Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620250001&lang=es vol. 33 num. 126 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Prácticas en la identificación de altas habilidades/superdotación según relato de profesionales que actúan en el área]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A identificação das altas habilidades/superdotação (AH/SD) se mostra uma questão complexa e marcada pela falta de consenso. Assim, o presente estudo teve, como objetivo principal, conhecer as principais práticas utilizadas pelos profissionais que atuam nessa área. Trinta e três profissionais responderam a um questionário online contendo 13 questões. Os resultados indicaram que a maior parte deles faz uso de observação, entrevista com pais e professores e análise de desempenho escolar em sua prática. Os principais construtos avaliados são inteligência, criatividade e motivação, destacando-se a predominância de testes padronizados de inteligência, sendo que o principal público atendido são estudantes do Ensino Fundamental I. Diversas dificuldades foram relatadas, destacando-se a avaliação de casos de dupla excepcionalidade e diagnóstico diferencial. Os resultados reforçam a percepção da necessidade de mais estudos voltados à identificação das AH/SD, visando o estabelecimento de uma prática mais consensual e padronizada entre os profissionais.<hr/>Abstract The identification of giftedness (AH/SD) is a complex issue characterized by a lack of consensus. Thus, the main objective of this study was to determine the main practices used by professionals in this field. Thirty-three professionals completed an online questionnaire containing 13 questions. The results indicated that most of them made use of observation, interviews with parents and teachers, and analysis of school performance in their practice. Intelligence, creativity, and motivation are the main constructs evaluated, and the main audience served is elementary school students. Several difficulties were reported, highlighting the need to evaluate double exceptionality cases and differential diagnosis. The results reinforce the perception of the need for further studies aimed at identifying AH/SD, with a view to establishing more consensual and standardized practice among professionals.<hr/>Resumen La identificación de altas habilidades/superdotación (AH/SD) es un tema complejo y marcado por la falta de consenso, por lo que el presente estudio tuvo como objetivo primario conocer las principales prácticas utilizadas por los profesionales que actúan en esta área. Treinta y tres profesionales respondieron un cuestionario en línea que contenía 13 preguntas. Los resultados indicaron que la mayoría hacia uso de la observación, entrevistas con padres y profesores y análisis del desempeño escolar en su práctica. Los principales constructos evaluados son la inteligencia, la creatividad y la motivación, destacándose el predominio de las pruebas estandarizadas de inteligencia, siendo el público objetivo principal los alumnos de la Enseñanza Básica I. Se relataron varias dificultades, destacándose la evaluación de casos de doble excepcionalidad y diagnóstico diferencial. Los resultados refuerzan la percepción de la necesidad de más estudios encaminados a identificar la AH/SD, con miras a establecer una práctica más consensuada y estandarizada entre los profesionales. <![CDATA[Cibernética de autorregulación, homeostasis y lógica difusa: tríada fundamental para evaluar el aprendizaje usando inteligencia artificial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Today’s Education is increasingly mediated by digital technologies that imply new challenges that need to be addressed in detail to turn them into opportunities for advancement and evolution. Such is the case of the use of artificial intelligence in learning assessment processes, which is forcing us to rethink traditional methods, mechanisms, and strategies to assess student learning achievement, especially in distance and online Education. Given the complexity of the above, this analytical essay proposes a look at artificial intelligence developments that support the so-called “evaluation 4.0”, based on the application of fuzzy logic, homeostasis, and the cybernetics of self-regulation. Such an application would provide technical support and a general understanding framework for the evaluation processes for both teachers and students to promote evaluation processes more in line with the flexible and often imprecise and ambiguous nature of the learning and performance associated with the skills assessment in the framework of the fourth industrial revolution.<hr/>Resumo A Educação atual está cada vez mais mediada por tecnologias digitais que implicam novos desafios que precisam ser abordados detalhadamente para transformá-los em oportunidades de avanço e evolução. Tal é o caso da inteligência artificial nos processos de avaliação da aprendizagem, o que nos obriga a repensar métodos, mecanismos e estratégias tradicionais para avaliar o sucesso da aprendizagem dos alunos, especialmente na Educação a Distância e online. Dada a complexidade do exposto, este ensaio analítico propõe uma análise dos desenvolvimentos da inteligência artificial que apoiam a chamada “avaliação 4.0”, com base na aplicação da lógica difusa, homeostase e na cibernética da auto-regulação. Tal aplicação forneceria suporte técnico e um quadro de entendimento geral para os processos de Avaliação, tanto para os professores quanto para os alunos, objetivando promover processos de avaliação mais alinhados com a natureza flexível e muitas vezes imprecisa e ambígua da aprendizagem e desempenho, associados à avaliação de habilidades no âmbito da quarta revolução industrial.<hr/>Resumen La educación actual está cada vez más mediada por tecnologías digitales que implican nuevos desafíos que necesitan ser abordados en detalle para convertirlos en oportunidades de avance y evolución. Tal es el caso del uso de inteligencia artificial en los procesos de evaluación del aprendizaje, lo que nos obliga a repensar métodos, mecanismos y estrategias tradicionales para evaluar el logro del aprendizaje de los estudiantes, especialmente en la educación a distancia y en línea. Dada la complejidad de lo anterior, este ensayo analítico ha propuesto un análisis de los desarrollos de inteligencia artificial que respaldan la llamada “evaluación 4.0”, basada en la aplicación de la lógica difusa, homeostasis y la cibernética de autorregulación. Tal aplicación proporcionaría soporte técnico y un marco de entendimiento general para los procesos de evaluación tanto para profesores como para estudiantes, para promover procesos de evaluación más acordes con la naturaleza flexible y a menudo imprecisa y ambigua del aprendizaje y el rendimiento asociados con la evaluación de habilidades en el marco de la cuarta revolución industrial. <![CDATA[Educar en el siglo XXI: modelos pedagógicos que preparan para la incertidumbre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A revisão de literatura na qual se baseia este artigo atesta a necessidade de uma Educação renovada, adaptada às exigências da sociedade globalizada do conhecimento impostas pelo devir social contínuo e constante. Parte-se da compreensão das implicações da evolução tecnológica para espelhar as contradições que se vivem atualmente nas salas de aula, corroborando a importância dos sistemas educativos e, consequentemente, do papel fundamental da Escola no desenvolvimento dos principais skills do século XXI. Destaca-se a função relevante do conhecimento transferível enquanto motor dos domínios cognitivo, intrapessoal e interpessoal, e elencam-se quatro modelos pedagógicos que, segundo o estado da arte, se adequam ao desenvolvimento dos domínios e dos skills referenciados: i. o trabalho de projeto baseado na pesquisa; ii. a aprendizagem através da resolução de problemas; iii. a aprendizagem cooperativa; e iv. o experimentalismo, metodologias que pressupõem o recurso às tecnologias. Aborda-se o papel do professor enquanto facilitador do conhecimento e mentor para, seguidamente, analisar as implicações da mudança no processo de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de trabalho em sala de aula. Conclui-se pela necessidade da adoção de metodologias de trabalho em sala de aula mais consoantes com os objetivos a prosseguir pelos sistemas educativos, concretamente no que respeita ao desenvolvimento da autonomia e independência na vida adulta que se reflita numa cidadania crítica e participativa. Finalmente, discorre-se sobre a necessidade de adequação da formação inicial e contínua de professores aos novos desígnios educativos.<hr/>Abstract The literature review on which this article is based attests to the need for a renewed Education system, adapted to the demands of a globalized knowledge society imposed by continuous and constant social evolution. It starts with an understanding of the implications of technological advancement to reflect the contradictions currently experienced in classrooms, confirming the importance of educational systems and, consequently, the fundamental role of schools in developing key 21st-century skills. The relevant function of transferable knowledge is highlighted as a driving force behind the cognitive, intrapersonal, and interpersonal domains, and four pedagogical models are listed that, according to the state of the art, are suitable for developing the referenced domains and skills: i. project-based research work; ii. problem-solving learning; iii. cooperative learning; and iv. experientialism, methodologies that presuppose the use of technology. The role of the teacher as a facilitator of knowledge and mentor is addressed, and the implications of changes in the teaching and learning process and classroom dynamics are analysed. It is concluded that there is a need to adopt classroom working methodologies that are more aligned with the objectives pursued by educational systems, particularly regarding the development of autonomy and independence in adulthood, reflected in a critical and participatory citizenship. Finally, there is a discussion on the need to adapt both initial and ongoing teacher training to the new educational goals.<hr/>Resumen La revisión de la literatura en la que se basa este artículo atestigua la necesidad de una Educación renovada, adaptada a las exigencias de la sociedad globalizada del conocimiento impuestas por el devenir social continuo y constante. Se parte de la comprensión de las implicaciones de la evolución tecnológica para reflejar las contradicciones que se viven actualmente en las aulas, corroborando la importancia de los sistemas educativos y, consecuentemente, del papel fundamental de la Escuela en el desarrollo de las principales habilidades del siglo XXI. Se destaca la función relevante del conocimiento transferible como motor de los dominios cognitivo, intrapersonal e interpersonal y se enumeran cuatro modelos pedagógicos que, según el estado del arte, se adecuan al desarrollo de los dominios y habilidades mencionados: i. el trabajo por proyectos basado en la investigación; ii. el aprendizaje a través de la resolución de problemas; iii. el aprendizaje cooperativo; y iv. el experimentalismo, metodologías que suponen el uso de tecnologías. Se aborda el papel del profesor como facilitador del conocimiento y mentor para, finalmente, analizar las implicaciones del cambio en el proceso de Enseñanza y aprendizaje y en las dinámicas de trabajo en el aula. Se concluye sobre la necesidad de adoptar metodologías de trabajo en el aula más coherentes con los objetivos a perseguir por los sistemas educativos, concretamente en lo que respecta al desarrollo de la autonomía e independencia en la vida adulta, que se refleje en una ciudadanía crítica y participativa. Finalmente, se discute la necesidad de adecuar la formación inicial y continua de los profesores a los nuevos designios educativos. <![CDATA[Impacto Covid en el uso de TIC del profesorado español de secundaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Las Tecnologías de la Información y la Comunicación han ido introduciéndose, por convicción o por necesidad, en la sociedad, siendo relevante conocer su nivel de implementación también en la Educación. Además, la incapacidad de impartir clases presenciales debido a la pandemia de Covid-19, ha propiciado la docencia a distancia necesitándose nuevos sistemas de comunicación, motivación escolar y de control telemático. Este estudio cuantitativo compara la utilización de diferentes herramientas TIC por 85 docentes de Educación Secundaria Obligatoria (ESO) en España en 2023 con su uso en 2019 previo a la pandemia. Destacan la cantidad de herramientas tecnológicas usadas por el profesorado y el aumento de uso de TIC de carácter comunicativo en contraprestación de aquellas más expositivas. Aparecen nuevos recursos, sustituyendo otras tecnologías ya obsoletas, detectándose pequeñas diferencias de uso según el género y los años de experiencia del docente.<hr/>Resumo As Tecnologias de Informação e Comunicação têm vindo a ser introduzidas, por convicção ou por necessidade, na sociedade, sendo relevante conhecer o seu nível de implementação também na Educação. Além disso, a impossibilidade de ministrar aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19 conduziu ao ensino à distância, exigindo novos sistemas de comunicação, motivação escolar e controlo telemático. Este estudo quantitativo compara o uso de diferentes ferramentas TIC por 85 professores do ESO na Espanha em 2023 com seu uso em 2019 antes da pandemia. Destaca-se o número de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos docentes e o aumento do uso das TIC de caráter comunicativo em detrimento daquelas mais expositivas. Novos recursos surgem, substituindo outras tecnologias já obsoletas, detectando pequenas diferenças de uso de acordo com o gênero e os anos de experiência do professor.<hr/>Abstract Information and Communication Technologies have been introduced, by conviction or by necessity, in society, being relevant to know their level of implementation also in education. In addition, the inability to teach face-to-face classes due to the Covid-19 pandemic has led to distance teaching, requiring new communication, school motivation and telematic control systems. This quantitative study compares the use of different ICT tools by 85 Compulsory Secondary Education (ESO) teachers in Spain in 2023 with their use in 2019 prior to the pandemic. The number of technological tools used by teachers and the increased use of ICT of a communicative nature in consideration of those that are more expository stand out. New resources appear, replacing other already obsolete technologies, detecting small differences in use according to gender and the years of experience of the teacher. <![CDATA[Medidas de calidad de ajuste y DIF (funcionamiento diferencial del ítem)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo revê algumas medidas de qualidade de ajuste de um modelo TRI (Teoria de Resposta ao Item) e introduz as estatísticas MaxAdif e RMSD (root mean square deviation – raiz quadrada da média dos quadrados dos desvios) baseada nas proporções esperadas por alternativa e nas proporções empíricas por alternativa. Estende estas estatísticas para o DIF (differential item functioning – comportamento diferencial do item) entre dois grupos. O item pode ser dicotômico ou politômico. Indica também como calcular as proporções esperadas.<hr/>Abstract This paper reviews some measures of quality of fit in IRT (Item Response Theory) model and introduces the statistics MaxAdif and RMSD (root mean squre deviation) based on expected proportions by alternative and on empirical proportions by alternative. The paper extends these statistics for the DIF (differential item functioning) between two groups. The item can be dichotomous or polytomous. It also indicates how to compute the espected proportions.<hr/>Resumen Este artículo revisa algunas medidas de calidad de ajuste del modelo IRT (Teoría de respuesta al ítem) y introduce las estadísticas MaxAdif y RMSD (desviación cuadrática media) basadas en proporciones esperadas por alternativa y en proporciones empíricas por alternativa. El artículo amplía estas estadísticas para el DIF (funcionamiento diferencial del ítem) entre dos grupos. El ítem puede ser dicotómico o politómico. También indica cómo calcular las proporciones esperadas. <![CDATA[Ética, inclusión e interculturalidad en la Educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O problema que motiva esse artigo é a confusão concernente aos significados dessas três palavras: Ética, Inclusão e Interculturalidade. São categorias de diferentes áreas, mas observamos que são usadas erroneamente como instâncias similares. Partimos do pressuposto que Inclusão e Interculturalidade são dependentes de Ética. Ética, que é um dos três ramos da Filosofia, (Estética e Lógica são os outros dois) é necessariamente a base para as ideias e práticas de Inclusão e Interculturalidade. Ética não se encontra no mesmo nível epistemológico de ambas as palavras. O objetivo é explicar cada um dos conceitos, a relação entre Ética, Inclusão e Interculturalidade e como Inclusão e Interculturalidade necessitam da Ética para que se tornem realidade. A abordagem metodológica é a hermenêutica, que oferece a possibilidade de compreensão dentro da perspectiva lógica. A fundamentação teórica está principalmente no pensamento aristotélico. Concluímos que Inclusão e Interculturalidade são essenciais para a vida humana e dependem da Ética.<hr/>Abstract The problem that motivated this paper is the confusion concerning the meaning of these three words: Ethics, Inclusion, and Interculturality. They are categories from different fields; however, we observe that they are incorrectly used as similar instances. We begin with the supposition that Inclusion and Interculturality are dependent on Ethics. Ethics, as one of the three branches (Aesthetics and Logics are the other two branches) of Philosophy, is necessarily the basis for the ideas and practice of Inclusion and Interculturality. It is not at the same epistemological level as both words. The objective is to explain each concept, the relation between Ethics, Inclusion, and Interculturality and how Inclusion and Interculturality need Ethics to become a reality. The methodological approach is hermeneutics, which offers the possibility of understanding from a logical perspective. The theoretical foundation is based on Aristotelian philosophy. In conclusion, Inclusion and Interculturality are essential for human life and depend on Ethics.<hr/>Resumen El problema que ha motivado este artículo es la confusión respecto de los significados de estas tres palabras: Ética, Inclusión e Interculturalidad. Se trata de categorías de diferentes ámbitos, pero observamos que se utilizan erróneamente como instancias similares. Partimos del supuesto de que la Inclusión y la Interculturalidad dependen de la Ética, que es una de las tres ramas de la Filosofía (la Estética y la Lógica son las otras), es necesariamente la base de las ideas y prácticas de la Inclusión y la Interculturalidad. La ética no está al mismo nivel epistemológico que ambas palabras. El objetivo es explicar los conceptos, la relación entre Ética, Inclusión e Interculturalidad y cómo la Inclusión y la Interculturalidad requieren la Ética. El enfoque metodológico es la hermenéutica, que ofrece la posibilidad de comprensión dentro de una perspectiva lógica. El fundamento teórico se encuentra en pensamiento aristotélico. Concluimos que Inclusión e Interculturalidad son esenciales para la vida humana y dependen de la Ética.