Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional de Educação Superior]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2446-942420230001&lang=en vol. 9 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Profile of dentistry students in the use of Instagram as a mobile and ubiquitous learning tool: a cross-sectional study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: Caracterizar o perfil de uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem ubíqua por parte dos estudantes de Odontologia de instituições de ensino públicas e privadas. Método: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, prospectivo, exploratório, utilizando um questionário estruturado, sobre o uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem por estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública (Universidade Federal de Uberlândia) e uma Instituição de Ensino Superior Privada (Centro Universitário de Patos de Minas) com estudantes do primeiro ao último ano do curso de Odontologia. As análises estatísticas foram realizadas através do software Bioestat versão 5.3, e o nível de significância foi igual 5% ou (p=0,05). Resultado: As características sociodemográficas revelaram que a maioria dos estudantes de Odontologia são mulheres, jovens e brancas. A frequência do uso do celular é média de 5 horas diárias (38,2%). A rede mais acessada é o Instagram (33,5%) e a maioria dos estudantes tem facilidade (44,7%) ou muita facilidade (44,1%) em acessar conteúdos sobre saúde bucal nas redes sociais. A maior parte dos entrevistados se preocupa em visualizar conteúdos com evidência científica (44,4%). Conclusão: Demonstra-se que o Instagram pode ser uma ferramenta útil para o processo ensino- aprendizagem, já que estudantes relatam seu uso para atividades acadêmicas e que professores devem estimular o uso dessa mídia social, mesmo após o retorno do regime presencial.<hr/>RESUMEN Objetivo: Caracterizar el perfil de uso de Instagram como herramienta de aprendizaje por parte de los estudiantes de Odontología de instituciones de enseñanza públicas y privadas. Método: Se trata de un estudio transversal, cuali-cuantitativo, prospectivo y exploratorio, mediante un cuestionario estructurado, sobre el uso de Instagram como herramienta de aprendizaje por parte de los estudiantes de una IES Pública (Universidade Federal de Uberlândia) y de una IES Privada (Centro Universitário de Patos de Minas) con alumnos del primer al último año del curso de Odontología. Los análisis estadísticos se realizaron con el programa informático Bioestat versión 5.3, y el nivel de significación fue del 5% o (p=0,05). Resultados: Las características sociodemográficas revelaron que los estudiantes de odontología son mujeres, jóvenes y de raza blanca. La frecuencia de uso del teléfono móvil es de una media de 5 horas diarias (38,2%). La red a la que más se accede es Instagram (33,5%) y a la mayoría de los estudiantes les resulta fácil (44,7%) o muy fácil (44,1%) acceder a contenidos sobre salud bucodental en las redes sociales. La mayoría de los encuestados se preocupan por ver contenidos con evidencia científica (44,4%). Conclusión: Se demuestra que Instagram puede ser una herramienta útil para el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que los estudiantes informan de su uso para las actividades académicas y que los profesores deben fomentar el uso de este medio social, incluso después de la vuelta del régimen presencial.<hr/>ABSTRACT Objective: Characterizing the profile of Instagram use as a ubiquitous learning tool by dentistry students from public and private teaching institutions. Method: This is a cross-sectional, qualitative-quantitative, prospective, exploratory study, using a structured questionnaire, on the use of Instagram as a learning tool by students of a Public Higher Education Institution (Federal University of Uberlândia) and a Private Higher Education one (Centro Universitário de Patos de Minas) with students from the first to the last year of the Dentistry course. Statistical analyzes were performed using the Bioestat software version 5.3, and the significance level was equal to 5% or (p=0.05). Result: The sociodemographic characteristics revealed that most dentistry students are women, young and white. The frequency of cell phone use is an average of 5 hours a day (38.2%). The most accessed social network is Instagram (33.5%) and most students find it easy (44.7%) or very easy (44.1%) to access content about oral health on social networks. Most respondents are concerned with viewing content with scientific evidence (44.4%). Conclusion: It is demonstrated that Instagram can be a useful tool for the teaching-learning process since students report its use for academic activities and that professors should encourage the use of social media, even after the return to the face-to-face learning method. <![CDATA[Challenges to Academic Engagement in Higher Education: An Analysis Based on Student Assessment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo do texto consiste em discutir, a partir de uma pesquisa com estudantes da Educação Superior, a satisfação acadêmica como fator para a promoção do engajamento acadêmico. Além disso, examinou fatores sociodemográficos capazes de afetar a satisfação acadêmica dos alunos. A pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário virtual que contou com 320 respostas válidas de estudantes de instituições públicas e privadas. Na análise dos dados, foram utilizados três tipos de exames estatísticos: estatística descritiva, análise de variância multivariada (MANOVA - MultivariateAnalysisofVariance) e análise de variância (ANOVA). Os resultados evidenciaram que, de modo geral, os/as estudantes sentem-se satisfeitos(a) academicamente com as oportunidades formativas no ensino superior e que as variáveis sociodemográficas conclusão do ensino médio, exercício de atividade laboral e exercício de atividade de pesquisa na instituição de ensino afetam, de maneira significativa, a satisfação acadêmica. Estes resultados são importantes, pois com base nas informações sobre fatores sociodemográficos de seus alunos, as Instituições de Ensino Superior podem promover ações eficientes para a promoção da satisfação acadêmica e o consequente engajamento do/a estudante, por meio de da geração de um ambiente educacional capaz de gerar sentido e vínculo.<hr/>RESUMEN El objetivo del texto es discutir, a partir de una encuesta a estudiantes de Educación Superior, la satisfacción académica como factor de promoción del compromiso académico. Además, examinó factores sociodemográficos capaces de afectar la satisfacción académica de los estudiantes. La encuesta se realizó mediante un cuestionario virtual que contó con 320 respuestas válidas de estudiantes de instituciones públicas y privadas. En el análisis de los datos obtenidos se utilizaron tres tipos de pruebas estadísticas: estadística descriptiva, análisis de varianza multivariado (MANOVA - Análisis de varianza multivariante) y análisis de varianza (ANOVA). Los resultados mostraron que, en general, los estudiantes se sienten satisfechos académicamente con las oportunidades de formación en la Educación Superior y que las variables sociodemográficas, finalización del bachillerato, ejercicio de la actividad laboral y ejercicio de la actividad investigadora en la Institución Educativa inciden, de manera significativa, en la satisfacción académica. Estos resultados son importantes, porque a partir de la información sobre los factores sociodemográficos de sus estudiantes, las Instituciones de Educación Superior pueden promover acciones eficientes para promover la satisfacción académica y el consiguiente compromiso del estudiante, a través de la generación de un ambiente educativo capaz de generar sentido y vínculo.<hr/>ABSTRACT The aim of the text is to discuss, based on a survey of Higher Education students, academic satisfaction as a factor for promoting academic engagement. In addition, it examined sociodemographic factors capable of affecting students' academic satisfaction. The survey was conducted using a virtual questionnaire that had 320 valid responses of students from public and private institutions. In the analysis of the data obtained, three types of statistical tests were used: descriptive statistics, multivariate analysis of variance (MANOVA - Multivariate Analysis of Variance) and analysis of variance (ANOVA). The results showed that, in general, students feel academically satisfied with the training opportunities in Higher Education and that the sociodemographic variables, completion of high school, exercise of labor activity and exercise of research activity in the Education Institution affect, significantly, academic satisfaction. These results are important, because based on information about sociodemographic factors of their students, Higher Education Institutions can promote efficient actions to promote academic satisfaction and the consequent engagement of the student, through the generation of an educational environment capable of generate meaning and bond. <![CDATA[Internationalization of and Higher Education: concepts and approaches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O intuito deste artigo é ampliar a discussão sobre a diferenciação dos conceitos de internacionalização da e na educação superior, a partir dos estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre a temática. Trata-se de um ensaio teórico que dialoga com diversos pesquisadores que vem revelando potenciais da internacionalização como uma via de acesso para se pensar na melhoria da qualidade da educação e da pesquisa para a sociedade. Estão em evidência propostas para operacionalizá-la, nomeadas abordagens de internacionalização, apresentadas neste estudo a Internacionalização do Currículo - IoC e a Internacionalização em Casa - IAH. Apontam-se caminhos para a avançar à compreensão do conceito, revelando outras possibilidades para além da focalização da internacionalização como um destino para a mercantilização da educação superior. São evidenciadas as trocas interculturais e solidárias com pares estrangeiros que podem corroborar para com o desenvolvimento deste cenário.<hr/>RESUMEN E l propósito de este artículo es ampliar la discusión sobre la diferenciación de los conceptos de internacionalización en y en la educación superior, a partir de los estudios desarrollados en los últimos años sobre el tema. Se trata de un ensayo teórico que dialoga con varios investigadores que vienen develando el potencial de la internacionalización como vía de acceso al pensamiento sobre la mejora de la calidad de la educación y la investigación para la sociedad. Las propuestas para operacionalizarlo están en evidencia, a saber, los enfoques de internacionalización, presentados en este estudio: Curriculum Internationalization - IoC e Internationalization at Home - IAH. Se señalan caminos para avanzar en la comprensión del concepto, revelando otras posibilidades más allá del enfoque de la internacionalización como destino de la mercantilización de la educación superior. Se destacan los intercambios interculturales y solidarios con pares extranjeros que pueden corroborar el desarrollo de este escenario.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to broaden the discussion on the differentiation of the concepts of internationalization in and in higher education, based on studies developed in recent years on the subject. It is a theoretical essay that dialogues with several researchers who have been revealing the potential of internationalization as a way of access to thinking about improving the quality of education and research for society. Proposals to operationalize it are in evidence, namely internationalization approaches, presented in this study: Curriculum Internationalization - IoC and Internationalization at Home - IAH. Ways to advance the understanding of the concept are pointed out, revealing other possibilities beyond the focus on internationalization as a destination for the commodification of higher education. Intercultural and solidary exchanges with foreign peers that can corroborate the development of this scenario are highlighted. <![CDATA[University Teaching: Teacher Training in the Area of Computer Science]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A formação docente universitária configura-se como um desafio histórico constituído desde a origem da própria universidade devido a sua natureza principal ser relacionada à pesquisa. A formação em Ciência da Computação para o Ensino Superior, em específico, representa-se com uma temática desafiadora na realidade universitária e em estudos acadêmico-científicos. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo realizado no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador- Brasil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa e pesquisa-ação com procedimentos direcionados à revisão de literatura, observação em sala de aula e formação dos docentes do departamento referido. Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a formação docente universitária na Ciência da Computação, de modo a compreender as necessidades da área e a relação sistêmica que deveria contribuir para o Ensino da Computação e a disseminação do pensamento computacional. Como resultado, observa-se que as formações oferecidas na Pós-Graduação aos professores universitários poderiam ser instituídas de maneira interdisciplinar com encaminhamentos didático-pedagógicos e específicos, enfatizando a constituição dos saberes necessários ao exercício da docência no Ensino Superior. Ainda nota-se a ênfase dada à pesquisa em detrimento à formação do docente universitário em nível de Mestrado e Doutorado, com ausência de uma atuação sistêmica entre as várias modalidades de ensino, bem como reflexões sobre a prática docente no Ensino Superior.<hr/>RESUMEN La formación docente universitaria se configura como un desafío histórico constituido desde el origen de la propia universidad debido a que su naturaleza principal está relacionada con la investigación. La formación en Informática para la Enseñanza Superior, en concreto, representa un tema desafiante en la realidad universitaria y en los estudios académico-científicos. En este sentido, este artículo presenta un estudio realizado en el Departamento de de Ciencias de la Computación de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), en Salvador - Brasil. Como metodología, se utilizó la investigación cualitativa y la investigación-acción con procedimientos dirigidos a la revisión de la literatura, la observación del aula y la formación de los profesores del referido departamento. Este estudio busca contribuir a la discusión sobre la formación de profesores universitarios en Ciencias de la Computación, para entender las necesidades del área y la relación sistémica que debe contribuir a la Enseñanza de la Ciencias de la Computación y a la difusión del pensamiento computacional. Como resultado, se observó que la formación ofrecida en la Postgraduación a los profesores universitarios podría instituirse de forma interdisciplinaria con orientaciones didáctico-pedagógicas y específicas, enfatizando la constitución de los conocimientos necesarios para el ejercicio de la docencia en la Enseñanza Superior. Se sigue constatando el énfasis dado a la investigación en detrimento de la formación del profesorado universitario a nivel de Máster y Doctorado, con la ausencia de una acción sistémica entre las distintas modalidades de enseñanza, así como de reflexiones sobre la práctica docente en la Enseñanza Superior.<hr/>ABSTRACT The university teacher education is a historical challenge constituted since the origin of the university itself because its primary nature is related to research. Computer Science training for Higher Education, in particular, represents a challenging theme in university reality and academic-scientific studies. In this sense, we present, in this article, a study carried out in the Department of Computer Science at the Federal University of Bahia in Salvador- Brazil. As a methodology, we used qualitative research and action-research, through literature review, classroom observation, and training of the professors of the referred department. In this study, we seeks to contribute to the discussion about university teacher education in Computer Science, to understand the needs of the area and the systemic relationship that should contribute to Computer Education and the dissemination of computational thinking. As a result, we observed that the training offered at the Post-Graduation level to university professors could be instituted in an interdisciplinary way, with didactic-pedagogical and specific directions, emphasizing the constitution of knowledge necessary for the exercise of teaching in Higher Education. There is still an emphasis on research to the detriment of the formation of university professors at the Master's and Doctoral levels, with the absence of systemic action among the various teaching modalities as well as reflections on teaching practice in Higher Education. <![CDATA[Curriculum Greening in Agronomy Courses of two Paraná’s Universities: na Analysis from Aces Network Categories]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste estudo objetivou-se analisar as diferenças curriculares sobre a inserção da temática ambiental nos currículos do curso de agronomia em duas universidades paranaenses. Optou-se por uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso explicativo, cujas técnicas de coletas de dados foram: pesquisa documental e entrevista semiestruturada com 21 docentes das 48 disciplinas selecionadas, com 4 coordenadores de curso (primeiro e atual) Ao analisar as 10 características propostas pela Rede Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores, de um currículo ambientalizado, reforça-se a importância do papel do docente no sucesso da ambientalização curricular no ensino superior. Dessa forma, mesmo em cursos com viés sustentável, como é o caso do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, o diferencial para o êxito da ambientalização curricular no processo formativo do discente são as práticas dos docentes durante o processo de ensino e aprendizado. Por isso, torna-se compreensível a semelhança na presença das categorias da Rede ACES nos currículos dos cursos de agronomia com ênfase em agroecologia da UFFS e de agronomia convencional da Unioeste, mesmo que esta tenha menor número de disciplinas que discutam a temática ambiental do que o da UFFS.<hr/>RESUMEN Em ese estúdio el objetivo es investigar lasdiferencias curriculares relacionadas a lainsercÍon de la temática ambiental em los currículos del curso de agronomia de los universidades paranaenses. Es una investigacioncualitativa caracterizada como un estúdio de caso explicativo. Los datos fueran colectados por uma investigacíon documental y 26 encuestassemiestructuradas com los professores (21) de 46 disciplinas seleccionadasyconcoordinadores (4) de los dos cursos investigados.El análisis de las 10 caracteristicas de laRed Aces enlos currículos reforzalaimportanciadel papel del professor enelsuceso de laambientalización curricular enlaenseñanza superior. Sin embargo, mismo que en cursos orientados a lasustentabilidad como el de la Universidade Federal de la Frontera Sul - UFFS, sonlaspracticas de losprofesores durante elproceso de enseñanza y aprendizajeel diferencial para eléxito de laambientalización curricular enel processo de formación de losalunnos. Por eso, es compreensíblelasemejanza de la presencia de las categorias de laRed Aces enlos currículos de los cursos de agronomia: elcon ênfase enAgroecología de la UFFS y el de agronomía convencional de laUnioeste, mismo que esta última tengaun número de disciplinas inferior que de UFFS.<hr/>ABSTRACT In this study the main is to analyze the curriculum differences about the inclusion of the environmental concerns in the curriculum of Agronomy’s course of two Universities of the State of Paraná. It is qualitative research characterized as an explanatory case study, in which the data collection techniques used were: documental research and semi structure interview with 21 professors of 48 selected disciplines, with four course’s coordinators (the first and the latest) of both investigated courses. After analyzing the 10 categories of Aces Networking to have a green curriculum, it is reinforced the importance of the teacher’s role in the process of curriculum greening in high education. Therefore, even in courses with a sustainable bias as the Agronomy course of Universidade da Fronteira Sul (UFFS), it is the teacher’s practices during the teaching and learning processes the differential to the success of curriculum greening in the student’s formative process. That is why it is comprehensive the similarities of Aces Network elements in both curriculum analysed, even if Unioeste has a lower number of disciplines that discuss the environment when compared to UFFS. <![CDATA[Computational Modeling from the Science, Technology and Society Perspective: Scenario of the Curriculum of Mechanical Engineering Courses in Federal Institutions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100112&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Novas tecnologias têm incentivado o debate sobre a necessidade de suas integrações no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de profissionais aptos para atender as demandas da sociedade e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Somando-se a isto tem-se o surgimento de um novo perfil de estudantes, com a necessidade de uma educação voltada para a realidade em que estão inseridos. O presente artigo tem como objetivo analisar a presença da modelagem computacional (MC) como metodologia de aprendizagem nos currículos das graduações em engenharia mecânica em Instituições de Ensino Superior públicas federais, buscando verificar a existência de conexões e articulações com a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto foi realizado um estudo descritivo, por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental. Os resultados permitiram identificar que os conceitos relacionados à MC e à abordagem CTS nos currículos dos cursos de engenharia mecânica não trabalham de maneira integralizada e contínua ao longo do curso. Constatou-se que não houve relação direta entre os conceitos analisados com os desempenhos das instituições em exames de avaliação de curso. Concluiu-se que juntamente com a necessidade de reformulação e adequação dos currículos dos cursos de engenharia mecânica, existe a necessidade de implementação de novas metodologias de avaliações. Buscando uma formação onde se trabalhe de forma articulada os conceitos de MC e o enfoque CTS de forma a atender os anseios dos estudantes e as demandas do mercado atual por profissionais capacitados.<hr/>RESUMEN Nuevas tecnologías han propiciado el debate sobre la necesidad de integración del proceso de enseñanza y aprendizaje, permitiendo la formación de profesionales capaces de atender las demandas de la sociedad y las exigencias de un mercado dinámico. A esto se suma el surgimiento de un nuevo perfil de estudiantes, con la necesidad de una educacíon centrada en lá realidad en la que están insertos. Esta investigación tuvo como objetivo analizar la presencia del modelado computacional (MC) como herramienta de aprendizaje en los planes de estudio de los cursos de ingeniería mecánica en instituciones públicas federales, buscando verificar la existencia de conexiones y articulaciones con el área de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). Como metodología se realizó un estudio descriptivo, utilizando enfoque cualitativo basado en la investigación documental. Los resultados permitieron identificar que los conceptos relacionados con el MC y el enfoque CTS en los planes de estudio de los cursos de ingeniería mecánica no funcionan de manera integral y continua a lo largo del curso. Se encontró que no existía una relación directa entre los conceptos analizados y el desempeño de las instituciones en los exámenes de evaluación de cursos. Se concluyó que junto con la necesidad de reformular y adecuar los planes de estudio de los cursos de ingeniería mecánica, existe la necesidad de implementar nuevas herramientas de evaluación. Buscando una formación donde se articulen los conceptos de MC y el enfoque CTS con el fin de satisfacer los deseos de los estudiantes y como demandas del mercado actual de profesionales cualificados.<hr/>ABSTRACT New technologies have encouraged the debate on the need for their integration in the teaching and learning process, allowing the training of professionals able to meet the demands of society and the demands of an increasingly dynamic job market. In addition to this, there is the emergence of a new profile of students, with the need for an education focused on the reality in which they are inserted. This article aims to analyze the presence of computational modeling (CM) as a learning methodology in the curricula of undergraduate mechanical engineering in federal public Higher Education Institutions, seeking to verify the existence of connections and articulations with the area of Science, Technology and Society (STS). For this purpose, a descriptive study was carried out, using a qualitative approach based on documental research. The results allowed us to identify that the concepts related to CM and the STSapproach in the curricula of mechanical engineering courses do not work in an integrated and continuous way throughout the course. It was found that there was no direct relationship between the concepts analyzed and the performance of institutions in course evaluation exams. It was concluded that together with the need to reformulate and adapt the curricula of mechanical engineering courses, there is a need to implement new assessment methodologies. Seeking a training where the concepts of CM and the STS approach are worked in an articulated way in order to meet the desires of students and the demands of the current market for qualified professionals. <![CDATA[Cross-cultural adaptation of the Questionnarie to evaluate the quality of PBL problems for use in Brazil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Introdução: Os grupos tutoriais contribuem para aprendizagem ativa, na Aprendizagem Baseada em Problemas, estimulando o estudante a desenvolver raciocínio crítico-reflexivo e autonomia, direcionando-o à construção de competências necessárias a futura profissão. Para que tal construção teórica seja efetiva, os problemas, norteadores dos grupos tutoriais, devem ser avaliados adequadamente a fim de garantir sua qualidade. Deste modo o presente estudo objetiva-se em adaptar o Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems para o português brasileiro. Método: Estudo metodológico de adaptação transcultural. Foram seguidas as etapas: equivalência conceitual dos itens, tradução, síntese das traduções, retradução, resíntese, avaliação pelo comitê de especialista de revisão e pré-teste. O comitê foi composto por uma amostra de 7 especialistas e o pré-teste por 111 estudantes de graduação em Enfermagem. Os dados foram analisados pelo software SPSS®, verificando-se medidas de dispersão e tendência central. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach. Resultados: Foram realizadas traduções, síntese, retraduções e resíntese buscando adequar culturalmente o instrumento e preservando o conteúdo da versão original. O comitê de juízes propôs substituições por sinônimos de palavras mais usuais no ensino superior, assim como ajustes para favorecer a concordância verbal e coerência. No pré-teste as questões foram analisadas quanto a sua clareza, todas tiveram média maior que 3. O alfa de Cronbrach variou entre 0,73 a 0,89. Conclusão: O processo de adaptação transcultural seguiu todas as etapas sistematicamente baseada na literatura. Sendo assim, o Questionnarie to evaluation the quality of PBL problems encontra-se adaptado para uso no Brasil.<hr/>RESUMEN Introducción: Los grupos tutoriales contribuyen al aprendizaje activo, en Aprendizaje Basado en Problemas, estimulando al alumno a desarrollar el razonamiento crítico-reflexivo y la autonomía, dirigiéndolo a la construcción de habilidades necesarias para la futura profesión. Para que dicha construcción teórica sea efectiva, los problemas que orientan a los grupos tutoriales deben ser evaluados adecuadamente para garantizar su calidad. El presente estudio tiene como objetivo adaptar el Cuestionario para evaluar la calidad de los problemas de ABP para el portugués brasileño. Método: Estudio metodológico de adaptación transcultural. Se siguieron los pasos: equivalencia conceptual de ítems, traducción, síntesis de traducciones, retrotraducción, resíntesis, evaluación por el comité de revisión de expertos y pre-test. El comité estuvo compuesto por 7 especialistas y el pre-test por 111 estudiantes de pregrado en Enfermería. Los datos fueron analizados mediante el software SPSS®, verificando medidas de dispersión y tendencia central. La confiabilidad se verificó mediante el alfa de Cronbach. Resultados: Se realizaron traducciones, síntesis, retrotraducciones y resíntesis con el fin de adecuar culturalmente el instrumento y preservar el contenido de la versión original. El comité de jueces propuso sustituciones por sinónimos de palabras más comunes en la educación superior, así como ajustes para favorecer la concordancia verbal y la coherencia. En la prueba previa, las preguntas se analizaron cuando estaban claras, todas tenían una media superior a 3. El alfa de Cronbrach osciló entre 0,73 y 0,89. Conclusión: El Cuestionario para evaluar la calidad de los problemas de ABP está adaptado para su uso en Brasil.<hr/>ABSTRACT Introduction: The tutorial groups contribute to active learning, in Problem-Based Learning, stimulating the student to develop critical-reflective reasoning and autonomy, directing him to the construction of skills necessary for the future profession. For such a theoretical construction to be effective, the problems that guide the tutorial groups must be properly evaluated in order to guarantee their quality. Thus, the present study aims to adapt the Questionnaire to evaluation the quality of PBL problems for Brazilian Portuguese. Method: Methodological study of cross-cultural adaptation. The steps were followed: conceptual equivalence of items, translation, synthesis of translations, back-translation, resynthesis, evaluation by the expert review and pre-test committee. The committee was composed of a sample of 7 specialists and the pre-test by 111 undergraduate students in Nursing. The data were analyzed using the SPSS® software, verifying measures of dispersion and central tendency. Reliability was verified using Cronbach's alpha. Results: Translations, synthesis, back-translations and resynthesis were carried out in order to culturally adapt the instrument and preserve the content of the original version. The committee of judges proposed substitutions for synonyms of more common words in higher education, as well as adjustments to favor verbal agreement and coherence. In the pre-test, the questions were analyzed when they were clear, all had a mean higher than 3. Cronbrach's alpha ranged from 0.73 to 0.89. Conclusion: The process of cross-cultural adaptation followed all stages systematically based on the literature. Therefore, the Questionnaire to evaluation the quality of PBL problems is adapted for use in Brazil. <![CDATA[BNC-Formação and Teacher Education in Licentiate Courses in Brazilian Universities: Intellectual Teacher Education in Dispute]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho tem por objeto a pedagogia para a formação de professores no âmbito da Resolução No 2, de 20 de dezembro de 2019, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Para tanto, objetiva apresentar uma análise do possível impacto das novas diretrizes curriculares para a formação de professores nos cursos de Licenciatura na universidade brasileira. Metodologicamente, o trabalho apresenta-se como exercício analítico- crítico, estruturado a partir do materialismo histórico-dialético e com aporte teórico nas concepções de Gramsci (1968, 2002). A pesquisa indica o desenho de uma lógica homogeneizante para a política de formação de professores da BNC-Formação, produzida a partir da intelectualidade orgânica do capital e focada em uma pedagogia de resultados, com explícita intencionalidade de reduzir os espaços para pensar a formação para a docência em uma perspectiva de promoção cultural, da expressão e da organização da práxis social da atividade humana das classes subalternas e de uma pedagogia capaz de promover uma articulação indissociável entre as dimensões técnica, científico-pedagógica e sociopolítica da formação de professores.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objeto la pedagogía para la formación de docentes en el ámbito de la Resolución No 2, del 20 de diciembre del 2019, la Base Nacional Común para la Formación Inicial de Docentes de Educación Básica (BNC-Formação). Para ello, el objetivo es presentar un análisis del posible impacto de las nuevas directrices curriculares para la formación de profesores en los cursos de licenciatura en la universidad brasileña. Metodológicamente, el trabajo se presenta como ejercicio analítico-crítico, estructurado a partir del materialismo histórico-dialéctico y con aporte teórico en las concepciones de Gramsci (1968, 2002). La investigación indica el diseño de una lógica homogeneizadora para la política de formación de profesores del BNC-Formação, producida a partir de la intelectualidad orgánica del capital y enfocada en una pedagogía de resultados, con la intención explícita de reducir los espacios para pensar la formación para la docencia en una perspectiva de promoción cultural, de la expresión y de la organización de la praxis social de la actividad humana de las clases subalternas y de una pedagogía capaz de promover una articulación indissociable entre las dimensiones técnica, científico-pedagógica y sociopolítica de la formación docente.<hr/>ABSTRACT This work aims to investigate the pedagogy for teacher education within the scope of Resolution no. 2, of December 20, 2019, the National Common Base for the Initial Education of Teachers for Basic Education (known in Brazil as BNC-Formação). To this end, it presents an analysis of the possible impact of the new curricular guidelines for teacher education on the undergraduate teaching courses in Brazilian universities. The methodology employed is an analytical-critical exercise, structured from the historical-dialectical materialism and with theoretical contribution of Gramsci’s (1968, 2002) conceptions. The research indicates the design of a homogenizing logic for the education policy of the BNC-Formação, produced from the organic intellectuality of capital and focused on a pedagogy of results. It reveals an explicit attempt to reduce the spaces of thought about education for teaching in a perspective of cultural promotion and of expression and organization of the human activity social praxis in subaltern classes. It also hampers the development of a pedagogy capable of promoting an inseparable articulation between the technical, pedagogical-scientific and socio-political dimensions of teacher education. <![CDATA[Formation in Pedagogy in Latin America: apointments about Argentina, Brazil, Colombia and Mexico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100118&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho relata uma pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a condição disciplinar e a formação em Pedagogia na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no México, a partir do exame do processo de institucionalização de estudos pedagógicos em nível superior e das configurações formativas de cursos de Pedagogia (Colômbia, Brasil e México) e Ciências da Educação (Argentina). Tratam-se de cursos com finalidades curriculares equiparáveis por objetivarem a formação de profissionais da educação no marco mais amplo de trabalho pedagógico, sem centrarem-se exclusivamente no magistério. Os dados referentes às configurações formativas consistiram nos planos de estudos de sete cursos de 2 universidades mexicanas, 2 universidades colombianas e 3 universidades argentinas. Em se tratando do contexto brasileiro, problematizou-se o curso de Pedagogia diante das contradições das suas atuais diretrizes curriculares nacionais, homologadas em 2006. Com base nesse panorama de dados, foi possível estabelecer a crítica comparativa- reflexiva de que há um esforço acadêmico mais evidente para situar a Pedagogia como campo disciplinar na Argentina, na Colômbia e no México, especialmente como base para justificar a existência de cursos dirigidos à formação de profissionais da educação para além do magistério, inclusive com componentes curriculares específicos que englobam as bases identitárias da Pedagogia. O contexto brasileiro, por sua vez, é marcado pelo obscurecimento da discussão epistemológica que situa a Pedagogia na esfera da ciência.<hr/>RESUMEN Este trabajo relata una investigación cuyo objetivo fue analizar la condición disciplinar y la formación en Pedagogía en Argentina, Brasil, Colombia y México, a partir del examen del proceso de institucionalización de los estudios pedagógicos de nivel superior y las configuraciones formativas de carreras de Pedagogía (Colombia, Brasil y México) y Ciencias de la Educación (Argentina). Son cursos con propósitos curriculares similares, ya que pretenden formar profesionales de la educación en el contexto más amplio del trabajo pedagógico, sin centrarse exclusivamente en la práctica de la enseñanza en la escuela. Los datos sobre escenarios de formación consistieron en planes de estudio de siete carreras en 2 universidades mexicanas, 2 universidades colombianas y 3 universidades argentinas. En cuanto al contexto brasileño, la carrera de Pedagogía fue problematizada frente a las contradicciones de sus directrices curriculares nacionales vigentes, aprobadas en 2006. A partir de este panorama de datos, fue posible establecer la crítica reflexiva-comparativa de que existe un evidente esfuerzo por situar a la Pedagogía como campo disciplinar en Argentina, Colombia y México, especialmente como base para justificar la existencia de carreras dirigidas a formar profesionales de la educación más allá de la docencia, incluyendo componentes curriculares específicos que engloban las bases identitarias de la Pedagogía. El contexto brasileño, a su vez, está marcado por el oscurecimiento de la discusión epistemológica que sitúa a la Pedagogía en el ámbito de la ciencia.<hr/>ABSTRACT This paper reports a research whose objective was to analyze the disciplinary condition and the formation in Pedagogy in Argentina, Brazil, Colombia and Mexico, from the examination of the process of institutionalization of pedagogical studies at higher education and the formative configurations of underdegree courses of Pedagogy (Colombia, Brazil and Mexico) and Education Sciences (Argentina). These are underdegree courses with similar curricular purposes because aim a educators training in the broader context of pedagogical work, without focusing exclusively on teaching. Data regarding training settings consisted of study plans for seven courses from 2 Mexican universities, 2 Colombian universities and 3 Argentine universities. In terms of the Brazilian context, the Pedagogy course was problematized in view of the contradictions of its current national curricular guidelines, approved in 2006. Based on this data panorama, it was possible to establish the comparative-reflective criticism that there is a more academic effort evident to situate Pedagogy as a disciplinary field in Argentina, Colombia and Mexico, especially as a basis to justify the existence of courses aimed at training education professionals beyond teaching, including specific curricular components that encompass the identity bases of Pedagogy. The Brazilian context, in turn, is marked by the obscuring of the epistemological discussion that places Pedagogy in the sphere of science. <![CDATA[Medical Students’ Knowledge About Narrative Based Medicine: Where we are and Where we Are Going?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O ensino médico é basicamente fundamentado em uma medicina baseada em evidências, na qual os pacientes são dados, submetidos a protocolos. A medicina narrativa favorece a história dos pacientes, suas falas e o contexto onde estão inseridos. Com sua implantação relativamente recente, impõe-se saber o conhecimento do estudante de medicina sobre o assunto. Assim, tivemos o objetivo de identificar o conhecimento do estudante de medicina sobre medicina narrativa, em uma faculdade privada de Salvador, através de um estudo transversal, analítico, com abordagem qualitativa através da análise de conteúdo. Incluídos estudantes de medicina do terceiro ao sexto semestre, em duas etapas: primeira com um formulário online constando uma pergunta: “você sabe o que é Medicina Narrativa?”, com opção binária de “sim” e “não”. A segunda, foi um grupo focal com parte desses estudantes. Houve 134 participantes na 1ª etapa, onde 123 responderam “não” e 11 responderam “sim”. No grupo focal, surgiram 03 categorias. 1.“Linguagem” como a impossibilidade de desvinculá-la da narrativa do paciente. 2. “Empatia” com a necessidade de estabelecer um vínculo com o paciente que possibilitasse a anamnese de uma forma natural. 3. “Receita de Bolo /Narrativa” há a expressão do enrijecimento proposto pelas faculdades de medicina em uma entrevista médica e das tentativas dos estudantes de remodelá-la para encontrar maior naturalidade na relação médico-paciente, fomentando a importância da Medicina Narrativa. Os resultados desse estudo mostram que os estudantes de medicina dessa faculdade privada têm conhecimento intuitivo sobre medicina narrativa, pois está entremeado aos princípios do programa de ensino institucional.<hr/>RESUMEN La enseñanza médica se fundamenta en una medicina basada en la evidencia, donde los pacientes son datos, sometidos a protocolos. La medicina narrativa privilegia la historia del paciente, su discurso y el contexto en que se inserta su historia. Con su implementación reciente, es necesario identificar los conocimientos de los estudiantes de medicina sobre el tema. Este es un estudio transversal, analítico, que utiliza el método cualitativo y el diseño de análisis de contenido. Los estudiantes de medicina del tercer al sexto semestre incluyeron dos etapas: la primera, un formulario en línea con una pregunta: "¿sabes qué es Medicina Narrativa?" y una opción binaria de "sí" o "no". La segunda, un grupo focal con parte de estos estudiantes. Hubo 134 participantes en la 1ª etapa, donde 123 respondieron “no” y 11 respondieron “sí”. En el grupo focal, surgieron tres categorías. 1. “Lenguaje” con la imposibilidad de desvincularlo de la narrativa del paciente. 2. “Empatía” con la necesidad de establecer vínculo con el paciente que permita la anamnesis de forma natural. 3. “Receta de Torta / Narrativa” es la expresión de la rigidez propuesta por las facultades de medicina en una anamnesis y de los intentos de los estudiantes de remodelarla para encontrar naturalidad en la relación médico-paciente, fomentando la importancia de la Medicina Narrativa. Los resultados de este estudio muestran que los estudiantes de medicina de esta facultad privada tienen un conocimiento intuitivo sobre la medicina narrativa, ya que se entrelaza con los principios del programa de enseñanza institucional.<hr/>ABSTRACT The medical teaching is basically grounded in a medicine based on evidence, in which the patients are data, submitted to protocols. The narrative based medicine favors the patient’s history, their speech and the context in which their history is inserted. With its relatively recent implementation, it is necessary to know the knowledge of medical students on the subject. This is a cross-sectional study, analytical, that uses the qualitative method and content analysis design. Medical students from the third to the sixth semester included, in two stages: first with an online formulary with a question: "do you know what it is Narrative Based Medicine?", with a binary option of "yes" and "no". The second was a focus group with part of these students. There were 134 participants in the 1st stage, where 123 answered “no” and 11 answered “yes”. In the focus group, three categories emerged. 1. “Language” as the impossibility of detaching it from the patient's narrative. 2. “Empathy” with the need to establish a bond with the patient that would allow anamnesis in a natural way. 3. “Cake’s Recipe / Narrative” is the expression of the stiffness proposed by medical schools in a medical interview and of the students' attempts to remodel it to find greater naturalness in the doctor-patient relationship, fostering the importance of Narrative Medicine. The results of this study show that medical students at this private college have intuitive knowledge about narrative medicine, as it is interwoven with the principles of the institutional teaching program. <![CDATA[The Mercantilization Process of Higher Education in Brazil and the Denial of Human Formation: A Critical Analysis from István Mészáros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100120&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A mercantilização da Educação superior constitui-se na apropriação deste nível de ensino como uma mercadoria manipulada em função do seu valor de troca para a extração de mais valia e consequente acúmulo de capital. Desse modo, é possível concebê-la como um desdobramento de fatores que se originam na interface da ordem produtiva vigente. Esse fenômeno expressa uma concepção reducionista e precária de educação, que distorce e compromete a função social que o complexo educacional desempenha na formação humana. À luz do Materialismo Histórico-Dialético, esta pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, a partir de livros, artigos e documentos oficiais. Os resultados mostram que o processo de mercantilização da Educação superior no Brasil está historicamente vinculado à expansão desse nível de ensino, a partir das reformas do Estado brasileiro no campo educacional, mostrando sua posição subalterna em relação às demandas impostas pelo capital; e que o papel dos grupos empresariais do setor educacional e as políticas educacionais de financiamento e concessão de bolsas de estudo, com o objetivo de ampliar o acesso a esse nível de ensino, são dois importantes fatores que atestam a mercantilização da Educação superior atualmente. Diante disso, é urgente construir estratégias que visem a superação desse modelo de educação, de forma que o combate à educação mercantilizada pressuponha a superação do capital e de todas as demais instâncias a que ele subordina, em especial as determinações legais, as convenções políticas e o Estado burguês.deu após de 2006, o que caracteriza lacunas para estudos futuros.<hr/>RESUMEN La mercantilización de la Educación superior constituye la apropiación de este nível educativo como una mercancía manipulada según su valor de cambio para la extraccíon de valor agregado y consecuente acumulacíon de capital. Así, es posible concebirlo como un despliegue de factores que se originan en la interfaz del actual orden productivo. Este fenómeno expresa una concepción reduccionista y precaria de la educación, que distorsiona y compromete la función social que juega el complejo educativo en la formación humana. A la luz del Materialismo Dialéctico Histórico, esta investigación tiene un carácter bibliográfico y documental, provenientes de libros, artículos y documentos oficiales. Los resultados muestran que el proceso de mercantilización de la Educación superior en Brasil está históricamente ligado a la expansión de este nivel educativo, a partir de las reformas del Estado brasileño en el campo educativo, mostrando su posición subordinada en relación a las demandas impuestas por el capital.; y que el papel de los grupos empresariales en el sector educativo y las políticas educativas para el financiamiento y otorgamiento de becas, con el objetivo de ampliar el acceso a este nivel educativo, son dos factores importantes que dan fe de la mercantilización de la Educación superior em la actualidad. Por tanto, es urgente construir estrategias que apunten a superar este modelo de educación, para que la lucha contra la educación comercializada suponga la superación del capital y todas las demás instancias a las que se subordina, especialmente las determinaciones legales, convenciones políticas. el Estado burgués.<hr/>ABSTRACT The mercantilization of Higher education is the appropriation of this level of education as a commodity manipulated according to its exchange value for the extraction of added value and consequent accumulation of capital. In this way, it is possible to conceive of it as na unfolding of factors that originate at the interface of the current productive order. This phenomenon expresses a reductionist and precarious conception of education, which distorts and compromises the social function that the educational complex plays in human formation. In the light of Historical Dialectical Materialism, this research has a bibliographic and documentary character, using books, articles and official documents. The results demonstrate that the process of commercialization of Higher education in Brazil is historically linked to the expansion of this level of education, based on the reforms of the Brazilian State in the educational field, showing its subordinate position in relation to the demands imposed by capital; and that the role of business groups in the education sector and the educational policies for financing and granting scholarships, aiming to increase access to this level of education, are two important factors that attest to the commercialization of Higher education currently. In view of this, it is urgent to build strategies that aim to overcome this model of education, so that the fight against commodified education presupposes the overcoming of capital and all other instances that it subordinates, especially legal determinations, political conventions and the bourgeois state. <![CDATA[The sociocultural profile of undergraduate students in education in the Universidade Federal Rural do Semi-Árido field - which subjects in the semi-arid do we speak of?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O texto em tela objetiva apresentar uma análise acerca do perfil sociocultural dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). Com base em um levantamento documental, toma para análise informações de 257 discentes da referida graduação. A análise se encontra sistematizada em cinco eixos temáticos, a saber: a) número de discentes homens e mulheres; b) faixa etária dos estudantes; c) pertença étnico-racial; d) faixa de renda familiar; e) naturalidade dos estudantes. Como conclusão, sobrelevamos que a maior parte do alunado é constituída por mulheres, possui faixa etária entre 17 e 25 anos, se autodeclara parda ou preta, tem como renda familiar até dois salários mínimos e possui naturalidade referente a municípios circunscritos na Mesorregião do Oeste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte. Esses aspectos, entre outros, apontam para a feminização na formação de professores da Educação do Campo e para a inclusão de grupos sociais do semiárido potiguar na Educação Superior, os quais foram marginalizados na formação da sociedade brasileira.<hr/>RESUMEN Este texto presenta un análisis del perfil sociocultural de los estudiantes del Grado Interdisciplinario en Educación de Campo de la Universidad Federal Rural del Semiárido (LEDOC/UFERSA). Basado en una encuesta documental, se necesita información de análisis de 257 estudiantes del citado programa de pregrado. El análisis se sistematiza en cinco "ejes temáticos", es decir: a) número de estudiantes masculinos y femeninos; b) grupo de edad de aprendices; c) pertenencia étnico-racial; d) rango de ingresos familiares; e) naturalidad de los estudiantes. En conclusión, en general, nosotros que la mayoría de los estudiantes son mujeres, tenemos un grupo de edad entre 17 y 25 años, se declaran marrones o pretos, tienen como ingresos familiares hasta dos salarios mínimos y tienen naturalidad refiriéndose a ciudades circunscritas en la Mesoregión del Potiguar Occidental del Estado de Río Grande do Norte. Estos aspectos, entre otros, apuntan a la feminización en la educación de los profesores de La Educación de Campo y a la inclusión de grupos sociales del semiárido potiguar en la Educación Superior, que fueron marginados en la formación de la sociedad brasileña.<hr/>ABSTRACT This text, presents an analysis about the sociocultural profile of students of the Interdisciplinary Degree in Field Education of the Rural Federal University of the Semi-Arid (LEDOC/UFERSA). Based on a documentary survey, it takes information from 257 students of that graduation for analysis. The analysis is systematized in five "thematic axes", namely: a) number of male and female students; b) age group of the trainees; c) ethnic-racial belonging; d) family income range; e) the naturalness of the students. In conclusion, we assume that most of the students are women, are between 17 and 25 years old, self-declared brown or black, have as family income up to two minimum wages and have naturalness referring to cities circumscribed in the Mesoregion of Western Potiguar of the State of Rio Grande do Norte. These aspects point, among others, to the feminization in the training of teachers of The Field Education and to the inclusion of social groups of the semi-arid potiguar in Higher Education, which were marginalized in the formation of Brazilian society. <![CDATA[Quality Indicators in Pediatric Teaching in Times of Pandemic: A Narrative Review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100123&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pandemia de COVID-19 trouxe diversos desafios para a educação. Entre eles, está a adaptação de um curso eminentemente prático, como a medicina, para o modelo virtual. Dessa maneira, novas estratégias e ferramentas devem ser pensadas para assegurar a qualidade de ensino. Portanto aqui serão discutidos alguns indicadores de qualidade no ensino remoto de disciplinas médicas clínicas, com destaque especial para a disciplina de pediatria. Foram buscados artigos no PubMed, no Google Scholar, na Revista Brasileira de Educação Médica, no Portal de Revistas da USP e na Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), e, por meio de 7 critérios de inclusão e de exclusão, selecionados 16 trabalhos. A partir dos artigos selecionados, foram destacados e discutidos 8 indicadores de qualidade no ensino: ‘’interação’’, ‘’avaliação distribuída ao longo da disciplina’’, ‘’aquisição de habilidades motoras’’, ‘’combinação entre teoria e prática’’, ‘’internacionalização’’, ‘’territorialidade’’, ‘’aquisição de habilidades de comunicação’’ e ‘’acessibilidade’’. Devido ao caráter prático das disciplinas médicas, principalmente aquelas do ciclo clínico, como pediatria, poucos são os artigos que abordam, de forma mais específica, o tema em questão. Dessa forma, muitos trabalhos não se adaptam perfeitamente ao ensino de pediatria no contexto remoto emergencial. Assim, fazem-se necessárias maiores investigações acerca dessa questão. Entretanto, foi possível sintetizar os principais indicadores de qualidade que poderão servir de base para futuros estudos no tocante à melhoria da qualidade do Ensino em pediatria.<hr/>RESUMEN La pandemia de COVID-19 trajo varios desafíos a la educación. Entre ellos se encuentra la adaptación de un curso eminentemente práctico, como es el de Medicina, al modelo virtual. De esta forma, se deben idear nuevas estrategias y herramientas que aseguren la calidad de la enseñanza, y por ello, aquí se discutirán algunos indicadores de calidad en la enseñanza a distancia de las disciplinas médico-clínicas, con especial énfasis en la disciplina de la pediatría. Se realizaron búsquedas de artículos en PubMed, Google Scholar, Revista Brasileña de Educación Médica, Portal de Revistas de la USP y Revista de Evaluación de la Educación Superior (Campinas) y, a través de 7 criterios de inclusión y exclusión, 16 obras seleccionadas. De los artículos seleccionados, se destacaron y discutieron 8 indicadores de calidad de la enseñanza: ''interacción'', ''evaluación distribuida sobre la disciplina'', ''adquisición de habilidades motoras'', ''combinación entre teoría y práctica '', ''internacionalización'', ''territorialidad'', ''adquisición de habilidades comunicativas'' y ''accesibilidad''. Debido al carácter práctico de las disciplinas médicas, especialmente las del ciclo clínico, como la pediatría, existen pocos artículos que aborden, de manera más específica, el tema en cuestión. Así, muchos estudios no se adaptan perfectamente a la enseñanza de la pediatría en el contexto de emergencias remotas y, por tanto, es necesaria una mayor investigación sobre este tema. Sin embargo, fue posible sintetizar los principales indicadores de calidad que podrían servir de base para futuros estudios en cuanto a mejorar la calidad de la docencia en pediatría.<hr/>ABSTRACT COVID-19 pandemic brought many challenges to education, and amongst them is the adaptation of a majorly practical graduation, the medical education, to a virtual configuration. Therefore, new strategies and tools must be thought to assure that quality will be maintained, and so here will be discussed a few quality indicators of teaching and learning in virtual medical education, with an emphasis on pediatrics. PubMed, Google Scholar, Brazilian Journal of Medical Education, Journal Portal of USP and Journal of Higher Education Assessment (Campinas) were searched, and there were used 7 inclusion/exclusion criterion to select 16 articles. Based on the selected articles, 8 quality indicators are highlighted and discussed below: ‘’interaction’’, ‘’assessment distributed throughout the course’’, ‘’motor skills acquisition’’, ‘’combination of theory and practice’’, ‘’internationalization’’, ‘’territoriality’’, ‘’communication skills acquisition’’ and ‘’accessibility’’. Due to the practical character of medicine teaching, there are not many articles that address specifically this issue. Hence, most of the articles presented here do not fit entirely to the virtual teaching of pediatrics, thus further research is needed on this matter. However, it was possible to synthesize the main quality indicators that could serve as a basis for future studies with regard to improving the quality of teaching in pediatrics. <![CDATA[The Experience of Students of the University for All Program (PROUNI) in Scientific Production in Theses and Dissertations - 2007-2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Desde a implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI), pela Lei nº 11.096/2005, tem-se beneficiado inúmeros estudantes brasileiros no acesso à educação superior privada. Considerando o período de 2007, quando se iniciam as publicações até 2017, surgiu o interesse em analisar as produções científicas sobre a experiência dos estudantes do Prouni. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão sistemática, em dissertações de mestrado e teses de doutorado, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi utilizado o protocolo para a revisão sistemática proposto por Schiavon (2015, p. 54-72), nas suas seguintes fases: 1- Validação sobre a existência da revisão sobre o tema; 2- Elaboração do protocolo de revisão; 3- Aplicação do protocolo de revisão; 4- Análise dos estudos coletados. Foram encontradas 31 publicações neste estudo e, destas, 9 eram teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado. O estudo evidenciou diversas percepções sobre o Prouni, mas o que se sobressai é que ele é visto pela maioria como um programa que não democratiza a educação superior brasileira, pois embora essa política possibilite o acesso à educação superior, não se preocupa com a permanência desses estudantes e nem garante a universalidade do direito à educação superior a todos os jovens brasileiros. Pode-se concluir, ainda, que esses estudantes pertencem a uma classe social trabalhadora e que enfrentam diversas dificuldades para permanecer no ambiente universitário, dificuldades essas que vão muito além do âmbito econômico e têm implicações nas subjetividades dos estudantes.<hr/>RESUMEN Desde la implementación del Programa Universidad para Todos (PROUNI), por la Ley 11.096/2005, innumerables estudiantes brasileños se han beneficiado del acceso a la educación superior privada. Teniendo en cuenta el período de 2007, cuando las publicaciones comenzaron hasta 2017, hubo interés en analizar producciones científicas sobre la experiencia de los estudiantes de Prouni. Con este fin, se realizó un estudio de revisión sistemática, en disertaciones magistrales y tesis doctorales, en la base de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Se utilizó el protocolo para la revisión sistemática propuesta por Schiavon (2015, p. 54-72), en sus siguientes fases: 1- Validación de la existencia de la revisión sobre el tema; 2- Elaboración del protocolo de revisión; 3- Aplicación del protocolo de revisión; 4- Análisis de los estudios recogidos. Se encontraron 31 publicaciones en este estudio y, de ellas, 9 fueron tesis y 22 disertaciones. El estudio mostró varias percepciones sobre PROUNI, pero lo que destaca es que la mayoría lo ve como un programa que no democratiza la educación superior brasileña, porque aunque esta política permite el acceso a la educación superior, no le preocupa la permanencia de estos y no garantiza la universalidad del derecho a la educación superior para todos los jóvenes brasileños. También se puede concluir que estos estudiantes pertenecen a una clase social trabajadora y que enfrentan varias dificultades para permanecer en el entorno universitario, dificultades que van mucho más allá del alcance económico y tienen implicaciones para las subjetividades de los estudiantes.<hr/>ABSTRACT Since the implementation of the University for All Program (PROUNI), by Law 11.096/2005, countless Brazilian students have benefited from access to private higher education. Considering the period of 2007, when publications started until 2017, there was an interest in analyzing scientific productions about the Prouni students' experience. To this end, a systematic review study was carried out, in master dissertations and doctoral theses, in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The protocol for the systematic review proposed by Schiavon (2015, p. 54-72) was used, in its following phases: 1- Validation on the existence of the review on the topic; 2- Elaboration of the review protocol; 3- Application of the review protocol; 4- Analysis of the collected studies. 31 publications were found in this study and, of these, 9 were doctoral theses and 22 master's dissertations. The study showed several perceptions about Prouni, but what stands out is that it is seen by the majority as a program that does not democratize Brazilian higher education, because although this policy allows access to higher education, it is not concerned with the permanence of these nor guarantee the universality of the right to higher education for all young Brazilians. It can also be concluded that these students belong to a working social class and that they face several difficulties to remain in the university environment, difficulties that go far beyond the economic scope and have implications for the students' subjectivities. <![CDATA[Meaningful learning: teachers’ conceptions and practices in Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções e práticas dos professores sobre a aprendizagem significativa no ensino superior e sua mobilização para este propósito. Buscou-se também, identificar as conceções e práticas dos professores sobre aprendizagem significativa; verificar as estratégias utilizadas pelos docentes para mobilizar a aprendizagem significativa; e diagnosticar as dificuldades e deliberações dos docentes nesse processo. A investigação consistiu em uma abordagem qualitativa, tendo, como procedimentos metodológicos, estudo bibliográfico e realização de entrevistas semiestruturadas com professores da educação superior. O contexto do estudo foi um Centro Universitário situado no Sertão Central do Ceará, com professores do curso de psicologia. O método de análise foi análise de contéudo que se desenvolveu por meio da percepção docente acerca do uso das metodologias ativas na educação superior, bem como apontando as dificuldades e desafios ao trabalhar estratégias que valorizam e estimulam a relação entre teoria e prática. Os resultados da investigação indicaram que as concepções e práticas dos docentes sobre a aprendizagem significativa, refere-se ao conceito atribuída por Ausubel (1982) em relação à compreensão sobre a aprendizagem significativa, em que reconhecem a importância da interação dos conhecimentos prévios com os conhecimentos reelaborados no cotidiano da sala de aula. O aprendizado é considerado significativo quando expressa uma prática refletida, capaz de modificar a percepção do estudante em relação aos saberes sistematizados e reconstruídos.<hr/>RESUMEN Este trabajo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo analizar las concepciones y prácticas de profesores acerca del aprendizaje significativo en la Enseñanza Superior y su movilización hacia esa finalidad. También se ha buscado identificar las concepciones y prácticas de los profesores acerca del aprendizaje significativo; verificar las estrategias utilizadas por los docentes para movilizar el aprendizaje significativo; y diagnosticar las dificultades y deliberaciones de los docentes en ese proceso. La investigación consistió en un abordaje cualitativo, teniendo, como procedimientos metodológicos, el estudio bibliográfico y la realización de entrevistas semiestructuradas con profesores de la educación superior. El contexto del estudio ha sido un Centro Universitario ubicado en la zona rural central de Ceará, con profesores del curso de psicología. El método de análisis fue el análisis de contenido que se desarrolló por medio de la percepción docente acerca del uso de las metodologías activas en la educación superior, así como apuntando las dificultades y el desafío de trabajar con estrategias que valoran y estimulan la relación entre teoría y práctica. Los resultados de la investigación apuntan que las concepciones y prácticas de los docentes acerca del aprendizaje significativo se refiere al concepto atribuido por Ausubel (1982), en relación con la comprensión sobre el aprendizaje significativo, en lo que se reconoce la importancia de la interacción de los conocimientos previos con los conocimientos que son reelaborados en el cotidiano del aula de clase. El aprendizaje es considerado significativo cuando expresa una práctica reflejada, capaz de cambiar la percepción del estudiante en relación con los saberes sistematizados y reconstruidos.<hr/>ABSTRACT This paper is the result of a research that aimed to analyze the conceptions and practices of teachers about significant learning in higher education and their mobilization for this purpose. It also sought to identify teachers' conceptions and practices on significant learning; to verify the strategies used by teachers to mobilize significant learning; and to diagnose teachers' difficulties and deliberations in this process. The research consisted of a qualitative approach, with, as methodological procedures, bibliographic study and semi-structured interviews with higher education teachers. The context of the study was a University Center located in the Central Sertão of Ceará, with professors of the psychology course. The analysis method used was content analysis and was developed through the teachers' perception about the use of active methodologies in higher education, as well as pointing out the difficulties and challenges when working on strategies that value and stimulate the relationship between theory and practice. The research results indicated that the teachers' conceptions ans practices on significant learning refers to the concept attributed by Ausubel (1982) regarding the understanding of significant learning, in which they recognize the importance of the interaction of prior knowledge with the knowledge re-elaborated in the daily life of the classroom. The learning is considered significant when it expresses a reflected practice, capable of modifying the student's perception in relation to the systematized and reconstructed knowledge. <![CDATA[About the (Ph.D.) (Philosophiae Doctor): The ‘Viva Voce’ and Variants of the Academic Doctorate in a National and International Context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100128&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O termo “Ph.D.” (Philosophiae Doctor) se consubanstancia por um significado e sentido histórico-evolutivo, na medida em que, examinanos alguns emblemáticos aspectos sobre a História das Universidades. Nesses termos, uma compreensão do seu viés não estático pode ser adquirido, por exemplo, quando consideramos determinados rituais sociais incorporados, ao longo de séculos, pela universidade. Dessa forma, no presente trabalho, se discute uma noção ou tradição secular incorporada pelas universidades medievais denominado “Viva Voce” (soutenance de these) que, de forma prosaica, envolvia um exame oral de avaliação dos candidatos (ou professores universitários) no momento de apresentação de uma “ dissertation” ou “thesis”. Dessa forma, ao decurso de uma apreciação do seu processo evolutivo da noção de “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), se observa uma passagem de ênfase no ensino e que, durante os séculos XIX e XX, ocorreu uma maior ênfase para a pesquisa, de acordo com um paradigma moderno de universidade. Ademais, é possível identificar, mais recentemente, uma discussão em torno da noção de doutorado profissional, que se constitui como uma nova variante do doutorado acadêmico. Por fim, diante de um cenário recente da experiência de doutorados profissionais na área de ENSINO - 46 no Brasil, o trabalho assinala uma discussão atual e necessária sobre o papel do “Viva Voce” que não pode figurar como um ritual indefectível tanto para doutorados acadêmicos, bem como para o caso dos doutorados profissionais em recente evolução.<hr/>RESUMEN El término “Ph.D.” (Philosophiae Doctor) se fundamenta en un significado y sentido histórico-evolutivo, en la medida en que examina algunos aspectos emblemáticos de la Historia de las Universidades. En estos términos, se puede adquirir una comprensión de su sesgo no estático, por ejemplo, cuando consideramos ciertos rituales sociales incorporados, a lo largo de los siglos, por la universidad. Así, en el presente trabajo se discute una noción o tradición secular incorporada por las universidades medievales denominada “Viva Voce” (soutenance de estos), que, de manera prosaica, suponía una evaluación oral de los candidatos (o profesores universitarios) de la época. de presentación de una “disertación” o “tesis”. Así, en el curso de una apreciación de su proceso evolutivo de la noción de “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), hubo un cambio en el énfasis en la enseñanza y que, durante los siglos XIX y XX, hubo un mayor énfasis en la investigación, de acuerdo con un paradigma universitario moderno. Además, es posible identificar, más recientemente, una discusión en torno a la noción de doctorado profesional, que constituye una nueva variante del doctorado académico. Finalmente, dado un escenario reciente de la experiencia de doctorados profesionales en el área de EDUCACIÓN - 46 en Brasil, el trabajo marca una discusión actual y necesaria sobre el papel de "Viva Voce" que no puede aparecer como un ritual indefectible tanto para académicos doctorados, así como para el caso de doctorados profesionales en evolución reciente.<hr/>ABSTRACT The term “Ph.D.” (Philosophiae Doctor) is substantiated by a historical-evolutionary meaning and sense, insofar as it examines some emblematic aspects of the History of Universities. In these terms, an understanding of its non-static bias can be acquired, for example, when we consider certain social rituals incorporated, over centuries, by the university. Thus, in the present work, a secular notion or tradition incorporated by medieval universities called "Viva voce" (soutenance de these) is discussed, which, in a prosaic way, involved an oral assessment of candidates (or university professors) at the time of presentation of a “dissertation” or “thesis”. Thus, in the course of an appreciation of his evolutionary process of the notion of “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), there was a shift in emphasis on teaching and that, during the 19th and 20th centuries, there was a greater emphasis on research, according to a modern university paradigm. Furthermore, it is possible to identify, more recently, a discussion around the notion of a professional doctorate, which constitutes a new variant of the academic doctorate. Finally, given a recent scenario of the experience of professional doctorates in the area of EDUCATION - 46 in Brazil, the work marks a current and necessary discussion about the role of "Viva voce" that cannot appear as an indefectible ritual for both academic doctorates, as well as for the case of professional doctorates in recent evolution. <![CDATA[The implementation of the Competency Management model in Brazilian Federal Universities: paths taken and challenges faced]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100130&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações que têm que seguir determinadas normas legais, principalmente por sua essência na Administração Pública. Buscam constantemente melhorias para a prestação dos seus serviços, dentre elas na gestão de pessoas, as quais são fatores determinantes para excelência de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Nesse sentido, a implementação da gestão por competências ganhou destaque nessas instituições nos últimos anos. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o estágio da implementação do modelo de gestão por competências em universidades federais brasileiras no que tange os subsistemas de gestão de pessoas. Para isso, procurou-se identificar a existência de objetivos, metas, ações ou iniciativas para gestão por competências no PDI dessas instituições, verificar o estágio de implementação do modelo em cada subsistema, e evidenciar os desafios enfrentados na implementação do modelo. Trata-se de uma pesquisa básica, quanto aos seus fins, com níveis exploratória e descritiva e, quanto aos meios ou métodos empregados, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (survey) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo, por meio da análise de conteúdo e estatística básica descritiva. As limitações apontadas dizem respeito ao aprofundamento restrito aos elementos constitutivos da gestão por competências, sem análise aprofundada dos decretos; e a exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006, o que caracteriza lacunas para estudos futuros.<hr/>RESUMEN Las universidades federales brasileñas son parte de un sistema más amplio de organizaciones que deben seguir ciertas normas legales, principalmente por su esencia en la Administración Pública. Buscan constantemente mejoras en la prestación de sus servicios, incluida la gestión de personas, que son factores determinantes para la excelencia de cualquier organización, sea pública o privada. En este sentido, la implementación de la gestión por competencias ha ganado protagonismo en estas instituciones en los últimos años. Esta investigación tiene como objetivo general analizar la etapa de implementación del modelo de gestión por competencias en las universidades federales brasileñas en relación con los subsistemas de gestión de personal. Para ello, se intentó identificar la existencia de objetivos, metas, acciones o iniciativas para la gestión de competencias en el PDI de estas instituciones, verificando la etapa de implementación del modelo en cada subsistema, y destacando los desafíos enfrentados en la implementación del modelo. Se trata de una investigación básica en cuanto a sus propósitos, con niveles exploratorio y descriptivo y, en cuanto a los medios los métodos utilizados, se utilizó una encuesta bibliográfica, documental y de campo (encuesta) con 12 universidades con fecha de fundación anterior a 2006. Se utilizaron métodos para abordar el problema (cualitativo y cuantitativo) bajo un enfoque inductivo, a través del análisis de contenido y la estadística descriptiva básica. Las limitaciones señaladas se refieren a la profundización restringida de los elementos constitutivos de la gestión por competencias, sin un análisis en profundidad de los decretos; y la exclusión de universidades cuya creación tuvo lugar después de 2006, lo que caracteriza brechas para estudios futuros.<hr/>ABSTRACT Brazilian federal universities are part of a larger system of organizations that have to follow certain legal norms, mainly because of their essence in Public Administration. They are constantly looking for improvements in the provision of their services, including people management, which are determining factors for the excellence of any organization, whether public or private. In this sense, the implementation of competency management has gained prominence in these institutions in recent years. This research has as general objective to analyze the stage of implementation of the competency management model in Brazilian federal universities regarding the personnel management subsystems. For this, we tried to identify the existence of objectives, goals, actions or initiatives for the management of competences in the PDI of these institutions, verifying the stage of implementation of the model in each subsystem, and highlighting the challenges faced in implementing the model. It is basic research, as to its purposes, with exploratory and descriptive levels and, as to the means or methods used, it was used bibliographical, documental, and field survey (survey) with twelve universities with foundation dates before 2006. Mixed or convergent methods were used to approach the problem (qualitative and quantitative) under an inductive approach, through content analysis and basic descriptive statistics. The limitations pointed out concern the restricted deepening of the constituent elements of management by competences, without in-depth analysis of the decrees; and the exclusion of universities whose creation took place after 2006, which characterizes gaps for future studies. <![CDATA[Formative Assessment and Self-regulated Learning in Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No Ensino Superior, a avaliação da aprendizagem é uma atividade que desafia professores de diferentes áreas de conhecimento. Tal fato foi evidenciado na recente experiência de migração para o ensino online com utilização das tecnologias digitais contemporâneas como mediadoras no processo pedagógico, em consequência da pandemia de COVID-19. Dada a possibilidade dessas tecnologias serem definitivamente incorporadas ao ensino universitário, esse novo cenário demandaria, mais que nunca, a adoção de princípios e práticas que estimulem a autonomia discente em relação à sua própria aprendizagem e práticas pedagógicas promotoras da autorregulação. O presente trabalho objetiva apresentar um panorama das pesquisas e reflexões sobre as relações entre avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem nas duas últimas décadas (2003 a 2021), com ênfase na literatura internacional e com foco no Ensino Superior. A metodologia adotada é uma revisão narrativa da literatura. Os achados desta revisão apontam para uma crescente integração entre os campos teóricos da avaliação formativa e autorregulação da aprendizagem, bem como para a necessidade de melhorarmos as práticas de feedback, tanto nas atividades avaliativas conduzidas pelos docentes quanto nas autoavaliações e avaliações por pares.<hr/>RESUMEN En la Educación Superior, la evaluación del aprendizaje es una actividad que desafía a los docentes de distintas áreas del conocimiento. Este hecho se evidenció en la experiencia reciente de migración a la enseñanza en línea con el uso de tecnologías digitales contemporáneas como mediadoras en el proceso pedagógico, como resultado de la pandemia del COVID-19. Ante la posibilidad de que estas tecnologías se incorporen definitivamente a la enseñanza universitaria, este nuevo escenario exigiría, más que nunca, la adopción de principios y prácticas que favorezcan la autonomía de los estudiantes en relación con sus propios aprendizajes y prácticas pedagógicas que promuevan la autorregulación. El presente trabajo tiene como objetivo presentar un panorama de investigaciones y reflexiones sobre la relación entre evaluación formativa y autorregulación del aprendizaje en las dos últimas décadas (2003 a 2021), con énfasis en la literatura internacional y focalizando en la Educación Superior. La metodología adoptada es una revisión narrativa de la literatura. Los hallazgos de esta revisión apuntan a una creciente integración entre los campos teóricos de la evaluación formativa y la autorregulación del aprendizaje, así como a la necesidad de mejorar las prácticas de retroalimentación, tanto en las evaluaciones dirigidas por docentes como en las autoevaluaciones y evaluación entre iguales.<hr/>ABSTRACT In higher education, the assessment of learning is an activity that challenges teachers from different areas of knowledge. This fact was evidenced in the recent experience of migration to online teaching with the use of contemporary digital technologies as mediators in the pedagogical process, as a result of the COVID-19 pandemic. Considering the possibility of these technologies being definitively incorporated into university education, this new scenario would require, more than ever, the adoption of principles and practices that encourage students’ autonomy, related to their own learning and pedagogical practices that promote self- regulation. The present work aims to present an overview of the research and considerations on the relationship between formative assessment and self-regulation of learning in the last two decades (2003 to 2021), with an emphasis on international literature and focusing on higher education. The methodology adopted is a narrative review of the literature. The findings of this review point to a growing integration between the theoretical fields of formative assessment and self-regulation of learning, as well as the necessity to improve feedback practices, both in teacher-led assessments and in self-assessments and peer reviews. <![CDATA[Support Mechanisms Mediated by Technology: A Proposal from the Speech of Students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El año 2020 estará marcado por la pandemia de COVID-19 y por el aislamiento social, además de eso por ser un año con una educación completamente diferente, en la que todos los actores de la educación básica a la superior tuvieron que readaptarse y reaprender sus procesos de enseñanza, aprendizaje, gestión y seguimiento para mantener las actividades a pesar de las reglas del aislamiento social. Este artículo tiene como objetivo presentar propuestas de mecanismos de apoyo mediados por la tecnología, basados en la voz de estudiantes de educación superior. Para ello, se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa con estudiantes de educación superior de Brasil y Colombia, quienes participaron de la investigación, a través de un cuestionario electrónico. Para este estudio se consideró la variable "Tecnologías Digitales" para el análisis de los resultados y propuestas de mecanismos de apoyo, dicha investigación fue realizada con el estadístico descriptivo y el análisis de contenido. Como resultado, encontramos que, incluso antes de la pandemia, los estudiantes ya nombraban los recursos de las tecnologías digitales como aliado de los procesos de enseñanza y aprendizaje, recursos para experimentar y conocer las realidades de estudiantes y profesionales de otros países, aumentando la interacción entre docentes y estudiantes, así como para facilitar los procesos administrativos. En este sentido, podemos concluir que las posibilidades que ofrecen las tecnologías digitales, principalmente, por medio del internet, pueden ayudar a docentes, directivos e instituciones educativas a acompañar a los alumnos en sus procesos académicos en este momento y también en el futuro, cuando regresen las actividades presenciales.<hr/>RESUMO O ano de 2020 será marcado pela pandemia do COVID-19 e pelo distanciamento social, mais que isso, será marcado por um ano em educativo complemente distinto, no qual todos os atores da educação básica a superior, tiveram que readaptar e reaprender seus processos de ensinar, aprender, de gestão e acompanhamento para manter as atividades apesar das regras de isolamento social. O presente artigo tem por objetivo apresentar propostas para mecanismos de apoio mediados pela tecnologia, a partir da voz dos estudantes da educação superior. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com estudantes de educação superior do Brasil e da Colômbia, os estudantes participaram da pesquisa por meio de questionário eletrônico, sendo que, para este estudo, foi considerada a variável “Tecnologias Digitais” para análise dos resultados e propostas de mecanismos de apoio, sendo a análise realizada por meio da estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados encontramos que, mesmo antes da pandemia, os estudantes já citavam os recursos das tecnologias digitais como aliada dos processos de ensinar e aprender, recursos para vivenciar e conhecer realidades de estudantes e profissionais de outros países, aumentar a interação entre docentes e estudantes, bem como facilitar processos administrativos. Nesse sentido, podemos concluir que as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais, principalmente por meio da internet, podem auxiliar a docentes, gestores e instituições educativas a acompanhar os estudantes em seus processos acadêmicos neste momento e também no futuro, quando do retorno das atividades presenciais.<hr/>ABSTRACT The year 2020 will be marked by the pandemic of COVID-19 and by social detachment, more than that, it will be marked by a year in completely different education, in which all actors from basic to higher education had to readapt and relearn their teaching processes, learning, management and monitoring to maintain activities despite the rules of social isolation. This article aims to present proposals for support mechanisms mediated by technology, based on the voice of higher education students. For this, a qualitative and quantitative research was carried out with higher education students from Brazil and Colombia, the students participated in the research through an electronic questionnaire, and for this study, the variable "Digital Technologies" was considered for analysis. results and proposals for support mechanisms. As a result, we find that, even before the pandemic, students already cited the resources of digital technologies as an ally of the processes of teaching and learning, resources for experiencing and knowing the realities of students and professionals from other countries, increasing the interaction between teachers and students, as well as facilitating administrative processes. In this sense, we can conclude that the possibilities offered by digital technologies, mainly through the internet, can help teachers, managers and educational institutions to accompany students in their academic processes at this time and also in the future, when the students return presence activities. <![CDATA[Entering female student housing: oppression and dehumanization in the context of poor students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100300&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As moradias estudantis, espaços destinados para a habitação de estudantes beneficiados por assistência estudantil nas universidades, constam dentre as ações de políticas públicas de permanência do estudante pobre no ensino superior. No entanto, a identificação do perfil e a escuta ativa das vozes dos estudantes-habitantes destas moradias estudantis parece ser ainda uma extensa lacuna nas pesquisas em Ciências Humanas. Neste sentido, o presente artigo se constitui como fruto de uma investigação que objetivou construir uma compreensão acerca dos modos de vida de estudantes em uma moradia estudantil de uma universidade do interior de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa participante, imergimos no cotidiano de uma moradia feminina e debruçamo-nos na vivência de quatro estudantes-moradoras que nos relataram seu cotidiano, tendo em vista um olhar crítico para a realidade de sujeitos advindos de camadas populares em suas trajetórias universitárias. Com fundamento no referencial teórico freireano, enfocamos as temáticas desveladas no processo de observação participante e de entrevistas realizadas com as moradoras: o racismo, o machismo e a fome. Em meio à busca pela resistência no espaço universitário, as estudantes denunciam a desumanização a que são submetidas em seu cotidiano e expõem a exigência ético-política radical de nossas universidades na garantia de proteção a discentes vulneráveis que buscam, no ensino superior, oportunidades de mudança em suas realidades opressivas.<hr/>RESUMEN Las residencias estudiantiles, espacios destinados a alojar a los estudiantes que reciben ayudas en las universidades, forman parte de las acciones de política pública para la permanencia de los estudiantes pobres en la enseñanza superior. Sin embargo, la identificación del perfil y la escucha activa de las voces de los estudiantes-habitantes de estas residencias estudiantiles parece ser todavía una amplia laguna en la investigación en Ciencias Humanas. En este sentido, el presente artículo se constituye como resultado de una investigación que tuvo como objetivo construir una comprensión sobre las formas de vida de los estudiantes en una vivienda estudiantil de una universidad en el campo de Minas Gerais. A través de una investigación participante, nos sumergimos en la vida cotidiana de una vivienda femenina y nos centramos en la experiencia de cuatro estudiantes-propietarias que nos contaron su día a día, para tener una mirada crítica sobre la realidad de los sujetos procedentes de los estratos populares en sus trayectorias universitarias. A partir del marco teórico freireano, nos centramos en los temas desvelados en el proceso de observación participante y en las entrevistas realizadas a los residentes: racismo, machismo y hambre. En medio de la búsqueda de la resistencia en el espacio universitario, los estudiantes denuncian la deshumanización a la que son sometidos en su vida cotidiana y exponen la radical exigencia ético-política de nuestras universidades a la hora de garantizar la protección de los estudiantes vulnerables que buscan, en la educación superior, oportunidades de cambio en sus realidades opressivas.<hr/>ABSTRACT The student residences, spaces destined for the housing of students benefiting from student assistance in universities, are among the public policy actions for the permanence of poor students in higher education. However, identifying the profile and actively listening to the voices of the students who live in these student residences still seems to be an extensive gap in research in the Human Sciences. In this sense, the present article is the result of an investigation that aimed to build an understanding about the ways of life of students in a dormitory of a university in the countryside of Minas Gerais. Through participant research, we immersed ourselves in the daily life of a women's dormitory and focused on the experience of four student-owners who told us about their daily lives, in order to have a critical look at the reality of individuals coming from the lower social classes in their university trajectories. Based on Freire's theoretical framework, we focus on the themes unveiled in the process of participant observation and interviews conducted with the female residents: racism, machismo, and hunger. In the midst of the search for resistance in the university space, the students denounce the dehumanization to which they are subjected in their daily lives and expose the radical ethical-political demand of our universities to guarantee protection to vulnerable students who seek, in higher education, opportunities to change their oppressive realities. <![CDATA[Development and contributions of the Pharmacy internship at University Hospital Lauro Wanderley]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2446-94242023000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento e as contribuições do estágio realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley para a formação de estudantes de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Além do levantamento bibliográfico e documental sobre estágio no referido curso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores-orientadores do estágio e aplicaram-se questionários junto aos farmacêuticos-preceptores do estágio e aos estudantes-estagiários. Os dados gerados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. A partir da compreensão dos sujeitos referenciados, considerou-se que, apesar das lacunas assinaladas, este estágio vem atingindo o seu objetivo, contribuindo, de modo satisfatório, para a formação dos estudantes do curso de graduação em Farmácia.<hr/>RESUMEN Esta investigación tuvo como objetivo analizar el desarrollo y contribuciones de la pasantía realizada en el Hospital Universitário Lauro Wanderley para la formación de estudiantes de Farmacia de la Universidad Federal de Paraíba. Además de la encuesta bibliográfica y documental sobre la pasantía en el referido curso, se realizaron entrevistas semiestructuradas con los profesores supervisores de la pasantía y se aplicaron cuestionarios a los farmacéuticos preceptores de la pasantía y a los estudiantes pasantes. Los datos generados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Desde la comprensión de las asignaturas referenciadas, se consideró que, a pesar de las brechas señaladas, esta pasantía ha ido cumpliendo su objetivo, contribuyendo, de manera satisfactoria, a la formación de los estudiantes de pregrado en Farmacia.<hr/>ABSTRACT This research aimed to analyze the development and contributions of the internship carried out at the University Hospital Lauro Wanderley for the training of Pharmacy students at the Federal University of Paraíba. In addition to the bibliographic and documental survey on the internship in the mentioned course, semi-structured interviews were carried out with the internship's supervisor teachers and questionnaires were applied to the pharmacist-preceptors of the internship and the student-interns. The generated data were analyzed using the content analysis technique. From the understanding of the referenced subjects, it was considered that, despite the highlighted gaps, this internship has reached its objective, contributing, in a satisfactory way, to the training of students of the undergraduate course in Pharmacy.