Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-026X20210003&lang=es vol. 29 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Rowing Against the Tide, We Publish Another Issue of the Journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300100&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La pandemia de COVID-19 y la violencia doméstica en la situación sociopolítica brasileña]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Em tempos de pandemia de COVID-19, o isolamento social torna-se medida importante para determos o novo coronavírus que assola o mundo. Ao mesmo tempo, tal medida esbarra em uma realidade: a violência contra as mulheres que, em sua maioria, ocorre dentro de casa. O objetivo do artigo é promover uma análise discursivo-crítica da conjuntura brasileira que atravessa a violência doméstica em tempos de pandemia, relacionando-a às respostas do governo brasileiro e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para combatê-la. A análise revela que tais respostas estão calcadas em um viés ideológico sustentado, principalmente, pela noção de família nuclear e pela negação do gênero, o que dificulta não só as ações concretas e eficazes para coibir a violência, como também desconsidera as intersecções de raça, classe e gênero, fundamentais para a produção de políticas públicas.<hr/>Abstract: In times of the COVID-19 pandemic, social isolation becomes an important measure to stop the new virus that is plaguing the world. At the same time, this measure comes up against a reality: violence against women, which mostly occurs at home. The objective of this article is, then, to promote a discursive-critical analysis of the Brazilian conjuncture that goes through domestic violence in times of pandemic, relating it to the responses of the Brazilian government and the Ministry of Women, Family and Human Rights to combat it. over there. The analysis reveals that such responses are based on an ideological bias sustained, mainly, by the nuclear notion of the family and by the negation of gender, which hinders not only concrete and effective actions to curb violence, but also disregards the intersections of race, class and fundamental to the production of public policies.<hr/>Resumén: En tiempos de la pandemia de COVID-19, el aislamiento social se convierte en una medida importante para detener el nuevo coronavirus que asola el mundo. Al mismo tiempo, tal medida se enfrenta a una realidad: la violencia contra las mujeres, que en su mayoría tiene lugar dentro del hogar. El objetivo del artículo es promover un análisis discursivo y crítico de la situación brasileña que atraviesa la violencia doméstica en tiempos de pandemia, relacionándola con las respuestas del gobierno brasileño y del Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos Humanos para combatirla. El análisis revela que esas respuestas se basan en un sesgo ideológico sostenido principalmente por la noción de familia nuclear y la negación del género, que no sólo obstaculiza las acciones concretas y eficaces para frenar la violencia, sino que también pasa por alto las intersecciones de raza, clase y género fundamentales para la producción de políticas públicas. <![CDATA[La despatriarcalización de Dios en la teología feminista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, analisamos a importância da linguagem para a compreensão do divino e de nós mesmas/os pelo exame das nomeações clássicas que foram identificadas com figuras historicamente patriarcais. Ao fazer este percurso, evocando a estratégica da hermenêutica bíblica feminista, objetivamos desconstruir estas identificações e ressituá-las metaforicamente; privilegiar nomeações que se afastam da normatividade masculina para se referir a Deus. Geralmente, estas imagens estão associadas a um poder patriarcal, onde predomina uma linguagem metafísica e objetiva. Não obstante, quando essas imagens estão associadas a relações de reciprocidade, de inclusão das diferenças e do respeito da pluralidade, a linguagem é predominantemente metafórica. Além de estabelecer o contraste entre essas duas formas de linguagem, nossa hipótese é de que esta última é a mais adequada para se referir a Deus na época atual.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the importance of language for the understanding of the divine and of ourselves and we examine classic appointments that have been identified with historically patriarchal figures. In making this journey from the feminist biblical hermeneutics strategy, we aim to deconstruct these identifications and to resituate them metaphorically, privilege appointments that deviate from masculine normativity to refer to God. Generally when these images are associated with a patriarchal power, a metaphysical and objective language predominates. Nevertheless, when these images are associated with relations of reciprocity, inclusion of differences and respect of plurality, language is predominantly metaphorical. In addition to establishing the contrast between these two forms of language, our hypothesis is that the latter is the most adequate to refer to God in the present time.<hr/>Resumen: En este artículo analizamos la importancia del lenguaje para entender a Dios y a nosotros/as mismos/as examinando las nominaciones clásicas que se han identificado con figuras históricamente patriarcales. Al hacer este camino, evocando la estrategia de la hermenéutica feminista bíblica, nuestro objetivo es deconstruir estas identificaciones y reemplazarlas metafóricamente; privilegiar las nominaciones que se desvían de la normatividad masculina para referirse a Dios. Habitualmente estas imágenes se asocian a un poder patriarcal, en el cual predomina un lenguaje metafísico y objetivo. Sin embargo, cuando estas imágenes se asocian a relaciones de reciprocidad, inclusión de diferencias y respeto por la pluralidad, el lenguaje es predominantemente metafórico. Además de establecer el contraste entre estas dos formas de lenguaje, nuestra hipótesis es que esta última es la más adecuada para referirse a Dios en la época actual. <![CDATA[Activismo católico: Bioética, Derechos Reproductivos y Género]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, acompanharemos o processo de formação do ativismo católico antidireitos sexuais e reprodutivos e antigênero na Igreja Católica, descrevendo alguns de seus momentos e características centrais. Retraçaremos as linhas da política institucional instituída pelo Vaticano que culminaram na explosão militante católica contrária a esses temas. Analisaremos desde a organização da ofensiva doutrinária e acadêmico-científica, marcada pela produção de concepções teológicas e pela sua defesa em termos não doutrinais, mas científicos, jurídicos e filosóficos por experts vinculados à Igreja Católica, até a organização da ofensiva pastoral, centrada na difusão das categorias antidireitos sexuais e reprodutivos e antigênero por meio de todo o aparato institucional da Igreja, desde seu topo até suas bases.<hr/>Abstract: This article will follow the process of formation, in the Catholic Church, of an activism opposed to the sexual and reproductive rights and opposed to the-gender. We will retrace the lines of institutional policy instituted by the Vatican that culminated in a Catholic militant explosion against these themes. We will analyze from the organization of a scientific, academic and doctrinal offensive, until the organization of the pastoral offensive, centered on the diffusion of categories against sexual and reproductive rights and against gender through the entire institutional apparatus of the Church.<hr/>Resumen: Este artículo seguirá el proceso de formación, en la Iglesia Católica, de un activismo anti-derechos sexuales y reproductivos y anti-género. Trazaremos las líneas de la política institucional instituida por el Vaticano que culminó en la explosión militante católica contra estos temas. Analizaremos desde la organización de una ofensiva científica, académica y doctrinal, hasta la organización de la ofensiva pastoral, centrada en la difusión de categorías anti-derechos sexuales y reproductivos y anti-género através de todo el aparato institucional de la Iglesia. <![CDATA[Devenir-mujer y educación múltiple: cartografías clariceanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto movimenta cartografias intensivas com a arte literária de Clarice Lispector ao encontro da construção de sentidos para uma educação múltipla. A partir dos percursos rizomáticos das mulheres clariceanas, visa romper com antigas representações que legitimam o ‘ser mulher’ segundo as leis do patriarcado. Estas veredas levam a maquinar o conceito de educação múltipla nos entremeios da filosofia da diferença, com Deleuze e Guattari, e das ressonâncias do pensamento pós-feminista, como Beauvoir e Butler, de modo a tecer as relações entre arte-gênero-educação por conexões rizomáticas e encontros intensivos com as potências feministas do devir-mulher, da escrita clariceana e os devires poético-políticos como possibilidade de fabular espaços de liberdade nas artes de viver e educar.<hr/>Abstract: The text moves intensive with the literary art of Clarice Lispector to the encounter of sense construction for a multiple education. From the rhizomatic paths of Clarice's women, it aims to break with old representations that legitimize being a woman according to the laws of patriarchy. These paths lead to machining the concept of multiple education in the interweaving of the Philosophy of Difference, with Deleuze and Guattari, and the resonances of post-feminist thought, such as Beauvoir and Butler, in order to weave the relationships between art-gender-education through rhizomatic connections and intensive encounters with the feminist powers of becoming-woman, Clarician writing and the poetic-political becoming as a possibility of fabricating spaces of freedom in the arts of living and educating.<hr/>Resumen: El texto traslada cartografías intensivas con el arte literaria de Clarice Lispector al encuentro de construcción de significados para una educación múltiple. Partiendo de los caminos rizomáticos de la mujer claricia, pretende romper con antiguas representaciones que legitiman el “ser mujer” según las leyes del patriarcado. Estos caminos conducen a maquinar el concepto de educación múltiple en medio de la Filosofía de la diferencia, con Deleuze y Guattari, y de las resonancias del pensamiento posfeminista, como los de Beauvoir y Butler, para tejer las relaciones entre el arte. -educación de género a través de conexiones rizomáticas y encuentros intensivos con los poderes feministas del devenir-mujer, de la escritura clariciana y del devenir poético-político como posibilidad de fabular espacios de libertad en las artes de vivir y educar. <![CDATA[Violencia, silencio y revuelta velada en las lecturas de Safo (fr. 31 Voigt)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A história da recepção dos poemas de Safo varia gradualmente, ao ritmo das mudanças na própria mentalidade de seus leitores, de modo que acompanhar diacronicamente essa variação é evidenciar o desenvolvimento do imaginário social com relação a muitas das questões complexas trazidas por sua poesia. A posição social da mulher, por exemplo, ou aspectos do homoerotismo - assuntos bastante imbricados em Safo - prestam-se de modo frequente como material para essas leituras, partindo de algumas das perspectivas vigentes num dado período a fim de criar e reforçar discursos de poder. O famoso fragmento 31 Voigt de Safo é um caso emblemático dessa multiplicidade de leituras. Nosso intuito é partir dele para tecer considerações e esclarecimentos sobre algumas facetas da obra de Safo encobertas por séculos de violência, silêncio e revolta velada.<hr/>Abstract: Sappho’s poems received a varied reception throughout history, accordingly to the changes in the mentality of its readers. To follow diachronically this variation is to evidence some developments in the social imaginary about many complex questions evoked by her poetry. The social position of women, for example, or certain aspects of homoeroticism - subjects profoundly imbricated in Sappho - are frequently used as material for these readings, departing from some of the current perspectives in one period, in order to create and reinforce certain discourses of power. The famous fragment 31 Voigt of Sappho is an emblematic case of this multiplicity of interpretations. Our aim here is to depart from it to weave a series of considerations and elucidations about some of Sappho’s facets hidden by centuries of violence, silence and veiled revolt.<hr/>Resumen: Los poemas de Safo recibieron una acogida variada a lo largo de la historia, de acuerdo con los cambios en la mentalidad de sus lectores. Seguir diacrónicamente esta variación es evidenciar algunos desarrollos en el imaginario social sobre muchas cuestiones complejas evocadas por su poesía. La posición social de la mujer, por ejemplo, o ciertos aspectos del homoerotismo - sujetos profundamente imbricados en Safo - se utilizan frecuentemente como material para estas lecturas, partiendo de algunas de las perspectivas actuales en un período, con el fin de crear y reforzar ciertos discursos de poder. El famoso fragmento 31 Voigt de Safo es un caso emblemático de esta multiplicidad de interpretaciones. Nuestro objetivo aquí es apartarnos de él para tejer una serie de consideraciones y elucidaciones sobre algunas de las facetas de Safo ocultas por siglos de violencia, silencio y revuelta velada. <![CDATA[El juego del patriarcado en <em>Fences</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto dramático pode admitir reflexões políticas variadas, acrescidas de intensidade, posto que o texto se materializa em performances. Neste artigo, trazemos uma crítica ao patriarcado fundamentada no feminismo negro, nos estudos de gênero e na interseccionalidade. A peça de teatro analisada é Um limite entre nós (em inglês, Fences), originalmente publicada em 1985, um texto pungente da literatura norte-americana criado pelo dramaturgo August Wilson (1945-2005). Na obra, o protagonista Troy encontra-se amarrado ao sistema racista americano, comportando-se conforme as regras rígidas do beisebol. No jogo, a esposa Rose tem pouquíssimas chances de vitória. Essa vida reduzida de Rose, apontada brilhantemente por Wilson, torna possível concebermos uma crítica à instituição da família e da sociedade capitalista ocidental sustentada no patriarcado.<hr/>Abstract: The dramatic text can admit several political reflections, which are increased in intensity, as the text materializes in performance. In this article, we bring a critique of patriarchy, based on black feminism, gender studies and intersectionality. The play we have chosen is Fences (1985), a poignant text from African American literature created by playwright August Wilson (1945-2005). In the work, the protagonist Troy is bound by the American racist system, behaving according to the strict rules of Baseball. In the game, his wife Rose has little chance of winning. And it is precisely this reduced life for Rose that Wilson points out brilliantly, making it possible to conceive a critique of the family institution and of Western capitalist society, all sustained in patriarchy.<hr/>Resumen: El texto dramático puede admitir reflexiones políticas diversas. A esas reflexiones se añade intensidade, pues el texto se materializa en performances. En este artículo, traemos una crítica al patriarcado, basada en el feminismo negro, en los estudios de género y en la interseccionalidad. La obra de teatro escogida es Fences, de 1985, un texto pungente de la literatura norteamericana creada por el dramaturgo August Wilson (1945-2005). En la obra, el protagonista Troy se halla atado por el sistema racista americano, portándose según las reglas rígidas del béisbol. En el juego, la esposa Rose tiene poquísimas posibilidades de victoria. Y es exatamente esa vida reducida de Rose que Wilson apunta brillantemente, haciendo posible que concibamos una crítica a la institución de la familia y de la sociedad capitalista ocidental, sostenida en el patriarcado. <![CDATA[Un acercamiento situado a las violencias machistas online y a las formas de contrarrestarlas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En este artículo buscamos acercarnos a las violencias machistas online para contribuir a favorecer unas relaciones digitales libres y seguras para todes, desde nuestro contexto catalán-español con interés internacional. Combinamos una revisión sistemática de 33 artículos de Web of Science, con una revisión tradicional derivada de los trabajos con Donestech. Incluimos, pues, publicaciones académicas, institucionales y activistas feministas. Destacamos que mayoritariamente los agresores siguen siendo hombres cisheteropatriarcales, en gran parte parejas, exparejas y conocidos. Las violencias son diversas, desde insultos hasta amenazas y agresiones con carácter sexual, o violencias con un alto componente tecnológico. Pese a la gravedad de estas violencias, las acciones para erradicarlas son gravemente deficientes. Sin embargo, algunas mujeres, personas LGTBIQ* y los feminismos han activado estrategias de autodefensa relacionadas con los (auto)cuidados, pero también con la lucha feminista online.<hr/>Abstract: In this article, we aim to approach online gender-based violence to promote free and secure digital relationships for all, from our Catalan-Spanish context, with an international interest. We combined a systematic review of 33 articles included in Web of Science and a traditional review derived from our work with Donestech. We included academic and institutional and feminist-activist publications. Most aggressors are still cis-hetero-patriarchal men, mostly the victims’ acquaintances and mainly partners and ex-partners. Their violence ranges from sexual insults and threats to sexual aggressions or high-tech violence. Despite the severity of online gender-based violence, commitment and actions to eradicate them are seriously deficient. However, some women, LGBTIQ* people, and feminisms have activated self-defence strategies to counter them, related to (self) care and online feminist struggle.<hr/>Resumo: Neste artigo, procuramos nos aproximar da violência machista online para ajudar a promover relações digitais gratuitas e seguras para todos, desde nosso contexto catalão-espanhol, com interesse internacional. Combinamos uma revisão sistemática de 33 artigos da Web of Science com uma revisão tradicional derivada do nosso trabalho com Donestech. Por tanto, incluímos publicações acadêmicas, institucionais e ativistas feministas. A maioria dos agressores ainda é de homens cis-hetero-patriarcais, e a maioria das agressões é praticada por conhecidos, e principalmente parceiros e ex-parceiros. A violência que se exerce vai de insultos até ameaças e agressões sexuais ou violência tecnológica, destinada a excluir as vozes feministas. Apesar da prevalência e gravidade da violência de gênero on-line, o compromisso e as ações para enfrentá-las são extremamente deficientes. No entanto, algumas mulheres, pessoas LGBTIQ* e feminismos ativaram uma série de estratégias de autodefesa e (auto) cuidado para combater essa violência, junto com a luta feminista on-line. <![CDATA[Salir de casa, mujeres que desafían la tradición en <em>Amanhecer</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Las luchas de las mujeres por adquirir independencia y autonomía respecto a sus cuerpos y sus vidas han sido una constante histórica. Desde la colonia, el cuerpo de la mujer y el control de su sexualidad se atribuyó a la potestad masculina. Amanhecer (1938) es una novela de formación con protagonista femenina. La novela, escrita por Lúcia Miguel Pereira, narra el proceso madurativo de Maria Aparecida, una mujer idealista y romántica que atraviesa por la angustia existencial y la crisis que generó el cambio de paradigma sobre lo femenino en la primera mitad del siglo XX en Brasil. Con esta transformación, muchas mujeres encontraron otros espacios fuera del hogar en los que desempeñarse. Sin embargo, tuvieron que enfrentar el peso de la herencia cultural, adversa a los cambios, y el anquilosamiento de las prácticas e imaginarios sociales.<hr/>Abstract: The women’s struggles to acquire independence and autonomy over their bodies and their lives have been a historical constant. Since colonial times, women's body and the control of their sexuality were attributed to male power. Amanhecer (1938) is a novel of formation with a feminine protagonist, written by Lúcia Miguel Pereira. The novel narrates the transition to adulthood of Maria Aparecida, an idealistic and romantic woman who goes through an existential anguish and crisis related to the paradigm shift on the feminine generated in the first half of the 20th century in Brazil. In this transformation, a lot of women found different ways to develop themselves outside of their homes. However, they suffered the weight of a cultural heritage, adverse to changes, and the stagnation of social practices and imaginaries.<hr/>Resumo: As lutas das mulheres por adquirir independência e autonomia em relação a seus corpos e suas vidas têm sido uma constante histórica. Desde os tempos coloniais, o corpo da mulher e o controle da sua sexualidade foram submetidos ao poder masculino. Amanhecer (1938) é uma novela de formação com protagonista feminina escrita por Lúcia Miguel Pereira. A novela narra o trânsito à idade adulta de Maria Aparecida, uma mulher idealista e romântica que viveu a angústia existencial e a crise que gerou a mudança de paradigma sobre o feminino na primeira metade do século XX no Brasil. Com esta transformação, muitas mulheres encontraram outros espaços, além de casa, para trabalhar. Não entanto, elas sofreram com o peso do legado cultural, desfavorável às mudanças, e a estagnação das práticas e os imaginários sociais. <![CDATA[Mujeres y desnudez en el movimiento naturista brasileño en la década de 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo analisamos representações sobre as mulheres na história do movimento nudo-naturista no Brasil, tomando como fontes revistas naturistas produzidas na década de 1950. É evidenciada a grande atenção dada pelos proponentes do movimento às mulheres no que se refere a três aspectos: a) a propagação dos benefícios do nudismo às mulheres; b) a avaliação sobre o que pensavam ser a natureza das mulheres; e c) a consideração da beleza corporal feminina no nudismo. Concluímos que as representações nudistas impactaram no processo de manutenção e mudança em relação à mulher durante as primeiras décadas do século XX no contexto brasileiro, divulgando outros modos de expor e ver o corpo feminino.<hr/>Abstract: It is studied representations about women in the history of the nudo-naturist movement in Brazil, using as sources naturist magazines produced in the 1950´s. It demonstrates the great attention given by proponents of the nudist movement to women, in three aspects: a) the propagation of the benefits of nudism to women; b) assessment of what they thought was the nature of women; c) the consideration of body female beauty in nudism. It is concluded that nudist representations were important for the process of maintenance and change in relation to the gazes at women during the first decades of the 20th century in the Brazilian context, promoting other ways of exposing and seeing the female body.<hr/>Resumen: En este artículo se analizan las representaciones sobre las mujeres en la historia del movimiento nudo-naturista en Brasil, tomando como fuente las revistas naturistas producidas en la década de 1950: a) la difusión de los beneficios del nudismo a las mujeres; b) evaluación de lo que pensaban que era la naturaleza de las mujeres; y c) la consideración de la belleza corporal femenina en el nudismo. Se concluye que las representaciones nudistas fueron importantes para el proceso de mantenimiento y cambio en relación a las miradas dadas a las mujeres durante las primeras décadas del siglo XX en el contexto brasileño, promoviendo otras formas de exponer y ver el cuerpo femenino. <![CDATA[Gender Discourses in <em>My Name is Ray</em>: Deconstructing Identities, Binarisms and Hierarchies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste trabalho, propomos um exercício de leitura do filme Meu Nome é Ray (THREE Generations, Gaby Dellal, 2015), questionando a relação da identidade e do binarismo sexualidade/gênero. O filme aborda o processo de transição de gênero do adolescente Ray. Utilizamos a desconstrução como referência analítica conforme posta por Jacques Derrida, entendida como o esforço de problematizar os modos hegemônicos de produção subjetiva considerando os movimentos de reversão e de deslocamento. O objetivo é problematizar a constituição do corpo e do gênero como atravessados pelos modos de subjetivação dominantes, além de discutir os termos de identificação disponíveis daqueles que escapam à heteronorma, conforme proposto por Judith Butler. Ressaltamos, ainda, a necessidade da despatologização das identidades trans de acordo com a publicação da mais recente atualização do CID-11.<hr/>Abstract: In the present work, the authors propose a reading exercise of the movie My Name is Ray (Gaby Dellal, 2015), questioning the identity and relationship with the binarism and hierarchy placed in the sexuality/gender pair. The movie addresses the process of gender transition of adolescent Ray. Deconstruction is used as an analytical reference, as proposed by Jacques Derrida. It is the effort to problematize hegemonic modes of subjective production considering the reversal and displacement movements. The article aims to problematize the body and gender’s constitution as crossed by the dominant modes of subjectivation, and discusses the terms of identification available to those that escape the heteronormativity proposed by Butler. It is also emphasized the need for depathologization of trans identities regarding the publication of the most recent update of the CID-11. <![CDATA[Studies on LGBTQIA+ Cinema in Brazil and Latin American Countries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300210&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, apresentamos e analisamos a produção acadêmica sobre o cinema LGBTQIA+ no Brasil e em países latino-americanos. O material analisado consiste em artigos indexados que constam nos portais SciELO e CAPES até o ano de 2021. Foram encontradas 44 pesquisas sobre o tema, as quais foram analisadas à luz de seus discursos e de sua vinculação aos países nos quais tal cinema foi exibido e/ou produzido. Foram organizados, a partir de artigos analisados neste estudo, os principais delineamentos teóricos, temáticos e metodológicos apresentados pelas pesquisas encontradas e indexadas nos portais citados.<hr/>Abstract: This article presents and analyzes the academic production on the LGBTQIA+ cinema in Brazil and in Latin American countries. The corpus consists of indexed articles found in SciELO and CAPES portals until 2021. We have found 44 research works in which the LGBTQIA+ cinema is studied and observed in the light of both its discourses and its connection to the countries in which the films on the theme have been screened and/or produced. Thus, considering the articles examined, the main theoretical, thematic and methodological outlines presented by such research works were organized. <![CDATA[Norms, Disputes, and Negotiations: Debates Regarding the Depathologization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300211&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo parte de uma etnografia realizada no Núcleo Trans e no Ambulatório de Atenção Integral à Pessoa Trans, órgão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que tem como objetivo acompanhar e analisar as disputas em torno das mudanças do Código Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10 para o Código Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 11, além das mudanças do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais e das normativas do Conselho Federal de Medicina brasileiro. Com base nessas discussões, o texto aponta que o diagnóstico permanece interpelando a lógica de cuidados dos profissionais de saúde, usuários e integrantes dos movimentos sociais, mesmo na sua suposta ausência ou recusa.<hr/>Abstract: This article is based on an ethnography conducted in the Núcleo Trans and in the Ambulatory Clinic for Trans* People at the Federal University of São Paulo (Unifesp). The text aims to accompany and analyze disputes regarding changes in the International Code of Illnesses (ICD) from ICD-10 to ICD-11. In addition, the study investigates changes in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), as well as in the norms of the Brazilian Federal Medical Council (CFM). Based on these debates, the text shows that - even in cases when a diagnosis is supposedly absent, or is refused - diagnoses continue to interpellate the care of healthcare providers, patients, and members of social movements. <![CDATA[Producción de sentidos sobre la integralidad en la asistencia en salud a personas trans*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300212&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El artículo discute la producción de sentidos en torno a la integralidad en la asistencia transespecífica en salud, a partir de las experiencias de usuarias/os/es, médicos/as y funcionarios/as de la Secretaría Municipal de Salud, vinculados a un servicio para personas trans*, existente en una ciudad-capital del sur de Brasil. Los resultados muestran una comprensión de la integralidad que, además de la amplitud y complejidad de la atención y los modos de cuidar, se concreta en la dimensión relacional o de los vínculos entre médicos/as y usuarios/as, desafiando a instituir la asistencia en salud como un espacio de negociación, con la coparticipación y simetría como sus principales atributos. La perspectiva analítica propuesta, pretende auxiliar para la construcción de presupuestos contrahegemónicos, desde los cuales (re)significar las formas de cuidar promoviendo el ejercicio de la transciudadanía.<hr/>Abstract: The article discusses the production of meanings around integrality in trans-specific health care, based on the experiences of users, doctors, and officials of the Municipal Health Secretariat, linked to a service for trans* people, existing in a capital city in southern Brazil. The results show an understanding of the comprehensiveness that, in addition to the breadth and complexity of the care and the ways of caring, is specified in the relational dimension or of the links between doctors and users, challenging to institute care in health as a space for negotiation, with co-participation and symmetry as its main attributes. The proposed analytical perspective aims to assist in the construction of counter-hegemonic assumptions, from which (re)signify the ways of caring by promoting the exercise of trans-citizenship.<hr/>Resumo: O artigo discute a produção de sentidos em torno à integralidade na assistência em saúde transespecífica, a partir das experiências de usuários/as/es, médicos/as e funcionários/as da Secretaria Municipal de Saúde, vinculados ao serviço para pessoas trans* existentes em uma cidade-capital do sul do Brasil. Os resultados mostram uma compreensão da integralidade que, além da abrangência e complexidade da atenção e das formas de cuidar, se explicita na dimensão relacional ou dos vínculos entre médicos/as e usuários/as/es, desafiando a instituir a assistência em saúde como espaço de negociação, com a coparticipação e simetria como seus principais atributos. A perspectiva analítica proposta pretende auxiliar para a construção de pressupostos contra hegemônicos a partir dos quais (re)significar as formas de cuidar promovendo o exercício da transcidadania. <![CDATA[“Machorras” y “afeminados” indígenas: cuerpos abyectos en las Misiones y Paraguay]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300213&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A partir da atual conjuntura fóbica do Paraguai em relação à diversidade sexual e da abordagem Queer Indigenous Studies, neste artigo, analiso a produção de corpos indígenas abjetos, como o das “machorras” e dos “afeminados”, no interior das Missões Indígeno-Jesuíticas (sécs. XVII-XVIII).<hr/>Abstract: Based on the current phobic situation in Paraguay in relation to sexual diversity and the Queer Indigenous Studies approach, this article analyzes the production of abject indigenous bodies, such as that of “machorras” and “afeminados”, within the Indigenous-Jesuit Missions (17th-18th centuries).<hr/>Resumen: Con base en la situación fóbica actual en Paraguay en relación a la diversidad sexual y el enfoque Queer Indigenous Studies, este artículo analiza la producción de cuerpos indígenas abyectos, como de “machorras” y “afeminados”, dentro de las Misiones Indígenas-Jesuitas (Siglos XVII-XVIII). <![CDATA[Las mujeres como objeto de las prácticas jurídicas: un análisis del proyecto de ley 478/2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300214&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Quando a vida é incluída nas operações de poder o corpo feminino passa a ser posicionado como objeto de disciplinarização e controle, de modo que a questão do aborto condensa em si relações complexas de poder. Tendo em vista a relação problemática entre a regulamentação da prática e sua incidência no Brasil, nosso objetivo é identificar as noções de direitos das mulheres presentes no Projeto de Lei 478/2007, considerando as mudanças propostas por seu substitutivo. Por meio da análise discursiva, identificamos três modos de entender e performar os direitos femininos: as mulheres são posicionadas como objeto de práticas jurídicas; não são compreendidas como sujeitos de direito; e, por fim, têm seu próprio direito à vida colocado em questão. Nesse contexto, fica evidente que a proposição prioriza os direitos do embrião/feto ancorando-se em uma noção específica de natureza humana.<hr/>Abstract: Once life itself was included in the operations of power, the female body has been positioned as an object of disciplinary devices and governmentality. The issue of abortion condenses in itself such complex relations of power. Given the problematic correlation between the regulation of the practice and its incidence in Brazil, our aim is to identify the notions of women's rights present in the bill 478/2007, considering the changes proposed by its substitute. Through discursive analysis, we identified three ways of understanding and performing women's rights: women are positioned as objects of legal practices; they are not understood as subjects of law; and, finally, they have their own right to life brought into question. It is evident that the proposition prioritizes the rights of the embryo/fetus while anchored in a specific notion of human nature.<hr/>Resumen: Cuando la vida se incluye en las operaciones del poder, el cuerpo feminino se convierte en objeto de disciplinarización y control, de manera que el tema del aborto condensa em sí mismo complejas relaciones de poder. En vista de la relación problemática entre la regulación de la práctica y su incidencia en Brasil, nuestro objetivo es identificar las nociones de derechos de las mujeres presentes en el proyecto de ley 478/2007. A través del análisis discursivo, identificamos tres formas de entender y performar los derechos de las mujeres: las mujeres están posicionadas como objeto de prácticas legales; no son reconocidas como sujetos de derecho; y, finalmente, se les cuestiona su derecho a la vida. En este contexto, es evidente que la propuesta prioriza los derechos del embrión/feto anclada en una noción específica de la naturaleza humana. <![CDATA[Prostitution, Law and Feminisms: Reflection on the Crime of Rape in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300215&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Interessa-nos, neste artigo, uma proposição das distribuições de poder e como incidem no posicionamento desigualitário no trabalho sexual e nas possibilidades de ação das trabalhadoras do sexo, em específico, no que diz respeito à violência sexual e ao acesso ao direito. Propomos, subsidiariamente, refletir sobre a dinâmica das relações estabelecidas e perpetuadas pelas trabalhadoras do sexo (e por meio delas) e em que medida essa dinâmica pode conduzir leituras desestabilizadoras da chamada categoria “mulher” na produção feminista hegemônica.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to analyze the power distribution and how it leads to the unequal position among sex workers, as well as how it limits their possibilities of action, specifically when it comes to sexual violence and access to the judiciary system. We also propose a reflection about the dynamics of established relations and as well perpetuated by sex workers and through them. On the other hand, we consider how the extent to these dynamics might lead to destabilizing readings of the so-called “woman” category in hegemonic feminist production. <![CDATA[“PEC das Domésticas”: focos y trastienda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300216&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O trabalho doméstico remunerado passou por diversas mudanças legais, simbólicas e culturais na última década. Destaca-se a aprovação da Lei Complementar nº 150/2015, conhecida como “PEC das Domésticas”. O objetivo deste artigo é analisar quais as consequências dessa nova legislação e o que ela tem impactado nas desigualdades que, historicamente, marcam essa categoria profissional. A análise é pautada em estatística descritiva, por meio dos microdados das PNADs de 2011 a 2017, e examina a própria estrutura dessa ampliação de direitos, tanto em suas contradições e limites, quanto em sua emancipação discursiva, observada nos debates que emergiram a partir de sua aprovação. Percebe-se que, apesar da elevada proporção de diaristas e dos altos índices de informalidade, a “PEC” trouxe benefícios em termos de jornadas de trabalho e remuneração para as trabalhadoras formalizadas.<hr/>Abstract: Paid domestic work has undergone several legal, symbolic and cultural changes in the past decade. We highlight the approval of Complementary Law No. 150/2015, known as “PEC das Domésticas”. The aim of this article is to analyze what the consequences of this new legislation are and what it has impacted on the inequalities that have historically marked this professional category. The analysis is based on descriptive statistics, through PNADs microdata from 2011 to 2017, and examines the structure of this expansion of rights, both in its contradictions and limits, as well as in its discursive emancipation, observed in the debates that emerged from your approval. It is clear that, despite the high proportion of day laborers and the high levels of informality, the “PEC” brought benefits in terms of working hours and remuneration for formal workers.<hr/>Resumen: El trabajo remunerado del hogar ha sufrido varios cambios legales, simbólicos y culturales en la última década. Destacamos la aprobación de la Ley Complementaria N° 150/2015, conocida como “PEC das Domésticas”. El objetivo de este artículo es analizar cuáles son las consecuencias de esta nueva legislación y qué ha impactado en las desigualdades que históricamente han marcado esta categoría profesional. El análisis se basa en estadísticas descriptivas, a través de microdatos de la PNAD de 2011 a 2017, y examina la estructura de esta expansión de derechos, tanto en sus contradicciones y límites, como en su emancipación discursiva, observada en los debates surgidos de su aprobación. Es claro que, a pesar de la alta proporción de jornaleras y los altos niveles de informalidad, el “PEC” trajo beneficios en términos de jornada y remuneración para los trabajadores formales. <![CDATA[Agencia y autonomía de la mujer: contribuciones a los estudios sociológicos en contextos de pobreza urbana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300217&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O conhecimento sociológico produziu extensa tradição com base na dualidade entre a impossibilidade de agência e o voluntarismo da ação. Abordagens contemporâneas, com contribuições das feministas, têm formulado o problema da agência e da autonomia de modo a escapar dessa dualidade e oferecido constructos mais adequados às investigações sobre as experiências das mulheres. A partir da combinação da abordagem interseccional com a abordagem das capacidades, este trabalho organiza um aporte analítico capaz de compreender a agência e a autonomia em um pêndulo entre os constrangimentos e as escolhas. Esse empreendimento é realizado considerando-se o entrelaçamento entre gênero, classe e raça como sugestão para estudos em contextos de pobreza urbana, tendo em vista sua relevância para o debate sobre gênero, pobreza e desenvolvimento humano. Esta é uma pesquisa teórica sobre o tema proposto.<hr/>Resumen: El conocimiento sociológico ha producido una extensa tradición basada en la dualidad entre la imposibilidad de agencia y el voluntarismo de la acción. Los enfoques contemporáneos, con aportes de las feministas, han formulado el problema de la agencia y la autonomía para escapar de esta dualidad y ofrecer constructos más adecuados para investigar las experiencias de las mujeres. Basado en la combinación del enfoque interseccional y el enfoque de capacidades, este trabajo organiza un enfoque analítico capaz de comprender la agencia y la autonomía en un péndulo entre restricciones y opciones. Este emprendimiento se lleva a cabo considerando el entrelazamiento de género, clase y raza como sugerencia de estudios en contextos de pobreza urbana, dada su relevancia para el debate sobre género, pobreza y desarrollo humano. Se trata de una investigación teórica sobre el tema propuesto.<hr/>Abstract: Sociological knowledge has produced an extensive tradition based on the duality between the impossibility of agency and the voluntarism of action. Contemporary approaches, with contributions from feminists, have formulated the problem of agency and autonomy in order to escape this duality and offered more adequate constructs for investigations into the experiences of women. By combining the intersectional approach with the capabilities approach, this paper organizes an analytical resource capable of understanding agency and autonomy in a pendulum between constraints and choices. This undertaking is carried out considering the interweaving of gender, class, and race as a suggestion for studies in contexts of urban poverty, given its relevance to the debate on gender, poverty, and human development. This is a theoretical study on the proposed theme. <![CDATA[Mujeres y prácticas punitivas: entre intentos de borrado histórico y modos de resistencia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300218&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, discutimos a emergência da mulher na história das práticas punitivas no Brasil, propondo descortinar a invisibilidade do controle e da violência dirigidos às meninas pobres e racializadas no espaço urbano, classificadas como ‘abandonadas’ ou ‘infratoras’, entre os anos 1930-1960, revelando a centralidade dessas práticas para a manutenção e reprodução do sistema de desigualdades e violência baseado nos marcadores de gênero, raça e classe. Por meio dos prontuários do Serviço Social de Menores de São Paulo, identificaram-se formas de criminalização e punição e os dispositivos de controle sobre o corpo, a sexualidade e a autodeterminação que, apesar de reforçarem iniquidades, não impediram que estratégias fossem engendradas pelas sujeitas para resistir às investidas do poder, através de atos de insurgência cotidianos reativos às tentativas reiteradas de sujeição.<hr/>Abstract: This article discusses the emergence of women in the history of punitive practices in the country, proposing to unveil the invisibility of control and violence directed at poor girls in the urban space, abandoned and delinquent, in the years 1930-1960, revealing the centrality of these practices for the maintenance and reproduction of the system of inequalities and violence based on gender, race and class markers. Through the institutional records of the Social Service for Minors of São Paulo, forms of criminalization and punishment were identified, as well as the control devices over the body, sexuality and self-determination that, despite reinforcing inequities, did not prevent strategies from being engendered by the subjects to resist the onslaught of power, through daily insurgency acts reactive to repeated attempts at subjection.<hr/>Resumen: Este artículo discute el surgimiento de las mujeres en la historia de las prácticas punitivas en Brasil, proponiendo develar la invisibilidad del control y la violencia dirigida a las niñas pobres en el espacio urbano, abandonadas y delincuentes, en las décadas de 1930-1960, revelando la centralidad de estas prácticas para el mantenimiento y reproducción del sistema de desigualdades y violencia soportados por marcadores de género, raza y clase. A través de los registros del Servicio Social del Menor de São Paulo se identificaron formas de criminalización y sanción, así como los dispositivos de control sobre el cuerpo, la sexualidad y la autodeterminación que, a pesar de reforzar las inequidades, no impidieron que los sujetos diseñaran estrategias para resistir el ataque de poder, a través de actos de insurgencia cotidianos reactivos a repetidos intentos de sometimiento. <![CDATA[Experiencias de vulneración de niñas de una residencia de protección de Santiago de Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300219&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Las niñas, desde las nociones de interseccionalidad y justicia, son sujetos vulnerados por el sistema patriarcal y adultocéntrico, acentuándose en situación de pobreza y judicialización. En función de ello, se realizó una etnografía a niñas de una residencia de protección de Santiago de Chile el 2017 para conocer y analizar sus experiencias de vulneración particulares. Se identificaron vulneraciones en tres ejes: a) Relaciones de género, donde se advierten desigualdades entre niños y niñas, la imposición de estereotipos, reproducción de roles de trabajo doméstico y cuidado, y conflictos entre pares; b) Cuerpo y sexualidad, donde se identifica la exposición del cuerpo y sanciones lesbofóbicas; c) Control y docilidad, donde se identifica el poder y control adultocéntrico, y la valoración de la obediencia.<hr/>Abstract: From the notion of intersectionality and justice, girls are subjects of abuse by a patriarchal and adult-centered system, aggravated in situations of poverty and judicial processes. From this basis, in 2017 an ethnography of girls residing at a protection home in Santiago, Chile, was carried out, to know and analyze their particular experiences of abuse. Three main types of abuse were identified: a) Gender relationships, where inequalities between girls and boys are clear, the imposition of stereotypes, imitating domestic and caretaker roles, and conflicts amongst peers; b) Body and sexuality, where body exposure and lesbofobic sanctions are identified; c) Control and submission, in which adult centered power and control and the appraising of obedience are identified.<hr/>A partir de noções de interseccionalidade e justiça, as meninas estão sujeitas a violações pelo sistema patriarcal e centrado no adulto, acentuando-se em uma situação de pobreza e judicialização. Com base nisso, uma etnografia foi realizada em meninas de uma residência de proteção em Santiago do Chile em 2017, para conhecer e analisar suas experiências de violações específicas. Foram identificados três tipos principais de vulnerabilidade: a) Relações de gênero, onde se percebem desigualdades entre as crianças, imposição de estereótipos, reprodução do trabalho doméstico e funções de cuidado e conflitos entre pares; b) Corpo e sexualidade, onde são identificadas a exposição corporal e as sanções lesbofobicas; c) Controle e docilidade, que identificam o poder e o controle centrado no adulto, e a valorização da obediência <![CDATA[Surviving Women in Piauí: Severe Gender Violence and Patriarchy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300220&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, objetivamos apresentar algumas reflexões sobre as narrativas orais de três mulheres que sobreviveram a situações severas de violência na cidade de Parnaíba, no Piauí. Em 2017, iniciamos um estudo sobre violência de gênero na cidade, utilizando a história oral testemunhal como procedimento e os conceitos de patriarcado e feminicídio como orientação. Entendemos que a publicização dessas histórias possa contribuir para a consolidação de um saber feminista posicionado e para o debate em torno das políticas públicas de prevenção e reparação.<hr/>Abstract: This article aims to present some reflections on the oral narratives of three women who survived severe situations of violence in the city of Parnaíba, Piauí. In 2017 we began a study about gender violence in the city, using oral testimonial history as methodology and concepts of patriarchy and feminicide. We understand that the publicizing of these stories can contribute to the constitution of a positioned feminist knowledge and to the debate about the public policies of prevention and reparation. <![CDATA[¿Qué les hacen las mujeres indígenas a las políticas feministas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300221&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En este artículo reflexiono sobre la relación entre mujeres indígenas y feminismos en el actual contexto argentino. Focalizo el análisis en los discursos que Moira Millán -mujer mapuche, weichafe y referente del Movimiento de Mujeres Indígenas por el Buen Vivir- pronuncia en diversas instancias: foros, encuentros, entrevistas en medios de comunicación y revistas digitales, comunicados en redes sociales. Sobre esta base empírica, busco mostrar cómo esos discursos articulan una práctica política que impugna dos dimensiones de construcción de lo común: el modo en que se construye la memoria y el modo en que visibiliza la violencia contra las mujeres. A partir de allí, señalo algunos desafíos que esto supone para las políticas feministas que buscan hegemonizar nuevos horizontes emancipatorios.<hr/>Abstract: In this article I reflect on the relationship between indigenous women and feminisms in the current Argentine context. The analysis is focused on Moira Millán -a Mapuche woman, weichafe and Indigenous Women Movement for Good Living referent- and the speeches she delivered in forums, meetings, social media releases and interviews with media and digital magazines. On this empirical basis, I seek to show how these discourses articulate a political practice that challenges the construction of the common within two dimensions: the way in which memory is constructed and the way in which violence against women is made visible. From there on, I point out some of the challenges this poses for feminist policies seeking to hegemonize new emancipatory horizons.<hr/>Resumo: Neste artigo, reflito sobre a relação entre mulheres indígenas e feminismos no atual contexto argentino. Focalizo a análise nos discursos de Moira Millán -mulher mapuche, weichafe e referente do Movimento de Mulheres Indígenas para o Bem Viver- em diversas instâncias: fóruns, encontros, entrevistas na mídia e comunicados nas redes sociais. Nesta base empírica, procuro mostrar como esses discursos articulam uma prática política que impugna duas dimensões da construção do comum: a maneira pela qual é construída a memória e a maneira pela qual a violência contra as mulheres se torna visível. A partir daí, aponto alguns desafios que isso implica às políticas feministas que buscam hegemonizar novos horizontes emancipatórios. <![CDATA[Militantes y radicales de la cuarta ola: feminismo en la era digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300222&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, exploro a experiência de se tornar feminista na era digital. Atualmente, sua construção é feita intensamente através das redes digitais. Isso é feito com base em dois estudos de caso: primeiro, coletivos estudantis feministas, onde mapeamos o uso da tecnologia e das representações sobre o feminismo, e, segundo, o feminismo radical no ciberespaço, onde nos aprofundamos na relação entre feminismo e tecnologia. Tecida entre as redes sociais e as ruas, se tornar feminista na era digital mobiliza vivências, reconhecimento e sistemas de conhecimento (teoria feminista), a partir de onde é gerada uma nova epistemologia feminista mais atual e atenta aos sujeitos e suas vivências.<hr/>Abstract: This work explores the experience of becoming a feminist in the digital age. This is done based on two case studies: first, feminist student collectives, where we map the use of technology and representations of feminism, and second, radical feminism in cyberspace, where we delve deeper into the relationship between feminism and technology. Woven between social networks and the streets, becoming a feminist in the digital age mobilizes experiences, recognition and knowledge systems (feminist theory), from where a new feminist epistemology is generated more current, attentive and articulated to the subjects.<hr/>Resumen: Este trabajo explora la experiencia de convertirse en feminista en la era digital. Si hay un aspecto que es capaz de definir esta experiencia es que se ha construido intensamente a través de las redes digitales. Esto se realiza en base a dos casos de estudio: primero, colectivos de estudiantes feministas, donde mapeamos el uso de la tecnología y representaciones sobre el feminismo, y segundo, el feminismo radical en el ciberespacio, donde profundizamos en la relación entre feminismo y tecnología. Tejida entre las redes sociales y las calles, convertirse en feminista en la era digital moviliza experiencias, sistemas de reconocimiento y conocimiento (teoría feminista), desde donde se genera una nueva epistemología feminista más actual, atenta y articulada a los sujetos y sus vivencias. <![CDATA[Impedimentos en el país del fútbol]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Nesta pesquisa, objetivamos investigar o imaginário coletivo de atletas de futebol feminino sobre a carreira de futebolistas profissionais na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Organiza-se como pesquisa qualitativa com o uso do método psicanalítico, abordando jogadoras que participaram de uma entrevista psicológica coletiva, mediada pelo Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Os resultados apresentam-se sob forma de três campos de sentido afetivo-emocional: “Viver é lutar”, “O futebol me salvou” e “Futebol é coisa de homem”, indicando que as atletas imaginam o futebol como caminho de superação da pobreza e desigualdade a partir do esforço pessoal, segundo adesão a crenças meritocráticas. Por outro lado, sentem-se atingidas por visões sexistas, que não concebem feminilidades e futebol como compatíveis, o que dificulta concretamente a vida profissional das jogadoras.<hr/>Resumen: Esta investigación tiene por objetivo investigar el imaginario coletivo de atletas de fútbbol feminino a cerca de la carrera de futbolistas profisionales en la perspectiva de la psicología psicanalítica concreta. Si ordena como investigación cualitativa con el uso del método psicanalítico, acercandose de jugadoras que participaran de una entrevista psicológica colectiva mediada pelo procedimiento de diburros-historias con tema. Los resultados se presentan sob forma de três campos de sentido afectivo-emocional: "Vivir és luchar", "El fútbol me salvió" y "Fútbol és cosa de hombre", indicando que las atletas imaginan el fútbol como camino de superación de la pobreza y desigualdad, a partir del esfuerzo personal, segundo adhesión a creencias meritocráticas. Por otro lado, se sienten golpeadas por visiones sexistas, que no conceben feminidades y fútbol como compatibles, el que dificulta concretamente la vida profisional de las jugadoras.<hr/>Abstract: In this research, we aimed to investigate the collective imaginary of female soccer athletes regarding their professional soccer careers from the perspective of concrete psychoanalytic psychology. It is organized as qualitative research with the use of the psychoanalytic method, involving female players who participated in a collective psychological interview, mediated by the Thematic Drawing-and-Story Procedure. Results are presented as three affective-emotional fields of meaning: “Living is struggling”, “Soccer saved me” and “Soccer is a man’s thing”, indicating that these female athletes imagine soccer as a way of overcoming poverty and inequality through personal effort, according to their meritocratic beliefs. On the other hand, they feel affected by sexist views that do not conceive of femininity and soccer as compatible, which effectively hinders their professional lives. <![CDATA[Nombres y pronombres: la cuestión sexista en el idioma Portugués y en la academia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste ensaio, discuto a invisibilidade de pesquisadoras por conta das normas da Língua Portuguesa e das normas de referenciação das publicações acadêmicas pelo viés de gênero com relação à creditação de mulheres. É regra geral, com exceção de algumas revistas feministas, que autores e autoras sejam apresentados em artigos, dissertações e teses pelo sobrenome, o que pode reduzir a percepção das mulheres que são citadas em pesquisas científicas. As discussões com relação ao sexismo do idioma, trazidas por vezes pela imprensa a partir de discussões sociais, são considerações aqui tratadas. A pergunta que surge é se pode haver um movimento de revisão da forma de creditar as mulheres em trabalhos científicos. Para tanto, após a revisão da literatura, haverá uma proposta de que a creditação das autoras mulheres seja feita de forma completa, com nome, sobrenome e uso dos pronomes adequados.<hr/>Resumen: Este ensayo discute la invisibilidad de las investigadoras debido a las reglas de la lengua portuguesa y los estándares para referenciar publicaciones académicas por sesgo de género en relación a la acreditación de mujeres. Es una regla general, a excepción de algunas revistas feministas, que las autoras se presenten en los artículos, disertaciones y tesis, por apellido, lo que puede reducir la percepción de mujeres citadas en las investigaciones científicas. También se consideran las discusiones en relación al sexismo del lenguaje, a veces planteadas por la prensa a partir de las discusiones sociales. La pregunta que surge es si puede haber un movimiento para revisar la forma de acreditar a las mujeres en el trabajo científico. Por lo tanto, luego de revisar la literatura, se propondrá que la acreditación de las autoras se realice en su totalidad, con nombre y apellido y con los pronombres adecuados.<hr/>Abstract: In this essay, I discuss the invisibility of female researchers due to Portuguese language norms and referencing guidelines for academic publications based on gender bias with regard to the crediting of women. With the exception of certain feminist journals, it is a general rule that male and female authors are referred to in articles, dissertations, and theses by their last names, which may reduce the perception of women who are cited in scientific research. Discussions about sexism in language, occasionally raised by the press in social discussions, are addressed here. The question posed is whether there could be a movement to revise the way women are credited in scientific papers. To this end, after the literature review, there will be a proposal that the crediting of female authors should be done in full, with first name, last name and the use of appropriate pronouns. <![CDATA[Caminos y saberes compartidos en el <em>feminismo rural</em>: entrevista con Verônica Santana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste ensaio, discuto a invisibilidade de pesquisadoras por conta das normas da Língua Portuguesa e das normas de referenciação das publicações acadêmicas pelo viés de gênero com relação à creditação de mulheres. É regra geral, com exceção de algumas revistas feministas, que autores e autoras sejam apresentados em artigos, dissertações e teses pelo sobrenome, o que pode reduzir a percepção das mulheres que são citadas em pesquisas científicas. As discussões com relação ao sexismo do idioma, trazidas por vezes pela imprensa a partir de discussões sociais, são considerações aqui tratadas. A pergunta que surge é se pode haver um movimento de revisão da forma de creditar as mulheres em trabalhos científicos. Para tanto, após a revisão da literatura, haverá uma proposta de que a creditação das autoras mulheres seja feita de forma completa, com nome, sobrenome e uso dos pronomes adequados.<hr/>Resumen: Este ensayo discute la invisibilidad de las investigadoras debido a las reglas de la lengua portuguesa y los estándares para referenciar publicaciones académicas por sesgo de género en relación a la acreditación de mujeres. Es una regla general, a excepción de algunas revistas feministas, que las autoras se presenten en los artículos, disertaciones y tesis, por apellido, lo que puede reducir la percepción de mujeres citadas en las investigaciones científicas. También se consideran las discusiones en relación al sexismo del lenguaje, a veces planteadas por la prensa a partir de las discusiones sociales. La pregunta que surge es si puede haber un movimiento para revisar la forma de acreditar a las mujeres en el trabajo científico. Por lo tanto, luego de revisar la literatura, se propondrá que la acreditación de las autoras se realice en su totalidad, con nombre y apellido y con los pronombres adecuados.<hr/>Abstract: In this essay, I discuss the invisibility of female researchers due to Portuguese language norms and referencing guidelines for academic publications based on gender bias with regard to the crediting of women. With the exception of certain feminist journals, it is a general rule that male and female authors are referred to in articles, dissertations, and theses by their last names, which may reduce the perception of women who are cited in scientific research. Discussions about sexism in language, occasionally raised by the press in social discussions, are addressed here. The question posed is whether there could be a movement to revise the way women are credited in scientific papers. To this end, after the literature review, there will be a proposal that the crediting of female authors should be done in full, with first name, last name and the use of appropriate pronouns. <![CDATA[Las lesbianas tienen esta manía de ir de aquí para allá, de aquí para acolá...: entrevista con Heliana Hemetério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste ensaio, discuto a invisibilidade de pesquisadoras por conta das normas da Língua Portuguesa e das normas de referenciação das publicações acadêmicas pelo viés de gênero com relação à creditação de mulheres. É regra geral, com exceção de algumas revistas feministas, que autores e autoras sejam apresentados em artigos, dissertações e teses pelo sobrenome, o que pode reduzir a percepção das mulheres que são citadas em pesquisas científicas. As discussões com relação ao sexismo do idioma, trazidas por vezes pela imprensa a partir de discussões sociais, são considerações aqui tratadas. A pergunta que surge é se pode haver um movimento de revisão da forma de creditar as mulheres em trabalhos científicos. Para tanto, após a revisão da literatura, haverá uma proposta de que a creditação das autoras mulheres seja feita de forma completa, com nome, sobrenome e uso dos pronomes adequados.<hr/>Resumen: Este ensayo discute la invisibilidad de las investigadoras debido a las reglas de la lengua portuguesa y los estándares para referenciar publicaciones académicas por sesgo de género en relación a la acreditación de mujeres. Es una regla general, a excepción de algunas revistas feministas, que las autoras se presenten en los artículos, disertaciones y tesis, por apellido, lo que puede reducir la percepción de mujeres citadas en las investigaciones científicas. También se consideran las discusiones en relación al sexismo del lenguaje, a veces planteadas por la prensa a partir de las discusiones sociales. La pregunta que surge es si puede haber un movimiento para revisar la forma de acreditar a las mujeres en el trabajo científico. Por lo tanto, luego de revisar la literatura, se propondrá que la acreditación de las autoras se realice en su totalidad, con nombre y apellido y con los pronombres adecuados.<hr/>Abstract: In this essay, I discuss the invisibility of female researchers due to Portuguese language norms and referencing guidelines for academic publications based on gender bias with regard to the crediting of women. With the exception of certain feminist journals, it is a general rule that male and female authors are referred to in articles, dissertations, and theses by their last names, which may reduce the perception of women who are cited in scientific research. Discussions about sexism in language, occasionally raised by the press in social discussions, are addressed here. The question posed is whether there could be a movement to revise the way women are credited in scientific papers. To this end, after the literature review, there will be a proposal that the crediting of female authors should be done in full, with first name, last name and the use of appropriate pronouns. <![CDATA[Topografías feministas: una teoría de las mujeres en movimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300400&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Apresentação do Dossiê Feminismos e Lesbianidades em Movimento: a visibilidade como lugar, que se coloca como lócus de fricções entre Academia e Movimentos sociais, ao ter como objetivo ir além das dicotomias entre ação e reflexão ou teoria e prática. Trata-se de um conjunto de textos elaborados em diálogo entre o grupo de autoras e suas diversas frentes de ação, com o desejo de reafirmar pesquisas realizadas na perspectiva dos Estudos Lésbicos Feministas e dos Feminismos Negro e Decolonial. Pretende-se, assim, com a escrita, ressaltar a amplitude e a excelência desses estudos, que expressam e potencializam pesquisa, docência, extensão, militância, ativismo e variadas ações, disposições e propósitos, no intercruzamento dos campos da Educação, da Arte e da Comunicação.<hr/>Abstract: Presentation of the Dossier Feminisms and Lesbianisms in Movement: visibility as a place, which is placed as a locus of friction between Academy and Social Movements, aiming to go beyond the dichotomies between action and reflection or theory and practice. This is a set of texts elaborated in dialogue between the group of authors and their various action fronts, with the desire to reaffirm research carried out from the perspective of Lesbian Feminist Studies and Black and Decolonial Feminisms. The aim of this writing is to highlight the breadth and excellence of these studies, which express and enhance research, teaching, extension, militancy, activism and various actions, dispositions and purposes, in the intersection of the fields of Education, Art and Communication.<hr/>Resumen: Presentación del Dossier Feminismos y Lesbianismos en Movimiento: la visibilidad como lugar, que se sitúa como locus de fricción entre la Academia y los Movimientos Sociales, pretendiendo superar las dicotomías entre acción y reflexión o teoría y práctica. Se trata de un conjunto de textos elaborados en diálogo entre el grupo de autoras y sus diversos frentes de acción, con la voluntad de reafirmar las investigaciones realizadas desde la perspectiva de los Estudios Feministas Lésbicos y los Feminismos Negros y Decoloniales. Se pretende, así, con el escrito, destacar la amplitud y excelencia de estos estudios, que expresan y potencializan la investigación, la docencia, la extensión, la militancia, el activismo y las variadas acciones, disposiciones y propósitos, en la intersección de los campos de la Educación, el Arte y la Comunicación. <![CDATA[El ritmo y la poesía de una <em>rapper</em> lesbiana en las luchas sociales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300401&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, discutimos a relação entre mal-estar contemporâneo e resistência nos campos da experiência de gênero, sexualidade e lutas sociais, partindo da análise dos eixos políticos e simbólicos presentes nas práticas discursivas das letras produzidas pela rapper lésbica brasileira Luana Hansen. Os estudos feministas contemporâneos que se situam em espaços dialógicos, hifenizados e pós-coloniais dão fundamento teórico-metodológico ao trabalho realizado em contexto de ascensão da extrema direita e da articulação entre conservadorismo e neoliberalismo. Concluímos que práticas discursivas produzidas pelas letras da rapper apontam para a resistência como desejo de resistir e, assim, de multiplicar redes e de criar novos modos de expressão de luta e de existência de mulheres, negras e lésbicas, que vivem na periferia, de modo sempre localizado politicamente e estrategicamente assentado nos territórios urbanos.<hr/>Abstract: This article discusses the relationship between contemporary malaise and resistance in the fields of gender, sexuality and social struggles, starting from political and symblic analysis axes present in the discursive practices of the lyrics produced by the Brazilian lesbian rapper Luana Hansen. Contemporary feminist studies located in dialogical, hyphenated and post-colonial spaces give theoretical and methodological foundation to the work carried out in the context of the rise of the extreme right and the articulation between conservatism and neoliberalism. It was concluded that discursive practices produced by the rapper's lyrics point to resistance as a desire to resist and, thus, to multiply networks and create new ways of expressing the struggle and existence of women, blacks and lesbians, who live in the periphery, always politically and strategically located in urban areas.<hr/>Resumen: Este artículo discute la relación entre malestar contemporáneo y resistencia en los campos de género, sexualidad y luchas sociales, a partir del análisis de los ejes políticos y simbólicos presentes en las prácticas discursivas de las letras producidas por la rapper lesbiana brasileña Luana Hansen. Los estudios feministas contemporáneos ubicados en espacios dialógicos com guiones y poscoloniales dan fundamento teórico y metodológico al trabajo realizado en el contexto del auge de la extrema derecha y la articulación entre conservadurismo y neoliberalismo. Se concluyó que las prácticas discursivas producidas por las letras del rapper apuntan a la resistencia como un deseo de resistir y, así, de multiplicar las redes y crear nuevas formas de expresar la lucha y existencia de las mujeres, negras y lesbianas, en la periferia, de manera siempre localizado políticamente y estrategicamente sentado en áreas urbanas. <![CDATA[Caminos entrelazados: feminismos y lesbianismo en la investigación educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300402&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A partir da memória como fio condutor e de critérios definidos em pesquisa, este texto se coloca como lugar de diálogo entre estudos que se referem ao campo da educação e gênero e pesquisas que focalizam mulheres lésbicas e bissexuais, seja como trabalhadoras, professoras, inspetoras, faxineiras e educadoras sociais, seja como estudantes, em suas narrativas acerca de sua formação. Ao considerar a análise de bancas de mestrado e doutorado presenciadas pela autora, seja como orientadora ou como avaliadora, trava-se diálogo sobre lesbianidade e educação, esta entendida da Educação Básica ao Ensino Superior. Como uma das conclusões, há de se citar que, ainda que não seja possível - e nem desejável - um simples espelhar entre bandeiras de luta e produção científica, foi notória a possibilidade de visualização de itinerários entrelaçados, nos quais se transita do feminismo ao gênero, do gênero aos feminismos, e dos feminismos às lesbianidades.<hr/>Abstract: Based on memory as a guiding thread and criteria defined in research, this text is placed as a place of dialogue between studies that refer to the field of education and gender and research that focus on lesbian and bisexual women, either as workers, because teachers, inspectors, cleaners and social educators, either as students, in their narratives about their formation. When considering the analysis of the master's and doctoral examinations attended by the author, either as a supervisor or as an evaluator, a dialogue on lesbianity and education is established, from Elementary Education to Higher Education. As one of the conclusions, it should be mentioned that, although it is not possible - nor desirable - a simple mirror between flags of struggle and scientific production, it was notorious the possibility of visualizing interlaced itineraries, in which one transits from feminism to gender, from gender to feminist and from feminist to lesbian.<hr/>Resumen: A partir de la memoria como hilo conductor y criterios definidos en la investigación, este texto es un lugar de diálogo entre los estudios que hacen referencia al campo de la educación y el género y la investigación que se centra en las mujeres lesbianas y bisexuales, ya sea como trabajadoras, como maestras, inspectoras, señoras de la limpieza y educadoras sociales, ya sea como alumnas, en sus narrativas sobre su educación. Al considerar el análisis de los exámenes de maestría y doctorado a los que asistió la autora, ya sea como supervisora o como evaluadora, se establece un diálogo sobre el lesbianismo y la educación, esta última entendida desde la Educación Básica hasta la Educación Superior. Como una de las conclusiones, cabe mencionar que, si bien no es posible - ni deseable - un simple espejismo entre banderas de lucha y producción científica, se planteó la posibilidad de visualizar itinerarios entrelazados, en los que pasemos del feminismo al género, del género a los feminismos y, de los feminismos a las lesbianas. <![CDATA[Lesbianas negras en movimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300403&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, exploramos a militância de lésbicas negras brasileiras que tiveram suas trajetórias de vida marcadas pela raiva e pela indignação diante dos poderes estabelecidos, em um momento histórico no qual os movimentos sociais começaram a estar alicerçados na luta das mulheres negras feministas lésbicas, agregadoras das múltiplas segregações às quais estiveram historicamente submetidas. Esperamos que este artigo sirva de fonte de reflexão para ações políticas e acadêmicas para quem quer se ancorar nos estudos de gênero e saberes feministas, propostos sobretudo pelo feminismo negro como também pelos estudos lésbicos feministas.<hr/>Abstract: In this paper we explored the militancy of black Brazilian lesbians, who had their life trayectories marked by anger and indignation in the face of established powers, at a historical moment in which social movements began to be grounded in the struggle of black lesbian feminist women, aggregators of the multiple segregations to which they were historically subjected. I hope that this article will serve as a source of reflection for political and academic actions for those who want to anchor themselves in gender studies and feminist knowledges, proposed especially by Black feminism as well as lesbian feminist studies.<hr/>Resumen: En este artículo exploramos la militancia de las lesbianas negras brasileñas, que tuvieron sus trayectorias de vida marcadas por la rabia y la indignación hacia los poderes establecidos, en un momento histórico en el que los movimientos sociales comenzaron a fundamentarse en la lucha de las mujeres lesbianas negras feministas, agregadoras de las múltiples segregaciones a las que fueron sometidas históricamente. De esta manera, espero que este artículo sirva como fuente de reflexión para las acciones políticas y académicas de quienes quieran anclarse en los estudios de género y los saberes feministas, propuestos principalmente por el feminismo negro así como por los estudios feministas lésbicos. <![CDATA[Estrategias de Resistencia de Cotistas Negras Lesbianas y Bisexuales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300404&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, analisamos estratégias de resistência de mulheres negras cotistas, lésbicas e bissexuais em uma universidade estadual no Centro-Oeste do Brasil, sob a perspectiva do “não-lugar social”. Alguns dos fatores interferentes na permanência dessas mulheres na universidade, assim como a maneira com que elas os enfrentam, foram evidenciados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro graduandas da instituição, no período de 2017 a 2018. A pesquisa baseou-se em referenciais que fazem a interface entre educação, gênero e relações raciais, feminismo negro e lésbico. Nas conclusões, delinearam-se processos que podem tornar a academia, desde a graduação, como um espaço social não acolhedor para as mulheres negras, ao subtender que estas mulheres são incapazes de exercer atividades intelectuais, o que as leva a procurar ações afirmativas e variadas redes de apoio.<hr/>This article analyzes resistance strategies of black coeducated, lesbian and bisexual women in a state university in the Midwest of Brazil, from the perspective of "social non-place". Some of the factors interfering in the permanence of these women in the university, as well as the way they face them, were evidenced through semi-structured interviews conducted with four undergraduate students of the institution, in the period from 2017 to 2018. The research was based on references that interface education, gender and race relations, black and lesbian feminism. In the conclusions, processes were outlined that evoke the academy since graduation as an unwelcoming social space for black women, subtending that these women are unable to perform intellectual activities, forcing them to seek affirmative action and varied support networks<hr/>Resumen: Este artículo analiza las estrategias de resistencia de las mujeres negras coeducadas, lesbianas y bisexuales en una universidad estatal del Medio Oeste de Brasil, desde la perspectiva del "no lugar social". Algunos de los factores que interfieren en la permanencia de estas mujeres en la universidad, así como la forma de enfrentarlos, fueron evidenciados a través de entrevistas semiestructuradas realizadas a cuatro estudiantes de pregrado de la institución, en el periodo comprendido entre 2017 y 2018. La investigación se basó en referencias que hacen la interfaz entre la educación, las relaciones de género y raza, el feminismo negro y el lesbiano. En las conclusiones, se esbozaron procesos que evocan a la academia desde la graduación como un espacio social no acogedor para las mujeres negras, subtendiendo que estas mujeres son incapaces de realizar actividades intelectuales, obligándolas a buscar acciones afirmativas y diversas redes de apoyo. <![CDATA[Pensamiento lésbico: una ginga epistemológica contra hegemónica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300405&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[Other Ways to Say Hiv and Aids]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300500&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[School, Digital Technologies and Sex Education: an analysis of Brazil and Portuguese Speaking Countries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300501&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[CEDAW, Rights and Women in Mexico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300502&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[Gender Schemas and their Irreversible Scars: Still About the Relationship between Women and Science]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300503&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[New Femininities and Post-Feminism in the Sports World]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300504&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[Writing the Mourning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300505&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[Mujeres Libres: Mujer, Revolución y Anarquismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300506&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos. <![CDATA[Why Do You Regret Abu-Lughod? Anthropology, Feminisms and Our “Mixed Feelings”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2021000300507&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Reconhecendo o movimento de lésbicas como corpo político constituído por pessoas e organizações produtoras de identidades lésbicas e outras identidades sexuais contra-hegemônicas, nosso propósito, neste artigo, é apresentar fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente, sobretudo no século XX. Para tanto, assumimos a pesquisa bibliográfica como dispositivo metodológico, e o resultado é um mapa em aberto do pensamento de ativistas lésbicas precursoras do campo da lesbianidade no ocidente. Aqui, a ginga, ou o gingar, se constitui numa metalinguagem dotada de recursividade e deslocamentos.<hr/>Abstract: Recognizing the lesbian movement as a political body made up of people and organizations that produce lesbian identities and other counter-hegemonic sexual identities, the purpose of this study is to present theoretical threads of the political currents of the lesbian thought produced in the West, especially in the twentieth century. To this end, we assume bibliographic research as a methodological device, and the result is an open map of the thinking of lesbian activists who are precursors to the field of lesbianism in the West. Here, the ginga, or the gingar, constitutes a metalanguage endowed with recursion and displacements.<hr/>Resumen: Reconociendo el movimiento lésbico como un cuerpo político constituido por personas y organizaciones productoras de identidades sexuales lesbianas y otras contrahegemónicas, el propósito de este estudio es presentar los hilos teóricos de las corrientes políticas del pensamiento lésbico producido en Occidente, especialmente en el siglo XX. Para ello, asumimos la investigación bibliográfica como dispositivo metodológico, y el resultado es un mapa abierto del pensamiento de las activistas lesbianas precursoras del campo del lesbianismo en Occidente. Aquí, ginga, o gingar, se constituye en un metalenguaje dotado de recursividad y desplazamientos.