Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520190004&lang=es vol. 57 num. 54 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Método de solución de problemas para favorecer la formación conceptual en niños escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El objetivo del presente trabajo es mostrar la experiencia de un estudio dedicado al trabajo psicológico y pedagógico sobre solución de problemas en la escuela primaria. Se propone un método que permite reorganizar el contenido de la orientación para que los alumnos resuelvan los problemas aritméticos. La investigación se fundamenta en la teoría de la actividad aplicada al proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trabajó con un grupo de segundo grado de primaria de un colegio privado en la ciudad de Puebla (México). Los resultados muestran que, después de participar en el proceso formativo, los alumnos lograron identificar correctamente los datos y sus relaciones para la solución, además se logró el plano de ejecución verbal externa y con uso independiente de los algoritmos. Se concluye que el contenido de la base orientadora garantiza el desarrollo del análisis de los problemas a partir de las relaciones esenciales que existen entre los datos.<hr/>Resumo O objetivo do presente trabalho é mostrar a experiência de um estudo dedicado ao trabalho psicológico e pedagógico na resolução de problemas na escola primária. Propõe-se um método que permite reorganizar o conteúdo para que os alunos resolvam os problemas aritméticos. A pesquisa baseia-se na teoria da atividade aplicada ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalho-se com um grupo de segundo ano da escola particular na cidade de Puebla (México). Os resultados mostram que, participando paulatinamente do processo de formação, os alunos conseguiram identificar corretamente os dados e seus relacionamentos para a solução, além do plano de ação verbal externo ter sido alcançado e com uso independente dos algoritmos. Conclui-se que o conteúdo da base orientadora garante o desenvolvimento da análise dos problemas com base nas relações essenciais existentes entre os dados.<hr/>Abstract The goal of the present study is to show the experience of psychological and pedagogical approach to the work with solution of mathematic problems in primary school. The study is based on activity theory applied to the process of teaching and learning. The study was fulfilled with the pupils of the second school grade of a private school in the city of Puebla (Mexico). The methodology of formative experiment was used in the study. The results show that, after participation in the process of learning and formation, the school children became able to identify the elements and the data and all relations between them in order to obtain the solution of the problems. We conclude that the usage of orientation is essential for development of analysis of the problems considering essential relations between the elements of the content of the problems. <![CDATA[Estructuradas X no estructuradas: percepciones de familia entre los profesionales de la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em âmbito escolar, é comum ouvir comentários acerca de famílias “estruturadas” ou “desestruturadas”, surgindo a necessidade de entender essa realidade, buscamos compreender o que os profissionais da educação querem dizer quando utilizam o termo “estrutura” ou “desestrutura” familiar. O referencial teórico baseia-se em pesquisas de Colus e Lima (2007), Lazzari (2014), Moreira e Toneli (2014), entre outros, que abordam sobre essas temáticas. A coleta de dados foi realizada em três municípios sul-mato-grossenses com um total de seis mulheres, sendo três docentes e três gestoras escolares. Os resultados evidenciam que família “estruturada” é vista como o modelo tradicional, composto por pai, mãe e filho/s, enquanto que todas as outras configurações familiares são vistas como “desestruturadas”. Contudo, problematizamos que o que caracteriza a desestrutura familiar são atitudes e comportamentos, ou a não garantia de segurança e proteção a todos os membros, não havendo relação direta com as diferentes formas de arranjos familiares.<hr/>Resumen En la escuela, es común escuchar comentarios sobre familias "estructuradas" o "no estructuradas", surgiendo la necesidad de entender esta realidad, buscamos comprender lo que los profesionales de la educación quieren decir cuando utilizan el término "estructura" o "desestructura” en la familia. El marco teórico se basa en investigaciones de Colus y Lima (2007), Lazzari (2014), Moreira y Toneli (2014), entre otros, quienes discuten esos temas. La recopilación de datos, se llevó a cabo en tres ciudades del Sur de Mato Grosso con un total de seis mujeres, tres profesoras y tres gestoras de escuelas. Los resultados muestran que la familia "estructurada" se ve como el modelo tradicional, que consiste en padre, madre e hijo, mientras que todas las demás configuraciones familiares se ven como "no estructuradas". Sin embargo, nos ocupamos de lo que caracteriza a la desestructura familiar, en lo cual son actitudes y comportamientos, o la no garantía de seguridad y protección para todos los miembros, sin relación directa con las diferentes formas de arreglo familiar.<hr/>Abstract At school, it is common to hear comments about "structured" or "unstructured" families. With the need to understand this reality, we seek to understand what education professionals mean when they use the terms "family" or "structure". The theoretical framework is based on research by Colus &amp; Lima (2007), Lazzari (2014), Moreira &amp; Toneli (2014), among others, which deal with these themes. Data collection was performed in three cities of Mato Grosso do Sul with a total of six women, three teachers and three school managers. The results show that the families seen as "structured" are those that follow the traditional model, composed of father, mother and child(ren), while all other family arrangements are seen as "unstructured". However, we question that what characterizes a family as unstructured are attitudes and behaviors, or the lack of safety and protection for all members, and there is no direct relationship with the different forms of family arrangements. <![CDATA[Contribuciones de la investigación post-cualitativa al campo de estudio de la educación ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O manuscrito apresenta um ensaio teórico que objetiva analisar aproximações teórico-metodológicas entre a investigação pós-qualitativa e a educação ambiental. Foram analisados 18 artigos que tomam por base a investigação pós-qualitativa, os quais foram selecionados em três fontes: 1-) base de dados ERIC − Education Resources Information Center, 2-) edição especial do periódico International Journal of Qualitative Studies in Education e 3-) referências de textos encontrados nesses artigos. A partir da análise desses estudos, identificaram-se sete aspectos que se configuram como paralelos às reflexões e preocupações no campo de pesquisa da educação ambiental, sendo eles: materialização do discurso, virada ontológica, superação da dicotomia sujeito~objeto, postura ideológica na pesquisa, ontologia plana, representação dos dados coletados e analisados e reflexões e inovações teórico-metodológicos. O manuscrito conclui que, dependendo da questão de pesquisa, há possibilidades de apropriação da pesquisa pós-qualitativa no campo da educação ambiental.<hr/>Resumen El manuscrito presenta un ensayo teórico que objetiva investigar aproximaciones teórico-metodológicas entre la investigación post-cualitativa y la educación ambiental. Se analizaron 18 artículos que se basan en la investigación post-cualitativa, que fueron seleccionados entres fuentes: 1-) base de datos ERIC - Education Resources Information Center, 2-) edición especial del periódico International Journal of Qualitative Studies in Education 3-) referencias de textos encontrados en esos artículos. A partir del análisis de estos estudios, se identificaron siete aspectos que se configuran como paralelos a las reflexiones y preocupación es en el campo de investigación de la educación ambiental, siendo ellos: materialización del discurso, vuelta ontológica, superación de la dicotomía sujeto, objeto ideológico en la investigación, ontología plana, representación de los datos recolectados y analizados y reflexiones e innovaciones teórico-metodológicas. El manuscrito concluye que, dependiendo de la cuestión de investigación, hay posibilidades de apropiación de la investigación post-cualitativaen el campo de la educación ambiental.<hr/>Abstract This theoretical essay aims to analyze the theoretical-methodological proximity of post-qualitative research and environmental education research. Eighteen articles based on post-qualitative research were analyzed, selected from three sources: 1) The ERIC database - Education Resources Information Center, 2) a special edition of the International Journal of Qualitative Studies in Education and 3-) references to texts found in those articles. Based on the analysis of those studies, seven aspects, considered parallel to the reflections and concerns in the environmental education research field, were identified: materialization of the discourse, the ontological turn, overcoming of the subject-object dichotomy, ideological postures in research, flat ontology, representation of collected and analyzed data, and theoretical-methodological reflections and innovations. The article concludes that, depending on the research question, there are possibilities for the appropriation of post-qualitative research in the field of environmental education. <![CDATA[Medios digitales generadores de actos de currículo y autorías en redes de aprendizaje híbridas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En este artículo los autores discuten el papel de los medios digitales como generadores de currículos autorales en redes híbridas de aprendizaje. Cuestiones relacionadas con el papel de la cibercultura, en tiempos de movilidad ubicua y su impacto en la forma de enseñar y aprender, así como la relevancia de la mediación compartida, de la colaboración y de la interactividad en los procesos educacionales son puestas en discusión en este artículo. Finalmente, los autores presentan dos ejemplos de materialización de autorías que emergieron desde los actos de currículo propuestos en el desarrollo de sus clases, llevadas a cabo en el contexto formativo, de la disciplina “Cotidianos Escolares y Currículos - una práctica social en formación”, que integra el curso de Graduación en Educación de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, y de la disciplina “Informática en la Educación” del curso de Pedagogía de la graduación a distancia de la UERJ/Cederj, en periodo 2016-2017.<hr/>Resumo Neste artigo, os autores discutem o papel das mídias digitais como geradoras de currículos autorais em redes híbridas de aprendizagem. Questões instigadoras relacionadas ao papel da cibercultura, em tempos de mobilidade ubíqua e seu impacto na maneira de ensinar e aprender, bem como a relevância da mediação compartilhada, da colaboração e da interatividade nos processos educacionais são discutidos neste artigo. Por fim, os autores apresentam dois exemplos de materialização de autorias que surgiram a partir de atos de currículo propostos no desenvolvimento de suas aulas, realizadas no contexto formativo da disciplina "Cotidianos Escolares e Currículos − uma prática social em formação", que integra o Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia da graduação a distância da Uerj /Cederj, no período de 2016-2017.<hr/>Abstract In this article, the authors discuss the role of digital media as generators of authorial curricula in hybrid learning networks. Instigating questions related to the role of cyberculture, in times of ubiquitous mobility and its impact on the way of teaching and learning, as well as the relevance of shared mediation, collaboration and interactivity in educational processes are put into discussion in this article. Finally, the authors present two examples of materialization of authorships that emerged from the curricular acts proposed in the development of their classes, carried out in the formative context of the discipline "School DailyLife and Curricula − a social practice in formation", which integrates the Graduate course in Education of the University of the State of Rio de Janeiro, and in discipline of “Informatics in Education” of distance learning pedagogy course of the Uerj / Cederj, in period of 2016 -2017. <![CDATA["Los chistes denunciaban que era un niño maricón": el género "fabricado" en la infancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras de infância de seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Teoricamente, essa pesquisa baseia-se nos estudos de gênero, na sexualidade, na ludicidade e nos estudos queer. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com uma abordagem (auto)biográfica sobre as experiências de vida e as trajetórias formativas dos professores. Verificamos que a criança viada se revela na transgressão das brincadeiras autorizadas. Em consequência, meninas e gays são vítimas de insultos, vigilância, segregação, silenciamento e repressão social. Para se prevenirem das possíveis agressões, muitas crianças adotam a duplicidade e o jogo dissimulado. São necessárias mais reflexões sobre as sexualidades não normativas no ambiente escolar como instrumento potencial da educação para a produção da diferença e não como sinônimo de diversidade, comumente apresentado nos currículos escolares.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the childhood play of six gay teachers, graduating from the undergraduate in Pedagogy, Mathematics and Biology courses at Campus VII, of the State University of Bahia - UNEB. Theoretically, this research is based on studies of gender, sexuality, playfulness and queer studies. We developed a qualitative research with a (auto) biographical approach on teachers' life experiences and their formative trajectories. We verified that the faggot child reveals itself in the transgression of the authorized game. As a result, girls and gays are victims of insults, surveillance, segregation, silencing and social repression. To prevent possible aggression, many children adopt duplicity and disguised play. Further reflections on non-normative sexualities in the school environment are needed as a potential educational instrument for the production of difference and not as a synonym for diversity, commonly presented in school curricula.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los juegos infantiles de seis maestros homosexuales que se gradúan en los cursos de Pedagogía, Matemáticas y Biología, Campus VII, Universidad de Bahía - UNEB. Teóricamente, esta investigación se basa en estudios de género, sexualidad, diversión y estudios queer. Desarrollamos una investigación cualitativa con un enfoque (auto)biográfico sobre las experiencias de vida y las trayectorias formativas de los docentes. Verificamos que el niño maricón se revela en la transgresión del juego autorizado. Como resultado, las niñas y los homosexuales son víctimas de insultos, vigilancia, segregación, silenciamiento y represión social. Para evitar una posible agresión, muchos niños adoptan la duplicidad y el juego encubierto. Son necesarias más reflexiones sobre las sexualidades no normativas en el entorno escolar como un instrumento potencial de educación para la producción de la diferencia y no como un sinónimo de diversidad, comúnmente presentado en los programas escolares. <![CDATA[La educación rural concebida por Renato Sêneca Fleury a mediados de la década de 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo estuda a concepção de educação rural formulada por Renato Sêneca Fleury em meados da década de 1930. Autor de vasta obra didática, não via contradições entre a educação escolarizada no campo e os princípios de educação ativa da Escola Nova. Assim, a sua abordagem constitui-se como possibilidade interpretativa de uma Escola Nova rural. É objetivo do atual trabalho apresentar analiticamente as propostas educacionais sobre a educação rural brasileira, envolvendo o homem do campo, concebidas por Renato Fleury. Os procedimentos metodológicos utilizados privilegiaram a análise de sua principal obra teórica sobre o tema, o livro Educação rural, de 1936. Com propósitos ilustrativos, o artigo exemplifica como isto ocorreu em trechos do instrumento de letramento publicado por ele em 1935, o livro Na roça: cartilha rural para alfabetização rápida. Os textos de outros autores que estudaram a produção de Renato Fleury subsidiaram a análise aqui executada.<hr/>Abstract The article studies the conception of rural education formulated by Renato Sêneca Fleury in the mid-1930s. Author of a vast didactic work, he saw no contradiction between school-based education in the countryside and the principles of active education of the New School. Thus, his approach constitutes the interpretative possibility of a rural New Education. The objective of the present work is to present analytically the educational proposals about the Brazilian rural education, involving the country man, conceived by Renato Fleury about. The methodological procedures used here favored the analysis of his main theoretical work on the subject, the book Rural education, of 1936. For illustrative purposes, the article exemplifies how this occurred in excerpts of the literary instrument published by Renato Fleury in 1935, the book In the countryside: rural booklet for fast literacy. Texts of other authors who studied the production of Renato Fleury subsidized the analysis performed here.<hr/>Resumen El artículo estudia la concepción de educación rural formulada por Renato Sêneca Fleury a mediados de la década de 1930. Autor de vasta obra didáctica, no veía contradicciones entre la educación escolar en el campo y los principios de educación activa de la Escuela Nueva. Así, su enfoque constituye una posibilidad interpretativa de una Escuela Nueva rural. El objetivo del presente trabajo es presentar analíticamente las propuestas educativas sobre la educación rural brasileña, involucrando al hombre rural, concebido por Renato Fleury. Los procedimientos metodológicos utilizados privilegiaron el análisis de su principal obra teórica sobre el tema, el libro Educación rural, de 1936. Para fines ilustrativos, el artículo ejemplifica cómo esto ocurrió en extractos del instrumento de alfabetización publicado por él en 1935, el libro En el campo: cartilla rural para la alfabetización rápida. Los textos de otros autores que estudiaron la producción de Renato Fleury subsidiaron el análisis aquí ejecutado. <![CDATA[Lo que dicen los maestros indígenas Tembé sobre la educación escolar y el futuro de la aldea: un estudio de sus representaciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo compõe parte da pesquisa realizada com professores indígenas Tembé, na Terra Indígena do Alto Rio Guamá. Neste artigo, analisamos o que dizem os professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo e as implicações para o futuro da aldeia. Para tanto, utilizamos a teoria das representações sociais (TRS) na perspectiva de Moscovici. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa e a seleção dos sujeitos e obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados seguiram as referências da TRS, assim, recorremos ao agrupamento dos dados pelas unidades de sentidos e a elaboração de temáticas correspondentes. Dentre os resultados, destacamos que as representações sociais de professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo são objetivadas e ancoradas em grande medida em um currículo escolar voltado para não-indígenas. Desta forma, o futuro se encontra ameaçado, sobretudo, quanto à língua materna e aos ritos tradicionais indígenas.<hr/>Abstract The present study is part of the research carried out with Tembé indigenous teachers in the upper Rio Guamá indigenous land. In this article we analyze what the Tembé professors say about the school education of their people and the implications in the future of the village. To do so, we applied the social representations theory (SRT) from Moscovici. The data collection instrument was the narrative interview and the selection of the subjects followed the previously defined criteria. The treatment and analysis of the data followed the references of the TRS, thus, we seek to the grouping of the data by the units of senses and the elaboration of corresponding themes. Among the results we highlight that the social representations of Tembé teachers about the school education of their people are objected and anchored to a large extent in a in a non-indigenous school curriculum. In this way, the future is threatened, mainly, by the mother tongue and traditional indigenous rites.<hr/>Resumen El presente estudio es parte de la investigación realizada con maestros indígenas Tembé en la tierra indígena del Alto Guamá. En este artículo, analizamos lo que dicen los profesores de Tembé sobre la educación escolar de su gente y las implicaciones en el futuro de la aldea. Para ello, utilizamos la teoría de las representaciones sociales (TRS) de Moscovici. El instrumento de recolección de datos fue la entrevista narrativa y la selección de sujetos y obedeció criterios previamente definidos. El tratamiento y análisis de los datos siguieron las referencias del TRS, por lo tanto, recurrimos a la agrupación de los datos por las unidades de los sentidos y la elaboración de los temas correspondientes. Entre los resultados, destacamos que las representaciones sociales de los maestros de Tembé sobre la educación escolar de su pueblo están objetivadas y ancladas en gran medida en un currículo escolar no indígena. De esta manera, el futuro se ve amenazado, especialmente, en lo que respecta a la lengua materna y los ritos indígenas tradicionales. <![CDATA[Enseñanza de gramática: conocimientos y prácticas movilizados por un profesor de lengua portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.<hr/>Abstract The work aims to understand the knowledge and practices assembled by a teacher of Portuguese language to 9th grade students in Elementary school when teaching Grammar/linguistic analysis. On the one hand, it is relied on discussions about the teaching of Grammar/analysis linguistic, on the other hand on reflections referent to the learnings and to the docent actions. This is a qualitative study, developed through the use of the following procedures: section of focus group; classroom monitoring and interviews. The analysed data indicated that the actions of the observed teacher by teaching grammar, seem to be influenced by their experiences as a pupil of basic education and lived experiences in the exercise of their teaching, whom undertook greater pressure than the didactic knowledge, the teacher was not subject to what was introduced to him or her, yet produced unlike referral.<hr/>Resumen El articulo analisa los conocimientos y práticas movilizadas por um profesor de lengua portuguesa em salas de clases novinas del enseñaza fundamental quando se ensena gramática/ analesis linguestico. Apoyamo-nos, de uma manera discuciones a respecto de la enseñaza de gramática e analesis linguestico e de outra manera reflexiciones referentes a los conocimientos e las acciones de enseñaza. Es um estúdio de qualitat em desenvolvimiento por médio de el uso los seguintes procedimentos sección de grupo de enfoque, observación e entrevistas. Los datos analizados apunteron que las acciones del profesor al enseñar la gramática nos parecen haber recebido influencia de sus experiencias quando él era, niño, alumno de las salas de clases fundamentales e de sus experiencios vividas en sus clases que tenian necesedad de su atención mayor com relacion as sus próprios conocimientos de los nuevas orientaciones para la enseñaza de gramática a que tive acesibilidad. Quanto lo uso do livro didático, el profesor non estuvo sujeto a lo que se presentó, pero produjo diferentes referencias. <![CDATA[Las representaciones sociales de docencia y la de la identidad de los alumnos de licenciatura en Química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo investigou as representações sociais sobre a docência e analisou suas influências na constituição da identidade profissional de licenciandos em Química. Os dados foram interpretados por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais, na perspectiva de Serge Moscovici, e a da identidade profissional de Claude Dubar. Ser professor para esse grupo social relaciona-se à realização pessoal, intrinsecamente ligada à motivação, à autonomia, à inovação, ao afeto para com os estudantes e à necessidade de escutá-los. A construção da identidade profissional docente desse grupo social é marcada pelas experiências a que tiveram acesso, de modo que compreendem-se se constituindo profissionalmente ao longo do tempo. Nesse movimento, negam algumas das características que vislumbram em seus antigos professores, como a falta de planejamento das aulas, e ressignificam suas observações enquanto estagiários, buscando associar a Química ao contexto imediato dos estudantes, por meio de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar.<hr/>Abstract This study has investigated the social representations about teaching and has analyzed their influences on the constitution of the professional identity bachelor's degree in Chemistry students. The data were interpreted through the dialogue between two theories: the social representations, from Serge Moscovici's perspective, and the professional identity of Claude Dubar. Being a teacher for this social group is related to personal fulfillment, intrinsically linked to motivation, autonomy, innovation, affection towards students and the need to listen to them. The construction of the teaching professional identity of this social group is marked by the experiences to which they had access, so they understand themselves constituting themselves professionally over time. In this movement, they deny some of the characteristics that they glimpse at their former teachers, such as the lack of planning of the classes, and re-signify their observations as interns, seeking to associate Chemistry with the immediate context of students, through a contextualized and interdisciplinary approach.<hr/>Resumen Este estudio investigó las representaciones sociales sobre la enseñanza y analizó sus influencias en la constitución de la identidad profesional de los alumnos de licenciatura en Química. Los datos fueron interpretados a través del diálogo entre dos teorías: las representaciones sociales, desde la perspectiva de Serge Moscovici, y la identidad profesional de Claude Dubar. Ser profesor para este grupo social está relacionado con la realización personal, intrínsecamente relacionada con la motivación, la autonomía, la innovación, el afecto por los estudiantes y la necesidad de escucharlos. La construcción de la identidad profesional docente de este grupo social está marcada por las experiencias a las que tuvieron acceso, para que se entiendan constituyéndose profesionalmente a lo largo del tiempo. En este movimiento, niegan algunas de las características que vislumbran en sus antiguos maestros, como la falta de planificación de las clases, y vuelven a significar sus observaciones como becarios, buscando asociar la química con el contexto inmediato de los estudiantes, a través de un enfoque contextualizado e interdisciplinario. <![CDATA[Racismo en la educación escolar: discursos que hieren]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem por objetivo problematizar e refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos discutir sobre o modo como o negro é representado nas mídias e ambientes escolares e o impacto dessas representações na forma como ele enxerga a sua condição e, consequentemente, no modo como se relaciona com o saber escolar. Para tanto, escolhemos, como ponto de partida, o texto literário Lembrança das lições (1996), do autor negro Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, já que esse texto literário materializa para a ficção os dramas comumente vivenciados pela população negra nas escolas. No decorrer de nossa investigação pudemos constatar que muitos discursos, com ampla difusão em diversas mídias e no próprio âmbito escolar, podem propiciar a perpetuação do racismo de cor, de modo que suas consequências na vida de um sujeito negro podem ser, e geralmente são, como exposto no texto supracitado, devastadoras.<hr/>Abstract This article aims to problematize and reflect on the black subject and his relationship with school knowledge. Through a literature review, we intend to discuss how black people are represented in the media and in school environments, and the impact of these representations in the way he sees his condition and, consequently, in the way he relates to school knowledge. For this purpose, we choose, as a starting point, the literary text Remembrance of Lessons (1996), written by the black author Cuti, Luiz Silva, to serve as an element that initiates this problematic, since this literary text materializes for the fiction the dramas commonly experienced by the black population in schools. In the course of our investigation we were able to identify that many speeches, with wide dissemination in different media and in school contexts, may encourage the perpetuation of racism of color and of its consequences, which are usually, as exposed in the foregoing text, devastating for the black people’s.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo problematizar y reflexionar sobre el sujeto negro y su relación con el conocimiento escolar. Basándonos en una investigación bibliográfica, pretendemos discutir la forma como el negro está representado en los medios y entornos escolares y el impacto de estas representaciones en la forma como él ve a su condición y, consecuentemente, en el modo como se relaciona con el saber escolar. Con este fin, elegimos, como punto de partida, el texto literário Recuerdo de las lecciones (1996), del autor negro Cuti, seudómino de Luiz Silva, para servir como un elemento desencadenante de este problema, ya que este texto literario materializa para la ficción los dramas comúnmente experimentados por la población negra en la escuela. En el transcurso de nuestra investigación hemos encontrado muchos discursos, con difusión generalizada en diversos medios y en el contexto escolar, que pueden proporcionar la perpetuación del racismo de color, de modo que sus consecuencias en la vida de un sujeto negro pueden ser, y en general son, como se expone en el texto antes mencionado, devastadoras. <![CDATA[Para una cartografía de las infancias queer en el currículo escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Infâncias queer, desidentificadas dos padrões de gênero e sexualidade instituídos, estão presentes no currículo escolar, aquecem nossas pesquisas e docências, incendeiam nossas certezas e enchem o território curricular de chispas incandescentes e incontroláveis. Este artigo, instalando-se nos estudos do campo curricular de perspectiva pós-crítica, tem como objetivo discutir o mapa do fazer cartográfico, desenhado para a realização de uma pesquisa de mestrado, que investigou as resistências e os modos de vida forjados pelas crianças queer e suas infâncias - que chamamos de “fogueirinhas”- no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. Para cartografar infâncias queer, faz-se necessário entrar em um jogo de experimentação de posturas brincantes e inventivas, em um devir-criança, que nos possibilite desmantelar a lógica adulto-centrada e criar procedimentos de pesquisa mais sensíveis aos movimentos minoritários dessas infâncias.<hr/>Abstract Queer childhood, unidentified from established gender and sexuality standards, are present in the school curriculum, warm our research and teaching, ignite our certainties and fill the curriculum territory with incandescent and uncontrollable sparks. This article, based on post-critical perspective curricular field studies, aims to show the map of cartographic designed to conduct a master's research that investigated the resistances and lifestyles forged by queer children and their childhood, which we call “litte bonfires” in the curriculum of the early years of elementary school, at a public school in Belo Horizonte. To map queer childhood it is necessary to enter into a game of experimentation of playful and inventive postures, in a becoming-child attitude, that enables us to dismantle adult-centered logic and create research procedures more sensitive to the minority movements of these childhood.<hr/>Resumen Las infancias queer, no identificadas a partir de las normas establecidas de género y sexualidad, están presentes en el currículo escolar, calientan nuestra investigación y enseñanza, encienden nuestras certezas y llenan el territorio curricular de chispas incandescentes e incontrolables. Este artículo, basado en estudios de campo curriculares de perspectiva poscrítica, tiene como objetivo discutir el mapa cartográfico, diseñado para realizar una investigación de maestría, que investigó las resistencias y los estilos de vida forjados por los niños queer y su infancia, que llamamos "pequeñas hogueras", en el currículo de los primeros años de la escuela primaria, en una escuela pública de la ciudad de Belo Horizonte. Para mapear las infancias queer, es necesario entrar en un juego de experimentación de posturas lúdicas e inventivas, en un devenir-niño, que nos permita desmantelar la lógica centrada en adultos y crear procedimientos de investigación más sensibles a los movimientos minoritarios. <![CDATA[Perfil dos gestores nas universidades comunitárias brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nosso estudo tem como objetivo descrever o perfil dos gestores das universidades comunitárias brasileiras. Tal tema é justificado pela necessidade e falta de gerentes com perfil compatível com as novas demandas institucionais do século XXI. Por isso, realizamos pesquisa qualitativa entrevistando 67 gestores de 14 universidades. Nossa análise dos resultados baseou-se em três categorias: a) experiência docente concomitante à gestão; b) liderança estratégica; c) habilidades. Os resultados enfatizam a complexidade do perfil do gestor e a necessidade de políticas de treinamento voltadas ao desenvolvimento de múltiplas habilidades gerenciais. Destacamos também a relevância das universidades comunitárias para a sociedade, especialmente no Sul do Brasil, devido ao seu escopo de ensino, pesquisa e extensão, associado à gestão, o que possibilita a disseminação do conhecimento.<hr/>Resumen Nuestro estudio tiene como objetivo describir el perfil de los gestores de las universidades comunitarias. El tema se justifica por la necesidad y falta de administradores con un perfil consistente con las nuevas demandas institucionales del siglo XXI. Por lo tanto, hemos llevado a cabo una investigación cualitativa entrevistando a 67 gestores de 14 universidades. Nuestro análisis de los resultados se basó en tres categorías: a) la experiencia docente concomitante con la gestión; b) el liderazgo estratégico; c) las habilidades. Los resultados enfatizan la complejidad del perfil del gestor y la necesidad de políticas de capacitación destinadas a desarrollar múltiples habilidades gerenciales. También destacamos la relevancia de las universidades comunitarias para la sociedad, especialmente en el sur de Brasil, debido a su objetivo de enseñanza, investigación y extensión, asociados a la gestión, lo que posibilita la diseminación del conocimiento.<hr/>Abstract Our study aims to describe the profile of the managers of Brazilian community universities. Such a topic is justified by the need and lack of managers with a profile consistent with the new institutional demands of the 21st century. Therefore, we carried out qualitative research with 67 managers of 14 universities. Our analysis of the results was based on three categories: a) teaching experience concurrent with the management; b) strategic leadership; c) skills. The results emphasize the complexity of the manager profile and the need for training policies aimed at developing multiple managerial skills. We also highlight the relevance of community universities to society, especially in the South of Brazil, due to its scope of teaching, research, and extension fields associated with the management, thus enables the dissemination of knowledge. <![CDATA[Apreciación de los profesionales de la educación de la cuidad de Campinas (2001-2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trabalho se insere no campo de estudos sobre valorização docente, tendo como objeto o processo de reestruturação da carreira do magistério público de Campinas, no período de 2001 a 2004. O objetivo é compreender e evidenciar a lógica de um poder inerente à ordem burocrática no movimento de valorização destes profissionais. Como referencial teórico, baseou-se nos trabalhos de Max Weber sobre burocracia e na literatura sobre organização do magistério público. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, com base na técnica de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A presença do poder dos indivíduos investidos nos cargos burocráticos foi notada em dois aspectos: (1) na organização do magistério, no sentido de empoderamento dos especialistas e na desvalorização dos docentes, e (2) na resistência por parte dos especialistas à implementação do projeto político de valorização docente da Secretária da Educação.<hr/>Abstract The paper is inserted in the field of studies on teacher appreciation, having as object the process of career restructuring of the public teaching profession of Campinas, from 2001 to 2004. The goal is to understand and highlight the logic of an inherent power to the bureaucratic order in the movement of valorization of these professionals. As a theoretical framework, it was based on Max Weber's work on bureaucracy and the literature on the organization of public teaching profession. A qualitative research was undertaken, based on the technique of documentary analysis and semi-structured interviews. The power presence of the individuals invested in bureaucratic positions was noted in two respects: (1) in the organization of education workers teaching profession, towards the empowerment of experts and in the devaluation of teachers, and (2) in the resistance by experts to the implementation of the political project of teaching appreciation by the Secretary of Education.<hr/>Resumen El artículo se inserta en el campo de estudios sobre valorización docente, teniendo como objeto el proceso de reestructuración de la carrera del magisterio público de Campinas (2001-2004). El objetivo es comprender y mostrar la lógica de un poder inherente al orden burocrático en el movimiento de apreciación de estos profesionales. El referencial teórico se basó en trabajos de Max Weber sobre burocracia y en literatura sobre magisterio público. Se emprendió una investigación cualitativa, con base en la técnica de análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas. La presencia del poder de los individuos invertidos en puestos burocráticos se observó en dos aspectos: (1) en la organización del magisterio, el empoderamiento de los especialistas y la devaluación de los docentes, y (2) en la resistencia de los expertos a la implementación del proyecto político de apreciación docente de la Secretaria de Educación. <![CDATA[Aspectos de la política de formación continua del profesorado implementada por los CEFAPROs de Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo publiciza resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar aspectos da política de formação continuada de professores institucionalizada nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs) de Mato Grosso, no que tange à sua importância, como também ao atendimento às demandas e necessidades formativas dos docentes. A formulação do corpus analítico integrou dados qualitativos gerados por meio de questionários, com perguntas objetivas e subjetivas, respondidos em dezembro de 2017 pelos professores - colaboradores da pesquisa. Os resultados retrataram um contexto adverso e conflituoso em que mais de 50% dos professores não reconhecem a importância dos CEFAPROs enquanto instâncias de formação continuada, uma vez que não atendem às demandas e às necessidades formativas docentes. Contudo, a conjuntura analisada, dentre outros aspectos, reedita que a oferta de formação continuada, necessariamente, pauta-se nas reflexões das ações realizadas pelos professores no interior das salas de aulas. Apreende-se, portanto, a necessidade da assunção da autonomia e protagonismo dos professores no processo de elaboração das propostas e planejamentos das ações de formação em atenção às suas próprias necessidades formativas.<hr/>Abstract The article make public results of a research carried out with the purpose of analyzing aspects of the institutionalized continuing education policy of teachers in the Centers of Formation and Updating of the Professionals of the Basic Education (CEFAPROs) of Mato Grosso, regarding its importance, as well as, attending the demands and formation needs of teachers. The formulation of the analytical corpus integrated qualitative data generated through questionnaires, with objective and subjective questions, answered in December 2017 by the teachers - collaborators of the research. The results portrayed an adverse and conflicting context in which more than 50% of teachers do not recognize the importance of CEFAPROs as continuing education instances, since they do not meet the demands and educational needs of teachers. However, the analyzed conjuncture, among other aspects, reiterates that the offer of continuing education, necessarily, is based on the reflections of the actions performed by teachers inside the classrooms. We apprehend, therefore, the need to assume the autonomy and protagonism of the teachers in the process of elaborating the proposals and planning of the formation actions in attention to their own formative needs.<hr/>Resumen El artículo da a conocer los resultados de una investigación realizada con el objetivo de analizar aspectos de la política de educación continua institucionalizada de los docentes en los Centros de Formación y Actualización de los Profesionales de la Educación Básica (CEFAPRO) de Mato Grosso, en relación con su importancia, así como, atender las demandas y necesidades de formación de los docentes. La formulación del corpus analítico integró datos cualitativos generados a través de cuestionarios, con preguntas objetivas y subjetivas, respondidas en diciembre de 2017 por los docentes - colaboradores de la investigación. Los resultados retrataron un contexto adverso y conflictivo en el que más del 50% de los docentes no reconocen la importancia de los CEFAPROs como instancias de educación continua, ya que no satisfacen las demandas y necesidades educativas de los docentes. Sin embargo, la coyuntura analizada, entre otros aspectos, reitera que la oferta de educación continua, necesariamente, se basa en las reflexiones de las acciones realizadas por los docentes dentro de las aulas. Por lo tanto, se aprehende la necesidad de asumir la autonomía y el protagonismo de los docentes en el proceso de elaboración de las propuestas y la planificación de las acciones de formación en atención a sus propias necesidades formativas. <![CDATA[Culturas populares, educación y descolonización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este ensaio tem como objetivo dar continuidade às discussões que venho fazendo a partir de publicações anteriores sobre culturas populares na contemporaneidade, utilizando o referencial teórico dos Estudos Culturais e do Pensamento Decolonial. Busco aqui, por um lado, ampliar a reflexão sobre as relações entre culturas populares e processos de educação, e por outro, estabelecer nexos entre culturas populares e a formulação de uma ação política decolonial que vem ganhando destaque nos últimos anos na América Latina. O exemplo da capoeira, enquanto prática decolonial, aqui abordado, revela os sujeitos protagonistas das culturas populares, enquanto importantes agentes políticos da descolonização em diálogo com a educação. O argumento que pretendo defender é que as culturas populares podem ser compreendidas, também, como práticas de descolonização, aqui descritas enquanto resistência, conscientização e educação libertadora para aqueles que buscam fortalecer esse projeto decolonial em construção.<hr/>Abstract This essay aims to continue the discussions I have been making from previous publications on popular cultures in contemporary times, using the theoretical framework of Cultural Studies and Decolonial Thinking. I search here, on the one hand, to broaden the reflection on the relations between popular cultures and education processes, and on the other, to establish links between popular cultures and the formulation of a decolonial political action that has been gaining prominence in recent years in Latin America. The example of capoeira, as a decolonial practice, approached here, reveals the protagonists of popular cultures as important political agents of decolonization in dialogue with education. The argument I want to arise is that popular cultures can also be understood as decolonization practices, described here as resistance, awareness and liberating education for those seeking to strengthen this decolonial project under construction.<hr/>Resumen Este ensayo tiene como objetivo continuar las discusiones que he estado haciendo desde publicaciones anteriores sobre culturas populares en los tiempos contemporáneos, utilizando el marco teórico de Estudios Culturales y Pensamiento Decolonial. Busco aquí, por un lado, ampliar la reflexión sobre las relaciones entre las culturas populares y los procesos educativos, y por el otro, establecer vínculos entre las culturas populares y la formulación de una acción política descolonial que ha ganado importancia en los últimos años en América Latina. El ejemplo de la capoeira como práctica descolonial, abordado aquí, revela a los sujetos protagonistas de las culturas populares como importantes agentes políticos de descolonización en el diálogo con la educación. Lo que pretendo defender es que las culturas populares también pueden entenderse como prácticas de descolonización, descritas aquí como resistencia, conciencia y educación liberadora para aquellos que buscan fortalecer este proyecto descolonial en construcción. <![CDATA[Por una atención del cuidado de sí en la escuela en tiempos de dispersión hiperconectada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No deslocamento de uma sociedade disciplinar para uma de controle com características de super desempenho, aceleração e concorrência, este artigo problematiza o conceito da atenção em suas implicações com a educação. Este conceito ganha força na modernidade e, mais contemporaneamente, é operado como déficit e como importante valor de mercado. Este ensaio, cuja fundamentação teórico-metodológica dialoga com o pensamento de Michel Foucault, realiza uma revisão bibliográfica analítica sobre a temática da atenção, buscando diagnosticar o que estamos nos tornando no presente, quando as escolas são acusadas de não mais conseguirem manter a atenção dos alunos. Avolumam-se, então, práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo estratégias de marketing e entretenimento. Todavia, questionamos o quanto essas mesmas práticas também produzem uma dispersão hiperconectada. Como modo de combate ético e político, optamos por perguntar pela atenção implicada nas práticas educativas a partir do conceito de cuidado de si em Foucault, atravessado por certa conversão do olhar.<hr/>Abstract In the shift from a disciplinary society to a control society with characteristics of super performance, acceleration and competition, this paper problematizes the concept of attention in its implications in education. This concept has gained strength in modernity and, contemporaneously, has functioned as a deficit and as an important market value. This essay, whose theoretical and methodological foundation dialogues with the thought of Michel Foucault, performs an analytical and bibliographical review on the theme of attention, seeking to diagnose what we are becoming in the present, when schools are accused of not being able to keep students’ attention. Innovative pedagogical practices are thus increasing, suggesting marketing and entertainment strategies. However, we question how much these same practices also produce a hyperconnected dispersion. As a way of ethical and political combat, we chose to ask for the attention involved in educational practices from the concept of self-care in Foucault, crossed by a certain conversion of the look.<hr/>Resumen En el cambio de una sociedad disciplinar para una sociedad de control con características de súper desempeño, aceleración y competencia, este articulo problematiza el concepto de la atención en sus implicaciones con la educación. Este concepto gana fuerza en la modernidad y, más contemporáneamente, se opera como déficit y como un importante valor de mercado. Este ensayo, cuya base teórica y metodológica dialoga con el pensamiento de Michel Foucault, realiza una revisión bibliográfica analítica sobre el tema de la atención, buscando diagnosticar en qué nos estamos convirtiéndonos en el presente, cuando las escuelas son acusadas de no poder mantener la atención de los alumnos. Las prácticas pedagógicas crecen, sugiriendo estrategias de marketing y de entretenimiento. como forma de agradar, ahora, a los alumnos-clientes. Sin embargo, cuestionamos cuánto estas mismas prácticas también producen una dispersión hiperconectada. Como modo de combate ético y político, elegimos pedir la atención involucrada en las prácticas educativas a partir del concepto del cuidado de sí en Foucault, atravesado por una cierta conversión de la mirada. <![CDATA[La fraude académica y el código de conducta en la universidad: la responsabilidad de la formación ética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo trata da fraude acadêmica - que compreende o plágio e o que é comumente conhecida como cola, pesca, fila, no Brasil e copianço, em Portugal. O objetivo foi refletir sobre o impacto da definição e do compartilhamento de um Código de Conduta na Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo se justifica uma vez que a fraude acadêmica é um conjunto de práticas de um estudante que pretenda burlar as regras definidas no âmbito da prática educativa (demonstrando ter conhecimentos que realmente não domina) e, portanto, precisa ser enfrentada. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica e análise documental. A incidência do fenômeno é significativa, indicando que a cola é uma prática comum nas escolas e universidades. A proposta é que as universidades definam códigos de conduta, com urgência, para orientar estudantes e docentes a refletirem sobre as consequências de suas ações e decisões.<hr/>Abstract This study adressed with academic fraud - which includes plagiarism and what is commonly known as glue, fishing, queuing in Brazil and copianço in Portugal. The objective was to reflect on the impact of defining and sharing a Code of Conduct in the Higher Education Institution (HEI). The study is justified as Academic fraud is a set of practices of a student who tries to circumvent the rules defined in the scope of educational practice, demonstrating that he has knowledge that he, in fact, hasn’t. The research was conducted from literature review and document analysis. The incidence of the phenomenon is significant, indicating that glue is a common practice in schools and universities. The proposal is that universities urgently define codes of conduct to guide students and faculty to reflect on the consequences of their actions and decisions.<hr/>Resumen Este estudio trata del fraude académico (copiarse) − que comprende el plagio y lo que es comúnmente conocido como cola, pesca, fila, en Brasil, y copianço, en Portugal. El objetivo era reflexionar sobre el impacto de la definición y compartir de un código de conducta por la Institución de Enseñanza Superior (IES). El estudio se justifica una vez que la fraude académico és un conjunto de prácticas de un estudiante que pretende burlar las reglas definidas en el ámbito de la práctica educativa, demostrando tener conocimientos que realmente no domina. La investigación se realizó en base a revisión bibliográfica y análisis documental. La incidencia del fenómeno es significativa, indicando que el copiarse es una práctica común en las escuelas y universidades. La propuesta es que las universidades definan códigos de conducta, con urgencia, para orientar a estudiantes y docentes a reflexionar sobre las consecuencias de sus acciones y decisiones. <![CDATA[Historia y formación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En este artículo se realiza, en una primera parte, un repaso histórico de la educación en Brasil, en que se destaca la intervención de los poderes públicos tanto en la educación, en general, como en la formación del profesorado, en particular. Las iniciativas y reformas educativas revelan avances en el proceso modernizador, pero insuficientes en lo que se refiere a los sectores más desfavorecidos. La segunda parte del artículo se dedica, con carácter general, a aspectos pedagógicos y didacticos de esa formación inicial y permanente del profesorado. Se pone el foco en la descripción de cuatro modelos que, aunque condicionados por el pasado, aportan claves valiosas para la educación real.<hr/>Resumo Na primeira parte deste artigo, se realiza uma revisão histórica da educação no Brasil, em que se destaca a intervenção dos poderes públicas na educação, tanto no ensino em geral como na formação dos professores em particular. Essas iniciativas e reformas educacionais revelam avanços no processo de modernização, mas insuficientes no que diz respeito aos setores mais desfavorecidos. A segunda parte do artigo é dedicada, em caráter geral, a aspectos pedagógicos e didáticos da formação inicial e continuada dos professores. O foco ocorre na descrição de quatro modelos que, embora condicionados pelo passado, proporcionam chaves valiosas para uma educação atual.<hr/>Abstract In the first part of this article, we do a historical review of education in Brazil, in which we highlight the intervention of public authorities in education, both in general education as in teacher formation in particular. These educational initiatives and reforms reveal progress in the modernization process, but not enough for the most disadvantaged sectors. The second part of the article is devoted, in general, to pedagogical and didactic aspects of the initial and continuing teacher formation. The focus is on the description of four models that, although conditioned by the past, provide valuable keys to a current education. <![CDATA[Currículo y pensamiento epistemológico en la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as implicações das configurações do currículo, no contexto da educação superior, tendo por objetivo elaborar um conjunto de proposições curriculares para o desenvolvimento do pensamento epistêmico dos estudantes em cursos de graduação. A fundamentação teórica está particularmente baseada nos estudos de Perry (1970), Hofer (2001) e Schommer (1990). O desenvolvimento metodológico do trabalho utilizou a abordagem de investigação integrada, originalmente proposta por Cooper (1984), que possibilita elaborar um conjunto de proposições teóricas a partir de um corpus de pesquisas sobre determinado tema. O texto inicia examinando o conceito de pensamento epistemológico, no contexto da educação superior. Em seguida elabora e analisa um conjunto de proposições curriculares para o desenvolvimento do pensamento epistêmico dos estudantes. Os resultados destacam a importância do currículo englobar atividades em que os estudantes explorem conceitos sob diferentes perspectivas e desenvolvam pensamento independente, que promovam situações de aprendizagem aberta e baseada em projetos, que envolvam a construção de argumentos, bem como avaliação com respostas abertas.<hr/>Abstract This article presents a theoretical analysis on the implications of the curriculum configurations in the context of higher education, with the goal of elaborating a set of curriculum propositions for the development of students’ epistemic thinking in undergraduate courses. The theoretical foundation is particularly based on the studies of Perry (1970), Hofer (2001) and Schommer (1990). The methodological development of this paper is based on the integrative research approach, originally proposed by Cooper (1984), which makes it possible to elaborate a set of theoretical propositions from a corpus of research on a certain theme. The study begins by examining the concept of epistemological thinking in the context of higher education. Then, it elaborates and analyzes a set of curriculum propositions to support the development of students' epistemic thinking. The findings highlight the importance that the curriculum comprises activities which encourage students to explore concepts from different perspectives and develop independent thinking, which enables open and project-based learning, involve argument building and open-ended assessment.<hr/>Resumen Este artículo presenta un análisis teórico sobre las implicaciones de las configuraciones curriculares en el contexto de la educación superior, con el objetivo de elaborar un conjunto de proposiciones curriculares para el desarrollo del pensamiento epistémico de los estudiantes en cursos de pregrado. La fundamentación teórica se basa particularmente en los estudios de Perry (1970), Hofer (2001) y Schommer (1990). El desarrollo metodológico del trabajo se basa en el enfoque de investigación integradora, originalmente propuesto por Cooper (1984), que permite elaborar un conjunto de proposiciones teóricas a partir de un corpus de investigación sobre un tema determinado. El estudio comienza examinando el concepto de pensamiento epistemológico en el contexto de la educación superior. En seguida, elabora y analiza un conjunto de propuestas curriculares para apoyar el desarrollo del pensamiento epistémico de los estudiantes. Los resultados resaltan la importancia de que el currículo comprenda actividades que alienten a los estudiantes a explorar conceptos desde diferentes perspectivas y desarrollar un pensamiento independiente, que permita un aprendizaje abierto y basado en proyectos, que implique la construcción de argumentos y una evaluación abierta. <![CDATA[El cuerpo em cena: los (cuer) posibilidades en la educación inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article is the result of a master's thesis that had as objective to present a proposal of teacher intervention having the body as structuring axis in an inclusive perspective. Thus, we assume the principles of qualitative research, through the bias of collaborative action research, anchored in Merleau-Ponty's epistemological foundations. The itinerary of the research was accomplished through 8 pedagogical workshops, which enabled collective experiences, co-production of knowledge, re-elaboration of concepts and teaching practices, starting from the action-reflection of the pedagogical doing. With the research, we try to demystify the dimension that we are only a physical and biological body in which the disability comes ahead of the person, thus, we go through the conception of body as a result of the interactions between the biological and the cultural, the lived and the feeling of the whole existence and experience of affections, values, histories, culture that are marked by our experiences anchored in the world.<hr/>Resumo Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem à frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una disertación de título de maestría que tuvo como objetivo presentar una propuesta de intervención docente, teniendo el cuerpo como eje estructurante en una perspectiva inclusiva. Asumimos los principios de la búsqueda cualitativa por la perspectiva de la búsqueda-acción colaborativa, anclada en los fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. El itinerario de la búsqueda se hizo efectivo a través de la realización de 8 talleres pedagógicos, que posibilitaron vivencias colectivas, coproducción de saberes, reelaboración de conceptos y de prácticas docentes, partiendo de la acción-reflexión del hacer pedagógico. la investigación, busca desmitificar la dimensión de que somos apenas un cuerpo físico y biológico en que la deficiencia viene delante del sujeto, entonces, nos guiamos por la concepción de un cuerpo como resultado de las interacciones, entre lo biológico y lo cultural, lo vivido y lo sentido, constituyendo la vivencia de afectos, valores, historias, cultura que son marcadas a través de nuestras experiencias ancladas en el mundo. <![CDATA[Estudio de caso en investigación educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article is the result of a master's thesis that had as objective to present a proposal of teacher intervention having the body as structuring axis in an inclusive perspective. Thus, we assume the principles of qualitative research, through the bias of collaborative action research, anchored in Merleau-Ponty's epistemological foundations. The itinerary of the research was accomplished through 8 pedagogical workshops, which enabled collective experiences, co-production of knowledge, re-elaboration of concepts and teaching practices, starting from the action-reflection of the pedagogical doing. With the research, we try to demystify the dimension that we are only a physical and biological body in which the disability comes ahead of the person, thus, we go through the conception of body as a result of the interactions between the biological and the cultural, the lived and the feeling of the whole existence and experience of affections, values, histories, culture that are marked by our experiences anchored in the world.<hr/>Resumo Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem à frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una disertación de título de maestría que tuvo como objetivo presentar una propuesta de intervención docente, teniendo el cuerpo como eje estructurante en una perspectiva inclusiva. Asumimos los principios de la búsqueda cualitativa por la perspectiva de la búsqueda-acción colaborativa, anclada en los fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. El itinerario de la búsqueda se hizo efectivo a través de la realización de 8 talleres pedagógicos, que posibilitaron vivencias colectivas, coproducción de saberes, reelaboración de conceptos y de prácticas docentes, partiendo de la acción-reflexión del hacer pedagógico. la investigación, busca desmitificar la dimensión de que somos apenas un cuerpo físico y biológico en que la deficiencia viene delante del sujeto, entonces, nos guiamos por la concepción de un cuerpo como resultado de las interacciones, entre lo biológico y lo cultural, lo vivido y lo sentido, constituyendo la vivencia de afectos, valores, historias, cultura que son marcadas a través de nuestras experiencias ancladas en el mundo. <![CDATA[La agonía de Eros: manifestaciones autocríticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400023&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article is the result of a master's thesis that had as objective to present a proposal of teacher intervention having the body as structuring axis in an inclusive perspective. Thus, we assume the principles of qualitative research, through the bias of collaborative action research, anchored in Merleau-Ponty's epistemological foundations. The itinerary of the research was accomplished through 8 pedagogical workshops, which enabled collective experiences, co-production of knowledge, re-elaboration of concepts and teaching practices, starting from the action-reflection of the pedagogical doing. With the research, we try to demystify the dimension that we are only a physical and biological body in which the disability comes ahead of the person, thus, we go through the conception of body as a result of the interactions between the biological and the cultural, the lived and the feeling of the whole existence and experience of affections, values, histories, culture that are marked by our experiences anchored in the world.<hr/>Resumo Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem à frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una disertación de título de maestría que tuvo como objetivo presentar una propuesta de intervención docente, teniendo el cuerpo como eje estructurante en una perspectiva inclusiva. Asumimos los principios de la búsqueda cualitativa por la perspectiva de la búsqueda-acción colaborativa, anclada en los fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. El itinerario de la búsqueda se hizo efectivo a través de la realización de 8 talleres pedagógicos, que posibilitaron vivencias colectivas, coproducción de saberes, reelaboración de conceptos y de prácticas docentes, partiendo de la acción-reflexión del hacer pedagógico. la investigación, busca desmitificar la dimensión de que somos apenas un cuerpo físico y biológico en que la deficiencia viene delante del sujeto, entonces, nos guiamos por la concepción de un cuerpo como resultado de las interacciones, entre lo biológico y lo cultural, lo vivido y lo sentido, constituyendo la vivencia de afectos, valores, historias, cultura que son marcadas a través de nuestras experiencias ancladas en el mundo. <![CDATA[Instrucciones sobre las escuelas de primeras lecciones emitidas por el Príncipe Regente y el Conde de Linhares (Portugal, 1798-1800)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352019000400024&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article is the result of a master's thesis that had as objective to present a proposal of teacher intervention having the body as structuring axis in an inclusive perspective. Thus, we assume the principles of qualitative research, through the bias of collaborative action research, anchored in Merleau-Ponty's epistemological foundations. The itinerary of the research was accomplished through 8 pedagogical workshops, which enabled collective experiences, co-production of knowledge, re-elaboration of concepts and teaching practices, starting from the action-reflection of the pedagogical doing. With the research, we try to demystify the dimension that we are only a physical and biological body in which the disability comes ahead of the person, thus, we go through the conception of body as a result of the interactions between the biological and the cultural, the lived and the feeling of the whole existence and experience of affections, values, histories, culture that are marked by our experiences anchored in the world.<hr/>Resumo Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem à frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una disertación de título de maestría que tuvo como objetivo presentar una propuesta de intervención docente, teniendo el cuerpo como eje estructurante en una perspectiva inclusiva. Asumimos los principios de la búsqueda cualitativa por la perspectiva de la búsqueda-acción colaborativa, anclada en los fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. El itinerario de la búsqueda se hizo efectivo a través de la realización de 8 talleres pedagógicos, que posibilitaron vivencias colectivas, coproducción de saberes, reelaboración de conceptos y de prácticas docentes, partiendo de la acción-reflexión del hacer pedagógico. la investigación, busca desmitificar la dimensión de que somos apenas un cuerpo físico y biológico en que la deficiencia viene delante del sujeto, entonces, nos guiamos por la concepción de un cuerpo como resultado de las interacciones, entre lo biológico y lo cultural, lo vivido y lo sentido, constituyendo la vivencia de afectos, valores, historias, cultura que son marcadas a través de nuestras experiencias ancladas en el mundo.