Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620240003&lang=es vol. 32 num. 124 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[La evaluación del desempeño docente en la Educación Superior como posibilidad de resistencia a la implementación de la cultura performativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362024000300300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objeto a avaliação de desempenho docente na Educação Superior. Diante da obrigatoriedade legal de avaliar o desempenho do professor para fins de concessão de progressão e/ou promoção na carreira e da resistência de sindicatos e associações docentes a essa avaliação, pergunta-se: é possível avaliar o desempenho para além dos aspectos regulatórios da carreira, de tal forma que se possa resistir à implantação da cultura da performatividade em Instituições de Educação Superior? As análises foram feitas a partir: da inclusão daquela avaliação na carreira do magistério sob influência de organismos internacionais; da incorporação de elementos próprios da cultura performativa; da resistência, por meio do uso formativo dos resultados da avaliação de desempenho docente; e dos relatos de professores que atuam em cursos de graduação. As considerações finais indicam que a resistência à cultura performativa deve ser um compromisso assumido tanto individual quanto institucionalmente.<hr/>Abstract This article aims to evaluate teaching performance in Higher Education. Given the legal obligation to evaluate teacher performance for granting career progression and/or promotion and the resistance of unions and teaching associations to this evaluation, the following question arises: is it possible to evaluate performance beyond the regulatory aspects of the career, in such a way that the implementation of the culture of performativity in Higher Education Institutions can be resisted? The analyses were carried out based on the inclusion of that assessment in the teaching career under the influence of international organizations; the incorporation of elements specific to performative culture; resistance, through the formative use of the results of the teaching performance assessment; and reports from professors who work in undergraduate courses. The final considerations indicate that resistance to performative culture must be a commitment assumed both individually and institutionally.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo evaluar el desempeño docente en la Educación Superior. Dada la obligación legal de evaluar el desempeño docente con el fin de otorgar progresión y/o promoción profesional y la resistencia de sindicatos y asociaciones docentes a esta evaluación, surge la siguiente pregunta: ¿es posible evaluar el desempeño más allá de los aspectos normativos de la carrera, de tal manera que se pueda resistir la implementación de la cultura de la performatividad en las Instituciones de Educación Superior? Los análisis se realizaron con base en: la inclusión de esa evaluación en la carrera docente bajo la influencia de organismos internacionales; la incorporación de elementos propios de la cultura performativa; resistencia, a través del uso formativo de los resultados de la evaluación del desempeño docente; e informes de profesores que trabajan en cursos de pregrado. Las consideraciones finales indican que la resistencia a la cultura performativa debe ser un compromiso asumido tanto individual como institucionalmente. <![CDATA[Desarrollo de un itinerario de aprendizaje personalizado basado en competencias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362024000300301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The aim of this study is to evaluate competency-based Education models objectively and provide guidance on designing personalized yet balanced learning pathways that foster adaptability, lifelong learning, and holistic development. The study analyses comparative approaches for mapping competencies to broader occupational categories and emerging topics to mitigate potential risks of narrow competency frameworks such as obsolescence and low transferability. The methodology of this paper is based on a combination of qualitative analysis of problematic aspects of the formation of an individual trajectory of modern Education, with an analytical study of the prospects for the implementation of a competence-oriented strategy to the practical resolution of all issues raised in the declared subject of scientific research. The primary results of this study should be considered the creation of a theoretical model of the personalised learning pathway based on the competence approach, as well as the theoretical definition of the conditions for creating the structure of the individual trajectory of Education based on the competence approach.<hr/>Resumo O objetivo deste estudo é avaliar objetivamente os modelos de Educação baseados em competências e fornecer orientação sobre a concepção de percursos de aprendizagem personalizados, mas equilibrados, que promovam a adaptabilidade, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento holístico. O estudo analisa abordagens comparativas para mapear competências para categorias profissionais mais amplas e tópicos emergentes para mitigar riscos potenciais de quadros de competências restritos, como obsolescência e baixa transferibilidade. A metodologia deste trabalho baseia-se numa combinação de análise qualitativa de aspectos problemáticos da formação de uma trajetória individual de Educação moderna, com um estudo analítico das perspectivas de implementação de uma estratégia orientada para as competências para a resolução prática de todas as questões levantadas no objeto declarado de investigação científica. Os principais resultados deste estudo devem ser considerados como a criação de um modelo teórico do percurso de aprendizagem personalizado baseado na abordagem por competências, bem como a definição teórica das condições para a criação da estrutura da trajetória individual de Educação baseada na abordagem por competências.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio es evaluar objetivamente los modelos educativos basados en competencias y proporcionar orientación sobre el diseño de vías de aprendizaje personalizadas pero equilibradas que fomenten la adaptabilidad, el aprendizaje permanente y el desarrollo holístico. El estudio analiza enfoques comparativos para mapear competencias en categorías ocupacionales más amplias y temas emergentes para mitigar los riesgos potenciales de marcos de competencias estrechos, como la obsolescencia y la baja transferibilidad. La metodología de este trabajo se basa en una combinación de análisis cualitativo de los aspectos problemáticos de la formación de una trayectoria individual de la Educación moderna, con un estudio analítico de las perspectivas de aplicación de una estrategia orientada a la competencia para la resolución práctica de todas las cuestiones planteadas en el tema declarado de la investigación científica. Los principales resultados de este estudio deben considerarse la creación de un modelo teórico de la trayectoria de aprendizaje personalizado basado en el enfoque por competencias, así como la definición teórica de las condiciones para crear la estructura de la trayectoria individual de Educación basada en el enfoque por competencias.