Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020190003&lang=en vol. 23 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Online Education and formation for Videoteaching in Cyberculture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300390&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo aprofunda conhecimentos a respeito da formação docente para o uso de vídeos na educação online, por dimensionar a importância do audiovisual para os jovens de hoje. Como método, tem-se a Pesquisa-formação na Cibercultura (Santos, 2014) e como objetivo geral compreender com os praticantes da pesquisa a noção de autoria docente, mobilização de saberes para a produção de conteúdos para a educação online e compartilhamento em rede de produções audiovisuais. A pesquisa acontece em ambiências formativas da disciplina presencial Tecnologias e Educação, da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde propomos um desenho didático voltado para a produção de cibervídeos como hipervídeo, microvídeo, videoaula, videoconferência, vídeo instantâneo, vídeo volátil e webinar. O referencial teórico conta com aprofundamento de Santos (2014) para Educação Online, Macedo (2014) para entendimentos sobre a Formação, Silva (2003) para o conceito de Interatividade e Babin e Kouloumdjian (1989) sobre Audiovisual na Educação. Como resultado da pesquisa emergiu a noção subsunçora “Formação para a videodocência na cibercultura”, a partir de uma triangulação entre as questões norteadoras, as narrativas emergentes do campo e o referencial bibliográfico que ampara a dialogia entre práticateoriaprática. Enquanto docentes preocupados com a formação inicial de professores, torna-se fundamental promover situações de aprendizagem experienciais e formativas relacionadas ao audiovisual, o que denominamos de videodocência.<hr/>Abstract The article deepens knowledge about teacher formation for the use of videos in online education, for dimensioning the importance of audiovisual for the youth of today. As a method, one has the Research-formation in Cyberculture (Santos, 2014) and as a general objective to understand with the practitioners of the research the notion of teaching authorship, mobilization of knowledge for the production of educational contents for online education and network sharing of audiovisual productions. The research takes place in the training environment of the classroom discipline Technologies and Education, from the undergraduate degree in Pedagogy of the State University of Rio de Janeiro, where we propose a didactic design aimed at the production of cibervideos such as hypervideo, microvideo, videoconference, instant video, volatile video and webinar. The theoretical reference has a deepening of Santos (2014) for Online Education, Macedo (2014) for understandings on Formation, Silva (2003) for the concept of Interactivity and Babin and Kouloumdjian (1989) on Audiovisual in Education. As a result of the research emerged the subsumption notion “Formation for videoteaching in cyberculture”, starting from a triangulation between the guiding questions, the emerging narratives of the field and the bibliographic reference that supports the dialogue between practical-theory-practical. As teachers concerned with the initial teacher formation, it is fundamental to promote experiential and formative learning situations related to the audiovisual, what we call videoteaching. <![CDATA[Between knowledge and teaching in middle-level technical professional education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300408&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto tem por objetivo refletir sobre as percepções docentes a respeito do processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisamos as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico, nos anos de 2017 e 2018, e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente. Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão-professor. Os dados coletados foram analisados a luz do referencial teórico de pesquisadores do campo da formação de professores, sobretudo na especificidade dos saberes docentes, como Tardif (2002) e Gauthier (1998). Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.<hr/>Abstract This text aims to reflect on teachers' perceptions regarding the teaching-learning process of the young students of technical secondary education. To do so, it analyzed the conceptions of 276 teachers who taught in technical education, in the years 2017 and 2018, and who participated in the professional development of teachers. We found that 60% of these teachers did not graduate to the teaching profession and, therefore, they are in the condition of teachers. The observed data were analyzed in the light of the theoretical reference of researchers in the field of teacher training, especially in the specificity of teaching knowledge, such as Tardif (2002) e Gauthier (1998). We observed that there is a guilty practice for school failures, which sometimes focuses on institutional aspects, but instead moves to questions about teachers' pedagogical practices, but most of them are stagnant in the lack of prerequisites for students. <![CDATA[For Nomatic Teaching: in defense of a movement policy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300425&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como objetivo perspectivar a docência a partir de uma política do movimento do pensamento, no sentido de tomá-la como vetor de criação existencial. Trata-se de investir na prática docente como uma potência nômade em termos de experimentação do pensamento, isto é, um lugar aberto ao pensar e, nessa medida, território de criação. Mediante tal perspectiva, indaga-se: como produzir uma docência capaz de dar consistência ao movimento do próprio pensar? Tal questionamento transita entre autores da filosofia da diferença, sobretudo Deleuze, Guattari e Foucault, assim como entre outros pensadores, como Gilles Boudinet e Gonçalo Tavares, os quais foram mobilizados para que se construísse o plano conceitual operativo. Por fim, o texto defende uma docência capaz de desencadear um gesto que arrebate o pensamento e o impulsione, fornecendo matéria para a criação conceitual.<hr/>Abstract This paper aims to put teaching into perspective by considering a policy of thought movement, regarding it as a vector for existential creation. It is about investing the teaching practice as a nomadic potency in terms of thought experimentation, i.e. an open place to think and, in this sense, a territory for creation. From this perspective, one could ask: How can the kind of teaching that is able to give consistency to the movement of thinking be produced? Such question is grounded on philosophy of difference authors, especially Deleuze, Guattari and Foucault, as well as other thinkers, such as Gilles Boudinet and Gonçalo Tavares, who contributed to the construction of an operative conceptual planning. Finally, the text advocates a kind of teaching that can trigger a gesture to both take and boost our thought, thus providing it with matter for conceptual creation. <![CDATA[Common: as a pedagogical principle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300439&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desse estudo é refletir sobre o sentido da educação a partir do conceito de “comum”, repercutindo-o em proposições pedagógicas. Para tanto, interpretamos o “comum” como princípio de ação a partir das obras de Pierre Dardot e Christian Laval. O comum pode fazer frente ao avanço apropriador da razão neoliberal e a argumentação conduz à exigência da ressignificação do Direito a partir da “ação comum”. Dado que os autores não se ocupam sistematicamente com as consequências de seu estudo para a educação, nossa proposta supõe que a educação escolar pode ser um dos espaços/tempos privilegiados de instituição (ou restituição) do comum ao “livre uso”. Assim, conduzimos nossa argumentação à Hannah Arendt, repensando o sentido da escola como introdução dos “novos” no mundo a partir da ação pedagógica que restitui o “comum” ao “livre uso”, na medida em que põe-em-comum palavras, atos e o mundo (como conteúdos) e exige dos adultos a “ação comum”.<hr/>Abstract The objective of this work is to reflect on the meaning of education through the concept of “common”, reproducing pedagogical propositions. For this purpose, we interpret “common” as a principle of action based on the works of Pierre Dardot and Christian Laval. The common may withstand the appropriator advance of neoliberal reason and the argumentation leads to the necessity of redefining the Law, as no longer coming from the legislative or governmental activity, but from the “common action”. Given that the authors do not systematically occupy themselves with the consequences of their study for the education, our proposal supposes that the scholar education may be one of the spaces/periods privileged to institute (or reinstitute) the common to the “free use”. Thus, we conduct our argumentation towards Hannah Arendt, rethinking the meaning of school as an introduction of the “newcomers” into the world through the pedagogical action that restitutes the “common” to the “free use”, to the extent that it places-in-common words, acts and the world (as contents) and it requires from the adults the “common action”. <![CDATA[The extension of unidentified primary education in Angola: implications for the quality of teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300455&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto, que apresenta uma discussão crítica e teórica, é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado em Educação, com foco no impacto da unidocência na qualidade de ensino em Angola, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre esse fenómeno educativo controverso. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram obtidos mediante leitura heurística da documentação relacionada ao tema e analisados na base dos pressupostos fundados na teoria de Bardin (2006), dialogando com as contribuições teóricas de Isaías (2013), Samuels (2011), Leite (2000), e Teodoro (1994). Os resultados indicam que a ausência de diálogo entre a administração central e os executores das políticas educativas condiciona a concretização dos objectivos traçados, alimentando comportamentos que fazem um viés à qualidade de ensino. Além disso, identificou-se a necessidade de um alinhamento das políticas de formação inicial dos professores às reais necessidades educativas do país.<hr/>Abstract This text, which presents a critical and theoretical discussion, is a cut of a research developed within the scope of the masters in education, focusing on the impact of unidetifying quality teaching in Angola, seeking to generate new lenses of understanding about this controversial educational phenomenon. The study is qualitative in nature and the data were obtained through heuristic reading of the documentation related to the subject and analyzed considering the assumptions of Bardin´s theory (2006), dialoguing with the theoretical contributions of Isaiah (2013), Samuels (2011), Leite (2000), and Teodoro (1994). The results indicate that the absence of dialogue between the central administration and the executors of educational policies conditions the achievement of the objectives set, feeding behaviors that bias the teaching quality. In addition, the need was identified for aligning initial teacher training policies with the actual educational needs of the country. <![CDATA[Of dreams and insurrections: fragments of a (hopeful) discourse about the occupation of a public school in Petrópolis/RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300505&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada no decorrer de 2017 em uma escola pública de Petrópolis/RJ, que havia sido ocupada no ano anterior. A partir da observação participante e de entrevistas com estudantes que participaram da ocupação, procuramos compreender os sentidos atribuídos por esses jovens, retrospectivamente, ao movimento. A seguir, partindo do princípio de que todo filme, seja ficção ou documentário, constitui uma mise-en-scène social e simbólica do mundo, fizemos um contraponto entre os relatos que nos foram confiados na escola e os apresentados no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, feito com jovens do Ensino Médio em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo foi analisar, em uma perspectiva comparativa, essa multiplicidade de vozes que compõem, a nosso ver, fragmentos de um discurso esperançoso sobre a escola pública, em suas tensões, limites e utopia.<hr/>Abstract This article presents partial results of a research conducted during 2017 in a public school in Petrópolis / RJ, which had been occupied the previous year. From participant observation and interviews with students who participated in the occupation, we sought to understand the meanings attributed by these young people, retrospectively, to the movement. Then, assuming that every film, whether fiction or documentary, constitutes a social and symbolic mise-en-scène of the world, we have made a counterpoint between the reports that were entrusted to us at school and those presented in the documentary Nunca me sonharam (2017), made with high school students in various regions of Brazil. Our objective was to analyze, in a comparative perspective, this multiplicity of voices that compose, in our view, fragments of a hopeful discourse about the public school, its tensions, limits and utopia. <![CDATA[The Human Right to Education in Prison: a case study on education of youth and adults in the Prison of Teixeira de Freitas, Bahia.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300526&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho buscou compreender como está sendo ofertada e organizada a Educação de Jovens e Adultos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, e, se esse processo contribui para a efetivação do direito humano à educação dos presos, sob a ótica das normativas nacionais e internacionais acerca da temática e tendo como referencial teórico Claude (2005), Defourny e Siqueira (2009), Silva (2011), Julião (2012), Onofre (2012, 2016), dentre outros. A pesquisa adotou o método do estudo de caso, realizando entrevistas individuais com o corpo docente e com o coordenador de atividades educacionais e entrevistas coletivas com 42 encarcerados do regime fechado. Os resultados apontaram o espaço inadequado para as atividades educativas, falta de segurança, perturbações sonoras, odores desagradáveis e ausência de recursos didáticos. Por fim, compreendemos que a prisão deve garantir aos presos o direito à educação, por dois motivos: por ser este um direito humano, ou seja, todos são detentores de sua titularidade, e, pelo fato de a educação ser um instrumento para atingir a reinserção social, visto que esse é o objetivo da pena no Estado brasileiro.<hr/>Abstract The present work sought to understand how it is offered and organized the Education of Young and Adults in the prison of Teixeira de Freitas, Bahia, and, if this process contributes to the realization of the human right to the education of prisoners, under the perspective of national and international regulations on the subject and having as theoretical reference Claude (2005), Defourny and Siqueira (2009), Silva (2011), Julião (2012), Onofre (2012, 2016), among others. The research adopted the case study method, conducting individual interviews with the teachers and with the responsible for the educational activities and collective interviews with 42 inmates of the closed regime. The results pointed to inadequate space for educational activities, lack of security, noise disturbances, unpleasant odors and lack of didactic resources. Finally, we understand that imprisonment must guarantee prisoners the right to education, for two reasons: because this is a human right, that is, they are all holders of it, and, because education is an instrument to achieve reintegration social, since this is the purpose of the sentence in the Brazilian State. <![CDATA[Challenges of management in child education: between managers conceptions and practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300544&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem por objetivo analisar as concepções e práticas de gestoras por meio de suas narrativas no âmbito da educação infantil. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada em duas creches públicas no sul do estado de Santa Catarina. Na análise, a partir do diálogo entre Benjamin (1984), Dourado (2012), Pandini-Simiano (2015), entre outros, identificou-se que as narrativas das gestoras deslindam pensar desafios que envolvem a gestão democrática na educação infantil. Tal gestão é, muitas vezes, reduzida aos aspectos administrativos, obscurecendo as questões pedagógicas. A singularidade dos sujeitos e a participação das famílias, professoras e outros profissionais são secundarizadas, invisibilizando a participação das crianças. Acreditamos que tais con(tra)dições revelam a precariedade da experiência democrática nesses espaços e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão no trabalho de gestor na educação infantil.<hr/>Abstract The article discusses conceptions and practices of managers through their narratives in the scope of Early Childhood Education. As an argumentative resource, elements of a Master's Degree in Education research are presented in two public day-care centers in the south of the state of Santa Catarina. In the analysis, from the dialogue between Benjamin (1984), Dourado (2012), Pandini-Simiano (2015), among others, it was identified that the managers' narratives define thinking about challenges that involve democratic management in children's education. This management is often reduced to administrative aspects, obscuring pedagogical issues. The uniqueness of the subjects and the participation of families, teachers and other professionals are secondary, making the participation of the children invisible. We believe that such practices reveal the precariousness of the democratic experience in these spaces and, above all, the low visibility of this discussion in the work of a manager in early childhood education. <![CDATA[The pasts present at The Federal Institutes Integrated High School and (dis)continuities on the (in)determinations of structural duality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300559&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI) reacende o debate sobre a dualidade estrutural no ensino público brasileiro, ou seja, de que haveria dois tipos de escola, cada qual destinada a certos estudantes segundo sua origem de classe. Para mapear este debate, realiza-se uma incursão teórica e histórica na instauração da dualidade estrutural na educação profissional no Brasil e uma revisão sistemática de dissertações e teses defendidas no período de 2012 a 2017 sobre o EMI dos IFs. Conclui-se que a dualidade estrutural persiste nas práticas político-pedagógicas adotadas no EMI dos IFs, fazendo-se necessários ainda avanços na articulação dos currículos profissional e propedêutico e no acesso e permanência de jovens socialmente mais vulneráveis, mas se evidencia também que a própria constituição dos IFs já representa conquistas rumo a uma educação emancipatória e integrada ao mundo do trabalho.<hr/>Abstract The creation of the Federal Institutes (IFs) and its proposal of an Integrated High School (EMI) relighted the debate on the structural duality of the Brazilian public education, i.e., that there would be two types of school, each one intended for certain students according to their origin of class. To map this debate, we made a theoretical and historical incursion in the establishment of the structural duality in the professional education of Brazil, and a systematic review of dissertations and theses defended in the period from 2012 to 2017 concerned about the EMI of the IFs. We conclude that the structural duality persists in the political pedagogical practices adopted in the EMI of the IFs, i.e., advances in the articulation of the professional and the propaedeutic curricula, and in the access and permanence of socially vulnerable young people are still necessary. However, we also evidence that the very constitution of the IF’s already represents an achievement towards an emancipatory education, and an education integrated to the world of work. <![CDATA[Teachers on Strike: Memories of fights in defense of Teaching (1979-1987 - Porto Alegre/RS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300576&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tematiza greves do magistério público do Rio Grande do Sul, entre 1979 e 1987. Por meio da metodologia da História Oral, buscaram-se conhecer impressões de um grupo de professoras acerca de suas experiências como grevistas, discutir seus entendimentos, por meio da composição de lembranças e de esquecimentos, narrados em entrevistas. A análise da documentação permite inferir que essas mulheres foram afetadas pelos discursos vigentes e, assim, conseguiram construir mobilizações em defesa da escola pública. Este não foi um movimento homogêneo, se por um lado, nenhuma esteve indiferente às causas que se colocavam no momento, cada uma reconstruiu suas memórias daquelas experiências, considerando os lugares de sujeito que ocupava no passado e que ocupa no presente. Percebe-se que aquele foi um tempo de fortalecimento das professoras que, de certo modo, deixavam o passado feminilizado da docência e assumiam outra condição no estatuto de sua profissão.<hr/>Abstract This paper approaches strikes of teachers from public schools in Rio Grande do Sul, between 1979 and 1987. By means of Oral History methodology, the objective was to observe impressions of a group of teachers concerning their experiences as strikers; as well as to discuss their understandings, through the analysis of memories and lapses emerging from the interviews conducted with them. The documentation analysis enabled to infer that these women were affected by discourses which prevailed at the time, and, as a result, they could construct mobilizations in defense of public schools. It was not a homogeneous movement; while, on the one hand, none of them was indifferent to the strike-related causes of that period, each one of them reconstructed their own memories of those experiences, considering their roles of individuals that occupied places in the past and occupy other ones in the present. It is possible to observe that the respective historical period strenghthened these teachers who, in a certain way, left the overfeminization of teaching practices and assumed another condition concerning the status of their profession. <![CDATA[Inclusion & Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000300595&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tematiza greves do magistério público do Rio Grande do Sul, entre 1979 e 1987. Por meio da metodologia da História Oral, buscaram-se conhecer impressões de um grupo de professoras acerca de suas experiências como grevistas, discutir seus entendimentos, por meio da composição de lembranças e de esquecimentos, narrados em entrevistas. A análise da documentação permite inferir que essas mulheres foram afetadas pelos discursos vigentes e, assim, conseguiram construir mobilizações em defesa da escola pública. Este não foi um movimento homogêneo, se por um lado, nenhuma esteve indiferente às causas que se colocavam no momento, cada uma reconstruiu suas memórias daquelas experiências, considerando os lugares de sujeito que ocupava no passado e que ocupa no presente. Percebe-se que aquele foi um tempo de fortalecimento das professoras que, de certo modo, deixavam o passado feminilizado da docência e assumiam outra condição no estatuto de sua profissão.<hr/>Abstract This paper approaches strikes of teachers from public schools in Rio Grande do Sul, between 1979 and 1987. By means of Oral History methodology, the objective was to observe impressions of a group of teachers concerning their experiences as strikers; as well as to discuss their understandings, through the analysis of memories and lapses emerging from the interviews conducted with them. The documentation analysis enabled to infer that these women were affected by discourses which prevailed at the time, and, as a result, they could construct mobilizations in defense of public schools. It was not a homogeneous movement; while, on the one hand, none of them was indifferent to the strike-related causes of that period, each one of them reconstructed their own memories of those experiences, considering their roles of individuals that occupied places in the past and occupy other ones in the present. It is possible to observe that the respective historical period strenghthened these teachers who, in a certain way, left the overfeminization of teaching practices and assumed another condition concerning the status of their profession.