com temática comparativa. Estudos sobre Brasil e Portugal, África e América Latina foram os focos principais. Estes trabalhos confirmam a hipótese levantada de que a ausência de domínio de línguas estrangeiras tem facilitado a emergência de estudos lusófonos e em países de língua espanhola. Os trabalhos sobre a África refletem a tendência de estudantes de países de língua portuguesa fazerem sua formação de pós-graduação no Brasil.<hr/>This study has as its main objective to do a survey of the academic production on Comparative Education in Brazil using the Capes Data Bank as a source and Maria Manzon’s work as a theoretical basis. In the author’s view, Comparative Education is defined by the use of the comparative method on the object of educational systems in a cross-national and cross-cultural dimension. From the methodological point of view, a search of doctoral dissertations was done first using the keyword education and then on the basis of the titles. If a comparative or international dimension was found, the abstract was read and the data about the dissertation was selected. Seventy dissertations with a comparative topic were identified. Studies about Brazil and Portugal, Africa and Latin America were the main focus. They confirmed the hypothesis that the poor knowledge of foreign languages has prompted the emergence of studies on Brazil and Portugal and Brazil and Spain. The works about Africa result from the tendency that a growing number of African students of Portuguese speaking countries do their graduate programs in Brazil. <![CDATA[Se “Narciso acha feio o que não é espelho”, o que aprendemos com os estudos comparados em Educação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto traz uma reflexão baseada na narrativa da autora sobre sua experiência de formação e trabalho relacionada ao campo dos estudos comparados. Enfoca o tema numa perspectiva geracional, tendo os marcos político e histórico do Brasil recente como pano de fundo. Apresenta a visão crítica que foi construída sobre os estudos comparados quando estes se desenvolviam num contexto que estimulava uma perspectiva reducionista e com pouca contribuição para as práticas pedagógicas, pelo afastamento dos modelos em relação às condições objetivas de produção da educação em contextos nacionais. Explora, posteriormente, a possibilidade de evoluir para experiências solidárias no sentido da qualificação das práticas educativas, ampliando o conceito tradicional de educação comparada e amparando-o num diálogo em que se pode aprender com o outro, reconhecendo que experiência não se transmite, mas ensina os sujeitos e as instituições a darem mais sustentação às suas próprias trajetórias.<hr/>The paper presents a reflection based on the author’s narrative about her training and work experience related to the field of comparative studies. It focuses on the theme in a generational perspective, with the political and historical landmarks of the recent Brazil as a backdrop. It presents the critical view which was built on the comparative studies when they were developed in a context that encouraged a reductionist perspective and with little contribution to teaching practices, due to the distance of the models in relation to the objective conditions of production of education in national contexts. Subsequently, it explores the possibility of developing solidarity experiences towards the qualification of educational practices, expanding the traditional concept of comparative education and grounding it on a dialogue in which it is possible to learn from each other, recognizing that experience is not transmitted, but it teaches the individuals and institutions to give more support to their own trajectories. <![CDATA[A Educação Especial nos cursos de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste ensaio teórico consiste em discutir qual foi, qual é e qual poderia ser o espaço reservado à Educação Especial nos cursos de formação de professores, em particular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, tendo como referencial teórico autores cujos estudos focam o curso de Pedagogia e a temática Formação de Professores, especialmente no contexto da inclusão escolar, tendo como foco principal o Estado de São Paulo. Da mesma forma, foram utilizadas para discussão algumas das políticas e diretrizes públicas que têm fundamentado a formação de professores. Ao longo da discussão, foi ressaltado o espaço reservado à Educação Especial na formação docente antes e depois da promulgação da Resolução CNE/CP N° 1/2006 e, ao final, discutida a importância dos conhecimentos sobre Educação Especial nos cursos de formação de professores, apresentando o espaço que esses conhecimentos poderiam ter no momento de sua formação inicial. O ensaio conclui que, apesar do avanço das discussões dessa área do conhecimento, a Educação Especial pode, ainda, conquistar mais espaço no currículo desses cursos, não necessariamente por meio de um aumento do número de disciplinas específicas, mas por meio de conteúdos ou tópicos relacionados ao assunto em outras disciplinas da matriz curricular.<hr/>The aim of this theoretical essay is to discuss what was, what is and what could be the role of Special Education in teacher training courses, especially in the Pedagogy courses. A qualitative bibliographic study was done with the authors whose studies focus on theoretical framework in Pedagogy courses and teacher training Education, especially inclusive education, focusing mainly in the State of São Paulo. Public policies and guidelines that are the basis of teacher training were used for this study. Throughout the study it was emphasized the role of Special Education in teacher training before and after the enactment of the CNE/CP No. 1/2006 and, in the end, it was discussed the importance of knowledge about special education courses in teacher training, presenting the importance that this knowledge could have during the teachers’ initial training. The essay concludes that, despite the progress in these discussions, Special Education could have more space in the curriculum of these courses. Not necessarily by increasing specific subjects but by presenting topics related to the matter in other areas of curriculum. <![CDATA[Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem por objetivo, a partir de pesquisa qualitativa e colaborativa, refletir sobre o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Médio que participam de um grupo interdisciplinar de pesquisa voltado para a implementação de inovações curriculares referentes ao contexto ambiental. O grupo envolve professores de diferentes componentes curriculares (Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História) e pesquisadores de universidades das áreas de Educação e Ensino de Geociências. Três grupos focais foram feitos com os participantes do grupo. Os dados evidenciaram mudanças na concepção de natureza dos professores e mudanças na prática docente ao ensinar temáticas voltadas para a compreensão da natureza. A investigação possibilitou concluir que a construção de inovações curriculares contribui para o professor tomar decisões sobre o que, o como e o porquê de ensinar tópicos que relacionam natureza e sociedade.<hr/>Using qualitative and collaborative research, this article refl ects on the professional development of high school teachers in the context of activities of an interdisciplinary group of collaborative research that studies and promotes didactic innovations, focusing on the environmental context, and discusses the contribution of research with teachers in the generation of a scientifi c culture. The research project involves teachers of different curricular components (Physics, Chemistry, Biology, Mathematics, Geography and History) and researchers from universities in the areas of Education and Teaching of Earth Sciences. For data collection, three focal groups were formed with the group participants. Changes in the concept of Nature among the teachers and changes in teaching topics focused on the understanding of nature were identified. The article concludes that the construction of didactic innovations helps teachers to make decisions about what, how and why to teach subjects that relate nature to society. <![CDATA[Modos de captura: tensionamentos provocados pela etnomatemática entre ciência de Estado e ciência menor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo problematizar as relações de poder decorrentes dos modos de articulação propostos por alguns pesquisadores entre as diferentes racionalidades matemáticas e a matemática escolar. Para tanto, 11 enunciações do IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática foram divididas em dois grupos e submetidas a um processo de análise, considerando-se as teorias de Wittgenstein, Foucault, Deleuze/Guattari. No primeiro grupo, constatamos que o “encontro” das “outras” matemáticas com a matemática escolar serviria para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos pertinentes à matemática escolar, motivando a aprendizagem e dando significado à matemática escolar. No segundo grupo, encontramos uma condição que nos parece bem mais problemática e diz respeito à necessidade de um “exercício de tradução”, que teria como finalidade “qualificar e legitimar” as diferentes matemáticas através da possibilidade de transformá-las em conhecimento científico. Considerando-se essas duas operações de captura é que propomos o encontro das diferentes matemáticas - as “outras” matemáticas, a matemática escolar e a matemática acadêmica - desde a lógica do encontro de bandos, sem medo de riscos, que uma não imponha à outra a sua lógica. Contudo, para que esse encontro se efetive, é preciso que se considere a necessidade da matemática acadêmica e da matemática escolar se colocarem de maneira menos soberba em relação às outras matemáticas.<hr/>This article aims to discuss the power relations arising from the modes of articulation proposed by some researchers between the different mathematic rationalities and school mathematics. For this purpose, eleven utterances of the IV Brazilian Congress on Ethnomathematics were divided into two groups and subjected to a process of analysis, considering the theories of Wittgenstein, Foucault, and Deleuze/Guattari. In the first group we find that the “encounter” of the “other” mathematics with school mathematics serves to facilitate the learning and development of concepts pertinent to mathematics education, motivating learning and giving meaning to school mathematics. In the second group we find a condition that seems much more problematic and concerns the need for an “exercise of translation” aiming to “qualify and legitimize” the different mathematics through the possibility of turning them into scientific knowledge. Considering these two capture operations we propose the encounter of different mathematics - the “other” mathematics, school mathematics and academic mathematics - from the logic of the encounter of flocks, without fear of risks, so that one does not impose its logic on another. However, for this encounter to take place one must consider the need for academic mathematics and school mathematics to take a less arrogant position vis-à-vis other mathematics. <![CDATA[Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho visa contribuir para a discussão em torno da antropologia educacional, campo de estudos ainda pouco explorado no Brasil, discutindo as possibilidades abertas pela pesquisa etnográfica na educação. Muitas pesquisas educacionais têm se utilizado do método etnográfico, bem como das teorias antropológicas, sem a devida reflexão epistemológica em torno desse método. A discussão perpassa tanto uma análise mais ampla do método etnográfico, quanto uma reflexão específica, em torno da proposta da antropologia interpretativa problematizada por Geertz. Com isso, o artigo busca avançar na discussão metodológica da pesquisa educacional, estreitando a discussão entre a antropologia e a educação no debate científico.<hr/>This paper aims to contribute to the discussion of educational anthropology, field of studies still little explored in Brazil, exploring the possibilities opened up by ethnographic research in education. Much educational research has used the ethnographic method, as well as anthropological theories, without proper epistemological reflection around this method. The discussion involves both a broader analysis of the ethnographic method, as and specific reflection on the interpretive anthropology proposed by Geertz. It seeks, thereby, to advance the methodological discussion of educational research, by narrowing the discussion between anthropology and education in the scientific debate. <![CDATA[XPLICA: investigação sobre o mercado das explicações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho visa contribuir para a discussão em torno da antropologia educacional, campo de estudos ainda pouco explorado no Brasil, discutindo as possibilidades abertas pela pesquisa etnográfica na educação. Muitas pesquisas educacionais têm se utilizado do método etnográfico, bem como das teorias antropológicas, sem a devida reflexão epistemológica em torno desse método. A discussão perpassa tanto uma análise mais ampla do método etnográfico, quanto uma reflexão específica, em torno da proposta da antropologia interpretativa problematizada por Geertz. Com isso, o artigo busca avançar na discussão metodológica da pesquisa educacional, estreitando a discussão entre a antropologia e a educação no debate científico.<hr/>This paper aims to contribute to the discussion of educational anthropology, field of studies still little explored in Brazil, exploring the possibilities opened up by ethnographic research in education. Much educational research has used the ethnographic method, as well as anthropological theories, without proper epistemological reflection around this method. The discussion involves both a broader analysis of the ethnographic method, as and specific reflection on the interpretive anthropology proposed by Geertz. It seeks, thereby, to advance the methodological discussion of educational research, by narrowing the discussion between anthropology and education in the scientific debate. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho visa contribuir para a discussão em torno da antropologia educacional, campo de estudos ainda pouco explorado no Brasil, discutindo as possibilidades abertas pela pesquisa etnográfica na educação. Muitas pesquisas educacionais têm se utilizado do método etnográfico, bem como das teorias antropológicas, sem a devida reflexão epistemológica em torno desse método. A discussão perpassa tanto uma análise mais ampla do método etnográfico, quanto uma reflexão específica, em torno da proposta da antropologia interpretativa problematizada por Geertz. Com isso, o artigo busca avançar na discussão metodológica da pesquisa educacional, estreitando a discussão entre a antropologia e a educação no debate científico.<hr/>This paper aims to contribute to the discussion of educational anthropology, field of studies still little explored in Brazil, exploring the possibilities opened up by ethnographic research in education. Much educational research has used the ethnographic method, as well as anthropological theories, without proper epistemological reflection around this method. The discussion involves both a broader analysis of the ethnographic method, as and specific reflection on the interpretive anthropology proposed by Geertz. It seeks, thereby, to advance the methodological discussion of educational research, by narrowing the discussion between anthropology and education in the scientific debate.