Scielo RSS <![CDATA[Comunicações]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-121X20160001&lang=en vol. 23 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[UM POSICIONAMENTO SEMPRE NECESSÁRIO DE SER LEMBRADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[i try to provide something good for children: the trajectory of a beginning teacher and the overcoming of negative marks from school mathematics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto, que analisa a trajetória de uma professora egressa do curso de Pedagogia, em início de carreira, é parte da pesquisa de doutoramento da primeira autora. A pesquisa centra-se na trajetória de formação, com a inserção no ensino superior, e a sua relação dessa trajetória com a matemática escolar. Para o presente artigo, privilegiou-se o percurso de uma das participantes da pesquisa que, ao concluir o curso de Pedagogia, iniciou sua atuação docente. A metodologia do estudo pautou-se na entrevista narrativa como instrumento de produção de dados para estudos de abordagem biográfica. Nesse sentido, o artigo traz a narrativa de vida da referida aluna, com o objetivo de analisar sua trajetória como estudante e como professora iniciante, com o intuito de conhecer as marcas de sua trajetória de formação: seu processo de escolarização, a escolha do curso de Pedagogia, sua inserção na universidade e seu processo de inserção na carreira docente. O ingresso no ensino superior, para Edjane, não apenas representou a porta de entrada para uma profissão, mas propiciou momentos de superação, conquistou seu espaço, revelando seus valores éticos e morais, constituindo-se professora e avaliando as práticas que havia vivenciado quando estudante da escola básica, possibilitando que superasse as marcas deixadas pela matemática escolar, assumindo uma postura diferente com seus alunos. Assim, ela tem agido como professora em início de carreira.<hr/>ABSTRACT This text, which analyzes the trajectory of an egress teacher in a Pedagogy course, in early career, is part of the PhD research of the first author. The research focuses on the trajectory of training, with the inclusion in higher education, and the relationship between this trajectory and school mathematics. For the present article, the trajectory of one of the research participants is favored, who to complete the course of Pedagogy, began his teaching performance. The methodology of the study was based on narrative interviews as instrument of data production for studies of biographical approach. In this sense, this paper presents the life’s narrative of that student, in order to analyze her history as a student and beginner teacher, in order to meet the marks of her trajectory formation: her schooling process, the choice for Pedagogy course, her inclusion in university and her process entering the teaching profession. The access to higher education, to Edjane not only represented the gateway to a profession, but provided overcome moments, captured his space, revealing its ethical and moral values, becoming a teacher and evaluating the practices that had experienced as a student primary education, enabling surpass the marks left by school mathematics, taking a different approach with their students. So she has acted as a teacher in early career.<hr/>RESUMEN Este texto, que analiza la trayectoria de un profesor de la salida de los estudiantes de pedagogía, carrera, es parte de la investigación doctoral del primer autor. La investigación se centra en la formación de profesionales, con la inclusión en la educación superior, y su relación con esta trayectoria con las matemáticas escolares. Para este artículo, nos centramos en la carrera de uno de los participantes en la investigación, que, para completar el curso de pedagogía, comenzó su actividad docente. La metodología del estudio se basó en la entrevista narrativa como instrumento de los datos de producción para los estudios de enfoque biográfico. En este sentido, este trabajo se presenta el relato de la vida de ese estudiante, con el fin de analizar su historia como maestra de los estudiantes y que comienza, con el fin de cumplir con las marcas de su carrera de formación: su proceso de escolarización, la elección del curso Pedagogía, su inclusión en la universidad y su proceso de integración en la carrera docente. El acceso a la educación superior, a Edjane no sólo representa la puerta de entrada a una profesión, pero siempre momentos superar, capturó su espacio, revelando sus valores éticos y morales, convirtiéndose en un maestro y la evaluación de las prácticas que habían experimentado como estudiante la educación primaria, lo que permite superar las marcas dejadas por las matemáticas escolares, tomando un enfoque diferente con sus alumnos. Así que ella ha actuado como docente en la carrera temprana. <![CDATA[Teacher’s continuing education: possibility of real change or symptom of intensification?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo discute a formação continuada de professores, procurando analisar de que forma ela tem se configurado e como tem contribuído (ou como poderia efetivamente contribuir) para o trabalho desenvolvido na escola. Como pano de fundo para esta análise utilizaremos, principalmente, as ideias de Hargreaves, no sentido de buscar explicar a formação continuada a partir do conceito de intensificação e da ideia de mudança, ambas discutidas por ele na obra Os professores em tempos de mudança. A pergunta que norteia o texto pode ser formulada nestes termos: a formação continuada constitui-se, atualmente, como mais um elemento do processo de intensificação do trabalho docente ou como possibilidade real de desenvolvimento profissional, pessoal e, em última análise, como uma possibilidade de mudança? Como resultado, acreditamos que a formação continuada pode contribuir para a mudança, desde que esta represente a vontade de mudança dos professores, que emerge das necessidades reais de seu trabalho e não como imposição externa.<hr/>ABSTRACT The present article intends to discuss teacher continuing education seeking to analyze how it has been configured and how it has contributed (or how it could effectively contribute) to the work developed at the school. We use the ideas addressed by Hargreaves, mainly the concept of intensification and change, both discussed by the author in the book Changing teachers changing times as the framework for this analysis. The question that guides the text can be formulated in theses terms: does teacher continued education constitute, at present, an element of the intensification of the teacher work or a real possibility for change? As an outcome, we believe that it can contribute for change, once it truly represents teacher’s needs and desires for change, which emerge from their real necessities and not as an external imposition.<hr/>RESUMEN Este artículo aborda la formación continua de los profesores buscando analizar la forma en que se ha configurado y cómo ha contribuido (o cómo podría contribuir de manera efectiva) a la labor realizada en la escuela. Como telón de fondo para este análisis, utilizaremos principalmente las ideas de Hargreaves, con el fin de tratar de explicar la formación continuada basadas en el concepto de intensificación y en la idea de cambio, discutido por él en el libro Changing teachers changing times. La pregunta que guía el texto puede ser formulada en estos términos: ¿la educación permanente constituye, hoy en día, como un elemento más de la intensificación de la enseñanza o como posibilidad real de profesional, proceso de desarrollo personal y, en última instancia, como una posibilidad de cambiar? Como resultado, creemos que la educación continua puede contribuir al cambio, ya que representa la voluntad de cambio de los profesores, que surge de las necesidades reales de su trabajo y no como una imposición externa. <![CDATA[Learning to be a professor in the beginning of the career]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100041&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No contexto atual, os professores do Ensino Superior enfrentam grandes desafios em torno da formação para o exercício dessa atividade profissional. Nesse sentido, a pouca oferta de uma formação pedagógica para esse nível de ensino tem nos induzido a refletir sobre a aprendizagem da docência como um processo em construção ao longo da carreira, comportando movimentos construtivos e ambiência positiva. Assim, a discussão aqui apresentada envolve o relato de três experiências de observação em classes de ensino realizadas numa Instituição de Ensino Superior Comunitária da cidade de Santa Maria-RS. Para tanto, os objetivos do trabalho foram: compreender os percursos vinculados às trajetórias formativas e analisar os aspectos profissionais, pessoais e institucionais empregados no desenvolvimento profissional que incidiram na aprendizagem da docência. Ademais, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados entrevistas e o memorial descritivo, considerando a abordagem investigativa de cunho narrativo e a perspectiva textual discursiva como o alicerce para a análise das vozes dos docentes. Nessa medida, compreendemos que a atividade de narrar as trajetórias formativas é capaz de produzir, no docente, uma atividade reflexiva indispensável à constituição do ser professor, tendo em vista que o conhecimento advém da experiência, integrando a epistemologia da prática. Dessa forma, o resgate da trajetória formativa traz à tona o movimento construtivo dessa nova identidade, “tornar-se professor universitário”, considerando a transição de profissionais da educação para docentes em formação e construção de uma autonomia profissional.<hr/>ABSTRACT Higher education professors face great challenges regarding training to perform such professional activity. The absence of a specific pedagogical training intended for this teaching level has induced us to reflect about learning to be a professor as a process in construction throughout the career, which includes constructive movements and positive ambience. This discussion involves an experience report of three observations of classes carried out in a Higher Education Community Institution in Santa Maria-RS. The aims of the study were: to comprehend the pathways involved in the training trajectories and to analyze the professional, personal and institutional aspects employed in the professional development, focused on learning to teach. The research instruments were interviews and the descriptive memorial, considering the narrative investigative approach and the discursive textual perspective as foundation for analysis of the narratives of the professors. We understand that the activity of narrating the training trajectories may produce, as regards the professor, a reflexive activity, imperative to the constitution of being-a-professor, considering knowledge emerges from experience, integrating epistemology of the practice. Therefore, the remembrance of the training trajectory enables the emergence of the constructive movement of this new identity, “being-a-university-professor”, considering the transition of education professionals towards professors in training process and construction of professional autonomy.<hr/>RESUMEN En el contexto actual, los profesores de la Enseñanza Superior enfrentan grandes desafíos en cuanto a la formación para el ejercicio de esa actividad profesional. En ese sentido, la escasa oferta de una formación pedagógica para ese nivel de enseñanza nos ha inducido a reflexionar sobre el aprendizaje de la docencia como un proceso en construcción a lo largo de la carrera, admitiendo movimientos constructivos y ambientación positiva. Así, la discusión que aquí se presenta involucra el relato de tres experiencias de observación en niveles de enseñanza realizados en una Institución de Enseñanza Superior Comunitaria de la ciudad de Santa Maria-RS. Para ello, los objetivos del trabajo fueron: comprender los caminos vinculados a las trayectorias formativas y analizar los aspectos profesionales, personales e institucionales empleados en el desarrollo profesional que incidieron en el aprendizaje de la docencia. Además, como instrumentos de investigación, se utilizaron entrevistas y el memorial descriptivo, considerando el abordaje investigativo de carácter narrativo y la perspectiva textual discursiva como base para el análisis de las voces de los docentes. En esa medida, comprendemos que la tarea de narrar las trayectorias formativas es capaz de producir, en el docente, una actividad reflexiva indispensable a la constitución del ser profesor, llevando en cuenta que el conocimiento emerge de la experiencia, integrando la epistemología de la práctica. De esa forma, el rescate de la trayectoria formativa revela el movimiento constructivo de esa nueva identidad, “volverse profesor universitario”, al considerar la transición de profesionales de la educación a docentes en formación y construcción de una autonomía profesional. <![CDATA[Analysis of inequities in higher education of Mexico to introduce a multidimensional theoretical model of equity in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El patrón histórico de distribución de la riqueza en México se ha significado por preservar la pobreza e incrementar la desigualdad social entre la población del país, diferencias que también se hacen visibles en los indicadores de educación de las Entidades Federativas. La homogénea y convencional intervención de la administración pública ante esta situación se ve agravada por los deficientes resultados alcanzados en materia social y educativa. Por ello, se hace necesaria una revisión del planteamiento teórico metodológico con el cual el Gobierno Federal aborda los problemas de la equidad. En el presente texto, desde una perspectiva fundamentada en la Filosofía Política, se elabora una definición densa de equidad y, a través de una matriz conceptual, se muestra la propuesta de su aplicación como una herramienta para la crítica argumentada de las inequidades educativas. La parte final del trabajo ilustra, en el sentido práctico, las consecuencias de no adoptar un enfoque integral y participativo en el diseño de las políticas públicas.<hr/>ABSTRACT The historical pattern of distribution of wealth in Mexico has meant to preserve poverty and increasing social inequality among the population, differences also become visible in the education indicators of the States. The homogeneous and conventional intervention of government in this situation is exacerbated by the poor results achieved in social and educational matters. Therefore, a review of theoretical and methodological approach with which the Federal Government addresses the problems of equity is necessary. In this text, from a political philosophy based on, a dense equity perspective definition is elaborated and, through a conceptual matrix, the proposed application is shown as a tool for educational argued critique of inequities. The final part of the paper illustrates, in the practical sense, the consequences of not adopting an integrated and participatory approach in the design of public policies.<hr/>RESUMO O padrão histórico de distribuição da riqueza no México tem a intenção de preservar a pobreza e aumentar a desigualdade social entre a população, as diferenças também se tornam visíveis nos indicadores de educação dos Estados. A intervenção homogênea e convencional do governo nessa situação é agravada pelos fracos resultados alcançados em questões sociais e educacionais. Portanto, uma revisão da abordagem teórica e metodológica com a qual o Governo Federal resolve os problemas de equidade é necessária. Neste texto, a partir de uma filosofia política com base em uma definição, uma perspectiva de equidade densa é elaborada e, através de uma matriz conceitual, a proposta de aplicação é mostrada como uma ferramenta para a crítica educacional das desigualdades. A parte final do documento ilustra, no sentido prático, as consequências de não adotar uma abordagem integrada e participativa na elaboração de políticas públicas. <![CDATA[Integral time school: reflections on role of school from the different experiences in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100091&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A escola pública brasileira tem se deparado, com certa frequência, com propostas, projetos e outras experiências que objetivam a expansão do tempo do aluno na escola, notadamente por meio da criação de escolas de tempo integral. Essa expansão é prevista na LDB 9.394/96 e, atualmente, configura-se como meta no Plano Nacional de Educação (2014-2024), recentemente aprovado pela Lei nº. 13.005/14. Assim, considerando-se a atualidade do tema e a forte tendência da ampliação do tempo escolar das crianças, este artigo teve como foco de estudo experiências de escolas em tempo integral no Brasil, dando destaque a duas delas em particular: a do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, por seu pioneirismo, e da Escola de Tempo Integral Paulista, por sua contemporaneidade na história brasileira. Buscou-se, desse modo, refletir sobre o papel da escola a partir das referidas experiências educacionais. Para tanto, foram utilizados como recursos de estudo a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que existe uma relação explícita entre o aumento de tempo escolar e o aumento de funções da escola, sobretudo no campo assistencial, no desenvolvimento dos projetos de tempo integral, ao longo da história brasileira.<hr/>ABSTRACT The brazilian public school has been faced, with some frequency, with proposals, projects and other experiments aimed at the expansion of the student’s time at school, notably through the creation of integral time schools. This expansion is expected in the LDB 9394/96 and currently sets a target in the National Education Plan (2014-2024), recently approved by Law nº. 13,005/14. Thus, considering the relevance of the theme and the strong tendency of expansion of integral time school, this paper was to study experiences of focus integral time schools in Brazil, highlighting the two of them in particular: the Centro Educacional Carneiro Ribeiro, for his pioneering, and Escola de Tempo Integral Paulista, in actuality in Brazilian history. It sought to thereby reflect on the role of schools from these educational experiences. To this end, they were used as study analysis bibliographic and documental. It was found that there is an explicit link between the increase in school time and the increase in school functions, especially in the health care field, development of full-time project along the Brazilian history.<hr/>RESUMEN La escuela pública brasileña se ha enfrentado, con cierta frecuencia, con propuestas, proyectos y otros experimentos destinados a la expansión del tiempo del estudiante en la escuela, en particular mediante la creación de escuelas de tiempo integral. Esta expansión prevista en la LDB 9394/96 y establece actualmente un objetivo en el Plan Nacional de Educación (2014-2024), recientemente aprobado por la Ley nº. 13.005 / 14. Por lo tanto, teniendo en cuenta la relevancia del tema y la fuerte tendencia de la expansión del tiempo escolar de los niños, este trabajo estudió las experiencias de las escuelas de tiempo integral en Brasil, destacando dos en particular: el Centro Educacional Carneiro Ribeiro, por suyo pionerismo, y la Escola de Tempo Integral Paulista, por suya actualidad en la historia brasileña. Se trató de reflexionar sobre el papel de las escuelas de estas experiencias educativas. Para tanto, se utilizaron como recursos de estudio análisis documental y bibliográfico. Se encontró un vínculo explícito entre el aumento del tiempo escolar y el aumento de las funciones escolares, especialmente en el campo de la salud, el desarrollo del proyecto a tiempo integral de las escuelas a lo largo de la historia de Brasil. <![CDATA[Evaluation of the contribution of program more education for public elementary school: case study of Rio Verde (GO)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A qualificação do Ensino Fundamental público é um dos maiores desafios contemporâneos da educação no Brasil. Nos últimos anos, o governo federal e os governos municipais e estaduais têm envidado esforços para melhorar os fatores que contribuem para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, um dos mais importantes e arrojados projetos é o Programa Mais Educação (PME), que se baseia na ideia de educação integral, por meio de escola de tempo integral. Desde o início, em 2008, mais de 15 mil escolas, em centenas de municípios do país, implementaram o referido programa. Mas será que o programa está obtendo êxito e alcançando os seus objetivos? Será que ele está ajudando a melhorar a aprendizagem? Buscando respostas para tais questões, este artigo apresenta uma avaliação do PME por intermédio de um estudo de caso na cidade de Rio Verde (GO). Não obstante as incertezas do IDEB, a percepção dos alunos, monitores, professores e gestores indica que o programa está obtendo êxito e atingindo os seus objetivos.<hr/>ABSTRACT The qualification of public elementary public is one of the biggest contemporary challenges of education in Brazil. In recent years, the federal government and state and local governments have made efforts to improve the factors that contribute to student learning. In this context, one of the most important and audacious designs is the More Education Program (MEP), which is based on the idea of integral education through full-time school. Since its beginning, in 2008, more than 15,000 schools, in hundreds of municipalities in this country, implemented this program in order to improve the quality of public schools. However, is the program succeeding and reaching its goals? Is it helping to improve learning? Searching for answers to such questions, this article presents an evaluation of the MEP through a case study in the city of Rio Verde (GO). Despite the IDEB’s uncertainties, the perception of students, monitors, teachers and managers indicates that the program is succeeding and reaching its goals.<hr/>RESUMEN La clasificación de la escuela primaria pública es uno de los grandes desafios contemporáneos de la educación en Brasil. En los últimos años, el gobierno federal y los gobiernos estatales y locales han realizadoes fuerzos para mejorar los factores que contribuyen al aprendizaje de los estudiantes. En este contexto, uno de los diseños más importantes y atrevidoes el Programa Más Educación (PME), que se basa en la idea de la educación integral a través de la escuela de tempo completo. Desdesucreación, en 2008, más de 15.000 escuelas en cientos de municipios de todo el país hanpuesto en marcha este programa. Pero es que el programa está teniendo éxito y alcanzar suas metas? ¿Está ayudando a mejorar el aprendizaje? Buscando respuestas a estas preguntas, este artículo presenta uma evaluación de las PME a través de un estudio de caso en la ciudad de Rio Verde (GO). A pesar de la incertidumbre IDEB, la percepción de los alumnos, monitores, profesores y administradores indica que el programa está teniendo éxito y alcanzar suas metas. <![CDATA[POLÍTICAS PÚBLICAS E HOMOFOBIA: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DESTINADA AO PÚBLICO LGBTTT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanarquestões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, por meio do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Esse programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBT e promover a cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem essa população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito dessas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público LGBT, chamada E-JOVEM. Desse modo, este artigo objetivaconhecer a realidade vivida pelos alunos e professores nessa referida escola e as possíveis transformações experimentadastanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia.A coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram feitas entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes da escola. Os resultados preliminares apontam que se afirmar gay ou lésbica é dizer, em princípio, que não viverá segundo o natural e o convencional, que irá experimentar uma forma nova de casamento e família, que não a esperada por pais, tios, avós etc. Quem se assume homossexual espera apoio, amor, aceitação e respeito, é nítido esse anseio por parte dos alunos.Assumir-se homossexual é correr o risco de se tornar estrangeiro, de desabrigar-se, de lutar pela própria sobrevivência.<hr/>ABSTRACT Some of the policies incorporated in the Federal Government are intended to remedy issues of homophobia in the school environment. The Federal Program Brazil “WithoutHomophobia”was launched by the Special Secretariat for Human Rights (SEDH) in 2004, through the National Council for Combating Discrimination (CNCD). This program aims to combat violence and discrimination against LGBT citizens and promote homosexual, questioning issues related to homosexuality in all Government Ministries and propose policies that enjoy this population in various spheres, including education. Under these policies, was established in Campinas-SP a school focused on LGBT public, called E-Young. The current research project focuses on the investigation of the reality experienced by the students of this school, in order to verify the possible transformations in both personal (learning, freedom, among others) and in the collective on combating homophobia. Data collection will take place in two stages: conducted participant observation in the school environment, then a field diary initiallybewas conducted. Preliminary results indicate that assert themselves gay or lesbian is to say, at first, that does not live according to the natural and conventional, which will experience a new form of marriage and family, than expected by parents, uncles, grandparents, etc. Who assumes homosexual expected support, love, acceptance and respect, it is clear that yearning by the students. Coming out gay is risking becoming alien, the uncloaked himself, going to life to fight for his own survival. <![CDATA[School and prejudice: study on prejudice against geographical origin and place for teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100149&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Villela, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes aquelas representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto vem a colaborar na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”.<hr/>ABSTRACT This text aims at presenting some results of the research that made it possible to investigate the social representations of prejudice against geographic origin and place in students from rural schools, with the main purpose of improving teacher training (cf. AUTHOR, 2013-2015). In the context of the macro-region of São José do Rio Preto (SP), social representations of the “yokels” are relevant, so this project intends to collaborate in the development of relevant research in the description and understanding of processes involving the relations between prejudice, education, and the rural world, especially the traditional communities called “yokels”.<hr/>RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar algunos resultados de la investigación que ha permitido profundizar en el estudio de las representaciones sociales de los prejuicios contra origen geográfico y el lugar en los estudiantes de las escuelas rurales, con el objetivo principal de mejorar la formación del profesorado (cf. Villela, 2013-2015). En el contexto de la macro región de São José do Rio Preto (SP), son relevantes las representaciones sociales acerca de los “paletos”. El objetivo de este proyecto es colaborar en el desarrollo de las investigaciones pertinentes en la descripción y comprensión de los procesos que implican relaciones entre el prejuicio, la educación y el mundo rural, especialmente en las comunidades tradicionales denominadas “paletos”. <![CDATA[Inclusive contexts: a special attention to the teaching practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100163&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo é resultado de uma pesquisa empírica que teve por objetivo conhecer a prática educacional dos professores de matemática no desempenho da atividade docente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) do 6º. ao 9º. ano, em salas de aula de ensino regular. Ela foi realizada em três escolas públicas da rede municipal de Palmas, no Estado do Tocantins, no período de 2012 a 2014. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, norteada pelo conceito de atividade e por proposições de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de base Vygotskyana. As análises revelam que a atividade inclusiva no ensino regular carece de apoio pedagógico e os professores necessitam de formação. Os resultados indicam, ainda, que a atividade docente se diferencia em instituições pertencentes ao mesmo sistema educacional. Essas divergências se revelam nas atividades dos professores, nas articulações entre setores pedagógicos e em apoios.<hr/>ABSTRACT This study is the result of an empirical research that aimed to know the educational practice of the mathematics teachers while performing their teaching activities with students with special education needs (SEN) from the 6Th to the 9th grade in regular education classrooms. The same research was carried out in three different public municipal schools in Palmas, in the state of Tocantins, from 2012 to 2014. This is a research with a qualitative approach guided by the concept of activity and the teaching-learning proposals and development of Vygotsky’s. The analysis revealed that the inclusive activity in the regular education needs a teaching support and that the teachers need training. The results show that the teaching activity differs in institutions that belong to the same educational system. Those differences are revealed in the activities of the teachers and in the educational sectors joints and supports.<hr/>RESUMEN El presente estudio es el resultado de una investigación empírica que tuvo por objetivo conocer la práctica educativa de los profesores de matemática en el desempeño de la actividad docente con alumnos con necesidades educacionales especiales (NEE) del 6º al 9º año en salones de clases de enseñanza regular. La misma fue realizada en tres escuelas públicas de la red municipal de Palmas, en el estado de Tocantins, en el período de 2012 a 2014. Se trata de una investigación con abordaje cualitativo que tuvo como aporte el concepto de actividad y las proposiciones de enseñanza, aprendizaje y desenvolvimiento propuesto por Vygotsky. Los análisis revelan que la actividad de inclusión en el enseño regular carece de apoyo pedagógico y los profesores necesitan de formación. Los resultados revelan que la actividad docente se diferencia en instituciones pertencientes al mismo sistema educativo. Esas divergencias se revelan en las actividades de los profesores, en las articulaciones entre áreas pedagógicas y en apoyos. <![CDATA[La educación para jóvenes y adultos con discapacidades en dos asentamientos en São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100177&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar, sob o enfoque da Educação Especial, a organização de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido em dois assentamentos paulistas. Os procedimentos metodológicos se pautaram na análise documental do PRONERA e do Projeto de EJA realizado no Estado de São Paulo e entrevistas com as pessoas que participaram desse Projeto. Os resultados indicam que no Projeto de EJA nos dois assentamentos houve a presença de alunos com e sem deficiência, com o perfil de trabalhadores, excluídos de um processo de escolarização na idade escolar. Com relação às condições do trabalho docente, foram desenvolvidas as possibilidades e dificuldades encontradas na vigência do Projeto, com o exercício de diversas funções. Verificou-se uma infraestrutura precária, como é a realidade de muitas escolas públicas no Brasil. Conclui-se que o PRONERA apresenta uma omissão ao não atentar-se à educação para as pessoas com deficiência em áreas rurais. Este estudo e outros podem contribuir para alertar os movimentos sociais, a academia científica e educadores (as) a respeito da educação inclusiva no contexto rural.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar, bajo el enfoque de la Educación Especial, la organización de un Proyecto de Educación, Juventud y Adultos (EJA) del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) desarrollado en dos asentamientos en el Estado de São Paulo. Los procedimientos metodológicos fueron guiados en el análisis de documentos de el PRONERA y de el Proyecto de EJA realizado en São Paulo y entrevistas con las personas que participaron en este Proyecto. Los resultados indican que el Proyecto de EJA en los dos asentamientos había la presencia de alumnos con y sin discapacidad, con el perfil de los trabajadores, excluidos de un proceso educativo en la edad escolar. Con respecto a las condiciones de trabajo docente, fueron desarrolladas en las posibilidades y dificultades encontradas en desarrollo del Proyecto, con el ejercicio de diversas funciones. Fue encontrado una infraestructura precario, como es la realidad de muchas escuelas públicas en Brasil. Se concluye que el PRONERA apresenta una omisión al no prestar atención a la educación para las personas con discapacidad en las zonas rurales. Este estudio y otros pueden contribuir a alertar a los movimientos sociales, la academia científica y profesores sobre la educación inclusiva en el contexto rural.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to analyze under the focus of Special Education the organization of a Youth and Adults Education (EJA, in Portuguese) Project from National Education Program in Agrarian Reform (PRONERA), developed in two settlements in São Paulo State. The methodological procedures were guided in documents analysis of PRONERA and EJA Project accomplished the state of São Paulo and interviews with people who participated in the Project. The results indicate that the EJA Project in the two settlements there was the presence of students with and without disabilities, with the profile of workers, excluded an educational process at school age. With regard to the teacher’s work conditions were developed in the possibilities and difficulties encountered in the development of the Project, with the exercise of various functions. There was a poor infrastructure, as is the reality of many public schools in Brazil. Concludes that the PRONERA presents an omission to not to pay attention to the education for people with disabilities in rural areas. This study, and others, can contribute to alert social movements, scientific academy and educators on inclusive education in the rural context. <![CDATA[Positivist church of brazil: notes ideas education (1881-1927)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100195&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo discute a Igreja Positivista, no contexto da história da educação. No Brasil, o positivismo, em sua faceta mais ortodoxa, desenvolveu-se por intermédio de Miguel Lemos (1854-1917) e Teixeira Mendes (1855-1927), fundadores e intérpretes. Reformar as instituições foi uma das principais bandeiras dos seus seguidores, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter. Defendiam uma educação pública, doméstica, não obrigatória, tendo a mulher como agente educativa. Expressavam uma sociedade direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral. O desenvolvimento da nacionalidade era traço importante nesse projeto. A educação é eminentemente uma ação política com a função de regeneração do homem e a sociedade calcada em uma ampla reforma das instituições. A massa documental junto ao arquivo da instituição coloca-se como um potencial importante de pesquisa a ser explorado por aqueles que navegam pela história da educação.<hr/>ABSTRACT This article discusses the Positivist Church in the context of the history of education. In Brazil, positivism, in its most orthodox facet, developed through Miguel Lemos (1854-1917) and Teixeira Mendes (1855-1927), founder and interpreters. Reforming the institutions was one of the main goals of his followers, while the education the task of assisting the formation of new habits of mind and character. Defending public education, domestic, non-mandatory, with the woman as an educational agent. They expressed a society directed to the installation of a free order, whose content was uploaded by moral training. The formation of nationality was important trace of this project. Education is eminently political action with the man Regeneration and society grounded in a comprehensive reform of the institutions. The mass of documents by the institution of the file is placed as an important research potential to be exploited by those who surf the history of education.<hr/>RESUMEN En este trabajo se discute la Iglesia Positivista en el contexto de la historia de la educación. En Brasil, el positivismo, en su faceta más ortodoxo, desarrollado a través de Miguel Lemos (1854-1917) y Teixeira Mendes (1855-1927), fundador e intérpretes. La reforma de las instituciones fue uno de los principales objetivos de sus seguidores, mientras que la tarea de la educación de ayudar a la formación de nuevos hábitos de la mente y el carácter. La defensa de la educación pública, interna, no vinculante, con la mujer como agente educativo. Expresado de una sociedad dirigida a la instalación de un orden libre, el contenido de las cuales se realizó mediante la educación moral. La formación de la nacionalidad era importante traza este proyecto. La educación es eminentemente acción política con la regeneración del hombre y de la sociedad basada en una reforma integral de las instituciones. La masa de documentos del expediente de la institución se erige como un potencial de investigación importante para ser explotada por los que navegar por la historia de la educación. <![CDATA[Cinema and education: approach between childhoods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo visa estabelecer uma aproximação entre as infâncias visibilizadas no cinema oriental, no filme O Que Eu Mais Desejo (2011), do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda, e no cinema latino-americano, no filme Cien Niños Esperando un Tren (1987), do diretor chileno Ignacio Agüero. Entendemos a infância como condição da experiência e como categoria plural que é atravessada pelos diversos tempos e espaços, não se limitando às cronologias e prescrições. Por meio das experiências da infância evidenciadas em cada projeto fílmico, analisaremos esses diferentes contextos, como alerta o filósofo Rancière (2009), de dar a ver, e atribuir significado à existência das coisas do mundo. Um mundo profundamente assinalado por dimensões políticas e estéticas. Na interlocução com esse olhar sensível, desejamos destacar a alteridade e a diferença como conceitos relevantes, para o reconhecimento do “outro” como potente em si mesmo nos processos educativos que têm como foco o “outro” infante em sua diferença. Para potencializar o encontro, são convidados para essa conversa autores como Deleuze e Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.<hr/>ABSTRACT This article aims establish approach between the childhoods visualized in the eastern film, in the film O Que Eu Mais Desejo (2011), of Japanese director Hirokazu Kore-Eda, and in Latin-american cinema, the film Cien Niños Esperando un Tren (1987), of director Ignacio Agüero. We understand childhood as a condition of experience and as plural category, traversed by different times and spaces, not limited to chronology and requirements. Through childhood experiences highlighted by every filmic project, we analyze these different contexts that how alert the philosopher Rancière (2009), make visible and assign meaning to the existence of things in the world. A world marked by deep political and aesthetic dimensions. In dialogue with this sensitive look, we wish to emphasize the otherness and difference as concepts relevant to the recognition of the “other” as potent in itself in the educational process that have focus the infant in its difference. To enhance the encounter, authors invited to this conversation are Deleuze and Guattari Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.<hr/>RESUMEN En este artículo se busca un acercamiento entre las infancias visualizados en el cine oriental la película Lo que más deseo (2011), del director japonés Hirokazu Kore-Eda, y el cine latino-americano, en la película Cien niños esperando un tren (1987), del director chileno Ignacio Agüero. Entendemos como condición para la experiencia de la infancia y cómo la categoría plural que es atravesado por varios tiempos y espacios, no se limita a los plazos y requisitos. A través de experiencias de la infancia destacados por cada proyecto fílmico será analizar estas diferentes contextos, como advirtiendo al filósofo Rancière (2009), para ver y da sentido a la existencia de las cosas en el mundo. Un mundo profundamente marcado por las dimensiones políticas y estéticas. En diálogo con esta mirada sensible, queremos hacer hincapié en la alteridad y la diferencia como conceptos pertinentes, para reconocer al “outro” tan potente en sí mismo en el proceso educativo que se centra en el niño “outro” en su diferencia. Para mejorar la reunión, están invitados a esta conversación autores como Deleuze y Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan y Rancière. <![CDATA[Knowledge of the knowledge of the experience and the construction of teacher’s poetic art education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100225&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo sintetiza as ideias desenvolvidas na pesquisa de mestrado intitulada O lócus da experiência na construção da poética docente para o ensino de arte, e tem como objetivo refletir sobre o impacto dos saberes da experiência na construção da poética docente para o ensino de arte na contemporaneidade. De modo específico, problematizaremos o conceito de experiência, que na filosofia contemporânea foi valorizado e constituído objeto dileto nas pesquisas da Filosofia da Educação, por sua importância no desenvolvimento de práticas educativas sensíveis, que valorizam a expressão pessoal, a singularidade, a diversidade e a transculturalidade, que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento, poética. Balizamos nossas reflexões especialmente em Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006, 2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008). Metodologicamente, pautamos a presente pesquisa no levantamento e análise bibliográfica, no contexto da abordagem qualitativa. Consideramos, à guisa de conclusão, que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana da educação a favor de uma ação docente criativa, singular e ética.<hr/>ABSTRACT This article synthesizes the ideas developed in the masters research entitled the locus of experience in construction of teaching poetry to art education and aims to reflect on the impact of knowledge of experience in the construction of teaching poetry to art education in contemporary times. Specifically, the concept of we question the concept of experience, which in contemporary philosophy was valued and incorporated keynote object in the research of philosophy of education, by its importance no development of sensitive educational practices, who value personal expression, the uniqueness, diversity and transculturation, which can be herself possibility, creation, invention, event, poetic. We refer our thoughts especially in Larrosa (2014), Pagni and Gelamo (2010), Barbosa (2006, 2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008). The present research is methodologically in the survey and bibliographical analysis, in the context of a qualitative approach. Consider, by way of conclusion, that the knowledge of experience can enhance the human dimension of education in favor of a creative teacher, and ethics.<hr/>RESUMEN El presente artículo sintetiza las ideas desarrolladas en la investigación de máster intitulada El locus de la experiencia en la construcción de la poética docente para la enseñanza de arte y tiene como objetivo reflejar sobre el impacto de lós sepas de la experiencia en la construcción de la poética docente para la enseñanza de arte en la contemporaneidade. De modo específico, problematizaremos el concepto de experiencia, que en la filosofía contemporânea fue valorado y constituido objeto dileto en las investigaciones de la Filosofía de la Educación, por su importancia en el desarrollo de prácticas educativas sensibles, que valorizan la expresión personal, la singularidade, la diversidad y la transculturalidade, que pueda ser en ella misma posibilidad, creación, invención, acontecimiento, poética. Balizamos nuestras reflexiones especialmente en Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006, 2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008). Metodológicamente pautamos la presente investigación en el levantamiento y análisis bibliográfico, en el contexto del abordaje cualitativo. Consideramos, a la guisa de conclusión, que los saberes de la experiencia pueden potencializar la dimensión humana de la educación a favor de una acción docente creativa, singular y ética. <![CDATA[Education and teaching profession in the light of semiformation concepts and cultural industry: implications for contemporary]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100239&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente texto tem o objetivo de desenvolver um estudo reflexivo sobre a educação e o trabalho docente à luz dos conceitos de semiformação e indústria cultural. A abordagem teórico-metodológica está pautada em Adorno e Horkheimer, que discutem a educação e o processo de formação e semiformação na contemporaneidade. Para esses pensadores, é desafio emergente refletir acerca das possibilidades de resistência à barbárie na educação, como processo de tomada de consciência e autocrítica. Concordando com esse enfoque, entendemos que os profissionais dedicados ao trabalho docente devem estar conscientes dos obstáculos semiformativos inerentes à educação contemporânea.<hr/>ABSTRACT This text aims to develop a reflective study on education and teaching work in the light of the concepts of semiformation and cultural industry. The theoretical-methodological approach is based on Adorno and Horkheimer, who discuss the education and training process and semiformation in contemporary times. For these thinkers, is emerging challenge to reflect on the possibilities of resistance to barbarism in education, as a process of awareness and self-criticism. Agreeing with this approach, we believe that the dedicated professionals to work in early childhood teacher must be aware of the obstacles inherent in the contemporary education semiformative<hr/>RESUMEN Este documento tiene como objetivo desarrollar un estudio reflexivo sobre la educación y la enseñanza a la luz de los conceptos de la erudición y la industria cultural. El enfoque teórico y metodológico se guía por Adorno y Horkheimer, discutiendo la educación y el proceso de formación y erudición en la actualidad. Para estos pensadores, está emergiendo desafío de reflexionar sobre las posibilidades de resistencia barbarie en la educación como un proceso de toma de conciencia y la autocrítica. De acuerdo con este enfoque, creemos que los profesionales dedicados a la enseñanza deben ser conscientes de semiformativos obstáculos inherentes a la educación contemporánea. <![CDATA[About chests, cabinets and racks: treading paths between pre-modernity, solid modernity and liquid modernity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000100249&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e discutir acerca dos atributos da pré-modernidade, da modernidade sólida e da modernidade líquida, assim como ressaltar as características identitárias dos sujeitos que nelas viveram/vivem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir das reflexões de Bauman (2007; 2010; 2013a; 2013b), Corazza (2007), Gatti (1999; 2005) Giroux (1995; 2001; 2012), Hall (1997; 2003; 2006; 2012), Kellner (2001; 2012) e Silva (2006; 2012) que debatem sobre a contemporaneidade, relacionando-a com momentos vividos. Nossas considerações são as de que a pré-modernidade, a modernidade sólida e a modernidade líquida apresentam concepções distintas da identidade. Concepções essas que não são inalteráveis e naturais, mas sim resultados da criação social e legitimadas por meio de ações e contextos culturais. Especialmente na modernidade líquida, identidade e diferença são dependentes uma da outra, ambas não são espontâneas, não são elementos que sempre existiram e que por isso precisam ser tolerados e repetidos – ao contrário, são resultados da criação social que podem ser debatidos.<hr/>ABSTRACT In this article, we aim to present and discuss about the attributes of pre-modernity, solid modernity and liquid modernity, as well as highlight the identity characteristics of the subjects who live/lived in them. Therefore, we conducted a literature search from the reflections of Bauman (2007; 2010; 2013th; 2013b) Corazza (2007), Gatti (1999; 2005) Giroux (1995; 2001; 2012), Hall (1997; 2003; 2006 ; 2012), Kellner (2001; 2012) and Silva (2006; 2012) where they discuss on the contemporary, relating it with moments lived. Our considerations are that the pre-modernity, solid modernity and liquid modernity have different concetions of identity. Views which are not unalterable and naturals, but are results of social creation and legitimated through actions and cultural contexts. Especially in liquid modernity, identity and difference are dependent on each other, both are not spontaneous, are not elements that have always existed and therefore need to be tolerated and repeated - on the contrary, are the result of social creation that can be debated.<hr/>RESUMEN En este artículo, nuestro objetivo es presentar y discutir acerca de los atributos de la premodernidad, la modernidad sólida y de la modernidad líquida, así como poner de relieve las características de identidad de los sujetos en ellos vivian/viven. Por lo tanto, realizamos una búsqueda en la literatura de las reflexiones de Bauman (2007; 2010; 2013th; 2013b) Corazza (2007), Gatti (1999; 2005) Giroux (1995; 2001; 2012), Hall (1997; 2003; 2006 ; 2012), Kellner (2001; 2012) y Silva (2006; 2012) que debaten sobre la contemporaneidad, relacionándola con momentos vividos. Nuestras consideraciones son que la premodernidad, la modernidad sólida y la modernidad líquida tienen diferentes concepciones de identidad. Vistas que no son inalterables y naturales, pero los resultados de creación social y legitimadas a través de acciones y contextos culturales. Especialmente en la modernidad líquida, la identidad y la diferencia son dependientes una de otra, ambas no son espontáneas, no son elementos que siempre han existido y por lo tanto necesitan ser tolerados y repetidos - por el contrario, son el resultado de la creación social que puede ser objeto de debate.