Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220160002&lang=en vol. 21 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Presentation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Modernity, childhood and language in Walter Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada como corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma série de traçados objetivos. Como terreno da fantasia, das lembranças, a cidade situa-se além do dado empírico. Nessa perspectiva, discutimos a história como memória e o olhar alegorista da criança diante do labirinto urbano. Ao tentar recuperar os tempos e espaços da infância, não a partir de um período demarcado cronologicamente, mas como uma experiência de linguagem, o filósofo alemão pôs em xeque uma concepção linear de conhecimento baseada no continuum da própria história, desenvolvendo, assim, a crítica de determinado modelo de razão e de racionalidade. Destacamos nos escritos de Benjamin, especialmente nos fragmentos de Infância em Berlim, aspectos centrais da sua crítica ao sistema de pensamento lógico-dedutivo que tanto influenciou na sociedade moderna. Nessa crítica, a infância é pátria transcendental da história; a ciência e a filosofia são pensadas como arte. A partir do pensamento benjaminiano, apresenta-se uma visão ampliada de educação, para além das fronteiras e temporalidades disciplinares e dos âmbitos das instituições educativas. Outros autores acompanham-nos no diálogo com o filósofo: Agamben; Gagnebin, Matos, Bolle e outros - pesquisadores, estudiosos e comentadores do pensamento de Benjamin, e de diferentes campos do conhecimento que nos ajudam a tecer os fios articuladores deste trabalho.<hr/>Abstract: This work explores Walter Benjamin’s early writings and ponderings, which crystallized his thoughts concerning the process of modernity and the relationships established within the array of transformations in the time and space of a large city. What interest us, above all, are Benjamin’s studies on cities, coupled with his critique on knowledge. In the Benjaminian trail of thought, the city is seen as a corpus of reflection that involves other categories beyond the rationalism that turns urban images into a series of objective layouts. The city is placed beyond the empirical data as a ground for fantasies and reminiscences. From that perspective, history is approached as memory and the allegorical gaze of a child facing the urban labyrinth. In an attempt to regain the times and spaces of childhood - not asa chronologically marked period but as a language experience - the German philosopher constructs a linear concept of knowledge based on the continuum of its own history, thus developing a critique for a certain model of reason and rationality. In Benjamin’s writings, especially in excerpts from Berlin childhood around, we point out core aspects of the Benjaminian critique of the logical-deductive reasoning system that has largely influenced modern society. In that critique, childhood is the transcendental homeland; science and philosophy are regarded as art. From Benjaminian thought, an expanded view of education is presented - one that goes beyond the disciplinary frontiers and temporalities, as well as the environments of educational institutions. Some other authors included in this dialogue with the philosopher are as follows: Agamben, Gagnebin, Matos, Bolle, and others - researchers, scholars, and commentators of Benjamin’s thoughts and of different fields of study who have helped us weave the articulating threads of this work. <![CDATA[Thought on adorno’s constellation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200275&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano, nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. Há, ainda, neste trabalho, a reflexão sobre o domínio da natureza, que se desenvolveu no domínio também do ser humano sobre si mesmo, de forma que o triunfo que seria a superação do mito, do mundo encantado, tornou-se tragédia. Essta é a “rememorização” da própria dominação. Essa dominação alcança os recônditos espaços da subjetividade, escravizando o sujeito, submetendoo aos caprichos da razão formalizada, calculista, ratificando a lógica do aparelhamento econômico-capitalista. A constelação alinha-se intensamente com essas questões, sobretudo, na caracterização crítica da sociedade capitalista e na própria dificuldade de transformação dessa sociedade. Assim, sobre esses elementos, busca anotar um diagnóstico da progressiva totalização capitalista e da apreensão da sociedade como socialização produzida em determinadas condições. Num único amálgama, as problematizações construídas neste trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo e dos sujeitos que ali se constituem. Indicam a necessidade de compreender que um conceito se entrelaça com outros conceitos, que ultrapassa a linearidade e a busca de um ponto de chegada. Nessa direção, é imprescindível redimensionar os processos de formação docente, ampliando as perspectivas de formação e promovendo experiências de autorreflexão da própria razão.<hr/>Abstract: This article aims to present reflections on the thought constellation proposed by Adorno to discuss the training practices set in motion in educational settings. Therefore, we make use of the literature to think critically about the formation of the subjects in educational settings. Inspired by Adorno‘s thoughts, we refer to the concept of constellation and subsequently the categories of emancipation and self-reflection. There is still in this work, reflection on the domination of nature, which developed in the field too human about yourself, so that the triumph would be to overcome the myth, the enchanted world, became tragedy. This is the ‘rememorização’ of domination. This domination reaches the hidden spaces of subjectivity, enslaving the subject, subjecting it to the whims of formalized reason, calculating and confirming the logic of the capitalist economic rigging. Constellation, aligns strongly with these issues especially in the critical characterization of capitalist society and the very difficulty of transformation of society. So these elements, sought to annotate a diagnosis of progressive capitalist totalization and the seizure of society as socialization produced under certain conditions. In a only amalgam problematizations constructed in this paper contribute to a better understanding of the multiplicity of issues surrounding the complexity of the educational field and the subjects constituted. They indicate the need to understand that concepts are intertwined, beyond the linearity and the search for a point of arrival. In this sense, it is essential resize the teacher training processes, enhancing the prospects of training and promoting self-reflection experiences of reason itself. <![CDATA[The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students performance: from the outstanding scores to hypothesis of improbable outcomes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200288&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural, de Bourdieu (1979), evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural - ou o background - exerce papel fundamental nas notas e nos resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo essa teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem ter desvantagem de background em relação aos seus colegas pagantes, tendencialmente, o seu desempenho deveria ser inferior, afinal o programa, criado em 2004, busca viabilizar o acesso à Educação Superior por meio da concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais de 50%, a estudantes com renda familiar per capita de zero a três salários-mínimos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsistas. Entretanto, percepções subjetivas de docentes indicam que nem sempre é isso que ocorre, ou seja, bolsistas estariam obtendo, em diversas situações, melhores resultados que os colegas pagantes nas disciplinas que cursam em instituições privadas. Nesse contexto, com o objetivo de refletir sobre aspectos fundamentais da qualidade e da equidade do Prouni, o presente artigo problematiza a suposta superioridade de notas dos bolsistas em disciplinas e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, ao mesmo tempo, analisa hipóteses que explicariam o desempenho além do esperado desses estudantes provenientes de meios populares. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, são utilizadas duas fontes de dados: a primeira delas é composta por microdados das avaliações de disciplinas (por curso) de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2012; a segunda consiste nos dados do Enade referentes ao ano de 2006.<hr/>Abstract: Studies about scholar efficacy and Bourdieu’s concept of cultural capital (1979) show that social-economic and cultural context - or background - play a fundamental role in students’ scores and results in exams. Therefore, following these theories, students that come from lower background tend to present lower performance if compared to students from privileged social-economic and cultural context. Taking it into consideration, University for All Program/Prouni, created in 2004, aims to promote higher education access through scholarships of 100% and 50% destined to students that both, prove per capita family income between zero and three minimum salaries and that have studied secondary school in public schools or in private schools with scholarship. Because of such conditions, it is expected that those students present lower performance than the ones that have been paying fees. However, some teachers’ perceptions indicate that it does not always happen. In other words, Prouni students have been obtaining, in different situations inside private institutions, better results than students that pay fees. Facing this context and aiming to reflect about fundamental aspects regarding to quality and equity, this paper discusses the supposed superiority of Prouni students’ scores in both, classes that they attend in higher education and Enade (National Exam of Students Performance). At the same time, this paper analyses hypothesis that could explain the performance beyond that expected shown by students from popular classes. As for methodological development, this research uses two data basis. The first one is shaped by assessment data related to courses from a community university in Rio Grande do Sul state, between 2009 and 2012. The second one consists of Enade data regarding to 2006. <![CDATA[The post-metaphysical speech in a society secularized second Habermas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200309&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Habermas no discurso pós-metafísico, em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos: em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade (1), evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno (1.1), a importância do conceito hegeliano de Modernidade (1.2), e Nietzsche como ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico (1.3). Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada (2). À luz desse esboço, seguindo o procedimento metodológico de investigação baseado no método de abordagem analítico, pretende-se, a partir do pensamento de Habermas, apresentar, por um lado, um discurso filosófico ciente das dificuldades, e, também, de sua falibilidade, mas, por outro, da sua relevância na busca da construção do discurso filosófico com sentido a partir do consenso válido intersubjetivamente.<hr/>Abstract: This paper presents and puts the thought Habermas postmetaphysical discourse in a secularized society, and the same articulated in two stages. First, it is to present the discourse of Modernity (1), highlighting the main aspects of the critique of instrumental reason of Horkheimer and Adorno (1.1), the importance of the hegelian concept of Modernity (1.2), and Nietzsche as the tipping point for the post-metaphysical discourse (1.3). Second, it shows the post-metaphysical discourse in a secularized society (2). In light of this outline, following the analytical method of approach, it is intended from the thought Habermas, presenting, on one hand, a philosophical speech aware of the difficulties, and also their fallibility, but on the other hand, its relevance in search construction of philosophical discourse with direction from the inter-subjectively valid agreement. <![CDATA[Klaus Günther and the new perspective on the argumentation theory: justification and application]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200338&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo visa a apresentar, dialogar e também levantar algumas críticas à teoria da argumentação de Günther. O jusfilósofo demonstra que há dois tipos de discurso, a saber, o discurso de justificação e o discurso de aplicação. O discurso de justificação parte do princípio universal “U” - já conhecido da ética do discurso. Sua função é a justificação por meio da consideração de todos os interesses envolvidos. Segundo Günther, o engano do discurso de justificação foi entender a validade de uma norma como contendo cada uma das suas situações de aplicação. Por sua vez, o discurso de aplicação tem por objetivo considerar as particularidades da situação, a fim de verificar qual norma é a mais adequada para o contexto em questão.<hr/>Abstract: This article aims to reconstruct the main ideas presented by Günther in his book Der Sinn für Angemessenheit: Anwendungsdiskurse in Moral und Recht. In this book, the philosopher shows that there are two types of discourse, namely, the discourse of justification and the discourse of application. The First part of the universal principle “U” - already known of discourse ethics. Its function is justified by consideration of all the interests involved. For Günther, the mistake of the discourse of justification was to understand the validity of a norm as containing each of its application situations. On the other hand, the discourse of application aims to consider the particularities of the situation in order to determine which norm is most appropriate for the context in question. <![CDATA[Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200362&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze (1988), este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (Obeduc, 2010 - Capes/Inep), durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do País na composição de quatro núcleos de pesquisa. Filoescritura com Kafka (UFRGS); Cores, sabores e texturas (UFMT); e Vida! (Unioeste) foram as atividades escolhidas para o exercício de análise, sendo aquelas direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental e disponibilizadas na coleção intitulada Caderno de notas 5. (RODRIGUES, 2013). De maneira a contemplar todos os núcleos do projeto, analisa-se, também, a oficina denominada Filodança (UFPel). Como resultado, compreende-se que um aprender, observado pela perspectiva filosófica deleuziana e experimentado em oficinas de Escrileituras, constitui-se pela invenção, ao vivenciar outras formas de se relacionar com o pensamento, seja lendo, seja escrevendo, seja criando. Torna-se, dessa forma, um processo não somente de solução, mas de invenção de outros problemas ainda não existentes. A aprendizagem acontece pelo meio, entre o não saber e o saber. (DELEUZE, 1988). Dos possíveis agenciamentos realizados e dos efeitos produzidos durante as atividades, percebe-se um modo artistador de operar com o ler-escrever, levado pelas circunstâncias que provocam tal ação a partir dos signos emitidos daquilo que se reúne da arte, da filosofia e da ciência.<hr/>Résumé: En considérant l’idée d’apprende pour Deleuze (1988), cet articleci a le but d’examiner les modes comme sont réalisées les interventions dans les pratiques de lecture et d’écriture aux écoles brésiliennes de l’enseignement public qui ont adhéré au projet dénommé Écrilectures: un mode de lireécrire durant la vie, pendant quatre années de développement, de 2010 à 2014. Ce travail a la priorité d’analyser les ateliers projetés et développés par plusieurs Universités du pays, en composant quatre noyaux de recherche. Filoécriture avec Kafka (UFRGS), Des couleurs, des saveurs et des textures (UFMT) et Vie! (Unioeste) ont été les activités choisies pour l’exercice d’analyse, directionnées pour les étudiants de l’... <![CDATA[Formation, education and culture: reflections on the ideal of cultural formation [Bildung] in the German educational system development]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200385&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de formação cultural [Bildung], que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na Língua Portuguesa; 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito-chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico como tal.<hr/>Abstract: The text undertakes a reflection on the concept of cultural formation [Bildung] which pervades and is pervaded by the creation of the German Educational System. In this regard, it is divided in three periods:1) ascertainment of the possible translations for Bildung in Portuguese; 2) presentation of the concept formulation in the German intellectual scenario; and 3) description of the historical conditions that have made this a key concept for the process of German educational reform and for the pedagogical thought as such. <![CDATA[Ethics of alterity and the hospitality paradox to the other in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200406&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: No cenário contemporâneo, a discussão sobre diferença e alteridade revela-se um problema central no pensamento filosófico, bem como no campo das políticas e práticas educacionais. Com base no pensamento filosófico de Levinas e Derrida, o presente texto tem por objetivo discutir a questão da alteridade e o paradoxo da hospitalidade problematizando os modos de integração, a postura de tolerância e as regras de aceitação do outro na educação. Destaca a permanente tensão existente entre a Lei da Hospitalidade Incondicional e as leis que condicionam o acolhimento ao outro. Traduzido para o contexto educacional, a escola abre suas portas à inclusão do outro, mas também determina sob que condições essa inclusão deve acontecer. Ante a essa tensão, busca-se questionar: O que significa pensar a educação como hospitalidade? Que pedagogia seria capaz de fazer da experiência educativa um gesto de hospitalidade não hostil ao outro? Em que consiste o paradoxo da hospitalidade ao outro no contexto da educação? Como educar para a construção de uma relação ética entre alteridades? Esses questionamentos lançam desafios às políticas e práticas educativas, pois problematizam os diferentes modos de pensar a questão do outro na educação. Por fim, ressalta-se que pensar a educação na perspectiva da ética da hospitalidade exige construir novas formas de relação entre saber e poder, como também a invenção de novos modos de ensinar e aprender, além de uma sensível atenção à palavra do outro e aos diferentes modos de narrar sua história.<hr/>Abstract: In the contemporary scenario to discuss about difference and alterity reveals as a central issue in philosophical thought as well as in the field of educational policies and practices. Based on the philosophical thought of Levinas and Derrida, this paper aims to discuss the issue of alterity and the paradox of hospitality questioning the integration modes, the attitude of tolerance and the rules of acceptance of others in education. Emphasizes the continuing tension between the law of unconditional hospitality and the laws that determine the host to another. Converted to the educational context, the school opens its doors to the inclusion of the other, but also determines the conditions under which such inclusion should happens. Faced with this problem, we seek to question: What does thinking about education as hospitality? Which pedagogy would be able to make the educational experience a non-hostile gesture of hospitality to each other? What is the paradox of hospitality to each other in the context of education? How to educate to build an ethical relationship between alterities? These questions throw challenges to educational policies and practices, as problematize the different ways of thinking about the question of the other in education. Finally, we point out that thinking about education from the perspective of ethics of hospitality requires building new ways to relate between knowledge and power, but also the invention of new ways of teaching and learning, and a sensible attention the word of the other and different ways of narrating its history. <![CDATA[Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200420&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre as modificações cognitivas e identitárias nos/dos sujeitos da sociedade digital - denominados aqui de sujeitos imersivos, no sentido proposto por Santaella. Para tanto, considera-se a hipótese de que a compreensão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e virtualização exige, antecipadamente, o resgate do sentido de termos, como: virtual, real, realidade e atualidade. O marco teórico destaca, principalmente, os argumentos apresentados por Lévy e Deleuze. Parte-se do questionamento da fronteira entre mente e corpo, entre real e virtual. Posteriormente, são identificadas algumas mudanças provocadas pela virtualização e seus efeitos nos espaços escolares. Os procedimentos metodológicos são demarcados pela abordagem qualitativa com amparo na pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a emergência de um novo sujeito de aprendizagem com processos cognitivos distintos e novas demandas sociais. Essas condições impõem um redimensionamento dos saberes e das atitudes de professores e especialistas em educação. Os apontamentos finais sugerem a necessidade de intensificação de estudos acerca da virtualização da sociedade contemporânea, a fim de compreender as características identitárias dos sujeitos imersivos.<hr/>Abstract: This paper provides a reflection on the cognitive and identity changes of the subjects of digital society - here called immersive subjects in the sense proposed by Lucia Santaella. It is considered the hypothesis that the understanding of concepts such as cyberspace, cyberculture and virtualization requires, in advance, the retrieve of the meaning of terms such as virtual, real, reality and actuality. The theoretical framework is mainly based on studies of Lévy and Deleuze. Initially, the paper examines the limits of mind and body, real and virtual. Thereafter, attempts to identify some changes caused by virtualization and its effects on scholastic spaces. The methodological procedures are based on the literature review from a qualitative approach. The results indicate the emergence of a new subject of learning with different cognitive processes and new social demands. These conditions require a redefinition of knowledge and attitudes of teachers and education experts. The findings suggest the need to intensify studies on the virtualization of contemporary society in order to understand the identity characteristics of immersive subject. <![CDATA[The oral sources for use in research in Lomba Grande - RS: aspects of Isolated Schools (1940-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200441&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande - RS, entre 1940 e 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. O objetivo é construir, a partir de fontes orais, aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nessa localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido de que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise vale-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatiza-se a discussão do uso das memórias oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo da história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes: documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitem conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior dessa Escola Isolada nessa localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior desse bairro.<hr/>Abstract: This study deals with aspects of the history of education in rural areas of Lomba Grande - RS, between 1940-1952, from the memory of students and municipal Isolated Schools teachers. Objective was to build from oral sources aspects of Isolated Public Schools municipal primary, at this location. Memories are analyzed from the perspective of “social time” in the sense that come Halbwachs (2006), by formal or informal relationships, through various cultural mediations that make up the social frameworks memories. Under the framework of Cultural History, the analysis drew on oral testimony of ten subjects in the study. In this work, we emphasized the discussion of the use of oral memory and writing as an investigative chance for education history study in rural areas, with the assumptions sources as document / monument, as discussed Certeau (2011) and Le Goff (2012). The memories enabled to know and understand how school practices and cultures were constituting inside School Isolated at this location. The school and institutionalization in Lomba Grande was marked by the coexistence of private and public initiatives, under the influence of the community to expand public schools within this district. <![CDATA[NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: M. Fontes, 2015. 176 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000200461&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande - RS, entre 1940 e 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. O objetivo é construir, a partir de fontes orais, aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nessa localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido de que trata Halbwachs (2006), pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob o referencial da História Cultural, a análise vale-se de depoimentos orais de dez sujeitos que participaram do estudo. Neste trabalho, enfatiza-se a discussão do uso das memórias oral e escrita como possibilidade investigativa para estudo da história da educação no meio rural, tendo como pressupostos as fontes: documento/monumento, como discutem Certeau (2011) e Le Goff (2012). As memórias permitem conhecer e compreender como as práticas e culturas escolares foram se constituindo no interior dessa Escola Isolada nessa localidade. A escolarização e institucionalização, em Lomba Grande foi marcada pela coexistência de iniciativas particulares e públicas, sob a influência da comunidade para ampliar escolas públicas no interior desse bairro.<hr/>Abstract: This study deals with aspects of the history of education in rural areas of Lomba Grande - RS, between 1940-1952, from the memory of students and municipal Isolated Schools teachers. Objective was to build from oral sources aspects of Isolated Public Schools municipal primary, at this location. Memories are analyzed from the perspective of “social time” in the sense that come Halbwachs (2006), by formal or informal relationships, through various cultural mediations that make up the social frameworks memories. Under the framework of Cultural History, the analysis drew on oral testimony of ten subjects in the study. In this work, we emphasized the discussion of the use of oral memory and writing as an investigative chance for education history study in rural areas, with the assumptions sources as document / monument, as discussed Certeau (2011) and Le Goff (2012). The memories enabled to know and understand how school practices and cultures were constituting inside School Isolated at this location. The school and institutionalization in Lomba Grande was marked by the coexistence of private and public initiatives, under the influence of the community to expand public schools within this district.