Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220170004&lang=en vol. 22 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Presentation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The relation I-You in Ferdinand Ebner]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Riassunto: Il pensiero dialogico e relazionale, sviluppatosi nei primi decenni del Novecento, rappresenta, certamente, uno dei più fecondi itinerari riflessivi in grado di cogliere e definire la struttura dell’antropologico. Ferdinand Ebner è uno dei principali esponenti, anche se il suo pensiero non è ancora pienamente conosciuto. Il saggio approfondisce la relazione Io-Tu, e le sue articolazioni che, essendo centrale nella riflessione di Ebner, può offrire elementi utili alla impostazione di una ontologia relazionale in un contesto postmetafisico.<hr/>Resumo: O pensamento dialógico e relacional, que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX, representa, certamente, um dos mais fecundos itinerários reflexivos em condições de acolher e definir a estrutura do antropológico. Ferdinand Ebner é um dos principais expoentes, embora seu pensamento ainda não seja plenamente conhecido. O ensaio aprofunda a relação Eu-Tu e suas articulações que, sendo central na reflexão de Ebner, pode oferecer elementos úteis à estruturação de uma ontologia relacional em um contexto pósmetafísico.<hr/>Abstract: The dialogical and relational thinking, which developed in the first decades of the 20th century, is certainly one of the most fruitful reflective itineraries in conditions of host and set the anthropological structure. Ferdinand Ebner is one of the main exponents, while your mind is not yet fully known. The text deepens the relationship I-you and your joints that, being in the reflection of Ebner, can provide useful elements for structuring a relational ontology in a pós-metafísico context. <![CDATA[The need of philosophy in the Latin American social problem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400420&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El presente artículo se dedica al tema del papel de la filosofía en Latinoamérica. El objetivo consiste en reflexionar sobre la importancia de la filosofía en el contexto de la contemporaneidad y, en el caso de América Latina, de su problemática social. Escándalos de corrupción en países como México y Brasil, sólo es la punta del iceberg de toda una situación estructural que impide que los procesos de la administración pública se den de manera coherente, eficiente y transparente. Con metodología cualitativa y teórica, busca revisar críticamente los conceptos, visiones y preceptos fundamentales de nuestra cultura regional para valorarlos y tener un punto de referencia ante la oferta de rutas de comportamiento descomprometidas con el ser humano. Los resultados de la investigación señalan que la filosofía social es de gran importancia, abordando los problemas generales de la sociedad para que no se pierda la visión sobre lo humano. Aunque las ciencias sociales hayan avanzado mucho, con grandes resultados, no podemos quedarnos solamente con estos estudios pues negaríamos la posibilidad de recrear y alimentar la visión del ser humano; nos quedaríamos con una marcada tendencia hacia ciencia instrumental cimentada en un escepticismo ontológico, ético y antropológico. En este sentido, dejar de hacer filosofía sobre los problemas sociales es seguirles el juego a los escépticos del ser humano, es dejar que en nombre de la ciencia se aniquile la verdad; cosa vergonzosa, pues la búsqueda de la verdad es lo que le da sentido desde sus inicios a la actividad científica. Los problemas generales de la sociedad deben ser abordados también desde la filosofía para que la visión sobre lo humano de las personas no se pierda.<hr/>Abstract: The article aims to reflect the importance of philosophy in the context of contemporary and in the case of Latin America, its social problems. Corruption scandals in countries such as Mexico and Brazil are only the tip of the iceberg of a whole structural situation that prevents the processes of public administration from giving in a coherent, efficient and transparent manner. With a qualitative and theoretical methodology, it seeks to critically review the fundamental concepts, visions and precepts of our regional culture in order to value them and to have a point of reference regarding the offer of uncompromising forms of behavior with the human being. The results indicate that, social philosophy is of great importance, addressing the general problems of society so that one does not lose sight of the human being. Although the social sciences have advanced a lot, with great results, we can not only stay with these studies because we would deny the possibility of re-creating and feeding the vision of the human being; We would have a marked tendency towards instrumental science based on an ontological, ethical and anthropological skepticism. In this sense, to stop making philosophy about social problems is to follow the game of skeptics of the human being, is to let, in the name of science, to annihilate the truth; A shameful thing, for the search for truth is what gives it meaning from the principles of scientific activity. The general problems of society must also be approached from philosophy so that one does not lose the view that people have about the human. <![CDATA[Ilan Gur-Ze’ev and the teacher-improvisor: the importance of lifelong learning and education for public school teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400436&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: busca-se destacar a importância desse tipo de ação no que concerne à valorização e à melhoria da escola pública.<hr/>Abstract: This article aims to demonstrate an important impact that the Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio has on education. That is, the formation of the teacher-improvisor, whose importance was defended by Ilan Gur-Ze’ev. Our research findings, following a qualitative analysis of empirical data, demonstrate that without the support of such programmes the individual’s capacity to expand their critical skills diminishes, compromising the potential for the manifestation of the teacher-improvisor, critical and a supporter of criticisms. It is also demonstrated here that this kind of programme has a positive impact on schools.<hr/>Resumen: Este artículo aborda un importante impacto que el Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Escuela Secundaria tiene en la educación. Es decir, la formación del profesor-improvisador, cuya importancia fue defendido por Ilan Gur-Zeev. Los resultados de nuestra investigación, siguiendo un análisis cualitativo de los datos empíricos, demuestra que sin el apoyo de estos programas la capacidad del individuo para ampliar su capacidad crítica disminuye, poniendo en peligro la posibilidad de que la manifestación del profesorimprovisador, crítico y un partidario de las críticas. Se demuestra también aquí que este tipo de programa tiene un impacto positivo en las escuelas. <![CDATA[School supervision challenges: the role of the school supervisor in the school participatory planning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400482&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo é marcado por reflexões acerca dos desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. O objetivo geral é identificar os desafios do supervisor escolar quando da elaboração do planejamento participativo escolar. São objetivos específicos: conceituar supervisor escolar, analisar sua previsão legal, suas responsabilidades e atribuições; conceituar planejamento participativo, bem como indicar sua importância na comunidade escolar. O planejamento participativo-escolar é de extrema importância à gestão democrática da escola, que é parte integrante da rede de direitos prevista constitucionalmente. Ainda: o planejamento participativo analisa e norteia todas as ações que possam intervir na escola, daí sua importância: afeta a sociedade na qual a escola está inserida. Outrossim, é importante que o bem comum prevaleça ante o interesse de um particular, ou seja, deve se pensar em um saber-fazer coletivo. O sustentáculo teórico do texto são os ensinamentos de Paulo Freire e, a partir deles, exsurge o pensamento de que o educando também pode e deve participar dos processos decisórios do território escolar, fortalecendo, assim, uma dimensão de exercício democrático na escola, permitindo e incentivando a participação orgânica da comunidade escolar no fazer-pensar do educandário. O método de abordagem é o dedutivo, e o método é de procedimento monográfico com técnicas de pesquisa bibliográfico-documental. O enfoque principal do trabalho está centrado no estudo da importância do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar, bem como da participação dos estudantes e da comunidade escolar nos processos de tomadas de decisão.<hr/>Abstract: This article is marked by reflections on the challenges of school supervision: the role of the school supervisor in the school participatory planning. The overall objective is to identify the challenges of school supervisor when preparing the school participatory planning. The specific objectives conceptualize school supervisor, pointing his legal provision, their responsibilities and duties; conceptualize participatory planning and indicate the reason for its importance on the school community. The school participatory planning is of utmost importance for the democratic management of the school, which is part of the duties provided for constitutionally network. Still, participatory planning points and guiding all actions that may be involved in school, hence its importance: affects society in which the school is located. Furthermore, it is important that the common good prevails before the interest of an individual, ie it should be thought in a collective know-how. The text of theoretical mainstay are the teachings of Paulo Freire and, from this teaching comes up the thought that the student can and should participate in the decision-making processes of the school grounds, thus strengthening a dimension of democratic exercise in school, allowing and encouraging the organic participation of the school community to make think of primary school. The approach is deductive method and the method of monographic procedure with techniques of documentary and bibliographical research. The main focus of the work focuses on the study of the importance of school supervisor in the school participatory planning and the participation of students and school community in the decision making processes. <![CDATA[Contradictions of progress and ambiguities of education: a discussion from Dialectics of enlightenment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400500&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes à cultura, a necessária autorreflexão do pensamento, a lida com o medo e com outros afetos decorrentes do não cumprimento da promessa emancipatória da cultura, a matematização da ciência e a expurgação do incomensurável e do subjetivo são pensados como implicações significativas da dialética do esclarecimento para o campo educativo. Discute-se que a educação, ainda que precariamente, é, por excelência, o âmbito tanto de formação das novas gerações como de produção de saberes, o que a torna rica em possibilidades tanto de fomentar os aspectos emancipatórios da cultura como de reproduzir e aprofundar as mazelas de nosso tempo, o que indica a importância desta reflexão. Procura-se, em alguma medida e com o intuito de aprofundar o escopo argumentativo, referenciar tanto outras obras dos autores frankfurtianos da primeira geração como obras de pesquisadores que se dedicam à atualização da produção teórica nesse campo de saber. À guisa de conclusão, são apontadas tarefas da educação, bem como aporias que precisam seguir sendo pensadas quando se concorda com a finalidade intrinsecamente emancipatória da formação.<hr/>Abstract: The present work aims to discuss implications of the dialectic of enlightenment, discussed in the homonymous work of Adorno and Horkheimer, for education. To do so, we turn to the central questioning of the work about the permanence of barbarism even in societies with democratic pretensions and despite the unfolding of the civilizing process and the notorious technical and scientific progress that characterizes our time. The fundamental arguments of the work cited are taken up again in relation to its context of production. Elements such as the contradictions that are immanent to culture, the necessary self-reflection of thought, dealing with fear and with other affections resulting from non-fulfillment of the emancipatory promise of culture, the mathematization of science and the expulsion of the immeasurable and the subjective are thought of as implications of the dialectics of enlightenment for the educational field. It is argued that education, although precariously, is par excellence the scope both for the formation of new generations and the production of knowledge, which makes it rich in possibilities both to foster the emancipatory aspects of culture and to reproduce and deepen the our time disasters, which indicates the importance of this reflection. It is sought, to some extent and in order to deepen the argumentative scope, to refer other works of firstgeneration Frankfurtians as well as works by researchers who are engaged in updating theoretical production in this field of knowledge. As a conclusion, the tasks of education are pointed out, as well as aporias that need to be further thought when one agrees with the intrinsically emancipatory purpose of formation.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar implicaciones de la dialéctica de la Ilustración, discutida en la obra homónima de Adorno y Horkheimer, para la educación. Por lo tanto, se volve a la pregunta central de la obra sobre la permanencia de la barbarie, incluso en sociedades con pretensiones democráticas y a pesar de los avances del proceso de la civilización y de el progreso técnico y científico notorio que caracteriza a nuestro tiempo. Los argumentos fundamentales de trabajo citados son tomados en relación con el contexto de su producción. Elementos como las contradicciones que son inherentes a la cultura, la auto-reflexión necesaria del pensamiento, la elaboración del miedo y de otras emociones que surgen de incumplimiento de la promesa emancipadora de la cultura, la matematización de la ciencia y la expulsión de lo inconmensurable y de lo subjetivo son apuntadas como implicaciones significativas de Dialéctica de la Ilustración en el campo educativo. Se argumenta que la educación, aunque precariamente, es por excelencia el alcance tanto de la formación de nuevas generaciones como de la producción de conocimiento, lo que hace que sea rica en posibilidades tanto para promover los aspectos emancipadores de la cultura, como para reproducir y profundizar males de nuestro tiempo, lo que indica la importancia de esta reflexión. Se busca en cierta medida y con el fin de profundizar en el ámbito argumentativo, se referir tanto a otras obras de los autores de la Escuela de Frankfurt de la primera generación como a obras de los investigadores que se dedican a la actualización de los trabajos teóricos en este campo del conocimiento. En conclusión, son indicadas tareas de la educación y aporías que necesitan seguir siendo consideradas cuando se está de acuerdo con el propósito intrínsecamente emancipador de la formación. <![CDATA[Politics, democracy and Justice: what can people do with an Artemis-like Justice?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400517&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A partir de algumas considerações a respeito do estado da arte da política, da democracia e da Justiça brasileira, o artigo recorre à literatura kafkiana na descrição que ela faz do funcionamento da máquina judiciária e de como a lei opera atingindo todos, para, então, desmontar os procedimentos jurídicos e, com humor, exibir o ímpeto e a vaidade dos magistrados. Tais aspectos provocam uma metamorfose da própria Justiça, que acaba por se transformar em “Deusa da Caça”, e daí advém a questão que intitula e orienta o artigo. Faz-se necessário, então, trazer a tematização da Justiça relacionada à política e à democracia, campos próprios de desentendimento, porque implicam disputa de mundos. Para tanto, a diferença entre política e polícia, estabelecida por Rancière, é desenvolvida, ao lado daquilo que ele define como democracia e do princípio de igualdade, uma manifestação do desacordo que perturba o mundo sensível, organizado e recortado em lugares e funções.<hr/>Abstract: From some remarks on the state of the art of Brazilian politics, democracy and Justice, this paper resorts to kafkian literature in its description of the functioning of the justice machine and the way in which law operates by reaching everyone to disassemble the juridical procedures and, humorously, evidence the magistrates’ impetus and vanity. Such aspects trigger a metamorphosis of Justice itself, which ends up becoming the “Goddess of the Hunt”, hence the question that both entitles and guides this paper. It is necessary to address justice in its relation to politics and democracy, which are liable to misunderstanding as they involve the dispute of worlds. In order to do that, the difference between politics and police, as determined by Rancière, is approached together with both what he defined as democracy and the principle of equality, a manifestation of the disagreement that disturbs the sensitive, organized world, divided into positions and functions. <![CDATA[The Bios in logos discourse: healthy person/participant in health research projects in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400536&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Pretende-se, com este estudo, promover uma reflexão filosófico-crítica a respeito da liberação de pesquisa em saúde no Brasil com pessoas hígidas, de acordo com a proposta de alteração da Resolução 196/1996, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da Resolução 466, de dezembro 2012. Tal resolução admite a possibilidade de ganhos financeiros, ou seja, pagamento aos voluntários sadios para participarem de “pesquisas clínicas de Fase I ou de bioequivalência”, conforme se lê no item II.10 da CNS-466/2012. Faremos uso de Teorias Críticas Latino-Americanas no sentido de discutir um viés, em específico, a do discurso científico, a do logos, sobre a relação da vida humana, da bíos, do convite à voluntariedade e da contribuição do voluntariado nos avanços tecnológicos na área da saúde. Igualmente, analisam-se outras questões referentes à pessoa humana, sendo: relação do participante, recrutado, não paciente; princípio da dignidade humana e sua compatibilidade com pesquisas que envolvam seres humanos; olhar decolonial sobre os possíveis discursos dos centros, cuja parte do objeto de estudo é o recrutado, o participante sadio, que não é do centro, mas é o outro, na maioria das vezes, o necessitado economicamente.<hr/>Abstract: The aim of this study is to promote a philosophical criticism regarding the release of research on health context in Brazil with healthy people, this according to the draft amendment of Resolution 196/ 1996, which was approved by the National Health Council (CNS), through the Resolution 466 on December 2012. This resolution admits the possibility of financial gains, i. e., payments to healthy volunteers to participate in “clinical researches of Phase I or bioequivalence”, as we read in item II.10 of the CNS-466/2012. We will make use of Critical Theories in Latin America in order to discuss the bios, in particular, the scientific discourse, the logos, about the relationship of human life, the bios, the invitation to voluntariness and the contribution of voluntarism in the technological advances in the health context. We will also analyze other issues relating to the human person, such as: relation between the participant and the recruited not patient; principle of human dignity and their compatibility with those researches involving human beings; decolonial view about possible speeches of the centers, whose part of the object of study is the recruited, the healthy participant, which is not in the center, but it is the other, in most cases, the one that needs economically.<hr/>Resumen: Se pretende con este estudio, promover una reflexión filosófica crítica sobre la liberación de la investigación en salud en Brasil con personas sanas, esto de acuerdo com la propuesta de modificación de la resolución 196/1996, que fue aprobado por el Consejo Nacional de Salud (CNS), mediante la resolución 466, en diciembre de 2012.Tal resolución admite la posibilidad de ganancias financieras, es decir, pagos a voluntarios sanos para participar en investigaciones clínicas de Fase I o bioequivalencia”, como leemos en el punto II.10 del CNS-466/2012. Haremos uso de las Teorías Críticas en América Latina a fin de discutir una dirección, en particular, el discurso científico, el logos, sobre la relación de la vida humana, el bíos, la invitación a la voluntariedad y la contribución del voluntariado en los avances tecnológicos en el área de la salud. También, vamos a analizar otras cuestiones relativas a la persona humana, que es la siguiente: relación de participante, contratado no es paciente; el principio de la dignidad humana y su compatibilidad con las investigaciones con seres humanos; mirar decolonial sobre los posibles discursos de los centros, cuyo parte del objeto de estúdio es el contratado, el participante sano, que no es el centro, pero el otro, en la mayoría de las veces, los pobres económicamente. <![CDATA[On the listening as the host of the other: fragments of a poetics of listening as a way of human formation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400561&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. Estabelece relações entre o Logos segundo Heráclito, música encantatória no seu sentido original que, por ser linguagem, comunica e diz algo, e a mousiké grega cujo poder de en-cantamento traz aos sujeitos a verdade como voz que orienta a vida. Destaca as artes da existência apontadas por Foucault na epiméleia heautou associada a melos e melodia, aquilo que canta e encanta desde algum lugar do sujeito e o apela a se interessar por determinada pessoa, objeto ou acontecimento. Dessa forma, a verdade do sujeito é sonora, manifestase como linguagem, como canto que se dá, se doa, na condição de escuta dos sujeitos dispostos, na sua abertura, a ouvi-la. À luz do pensamento de Sloterdijk (apud ROCCA, 2006, 2007, 2008), identifica as esferas sonoras como o domínio onde as palavras primigênias, fundadoras do ser, ressoam revelando sua origem e essência. Coloca a música como uma arte de viver que atua como elemento reorganizador do conhecimento que construímos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Focaliza as ressonâncias formativas do gesto de escutar e silenciar como parte de uma disposição [Stimmung] vital para lidar com conflitos e tensões de nossa época.<hr/>Abstract: In the midst of the time and rhythm established by current social dynamics, characterized by a sonorous landscape that leads to detachment and affective detachment in relationships exhausting the very senses of human life, this work intends to retake the ethical sense of listening as a primordial condition of access to the truth, a listening that, in addition to the simple listening, enables us to peer into the sounds that make up the singularity of the subjects and the world and give the tone of their existence. It establishes relations between the Logos according to Heraclitus, enchanting music in its original sense that because it is a language communicates and says something, and the Greek mousiké whose power of en-chantment brings to the subjects the truth like voice that guides the life. It emphasizes the arts of existence pointed out by Foucault in the epheleia heautou associated with melos and melody, that which sings and enchants from somewhere of the subject and appeals to him to be interested in a certain person, object or event. In this way, the truth of the subject is sonorous, it manifests itself as a language, as a song that one gives, one gives, in the condition of listening to the willing subjects in their openness to listen to him. In the light of Sloterdijk’s thought it identifies the sound spheres as the domain where primitive, founding words of being resonate revealing their origin and essence. It places music as an art of living that acts as a reorganizing element of the knowledge we make about the world and about ourselves. It focuses on the formative resonances of the gesture of listening and silencing as part of a vital [Stimmung] vital to deal with the conflicts and tensions of our own time. <![CDATA[Curriculum, subjectivation and politics of difference: a dialogue with Homi Bhabha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400576&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: As chamadas políticas de identidade (de identidade de diferenças) são hoje enfatizadas em debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como: currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em raça/etnia, gênero e sexualidade, principalmente, tem ocupado espaços de discussões. O objetivo deste trabalho, nesse contexto, indubitavelmente conflituoso, é argumentar em defesa da compreensão dos processos híbridos de subjetivação, ampliando os espaços à diferença e à ambivalência, em vez de enfoque na luta entre opostos com base em sujeitos pré-dados. Assim, me distanciando da dialética hegeliana, procuro tecer, no presente texto, um diálogo com o pesquisador indo-britânico Homi Bhabha, bem como algumas das suas bases epistemológicas e filosóficas, cujo escopo teórico-político tem sido reler e ressignificar os debates da diversidade e do multiculturalismo sob a ótica pós-colonial dos fluxos e do hibridismo. Nesse sentido, o currículo está longe de ser pensado por limites eficientistas e instrumentais, tal como documento, como grade curricular, como base estrutural. Em uma abordagem não realista, o currículo é pensado como uma política cultural, constitutivo pela contingência, entendido como a própria luta pela enunciação do que vem a ser currículo, a qual se dá, inexoravelmente, no terceiro espaço ou nos interstícios, conforme propõe Bhabha.<hr/>Abstract: The so-called identity politics of differences are now emphasized between educational debates in the global-local sphere, reiterating, in the discursive struggle, signifiers such as curriculum, culture, alterity, and difference. The wager on terms such as dialogue and tolerance has not been casual. In Brazil, the demands of difference have been the object of multiple political articulations, especially since the post-military dictatorship in the midst of strategies and tensions that according to the context, agree and dissent. In power games, issues circumscribed by the emphasis on race/ethnicity, gender and sexuality, mainly, have occupied spaces of discussions. The purpose of this undoubtedly conflicting work is to argue for the understanding of the hybrid processes of subjectivation, widening spaces for difference and for ambivalence rather than focusing on the struggle between opposites based on pre-given subjects. Thus, distancing myself from Hegelian dialectics, I have attempted to weave in the present text a dialogue with the Indo-British researcher Homi Bhabha, as well as some of its epistemological and philosophical bases, whose theoretical and political scope has been to reread and re-significate the debates of diversity and Of multiculturalism under the postcolonial view of flows and hybridity. In this sense, curriculum is far from being thought by efficient and instrumental limits, such as a document, as a curricular grid, as a structural basis. In a nonrealistic approach, curriculum is thought of as a cultural policy, constituted by contingency, understood as the struggle for the enunciation of what is to become a curriculum, which happens inexorably in the third space or in the interstices, as Bhabha proposes. <![CDATA[The double helix of DNA: history revisited in light of epistemology kuhniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400598&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O estudo acerca dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de que possibilita a compreensão do desenvolvimento das ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se, neste artigo, uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser esse um contexto importante que permeia a formação científica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no campo das ciências biológicas, e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares à compreensão de conhecimentos relacionados à genética, à citologia, à evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que esse seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.<hr/>Abstract: The study of facts and scientific happenings is important in a sense of enabling the comprehension of the development of science in different contexts, such as in teaching environments, in distinct levels, and in research. However, the interpretation of this historic construction must take in consideration notions of science that overcome linear and neutral perspectives on the construction of the scientific production process. Under that perspective, this article proposes a re-reading of the elaboration movement of DNA’s double helix model from Thomas Kuhn’s epistemological input. It is found that this is an important context which pervades scientific up bringing and formation in the field of biological science, as well as in primary as in higher education, and that the concepts developed from the elaboration of the double helix model are pivotal for the comprehension of knowledge related to genetics, cytology, evolution and other topics. In the process of revisiting this historic moment, we have identified the theoretical clashes among researchers from various fields, the competition and the consensus as elements which mobilize the search for answers in the accomplishment of a new paradigm. In this manner, science’s dynamism proves to be present, rejecting the idea of a plain given fact and valuing the process in which knowledge is built. We propose that this is a reflection exercise, considering that revisiting the history of science from different epistemological perspectives can foster subjects new outlooks on a becoming which uncurtains concepts built in a dynamic way by men and women who, between comings and goings, give meaning to the phenomena that surround us. <![CDATA[VIDAL, G. R.; CISNEROS, É. L. Convergencias teóricas: usos y alcances de la retórica. México: IIF/Unam, 2015. 223 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400618&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O estudo acerca dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de que possibilita a compreensão do desenvolvimento das ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se, neste artigo, uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser esse um contexto importante que permeia a formação científica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no campo das ciências biológicas, e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares à compreensão de conhecimentos relacionados à genética, à citologia, à evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que esse seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.<hr/>Abstract: The study of facts and scientific happenings is important in a sense of enabling the comprehension of the development of science in different contexts, such as in teaching environments, in distinct levels, and in research. However, the interpretation of this historic construction must take in consideration notions of science that overcome linear and neutral perspectives on the construction of the scientific production process. Under that perspective, this article proposes a re-reading of the elaboration movement of DNA’s double helix model from Thomas Kuhn’s epistemological input. It is found that this is an important context which pervades scientific up bringing and formation in the field of biological science, as well as in primary as in higher education, and that the concepts developed from the elaboration of the double helix model are pivotal for the comprehension of knowledge related to genetics, cytology, evolution and other topics. In the process of revisiting this historic moment, we have identified the theoretical clashes among researchers from various fields, the competition and the consensus as elements which mobilize the search for answers in the accomplishment of a new paradigm. In this manner, science’s dynamism proves to be present, rejecting the idea of a plain given fact and valuing the process in which knowledge is built. We propose that this is a reflection exercise, considering that revisiting the history of science from different epistemological perspectives can foster subjects new outlooks on a becoming which uncurtains concepts built in a dynamic way by men and women who, between comings and goings, give meaning to the phenomena that surround us. <![CDATA[SAUL, Ana Maria. Paulo Freire: uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora. São Paulo: Educ, 2016. 54 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122017000400623&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O estudo acerca dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de que possibilita a compreensão do desenvolvimento das ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se, neste artigo, uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico de Thomas Kuhn. Entendemos ser esse um contexto importante que permeia a formação científica tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, no campo das ciências biológicas, e que os conceitos desenvolvidos a partir da elaboração do modelo da dupla hélice são basilares à compreensão de conhecimentos relacionados à genética, à citologia, à evolução, dentre outros. No processo de revisitar esse recorte histórico, identificamos os embates teóricos entre pesquisadores de diversos campos, a competição e o consenso como elementos que mobilizam a busca de respostas na concretização de novo paradigma. Dessa forma, a dinamicidade da ciência se mostra presente rejeitando a ideia do dado pronto e valorizando o processo no qual o conhecimento se constrói. Propomos que esse seja um exercício de reflexão considerando-se que revisitar a história da ciência a partir de diferentes perspectivas epistemológicas pode propiciar aos sujeitos novos olhares em um devir que descortine conceitos construídos de maneira dinâmica por homens e mulheres que, entre ires e vires, dão significado aos fenômenos que nos rodeiam.<hr/>Abstract: The study of facts and scientific happenings is important in a sense of enabling the comprehension of the development of science in different contexts, such as in teaching environments, in distinct levels, and in research. However, the interpretation of this historic construction must take in consideration notions of science that overcome linear and neutral perspectives on the construction of the scientific production process. Under that perspective, this article proposes a re-reading of the elaboration movement of DNA’s double helix model from Thomas Kuhn’s epistemological input. It is found that this is an important context which pervades scientific up bringing and formation in the field of biological science, as well as in primary as in higher education, and that the concepts developed from the elaboration of the double helix model are pivotal for the comprehension of knowledge related to genetics, cytology, evolution and other topics. In the process of revisiting this historic moment, we have identified the theoretical clashes among researchers from various fields, the competition and the consensus as elements which mobilize the search for answers in the accomplishment of a new paradigm. In this manner, science’s dynamism proves to be present, rejecting the idea of a plain given fact and valuing the process in which knowledge is built. We propose that this is a reflection exercise, considering that revisiting the history of science from different epistemological perspectives can foster subjects new outlooks on a becoming which uncurtains concepts built in a dynamic way by men and women who, between comings and goings, give meaning to the phenomena that surround us.